• Nenhum resultado encontrado

VALIDAÇÃO DOS CANDIDATOS A TERMO

A validação dos candidatos a termo dos SIG contou com o auxílio de três especialistas da área. Por se tratar de um ramo interdisciplinar, procuramos trabalhar com pelo menos um profissional voltado à Administração e outro voltado à TI, sendo que ambos deveriam possuir experiência em SIG. Dessa forma, possibilitamos olhares diferenciados sobre os termos da área, para que o glossário pudesse auxiliar de fato todos os profissionais que lidam com Sistemas de Informação em uma empresa, isto é, os futuros leitores de nosso produto terminológico.

É importante ressaltar que devido à disponibilidade dos profissionais da área, além do tempo hábil para a conclusão das etapas de elaboração do glossário, a validação dos termos aconteceu não somente durante a elaboração do mapa conceitual, como também concomitante ao preenchimento das fichas terminológicas e redação das definições.

Conseguir um horário para tratar do glossário com os especialistas aqui descritos era muitas vezes tarefa dispendiosa e demorada, e não dispúnhamos de tempo suficiente para aguardar suas respostas. Muitos termos tiveram suas fichas preenchidas e só posteriormente foram validados pelos especialistas, e o mesmo conta para suas disposições no mapa conceitual.

Com relação aos profissionais consultados, tivemos inicialmente a colaboração dos professores Dr. Alexandre Reis Graeml e Ma. Jucele França de Alencar Vasconcellos. Segundo os dados de seu currículo Lattes38, Vasconcellos (2014):

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 1995) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1998). Atualmente é professora da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACOM - UFMS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente com melhoria de processo de software em pequena empresa. Iniciou em 2012 o curso de doutorado em Ciência da Computação na UFMS na área de Algoritmos Paralelos.

O contato com a professora Vasconcellos se deu a partir da sugestão feita pelo professor Irineu Sotoma39, coordenador do curso de Bacharelado em Análise de Sistemas da UFMS, após entrarmos em contato com a coordenação da Faculdade de Computação (FACOM) dessa instituição pedindo recomendações de disciplinas que auxiliariam na compreensão do domínio dos SIG.

À época, meados de 2013, Vasconcellos ministrava a disciplina Fundamentos

de Tecnologia da Informação para o Bacharelado em Análise de Sistemas, disciplina

que, apesar de possuir esse nome, trata exatamente do desenvolvimento de Sistemas de Informação para ambientes empresariais (o que corrobora mais uma vez a questão já discutida sobre a variação do termo que denomina a área).

38

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763167D5 39

Solicitamos, por e-mail, participar como ouvinte da referida disciplina, e durante as aulas convidamos a professora para fazer parte do processo de validação e disposição dos candidatos a termo no mapa conceitual.

Realizamos uma reunião com a professora Vasconcellos, no dia 10/10/2013, em que foi possível validar todos os estrangeirismos da área e dispô-los no mapa conceitual já iniciado. Após esse encontro, não foi possível continuar com o processo de validação pois a pesquisadora entrou em licença maternidade. De qualquer forma, já contávamos com o segundo profissional para auxiliar nessa tarefa.

O professor Dr. Alexandre Reis Graeml é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e editor-chefe da RESI, uma das revistas científicas selecionadas para compor o corpus de nossa pesquisa e a que contou com o maior número de artigos selecionados, disponibilizados a nós por ele próprio. Segundo seu currículo Lattes40, Graeml (2014):

[...] possui mestrado e doutorado em Administração (Sistemas de Informação Gerenciais e Gestão de Operações, respectivamente) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), em São Paulo. [...] Atualmente, está plenamente empenhado no desenvolvimento de um novo programa de pós-graduação em Administração na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde também trabalha no programa de pós-graduação em Computação Aplicada. [...] Está ativamente envolvido nas comunidades acadêmicas de Sistemas de Informação e Gestão de Operações, no Brasil e no exterior, tendo organizado, participado do comitê científico ou presidido diversos simpósios e conferências, dentre os quais o AMCIS, Euroma, POMS, EnANPAD, EnADI, SIMPOI, SBSI, ICITIS e ISLA. (tradução nossa41)

Armazenamos as fichas terminológicas em um servidor online e solicitamos ao professor Graeml que baixasse e acessasse nossa produção para analisar os termos e as definições elaboradas. As considerações desse profissional, não só nas definições como também na equivalência de alguns termos, foram essenciais e contribuíram muito para o desenvolvimento do GTSIG.

40

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4702504Z7

41

[...] holds a Doctor and a Master degree in Business Administration (Operations Management and Information Systems Management, respectively) from Fundacao Getulio Vargas (FGV-EAESP), in Sao Paulo. [...] He is now fully committed to develop a new excellence focused business graduate program at the Federal University of Technology - Parana (UTFPR), where he is also involve with the Graduate School of Applied Computing. [...] Alexandre is actively involved in the Information Systems and Operations Management academic communities, both, in Brazil and abroad, having organized, taken part in the scientific committee or chaired tracks for several simposia and conferences, over the years, among which AMCIS, Euroma, POMS, EnANPAD, EnADI, SIMPOI, SBSI, ICITIS and ISLA.

Entretanto, a falta de um contato pessoal com o profissional da área nos impeliu a buscar mais um especialista, pois o auxílio dado pelo professor Graeml acontecia somente pela internet. Ter uma comunicação direta e mais próxima nos permitiria a realização de reuniões e resolução de problemas com mais rapidez e desenvoltura.

Entramos em contato com a coordenação de Administração da UFMS, e nos foi sugerido o auxílio do professor Me. Luis Carlos da Silva, docente responsável pela disciplina Administração de Sistemas de Informação para o Bacharelado em Administração. Em seu currículo Lattes42, Silva (2014):

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é Analista de tecnologia da informação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor do Curso da FATEC/SENAI no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, e também Professor voluntário (colaborador) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A possibilidade de discutir questões sobre os SIG e de sanar dúvidas a respeito de determinados conceitos foi de grande valia para a finalização de nosso produto. Embora já havíamos preenchido todas as fichas terminológicas quando entramos em contato com o professor Silva, os encontros que tivemos com esse profissional não só reforçou o que já tínhamos construído, como possibilitou resolver muitos pormenores pendentes, tanto em relação à compreensão de alguns conceitos quanto à disposição dos termos no mapa conceitual elaborado.