• Nenhum resultado encontrado

ARTE PARA Mostra competitiva. Regulamento. 1. Denominação e Finalidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ARTE PARA Mostra competitiva. Regulamento. 1. Denominação e Finalidade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ARTE PARA 2016

Mostra competitiva

Regulamento

1. Denominação e Finalidade

1.1. A Fundação Romulo Maiorana, instituição privada e sem fins lucrativos, integrante das Organizações Romulo Maiorana (ORM), promove, anualmente, o Arte Pará. Iniciativa esta que reúne proposta no campo das artes visuais, em qualquer categoria de produção artística; possibilitando intercâmbio entre regiões e artistas brasileiros. O Arte Pará também se constitui como um processo que se integra à educação pública da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dos municípios vizinhos.

2. Inscrição

2.1. A inscrição será no período de 02 (dois) de agosto a 29 (vinte e nove) de agosto de 2016 (DATA DE RECEBIMENTO DA INSCRIÇÃO), não se responsabilizando a Fundação Romulo Maiorana por qualquer atraso ocorrido na entrega dos dossiês. É gratuita e aberta a artistas brasileiros e estrangeiros, legalmente, residentes no país. 2.2. A inscrição será feita em ficha própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o completo preenchimento da mesma digitalizada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo próprio artista ou por procuração.

2.3. O dossiê, com formato máximo de 21x33 cm (tamanho oficio), deverá conter currículo resumido, fotos (recomenda-se formato 20x25 cm), imagens impressas de três trabalhos ou projetos/maquetes eletrônicas a serem apresentados. As imagens dos trabalhos e projetos deverão ser enviadas em arquivo digital e impresso, contendo neste caso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de

(2)

execução no verso. Para inscrições na categoria instalação, vídeo ou performance, serão aceitos DVDs e links dos vídeos. Não serão aceitos slides. Sugere-se que o formato dos documentos seja específico para vídeos.

2.4. O artista deverá encaminhar, com as obras inscritas, fotos dos trabalhos em boa resolução e legendas para serem utilizadas no catálogo do Arte Pará 2016 e nas etiquetas impressas para o período das mostras. Assim como, autorização para incluir email do artista na ficha técnica.

2.5. O material de inscrição dos artistas não-selecionados só será devolvido por correio, caso venha acompanhado de envelope selado com valor suficiente para a devolução.

2.6. Cada artista terá direito a uma inscrição individual, podendo, ainda, participar em projeto coletivo. Cada inscrição poderá registrar-se em apenas uma única categoria. 2.7. Para trabalho realizado em coletivo, um (01) representante assinará a ficha de inscrição do grupo. No entanto, os nomes dos demais integrantes devem constar em anexo.

2.8. Deverão ser inscritos, até três (03) trabalhos em uma única categoria. Cabendo às comissões de Seleção e Premiação determinar quais deverão participar da mostra. Ressaltamos que Dípticos, trípticos e polípticos são considerados obras únicas.

Em proposições nas categorias: Ação Urbana, Instalação e Vídeo, serão aceitos até dois (02) trabalhos, sendo selecionados apenas um (01).

2.9. Artistas que inscreverem Ações Urbanas, instalação ou obras que só serão montadas para a abertura, deverão anexar, ao dossiê, os projetos e/ou maquetes eletrônicas das mesmas. Esses poderão ser utilizados, também, para reprodução no catálogo, caso a obra seja selecionada.

2.10. O artista disporá das seguintes medidas máximas para a apresentação dos trabalhos:

• Obras Bidimensionais – 4,20m (quatro metros e vinte centímetros) de largura e 2,00m (dois metros) de altura para as três obras;

• Obras Tridimensionais – 2,20m (dois metros e vinte centímetros cúbicos) de cada peça.

• Instalações – 6m (seis metros cúbicos) de área, com 2,20m (dois metros e vinte centímetros) de altura, cada instalação;

• Instalação de Parede – 3,00m (três metros) de largura, por 2,00m (dois metros) de altura.

• Obras que excedem essas especificações não serão aceitas.

2.11. Vídeos e filmes e/ou DVD, unicamente para trabalhos inscritos na linguagem audiovisual deverão conter, no máximo, cinco (05) minutos de duração e devem ser gravados em Looping. Caso selecionado, o artista enviará, obrigatoriamente, duas

(3)

(02) cópias do trabalho para apresentação. O artista também deverá enviar arquivo de imagens do vídeo para serem utilizados em material impresso. O artista também deverá indicar o número de cópias (tiragem) de sua obra em vídeo ou cinema.

O artista fica responsável pelo envio de, no mínimo, seis (06) frames do vídeo escolhido pela curadoria para compor o catálogo do Arte Pará. O artista deverá levar em consideração a resolução de cada frame: 300 DPI.

2.12. Em todos os casos de proposta de obra envolvendo o uso de equipamentos eletrônicos ou de caráter especial, esses deverão ser fornecidos pelo próprio artista.

2.13. Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, das instituições, dos funcionários envolvidos no Arte Pará e do público em geral.

 Recomendamos a não utilização de foamboard, como material de montagem, em função das características climáticas da região e de sua fragilidade; sugerindo-se a substituição por PVC ou outro suporte de melhor resistência.  As obras em papel, gravura e desenho deverão vir acompanhadas de suporte

apropriado para sua apresentação. A Fundação Romulo Maiorana não se responsabiliza por danos provenientes da utilização do referido material. 2.14. As inscrições deverão ser entregues diretamente na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 005), das 10 às 18 horas, ou enviadas pelo correio. A Fundação Romulo Maiorana adverte aos artistas inscritos para ficarem atentos quanto ao prazo de postagem dos dossiês, uma vez que a Seleção ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2016.

2.15. É vetada, aos membros de Seleção e Premiação, a inscrição no Arte Pará.

2.16. A Comissão Organizadora do Arte Pará rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições deste Regulamento.

2.17. O ato da inscrição implica, automaticamente, em plena concordância com as normas deste Regulamento.

Inscrição Online

2.18. As inscrições online poderão ser realizadas no site da Fundação Romulo Maiorana: www.frmaiorana.org.br , no link, “INSCRIÇÃO ARTE PARÁ 2016”.

2.19. As inscrições por internet estarão abertas até as 23h59 do dia 29 de agosto de 2016.

2.20. Os artistas que optarem em se inscrever, por internet, deverão preencher, integralmente, toda a ficha de cadastro. Caso contrário, a inscrição será invalidada.

(4)

Concluído o preenchimento do formulário, o artista deverá aguardar o email de confirmação da inscrição com o número de registro para validar a mesma.

2.21. Em caso de dúvida técnica que diga respeito ao envio da inscrição online, o artista poderá contactar o Arte Pará por meio de e-mail: fundrm@oliberal.com.br 2.22. O artista poderá, ainda, enviar os materiais, por internet. Os mesmos deverão ser anexados, no momento da inscrição online.

2.23. Tipos de arquivos permitidos para internet e mídias utilizadas, em anexo, no dossiê (se houver):

 Imagem: BMP, JPG, JPEG, PNG, GIF;  Texto: PDF, DOC, DOCX, ODT, TXT;

2.24. A somatória dos três (03) arquivos não poderá ultrapassar o limite de 10 MB. Caso ultrapasse o limite, a inscrição do artista será invalidada.

2.25. Não será possível anexar arquivos de vídeo nas inscrições online para a categoria VÍDEO. Você deve informar links de seus vídeos.

3. Seleção

3.1. A seleção dos trabalhos será realizada em etapa única, por uma Comissão composta por 03 (três) membros: Paulo Herkenhoff, como curador geral do Arte Pará 2016, presidirá a comissão junto com Marcelo Campos e Walda Marques nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2016; quando será lavrada a ata da sessão, onde estarão fundamentados os critérios adotados.

3.2. A seleção avaliará os dossiês em que constem: documentação fotográfica, fotocópia, memoriais de projetos, maquetes CDS e DVDs. A Comissão de Seleção poderá ainda eliminar as propostas que não apresentem suficiente clareza do projeto ou que se apresentem inexeqüíveis.

Mesmo que a presença do artista seja indispensável para realizar a montagem da obra, ressaltamos que as despesas de passagens aéreas e outros meios de transportes, hospedagens e outros custos de deslocamentos, serão de responsabilidade do artista.

3.3. Para a versão 2016, o júri do Arte Pará selecionará até, no máximo, 15 (quinze) artistas de todo o Brasil. Podendo os artistas selecionados, serem convidados a expor, a critério da equipe curatorial, outras obras; além das inscritas e/ou selecionadas.

3.4. O resultado da seleção será publicado no Jornal O Liberal e no Jornal Amazônia do dia 04 de setembro de 2016 ou através do site: www.frmaiorana.org.br Em caso de desistência ou da não localização de um selecionado no prazo de 10 (dez) dias

(5)

corridos, a Coordenação e a Comissão de Seleção examinarão a hipótese de cancelar a participação do artista.

3.5. O material de inscrição dos artistas selecionados não será devolvido. Farão parte do acervo da Fundação Romulo Maiorana para posterior pesquisa de educadores, professores, curadores ou demais interessados.

O material dos não selecionados será devolvido pelos Correios, desde que contenha, em anexo, envelope e selo para posterior devolução. Fotocópias e catálogos não serão devolvidos. Os dossiês de artistas locais não selecionados deverão ser retirados dentro de, no máximo, 15 (quinze) dias corridos: 12 de setembro a 26 de setembro de 2016, das 10 às 18 horas, na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 005).

3.6. Somente serão expostas as obras selecionadas. Após a seleção, não serão permitidas substituições ou modificações das mesmas.

3.7. A Fundação Romulo Maiorana, ao final da edição, produzirá um catálogo com imagens do salão, obras e textos curatoriais.

4. Transporte

4.1. Os artistas selecionados, não residentes em Belém, deverão enviar suas obras, por conta própria, acompanhadas de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado) à Fundação Romulo Maiorana; que será encarregada da devolução das mesmas aos artistas selecionados. Só serão aceitas obras com a referida Nota Fiscal.

4.2. A devolução das obras dos artistas selecionados no Arte Pará, não residentes em Belém, será de responsabilidade da Fundação Romulo Maiorana, por transporte aéreo ou terrestre. A data de encerramento do Arte Pará 2016 está confirmada para o dia 06 de dezembro de 2016.

4.3. Recomendamos que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo de PVC ou similares). Caso seja necessário, com instruções para reembalagens anexadas, uma vez que a devolução será feita com os mesmos recipientes.

4.4. A Fundação Romulo Maiorana, assim como os espaços escolhidos para a exposição Arte Pará 2016, oferecerá condições adequadas para a Mostra. Entretanto, é aconselhável que o artista faça seguro das obras selecionadas; uma vez que a instituição organizadora está isenta de qualquer responsabilidade em caso de eventuais sinistros, inclusive danos às obras.

4.5. O transporte, embalagem e seguro das obras dos artistas convidados serão tratados individualmente com cada um deles.

(6)

5. Montagem

5.1. Caberá exclusivamente à comissão organizadora o conceito curatorial e a montagem do Arte Pará, bem como por utilizar a totalidade ou não das obras selecionadas do artista.

5.2. As obras selecionadas serão montadas pela equipe da FRM.

I – Equipamento e materiais especiais necessários à apresentação da obra serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e orientação detalhada da manutenção. Cabendo ao artista, a reposição imediata de peças e equipamentos que apresentarem defeito;

II – Trabalhos selecionados que exijam salas ou montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do Arte Pará;

III – Obras que, eventualmente, tenham sido danificadas durante o transporte para o Arte Pará 2016, só serão expostas; caso haja tempo hábil para o restauro. E, caso a devida cobertura das despesas, seja efetuada pelo responsável em tempo hábil; 5.3. O artista selecionado na categoria instalação deverá responsabilizar-se pela montagem no local determinado pela comissão organizadora em data a ser comunicada, posteriormente. A Fundação Romulo Maiorana coloca-se à disposição para auxiliar o artista no que se fizer necessário.

5.4. O artista selecionado com Ação Urbana e Performance deverá se responsabilizar por qualquer questão legal e/ou operacional de seu projeto.

5.5 O artista selecionado com Performance deverá agendar, junto com a comissão organizadora, data e local da ação.

6. Premiação

6.1. A premiação do concurso será realizada por uma comissão composta por três (03) membros no dia 06 de outubro de 2016, quando será lavrada a ata da sessão onde estarão fundamentados os critérios adotados. Os artistas premiados serão divulgados na abertura do salão.

6.2. O Arte Pará 2016 conferirá prêmios no valor bruto total de R$ 20.000,00 (Vinte Mil Reais). Ressaltamos que a premiação será paga na segunda quinzena de novembro. Os devidos impostos, referentes ao valor da premiação, serão recolhidos. Serão distribuídos da seguinte forma:

R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) – Primeiro Prêmio; R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) – Segundo Prêmio;

6.3. A Comissão de seleção do Arte Pará 2016 selecionará até 15 (quinze) artistas. Cada artista receberá o valor de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais) como gratificação por seleção. Não haverá necessidade do recolhimento de impostos. O

(7)

pagamento ocorrerá na segunda quinzena de outubro. Podendo ser prorrogado, a critério do artista, até a data de encerramento do Arte Pará 2016 (06/12/2016). Posterior a esse período, o artista perderá o direito ao recebimento do valor.

6.4. Os artistas selecionados e premiados receberão os valores em agência bancária, onde sejam titulares de conta corrente ou conjunta. Não será aceita conta poupança. 6.5. O conjunto de obra premiada será, integralmente, incorporado ao acervo da Fundação Romulo Maiorana com todo o equipamento e material que a compuserem, exceto equipamentos eletrônicos de projeção.

6.6. Somente os artistas inscritos farão jus aos prêmios.

6.7 A Fundação Romulo Maiorana reserva-se o direito de ficar com 30% (trinta por cento) do valor referido com a venda das obras expostas no Arte Pará 2016.

7. Disposições Gerais

7.1. As obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento do Arte Pará 2016.

7.2. Ao participar do processo seletivo, o candidato, automaticamente, concorda com as normas estabelecidas neste edital e autoriza a Fundação Romulo Maiorana a expor os trabalhos recebidos, reproduzi-los em catálogo, mídia impressa e/ou eletrônica; bem como utilizar as imagens para a divulgação do evento (caso necessite). Os selecionados cedem o direito de uso do nome e das imagens na divulgação e publicação do conteúdo da mostra, de qualquer forma impressa ou televisiva. A autorização para publicação do (s) projeto (s) inscritos é de responsabilidade do autor da inscrição, isentando a Fundação Romulo Maiorana de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros.

7.3. O artista selecionado deverá participar da Ação de Desenvolvimento Cultural e Educativa que envolve: seminários conversa com os mediadores sobre a obra exposta no Arte Pará 2016 e conversa com o público, previamente, agendadas.

7.4. As Comissões de Seleção e Premiação atuarão desde a sua formação até que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas, quando serão, automaticamente, extintas.

7.5. As decisões das Comissões de Seleção e Premiação serão irretratáveis e irrecorríveis.

7.6. Ficará a cargo da Comissão organizadora qualquer deliberação posterior à extinção, de seleção e premiação.

7.7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

7.8. Após o término da exposição, os trabalhos deverão ser retirados a partir de 12 de dezembro de 2016, caso não haja prorrogação e mediante a apresentação de recibo,

(8)

fornecido no ato da inscrição. As obras, que não forem retiradas dentro do prazo de 30 dias, passam a ser propriedade da Fundação Romulo Maiorana. Período para retirada: 12/12/2016 a 10/01/2017. Cronograma: 02/08 a 29/08/2016 – Inscrições 01, 02 e 03/09/2016 – Seleção 04/09/2016 – Comunicado Seleção 06/10/2016 – Abertura da mostra

06/10/2016 – Premiação e Comunicado Premiação 06/12/2016 – Encerramento

Referências

Documentos relacionados

A eficiência da primeira ovulação da estação reprodutiva para a produção de embriões foi determinada através da taxa de recuperação embrionária, da viabilidade dos

(iii) Desta última hipótese, excetua-se o armazenamento da propaganda realizada diretamente por candidatos, partidos e coligações, quando o provedor somente poderá

• Paulo escreveu esta carta durante a terceira viagem, provavelmente quando estava em Éfeso, por volta dos anos 57 e 58. É como uma base da Carta

O professor fala com os alunos sobre temas relativos à Educação para a Saúde (Ali- mentação, Educação Sexual em meio escolar, etc). DEPARTAMENTO EXPRESSÕES..

O Excelentíssimo Senhor Doutor RAFAEL LAGO SALAPATA, Juiz Federal Diretor do Foro da 1ª Vara Federal de Santa Rosa, Subseção Judiciária de Santa Rosa/RS, comunica a quem

Todos os veículos participantes devem transportar o triângulo vermelho que, em caso de paragem do veículo durante uma Prova Especial, deverá ser colocado por um membro da equipa,

4 - A presente comissão tem como missão verificar a conformação legal e corres- pondentes implicações orçamentais das políticas de gestão dos recursos humanos do Setor

antecede a percepção moderna de escravidão negra a partir dos Europeus, já a partir dos Europeus, já que esse processo que esse processo iniciou se muito antes do mundo islâmico