• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa

Questões FGV

Professor Alexandre Luz

(2)

Frases Reescritas – Questões FGV

1. “Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing.” A frase reescrita abaixo que NÃO conserva o sentido original do texto é:

(A) Tudo se reduz, hoje, a uma questão de marketing. (B) Tudo, hoje, se reduz a uma questão de marketing. (C) Hoje, tudo é reduzido a uma questão de marketing. (D) Tudo é reduzido, hoje, a uma questão de marketing. (E) Tudo se reduz a uma questão, hoje, de marketing.

(3)

Frases Reescritas – Questões FGV

2. “A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento”; essa frase do texto foi reescrita de vários modos e a opção em que seu sentido original foi modificado é:

(A) A redução da maioridade penal protegeria os jovens do aliciamento.

(B) Os jovens do aliciamento seriam protegidos pela redução da maioridade penal. (C) A redução da maioridade penal iria proteger do aliciamento os jovens.

(D) Os jovens iriam ser protegidos do aliciamento pela redução da maioridade penal. (E) A redução da maioridade penal protegeria do aliciamento os jovens.

(4)

Frases Reescritas – Questões FGV

3. Assinale a opção que indica a forma de reescritura proposta para os segmentos abaixo que modifica o sentido original.

(A) “Um de seus maiores heróis nacionais, Tiradentes, foi esquartejado” / Esquartejou-se Tiradentes, um de seus maiores heróis nacionais.

(B) “O Brasil esqueceu muita coisa” / Muita coisa foi esquecida pelo Brasil.

(C) “Por gerações, o brasileiro se acostumou a ver seu país” / O brasileiro, por gerações, acostumou-se a ver seu país.

(D) “E saiu pacificamente de uma ditadura militar de 21 anos em 1985” / E saiu de uma ditadura militar de 21 anos em 1985, pacificamente.

(E) “o restabelecimento do governo civil e, depois, da democracia” / o estabelecimento, de novo, da democracia e, depois, do governo civil.

(5)

Frases Reescritas – Questões FGV

4. “O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares”. A forma de reescrever-se essa primeira frase do texto que altera o seu sentido original é:

(A) Sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares foram separadas pelo site Cracked. (B) Ninguém sabia sobre os celulares as sete coisas que foram separadas pelo site Cracked.

(C) O site Cracked separou sete coisas sobre os celulares, desconhecidas por todos. (D) O site Cracked separou, sobre os celulares, sete coisas que ninguém sabia.

(6)

Frases Reescritas – Questões FGV

5. O segmento do texto “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente” mostra alteração de sentido, se reescrito da seguinte forma:

(A) Adaptada a esse sistema, uma pessoa está doente; (B) Uma pessoa está doente se adaptada a esse sistema; (C) Uma pessoa doente está adaptada a esse sistema; (D) Está doente uma pessoa adaptada a esse sistema;

(7)

Frases Reescritas – Questões FGV

6. “Assim como os presídios, os centros não regeneram”; a forma de reescrever-se esse período do texto que mostra uma possibilidade de mudança de sentido é:

(A) os centros não regeneram, assim como os presídios; (B) os centros, assim como os presídios, não regeneram; (C) os presídios, tais quais os centros, não regeneram; (D) os centros não regeneram tanto quanto os presídios; (E) tanto os presídios quanto os centros não regeneram.

(8)

Frases Reescritas – Questões FGV

7. “Como a verdade é o que nos liberta”. Assinale a opção que indica a forma de reescrever-se essa frareescrever-se do texto que modifica o reescrever-seu reescrever-sentido original.

(A) Como o que nos liberta é a verdade. (B) Como é a verdade o que nos liberta.

(C) Como aquilo que nos liberta é a verdade. (D) Como é verdade aquilo que nos liberta. (E) Como a verdade é aquilo que nos liberta.

(9)

Frases Reescritas – Questões FGV

8. “As coisas mudaram. E para pior, a meu ver”.

A alternativa em que a forma de se reescreverem as frases acima MODIFICA o seu sentido original é

(A) A meu ver as coisas mudaram para pior. (B) As coisas mudaram para pior, a meu ver.

(C) As coisas, elas mudaram para pior, a meu ver. (D) Mudaram as coisas para pior, a meu ver.

(10)

Frases Reescritas – Questões FGV

9. “PM proíbe funk onde baile causa violência.”

A forma de reescrever-se essa mesma frase tem seu sentido original alterado em todos os exemplos, exceto em:

(A) funk é proibido pela PM apenas onde o baile causa violência; (B) funk causa violência sempre que esse baile é proibido pela PM; (C) baile foi proibido pela PM onde funk causava violência;

(D) PM proíbe violência causada pelo baile funk;

(11)

Frases Reescritas – Questões FGV

10. “Mesmo se o consumo continuar a crescer no ritmo atual, haverá reservas de petróleo pelo menos até 2030”; a forma de reescrever-se esse mesmo segmento que altera o seu sentido original é:

(A) Haverá reservas de petróleo pelo menos até 2030, mesmo que o consumo continue a crescer no ritmo atual;

(B) Mesmo que o consumo continue a crescer pelo menos até 2030, haverá reservas de petróleo;

(C) Haverá reservas de petróleo pelo menos até 2030, embora o consumo continue a crescer no ritmo atual;

(D) Pelo menos até 2030 haverá reservas de petróleo, ainda que o consumo continue a crescer no atual ritmo;

(E) Pelo menos até 2030, mesmo que o consumo continue a crescer no ritmo atual, haverá reservas de petróleo.

(12)

Frases Reescritas – Questões FGV

11. “A Prefeitura de São Paulo vai criar um manual para orientar funcionários de empresas de limpeza urbana sobre como proceder ao se depararem com grafites e pichações em muros públicos.” Assinale a opção que indica o segmento sublinhado transformado em uma oração desenvolvida.

(A) Para a orientação de funcionários. (B) Para se orientarem funcionários.

(C) Para que se orientassem funcionários. (D) Para que se orientem funcionários.

(13)

Frases Reescritas – Questões FGV

12. “Com isso, o custo de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter fonte de renda para o sustento da casa.” O segmento “para o sustento da casa” pode ser adequadamente substituído pela seguinte oração desenvolvida:

(A) para sustentar a casa.

(B) para que sustente a casa.

(C) para que a casa fosse sustentada. (D) para a casa ser sustentada.

(14)

Frases Reescritas– Questões FGV

13. “carece de humildade para dizer a verdade.”. Nessa frase do texto, a forma desenvolvida adequada da oração reduzida é

(A) “para dizermos a verdade”.

(B) “a fim de dizermos a verdade”. (C) “para que se diga a verdade”.

(D) “para que se dissesse a verdade”. (E) “a fim de que a verdade fosse dita”.

(15)

Frases Reescritas – Questões FGV

14. “Se você às vezes mente para levar vantagem”; a reescritura adequada desse segmento do texto, desenvolvendo-se a oração reduzida, é:

(A) Se você às vezes mente para que leve vantagem; (B) Se você às vezes mente a fim de levar vantagem; (C) Se você às vezes mente para que levasse vantagem;

(D) Se você às vezes mente a fim de que levasse vantagem; (E) Se você às vezes mente para quando levar vantagem.

(16)

Frases Reescritas – Questões FGV

15. “cada um de nós coopera para a manutenção de uma mínima harmonia”; se modificarmos o substantivo sublinhado para uma forma desenvolvida de oração, a forma adequada será:

(A) para manter-se uma mínima harmonia;

(B) para que se mantenha uma mínima harmonia; (C) para que se mantivesse uma mínima harmonia; (D) para que se mantesse uma mínima harmonia; (E) para que se mantinha uma mínima harmonia.

(17)

Frases Reescritas – Questões FGV

16. “...seria contraproducente enviar jovens delinquentes a presídios”; se desenvolvermos a oração reduzida desse segmento do texto, a forma adequada seria:

(A) que se enviasse jovens delinquentes a presídios; (B) que se enviem jovens delinquentes a presídios; (C) que se enviassem jovens delinquentes a presídios; (D) que enviemos jovens delinquentes a presídios; (E) que se envie jovens delinquentes a presídios.

(18)

Frases Reescritas – Questões FGV

17. “Assim, seus membros conseguem chegar a regiões remotas e/ou sob forte bombardeio para atender os que estão feridos e sob risco de vida”.

Se transformarmos a oração reduzida sublinhada em forma de oração desenvolvida, teremos:

(A) para que se atendam os que estão feridos; (B) para atenção dos que estão feridos;

(C) para atendimento dos que estão feridos; (D) para que se atenda os que estão feridos; (E) para que se atendesse os que estão feridos.

(19)

Frases Reescritas – Questões FGV

18. “Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social...”; se modificarmos a oração reduzida de infinitivo por uma oração desenvolvida, a forma adequada seria:

(A) para a criação de uma desigualdade social; (B) para que se criasse uma desigualdade social; (C) para que se crie uma desigualdade social;

(D) para a criatividade de uma desigualdade social; (E) para criarem uma desigualdade social.

(20)

Frases Reescritas – Questões FGV

19. “Alguns locais são impróprios para a construção de moradias.”

Se substituirmos o segmento sublinhado por uma oração reduzida, teremos como forma correta:

(A) para construírem-se moradias. (B) para que se construísse moradias. (C) para que se construa moradias. (D) para que se construam moradias. (E) para moradias ser construídas.

(21)

Frases Reescritas – Questões FGV

20. “É próprio das famílias numerosas brigarem, fazerem as pazes e tornarem a brigar.” (Machado de Assis)

Se transformarmos as orações reduzidas, sublinhadas na frase acima, em orações desenvolvidas de modo adequado, a nova forma será:

(A) as brigas, a realização das pazes e a volta às brigas

(B) que brigassem, que fizessem as pazes e tornassem a brigar.

(C) que tenham brigado, que tenham feito as pazes e que tenham tornado a brigar. (D) que briguem, que façam as pazes e tornem a brigar.

(22)

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

E B E E C D D D C B

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Referências

Documentos relacionados

Ante o exposto, na ação ajuizada por SINDICATO DOS TRAB NAS EMP PRIVADAS DE COMUNIC E LOGISTICA POSTAL, AGENCIAS DE CORREIOS FRANQ E DE CORRESPONDENCIAS EXPRESSAS NO ESTADO

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Pão integral de fermentação natural, com beringela, abobrinha e tomate assado com molho de coalhada e queijo meia cura.

Este estudo permitiu-nos traçar um perfi l dos usuários de anticitocinas para o tratamento da AR no estado do Paraná, cadastrados no CEMEPAR.. Além disso, foi possível verifi car

Também em Código de Monte Carlo se procedeu ao estudo da variabilidade da filtração adicional para as qualidades de radiação RQR, cujos resultados obtidos demonstraram

Nessa frase do texto, a forma “porque” aparece corretamente grafada; a frase abaixo em que essa forma deveria ser substituída por “por que” é:.. (A) Deixou o celular porque