• Nenhum resultado encontrado

FIEL, MAS COM RESTRIÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FIEL, MAS COM RESTRIÇÕES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida www.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 886 • Fortaleza, 29 de abrilde 2012

FIEL, MAS COM RESTRIÇÕES

Tenho orado por um assunto que tem muito me incomodado nos últimos dias. Tenho pensado se não é hora de nós repensarmos alguns apoios e envolvimentos que pastores, igrejas e instituições cristãs conservadoras e fundamentalistas têm dado.

Meu propósito não é criticar ninguém. Apenas despertar uma necessária reflexão de caminhos e tendências que podemos estar seguindo sem a devida análise comparativa com a nossa fé e com o nosso legado bíblico-histórico de Fundamentalistas Bíblicos.

Somos responsáveis por nossa geração, mas temos que ter também uma preocupação com o que vamos deixar de fundamentos para as próximas gerações. Se abrirmos ou deixarmos que abram pequenas rachaduras em nossas posturas doutrinárias, poderemos comprometer a estrutura de fidelidade que pretendemos deixar para os futuros pastores, igrejas e movimentos conservadores.

Tenho refletido sobre nosso envolvimento e apoio à Editora Fiel e seus associados. Inicialmente, não posso deixar de registrar as grandes bênçãos de Deus através dos bons livros publicados pela Fiel. Há uma seriedade editorial e o espírito de tornar acessível às igrejas e pastores uma literatura bíblica, edificante em várias áreas da vida cristã e também evangelística. A Fiel é uma Missão, e cumpre com amor e zelo sua obra de promover e fazer Missões (tanto no Brasil, como em Portugal e África). Sua intenção é clara em cooperar na formação de pastores e líderes (através de seus congressos e cursos ministeriais), colaborar na edificação de pastores e servir às igrejas. Reconheço que eles sempre procuram fazer a obra de Deus com muita dedicação, são muito bem preparados e dedicados, servindo a Deus com santidade e muita eficiência. Portanto, diante de tantas coisas louváveis, todo pastor conservador e igreja realmente bíblica devem reconhecer o valor e a bênção que a Fiel tem sido.

Todavia, creio que o nosso apoio deve ter algumas restrições. (A matéria completa está em nosso site: www.cristoevida.com)

 

- Pr. José Nogueira

(2)

-ao rebanhode deus

- Pr. José Nogueira

-A DInâMIC-A D-A VID-A D-A IgREj-A

MensageM VI

MENSAGEM: EFÉSIOS – CRISTO, O CABEÇA DA IGREJA

Estudamos os dois primeiros capítulos de Efésios. Estamos conhecendo e louvando a Deus pelo que Ele tem feito pelo Seu Povo (capítulos 1 a 3). Já fomos atingidos pelas verdades que devem despertar gratidão em todo verdadeiro crente. Devemos nos sentir atraído por tamanha graça de Deus, em ter dado ao Seu Povo:

1 – As Bênçãos da Salvação – 1:3-14 (Escolhidos, adotados...) 2 – As Capacitações do Salvo – 1:15-23 (Poder, força, energia, eficácia) 3 – A Graça da Redenção – 2:1-10 (De mortos em pecados, recebemos

vida)

4 – A Paternidade de Deus – 2:11-22 (Temos esperança, Pai e razão

de viver).

Agora, prosseguindo, estudaremos:

A MOTIVAÇÃO DA VIDA DA IgREjA

Efésios 3:1-13

O mundo tem suas filosofias para tentar explicar o que motiva o ser humano a viver. Freud dizia que o ser humano é movido pelo prazer sexual. Adler explicava pela busca do poder. Viktor Frankl defendia que o que impulsiona os homens é a busca do significado da vida.

Contudo, Deus revela aqui em Efésios que a vida dos crentes tem um sentido glorioso. Essa motivação é impulsiona a nova vida em três fatores:

1º Fator Motivacional: A Prisão – Vs. 1

1 – A razão da Prisão – “por esta causa”

Em Mateus 11:28-30, Jesus convida o homem para o ingresso – ver Salmo 40:5-6 e Êxodo 21:5-6.

2 – A verdade da “prisão” – “prisioneiro de Cristo”

Paulo não se considerava prisioneiro do Império Romano.

2º Fator Motivacional: A Visão – Vs. 2-6

1 – Uma Nova Visão – Vs. 2-5

Paulo fala do mistério da Dispensação da Graça. Mistério é uma verdade que, antes mantida encoberta, agora é revelada aos homens.

2 – O Mistério é a Igreja – Vs. 6

A igreja sem muros entre os povos (2:14), povo de Deus sem raças, sem castas, sem hierarquias. Povo ilustrado nos quatro amigos do aleijado, de Marcos 2.

3º Fator Motivacional: A Missão – Vs. 7-13

1 – A Consciência da Missão – Vs. 7 e 8

Somos chamados a ter a mesma consciência – 2 Coríntios 5:17-20.

2 – A Responsabilidade de Cumprir a Missão – Vs. 9-13

A responsabilidade agora é nossa! Em 1956, cinco missionários, liderados por Nate Saint, decidiram levar Jesus Cristo aos AUCAS, uma feroz tribo nas selvas do Equador. Nate Saint: “Minha vida chegou a um ponto sem retorno”.

(3)

3

Vimos as provas 1 a 5, reproduzimos aqui a introdução da 6ª prova.

6 – A Escritura testemunha o fim dos dons carismáticos

Essa prova está no fato de que a Escritura mostra que os dons de sinais estavam no processo de serem removidos já naquele mesmo período. Paulo, por exemplo, que possuía poderes apostólicos para realizar sinais e maravilhas e feitos poderosos, não pôde, no decorrer do tempo, curar Timóteo, Trófimo ou Epafrodito.

Vemos também a remoção dos dons de cura em Tiago 5, onde Tiago dá instruções a respeito do orar pelo enfermo, e como os presbíteros poderiam colocar as mãos sobre o acamado. Faz-se óbvio nesta passagem que não há nenhuma pessoa com dom de cura em vista, mas somente presbíteros que oram.

Unção é mencionada, mas o termo Grego para unção religiosa não é usado ali. O termo Grego usado é uma palavra muito prática que significa “massagear” ou “esfregar” com óleo, algo mais similar a um remédio para escaras. Tiago diz, com efeito, “não estejam pensando tão e somente de modo espiritual a ponto de não serem de nenhum uso terreno ao enfermo, mas tomem consigo algum alívio físico para a pessoa que sofre”. O que é de grande importância é a oração. Está claro nas instruções de Tiago, que nenhuma pessoa dotada do dom de cura é levada para comandar cura, ou para oferecer um toque de cura. O colocar ou impor de mãos de presbíteros comuns é um ato simbólico, comunicando o amor da igreja, cuidado e responsabilidade.

A Passagem de Tiago contém quatro exortações para oração, e que seguem seu ensino de que devemos dizer “se o Senhor quiser, não só

viveremos, como faremos isto ou aquilo”. Nós podemos e devemos orar

por cura, mas, pode também ser a vontade de Deus que uma pessoa que sofre devesse testemunhar a graça de Deus na enfermidade.

O ponto principal para nós neste artigo é que não há ninguém possuindo poder pessoal para curar em Tiago 5. Cura é realizada por Deus em resposta a oração. A igreja é vista nesta postura contínua ao longo dos séculos: em que ela ora por cura - lembrando que alguns são chamados para viver como “exemplo de aflição e paciência” (Tiago 5:10). O fato de que Tiago não menciona dons de cura mostra inequivocamente que a posse do poder de cura foi retirada bem cedo no curso da era apostólica.

Tem sido sugerido que se um novo convertido com nenhuma experiência de vida na igreja fosse trancado em uma sala com uma Bíblia, jamais ocorreria àquela pessoa que os dons carismáticos houvessem cessado. O oposto disso é verdadeiro. Há muitas pessoas (conhecemos algumas) que vieram de outros tipos de fé, e convertidas a Cristo pela leitura privada da Bíblia, e subsequentemente encontraram o caminho para uma igreja. A partir da Bíblia somente eles não receberam qualquer expectativa de um acontecimento pentecostal.

PROVAnDO QUE OS DOnS

CARISMÁTICOS CESSARAM – VI

(4)

leituraPara Consagração

O Pr. David Zuhars, da Primeira Igreja Batista do Jardim das Oliveiras, no site Palavra Prudente, escreveu um artigo muito claro sobre o modo correto de devolver ao SENHOR Deus os dízimos que pertencem a Ele. É muito oportuno meditar nisso, para que não venhamos a “roubar” de Deus, como o próprio SENHOR Deus exortou em Malaquias 3:8 (“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais...”).

São Quatro Perguntas que são respondidas pela Bíblia Sagrada.

1 – Onde Devemos Devolver os Dízimos? Malaquias 3:10

responde: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro”. A casa do tesouro no Velho Testamento foi o templo, no Novo Testamento é a igreja do Senhor Jesus Cristo (“... para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” – 1 Timóteo 3:15). A igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo é autorizada para fazer seu trabalho agora neste mundo. Devemos devolver os dízimos e dar ofertas à igreja onde somos membros. Nenhum crente tem direito para devolver os dízimos para quem quiser, nem usá-los à sua maneira. O dízimo é do Senhor! Devemos devolvê-los a nossa igreja e a igreja toda decide o que fará com eles conforme à Palavra de Deus.

2 – Para que Deus Destinou os Dízimos? A Bíblia responde: “Para que haja mantimento na minha casa” (Malaquias 3:10). Manter e sustentar o trabalho de Deus tem custos. Alguém tem que pagar as despesas da obra de Deus. É responsabilidade de cada membro da igreja ser fiel nisto. A igreja local é a casa de Deus, e é nessa comunidade da fé, nossa família espiritual, que nós somos edificados, congregamo-nos e servimos ao Senhor. Se não houver responsabilidade no sustento de nossa casa, cairemos na exortação de 1 Timóteo 5:18: “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, nega a fé, e é pior do que o infiel”.

3 – Quem Deve Devolver os Dízimos? Novamente a Bíblia responde em 1 Coríntios 16:2: “Cada um de vós”. É responsabilidade de cada membro da igreja devolver os dízimos e ofertar ao Senhor. Não devemos pedir nem esperar o mundo venha a sustentar nossa igreja! Toda pessoa que recebe de Deus deve devolver a décima parte que pertence a Deus.

4 – Quando Devemos Trazer os Dízimos e Ofertas? A Bíblia Sagrada também responde: “O primeiro dia da semana” – 1 Coríntios 16:2. Não significa que temos que dar todos os domingos se não ganharmos dinheiro todas as semanas. Paulo fala que devemos ofertar com regularidade e fidelidade. Devemos devolver o dízimo cada vez que ganhamos dinheiro, não somente quando quisermos. Não devemos dar sobras - isso desmerece ao SENHOR. O rei Davi disse, “Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada” (2 Samuel 24:24). Devemos dar a Deus as primeiras coisas, como primícias Àquele que é digno.

Leiamos a exortação e promessa do SENHOR em Malaquias 3:7-12.

MODO CORRETO DE DEVOLVER

OS DÍZIMOS AO SEnHOR

(5)

 

5

O estudo deste Salmo requer que nós façamos uma análise de alguns tópicos importantes para a compreensão de sua mensagem.

I – A introdução é muito importante, pois revela o contexto que motivou Davi a escrever esse salmo: “Salmo de Davi, quando mudou

o seu semblante perante Abimeleque, e o expulsou, e ele se foi”.

1 – Esse acontecimento está registrado em 1 Samuel 21:10 a 22:1. 2 – Essa tribulação rendeu dois salmos. O Salmo 34 foi escrito depois

do livramento, é uma poesia acróstica (cada verso começa com uma letra do alfabeto hebraico). O outro salmo é o 56, que, segundo a sua introdução, foi feito durante a prisão, por isso tem uma construção irregular.

3 – Além de termos a informação que Davi usava barba (1 Sm 21:13),

inferimos que Davi levava consigo material para escrever, como Paulo tinha livros (2 Tm 4:13).

4 – Davi era um erudito, de profunda fé e uma cosmovisão bíblica

impressionante.

5 – As introduções e autorias dos salmos são inspiradas. Constam no

verso 1 do salmo na Bíblia Hebraica. Abimeleque pode ser outro nome de Aquis, era comum na antiguidade uma pessoa ter dois nomes. Gideão se chamava também Jerubaal (Jz 6:32; 7:1), e Salomão tinha também o nome Jedidias (2 Sm 12:25). Provavelmente Abimeleque era um título de nobreza dos filisteus, como Faraó era dos egípcios. .

II – O Anjo do SENHOR – Vs. 7, citado em Gn 16:7 e Êx 14:19,

trata-se de uma teofania, ou trata-seja, uma revelação visível de Deus. Toda a revelação de YaHWeH aos homens é feita pela 2ª Pessoa da Trindade – Jo 1:18 – Comp Êx 3:2 com At 7:30-32.

III – Neste Salmo há grandes promessas para os servos de Deus

(vs. 9, 10 e 17) que nos levam a entender a Dispensação da Lei que prometia segurança e prosperidade aos justos. Contudo, são aplicáveis a todo o povo de Deus de todas as épocas, por isso convém sempre o crente buscar discernimento espiritual ao passar por momentos difíceis: disciplina de Deus, provação da fé, lição de aperfeiçoamento, ou voluntariedade por carregar a cruz de Cristo.

IV – Aceitemos o maior convite para os salvos, nos versos 1 a 3!

SALMO 34 – VALE A PEnA

COnFIAR EM DEUS

PARTE I - InTRODUÇÃO

reFleXÕes nos salMos

(6)

-Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

notas & notÍCias

AgEnDA DA IgREjA

MAIO

01 (terça-feira) – 9 horas: Encontro de Evangelistas (haverá almoço). 05 (sábado) – 17:30 horas: Aniversário da Ana Gabrieli (Narc e Paulinho). 06 (domingo) – 9 horas: Celebração da Ceia do SENHOR

13 (domingo) – 18 h: Celebração da Profecia da Criação do Estado de Israel 14 (segunda-feira) – 19:30 h: Reunião da Viagem a Israel

19 (sábado) – 17:30 h: Chá de Fraldas de Paula & Lívio Rafael 27 (domingo) – 7:30 h: Passeio do Dia das Mães – no Ecopark.

RETIRO DE CASAIS

Já pensou num retiro de casais de cinco dias, com estudos devocionais pela manhã, estudos bíblicos à noite, e boa parte da manhã e toda a tarde livres para descansar e desfrutar de praia, banho de piscina, caminhadas pela praia, sociais à noite, etc. Não é sonho, é uma possibilidade: dias14 a 18 de novembro, no Hotel Donana, com o tema: Somos Crentes – Da nossa Família Não Desistimos

Nunca – Josué 24:14-15. Estadia Completa (14 a 18): 600,00. Retiro (16 a 18): 350,00.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO

ABRIL / MAIO

Dia 29 de abril: Jéssica e Daniel. Maio: Dia 06 (Manhã): Ciro e

Flor – Noite: Romildo e Graça; Dia 13: Jocélio e Zildânia;

Dia 20: Cláudio Franco e Eliane; Dia 27: Maurício e Ozênia.

RETIRO DE JOVENS 2012

O-Q-J-F - O QUE JESUS FARIA?

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” – 1 Pedro 2:21. O Retiro será no Centro de Eventos do Colégio 7 de Setembro, nos dias 26 a 28 de outubro. Procure a Liderança da Mocidade e faça logo a sua inscrição.

PASSEIO DO DIA DAS MÃES

No dia 27 de maio, vamos oferecer às senhoras de nossa igreja

um passeio maravilhoso no Ecopark, incluindo ônibus, entrada nas atrações do parque, almoço e refrigerante. As vagas são limitadas (50), por isso os filhos (maridos e netos) devem adquirir o CONVITE o quanto antes, com a Sra. Lucia Marculayne.

O LIVRO DOS DONS – MENO KALISSHER

O livro que estamos usando na EBD custa 24,90 (ver o site www.chamadada.com.br). Para incentivar os estudos bíblicos e para a obra apologética e evangelística, estamos disponibilizando a 10 reais (somente em abril) – estoque limitado e restrito aos alunos da Escola Bíblica Dominical.

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

 Dadas as profundas mudanças que o homem causou na terra, é impossível entender, prever, ou manejar aspectos ecológicos sem entender por que e como o homem alterou esses aspectos

Confira nas próximas páginas os resultados da Pesquisa Anual de Satisfação 2016, fazendo um!. comparativo com os resultados

Para São Paulo a morte, ressurreição e glorificação do Filho de Deus, Jesus Cristo, é a chave central do Plano de Deus na história, portanto, determinante para a história

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Sofia fala sobre Tatiana Calderon. Ela é um ídolo na Colômbia! Por que ela é famosa?. Instruções: Leia o texto em

Descrição da Infração: Consta do relatório do árbitro da partida, que o denunciado, técnico da equipe Escolinha do Santos, aos 16 minutos do segundo tempo foi expulso de