• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Mestrado Integrado em Medicina

NOVA MEDICAL SCHOOL | FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Ano Letivo 2017-2018

(2)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 1

ÍNDICE

1. Introdução ……… 2

2. Atividades Desenvolvidas ………. 3

2.1. Saúde Mental ……….. 3

2.2. Medicina Geral e Familiar ………. 3

2.3. Pediatria ………4

2.4. Ginecologia e Obstetrícia ………...5

2.5. Cirurgia Geral ………...5

2.6. Medicina Interna ………..6

3. Outas Atividades Desenvolvidas ………..7

4. Análise Crítica ……….7

5. Anexos 5.1. I Jornadas de Medicina Geral e Familiar ………10

5.2. Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) ………..11

5.3. Reunião “Hérnias da Parede Abdominal – Update” ……….12

5.4. Reunião Inter-hospitalar de Internos da Região de Lisboa e Vale do Tejo ……..13

(3)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 2

1. INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL), sendo um ano de transição entre a formação pré-graduada e o exercício da prática clínica de forma mais autónoma, engloba o Estágio Profissionalizante (EP), que visa o contacto e consolidação de conhecimentos no âmbito das principais áreas da Medicina. Assim sendo, o EP encontra-se dividido em seis estágios parcelares: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Medicina Geral e Familiar (MGF), Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Pediatria.

Este relatório visa a apresentação dos objetivos estabelecidos, assim como a descrição das atividades desenvolvidas ao longo deste último ano letivo, considerando os estágios parcelares integrados no EP do 6º ano do MIM. Para finalizar é feita uma análise crítica sobre o trabalho desenvolvido e a repercussão do mesmo na minha formação académica e pessoal, terminando com a apresentação dos anexos, onde figuram as atividades extra-curriculares realizadas no decorrer deste ano.

Tratando-se do último ano de formação pré-graduada, foram propostos como objetivos gerais: (1) o desenvolvimento de autonomia na prática clínica, o que implica a (2) aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação, assim como o (3) desenvolvimento de capacidades de comunicação com os doentes, familiares e também com a equipa médica e outros profissionais envolvidos. Além disso, é imprescindível a aquisição de ferramentas essenciais ao exercício da atividade profissional, tanto (4) o conhecimento científico e aptidões práticas implicados na construção do raciocínio clínico, marcha diagnóstica e estabelecimento do plano terapêutico, assim como (5) competências de ordem ética e humanista, fundamentais na abordagem dos doentes e estabelecimento da relação médico-doente. Por fim, (6) a avaliação dos doentes sob o ponto de vista bio-psico-social, considerando-os em todos os seus domínios, não só físico, como também psicológico, sócio-cultural e familiar.

(4)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 3

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades integradas no EP tiveram início a 11 de Setembro de 2017 e término a 18 de Maio de 2018. Seguidamente, é apresentada uma breve descrição dos estágios parcelares realizados no contexto do EP, respeitando a sua ordem cronológica.

2.1. SAÚDE MENTAL

O estágio de Saúde Mental decorreu no Serviço de Reabilitação e Residentes do Hospital Júlio de Matos (HJM), durante o período compreendido entre 11 de Setembro e 6 de Outubro de 2017, sob a tutela da Dr.ª Safira Hanemann. Os objetivos assentaram na aquisição de conhecimentos e capacidades para identificar e abordar as principais patologias psiquiátricas. Tendo em conta este serviço, contactei com doentes com patologia crónica, onde observei os diversos atos clínicos implicados nos cuidados de reabilitação, resposta aos diversos graus de dependência e comorbilidades. Semanalmente realizavam-se diversas reuniões multidisciplinares, onde se transmitiam as intercorrências e se discutia o plano terapêutico, o desempenho na terapia ocupacional, programação de altas e possibilidade de transferência para outras unidades ou lares. Também tive a oportunidade de participar no Serviço de Urgência e na Consulta Externa, onde foi possível observar doentes com diversas patologias em fase aguda ou compensada, respetivamente. Pude ainda acompanhar um grupo de doentes, juntamente com a restante equipa, numa atividade recreativa no Badoca Safari Park, Alentejo.

2.2. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Este estágio decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) de São João do Estoril, sob a orientação da Dr.ª Sandrine Fázio, de 9 de Outubro a 3 de Novembro de 2017. Com este estágio procurei aperfeiçoar a gestão dos problemas de saúde mais comuns, consoante cada utente e aplicando uma abordagem holística, desenvolver capacidades de comunicação interpessoal e construção de uma relação médico-doente benéfica, e compreender o papel ação preventiva nos cuidados de saúde primários. A atividade realizada ao longo deste período consistiu essencialmente na participação nos vários tipos de consulta, nomeadamente, consulta de Saúde

(5)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 4

do Adulto, Saúde Materna, Saúde Infantil, Planeamento Familiar e Consulta de Intersubstituição (Agudos), onde pude contactar com um diversificado leque de patologias em todas as faixas etárias, e também acompanhar a monitorização da saúde dos utentes, principalmente no contexto da Saúde Infantil, Materna e Planeamento Familiar. Além disso, pude acompanhar a equipa de enfermagem na sala de tratamentos, observando o tratamento feridas crónicas e agudas, administração de terapêutica injetável e vacinação. Complementarmente, apresentei um artigo de revisão sobre Artrite Psoriática (Ritchlin C, Colbert R, Gladman D, Psoriatic Arthritis, Review Article, the New England Journal of Medicine, 2017), destacando a importância do reconhecimento precoce e encaminhamento para consulta especializada. Além disso, participei na I Jornadas de Medicina Geral e Familiar que permitiu uma contextualização em relação aos desafios e temáticas debatidas no âmbito da MGF.

2.3. PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatra decorreu no período compreendido entre 6 de Novembro e 1 de Dezembro de 2017, na Unidade de Reumatologia Pediátrica do Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a orientação da Dr.ª Cristina Henriques. Durante este período defini como principais objetivos a aquisição de capacidades para abordar as patologias pediátricas mais comuns, incluindo situações de urgência, assim como comunicar adequadamente com a criança ou adolescente e seus familiares. O estágio baseou-se sobretudo nas atividades efetuadas na consulta externa de Reumatologia Pediátrica, onde assisti à abordagem das patologias neste contexto. Também foi uma oportunidade para praticar as minhas capacidades de interação com as crianças e adolescentes e expandir os meus conhecimentos nesta área. Além disso, foi permitido participar na dinâmica do Serviço de Urgência, assistir à Consulta de Imunoalergologia e visitar a Unidade de Hematologia e a Unidade de Adolescentes, o que permitiu alargar o leque de patologias observadas e suas abordagens. Além disso, o estágio foi enriquecido através da participação nas reuniões de pediatria diárias e sessões clínicas semanais, da aula teórico-prática de Imunoalergologia lecionada pela Dr.ª Ana Margarida Romeira, sobre o tema “Anafilaxia na Criança” e pela realização do

(6)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 5

trabalho de grupo intitulado “Corticoterapia Prologada”, apresentado no Seminário de Pediatria do 6º ano, na última semana de estágio.

2.4. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Este estágio parcelar decorreu no Hospital Lusíadas Lisboa, onde fiquei sob a tutela da Dr.ª Fátima Faustino, de 4 de Dezembro de 2017 a 12 de Janeiro de 2018. Durante este período pretendi adquirir competências de intervenção clínica na área da saúde da mulher, não só através do contacto com as patologias mais frequentes neste grupo, como também através do acompanhamento da gravidez normal e da saúde reprodutiva/ sexualidade da mulher. Também foi uma oportunidade para consolidar conhecimentos e técnicas específicas desta área, nomeadamente na colheita da história clínica e exame objetivo. Foi possibilitado o contacto com as diferentes valências desta área, tais como a Consulta (ginecologia e obstetrícia, endometriose, patologia do colo), Ecografias Obstétricas (diagnóstico pré-natal), Histeroscopias, Procriação Medicamente Assistida, Bloco Operatório, Serviço de Urgência e Bloco de Partos. Na consulta de ginecologia pude realizar o exame ginecológico com espéculo, colheita de amostras para citologia, palpação do bimanual e palpação mamária. Na consulta de obstetrícia aprendi os pontos essenciais da história clínica a realizar nas várias fases da gravidez, interpretação de cardiotocografia (CTG) e elaboração do plano de seguimento da grávida. Na ultima semana de estágio decorreram as apresentações dos Seminários preparados pelos alunos do 6º ano, tendo apresentado uma revisão bibliográfica acerca da “Infertilidade associada a Endometriose”.

2.5. CIRURGIA GERAL

O estágio de cirurgia decorreu entre o dia 22 de Janeiro e o dia 16 de Março de 2018 no Hospital CUF Descobertas, onde fui orientada pelo Professor Dr. Mendes de Almeida. Os objetivos estabelecidos consistiram na identificação das principais síndromes cirúrgicas, destrinçando situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente, a abordagem das patologias cirúrgicas mais frequentes tanto na consulta como no Serviço de Urgência e, finalmente, a aquisição de conhecimentos e técnicas de pequena cirurgia, anestesia e assepsia. Durante a primeira semana

(7)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 6

foram lecionadas sessões teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e o curso TEAM -

Trauma Evaluation and Management. Ao longo deste período destaco a atividade no bloco

operatório, que constituiu uma das principais componentes deste estágio, onde tive a oportunidade de participar nos procedimentos cirúrgicos e observar os cuidados prestados no pré e pós-operatório imediato, e ainda, treinar técnicas de desinfeção e preparação individual. Na consulta externa foi possível observar um vasto espectro de patologias, onde pude observar a abordagem do doente cirúrgico. Pude ainda acompanhar a equipa de enfermagem na sala de tratamentos (realização de pensos e remoção de suturas). No último dia realizou-se o “Mini-Congresso de Cirurgia Geral”, onde o meu grupo de trabalho apresentou um caso intitulado: “Desafio Diagnóstico:

O Papel da Cirurgia”. Adicionalmente, participei na reunião sobre “Hérnias da Parede Abdominal -

UpDate”, onde foram debatidos alguns temas neste âmbito.

2.6. MEDICINA INTERNA

O estágio decorreu no Serviço de Medicina Interna 2.3 do Hospital Santo António dos Capuchos (HSAC), tendo sido acompanhada pelo Dr. Augusto Ribeirinho, de 19 de Março a 18 de Maio de 2018. Durante estes dois meses, pretendi sobretudo adquirir uma maior autonomia na avaliação e acompanhamento dos doentes internados, aplicando conhecimentos adquiridos e aprimorando a minha capacidade de recolha de anamnese, exame objetivo, pedido de exames complementares de diagnóstico, proposta terapêutica adequada e identificação da necessidade de referenciação ou solicitação de apoio de áreas mais específicas. Além disso, também foi uma oportunidade para desenvolver capacidades de comunicação e trabalho de equipa. O internamento foi a principal valência deste estágio, onde foram trabalhados os objetivos propostos, e incluía outras atividades como as visitas médicas, reuniões e sessões clínicas. Além disso, também foi concedida a oportunidade de participar na no serviço de urgência, tanto no Balcão de Medicina como no Serviço de Observação. Além da formação prática em ambiente hospitalar, o estágio também integrou uma componente de formação teórica que decorreu ao longo deste período na FCM. Ao longo do estágio foram apresentadas pelos os alunos do 6º ano sessões teóricas, onde expus um trabalho sobre “Anticoagulação Oral”.

(8)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 7

3. OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Também considero importante mencionar outras atividades que, apesar de não fazerem parte do EP, também contribuíram para a minha formação académica, nomeadamente:

• Estágio Opcional de Imuno-hemoterapia, no Hospital Curry Cabral e Hospital de São José, onde pude aprofundar conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da especialidade, tendo em conta o contacto limitado com a mesma ao longo do curso.

• Ser membro da Tuna Médica de Lisboa (TML), que muito contribuiu para a minha formação pessoal e social, através do estabelecimento de relações interpessoais, trabalho de equipa, liderança, organização de eventos e gestão de tempo e stress.

• Entre outras atividades desenvolvidas este ano que apresento em anexo.

4. ANÁLISE CRÍTICA

Findo o Estágio Profissionalizante do 6º ano do MIM pretende-se que o estudante de medicina tenha adquirido um vasto leque de ferramentas, tanto conhecimentos teóricos como atitudes, valores e princípios éticos necessários à adequada promoção da saúde e bem-estar da sociedade que serve. Neste sentido, torna-se importante fazer um balanço final do trabalho desenvolvido, destacando os objetivos alcançados, assim como alguns aspetos com os quais me deparei ao longo deste último ano de formação pré-graduada. De facto, considero que os objetivos gerais, assim como os objetivos específicos, definidos para cada estágio parcelar foram globalmente trabalhados e atingidos. Retrospetivamente, os estágios realizados possibilitaram uma maior autonomia, aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências individuais e de trabalho de equipa. Salienta-se também a importância do rácio tutor: aluno de 1:1 na maioria dos estágios, contribuindo também para o cumprimento dos objetivos traçados.

Analisando cada estágio parcelar em particular, o estágio de Saúde Mental permitiu um contacto mais próximo com patologia do foro psiquiátrico, desenvolvendo capacidades de comunicação e intervenção clínica. Tendo em conta o serviço onde estagiei e o contacto sobretudo com doentes com patologia crónica e elevado grau de dependência, o cumprimento dos objetivos delineados representou inicialmente um desafio. Apesar de trabalhar com um grupo específico de doentes,

(9)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 8

também tive a possibilidade de participar no SU e consulta externa o que enriqueceu o meu estágio. Este período foi particularmente útil para quebrar alguns estigmas associados à doença mental, sendo uma mais valia para a minha formação académica.

Em relação ao estágio de Medicina Geral e Familiar foi possível compreender o papel privilegiado do médico de família na gestão das necessidades da população, prestação de cuidados centrados na pessoa, promoção da saúde e prevenção da doença. Neste contexto, o acompanhamento continuado dos utentes, dá lugar ao estabelecimento de uma relação médico-doente estruturada, que contribui para a satisfação de ambos os intervenientes, com repercussões positivas na adesão e prestação de cuidados. Durante este período, salienta-se a aquisição e aplicação de conceitos importantes no âmbito da MGF como o envolvimento do utente na tomada de decisão, desenvolvimento de aptidões específicas de resolução de problemas e adoção da abordagem holística. Ao realizar consultas com autonomia parcial foi possível praticar a colheita da história clínica e exame objetivo, assim como no disgnóstico diferencial e abordagem terapêutica. O estágio parcelar de Pediatria revelou-se bastante proveitoso, possibilitando a aquisição de competências nesta área. De facto, ao longo do estágio mantive maioritariamente contacto com um grupo restrito de patologia, designadamente do foro reumatológico e sistémico, o que permitiu expandir conhecimentos nesta valência específica. Além disso, permitiu compreender o impacto destas patologias nas atividades de vida diárias destas crianças/ adolescentes e familiares e o papel do pediatra na gestão destas limitações, com vista a proporcionar o bem-estar biopsicossocial destas crianças. Tendo em conta o carácter crónico das patologias observadas, a transição para a medicina do adulto revela-se um aspeto importante e complexo a ter em conta. Apesar de não ter tido contacto diário com as patologias mais comuns nestas idades, saliento a participação no SU que contribuiu para uma visão mais abrangente da pediatria, através da abordagem dos quadros clínicos típicos neste contexto.

Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia foi possível desenvolver conhecimentos e capacidades de diagnóstico e intervenção na área da saúde da mulher, através da participação nas Consultas, Bloco Operatório, Serviço de Urgência e PMA. A distribuição pelas várias valências

(10)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 9

da especialidade constituiu uma mais valia, contribuindo para um conhecimento mais abrangente e uma maior diversidade de patologias e procedimentos observados e realizados.

No que respeita ao estágio de Cirurgia Geral, os objetivos foram alcançados através da intervenção ativa num vasto leque de atividades. Saliento a participação ativa no Bloco Operatório, onde foi possível observar e aprender procedimentos cirúrgicos, anestésicos e de assepsia. Além disso, a Consulta Externa e no Internamento foram ocasiões para consolidar conceitos práticos relativamente à abordagem dos doentes no pré e pós-operatório. A componente formativa revelou-se um complemento importante, principalmente o curso TEAM que possibilitou o treino em modelos de procedimentos práticos a adotar em contexto de trauma e no Bloco Operatório.

Por fim, o EP terminou com o estágio de Medicina Interna. Este foi de extrema importância para a minha formação, tendo adquirido maior confiança e autonomia no acompanhando dos doentes ao longo deste período. Destaco o bom ambiente e trabalho de equipa, fundamental para o bom funcionamento do serviço, onde tive a possibilidade de participar ativamente, tendo sido diariamente responsável pelo cuidado de doentes, gerindo a suas patologias até à sua estabilização clínica e alta hospitalar. Ao longo deste período tive contacto com a problemática dos casos socais observados no internamento, constatando que a resolução sob este ponto de vista nem sempre é possível ou eficaz, devendo ser alvo de reflexão e aperfeiçoamento.

O 6º ano do MIM, sendo o último ano de formação pré-graduada, representa um importante ponto de viragem para os estudantes de medicina. A realização do EP, assim como de outras atividades curriculares e extra-curriculares, permitiu a aquisição de ferramentas essenciais, não só para a atividade clínica futura, como também para o meu crescimento pessoal. Considero que adquiri uma maior autonomia e confiança para dar início à atividade profissional, consciente, porém, das minhas limitações e dos campos que ainda requerem trabalho e aprimoramento. Para terminar, gostaria de agradecer a todos os tutores e pessoas que me acompanharam e que contribuíram de alguma forma para a minha formação académica.

(11)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 10

5. ANEXOS

(12)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 11

(13)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 12

(14)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 13

(15)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO | MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA 14

Referências

Documentos relacionados

Para Arroio e Giordan (2006), a experimentação na química também pode ocorrer por simulação com vídeo, especialmente em situações em que a atividade no

junto dela; estes devem ser encorajados a ficar junto do seu filho e devem ser informados sobre as regras e rotinas próprias do serviço para que participem

The second cognitivist proposal to deal with the problem of in- continence I will examine is Alfred Mele’s (Mele 1987). He tries to account for the possibility of incontinent

A Trigonometria Esférica é uma importante disciplina para a Geomática, pois dela advém diversos conceitos para a resolução dos problemas direto e indireto da Geodésia

Percebe-se que um estudo dos custos que mais sobrecarregam o passivo das empresas, referente à comparação do processo de produção no Brasil em relação ao Paraguai,

In this work we have presented numerical comparisons between three harvesting policies: the optimal policy with variable effort (using stochastic control theory), the sub-optimal

Tendo em consideração os padrões que as anomalias gravimétricas (ver Figura 20.) sugerem para a região VIT, e as interpretações estruturais, por outros autores, baseadas