• Nenhum resultado encontrado

X – Desbloquear Energias

No documento MASSAGEM AYURVEDICA (páginas 60-64)

Teorias da biopsicoenergética quanto a bloqueios e desequilíbrios

O Campo da Energia Humana é a manifestação da energia universal intima- mente envolvida na vida humana. Pode ser descrito como um corpo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra, emite a sua radiação característica própria e é habitualmente denominado ―aura‖. Os pesquisadores criaram modelos teóricos que dividem a aura em diversas camadas. Essas camadas, às vezes, chamadas

corpos, interpenetram-se e cercam-se umas às outras em camadas sucessivas.

Cada corpo compõe-se de substâncias mais finas e de ―vibrações‖ mais altas à medida que se afasta do corpo físico.

A Anatomia da Aura

Existem muitos sistemas que os estudiosos criaram, a partir das suas observações, para definir o campo áurico. Todos eles dividem a aura em camadas, que definem pela localização, pela cor, pelo brilho, pela forma, pela densidade, pela fluidez e pela função.

As Sete Camadas do Campo Áurico

A primeira, a terceira, a quinta e a sétima camadas têm, todas, uma estrutura definida, ao passo que a segunda, a quarta e a sexta compõem-se de substâncias semelhantes a fluidos, sem nenhuma estrutura particular. Estas assumem forma pelo facto de fluírem através da estrutura das camadas ímpares e, assim, de certo modo, adoptam a forma das camadas estruturadas. Cada camada penetra completamente todas as camadas situadas abaixo dela, incluindo o corpo físico. O corpo emocional estende-se além do corpo etérico e incluí tanto o corpo etérico como o corpo físico. Na realidade, cada corpo não é uma ―camada‖, embora seja isso o que se pode perceber. É, antes, uma versão mais dilatada do nosso eu, que carrega dentro de si as outras formas, mais limitadas.

Do ponto de vista do cientista, cada camada pode ser considerada um nível de vibrações mais elevadas, que ocupa o mesmo espaço dos níveis de vibrações inferiores e estende-se além deles. Visando perceber cada nível consecutivo, o observador terá de mover-se com a consciência para cada novo nível de frequência. Temos, assim, sete corpos que ocupam todos o mesmo espaço ao mesmo tempo, cada qual estendendo-se para fora além do último, coisa a que não estamos acostumados na vida ―normal‖ de todos os dias. Muitas pessoas presumem erroneamente que a aura se parece com uma cebola, da qual se descascam camadas sucessivas. Masnão é assim.

As camadas estruturadas contêm todas as formas que o corpo físico possui, incluindo os órgãos internos, os vasos sanguíneos, etc., e formas adicionais, que o corpo físico não contém. Um fluxo vertical de energia pulsa para cima e para baixo do campo da medula espinhal. Estende-se para fora, além do corpo físico, acima da cabeça e abaixo do cóccix. Existem no campo vórtices turbilhantes, em forma de cones, os chakras. As suas pontas apontam para a corrente principal de força vertical, e as suas extremidades abertas estendem-se para a borda de cada camada do campo em que estão localizados.

As Sete Camadas e os Sete Chakras do Campo Áurico

Cada camada parece diferente das outras e exerce a sua função particular. Cada camada da aura está associada a um chakra: a primeira camada associa- se ao primeiro chakra, a segunda ao segundo chakra, e assim por diante. Estes conceitos, gerais, tornar-se-ão muito mais complicados à medida que nos aprofundamos no assunto. A primeira camada do campo e o primeiro chakra estão ligados ao funcionamento físico e à sensação física — a sensação da dor ou do prazer físicos. Está ligada ao funcionamento automático e autónomo do corpo. A segunda camada e o segundo chakra, em geral, associam-se ao aspecto emocional dos seres humanos. São os veículos através dos quais temos a nossa vida emocional e os nossos sentimentos. A terceira camada liga-se à nossa vida mental, à reflexão linear. O quarto nível, associado ao chakra do coração, é o veículo através do qual amamos, não somente os companheiros,

mas também a humanidade em geral. O quarto chakra é o chakra que metaboliza a energia do amor. O quinto é o nível associado a uma vontade mais alta, mais ligada à vontade divina. O quinto chakra associa-se ao poder da palavra, criando coisas pela palavra, prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos actos. O sexto nível e o sexto chakra estão vinculados ao amor celestial, um amor que se estende além do âmbito humano do amor e abrange toda a vida. Proclama o zelo e o apoio da protecção e do nutrimento de toda a vida. Considera todas as formas de vida preciosas manifestações de Deus. A sétima camada e o sétimo chakra estão vinculados à mente mais elevada, ao saber e à integração da nossa constituição espiritual e física.

Existem, por conseguinte, localizações específicas, no interior do nosso sistema de energia, para as sensações, as emoções, os pensamentos, as lembranças e para outras experiências não-fisicas que costumamos confiar aos nossos médicos e terapeutas. Se compreendermos o modo com que nossos sintomas físicos se relacionam com essas localizações, ser-nos-á mais fácil compreender a natureza das diferentes enfermidades e também a natureza da saúde e da doença. Dessa forma, o estudo da aura pode ser uma ponte entre a medicina tradicional e as nossas preocupações psicológicas.

Sistemas Energéticos de Defesa

Segundo as teorias biopsicoenergéticas os organismos vivos mobilizam-se, metabilizam-se e libertam energia dentro da faixa electromagnética ou etérica. Assim, todos os seres humanos, com as suas acções, pensamentos e emoções criam obstruções porque o mundo nos parece controverso e inseguro. Obstruímos modelos que envolvem todo o nosso sistema de energia e assim criamos bloqueios, perigosas situações energéticas que chegam a comprometer a saúde e o equilíbrio físico, psíquico e mental. Os nossos sistemas energéticos de defesa destinam-se a repelir, a defender-nos, agressiva ou passivamente, contra uma força que entra. Destinam-se a mostrar força e, dessa maneira, a assustar um possível agressor, ou a chamar a atenção para nós indirectamente, sem admitir que é isso o que desejamos.

Como o ―porco-espinho‖ (de cor geralmente cinzento-esbranquiçada), a aura da pessoa torna-se espinhosa e dolorosa ao toque. A maioria das pessoas responde a essa defesa distanciando-se.

Na forma de defesa do ―recuo‖, a porção da consciência e da aura da pessoa ameaçada deixa simplesmente o corpo numa nuvem de energia azul-clara. Os olhos terão uma expressão vidrada.

O mesmo vale para a pessoa que está ―fora de si‖. A duração dessa configuração é mais prolongada que a do recuo, que varia entre alguns segundos e algumas horas. A manifestação ―fora de si‖ costuma durar mais, dias ou anos. A negação verbal está associada a muita energia, geralmente amarela, na cabeça, a uma severa obstrução no pescoço e à estagnação da energia na metade inferior, que é pálida e imóvel. A pessoa permanece verbalmente activa a fim de sustentar alguma sensação de estar viva. A troca verbal mantém a energia fluindo na cabeça.

Temos também de ter noção do quanto a energia ambiental pode actuar no campo da energia humana. Isso pode determinar o aparecimento de algumas formas de bloqueios.

A Ayurvédica pode ter uma acção significativa e actuante na remoção de todos estes bloqueios. Nestes casos, o terapeuta deve estar atento, e ter conhecimentos para poder ajudar o paciente. Deve de estabelecer um plano de tratamento eficaz, conforme o grau e a sua origem, podendo ser classificados como bloqueios autogerados, externos ou dirigidos.

XI – Breve abordagem da medicina ayurvédica

No documento MASSAGEM AYURVEDICA (páginas 60-64)

Documentos relacionados