• Nenhum resultado encontrado

3 A CONTABILIDADE REGULATÓRIA NA REGULAÇÃO ECONÔMICA

3.3 OS SUBSÍDIOS CONTÁBEIS NA REGULAÇÃO TARIFÁRIA

3.3.2 Variáveis do processo regulatório

Segundo Pedell (2006, p. 24), o framework do regime regulatório consiste em grande quantidade de variáveis parcialmente determinadas pelo regulador que definem o escopo dos mercados regulamentados: firmas e decisões, variáveis relativas à concepção básica do sistema de regulação, bem como suas diretrizes contábeis. Essas variáveis influenciam o nível de volatilidade do fluxo de caixa e a estrutura de capital.

O mercado de capital processa essa informação e avalia a firma e, consequentemente, seu custo de capital. O relacionamento e fluxo dessas variáveis podem ser vistos na figura abaixo:

46 Segundo a Aneel (NT 350/2007) o índice denominado Fator X refere-se a um redutor aplicado sobre o indexador (IGPM) de modo a refletir os ganhos de produtividades de uma indústria de rede caracterizada por suas economias de escala. No período das privatizações o valor de X foi fixado pela Aneel igual a zero. A partir de 2003, foi fixado valor de X para cada distribuidora. O Fator X, aplicado como redutor do IGPM, implica que as tarifas poderão ser corrigidas abaixo (e eventualmente acima) daquele indexador, caracterizando ganhos de produtividade de uma empresa regulada para os consumidores. Resumidamente, o cálculo do Fator X implica na projeção dos ganhos de produtividade causados pelas economias de escala dos serviços de distribuição de energia elétrica que resultam em custos incrementais decrescentes.

Figura 2 – Variáveis do framework regulatório Mercado de Capital Preço da Ação WACC Firma Regulada Patrimônio Líquido Endividamento Administração Corp. Gov. Comissão Reguladora Sociedade/Gov Comm Gov. Risco ajustado Sistema contábil OPEX CAPEX Taxa Base/ Depreciação Taxa de Juros Valor da firma

-Nível de fluxo de caixa

-Volatilidade do fluxo de caixa

-Estrutura de capital

Variáveis regulatórias

Variáveis determinando o escopo de regulação

-Decisões reguladas -Firmas reguladas -Mercados regulados Variáveis do sistema regulatório

-Elementos de cobertura de lucro -Intervalo regulatório -Grau da regulação discricionário -Atual taxa de retorno Diretrizes contábeis regulatórias

-Conceito de custos regulatórios -Gastos de operação

-Gastos de capital -Garantia da taxa de retorno -Base de Ativos regulatória

-Base de distribuição de custos Regulatory Govern. -Informação -Custo -Demanda Patrimônio Líquido Endividamento Risco ajustado Preço regulado Mercado de Capital Preço da Ação WACC Firma Regulada Patrimônio Líquido Endividamento Administração Corp. Gov. Comissão Reguladora Sociedade/Gov Comm Gov. Risco ajustado Sistema contábil OPEX CAPEX Taxa Base/ Depreciação Taxa de Juros Valor da firma

-Nível de fluxo de caixa

-Volatilidade do fluxo de caixa

-Estrutura de capital

Variáveis regulatórias

Variáveis determinando o escopo de regulação

-Decisões reguladas -Firmas reguladas -Mercados regulados Variáveis do sistema regulatório

-Elementos de cobertura de lucro -Intervalo regulatório -Grau da regulação discricionário -Atual taxa de retorno Diretrizes contábeis regulatórias

-Conceito de custos regulatórios -Gastos de operação

-Gastos de capital -Garantia da taxa de retorno -Base de Ativos regulatória

-Base de distribuição de custos Regulatory Govern. -Informação -Custo -Demanda Patrimônio Líquido Endividamento Risco ajustado Preço regulado

Nota: Itens analisados: sistema contábil, diretrizes contábeis regulatórias e preço regulado. Fonte: Pedell (2006, p. 24).

O processo regulatório envolve diversas variáveis conforme apresentado no quadro acima. A Aneel (na figura como Comissão Reguladora) tem o papel de definir as variáveis regulatórias de modo a atender seus objetivos, visualizando o contexto e o impacto que as decisões regulatórias causariam.

A análise do quadro indica que as variáveis do processo de fixação de preço ao interferir no fluxo de caixa da empresa impactam o valor da firma. O valor da firma por sua vez alimenta o sistema contábil da empresa regulada (CAPEX e OPEX) que por sua vez realimenta as informações que comporão as variáveis do regime regulatório. As variáveis regulatórias determinadas no processo de regulação englobam as variáveis contábeis – quais sejam: gastos de operação (OPEX) e gastos com capital (CAPEX) – e alteram os custos com capital (CAPEX).

Mesmo que no quadro não se apresentem as setas indicando o fluxo dos sistemas contábeis e das variáveis regulatórias para a firma e para a comissão reguladora, de acordo com Pedell (2006, p. 26) o nível de volatilidade do fluxo de caixa e a estrutura de capital não

dependem somente das diretrizes regulatórias, mas também da reação da firma regulada (bem como da reação dos competidores). Por outro lado, isso depende do desenho do sistema regulatório e também do grau de liberdade permitida à firma para reagir à regulação e exercer o controle sobre o próprio fluxo de caixa e custo de capital, como investimentos, financiamentos e decisões de aquisições.

Nesse framework do regime regulatório é possível identificar as diretrizes contábeis utilizadas pelo regulador que impactam o valor de mercado da empresa, atuando sobre os CAPEX (Capital Expenditures – gastos de capital) e os OPEX (Operating Expenditures – gastos de operação). Sobre essas variáveis contábeis o autor aponta como sendo as que alimentam as variáveis regulatórias como um todo.

Ao identificar que essas variáveis contábeis estão alimentando as variáveis regulatórias, sua definição se torna importante no processo como um todo. Vale ressaltar que essas variáveis são as mesmas que a Aneel submete à audiência pública para definir a metodologia de cálculo das revisões tarifárias periódicas com a participação de todos os agentes envolvidos (consumidores residenciais, produtores independentes, grandes consumidores, distribuidoras e sociedade em geral). Isso, combinado com o regime de regulação por incentivos e a garantia de equilíbrio econômico-financeiro estabelecida nos contratos, serve como salvaguarda para o exercício de regulação pretendido.

Contudo, como as metodologias para OPEX e CAPEX se apóiam no regime de regulação adotado (por incentivos, tipo price cap) e no comprometimento com a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro, estes devem estar claramente definidos.

Nesse sentido, o próximo passo é apresentar as definições referentes ao equilíbrio econômico-financeiro com vistas a atender aos objetivos da regulação econômica.

3.3.3 Interpretações sobre o equilíbrio economico-financeiro dos contratos de