• Nenhum resultado encontrado

O IBM System Storage Productivity Center (SSPC) é um servidor IBM Machine Type 2805 e software pré-instalado que pode ajudá-lo a melhorar e centralizar o gerenciamento de seu ambiente de armazenamento por meio da integração de produtos. Ele fornece um único ponto do qual gerenciar os sistemas de armazenamento.

O System Storage Productivity Center simplifica o gerenciamento de armazenamento:

v Centralizando o gerenciamento de recursos de rede de armazenamento com o software de gerenciamento de armazenamento da IBM

v Fornecendo mais sinergia entre o software de gerenciamento de armazenamento e os dispositivos de armazenamento da IBM

v Reduzindo o número de servidores necessários para gerenciar a infra-estrutura do software

v Fornecendo um caminho de migração simples desde o gerenciamento básico de dispositivo até o uso de aplicativos de gerenciamento de dispositivo que fornecem funções de nível mais elevado

O System Storage Productivity Center é um dispositivo de hardware montado em rack de 1U, que usa o IBM Tivoli Storage Productivity Center Basic Edition para gerenciar o armazenamento de outros sistemas de armazenamento. Disponível também com SSPC o IBM Tivoli Storage Productivity Center para Replicação é um aplicativo que oferece serviços de cópia para fornecer disponibilidade contínua e recuperação de desastre.

O Figura 1 mostra o dispositivo de hardware SSPC.

O SSPC oferece um Host Bus Adapter (HBA) que você pode usar para mover o banco de dados do IBM Tivoli Storage Productivity Center ou outros aplicativos do servidor SSPC para um sistema de armazenamento ou para uma unidade de disco rígido adicional no servidor SSPC. A mudança para um sistema de armazenamento pode ser feita diretamente ou através de uma rede de área de armazenamento

Figura 1. Vista Frontal do Servidor System Storage Productivity Center. As ilustrações neste

documento podem ser um pouco diferentes de seu modelo.

| | | | | |

(SAN). O armazenamento que você liberou no servidor SSPC é disponibilizado para outro propósito. Para obter o HBA, solicite que ele seja pré-instalado no servidor SSPC ou como uma parte separada para que o representante de serviço IBM o instale. Os clientes são responsáveis por configurar o HBA. Para obter pré-requisitos e instruções, consulte “Criando Armazenamento Adicional” na página 104.

O SSPC gerencia dispositivos com o Tivoli Storage Productivity

Center

O IBM System Storage Productivity Center (SSPC) usa o IBM Tivoli Storage Productivity Center Basic Edition para gerenciar dispositivos de armazenamento.

O Tivoli Storage Productivity Center simplifica a complexidade do gerenciamento de vários dispositivos de armazenamento conectados ao SAN permitindo que você configure e gerencie dispositivos conectados ao SAN a partir de um único console.

Com o Basic Edition, é possível gerenciar componentes de armazenamento de rede, como:

v IBM System Storage DS8000

v IBM System Storage SAN Volume Controller v IBM Storwize V7000

v IBM TotalStorage Enterprise Storage Server (ESS)

v Sistemas em disco IBM System Storage (séries DS3000, DS4000, DS5000, DS6000 e DS8000 )

v IBM XIV Storage System

v Outros sistemas de armazenamento que usam padrões do Storage Management Initiative Specification (SMI-S)

O Figura 2 ilustra como o SSPC integra aplicativos de gerenciamento de armazenamento suportados.

Figura 2. Visão Geral do System Storage Productivity Center

| | | | | | | | |

Com a ajuda de agentes, o Tivoli Storage Productivity Center descobre os dispositivos para os quais ele está configurado. Em seguida, ele pode iniciar um gerenciador de elemento que é específico para cada dispositivo descoberto e reúne eventos e dados para relatórios sobre gerenciamento de armazenamento.

Para malhas SAN, o Tivoli Storage Productivity Center simplifica o gerenciamento e melhora a disponibilidade do ambiente SAN. Você pode monitorar, informar recursos da SAN e utilizar um único local para controle de zona. O Tivoli Storage Productivity Center descobre zonas existentes e membros da zona, para que sejam possível modificá-los ou excluí-los. É possível criar novas zonas e também usar aliases.

O Tivoli Storage Productivity Center permite que você visualize os eventos que acontecem em seu ambiente SAN e grave as alterações de estado. Os eventos relacionados às mudanças ou atualizações na topologia podem ser encaminhados para o IBM Tivoli Enterprise Console, para outro gerenciador que usa o Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP) ou para ambos.

Para a malha SAN, o Tivoli Storage Productivity Center funciona com os

Adaptadores de Barramento de Host (HBAs), sistemas de disco, sistemas de fita, comutadores SAN, roteadores e gateways.

O SSPC poderá ser usado também com outro hardware usado pelo Tivoli Storage Productivity Center. Para obter uma lista completa de dispositivos suportados, acesse http://www-01.ibm.com/support/docview.wss?rs=40&context=SSBSEX &context=SSMN28&context=SSMMUP&context=SS8JB5&context=SS8JFM

&q1=support+matrix&uid=swg21386446&loc=en_US&cs=utf-8&lang=en e clique no link do Tivoli Storage Productivity Center 4.2.

O Tivoli Storage Productivity Center 4.2 e posterior funciona com o DB2 9.7. Opcionalmente, você pode migrar os bancos de dados Tivoli Storage Productivity Center do DB2 9.5, 9.1 ou 8.2 para o DB2 9.7. O Tivoli Storage Productivity Center continua a funcionar com o DB2 9.5 e 9.1.

Para obter informações sobre como o Tivoli Storage Productivity Center descobre dispositivos e reúne dados, consulte o “Coletar Dados de Dispositivos Usando o Tivoli Storage Productivity Center” na página 6.

Configurar Dispositivos para Monitoramento Usando o Tivoli

Storage Productivity Center

No Tivoli Storage Productivity Center 4.2 e posterior, todas as tarefas para a configuração de um dispositivo são incluídas no assistente Configurar Dispositivos. O assistente o orienta durante as etapas para incluir um dispositivo como uma origem de dados, executar uma descoberta, incluir dispositivos nos grupos,

especificar alertas e configurar planejamentos de coleta de dados. É possível usar o assistente para configurar dispositivos de armazenamento, malhas e comutadores, computadores e bibliotecas de fitas.

É possível incluir vários dispositivos do mesmo tipo usando uma única sessão do assistente. Por exemplo, usando o assistente, é possível incluir o IBM System Storage DS8000, o IBM System Storage SAN Volume Controller e outros

dispositivos de armazenamento que coletam dados por meio dos agentes Common Information Model (CIM) ao mesmo tempo. Não é possível configurar vários

dispositivos de diferentes tipos ao mesmo tempo. Por exemplo, não é possível incluir um dispositivo de armazenamento e uma malha em uma única sessão do assistente.

Para configurar dispositivos de armazenamento suportados, para que possam ser monitorados pelo Tivoli Storage Productivity Center, acesse os tópicos a seguir: v Capítulo 4, “Configurando o SSPC para o DS8000 ”, na página 51

v Capítulo 5, “Configurando o SSPC para SAN Volume Controller ou Storwize V7000”, na página 61

v Capítulo 6, “Configurando o SSPC para o DS3000, o DS4000 e o DS5000”, na página 71

v “Configurando o Tivoli Storage Productivity Center a partir de um Sistema Remoto” na página 99

Iniciar GUIs e Aplicativos em Dispositivos Usando o Tivoli

Storage Productivity Center

O IBM System Storage Productivity Center (SSPC) usa o IBM Tivoli Storage Productivity Center para iniciar interfaces gráficas com o usuário (GUIs) e aplicativos externos, como gerenciadores de elementos para dispositivos de armazenamento.

Um gerenciador de elemento é um software específico do fornecedor que administra um dispositivo de armazenamento específico. Às vezes é referido como a GUI para o dispositivo. O Tabela 2 mostra os gerenciadores de elementos para dispositivos de armazenamento que o Tivoli Storage Productivity Center pode iniciar e o SSPC pode gerenciar. Os gerenciadores de elementos são as GUIs de cada dispositivo de armazenamento.

Tabela 2. Dispositivos de Armazenamento e seus Gerenciadores de Elementos

Dispositivo de armazenamento Gerenciador de elementos

IBM System Storage DS8000 IBM System Storage DS8000 Storage Manager

IBM System Storage SAN Volume Controller GUI de gerenciamento do SAN Volume Controller

IBM Storwize V7000 GUI de gerenciamento do Storwize V7000 IBM System Storage DS3000,

IBM System Storage DS4000, ou IBM System Storage DS5000

IBM DS Storage Manager

Integrados no Tivoli Storage Productivity Center são ambos IBM Tivoli Storage Productivity Center para Replicação - um aplicativo que gerencia os serviços de cópia avançados que são necessários para disponibilidade contínua e recuperação de desastre - e o IBM Tivoli Integrated Portal, uma arquitetura baseada em padrões para administração da Web.

É possível acessar o Tivoli Storage Productivity Center e o Tivoli Storage

Productivity Center para Replicação a partir da GUI do Tivoli Integrated Portal e acessar o Tivoli Storage Productivity Center para Replicação a partir da GUI do Tivoli Storage Productivity Center.

Com o Tivoli Storage Productivity Center, os componentes do Tivoli Integrated Portal, do Tivoli Storage Productivity Center para Replicação e do Tivoli Storage ||

Productivity Center são configurados automaticamente para usar um recurso conhecido como ativar no contexto. O recurso ativar no contexto fornece a habilidade de acessar aplicativos externos a partir da GUI do Tivoli Storage Productivity Center. Os aplicativos externos mais predominantes que usam o recurso ativar no contexto são gerenciadores de elementos. O recurso ativar no contexto fornece pontos de início na GUI do Tivoli Storage Productivity Center, para que seja possível clicar em um botão e selecionar um item de menu para iniciar um gerenciador de elemento e trabalhar com um dispositivo específico.

Existem três níveis de recurso ativar no contexto:

Ativação simples

Esse nível existe no TotalStorage Productivity Center 3.3.2. O Tivoli Storage Productivity Center descobre informações básicas sobre o dispositivo e o gerenciamento do dispositivo.

Ativação com parâmetros

É possível especificar parâmetros adicionais na URL ou na interface da linha de comandos ao iniciar um aplicativo. Quando os parâmetros forem passados, você poderá navegar para um painel específico ou para o estado do aplicativo que foi iniciado. Também é possível identificar objetos nos quais operar e possivelmente fornecer valores para utilização na operação.

Ativar com conexão única

É possível aprimorar o recurso ativar no contexto para incluir conexão única. A Conexão Única é um processo de autenticação que permite inserir um ID do usuário e senha para acessar vários aplicativos. A conexão única se integra ao recurso ativar no contexto, para que seja possível se mover de um aplicativo para um local específico em um segundo aplicativo. Um aplicativo externo pode usar a conexão única para se autenticar ao mesmo repositório de usuário que o Tivoli Storage Productivity Center. Um exemplo desse repositório de usuário é um diretório compatível com o Protocolo LDAP.

Os aplicativos externos que não incluem o WebSphere Application Server precisam do serviço de autenticação fornecido pelo Tivoli Integrated Portal. Por exemplo, os gerenciadores de elementos do IBM System Storage DS8000 (o DS8000 Storage Manager) e o SAN Volume Controller, ambos usam o serviço de autenticação do Tivoli Integrated Portal para manipular a ativação no contexto com conexão única a partir da GUI do Tivoli Storage Productivity Center.

A instalação do Tivoli Integrated Portal é necessária para ativar a conexão única do Tivoli Storage Productivity Center. A conexão única permite acessar:

v O Tivoli Storage Productivity Center e o Tivoli Storage Productivity Center para Replicação a partir da GUI do Tivoli Integrated Portal v O Tivoli Storage Productivity Center para Replicação a partir da GUI do

Tivoli Storage Productivity Center

v Aplicativos externos, como gerenciadores de elementos, a partir da GUI do Tivoli Storage Productivity Center

O recurso de conexão única requer um repositório de usuários e grupos centralizado, tal como um diretório compatível com LDAP, que todos os aplicativos participantes possam acessar. Além disso, o Tivoli Storage Productivity Center usa tokens Lightweight Third Party Authentication (LTPA) para passar as informações de usuário entre os aplicativos. Para utilizar tokens LTPA para conexão única, cada aplicativo participante deve

possuir o mesmo conjunto de chaves para codificar e decodificar as informações de usuários contidas no token. Como um recurso de segurança adicional, os tokens LTPA expiram após uma determinada quantidade de tempo. Quando os tokens expirarem, você deverá inserir novamente suas informações de ID de usuário e senha.

Se você selecionar a autenticação do sistema operacional, o uso do recurso de conexão única será limitado. A autenticação do sistema operacional não usa conexão única para gerenciadores de elementos, mesmo quando o gerenciador de elemento estiver instalado no mesmo servidor que o Tivoli Storage Productivity Center. Para obter informações adicionais sobre autenticação, consulte “Conexão Única” na página 116.

Coletar Dados de Dispositivos Usando o Tivoli Storage

Productivity Center

O IBM Tivoli Storage Productivity Center Basic Edition usa agentes para reunir dados de dispositivos e criar relatórios sobre os recursos de armazenamento em seu ambiente. O tipo de agente que o Tivoli Storage Productivity Center usa é específico ao tipo de dispositivo que ele monitora. Os agentes são:

Provedores SMI-S (Storage Management Initiative Specification)

Os provedores SMI-S ou agentes CIM (Common Information Model) são fornecidos pelo fornecedor do dispositivo de armazenamento, do

comutador de malha ou da biblioteca de fita. Para dispositivos de armazenamento, eles são necessários para informações de ativo de armazenamento, provisionamento e alerta. Os agentes CIM também são usados para certos modelos de comutador para coletar informações de topologia, informações de estado da porta, informações de zoneamento, controle de zona e alerta. Para bibliotecas de fita, eles são utilizados para informações sobre recursos e inventário.

Cada fornecedor de um dispositivo de armazenamento, comutador de malha ou biblioteca de fitas fornece código exclusivo do agente CIM para sua família de dispositivos. Esse código do agente CIM implementa um provedor SMI-S para se comunicar entre o Tivoli Storage Productivity Center e os dispositivos gerenciados. Após instalar e configurar um agente CIM para o dispositivo de armazenamento, comutador de malha ou biblioteca de fitas que deseja monitorar, você deverá configurar o Tivoli Storage Productivity Center para se comunicar com ele.

Ao configurar os Agentes CIM para gerenciar dispositivos, leia primeiro a documentação do agente CIM. A documentação fornece diretrizes sobre quantos dispositivos o agente CIM pode gerenciar. Se a documentação do agente CIM não incluir essas diretrizes, limite três sistemas por agente CIM.

Dica: Os agentes CIM não são mais necessários ao Tivoli Storage

Productivity Center para se comunicar com o IBM System Storage DS8000 e o IBM System Storage SAN Volume Controller. Em vez disso, o Tivoli Storage Productivity Center usa a Enterprise Storage Server Network Interface (ESSNI) para se comunicar com os servidores do DS8000 . Ele usa a interface da linha de comandos (CLI) SAN Volume Controller para se comunicar com clusters do SAN Volume Controller. Para o IBM Storwize V7000, ele usa a CLI do Storwize V7000 para se comunicar com os clusters do Storwize V7000.

| | |

Agentes do Storage Resource

Os agentes do Storage Resource coletam informações dos sistemas do computador (sistemas host) nos quais estão instalados. As informações são coletadas por meio de tarefas de análise.

No Tivoli Storage Productivity Center 4.2, os agentes do Storage Resource executam as funções de coleta de dados que foram executadas

anteriormente pelos agentes Data e os agentes Fabric. Você não pode mais instalar os agentes Data e os agentes Fabric. (Os agentes Fabric fora da banda ainda são suportados e sua função permanece inalterada). A análise do Agente de Recursos de Armazenamento é equivalente à informações que são coletadas pelas análises que usam o agente Data ou Fabric. O Tivoli Storage Productivity Center funciona com os Agentes do Storage Resource nos sistemas operacionais Microsoft Windows, AIX, Linux, HP-UX e Oracle Solaris. Os agentes do Storage Resource não requerem o aplicativo Agent Manager. Você pode implementá-los em outros servidores usando a GUI do Tivoli Storage Productivity Center.

Para dispositivos de armazenamento que são monitorados pelos agentes do Storage Resource não é possível alterar a configuração de zona. Também não é possível receber informações de relatório sobre Adaptadores de Barramento de Host (HBAs), topologia de malha ou zona para malhas que estão conectadas a um servidor que executa o sistema operacional Linux no hardware pSeries ou zSeries. Essas limitações também se aplicam aos agentes do Storage Resource em todos os sistemas operacionais guest para configurações de VMware.

Os agentes Data, os agentes Fabric e o Agent Manager são suportados no Tivoli Storage Productivity Center Release 4.2, mas nenhuma função nova é incluída nesses componentes. Os agentes Data e os agentes Fabric são suportados pelos Releases 3.3.2, 4.0, 4.1.0 e 4.1.1, e podem se comunicar com o Release Release 4.2.

A maioria das informações sobre o Tivoli Common Agent Services foi removida da documentação do Tivoli Storage Productivity Center. No entanto, essas informações ainda estão disponíveis no Centro de

Informações do Tivoli Storage Productivity Center 4.1.1. Para visualizar as informações, acesse o http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/tivihelp/ v4r1/index.jsp. No painel de navegação à esquerda, clique em Versões

Anteriores -> Versão 4.1.1.

Para obter informações adicionais sobre os agentes do Storage Resource, acesse o Centro de Informações do IBM System Storage Productivity Center em http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/tivihelp/v4r1/ index.jsp e procure Considerações de Implementação de Agentes do Storage

Resource. Para visualizar os relatórios de amostra, consulte “Acessando

Relatórios sobre Recursos de Armazenamento” na página 86.

Agentes fora de banda

Os agentes fora da banda coletam informações de topologia de comutadores de malha por meio da rede Internet Protocol (IP) usando consultas de Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP) para os comutadores. O recomendável é que o Tivoli Storage Productivity Center se comunique com o agente fora da banda (agente SNMP) em cada comutador em cada malha SAN que ele gerencia.

O tipo de dispositivo que você deseja que o Tivoli Storage Productivity Center monitore determina o método de coleta de dados. O Tabela 3 na página 8 mostra

as maneiras que o Tivoli Storage Productivity Center coleta dados dos dispositivos que são gerenciados pelo System Storage Productivity Center.

Tabela 3. Métodos pelos quais o Tivoli Storage Productivity Center Basic Edition Coleta Dados. O método varia, dependendo do tipo de dispositivo que o SSPC gerencia.

Tipo de dispositivo gerenciado pelo SSPC Método de coleta de dados do dispositivo

IBM System Storage DS8000 Enterprise Storage Server Network Interface (ESSNI)

IBM System Storage SAN Volume Controller Interface da linha de comandos (CLI) do SAN Volume Controller

IBM Storwize V7000 Interface da linha de comandos (CLI) do Storwize V7000

IBM System Storage DS3000 Agente CIM (consulte a Nota) IBM System Storage DS4000 Agente CIM (consulte a Nota) IBM System Storage DS5000 Agente CIM (consulte a Nota)

Sistemas (host) do computador Agente de Recursos de Armazenamento Malhas e comutadores Agente de Recursos de Armazenamento ou

agente Fabric

Nota: Conforme especificado pelo Storage Management Initiative Specification (SMI-S), os agentes CIM usam o Protocolo de Localização de Serviço (SLP) para descobrir dispositivos.

O SSPC é pré-instalado com o IBM Tivoli Storage Productivity Center Basic Edition. A funcionalidade maior está disponível quando você faz upgrade para outros pacotes do Tivoli Storage Productivity Center. Para entender as funções que o Basic Edition oferece e aprender sobre os diferentes pacotes, consulte “Pacotes do System Storage Productivity Center” na página 20.

Monitorar Dispositivos Usando o Tivoli Storage Productivity

Center

O IBM Tivoli Storage Productivity Center fornece um conjunto de ferramentas automatizadas orientadas por políticas para gerenciar a capacidade de

armazenamento, a disponibilidade, os eventos e os recursos em seu ambiente corporativo. Ele oferece gerenciamento de armazenamento a partir do host e do aplicativo para o dispositivo de armazenamento de destino. Fornece também a configuração e o gerenciamento de disco e dispositivos de fitas, gerenciamento e configuração da malha SAN e monitoramento de capacidade.

O Tivoli Storage Productivity Center pode ajudá-lo a identificar, avaliar, controlar e prever os recursos de gerenciamento de armazenamento corporativo. Por ser orientado por políticas, ele pode detectar possíveis problemas e fazer ajustes automaticamente com base nas políticas e ações definidas por você. Por exemplo, ele pode notificá-lo quando seu sistema estiver sendo executado sem espaço em disco ou avisá-lo sobre falhas iminentes no hardware de armazenamento.

Alertando-o sobre problemas relacionados aos dados armazenados, ele permite que você evite o tempo de desativação desnecessário do sistema e do aplicativo.

O Tivoli Storage Productivity Center 4.2 e posterior inclui um painel Gerenciamento de Tarefas em sua árvore de navegação do qual é possível visualizar e gerenciar os planejamentos, as execuções e as tarefas para os

dispositivos de armazenamento que o Tivoli Storage Productivity Center monitora. Um planejamento é uma definição de uma tarefa de monitoramento que coleta

Documentos relacionados