• Nenhum resultado encontrado

Tipos de grupos

VOCÊ SABIA?

No contexto das organizações, os grupos formais recebem várias denominações, por exemplo: comissão, comitê, con-selho, entre outros. Em suma, esses grupos são de nature-za mais permanente, criados para lidar com problemas e decisões do dia a dia das organizações.

Dentro dessa classificação de grupo formal e informal se enquadram os grupos de comando e os de referência. Além desses tipos de grupos, na literatura pertinente podemos listar outros, os quais são apresentados, de forma resumida, no Quadro 5 a seguir.

Quadro 5: Tipos de grupos

Tipo de grupo DEFINIÇÃO

Grupo de trabalho

Grupo que interage, basicamente, para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na

área de responsabilidade.

Grupo de comando

Grupo composto por indivíduos que se reportam diretamente a

um superior hierárquico.

Grupos de tarefa

Grupos de pessoas que se reúnem para executar

determinada tarefa.

Grupo de interesse

Grupo de pessoas que trabalham em conjunto para

atingir um objetivo comum, relacionado com cada uma

delas.

Grupos de amizade

Grupos de pessoas que se uniram por compartilharem uma

ou mais características.

Fonte: Adaptado de Robbins, Judge e Sobral (2010).

Note que no quatro 5 temos seis tipos de grupos, é importante que você tenha claro que o grupos formais são os de trabalho, comando e tarefa, já os grupos de interesse e de amizade são grupos informais. Então, qual a importância de você saber a classificação dos grupos? Vou responder a você, isso é importante para que em sua prática profissional você possa gerenciar cada grupo, respeitando suas características peculiares.

Por exemplo, se o foco do grupo de trabalho é o compartilhamento de informações e a tomada de decisão, você deve fortalecer os mecanismos de compartilhamento e gerir a tomada de decisão em equipe em vez de dar prioridade às características das pessoas, que seria o caso se o grupo fosse de amizade. Uma vez que já conhece os tipos de grupos, vamos agora conhecer os tipos de equipes.

Tipos de equipes

Vamos começar relembrando que equipes são diferentes de grupos, embora mais à frente iremos estudar que as características básicas das equipes são as mesmas da estrutura dos grupos. Conforme vimos anteriormente, uma equipe é o conjunto de pessoas que atuam com responsabilidade mútua e têm habilidades complementares, que geram sinergia positiva por meio do esforço coordenado, e os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais. Com essa definição, podemos apontar as seguintes diferenças entre grupos e equipes, dispostas na Figura 8.

Figura 8: Diferenças entre grupos e equipes.

Fonte: Adaptado de Daft (2005, p. 450).

Como consequência da diferença entre grupos e equipes, temos que os tipos de equipes também são diferentes dos tipos de grupos.

Os grupos, como estudamos no início deste material, podem ser dos seguintes tipos: formais, informais, de referência, de trabalho, de comando, de tarefa, de interesse e de amizade. Já as equipes são tipificadas em quatro tipos, conforme ilustra a Figura 9.

Figura 9: Os quatro tipos de equipes.

Fonte: Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300).

Analisando a figura anterior, quais as diferenças que você identifica em cada tipo de equipe em termos estruturais? Vou responder a você:

cada tipo tem uma forma diferente de interação entre os membros. Para facilitar, veja os exemplos dispostos do Quadro 6.

Quadro 6: Tipos de equipes, segundo Robbins, Judge e Sobral (2010)

TIPO Exemplo

Equipes de resolução de

problemas

Nas chamadas equipes de resolução de problemas, os membros trocam ideias ou oferecem

sugestões sobre processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados. No banco norte-americano Merril Lynch, por exemplo, foi criada uma

equipe de resolução de problemas para descobrir maneiras de reduzir o tempo necessário para a realização de alguns processos de administração contábil. Ao sugerir cortes em etapas do processo de 46 para 36, a equipe reduziu o prazo médio dos procedimentos de 15 para 8 dias. Da mesma forma, na Tupy Fundições, de Joinville, em Santa Catarina,

os funcionários formam equipes de cinco a dez integrantes que percorrem as instalações industriais

para propor sugestões a problemas relacionados ao desperdício e às falhas na segurança dos

trabalhadores.

Equipes auto-gerenciadas

Um grupo de funcionários realiza trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem

muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores para desenvolver uma solução em forma de produto a uma nova

necessidade dos clientes da empresa.

Equipes multi-funcionais

A Boeing criou uma equipe composta por funcionários das áreas de produção, planejamento,

qualidade, ferramentaria, engenharia de projeto e sistemas de informação para automatizar o programa de fabricação da aeronave de transporte C-17. As sugestões dadas por esse grupo resultaram em uma grande redução de custos e de tempo dos

processos, além da melhoria da qualidade.

Fonte: Adaptado de Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302).

No Quadro 6, você viu exemplos de todos os tipos de equipes, com exceção das equipes virtuais e globais. Isso porque essas equipes merecem um destaque devido a remeterem à interação dos membros por meio

tecnologia da informação. Nesse sentido, vejamos no Quadro 7 como se deu o surgimento dessas equipes e o seu comportamento. Leia com atenção o quadro, buscando identificar quais são as caraterísticas dessas equipes.

Quadro 7: Equipes virtuais e globais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL INTERNACIONAL

No documento Liderança e Desenvolvimento de Equipes (páginas 31-35)

Documentos relacionados