• Nenhum resultado encontrado

Retinoblastoma de extensão supra-selar: registro de um caso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Retinoblastoma de extensão supra-selar: registro de um caso."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

RETINOBLASTOMA DE EXTENSÃO SUPRA-SELAR

R E G I S T R O D E U M CASO

MARIA LUCIA DE MARTINO * SÉRGIO LUIS AMANTEA *

JANE MARIA DA SILVA ULBRICH ** LIGIA MARIA BARBOSA-COUTINHO ***

O retinoblastoma é o tumor intra-ocular mais comum na infância 4,5,0, representando 3 % de todas as neoplasias pediátricas e 2 5 % de todos o s tumores o c u l a r e s1

. É um tumor de origem embrionária que apresenta em alguns c a s o s característica familiar 1.8, sendo herdado como gen autossômico dominante de penetrância incompleta 1.4,9. P o d e ser uni ou bilateral 1.4,7,8, com pico de inci-dência em torno dos dois anos de idade 1.3. Metástases hemáticas s ã o fre-qüentes, especialmente se o tumor invadiu o nervo óptico numa extensão maior que l O m m8 , 1 0

. Poderá ainda o tumor atingir o espaço subaracnóideo, deter-minando meningite neoplásica 2,4,6,8, mas é raro que se desenvolva massa expan-siva intracraniana por comprometimento direto do tumor através do nervo óptico. Por esta razão, resolvemos relatar o presente caso.

OBSERVAÇÃO

A.B.A., c o m d o i s a n o s d e i d a d e , p r e t a . F o i i n t e r n a d a n o H C S A ( R e g . 06099/A) com q u e i x a s d e v ô m i t o s e a n o r e x i a h á 7 d i a s . A o s 18 m e s e s d e i d a d e r e a l i z o u c n u c l e a ç ã o do g l o b o o c u l a r d i r e i t o , c o m r a d i o t e r a p i a p ó s - o p e r a t ó r i a . À a d m i s s ã o a p r e s e n t a v a - s e em r e g u l a r e s t a d o g e r a l , p e l e d e t u r g o r e e l a s t i c i d a d e d i m i n u í d o s , c o m d e s n u t r i ç ã o c a l ó r i c o - p r o t e i c a d e g r a u I I I , p e s a n d o 7450 g r a m a s . Globo o c u l a r d i r e i t o a u s e n t e c o m secreção p u r u l e n t a n o local. N a a v a l i a ç ã o n e u r o l ó g i c a a p r e s e n t a v a - s e c o m r i g i d e z d e n u c a e p r e s e n ç a d o s sinain d e K e r n i g e B r u d z i n s k i . N o s e x a m e s c o m p l e m e n t a r e s , o h e m o g r a m a d e m o n s t r a v a 9200 leucócitos, c o m 6 1 % d e s e g m e n t a d o s , 1% d e b a s t o n a d o s , 25% d e linfócitos, 1 2 % d e m o n ó c i t o s e 1% d e eosinófilos. A t a x a d e h e m o g l o b i n a e r a d e 11,2 g / d l . O l í q u i d o c e f a l o r r a q u i d i a n o ( L C R ) a p r e s e n t a v a 85 c é l u l a s / m m 3 , c o m 76% d e linfócitos, 2 1 % d e r e t i c u l o m o n ó c i t o s e 3 % d e n e u t r ó f i l o s ; p r o t e i n o r r a q u i a d e 236mg/dl, g l i c o r r a q u i a d e 1 5 m g / d l e c l o r e t o s e m t o r n o d e 657mg/dl. O e x a m e b a c t e r i o l ó g i c o d o L C R foi n e g a t i v o e o e s t u d o c i t o p a t o l ó g i c o foi p o s i t i v o p a r a c é l u l a s m a l i g n a s . A h e m o ¬ c u l t u r a foi n e g a t i v a e a d o s a g e m d o s e l e t r ó l i t o s e r a n o r m a l . N o p r i m e i r o d i a d e h o s p i t a l i z a ç ã o começou a a p r e s e n t a r c o n v u l s õ e s focais à e s q u e r d a . N o t e r c e i r o d i a , à a v a l i a ç ã o n e u r o l ó g i c a a p r e s e n t a v a - s e c o m a t o s a , c o m h i p o t o n i a m u s c u l a r e h i p o r r e f l e x i a

T r a b a l h o r e a l i a d o n o D e p a r t a m e n t o d e P a t o l o g i a d a F u n d a ç ã o F a c u l d a d e F e d e r a l d e C i ê n c i a s M é d i c a s d e P o r t o A l e g r e ( F F F C M P A ) : * D o u t o r a n d o d a F F F C M P A ; ** P a -t o l o g i s -t a d o H o s p i -t a l d a C r i a n ç a S a n -t o A n -t o n i o ( H C S A ) ; *** P r o f e s s o r a A d j u n -t a d a D i s c i p l i n a d e P a t o l o g i a d a F F F C M P A e U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o R i o G r a n d e d o S u l .

(2)

profunda generalizada. Reflexo cutâneo-plantar sem resposta bilateralmente e pupila esquerda dilatada. Faleceu no m e s m o dia.

Achados de autópsia (A.48-81) — Macroscopicamente o encéfalo apresenta leptome-ninges espessadas, opacas, lisas, em áreas finamente granular, principalmente, n a s re-giões da base e fossa posterior, onde medem até 0,2cm de espessura máxima. E m con-tinuidade com o trajeto do nervo óptico direito, v ê - s e tumor branco, fosco e firme causando deformidade na sela túrcica ( F i g . l a ) . Os cortes vértico-frontais mostram

cipalmente, nas regiões da base e fossa poterior; em contato com o trajeto do nervo óptico direito, vê-se tumor branco que deforma a sela túrcica. Em b, corte vértico-frontal ao nível do nervo óptico mostra um tumor branco, fosco e bem delimitado que espessa esse nervo. Em c, corte feito a nível do trouco cerebral mostra a porção posterior da neoplasia no interior do III9

ventrículo, obliterando-o e deter-minando hidrocefalia. Em d, corte vértico-frontal ao nível do III9

ventrículo mostra o tumor ocupando esta cavidade e infiltrando por continuidade o parênquima cerebral adjacente.

(3)

por contiguidade (Fig. 2b). No interior do parénquima encefálico vê-se a presença de células no espaço perivascular (Fig. 2c). O exame microscópico do nódulo hepático revela a presença de células tumorais com as mesmas características das encontradas no interior do crânio (Fig. 2d).

COMENTÁRIOS

Em 90% dos casos fatais de retinoblastoma ocorre disseminação

intra-craniana do tumor 2. O comprometimento do parénquima encefálico costuma

ocorrer através do nervo óptico: seja pela permeação de células neoplásicas

a partir dos vasos, determinando metástases hematogênicas

6

; seja pela extensão

da neoplasia ao longo da bainha do nervo, levando a disseminação para o

espaço subaracnóideo 2,4,6,8. Pode, ainda ocorrer extensão do tumor através

da substância do nervo.

(4)

leptome-nlnges. A disseminação direta das células tumorais através do nervo originou a formação de processo expansivo que comprimiu e invadiu estruturas nervosas, determinando crises convulsivas. O crescimento da neoplasia preenchendo o

III9

ventrículo ocasionou a dilatação dos ventrículos laterais. Os sinais no LCR foram característicos de massa expansiva intracraniana, especialmente pela dissociação proteíno-citológica.

Quando da retirada do globo ocular por retinoblastoma, deve-se examinar o nervo óptico para surpreender seu comprometimento pelo tumor, pois isto

apresenta valor prognóstico 6

>1 0

. Se a invasão se dá além dos primeiros 10

milímetros da porção extra-orbitária do nervo óptico, o índice de mortalidade aumenta devido a maior incidência de metástases hemáticas 8,10.

R E S U M O

Os autores discutem o s achados de autópsia de uma criança de dois anos de idade, feminina, portadora de retinoblastoma unilateral, com enucleação prévia, que apresentou propagação para a região supra-selar, além de metás-tases à distância.

S U M M A R Y

Retinoblastoma of suprasellar extension: report of a case.

The authors discuss a case of a two-years-old girl, w h o had a unilateral previous enucleated retinoblastoma, that died with a suprasellar mass and distant metastasis.

R E F E R Ê N C I A S

1. B E L A G A V I , C.S. & G O R A V A L I N G A P P A , J . P . — R e t i n o b l a s t o m a : a c l i n i c o p a t h o l o ¬ gical s t u d y of 34 c a s e s . I n d i a n P e d i a t r i c s 15:649, 1978.

2. BULLIT, E . & C R A I N , B . J . — R e t i n o b l a s t o m a a s p o s s i b l e p r i m a r y i n t r a c r a n i a l t u m o r . N e u r o s u r g e r y 9:706, 1981.

3. D E K A B A N , A. & D R A G E R , G. — M e t a s t a s e s of t h e r e t i n o b l a s t o m a to t h e c e n t r a l n e r v o u s s y s t e m . A r c h . O p h t h a l m o l . 61:87, 1952.

4. E R W E N N E , C M . ; S M I T , S . P . ; CABRAL., M.S. & P A C H E C O , J.C.G. — R e t i n o b l a s -t o m a : c o n c e i -t o s a -t u a i s e a i m p o r -t â n c i a d a o b s e r v a ç ã o p e d i á -t r i c a n o d i a g n ó s -t i c o e t r a t a m e n t o . J . b r a s . M e d . 44:26, 1983.

5. K O C K , E . & N A E S E R , P . — R e t i n o b l a s t o m a i n S w e d e n 1958-1971: a clinical a n d h i s t o p a t h o l o g i c a l s t u d y . A c t a O p h a t h a l m o l . 57:344, 1979.

6. MACKAY, C . J . ; A B R A M S O N , D . H . & E L L S W O R T H , R . M . — M e t a s t a t i c p a t t e r n s of r e t i n o b l a s t o m a . A r c h . O p h t h a l m o l . 102:391, 1984.

7. M E R R I A M , G.R. — R e t i n o b l a s t o m a : a n a l y s i s of s e v e n t e e n a u t o p s i e s . A r c h . O p h t h a l m o l . 44:71, 1950.

8. R E E S E , A . B . — I n v a s i o n of t h e o p t i c n e r v e b y r e t i n o b l a s t o m a . A r c h . O p h t h a l m o l . 40:553, 1948.

9. SANG, D . N . & A L B E R T , D.M. — R e t i n o b l a s t o m a : clinical a n d h i s t o p a t h o l o g i c f e a t u r e s . H u m a n P a t h o l . 13:133, 1982.

10. S T A N N A R D , C ; L I P P E R , S.; S E A L Y , R . & S E V E L , D . — R e t i n o b l a s t o m a : c o r r e l a t i o n of i n v a s i o n of t h e o p t i c n e r v e a n d c h o r o i d w i t h p r o g n o s i s a n d m e t a s t a s e s .

B r i t . J . O p h t h a l m o l . 63:560, 1979.

Referências

Documentos relacionados

i) Anexo V – Termo de Autorização de divulgação de imagem e voz de estudante em ambiente virtual de estudos adotados pelo IFMA;.. Para os classificados para as vagas pelo Sistema

Condições de trabalho inseguras ("Slip”, "Safety Net" e "Wrench"): A Lei sobre Saúde e Segurança Ocupacional exige um ambiente de trabalho livre de riscos

O método utilizado no trabalho foi o dedutivo, onde inicialmente foi realizada uma pesquisa de base teórica, como também de normas constitucionais referentes ao tema da

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

Numa corrida rápida, de velocidade, teria as minhas hipóteses, mas dar cinco voltas ao recinto enlameado da escola era mais apropriado para o Mário e o Xavier, por exemplo,

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,