• Nenhum resultado encontrado

VISÃO GERAL DO MODO DE RÁDIO ALE

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 134-137)

TEMPORARY PENDING

VISÃO GERAL DO MODO DE RÁDIO ALE

Os parágrafos a seguir fornecem informações sobre o endereço, enlace, compatibilidade de voz e compatibilidade de dados do Estabelecimento Automático de Enlace (ALE).

Endereço e enlace de ALE

O ALE permite que estações HF chamem e enlacem no melhor canal HF. Cada rádio em uma rede tem designado um ou mais endereços exclusivos. Cada endereço pode ter até 15 caracteres alfanuméricos. Quando não está transmitindo ou em enlace, o rádio executa varredura constantemente as suas frequências ouvindo as chamadas. Cada endereço é designado a um grupo de canais chamado de grupo de canais. Os endereços consistem em:

Autoendereço - Este é o endereço do rádio. Pode haver vários, até 20. Um autoendereço de 1 - 3 caracteres deve ser programado.

Endereços individuais - Existem autoendereços de outros rádios que

são usados para chamadas individuais. Até 200 podem ser programados.

Endereço de rede - Estes são endereços designados a um grupo de rádios e são usados para chamadas de rede nas quais o grupo de rádios pode ser chamado ao mesmo tempo. Até 20 podem ser programados.

ALL (TODOS) (Não programado) - O autoendereço de 1 - 3 caracteres do rádio que está chamando aparece em rádios chamados. Os rádios chamados não respondem. (O grupo de canal 0 deve ser

programado.)

ANY (Qualquer um) (Não programado) - Os rádios chamados respondem ao rádio que chama com seus autoendereços de 1 - 3 caracteres. O autoendereço de 1 - 3 caracteres aparece no rádio que chama. (O grupo de canal 0 deve ser programado.)

Endereço de outros - Existem endereços de rádio (de uma chamada ou som LQA) ouvido no ar e não nos planos de comunicação pré- programados. Esse endereço é adicionado a uma lista de endereços observados para seleção rápida.

Chamada em grupo - Permite que você chame mais de um endereço individual. Em oposição ao endereço de rede pré-programado, você

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7 pode escolher as estações que quer chamar ao mesmo tempo. As chamadas em grupo estão limitadas a um máximo de 12 estações. Um rádio que chama um endereço individual ou de rede em um canal com a mais alta pontuação da Análise de Qualidade do Enlace (LQA) (consulte Operações LQA, p137), se houver. Se as pontuações não estiverem disponíveis, as chamadas começam pelo canal de frequência mais alta. Se nenhuma resposta for recebida, ele tenta um canal com a próxima pontuação mais baixa ou a próxima frequência mais baixa. Uma estação chamada (ou grupo) que ouve a chamada para a execução da varredura e transmite uma resposta para a qual o radio iniciante transmitirá uma aceitação, estabelecendo o enlace. Isto é para todos os tipos de chamadas, exceto para chamadas ALL (Todas). Ambos os operadores são notificados de que o enlace foi estabelecido e pode começar a passar o tráfego.

Operações LQA

As pontuações de canais são usadas pelo rádio para determinar os melhores canais a usar quando colocar chamadas automáticas. Essas pontuações de canais, baseadas em informações de qualidade do enlace, se desenvolvem ao longo do tempo por causa das Trocas/Sons LQA, sucessos de chamadas e tráfego observado.

Uma chamada pode não estabelecer o enlace no melhor canal se as condições de propagação tiverem mudado desde a última LQA. Para poder estabelecer o enlace no melhor canal, LQAs periódicas devem ser executadas durante todo o dia.

LQA de rede

Em LQAs de troca de rede, as unidades receptoras transmitem mensagens de resposta por ordem de fatias de tempo. Isso pode ser um processo demorado para grandes redes. As respostas de mensagens contêm as pontuações medidas pelos membros da rede durante a recepção da mensagem de chamada inicial. O iniciador LQA de rede mede a qualidade do sinal durante a recepção das respostas fatiadas e atualiza a pontuação de cada membro de acordo. Nenhuma pontuação é enviada na porção de mensagem de aceitação de uma LQA de rede.

Proteção de enlace ALE

A proteção de enlace ALE de nível 1 é fornecida para evitar interrupções indesejadas dos enlaces ALE. A proteção de enlace mistura a sinalização de um cumprimento ALE com a proteção de enlace específica (chave hexadecimal com

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

14 caracteres) de modo que apenas uma estação com a mesma chave de proteção de enlace pode interpretar com sucesso o sinal. Consulte Programar configuração ALE, p159 para informações sobre a criação de chaves de proteção de enlace.

A definição padrão é desligada quando a proteção de enlace está desativada. Todas as estações que usam a proteção de enlace devem compartilhar uma referência comum de Hora do Dia (TOD). Uma referência de Tempo Universal Coordenado (UTC) é recomendada, e pode ser adquirida usando o Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou pode ser digitada pelo operador.

Quando usar uma proteção de enlace de nível 1, se a configuração da chave de proteção do enlace e da TOD não forem feitas corretamente resultará em falha do enlace. As estações com proteção de enlace ativadas também serão incapazes de interoperar com estações configuradas com a proteção de enlace desativada.

Compatibilidade de voz/dados ALE

A Tabela 32 lista as capacidades de voz e dados do RF-7800H-MP em modo de rádio ALE.

*Voz digital 600 bps (bits por segundo) (DV6) usando Codificação Preditiva Linear (LPC).

**Previsão Linear de Excitação Mista (MELP) 600 bps (bits por segundo) (ME6). ^Voz digital 2400 bps (bits por segundo) (DV24).

+MELP 1200 bps (bits por segundo) (ME12). ^^MELP 2400 bps (bits por segundo) (ME24). ++Segurança de Voz Analógica (AVS).

Tabela 32. Compatibilidade de voz/dados ALE

Criptografia

USB LSB AME Dados Voz

Faixa de frequências

(MHz)

PT x x x OFF CLR 1,5 - 29,9999 x x - SERIAL,

MIL110B DV24^, ME12+, DV6*, ME6**, ME24^^, AVS++

1,5 - 29,9999

x x - ARQ, 4285C/U CLR, AVS 1,5 - 29,9999 Citável/AES x x - SERIAL,

MIL110B DV6, ME6, ME12, DV24, ME24 1,5 - 29,9999 x x - ARQ, 4285C/U NONE 1,5 - 29,9999

TEMPORARY

PENDING

REVIEW

7

No documento Manual de Operação e Programação FALCON II (páginas 134-137)