• Nenhum resultado encontrado

VIBE SOCIAL E CALIBRAÇÃO

No documento The Blueprint-Tyler Durden (páginas 64-67)

Em vez de se qualificar, uma forma mais proativa de conhecer as pessoas é criar uma boa vibe a sua volta, de modo que eles vão querer te conhecer. Sua ''vibe'' é o impacto emocional que você provoca nas pessoas a sua volta. As pessoas, e especialmente as mulheres, são atraídas as pessoas que libera uma vibe positiva. A vibe que você projeta tende ser o resultado da forma que sua mente está programada. Seus pensamentos são processados através de filtros emocionais, e os comportamentos que você manifesta vai contagiar a atmosfera social com uma vibe positiva, foda, confiante, divertida, negativa ou até medonha. Como resultado, ''a vibe'' de uma interação será saturada com uma emoção particular, e que tende determinar se as pessoas vão querer está lá ou não.

curtir a companhia um do outro e aceitação mútua. Fazemos isto como uma forma discreta de recarregar nossas baterias. Vibe pode incluir qualquer coisa de zoar, contar historias, discutir assuntos interessantes, brigando de brincadeira, quebrar sintonia um com outro divertidamente que demonstra personalidade e reforça a amizade.

Quando os amigos dizem “Vamos sair pra tomar uma,” eles não estão chamando pra discutir e resolver uma questão particular. Isto seria mais próximo da reunião de trabalho que eles tiveram que aguentar mais cedo. Ao contrário, eles saíram pra curtição, ambos da validação que eles adquirem de estar em torno das pessoas que valem a pena estar por perto e das emoções positivas que eles adquirem da própria interação. Vamos pensar sobre a essência de ser um nerd. Quais atividades imaginamos quando pensamos em nerds? Videogames, RPG, salas de bate papo e projetos de ciências. Porque estas atividades são estereotipadas como sendo de nerds? As pessoas que não tem confiança social vão muitas vezes tentar dá forma a suas interações de alguma forma ou de outra. O que atividades de nerds tem em comum é que elas podem agir como muletas sociais que permite a vibe ocorrer em um modo estruturado, porque a atividade está fazendo o trabalho por eles. É como o clássico namoro do colégio, onde o jovem casal desajeitado enterra suas caras nos livros, tirando apenas quando um ou outro pode pensar em alguma coisa pra dizer. E quando a conversa acaba, eles voltam pra seus livros pra manter um nível de conforto até que eles possam pensar o que dizer na próxima vez. Porque vibe sub comunica um alto valor social?

Quando um cara está preso no fundo de sua mente, ele está focado em micro controlar pra tomar conhecimento da vibe e jogar com ela. Mas quando um cara é confiante e focado fora de sua cabeça, ele tende está atento a vibe e ser uma parte orgânica dela. Muitos caras teriam um momento difícil em fazer seu novo patrão ri em uma entrevista importante. E a maioria dos caras achariam impossível fazer um policial ri se eles estivessem indo presos. Quando um cara pode ter vibe com as pessoas apesar da pressão social, isto sub comunica alto valor porque implica que ele está completamente confortável com a situação e com seu valor social em relação ao grupo.

Uma vez que a maioria das pessoas são atraídas à boas emoções, um cara que tem boa vibe vai ter valor em quase qualquer situação. E com as pessoas rindo e mostrando interesse, eles visivelmente oferece seu encorajamento, aceitação e prova social.

Por essa razão habilidades sociais são fascinantes, no que elas podem dar a uma pessoa valor externo, enquanto ser completamente atribuível a sua identidade interna – ao contrário das coisas superficiais como riqueza, beleza ou outras habilidades que um cara não pode atribuir como sendo uma parte de quem ele é. Então porque tantos caras tem problemas de vibe?

A razão não é que eles não tem nada pra falar – sua riqueza de experiência de vida é um recurso infinito de conversa. Pelo contrário, é porque eles tem um filtro de insegurança que faz eles sentirem o que eles tem a falar não vai ser adicionado a vibe. Se um cara percebe que ele tem valor mais alto do que as pessoas ao redor dele, então ele vai naturalmente dizer qualquer coisa que vim na mente. Mas se ele percebe que as outras pessoas ao redor dele tem valor mais alto do que ele, então ele sente que nada que ele diz é foda o bastante pra garantir a atenção deles. A pressão social tende trazer as inseguranças das pessoas à

superfície. E sem confiança suficiente, a pressão social vai paralisar a inteligencia social das pessoas e vai empurrar seus focos pra dentro de suas cabeças.

Algumas pessoas vão reagir a suas inseguranças obrigando opinião não solicitada descer goela abaixo de todo mundo ao redor delas, baseado em qualquer assunto trazido na conversa. E outras pessoas vão pular em todas oportunidades pra mostrar como tudo que

vem na conversa tem uma correlação com suas próprias vidas, e então isso como uma brecha pra se qualificar. E ainda outras vão interpretar assuntos de conversas como testes pra suas inteligencias, e respondem de maneira que qualifica suas inteligencias pra as pessoas em torno delas. Então por exemplo, um amigo de um cara diz, “Eu acabei de comprar esta jaqueta. É massa, né?” Se o cara é seguro com ele mesmo então ele responde com, “É, jaqueta massa. Fica legal em você.” E realmente, não há nada particularmente demais na resposta dele. Mas não há nada inseguro nisto também. Então é uma boa resposta. O que muitos caras que tentam aprender sobre dinâmica social não percebem é que ser foda é uma coisa sutil, e eles não necessitam sempre estar controlando a moldura pra ser foda. Então por outro lado, se um cara é inseguro, então ele quer se impor na situação dizendo, “Quanto você pagou nisto? Eu acharia pra você a mesma jaqueta muito mais barato. Você sabe como lavar ela, né? Aqui, deixa eu te mostrar.” Ou ele está louco pra se provar e dizer algo como, “Eu vi uma jaqueta igual a esta na Itália. Sabe, eu fui pra lá no ano passado, ganhei muito dinheiro. Eu era o cara por lá. Eu curtir a vida adoidado.” E indo mais adiante, o que aconteceria se o amigo do cara fosse dizer “Adivinhe quanto eu paguei por esta

jaqueta?”

O cara seguro simplesmente diz, “É massa, cara. Eu não sei, mas parece ser caro.” Ou ele simplesmente pensaria que é caro pra satisfazer o amigo, porque ele entende que a conversa é retórica e que eles simplesmente estariam criando uma vibe. Ele entende que a interação social não é sempre um meio pra um fim, mas sim um fim em si mesmo. O cara inseguro, por outro lado, ao invés interpreta a conversa como um teste pra sua inteligencia. Ele pensa consigo mesmo, “Caralho, se ele achou o preço bom então deve ter sido barato. Eu acho que foi bem baratinho, assim ele ver que eu sou perceptivo.” Então ele responde com, “Eu acho que foi quarenta conto.” E quando seu amigo fala pra ele que foi sessenta reais, ele diz, “Nossa, sessenta. Ainda é barato.” Então o entusiasmo não dá em nada, a vibe cai e esse assunto finaliza por aí.

''Calibração social'' é a consciência da energia social que está fluindo em torno de nós, é compreender o que você está fazendo como afeta aquela energia social, e a habilidade pra mudar e sincronizar seus comportamentos pra alcançar seu resultado social desejado. Caras com calibração forte sabe o que eles fazem e dizem representam eles. Eles sabem como comunicar ideias e efetivamente fazer as outras pessoas compreender. E internamente, eles tem um senso onde eles sabem:

- O valor que eles já estabilizaram dentro do grupo. - As coisas que o grupo já sabe e pressupões sobre eles.

- O modelo de mundo de outras pessoas e seu ambiente social.

- O estado emocional atual e ciclos de pensamentos das outras pessoas. - O efeito emocional que eles estão criando em tempo real.

- SOMA: IDENTIFICAÇÃO DE RESPOSTAS DO PILOTO AUTOMÁTICO

Caras que não são calibrados tende cometer erros sociais decorrentes de mal entendimento do que foi discutido acima. Então por exemplo, um cara pensa que quando ele conhece alguém pela primeira vez que se ele fala sobre assuntos negativos ou suas inseguranças assim ele está demonstrando confiança simplesmente sendo ele. Ele pode até está imitando outros caras confiantes que ele lembra que viu fazendo a mesma coisa. Mas o que ele não quer entender é que os outros caras provavelmente já tinha transmitido outras partes de suas personalidades antes deles ter agido daquele jeito.

E o mesmo problema pode acontecer quando ele está tentando flertar. Ele sabe que brincar e tocar pode ser conquistador e amplifica a pequena atração inicial que já está lá. Mas se o valor dele já não estiver estabelecido nos olhos da garota, então ela se encontra em uma

situação onde este cara desinteressante está brincando e tocando nela. Então, em vez disso ser algo que amplifica a atração dela, torna-se algo que amplifica o desconforto dela e a deixa fechada. Você está atento a energia de uma ambiente? Você pode sentir a diferença entre energia necessitada e energia confortável? Você pode sentir a diferença na energia masculina ou feminina? Você pode reconhecer a mudança de energia quando uma garota entra em um ambiente que está cheio de homens, ou vice versa? Você pode dizer quem está controlando a energia? Você pode ver como as pessoas reagem diferente ao redor de energia diferente? Você pode sentir como algo adiciona energia ou tira? Você pode olhar pra um grupo e dizer se a energia é massa ou não? Você pode sentir o que é foda ou não foda, em geral? Você pode sentir quando a vibe tem muito tempo ali e já está pronta pra mudar? Calibração inclui todas estas coisas, e calibração inclui quando relaxar e parar de calibrar, que é a maior parte do tempo. Resposta do piloto automático – reconhecer o piloto

automático das pessoas... não dizer coisas que aciona piloto automático ruim... quando você fala com bastante pessoas, você começa ver os padrões... a maioria das pessoas dizem a mesma coisa o tempo todo... uma vez você ouviu tudo isto, você sabe quase sempre o que todos estão pensando.

No documento The Blueprint-Tyler Durden (páginas 64-67)