• Nenhum resultado encontrado

O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇAO DA PERSONALIDADE JURIDICA ALUZIDA PELO NOVO CPC APLICADO AO DIREITO DO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇAO DA PERSONALIDADE JURIDICA ALUZIDA PELO NOVO CPC APLICADO AO DIREITO DO TRABALHO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇAO DA PERSONALIDADE JURIDICA ALUZIDA PELO NOVO CPC APLICADO AO DIREITO DO

TRABALHO

SILVA, Carlos Vinícius Fonseca1 SILVA, Tatiana Mareto2 SILVA, Cássia Bertassone da3

INTRODUÇÃO

Segundo GONÇALVES (2001), o Direito do Trabalho é especial, e exigiu, dessa forma, uma jurisdição especial. Percebemos que, apesar disso, o Direito Processual do Trabalho se mantém conexo ao Direito Processual Civil, uma vez que há normas que estão contidas no ordenamento processual cível e são aplicadas ao Processo do Trabalho por força do artigo 8ª Parágrafo único da CLT, ou por força de uma Instrução Normativa do TST, por exemplo.

A redação do Novo Código de Processo Civil trouxe algumas modificações nos procedimentos, como o processo de execução. Aborda, entre outros temas, sobre o Incidente da Desconsideração da Personalidade Jurídica que o professor Renato Saraiva assim define:

A Teoria da desconsideração da Personalidade Jurídica do executado permite que os atos executórios alcancem os bens particulares dos sócios, quando se verifica a insuficiência do patrimônio societário e, concomitantemente, restar comprovada a violação à lei, fraude, falência ou estado de insolvência(...).

Com base nisso, a presente pesquisa analisa o incidente da desconsideração da personalidade jurídica, previsto nos artigos 133 a 137 do Novo Código de Processo Civil, uma vez que a Instrução Normativa 39/2016 do Tribunal Superior do

1 Graduando do curso de Direito do Centro Universitário são Camilo-ES, e-mail;

2 Professora do curso de Direito do Centro Universitário São Camilo-ES, Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV-ES. E-mail tatianamareto@saocamilo-es.br

3 Professora orientadora; Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Pós Graduada em Direito Previdenciário, ambas pela Universidade Anhanguera SP - Centro Universtário São Camilo-ES - Curso de Graduação em Direito - cassiabertassone@gmail.com;

Cachoeiro de Itapemirim-ES - 2016

(2)

Trabalho, em seu artigo 6º resolve aplicar ao Processo do Trabalho o Incidente da Desconsideração da Personalidade Jurídica regulamentado no Novo CPC.

Aborda, também, o procedimento utilizado no Processo do Trabalho antes da instrução normativa 39/2016 do TST, bem como sua fundamentação pautada em artigos de outros códigos, como, por exemplo, o art. 28 do CDC, fazendo assim um comparativo da aplicação da desconsideração no processo civil e processo trabalhista antes e após a vigência do novo CPC, bem como suas fundamentações.

A pesquisa, então, toma como base de comparação os julgados do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Espirito Santo) e da Justiça Estadual do estado do Espirito Santo, nos períodos de 2014 a 2016.

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa visa abordar a melhor aplicação do incidente da Desconsideração da Personalidade Jurídica, trazida pelo Novo Código de Processo Civil, no processo do trabalho utilizando doutrina de Direito Processual Civil e Direito Processual Trabalhista, além de artigos científicos de acervo online e livros de Historia do Direito.

Trará, de forma didática, o comparativo da desconsideração no processo civil e trabalhista, utilizando para isso o método comparativo que, segundo Fachin, consiste em investigar coisas ou fatos e explica-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Abordaremos, então, dois fatos análogos para se detectar o que é comum e o que é atípico entre eles.

DESENVOLVIMENTO

Quando se fala em pessoa jurídica é fácil imaginar uma empresa física

atuante de atividades negociais, sendo de sua natureza a existência de riscos que

podem comprometer o seu próprio patrimônio e até mesmo a de seus sócios. No

entanto, sabemos que o nosso ordenamento dispõe de mecanismos que limitam a

responsabilidade dos sócios frente a atividade que venha a explorar.

(3)

A pessoa jurídica e a pessoa física são coexistentes e consubstanciais, sendo o objetivo distinguir a figura da pessoa jurídica dos membros que a compõem, gerando vínculos jurídicos próprios, de forma que os bens da pessoa jurídica não se confundam com os bens de seus membros.

Sem aprofundar na seara histórica, a desconsideração da personalidade juridica foi pensada e elaborada quando foi verificado que os membros administradores destas pessoas jurídicas faziam práticas de ato ilícito, abuso de poder, violação de normas estatutárias, entre outros.

Uma vez observados estes abusos, a desconsideração foi positivada, inicialmente, em nosso ordenamento, no Código de Defesa do Consumidor no artigo 28 da lei 8078/90; após isso novas hipóteses de desconsideração surgiram na lei ambiental 9605/98, em seguida, inserido no artigo 50 do Código Civil de 2002.

A dificuldade quanto à aplicabilidade da teoria da Desconsideração da Personalidade jurídica está muito além da falta do amparo legal ou rito que irá seguir, os questionamentos sobre o instituto iniciam-se com a legitimidade para requerer a desconsideração, cabimento do requerimento, entre outros.

Alguns doutrinadores divergem de entendimento quanto ao polo passivo, dizendo que, ao ser solicitada a desconsideração da personalidade jurídica, os sócios passam a ingressar no polo passivo da ação, haja vista que seu patrimônio será alcançado para quitar dívida trabalhista, devendo este ser citado, e oferecer defesa em tempo hábil.

Outros entendem que não, os sócios não figuram no polo passivo, uma vez que em fase de execução, os sócios deverão interpor Embargos de Terceiros. Para estes pensadores não há afronta aos princípios do Contraditório e Ampla Defesa, mas sim, uma maior atenção ao devido processo legal, alcançando ao fim do processo de execução a satisfação do crédito pretendido.

Então, finalmente, temos em nosso novo Código de Processo Civil um capitulo para disciplinar a aplicação do instituto, que traz regras para o Incidente da Desconsideração da Personalidade Jurídica, da seguinte forma:

1. O Pedido que deverá ser feito pela parte autora na Petição Inicial, ou pelo Ministério Publico, quando lhe couber;

2. Cabível em todas as fases do processo de Conhecimento, no Cumprimento de Sentença e na Execução fundada em título executivo extrajudicial;

3. Instaurado sem o requerimento na inicial, suspenderá o processo;

(4)

4. Demonstrar o preenchimento dos pressupostos legais e específicos para o pedido;

5. Instaurado o incidente, será citado o sócio ou pessoa jurídica para manifestar- se em 15 dias;

6. O incidente será julgado por decisão interlocutória.

Como a Consolidação das Leis Trabalhistas ainda não traz em seu corpo norma processual que acondicione ou autorize a aplicação deste instituto, tal pesquisa busca estudar a aplicação do instituto da desconsideração no processo do trabalho observando o disposto no art. 6ª da Instrução Normativa 39/2016 que aplica ao processo do trabalho o incidente da desconsideração trazido no Novo CPC, visando sempre o Devido Processo legal, a celeridade nos ritos do processo do trabalho e a hipossuficiência do empregado frente ao empregador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para fugir da execução os sócios e administradores, agindo de má-fé, moviam a propriedade de seus bens para si mesmos ou terceiros causando uma “crise do processo de execução”, assim denominada por SARAIVA (2011). Por mais que a teoria da desconsideração da personalidade jurídica tenha sido recentemente incluída no CPC, esta já vinha sendo utilizada na justiça do trabalho para satisfazer o debito trabalhista quando fosse comprovada a violação à lei, fraude, falência, estado de insolvência, etc.

Dessa forma, é preciso adaptar, se necessário, etapas, admissão ou aplicação do procedimento da Desconsideração da personalidade jurídica trazido pelo Novo CPC, visando a Hipossuficiência do empregado, a Celeridade Processual e a Natureza Alimentar do crédito trabalhista.

REFERÊNCIAS

BALDANÇA, Gabriela. A desconsideração da personalidade jurídica na justiça do trabalho com o advento do novo CPC. Disponível em:

<http://gabrielapeliciolibaldanca.jusbrasil.com.br/artigos/176023776/a-

(5)

desconsideracao-da-personalidade-juridica-na-justica-do-trabalho-com-o-advento- do-novo-cpc>

BICALHO, Carina. APLICAÇÃO SUI GENERIS DA TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DAPERSONALIDADE JURÍDICA NO PROCESSO DO TRABALHO: ASPECTOSMATERIAIS E PROCESSUAIS. Disponível em :<http://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_69/Carina_Bicalho.pdf>

CLAUS, Bem-Hur Silveira. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica previsto no CPC2015 e o Direito Processual do Trabalho. Disponível em :<http://www.enamat.gov.br/wpcontent/uploads/2015/11/TD14_Ben_Hur_Silveira_Cl aus_4_O-incidente-de-desconsidera%C3%A7%C3%A3o-da-

personalidadejur%C3%ADdica-previsto-no-novo-CPC.pdf>

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª Ed. São Paulo, Saraiva, 2006.

FARACO, Marcela. A Desconsideração da Personalidade Jurídica no Direito do Trabalho e sua fundamentação. Disponível em:

<http://marcelafaraco.jusbrasil.com.br/publicacoes>. Acesso em 09 ago 2016.

GARCIA, Gustavo Felipe Barbosa. Novo CPC e o Processo do Trabalho. 1ª Ed.

Salvador: JusPODIVIM, 2016.

GHEDIN, Evandro, FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2ª Ed, São Paulo: Cortez, 2011.

GONÇALVES, Emílio. Manual de Pratica Processual Trabalhista. 6 ed. São Paulo:

LTr, 2001.

NACIMENTO, Amauri Mascaro, NASCIMENTO, Sonia Mascaro. Curso de Direito Processual do Trabalho. 29ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SARAIVA, Renato. Curso de Direito Processual do Trabalho. 8ª Ed, São Paulo:

Método, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Superadas essas questões iniciais, o estudo se volta ao procedimento para que seja requerida a desconsideração da personalidade jurídica previsto no Novo Código de

O atentado, que custou a vida de oito importantes membros do jornal, assustou todo um país e mobilizou pessoas pelo mundo, teve motivações religiosas. Extremistas islâmicos

equipe passou a se reunir virtualmente por meio de ferramentas disponíveis na internet, que poderiam ser usadas nos computadores, tablets e celulares pessoais de cada membro

• Canadá: Intervenção do farmacêutico comunitário na orientação à utilização de medicamentos avaliaram em Can.$268,2 a Can.$388,5 milhões as economias em custos diretos para

O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público para conhecimento dos interessados que realizará CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE Pessoas Físicas ou Jurídicas (empresas

É, por demais significativo, que o mito de fundação da alva nação umbandista, tenha a mesma data. Isso coloca a fundação da Umbanda associada ao nascimento da república. Essa

Figura 6.15: A imagem superior aponta as regiões identificadas com um círculo preto como aquelas com as quais imaginava-se que o usuário interagiria para executar a sétima tarefa:

Pedagogia que faça da opressão e de suas causas, objeto da reflexão, de que resulta no seu engajamento necessário na luta por sua libertação (vocação histórica do “ser