• Nenhum resultado encontrado

2.2.1. Conceito

A estrutura de valores básicos engloba outras estruturas de valores de acordo com o contexto em que se encontra.

Figura 2: relação da estrutura geral de valores com as demais estruturas de valores.

A Figura 2 ilustra a estrutura dos valores relativos ao trabalho, inserida na estrutura ampla e inclusiva dos valores pessoais básicos. Para cada aspecto da vida o indivíduo apresenta uma estrutura de valores específica, como por exemplo, para o trabalho (Porto & Tamayo, 2003).

Os valores relativos ao trabalho são princípios norteadores sobre metas ou recompensas desejáveis, organizadas hierarquicamente, perseguidas pelos indivíduos

Valores Básicos Valores Relativos ao Trabalho Valores Relativos à Religião Valores Relativos à Política Valores Relativos à Família Valores de qualquer contexto

contexto do trabalho, assim como seus comportamentos no trabalho. Eles têm sido objeto de estudo no campo da psicologia organizacional e do trabalho, bem como na administração de recursos humanos, devido sua influência sobre as atitudes e os estados psicológicos, como satisfação com o trabalho e comprometimento organizacional (Porto & Tamayo, 2003).

2.2.2. Estrutura

É importante compreender quais são os motivos fundamentais do trabalho para o indivíduo. Super (1957, citado por Porto, 2004) identificou três principais necessidades que podem ser satisfeitas por meio do trabalho:

Necessidades de Relações Humanas: necessidade de reconhecimento como ser humano.

Necessidades de Trabalho: necessidade de oportunidades de auto-expressão e variedade do trabalho e necessidade de aspectos do contexto em que o trabalho é desempenhado, incluindo, com quem este trabalho é desempenhado.

Necessidades de Sustento: necessidade de satisfação com o salário atual e também a segurança no trabalho.

Elizur (1984) propôs uma estrutura para os valores relativos ao trabalho com três dimensões: instrumental ou material, cognitiva e afetiva. A primeira relaciona-se com aspectos materiais, tais como salário e condições de trabalho. A segunda relaciona-se com o significado do trabalho e os valores relacionados aos resultados. E, a terceira relaciona-se com auto-estima e reconhecimento pelo desempenho.

Ros et al. (1999) analisaram a literatura e identificaram que os modelos anteriores classificaram os valores relativos ao trabalho em três tipos coerentes com as necessidades descritas por Super (1957, citado por Porto, 2004) e com três, dos

relação dos valores relativos ao trabalho, as necessidades do trabalho e os tipos motivacionais de segunda ordem.

Quadro 5: Relação dos tipos de valores relativos ao trabalho segundo Ros et al. (1999), as necessidades do trabalho e os tipos motivacionais de valor de segunda ordem.

Valores relativos ao trabalho

Necessidade do trabalho Tipos motivacionais de segunda ordem Valores intrínsecos Necessidade de trabalho Abertura à mudança Valores extrínsecos Necessidade de sustento Conservação

Valores sociais/afetivos Necessidade de relações humanas

Autotranscendência

Porém, o tipo motivacional autopromoção não constava como uma dimensão dos valores relativos ao trabalho, apesar de itens como prestígio, influência e poder estarem presentes nos modelos anteriores analisados.

Conforme ilustra a Figura 3, Ros et al. (1999) propuseram e validaram a relação das dimensões bipolares de ordem superior da teoria de valores de Schwartz (1992) com as três dimensões propostas por Elizur (1984), caso a dimensão cognitiva fosse dividida em duas sub-dimensões: prestígio e intrínseco.

Figura 3: relação entre as dimensões dos valores relativos ao trabalho da estrutura proposta por Elizur (1984), da estrutura proposta por Ros et al. (1999) e dos tipos

Esses autores apontaram quatro tipos de valores relativos ao trabalho:

• Intrínseco: refere-se a metas obtidas pelo conteúdo do próprio trabalho (abertura à mudança).

• Extrínseco: refere-se a metas obtidas pelos resultados do trabalho (conservação).

• Social: refere-se a busca de metas relacionais (autotranscendência). • Prestígio: refere-se a busca do poder e prestígio por meio do trabalho

(autopromoção).

A primeira medida para avaliar as prioridades axiológicas relativas ao trabalho no Brasil foi desenvolvida por Borges (1999). Esse instrumento, conhecido como Inventário de Significado do Trabalho – IST aplicado e validado em uma amostra de baixa escolaridade é dividido em atributos valorativos (valores do trabalho) e descritivos do trabalho. Os fatores do IST são: exigências sociais; justiça no trabalho; esforço corporal e desumanização; realização pessoal; sobrevivência pessoal e familiar. Porto (2005) encontrou como vantagem no uso do IST a possibilidade de investigação de características da cultura brasileira e de características relativas ao trabalho. Entretanto, o IST não é interessante quando aplicado em um público com escolaridade mais elevada.

A pesquisa dos valores relativos ao trabalho não tem o objetivo de revelar os valores básicos do indivíduo, mas de apontar diferenças entre pessoas e culturas que podem surgir quando os valores são expressos em julgamentos e comportamentos do ambiente de trabalho.

2.2.3. Escala de Valores Relativos ao Trabalho – EVT

No Brasil, Porto e Tamayo (2003) desenvolveram e validaram uma escala de valores relativos ao trabalho – EVT a partir de entrevistas e perguntas abertas realizadas com trabalhadores e estudantes universitários.

Participaram das entrevistas 402 trabalhadores (64% mulheres e 59% com nível superior completo), sendo a idade média dos entrevistados de 28,4 anos e a média do tempo de serviço de 9,2 anos.

Para validar a EVT, os autores realizaram análise com rotação promax, os resultados da análise indicaram quatro fatores. Foram retidos apenas os itens com carga fatorial superior a 0,40, assim a escala ficou com 45 itens divididos nos quatro fatores: realização no trabalho; relações sociais; prestígio e estabilidade.

A EVT confirmou que o modelo proposto por Ros et al. (1999) é pertinente para a realidade brasileira, além de afirmar a relação entre a estrutura de valores relativos ao trabalho e a estrutura de valores gerais, sendo assim denominados:

Realização Profissional ou no Trabalho: refere-se à busca de prazer e da realização pessoal e profissional, bem como de independência de pensamento e ação no trabalho por meio da autonomia (abertura à mudança).

Estabilidade: refere-se à busca de segurança e ordem na vida por meio do trabalho, possibilitando suprir materialmente as necessidades pessoais (conservação).

Relações Sociais: refere-se à busca de relações sociais positivas no trabalho e de contribuição positiva para a sociedade por meio do trabalho (autotranscendência).

Prestígio: refere-se à busca de autoridade, sucesso profissional e poder de influência no trabalho (autopromoção).

Documentos relacionados