• Nenhum resultado encontrado

Nota sobre uma nova técnica de hemocultura para diagnóstico parasitológico na doença de chagas na sua fase crônica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Nota sobre uma nova técnica de hemocultura para diagnóstico parasitológico na doença de chagas na sua fase crônica."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

N O T A S O B R E U M A N O V A T É C N I C A D E H E M O C U L T U R A P A R A

D IA G N Ó S T IC O P A R A S I T O L Ó G I C O N A D O E N Ç A D E C H A G A S N A

S U A F A S E C R Ô N IC A

Egle r Chiari * * e Joã o Ca r los P. Dias * * *

F o r a m r e a l i z a d a s h e m o c u l t u r a s p e l a t é c n i c a d e M o u r ã o & M e llo e m 16 p a ­ c i e n t e s n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s c o m p r o v a n d o - s e a in fe c ç & o e m

7 (4 3 .7 ). A p o s i t i v i d a d e p o r t u b o s d e m e i o L I T s e m e a d o s f o i d e 8 ,3 % .

E s t e s r e s u l t a d o s c o n f i r m a m o s o b t i d o s p o r M o u r ã o & M e llo d u r a n t e a p a d r o ­ n iz a ç ã o d a r e f e r i d a t é c n i c a e r e c o m e n d a m o s e u e m p r e g o c o m o m é t o d o d i a g ­ n ó s tic o .

A n e c e s s i d a d e d e p a d r o n i z a r n o v a s t é c ­ n ic a s p a r a o d i a g n ó s t i c o p a r a s i t o l ó g i c o d e p a c ie n te s n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s e s t i m u l o u - n o s a a v a l i a r a s e n s i b i ­ lid a d e d a t é c n i c a p r e c o n i z a d a p o r M o u r ã o & M e llo d e h e m o c u l t u r a s n o m e io “ L I T ’’, u tiliz a n d o - s e u m l a v a d o d e p a p a s d e h e - m á c ia s .

M A T E R IA L E M É T O D O S

O t r a b a l h o f o i r e a l i z a d o u t i l i z a n d o - s e s a n g u e c o lh id o e m 16 p a c i e n t e s c o m d o e n ­ ç a d e C h a g a s c r ô n i c a r e g i s t r a d o s n o P o s to “D r. E M M A N U E L . D I A S ” ( B a m b u i, M .G .) do I n s t i t u t o O s w a ld o C ru z , F io c r u z , M . S . T o d o s p o s s u í a m n a s s u a s r e s p e c t i v a s f i c h a s c lín ic a s r e s u l t a d o s d e r e a ç õ e s d e G u e r r e i r o e M a c h a d o r e a t i v a s r e a l i z a d a s e m é p o c a s a n te r io r e s . E n t r e o s 16 p a c i e n t e s , 4 t i v e r a m p e río d o a g u d o d a i n f e c ç ã o c o m p r o v a d o p e ­ lo e x a m e d e s a n g u e a f r e s c o e 6 p o s s u í a m d a d o s d e c o m p r o v a ç ã o p a r a s i t o l ó g i c a d a in fe c ç ã o p o r x e n o d i a g n ó s t i c o ( T a b e l a 1 ) .

N e s t a o b s e r v a ç ã o s e g u im o s b a s i c a m e n t e a t é c n i c a p r e c o n i z a d a p o r M o u r ã o & M e l­ lo ( 2 ) .

U t i l iz a m o s t u b o s d e e n s a io d o t i p o “ s c r e w t u b e ” d e t a m a n h o 18 x 150 c o m 5 m l d e m e io L I T . A c o l h e i t a d o s a n g u e fo i f e i t a e m “ V e n o je c t t u b e ” d e 10 m l (M o d e lo d e 100 x 1 5 -1 6 m m ) , n ú m e r o T -2 0 0 , m a r c a J . T e r u m o C o. L td ., a d i c i o n a d o -de 30 u n i d a ­ d e s d e h e p a r i n a d i l u í d a e m 0,5 m l d e s o ­ l u ç ã o s a l i n a f is io ló g ic a a 0 ,8 5 % . C a d a 10 m l d e s a n g u e h e p a r i n i z a d o , a p ó s s u b m e t i d o s a t é c n i c a d e M o u r ã o & M e llo , f o r a m s e ­ m e a d o s e m 2 t u b o s c o m 5 m l d e m e io L IT .

A p ó s c o l h e r e s e m e a r o m a t e r i a l d e a c o r d o c o m a t é c n i c a , a s h e m o c u l t u r a s f o ­ r a m t r a n s p o r t a d a s n o m e s m o d i a p a r a n o s s o l a b o r a t ó r i o e m B e lo H o r i z o n te , i n ­ c u b a d a s a 2 8 °C e e x a m i n a d a s a p ó s 45 e 60 d ia s .

O s r e s u l t a d o s a p r e s e n t a d o s n a s t a b e l a s 1 e 2 m o s t r a m q u e n o s fo i p o s s ív e l c o m ­ p r o v a r 7 e n t r e 16 p a c i e n t e s (4 3 ,7 % ) , c o m u m a p o s i t i v i d a d e d e 8,3% e m r e l a ç ã o a o n ú m e r o d e t u b o s s e m e a d o s .

* P r o f . A d j u n t o d o D e p a r t a m e n t o d e P a r a s i t o l o g i a I C B — U P M G e P e s q u i s a d o r C e n t r o P e s q u i s a R e n é R a c h o u , I N E R u , P I O C R U Z — M .S .

** P r o f e s s o r T e m p o r á r i o d o D e p a r t a m e n t o d e C l í n i c a M é d i c a — ( D i s c i p l i n a d e D o e n ç a s I n f e c t u o s a s e P a r a s i t á r i a s ) F a c . M e d i c i n a — U F M G .

(2)

TABELA I

P o s it i v i d a d e d e h e m o c u l t u r a s e m 16 p a c i e n t e s n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s realia e m m e io L I T , s e g u n d o a t é c n i c a d e M O U R A O & M E L L O

P A C I E N 1 E S N Ú M E R O D E T U B O S

N ú m e ro Id a d e (a n o s) S e x o R ea çã o de G u e rr e ir o e M a c h a d o * E x am e de sa n g u e a fr es co ** ■ifr * o o 'O G ac

s

o c 0)

X Vo

lu m e de s a n g u e co lh id o (m l) S e m e a d o s

P o s it i v o s d e a c o r d o c o m o

t e m p o d e i n c u b a ç ã o e m

d i a s ád

45 60

1 29 R + + 30 6 1 0

2 23 Q" R 40 8 1 0

3 25 <? R + — 50 10 0 0

4 47 Q” R 40 8 0 0

5 26 <? R + -f 30 6 0 0

6 70 9 R

+

45 9 1 0

7 44 9 R

+

45 9 0 0

b 45 9 R 45 9 1 0

9 32 9 R 60 12 0 0

10 33 9 R 60 12 4 1

11 50 9 R 45 9 0 0

12 55 ç " R 50 10 0 0

13 36 ST R

+

40 8 0 1

14 55

<?

R 50 10 0 2

15 67 q" R 45 9 0 0

16 55 R 45 9 0 0

T O T A L 144 8 4

* R = r e a g e n t e

(3)

Maio-Jun., 1975

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

135

T A B E L A I I

P o s i t i v i d a d e d e 'h e m o c u l t u r a s ,s e g u n d o t é c n i c a s d e M o u r ã o & M e llo , e m p a c i e n t e s n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s

N 9 d e P a c i e n t e s E x a m i n a d o s

16

N<? d e P a c i e n t e s c o m H e m o c u l t u r a s

p o s i t i v a s

%

43,7

N ° t u b o s S e m e a d o s N ? t u b o s P o s itiv o s

%

144 12 8,3

C O M E N T Á R IO S E C O N C L U S Õ E S

U tiliz a n d o -S ie n ú m e r o e q u i v a l e n t e d e t u ­ bos c o m m e i o L I T p a r a h e m o c u l t u r a s p o r p a c ie n te , M o u r ã o & M e llo c o m p r o v a r a m 45,0% d o s c a s o s e n q u a n t o q u e o b tiv e m o s 43,7% , p e r c e n t a g e n s b a s t a n t e a p r o x i m a d a s . A p o s itiv id a d e p o r t u b o d e h e m o c u l t u r a d e M o u rã o & M e llo f o i d e 17,0% o b t e n d o - s e 8,3% n o p r e s e n t e t r a b a l h o . E s t a d i f e r e n ç a p o d e e m p a r t e s e r e x p l i c a d a p o r q u e f i z e ­ m os a s c o l h e i t a s n u m s ó d i a e n q u a n t o q u e

M o u r ã o & M e llo (2 ) f a z e m a s c o l h e i t a s e m d i f e r e n t e s d i a s o q u e p a r e c e a u m e n t a r a s c h a n c e s , à s e m e l h a n ç a d o q u e é f e it o n a t é c n i c a d e S c h e n o n e (3 ) p a r a o x e n o d i a g ­ n ó s tic o .

A a n á l i s e d o s r e s u l t a d o s n o s p e r m t i t e c o n c l u i r q u e a t é c n i c a d e h e m o c u l t u r a s p r e c o n i z a d a p o r M o u r ã o & M e llo (2 ) fo i r e p r o d u t í v e l e m n o s s a s c o n d iç õ e s d e t r a b a ­ lh o , o f e r e c e n d o b o a p e r s p e c t i v a d e e m p r e ­ g o n o d i a g n ó s t i c o p a r a s i t o l ó g i c o n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s .

S U M M A R Y

(4)

136

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. IX — N.° 3

R E F E R Ê N C I A S B IB L I O G R Á F I C A S

1 . C H IA R I, E . & B R E N E R , Z . — C o n t r i ­ b u iç ã o a o D ia g n ó s t i c o p a r a s i t o l ó g i c o d a D o e n ç a d e C h a g a s n a f a s e c r ô n ic a .

R e v . I n s M e d . t r o p . S . P a u lo 8: 134- -1 3 8 , 1966.

2 . M O U R A O , O . G . & M E L L O , O . G . — H e m o c u l t u r a s p a r a o d i a g n ó s t i c o p a r a ­

s ito ló g ic o n a f a s e c r ô n i c a d a D o e n ç a d e C h a g a s . ( E m p u b l i c a ç ã o) .

Referências

Documentos relacionados

Considerando as dificuldades existentes para o diagnóstico e controle de tratamento de pacientes na fase crônica da doença de Chagas, constituem objetivos do presente trabalho:

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os

Um estudo de estratégias de inversão de dados sísmicos via inversão da forma de onda completa no domínio da frequência / Raphael Carvalho de Lucena Rêgo.. Dissertação (mestrado)

Os professores precisarão acompanhar passo a passo cada etapa, bem como incentivar e conscientizar seus alunos da importância desse processo para o avanço em sua vida

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

Ele deseja que ela não pare, que ela seja tolerante, que ela tenha um dia triste por ano, que ela possa rir, que ela tenha muitos amigos e um para confiar, e também inimigos

Vale a pena salientar os seguintes resultados: a) o setor material eletrônico e o de material de transporte apresentam uma dependência em insumos maior em relação ao resto do Brasil