• Nenhum resultado encontrado

Edição 39 Ano IV 10 de junho de Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA LEIA NESTA EDIÇÃO 02 ENTREVISTA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição 39 Ano IV 10 de junho de Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA LEIA NESTA EDIÇÃO 02 ENTREVISTA."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWS

Edição 39 Ano IV 10 de junho de 2014

Informativo de Dança exclusivo do do IBT e Espaço VIRALAPA

Márcia Figueiredo

Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna.

Pós-graduação em História da Arte e Estudos Culturais pela Faculdad Latino-americana de Ciencias Sociales.

Curso Técnico em Dança Contemporânea e Expressão Corporal - Escola Angel Vianna.

Tem em sua formação diversas modalidades de dança e técnicas corporais.

Como professora de Tango no Rio de Janeiro, formou-se com alguns dos melhores professores argentinos .

Além de aulas regulares oferece diversas oficinas sobre diferentes temas dentro do tango.

Organizadora de milongas e musicalizadora de tango.

M e n s a g e m d o E d i t o r

PERCY RODRIGUES

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br e www.viralapa.com . br

LEIA NESTA EDIÇÃO

02 ENTREVISTA

E leia mais 04 CANELA PRETA

O novo point dos tangueros

06 SEGUNDALTERNATIVA

O retorno de Sandra Santos

C om muita s at i s fa - ção, di- vulgamos a 39°

edição do VIRALAPA News, mantendo a impecável regu- laridade do Informativo, para leitura dos alunos, ex- alunos e amigos do IBT.

Para esta edição, tivemos a feliz oportunidade de ent- revistar a tanguera Márcia Figueiredo, há décadas, uma autêntica guerreira atuando no movimento de tango no Rio de Janeiro.

Também, divulgamos o novo point dos tangueros, descre- vendo as belezas do sítio Canela Preta, localizado em Nova Mauá, e os planos de Paulo Araújo e Lúcio Mauro para tornar o bucólico local adequado para receber alu- nos e amigos, para curtição do tango associado às bele- zas naturais.

Com enorme alegria, regis- tramos o retorno de Sandra Santos às SegundAlternati- vas, colaborando com texto e fotos da última edição acon- tecida em 26 de maio último.

Desejamos boa leitura.

(2)

ENTREVISTA Márcia Figueiredo

M

árcia Figueiredo possui Li- cenciatura Plena em Dan- ça pela Faculdade Angel Vianna, pós-graduação em História da Arte e Estudos Culturais pela

tempo, passou a ser instrutora. Certa noite, conheceu Eric Muller e Jeusa Vasconcelos, que foram à escola de Carlinhos para administrar uma aula aberta de tango. Márcia apaixonou-se pelo ritmo portenho e, juntamente com outros dois casais, formou um pequeno grupo para ter aulas com o casal teuto- brasileiro. Iniciada no tango, ela fez parceria com Eric e Jeusa, no Espaço Gurilândia, dirigindo as classes de tango durante as viagens do casal à Eu- ropa, com a parceria de Plínio Flores.

Nas milongas, ela dividia responsabi- lidades com Sérgio Maciel e Maria Lu- iza Andrade.

MÁRCIA FIGUEIRE- DO, carioca do bairro de Botafogo, identi- ficada carinhosamente pelos mais íntimos por Marcinha, com corpin- ho de menina, é uma jo- vem veterana do tango no Rio de Janeiro, sendo uma importante protago- nista desde os primór- dios do atual movimento do ritmo portenho na ci- dade, iniciado no limiar da década de 90 por Eric Müller e Jeusa Vascon- celos, e continuado por Paulo Araújo e Ângela Cepeda.

De comportamento apa- rentemente tímido e in- trovertido, Márcia, entretanto, possui ex- traordinária bagagem no mundo da dança. Além de sua graduação e pós- graduação em arte e es- tudos culturais, destaca se como vitoriosa em- preendedora, estrutu- rando oficinas de tango e organizando milongas de grande aceitação pelos tangueros da cidade.

Faculdad Latino-americana de Cien- cias Sociales (FLACSO – Argentina).

Bailarina e professora formada pela Escola Angel Vianna - Curso Téc- nico em Dança Contemporânea e Expressão Corporal, tem em sua formação diversas modalidades de dança e técnicas corporais, tais como: dança contemporânea, bal- let clássico, contato improvisa- ção, pilates, mímica corporal, dinâmica muscular, danças popu- lares e danças de salão.

Márcia iniciou-se no mundo da dança de salão na Escola de Dança Carlinhos de Jesus, onde, em pouco

Discrição, Técnica e

Empreendendorismo

(3)

ENTREVISTA Márcia Figueiredo

Dirigiu o Studio Sala de Dança de 1992 a 2005, e, em 2001, criou a Milonga Los Mareados, também na Rua São Clemente, reunindo expressivo número de tangueros.

Lecionou em algumas das mais conhecidas academias de Dança do Rio de Janeiro.

Como professora de Tango no Rio de Janeiro formou-se com alguns dos melhores professores argentinos, tais como: Miguel Zotto, Roberto Herrera, Julio e Corina, Rodrigo e Agustina, Chicho Frumboli, Gus- tavo Naveira, Daniel e Alejandra, Alejandra Martiñian, Aurora Lu- biz, entre outros.

Além de aulas regulares, oferece di- versas oficinas sobre diferentes temas dentro do tango, a saber Oficinas de Tango para mulheres - técnicas de dança aplicadas ao tango; oficinas de tango no curso de Extensão da Faculdade de Teatro da UniRio.

Possui também Curso sobre as or- questras típicas do tango - história e evolução, junto ao professor Aveli- no Romero. Promoveu Oficina de Tango no SESI Amazonas, Manaus, dezembro de 2011.

Alcançou o terceiro lugar no Festival Porto Alegre em Dança, com coreo- grafia de tango. Realizou apresen- tações de tango no Conservatório

de Músi

ca,

Embratel, Pan- orama Piano Bar, Casarão Ameno Resedá, entre outros.

É musicaliza- dora de tango e organizadora de milongas no Rio de Janeiro desde 2001.

Atuou como Dj de tango da milonga no MAC, Niterói,

RJ, organizada por Selma Sena, e Dj de tango na Practica X, Buenos Aires, em novembro de 2010, Dj de tango do Congressos Internacio- nais de Florianópolis e São Paulo, em 2011 e 2013, Dj de Tango da Milonga de Abertura e da Milonga de Gala da Semana da Cultura Lati- na em São Paulo, SP, em novembro de 2013.

Márcia Figueiredo fala sobre o presente e futuro do tango

Questionada sobre o ambiente de tan- go no Rio de Janeiro, Márcia observa

qu

e este já passou por momentos mais efervescentes na cidade, onde havia um grande interesse e paixão pelo ritmo portenho , hoje com rela- tiva redução do número de frequen- tadores das aulas e das milongas. Al- guns fatores podem interferir, como a grande oferta de outros ritmos (como o samba, o zouk e o forró), eventuais períodos de insegurança inibindo as saídas noturnas, crises econômicas etc. A diminuição de novos pratican- tes, principalmente homens, também influi e sobretudo o pouco interesse demonstrado pelos mais jovens em geral, talvez pela variedade de rit- mos mencionada acima. Segundo alguns amigos que transitam muito por países da Europa, parece ser uma tendência mundial, a diminuição de jovens praticantes. Com respeito ao futuro do tango

na cidade

, Márcia mostra-se bastan

te reticente, pois “ a dança em si é um

a atividade su- jeita a ciclos e modismos e necessita constante renovação para manter-se viva. O próprio tango em sua história já passou por várias “mortes” e “re- nascimentos” e, a cada vez, voltou a ocupar seu espaço, renovado, como cultura dinâmica que é. Além disto, se houver por parte de to- dos mais espírito de coletividade e companheirismo, certamente, o meio do tango ganhará com isto”, conclui Márcia.

Contato Márcia Figueiredo tnaccar@yahoo.com.br

21-99452-5058

(4)

Canela Preta: novo point dos Tangueros

N

o último dia 18 de maio, Paulo Araújo e Lúcio Mau- ro realizaram o Segundo Encontro de Canela Preta, no lo- gradouro rural localizado no sub- distrito Nova Mauá pertencente ao munícipio de Magé. Curiosamente, o nome Canela Preta tem origens polêmicas: alguns afirmam que se deve à grande quantidade de árvores de canelas, de diversas tonalidades, incluindo a preta, que existiam no local, hoje, bastante escassa. Numa segunda versão, outros preferem justificar o nome atribuindo-o à escolha do local por criadores de cavalos “canela preta”, atual- mente, com pouquíssimos exem- plares na região. Ainda existe uma outra versão, esta mais provável, que o local teria sido uma grande fazenda de café.

O fato é que trata-se de uma belís- sima área de lazer, com cerca de 15000 metros quadrados , ou seja,

2/3 de um alqueire do norte, de rica flora,coberta de árvores, muitas frutíferas, e repleta de ervas medici-

(5)

EXPEDIENTE

INSTITUTO BRASILEIRO DO TANGO

Presidente: Paulo Araújo

ESPAÇO VIRALAPA

Diretor Geral: Paulo Araújo Séde Própria: Avenida GomesFreire, 663, sobreloja, Lapa, Rio de Janeiro CEP 20230-014 - Tel. 21-3970 2457

contato@viralapa.com.br

VIRALAPA NEWS Conselho Editorial

Fabien Cayet Paulo Araújo Percy Rodrigues

Sandra Santos

Editor Geral

Percy Rodrigues JP 31780 RJ

Tel 21-99634 9736

percyrodrigues@openlink.com.br nais, hidratadas por fontes naturais de água potável, incluindo um lago com variada quantidade de peixes.

Mas, cabe a pergunta que não se pode calar: por quê dois mestres do tan- go, formados nos salões da região portenha de Buenos Aires e do Rio de Janeiro, estariam interessados em desenvolver projetos culturais numa região essencialmente rural, distante mais de 50 km do centro da Cidade Maravilhosa?

Paulo Araújo explica: o objetivo ou,

pelo menos, a intenção, é criar alternativas para os amantes da dança retemperarem-se do estresse da cidade grande, aproveitando-se do ambiente bucólico do local, para as- sociar os acordes dos ritmos da música às benesses ofer- ecidas pela natureza, for- talecendo a alma e o corpo para o desenvolvimento indi- vidual da dança.

Os planos de Paulo e Lúcio, para o local, incluem a cria- ção de sítios medicinais, com a plantação de ervas terapêuticas, e maior variedade de árvores frondosas, que pos- sam proporcionar sustentabilidade ao am- biente bucólico da extensa área. Também, as edificações existentes e as planejadas estão e serão adaptadas para oferecer rela- tivo conforto aos visitantes, sem prejuízo do meio ambiente.

As obrigações com o desenvolvimento do projeto, aliado à beleza do local, fazem com que Paulo Araújo pernoite no Canela Preta todos os dias da semana, deslocando- se diariamente em sua moto, para cumprir os compromissos de aulas e milongas no Espaço VIRALAPA. Parece árduo, mas, para Paulo, é prazeroso, trabalhar no pro- jeto e descansar no aprazível Canela Pre- ta, mesmo depois de um dia de trabalho intenso na cidade

Mas, voltando ao encontro propriamente dito, compareceram ao evento mais de 50 pessoas. Paulo Araújo, com a colaboração do Dj Wagner Luz, instalou sítios de som em diversos pontos das edificações, para

deleite dos presentes, que começaram a chegar por volta das 11 horas da manhã.

Drinkes e salgadinhos já es- tavam à disposição servidos como oportuno aperitivo para os que estavam ansio- sos pelo almoço.

Não tardou para que colabora- doras contratadas por Paulo Araújo servissem generoso bufê composto de saladas, ar- roz, feijão, frango e carne de vaca. Quando todos pareciam estar satisfeitos, eis que surge de mãos generosas uma sucu- lenta lazanha, que comple- mentou a dieta dos mais exi- gentes comilões. As bebidas foram servidas de acordo com a preferência de cada um, de- pois de passar pela caixinha da tanguera Sheyla Huertas.

Contudo, uma grande sur- presa estava reservada para o final do encontro. A profes- sora e coreógrafa Annie Piaf fez uma inusitada apresen- tação de sapateado em cima de mesa, e bailados em panos de seda pendurados sob as árvores, arrancando efusivos aplausos de todos.

Camisetas com dístico alu- sivo ao evento foram ofe- recidas aos que, além da memória, quiseram levar uma lembrança indelével do dia inesquecível.

(6)

Segunda Alternativa

A próxima SegundAl- ternativa acontecerá na noite de 30 de junho, se calhar, de

verde e amarelo.

Venham, tragam amigos. A vida deles

vai mudar S

andra

S

antoS

sandrucha@gmail.com

Estou aqui, o quê que há...

Caros leitores, estou de volta pra participar com vocês da SegunAl- ternativa do mês de maio.

Gente nova no pedaço

Nesta edição, inicialmente,destaco o aniversário do dançarino querido por todos, Hamilton, e da Solange Ponte, aluna nova do VIRALAPA.

Parabéns p’ra você

A tradicional dança dos aniversariantes foi incrível – inspirou muita gente que saiu pra dançar com eles. Os aniversa- riantes estavam radiantes de alegria e satisfação. Na hora de apagar a ve- linha cantamos e vibramos com eles.

Vida longa com muitas realizações e contentamentos!

Trem da alegria

A casa estava repleta de gente bacana.

A atmosfera era de uma alegria con- tagiante e os dançarinos formavam um grande bailado que embelezava o salão.

Iniciadas dão show

As amigas, Deise e Valeria, sem- pre com muito charme, abrilhanta- ram a noite.

Estavam em boa compan- hia para dan- çar. É isso ai meninas!

Sabemos que um dos bons combustíveis para melho- rar a vida é a amizade e a dança.

A proveita- ram bastante que eu vi!

Resistência

O baile foi animado por freqüen-

tadores assíduos. Num flagrante

Gil curtia bailar com a Claudia e com a Valeria demonstrando sua boa performance.

Bye bye

Nesta edição fico por aqui, mas quero lembrar aos leitores que o próximo baile ficará ainda mais belo se puder contar com a sua presença e com a dos seus amigos - convide-os!!!!

Casal Simpatia

Numa linda parceria dançante, Ronaldo e Soraya se deleitavam da noite. Olha só a delicadeza nesta expressão

Anfitriões

Não podia deixar passar essa cena.

Os amigos Hamilton e Gelson es- tavam apresentando a casa para al- gumas convidadas. A noite foi rica, tivemos a presença de muitos outras caras novas.

Referências

Documentos relacionados

PAULO ARAÚJO lamenta ausentar-se do Espaço VIRALAPA, mas, pelo menos uma vez ao ano, ele tem compromisso em Ischia, ilha paradisíaca da Itália, onde, durante uma semana, ao lado

VIRALAPA News não poderia perder a oportunidade de conversar com Dina, para conhecer melhor quais são os planos da grande mestra e, saindo do âmbito dos salões,

Nossa repórter social Sandra Santos não perdeu tempo. Aproveitou um fato raro nas noites cariocas de tango, para fazer o fragrante abaixo sobre um momento ímpar no Espaço

Com quase 30 anos de ativida- des profissionais no campo da dança, Paulo cresce a cada dia, não permitindo que sua forma de transmitir a dança permaneça no mesmismo,

Na tradicional Milonga Xangô realizada dia 27, tivemos a auspiciosa presença do maestro Gustavo Naveira e parceira Giselle Anne, em temporada no Rio de Janeiro

Ministrou aulas de Shivam Yoga na Faculdade Angel Vianna, para alunos de dança contemporânea.. Concluirá graduação em licenciatura pela Faculdade de Dança Angel

Fotos inéditas do que acontecia no mundo do tango no início da década de 1990 com o grupo de Paulo Araújo no espaço cultural Lugar Comum, nas programações sociais e

Com quase 30 anos de ativida- des profissionais no campo da dança, Paulo cresce a cada dia, não permitindo que sua forma de transmitir a dança permaneça no mesmismo,