• Nenhum resultado encontrado

VISÃO GERAL DO MODO DE RÁDIO 3G/3G+

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 168-188)

TEMPORARY PENDING

VISÃO GERAL DO MODO DE RÁDIO 3G/3G+

O modo de rádio protocolo de comunicações de HF de terceira geração (3G) do RF-7800H-MP fornece um subconjunto de capacidades e protocolos definidos pelo STANAG-4538.

3G comparado com ALE

Algumas das melhorias do modo de rádio 3G são:

Estabelecimento de enlace mais rápido

Enlace com menor Razão de Sinal-Ruído (SNR)

Maior eficiência do canal de rede

A sinalização de estabelecimento de enlace e o tráfego de dados usam a mesma família de formas de onda serial de alto desempenho.

Maior circulação de mensagens de dados

Uso de diferentes planos de canal para segurança da frequência e boa compatibilidade de propagação

A pré-sintonização dos canais para reduzir os tempos de sintonização no enlace

Comparado com ALE, as diferenças do 3G consistem no seguinte:

Execução de varredura de canal síncrono

Nenhuma Exibição de Automática de Mensagem (AMDs)

Nenhum autoendereço associado

Nenhum autoendereço de 1-3 caracteres

Nenhum curinga ALL ou ANY (Todos ou Qualquer).

Nenhum canal máximo para varredura.

ALE usa os canais 000 a 099; 3G usa 62 canais indexados acima do canal 100.

3G requer a difusão de sincronização de tempo do servidor da TOD ou um Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O 3G tem o Último Recurso de Voz (LDV) que permite que o rádio forneça uma voz digital em todo o canal que normalmente não suportaria voz digital livre de erros (consulte LDV, p176).

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Sincronização 3G

O estado de sincronização atual é exibido na extrema direita acima de SYNC (Sincronização). O painel frontal mostra sincronização AUTO (Automática) quando o receptor de GPS interno obtém a hora GPS atual dos satélites de GPS. Se a antena GPS do rádio for desconectada ou se o rádio cessar de receber os sinais de hora GPS, o rádio continuará a mostrar sincronização AUTO (Automática) com a barra do medidor de SYNC (Sincronização) diminuindo gradualmente à medida que a qualidade de SYNC (Sincronização) diminui. Se um rádio de estação externa sem hora GPS obtiver SYNC (Sincronização) (no ar) de um rádio de servidor de Hora do Dia (TOD) com uma referência de hora GPS atual, o rádio exibirá MAN (Manual). A barra do medidor de SYNC (Sincronização) do rádio também fica menor à medida que a qualidade de SYNC (Sincronização) diminui.

Após adquirir a sincronização, o rádio de estação externa tem um período de tempo definido com o qual pode contar para permanecer em sincronização, mesmo se ele não receber qualquer atualização de TOD durante esse período de tempo. Especificamente, um RF-7800H-MP sem GPS permanece sincronizado por aproximadamente 20 minutos quando é desligado, e mais 48 horas enquanto estiver ligado.

NOTA

A sincronização de 20 minutos é o pior caso de classificação mínima. A sincronização real (Desligado) pode ser retida por períodos de tempo significativamente mais longos que os 20 minutos mínimos, entretanto, esse período depende da versão de hardware do rádio e de o rádio estar ou não configurado para ser um servidor TOD.

A largura da barra na tela do medidor de sincronização indica qual fração desse tempo resta antes que o rádio não possa mais ser considerado como estando em sincronização. Imediatamente depois que o RF-7800H-MP está sincronizado, a barra ocupa a largura total da tela do medidor de sincronização. Quando a barra desaparece, o RF-7800H-MP não está mais confiavelmente sincronizado e as comunicações ficam seriamente degradadas. Chamadas 3G frequentes ao servidor TOD mantêm a sincronização da hora em 100%.

Servidor TOD

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Uma estação designada por rede

Hora obtida manualmente ou pelo GPS - a hora ZULU Hora Universal Coordenada (UTC) deve ser usada

Atende automaticamente as solicitações dos membros da rede 3G - se não estiver chamando

Todos os rádios devem estar a 7 minutos da UTC para começar se não estiverem chamando ou em enlace ativo

Função de servidor TOD - base - todos os outros são designados como Função TOD - estação externa

Pode ser programado para enviar periodicamente uma sincronização TOD a intervalos programados

NOTA

A sincronização TOD não é necessária para comunicar durante as operações de emergência, mas se a

sincronização TOD não for mantida, o tempo de conexão e o desempenho serão prejudicados.

Sobre as solicitações de sintonização e sincronização automáticas

Esses parâmetros permitem que você deixe ou impeça que o RF-7800H-MP transmita automaticamente como uma parte do controle 3G normal. AUTO TUNE (Sintonização automática) é executado sempre que o rádio é energizado em modo de rádio 3G ou sempre que sai e volta para o modo de rádio 3G. Quando AUTO TUNE/SYNC (Sintonização/sincronização automática) é desativado, o rádio não sintoniza automaticamente na entrada em 3G. Em vez disso, a última linha exibe !!!!!!TUNE REQUIRED!!!!!! (Sintonização necessária) Se você não sintonizar o rádio manualmente usando a tecla OPT (Opções) antes de tentar usar o rádio para uma emissão de comunicações, você recebe a solicitação: TUNE REQD: TUNE NOW? (Sintonização necessária: Sintonizar agora?) Se você selecionar YES (Sim), uma sintonização será efetuada antes que a próxima tela normal para esse tipo de operação seja solicitada. Se você selecionar NO (Não), a tela seguinte será exibida sem executar o TUNE (Sintonização) e a operação neste ponto pode ser prejudicada.

AUTO SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização automática) é executada em qualquer rádio de estação externa TOD sempre que a sua qualidade de SYNC (Sincronização) vai a 0% (SYNC METER [Medidor de sincronização] está vazio).

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8 Se AUTO TUNE/SYNC (Sintonização/sincronização automática) é ativado

quando isto ocorre, o rádio coloca automaticamente uma SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização) ao servidor TOD. Se a SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização) for bem sucedida, o SYNC METER (Medidor de sincronização) retorna a FULL (Total). Se SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização) falhar, o rádio tenta outra AUTO SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização automática) uma vez a cada 15 minutos até conseguir. Se a AUTO TUNE/SYNC (Sintonização/sincronização automática) é desativado, o rádio não tenta mais obter a SYNC (sincronização) por ele mesmo. Você deve iniciar uma SYNC REQUEST (Solicitação de sincronização) manual ou o rádio deve receber uma SYNC BCAST (Difusão de sincronização) do servidor TOD.

Sincronização de difusão

A sincronização de difusão é usada para transmitir a referência de hora atual do servidor TOD às estações externas na rede 3G de modo que os rádios RF-7800H- MP na rede possam ficar sincronizados. Pontos a lembrar:

Enviado somente pelo servidor TOD

Não pode ser enviado de um rádio na função de estação externa

Retorna todas as estações externas que recebem a mensagem à

sincronização total

Alinha a TOD nas estações externas com o servidor TOD - as estações externas devem estar dentro de 7 minutos da hora do servidor para ouvir a difusão.

Envia em um canal

Sinal muito robusto usado para confiabilidade

Menos confiável que BROADCAST SYNC-ALL (Sincronização de difusão-Todos) pois o canal simples não pode propagar bem a todas as estações

Os pontos a lembrar para BROADCAST SYNC - ALL (Sincronização de difusão - Todos) consistem no seguinte:

Envia em todos os canais no plano de canais

Melhor método para o preparo inicial de uma rede 3G

Melhor método para sincronizar as estações com distâncias variáveis além do limite da propagação de ondas terrestres

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Os pontos a lembrar para BROADCAST SYNC - ALL (Sincronização de difusão - Todos) consistem no seguinte:

Permitido somente no rádio do servidor TOD na rede 3G

Cumpre a desagradável tarefa de manter a rede automaticamente em sincronização.

Bom suporte para o uso de GPS

Método a usar se não existir GPS ou apenas um para a base

Usa um intervalo de tempo lógico facilmente lembrado para as

estações externas

Traz todas as estações externas de volta para sincronização total A difusão automática pode ser programada indo para SCHED (Programação) durante a programação - Isto não está ativo em um rádio de ESTAÇÃO XTERNA.

Protocolos HCMAC e FLSU 3G

O Controle de Acesso de Mídia de Alta Capacidade (HCMAC) é um protocolo de estabelecimento de enlace semelhante ao Estabelecimento de Enlace Rápido (FLSU) ou STANAG 4538. Os dois protocolos são suportados pelo RF-7800H-MP em 3G. STANAG 4538 FLSU proporciona uma capacidade de enlace robusta adequada para uma propagação de ondas aéreas de longa distância assim como durante as condições de propagação menos exigentes. O HCMAC proporciona uma robustez ligeiramente reduzida, mas varredura e enlace mais rápidos. As limitações do HCMAC incluem:

HCMAC requer uma SNR 4 - 5 dB mais alta - requer condições de canal mais favoráveis para operação confiável que o FLSU. A operação HCMAC deve ser confiável nas condições em que as definições de voz Voz Digital 600 bps (bits por segundo) (DV6), Previsão Linear de Excitação Mista (MELP) 600 bps (ME6), e MELP 1200 bps (ME12) são confiáveis.

O HCMAC requer um tempo de propagação de menos de 10 milissegundos - as estações devem ser separadas por menos que 2000 km (1243 milhas).

Uma estação programada para o HCMAC não pode se comunicar com uma estação programada para FLSU.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Em operação HCMAC, o período de tempo antes que a sincronização

seja perdida (a barra do medidor de sincronização vai a zero) é menor que a operação usando FLSU.

O operador determina se FLSU ou HCMAC serão usados selecionando um plano de canal do tipo 4538 (FLSU) ou HCMAC. O tipo do plano de canal (4538 ou HCMAC) é especificado como parte do plano de canal ao programar usando o Aplicativo de Planejamento de Comunicações (CPA). Por exemplo, um plano de canal usando o FLSU pode ser nomeado DAY_4538 e um plano de canal usando HCMAC pode ser nomeado DAY_HCMAC. O plano de canal pode então ser selecionado como descrito em Selecionar o plano de canais 3G, p190

Interposição de chamada de voz

Enquanto uma transferência de dados está ocorrendo entre os rádios RF-7800H- MP e os rádios RF-5800H-MP em modo de rádio 3G, a transferência de dados por ser substituída para permitir que uma chamada seja feita.

Um recurso do painel frontal com modo de rádio 3G é que as telas de chamada e de opção permaneçam exibidas mesmo quando as mensagens de status estão sendo processadas pelo painel frontal. Em modo de rádio 3G, uma mensagem de status é exibida na linha inferior. Em todos os outros modos de rádio, as mensagens de status não são exibidas atualmente.

Enviando dados de IP

O RF-7800H-MP oferece uma capacidade de Protocolo Internet (IP) sem fio que permite que os usuários do rádio façam uso dos aplicativos de software de PC baseados em IP. Com o Terminal de Mensagens Sem Fio (WMT) da Harris, o rádio pode ser totalmente integrado em uma rede local ou de grande área. Quando configurado para transferência de dados IP, o rádio fornece pacotes de dados IP a uma estação de rádio remota baseado nas informações de orientação programadas no rádio. Os aplicativos devem ser tolerantes para as latências de entrega de pacotes mais altos que ocorrem como resultado de canais HF difíceis. Depois que o RF-7800H-MP foi programado com uma configuração que suporta o envio de dados de IP, o rádio é colocado em modo de rádio 3G e sincronizado. Após a sincronização, qualquer dado IP que entre no rádio através de uma interface de protocolo ponto a ponto (PPP) é processado e pode ser

automaticamente encaminhado a uma estação remota dependendo do endereço de destino e do estado atual do canal. Se o canal, a estação de destino ou a estação local estiverem ocupados, o rádio coloca os pacotes de dados em fila.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Depois que o canal for determinado como viável, o rádio tenta usar o canal para enviar os pacotes em fila, contanto que os pacotes não tenham vencido. Os pacotes recebidos pelo rádio são encaminhados de acordo com as rotas especificadas na tabela de roteamento do rádio. Os pacotes recebidos que não podem ser roteados de acordo com a tabela de roteamento são descartados de modo que não continuem a propagar pelo sistema de comunicação.

Os dados de IP podem ser entregues usando a transferência de Requisição de Repetição Automática (ARQ) (aceito) ou não ARQ (não aceito). Você pode especificar selecionando uma predefinição de sistema programado para um desses três métodos.

O envio de dados IP requer o uso de 3G. Recomenda-se o modem de Link de Dados Variável (XDL) a menos que se deseje uma multicast/difusão. O CPA é necessário para programar o RF-7800H-MP.

NOTA

Os dados que entram na interface PPP são roteados com base na tabela de roteamento do rádio, tanto para o Texto Simples (PT) como para o Texto Criptografado (CT).

Por causa da largura de banda limitada da HF, enviar um tráfego de dados por um canal HF pode ser extremamente demorado e pode prender um canal HF por um período extenso. É responsabilidade do planejador de rede e do operador do rádio limitar a quantidade de tráfego de dados IP que é propagada através das redes HF sem fio.

LDV

A LDV permite que o rádio remeta a voz digital por um canal que normalmente não suportaria voz digital livre de erro. Esse recurso foi projetado para permitir que uma breve mensagem de emergência seja transmitida com parâmetros pré- configurados que devem trabalhar nas condições mais fracas. A disponibilidade do ARQ permite uma entrega garantida da mensagem livre de erros. Quando receber uma mensagem LDV, a maioria da mensagem é colocada em fila antes de ser reproduzida. Como há pouca indicação de quando o recebimento da mensagem terminará, a mensagem é salva de modo que possa ser reproduzida em tempo posterior se a mensagem for perdida na recepção. Só uma mensagem pode ser armazenada e é a última mensagem recebida.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8 As definições padrão não devem precisar ser trocadas na maioria dos casos. A LDV está disponível somente em modo de rádio 3G. Recomenda-se que o comprimento da mensagem seja mantido a menos de dois minutos.

Enviar manualmente um relatório de GPS

O RF-7800H-MP pode enviar um relatório manual de GPS a qualquer momento enquanto o R/T está em 3G e o GPS interno está rastreando. Relatórios manuais podem ser transmitidos mesmo quando os relatórios automáticos foram desativados ou o silêncio do rádio foi ativado. O destino pode ser um endereço de Relatório de Posicionamento Automático (APR) 3G, ou qualquer outro endereço individual ou de rede 3G programado dentro do rádio.

Compatibilidade de voz/dados 3G

A Tabela 37 lista as capacidades de voz e dados do RF-7800H-MP em modo de rádio 3G. Recursos 3G+ também são suportados.

Tabela 37. Compatibilidade de voz/dados 3G

Criptografia

USB Dados Voz

Faixa de frequência

(MHz)

PT X Não aplicável

(N/A) ME12+, DV24^, DV6*, ME6**, ME24^^, AVS++ 1,5 - 29,9999 X N/A CLR 1,5 - 29,9999 X SERIAL, STANAG-4285-C, STANAG-4285-U, Link de Dados Variável (XDL) N/A 1,5 - 29,9999

Citadel/AES X N/A DV6, ME6, DV24,

ME12, ME24 1,5 - 29,9999 X SERIAL, STANAG-4285-C, STANAG-4285-U, XDL N/A 1,5 - 29,9999 *Voz digital2400 bps (DV24). **MELP 2400 bps (ME24).

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Visão geral do 3G+

O 3G+ permite que o rádio receba e faça chamadas ALE enquanto opera em 3G. Enquanto executa a varredura em 3G+, o rádio monitora cada canal tanto para sinais ALE como 3G. Isso é útil para a interoperabilidade com rádios que suportam as chamadas ALE mas quase não suportam chamadas 3G (STANAG 4538). Quando um rádio é ativado para operação 3G+, a faixa de canal válida para os modos de operação 3G e 3G+ muda de 100-162 para 1-62. Essa mudança de faixa de canais é necessária para suportar a operação dentro de uma faixa ALE de canais válidos. ALE não permite designações de grupo de canais acima do canal 99. O bloco de notas do rádio, canal (0) está excluído do uso como um canal selecionável 3G+ uma vez que a reprogramabilidade imediata do canal de bloco de notas torna o seu uso não confiável para o 3G+.

OPERAÇÕES 3G/3G+

O 3G estabelece rapidamente seus enlaces pelo uso da execução de varredura dos canais sincronizados. O enlace pode ocorrer com relações Sinal-Ruído (SNR) mais baixas que a ALE. LQAs também podem ser executadas para determinar uma frequência de operação ótima. Consulte Visão geral do modo de rádio 3G/3G+, p170 para uma visão geral de 3G/3G+.

Pode ocorrer choque de RF se houver contato com a antena enquanto o rádio estiver transmitindo. Isso pode causar ferimentos ou até a morte. O rádio pode transmitir sem nenhum pressionamento de teclas.

NOTA

O 3G+ só pode ser usado para comunicações de voz. Para usar o 3G:

Selecionar modo de rádio 3G/3G+, p179

Selecionar servidor TOD, p180

Executar a sincronização automática de TOD GPS, p181

Executar a sincronização manual de TOD, p181

Forçar o estado de sincronização para nenhum, p182

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

Fazer uma chamada de rede 3G, p185

Fazer uma chamada ALE Ponto a Ponto 3G+, p187

Fazer uma chamada de rede 3G+, p188

Terminar o enlace 3G/3G+, p189

Transmitir uma sincronização de difusão 3G/3G+ TOD, p189

Operações de opções 3G/3G+, p190 conforme necessário

Selecionar modo de rádio 3G/3G+

A Figura 55 mostra uma tela de execução de varredura 3G. Uma predefinição de sistema reúne parâmetros programados tais como o modo de rádio (ALE], FIX, 3G, etc.) criptografia, canal, ou informações de rede, definições de voz/dados e modems. Para selecionar o modo de rádio 3G:

a. Pressione [MODE] até que 3G ou 3G+ apareça na tela e em seguida pressione [ENT] (Enter).

b. Observe:

1. SCANNING (Executando a varredura) aparece. 2. Cada canal 3G aparece brevemente à esquerda

(a). 3G, Canais 100 - 162 (b). 3G+, Canais 001 - 062 3. 3G ou 3G+ aparece.

4. R aparece ao receber ou quando pronto para receber. 5. BAT (Bateria) aparece com o nível da bateria a menos que o

volume esteja sendo ajustado.

6. Status de SYNC (Sincronização) no lado direito da tela: (a). AUTO (Automática) - sincronização TOD baseada em hora

do GPS pelo receptor interno de GPS

(b). MAN (Manual) - sincronização TOD recebida no ar se o rádio for uma estação externa TOD ou se o relógio interno do rádio for um um servidor TOD

(c). NONE (Nenhuma) - nenhuma sincronização TOD de nenhuma fonte

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

(d). A barra indica o tempo restante antes que o rádio não esteja mais em sincronização

c. Use [VOL +/-] (Volume) para ajustar o volume. VOL (Volume) aparece em conjunto com o nível relativo enquanto o volume está sendo ajustado.

Selecionar servidor TOD

Quando não usar o GPS como fonte de horas para a sua rede, uma estação em uma rede precisa agir como um servidor TOD enquanto que todas as outras devem ser estações externas TOD. Uma estação externa pode determinar automaticamente qual rádio é o servidor TOD recebendo uma difusão de sincronização ou uma resposta a uma solicitação de sincronização. Para determinar a função TOD atual ou mudar a função TOD atual:

a. Pressione [OPT] (OPÇÕES) para exibir o Menu de opções. b. Use

ou

para selecionar 3G e pressione [ENT] (Enter). c. Use

ou

para selecionar TODROLE (Função TOD) e pressione

[ENT] (Enter). Servidor TOD atual aparece. Se não for observado nenhum servidor TOD, --- é exibido.

d. Pressione [ENT] (Enter) para ver se a função do TOD é BASE ou OUTSTATION (Estação externa).

e. Use

ou

para alterar a função.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8 f. Pressione [ENT] (Enter). Um prompt aparece solicitando que você

verifique a mudança de função da TOD.

g. Use

ou

para selecionar YES (Sim) e pressione [ENT] (Enter).

Executar a sincronização automática de TOD GPS

Tanto o servidor TOD quanto a estação externa devem estar usando o GPS para executar a sincronização TOD automática:

a. Desligue o RF-7800H-MP girando a chave seletora de função para OFF (Desligar).

b. Conecte a antena GPS ao J2 GPS na parte frontal do RF-7800H-MP. c. Gire a chave seletora de função para a posição PT ou CT dependendo

da operação desejada.

O GPS interno inicia uma busca pelos satélites GPS. O RF-7800H-MP continua a procurar até que pelo menos quatro satélites GPS sejam adquiridos. O RF-7800H-MP usa informações dos satélites para gerar a referência da hora do GPS. Uma vez gerada, AUTO (Automática) é exibido acima de SYNC (Sincronização) e o medidor de sincronização indica uma barra total (100% de sincronização).

Outra configuração de sincronização de TOD é ter todas as estações externas sincronizadas com um servidor TOD que usa o GPS como fonte de horas. Nessa situação, as estações externas não exigem o acesso ao GPS.

Executar a sincronização manual de TOD

Presume-se que um status de sincronização de NONE (Nenhuma) seja exibido. Para executar uma sincronização de TOD:

a. Pressione [OPT] (OPÇÕES) para exibir o Menu de opções. b. Use

ou

para selecionar 3G e pressione [ENT] (Enter). c. Use

ou

para selecionar TOD e pressione [ENT] (Enter). d. Introduza a hora de relógio e pressione [ENT] (Enter).

NOTA

A estação externa deve estar dentro de 7 minutos da hora UTC. A hora do servidor TOD deve estar dentro de 15 segundos da UTC.

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

8

NOTA

Recomenda-se manter e usar a UTC (também chamada de Hora Média de Greenwich [GMT] ou ZULU) para todas as operações para assegurar consistência entre os rádios.

e. Digite uma data se solicitado e pressione [ENT] (Enter). Se a data já é a correta, apenas pressione [ENT] (Enter).

f. Pressione [OPT] (Opções) para fechar o menu de opções e retornar à tela de operações.

O RF-7800H-MP faz uma varredura enquanto continua a exibir um estado de sincronização de NONE (Nenhuma). Quando uma difusão de sincronização TOD ou uma resposta a uma solicitação de sincronização é recebida, o estado de sincronização passa para MAN (Manual) e a tela do medidor de sincronização exibe sincronização total (100%). A duração de tempo necessária depende da frequência com

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 168-188)