• Nenhum resultado encontrado

março junho, 2001 Monitora de Redação (Língua Portuguesa) Ajudar os alunos a desenvolver capacidades de escrita; corrigir redações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "março junho, 2001 Monitora de Redação (Língua Portuguesa) Ajudar os alunos a desenvolver capacidades de escrita; corrigir redações"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Informação pessoal

Apelido(s) / Nome(s) próprio(s)

Soutelo, Luciana de Castro

Morada(s) Rua da Graciosa, 95, 4º andar, 4050-292, Porto, Portugal

Telefone(s) 224033788 Telemóvel: 934274531

Correio(s) electrónico(s) lusoutelo@gmail.com Nacionalidade Portuguesa / Brasileira

Data e Local de nascimento 30 de dezembro de 1982 – Rio de Janeiro, Brasil Sexo feminino

Experiência profissional

Datas Função ou cargo ocupado

Datas

2009 –

Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea

Grupo de Investigação “História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória” Linha de Investigação “História e Memória: Memórias Coletivas, História do Presente e História Oral” novembro, 2004 – dezembro, 2005

Função ou cargo ocupado Bolseira de Iniciação Científica no projeto de investigação “Memórias da Luta Armada”, sob orientação da Profª Draª Denise Rollemberg (Universidade Federal Fluminense) – bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa)

Principais actividades e responsabilidades Tipo de empresa ou sector

Proceder às atividades de investigação no âmbito do referido projeto Investigação

Datas junho, 2003 – agosto, 2004

Função ou cargo ocupado Estagiária da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Principais actividades e responsabilidades Trabalho de investigação nos seguintes projetos: “Alexandre Rodrigues Ferreira e a Viagem Filosófica”, sob orientação do Prof. Dr. Ronald Raminelli (Universidade Federal Fluminense), e “Monarquia, império e sociedade do Antigo Regime na coleção de Barbosa Machado”, sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Bentes (Universidade Federal Fluminense)

Tipo de empresa ou sector Datas

Função ou cargo ocupado

Principais actividades e responsabilidades Tipo de empresa ou sector

Educação e Formação

Investigação março – junho, 2001

Monitora de Redação (Língua Portuguesa)

Ajudar os alunos a desenvolver capacidades de escrita; corrigir redações Colégio pH, localizado no Rio de Janeiro, Brasil

Datas Designação da qualificação atribuída Nome e tipo da organização de ensino ou formação Datas

setembro – outubro, 2011

Bolseira de investigação de curta-duração Casa de Velázquez

(2)

Designação da qualificação atribuída Doutoramento em História (bolseira FCT) Nome e tipo da organização de ensino ou

formação Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Datas abril, 2009

Designação da qualificação atribuída Pré-seleção para o programa de doutoramento do Instituto Universitário Europeu (entrevista) Datas

Designação da qualificação atribuída

setembro, 2006 – setembro, 2009

(3)

Nome e tipo da organização de ensino ou formação

Publicações

Coordenação/organização de

publicações

Participação em projetos de

investigação

Participação na organização de

Congressos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

«Usos del pasado en las sociedades ibéricas: presentismo y memoria-prótesis» in Jensen, Silvina;

Águila, Gabriela (coord.) Clepsidra. Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria. Vol. 4, nº 7,

2017. Pp. 84-101.

«Dictatorship and Revolution: Disputes over Collective Memory in Post-Authoritarian Portugal» (em coautoria com Manuel Loff)) in GARCÍA; YUSTA; TABET; CLÍMACO (Ed.) Rethinking Antifascism.Histoy, Memory and Politics, 1922 to the Present. Oxford, Berghahn, 2016.

Resenha: «Antonio Míguez Macho. La genealogía genocida del franquismo. Violencia, memoria e impunidad» in Mélanges de la Casa de Velázquez [documento eletrónico: 15 de abril de 2016]. URL: http://mcv.revues.org/6862

«Entre memórias dominantes e memórias subterrâneas: os movimentos sociais do período revolucionário através da imprensa» in PAÇO, António Simões do; TEIXEIRA, Cátia; GODINHO, Paula; VARELA, Raquel; PEREIRA, Virgílio Borges (coord.) Atas do I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, 13-15 de março de 2013, FCSH-UNL, Vol. II, 2016. «O revisionismo histórico em Portugal: origens e efeitos na memória da Revolução e do Estado Novo»

in GODINHO, Paula; FONSECA, Inês; BAÍA, João. Resitência e/y Memoria – Perspectivas Ibero-Americanas [Documento eletrónico], Lisboa, IHC-FCSH/UNL, 2015.

«O modelo português de democracia: dupla legitimidade e uso político da história» (em coautoria com Manuel Loff) in Le monde diplomatique – edição portuguesa, dezembro de 2015.

«O revisionismo histórico em perspetiva comparada: os casos de Portugal e Espanha» in LOFF; PIEDADE; SOUTELO (coord.) Ditaduras e Revolução. Democracia e políticas de memória. Coimbra, Almedina, 2014. Pp. 263-287.

«A memória pública sobre a Revolução e a ditadura em Portugal: da valorização do antifascismo ao desenvolvimento do revisionismo histórico» in SOUTELO; LUÍS; SILVA (orgs.) A revolução de 1974-75:

repercussão na imprensa internacional e memória(s) [documento eletrónico], 2014. Pp. 114-127.

«As memórias do salazarismo e do franquismo no espaço público» in História & Luta de Classes, 15 – Março de 2013, Pp. 23-28.

«O desenvolvimento do revisionismo histórico em Portugal e a memória do Estado Novo» in PIMENTEL; REZOLA (coord.) Democracia, Ditadura. Memória e Justiça Política. Lisboa, Tinta da China, 2013. Pp. 385-395.

«Visões da Revolução dos Cravos: combates pela memória através da imprensa (1985-1995)» in VARELA, Raquel (coord.) Revolução ou Transição? História e Memória da Revolução dos Cravos. Lisboa, Bertrand, 2012. Pp. 229-249.

SOUTELO, Luciana; LUÍS, Rita; SILVA, Carla Luciana (orgs.) A revolução de 1974-75: repercussão na

imprensa internacional e memória(s) [documento eletrónico], 2014.

LOFF, Manuel; PIEDADE, Filipe; SOUTELO, Luciana (coord.) Ditaduras e Revolução. Democracia e

políticas de memória. Coimbra, Almedina, 2014.

LOFF, Manuel; PIEDADE, Filipe; SOUTELO, Luciana (orgs.) Da(s) ditadura(s) à(s) democracia(s): 40

anos de mudanças. História. Revista da FLUP. Volume 4, IV Série, 2014.

2012-2014: «Estado e memória: políticas públicas da memória da ditadura portuguesa (1974-2009)». Investigador responsável: Manuel Loff

Congresso Internacional «Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares». 11-13 de novembro de 2015. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Congresso «Portugal 40 anos de democracia». 27-29 de março de 2014. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

(4)

Participação em encontros

científicos

«De memórias fracas a memórias fortes. Os combates pela memória nos espaços públicos democráticos dos anos 1990: a rebelião da memória em Portugal e o movimento memorial pelo reconhecimento dos vencidos da guerra civil e do antifranquismo em Espanha». VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. 2-4 de junho de 2016. Universidade de Coimbra.

«Memorias de la Revolución Portuguesa y de la Transición Española a través de la prensa: un estudio comparado (1986-1994/96)». Seminario permanente del Grupo de Investigación sobre la Época Franquista (GREF-CEFID). 25 de março de 2015. Universidad Autónoma de Barcelona.

«O revisionismo histórico em perspetiva comparada: os casos de Portugal e Espanha». Congresso Portugal 40 anos de democracia. 27-29 de março de 2014. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

«O revisionismo histórico em Portugal: origens e efeitos na memória da Revolução e do Estado Novo». I Encontro da Red(e) Ibero-americana Resistência e (y) Memória. 28 e 29 de junho de 2013.

Universidade Nova de Lisboa.

«Entre memórias dominantes e memórias subterrâneas: os movimentos sociais do período revolucionário através da imprensa». I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal. 13-15 de março de 2013. Universidade Nova de Lisboa.

«Memória pública sobre a ditadura portuguesa desde o 25 de Abril». Workshop História e memória da ditadura: o caso português (realizado no âmbito do Curso de Doutoramento em História da FLUP e do projeto de investigação «Estado e memória: políticas públicas da memória da ditadura portuguesa (1974-2009)»). 8-9 de fevereiro de 2013. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

«A memória pública das ditaduras em perspetiva comparada: Portugal e Espanha». Seminário Internacional Memória(s) e Ditadura(s). Portugal, Espanha, Brasil. 8 e 9 de junho de 2012. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

«O desenvolvimento do revisionismo histórico em Portugal e a memória do Estado Novo: combates pela memória através da imprensa». Colóquio Internacional Legados do Autoritarismo em Portugal em perspectiva comparada. 23 e 24 de abril de 2012. Universidade Nova de Lisboa.

«Visões da Revolução: disputas pela memória através da imprensa (1985-1995)». Workshop Visões da Revolução: a imprensa em Portugal, Espanha e Brasil» (realizado no âmbito do grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea). 16 de abril de 2012. Universidade Nova de Lisboa.

«A memória da guerra e da descolonização nos 15º e 20º aniversários do 25 de Abril». Seminário Internacional Sistemas coloniais e descolonizações – transições e guerras coloniais (1900-1974). 27-28 de maio de 2011. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Prémios ou distinções

Aptidões e competências

pessoais

Menção Honrosa no Prémio Fundação Mário Soares 2016 pela tese de doutoramento intitulada «A memória pública do passado recente nas sociedades ibéricas. Revisionismo histórico e combates pela memória em finais do século XX.»

Língua(s) materna(s)

Português

Outra(s) língua(s)

Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Alemão

Auto-avaliação

Compreensão

Conversação

Escrita

Nível europeu (*) Compreensão oral Leitura Interacção oral Produção oral Produção escrita

Inglês

C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado

Francês

C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado

Espanhol

C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado C1 Avançado

(5)

Referências

Documentos relacionados

1.000 MW (mil megawatts) no ano de 2029, para Estados que possuam ponto de suprimento de gás natural na data de publicação desta Lei, e de 1.000 MW (mil megawatts)

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

O sistema gerencia os dispositivos (pneumáticos, eletrônico-digitais e atuadores de força e posição) incorporados ao equipamento, permitindo ao usuário o acompanhamento, em tempo

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

A crescente preocupação com taxas elevadas de insucesso escolar, fez incidir as atenções dos responsáveis políticos sobre a função dos serviços de apoio à infância como meio

repartição mais alargada dos rendimentos, através de outros meios de transferência que não a segurança social, e onde cada um saiba que pode contribuir não apenas para a produção