• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS SGD VERSÃO 1.7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS SGD VERSÃO 1.7"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Comissão Intergestores Bipartite

4ª Avenida, 400, Plataforma 6, Lado B, 1º Andar, Sala 103 - Centro Administrativo da Bahia Salvador-Ba CEP 41750-300 Tel. (71) 3115-4389 FAX (71) 3115-4221

Site: www.saude.ba.gov.br/cib e-mail: sesab.cib@saude.ba.gov.br

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS – SGD

VERSÃO 1.7

(2)

1

Apresentação

O Sistema Gerenciador de Documentos - SGD, desenvolvido pela CIB/Ba, é um sistema de fácil utilização que visa um melhor controle e acompanhamento da entrega de Instrumentos de Monitoramento da Gestão da Saúde que são o Relatório Anual de Gestão, o Plano Municipal de Saúde, e a Programação Anual de Saúde, devidamente aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde – CMS.

Requisitos Mínimos

Computador com conexão à internet;

Navegador Internet Explorer 6.0 ou superior (incompatível com o Mozilla Firefox).

Acesso

Para acessar o Sistema é preciso possuir login e senha. Para tanto é necessário que o(a) Diretor(a) da DIRES encaminhe um ofício à DIRES com alguns dados do colaborador que irá alimentar os dados no sistema. Os dados são:

Nome completo; DIRES a qual pertence; Telefone para contato; E-mail particular.

Obs.: endereçar ofício para Nanci Salles, Secretária Executiva da CIB/Ba, com o assunto: Cadastro no sistema SGD.

Após o recebimento do oficio os usuários serão cadastrados e contatados para treinamento e fornecimento da senha inicial.

Como utilizar o SGD

Acesse o site da cib (www.saude.ba.gov.br/cib) e clique no link SGD, conforme figura abaixo:

(3)

2 Ao clicar nesse link, você será redirecionado para a primeira tela do Sistema de Gerenciamento de Documentos da CIB – SGD, conforme figura abaixo:

Nos campos login e senha devem ser informados o usuário e senha recebido pela CIB. Em seguida, clique no botão “Acessar”.

Obs.: Caso tenha dificuldades para acessar o sistema através dos dados fornecidos, deve ser feito o contato com a CIB no telefone (71) 3115-4221 ou

enviar e-mail para sesab.cib@saude.ba.gov.br.

(4)

3 No lado esquerdo da tela consta um menu vertical, com os itens pertinentes ao tipo do usuário, que pode ser Administrador, DIRES ou visitante.

O usuário DIRES tem acesso ao item “Controle DIRES”, que traz os itens “Atualizar Município”, “Consultar” e “Relatórios”, além dos itens “Documentos Norteadores” e “Geoprocessamento”.

Os itens que possuem subitens devem ser acessados clicando nos símbolos de “+” e de “-”, conforme a figura:

Em seguida, basta clicar no item desejado. Vamos abordar as principais funções do sistema:

(5)

4

Atualizar Município

Nesse item são inseridos os dados a cerca da dos RAGs, PMSs e PASs dos municípios:

Primeiramente, deve ser selecionado o município na lista acima, e em seguida clicar no botão consultar. O nome do município selecionado irá aparecer no campo Município, e os dados dos municípios são automaticamente carregados na tela. Inicialmente, todos os campos de seleção são marcados na opção “Não”, e os campos de texto estão em branco. Os campos são divididos em “Cópia Impressa?” (quando o relatório impresso é entregue), “Entregou CD?” (quando o relatório é entregue em mídia digital, seja Disquete, CD, DVD, Blue-Ray ou Pen Drive), “Entregou Resolução?” (quando é entregue a resolução do CMS aprovando o relatório), “Entregou Ata?” (quando é entregue a ata do CMS que cita a aprovação do relatório), “RAG em Análise pelo CMS?” (deve ser marcado somente quando o município informar através de ofício que o relatório se encontra em análise pelo Conselho Municipal de Saúde), e “Justificativa Pela Não Entrega” (deve ser preenchida a justificativa encaminhada pelo município através de ofício para a não entrega do relatório).

(6)

5

Obs.: Os campos referente ao relatório Impresso, em CD, Resolução e Ata, possuem os campos “Ofício” e “Data Recebimento”, onde deve ser informado, individualmente, o número do ofício ou processo, e a data de recebimento do documento encaminhado pelo município. Mesmo que todos esses itens sejam encaminhados através do mesmo ofício, todos os campos devem ser preenchidos.

Nessa mesma tela, devem ser informados os dados também referente a entrega do PMS e da PAS. Todos devem ser informados da mesma forma, marcando como “Sim” ou “Não” as opções de entrega dos itens, e marcando ou preenchendo os campos de análise pelo CMS e Justificativa.

Obs.: Os campos de data devem ser informados no formato dd/mm/aaaa, ex: 01/01/2011.

(7)

6 Após atualizar as informações do município clique no botão atualizar e pronto, se tudo estiver certo aparecerá uma mensagem confirmando a atualização dos dados, com o nome do município atualizado, conforme figura abaixo:

(8)

7

Consultar

O item de traz dois subitens, “Por Município” e “Todos”.

No consultar por município, é possível selecionar o município, e após clicar no botão consultar, os dados informados do RAG, PMS e PAS são mostrados em uma tabela. A opção todos lista todos os municípios da Regional.

(9)

8

Relatórios

O SGD possui relatórios para auxiliar o monitoramento das informações inseridas no sistema, além de uma rápida solução para o controle dos documentos encaminhados pelos municípios. O sistema traz as opções de relatórios Analíticos e Consolidado. Os relatórios analíticos trazem as informações já tratadas, que relaciona os municípios quanto a entrega dos relatórios com resolução ou ata, com a falta de quaisquer desses itens, que não entregaram os relatórios, ou quem justificou o atraso na entrega dos relatórios. Os relatórios analíticos estão separados por instrumento (RAG, PMS e PAS).

O Relatório consolidado traz o produto final dos dados tratados e consolidados e consolidados de forma sucinta para uma visualização geral da situação da entrega dos instrumentos de gestão pelos municípios.

(10)

9

Documentos Norteadores

O SGD traz ainda documentos que auxiliam a elaboração desses instrumentos de gestão, como as Resoluções CIB 21 e 205/2009, além do fluxo de entrega desses documentos.

(11)

10

Geoprocessamento

O módulo de geoprocessamento está em construção, e será disponibilizado em futuras versões do sistema.

Acesse Como Visitante

O SGD é destinado às DIRES, para controle do envio dos instrumentos de gestão de saúde, o RAG, o PMS e a PAS. Mas, visando a rápida difusão dessa informação para quaisquer interessados entre as esferas do governo, municipal, estadual e federa, foi criado um acesso para visitantes. Para isso, o sistema possui a funcionalidade mostrada através da figura abaixo:

O acesso como visitante traz todos os relatórios apresentados anteriormente, com a situação do envio dos instrumentos de gestão RAG, PMS e PAS, agrupado por DIRES, além do item “Documentos Norteadores”, e “Geoprocessamento” (ainda não disponível). Abaixo segue a tela inicial e o menu autenticado por Visitante.

(12)

11 Para sair do SGD, basta clicar no botão Sair, na parte superior do menu.

Referências

Documentos relacionados

Considerando i) que a reprovabilidade (culpabilidade) a conduta do réu se mostrou em meu pensar de razoável intensidade, já que admitiu ter adentrado ao seu veículo

Também chegado a experimentações em diferentes tipos de registro sonoro, Arnaldo Antunes ressalta a diferença do que a tecnologia o permite gravar em pe- quenos estúdios, como a que

Os anos de 1995 a 2000 foram marcados pela grande popularidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na área urbana e foram os mais representativos no país no que

Propõe a rede brasileira de organizações não governamentais sobre bancos multilaterais como um fórum apto para selecionar os membros do comitê, uma vez que a

Trate este relatório com reservas e não o entregue para pessoas não autorizadas, nem permita que seja enviado por meios eletrônicos ou seja impresso, bem como que seja publicado

Como não há garantia de que este FUNDO terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo, fica expressamente ressalvado que a ocorrência de alteração nas alíquotas

No encerramento da festa, a professora ofereceu a todos os presentes um livro contendo as receitas servidas, dicas de saúde e como aproveitar integralmente os

Os alertas de desmatamento foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários de alteração na cobertura