• Nenhum resultado encontrado

TRÍDUO EUDISTA. Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote O Coração de Jesus UNIDADE DE ESPIRITUALIDADE EUDISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRÍDUO EUDISTA. Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote O Coração de Jesus UNIDADE DE ESPIRITUALIDADE EUDISTA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

TRÍDUO EUDISTA

UNIDADE DE ESPIRITUALIDADE

EUDISTA

Jesus Cristo, Sumo

e Eterno Sacerdote

O Coração de Jesus

(2)

INTRODUÇÃO

Por estes dias, a Igreja celebra três festas que tem fonte

Eudista: a Solenidade de Jesus Cristo, Sumo

e Eterno Sacerdote, a Solenidade do coração de Jesus e

a memória obrigatória do Imaculado Coração da

San-tíssima Virgem Maria.

A Unidade de Espiritualidade Eudista (UEE) aproveita

esta oportunidade para convidar a toda Grande Família

Eudista a meditar com São João Eudes sobre estas três

festas a partir do que temos denominado o “Tríduo

Eu-dista”.

Neste tríduo encontrarão uma proposta para celebrar

estes acontecimentos desde nossa espiritualidade a

par-tir de uma oração inicial, uma meditação e uma oração

final.

Esperamos que seja do seu agrado e proveito.

(3)

PRIMEIRO DIA

JESUS CRISTO SUMO E ETERNO SACERDOTE

Início:

Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração inicial

Adoremos a Jesus em sua cruz, como soberano sacerdote que se imola a si mesmo, e como hóstia santa que é imolada para a glória de seu Pai e para nossa salvação.

Demos-lhe graças por ter sacrificado a si mesmo, e por ter-nos comunicado estas qualidades de sacerdote e de hóstia. Peçamos-lhes perdão por todas as faltas que temos cometidos nas funções de sacerdote.

Entreguemo-nos a Ele e supliquemos que nos dê o Espírito de seu divino sacerdócio; que nos faz dignos de ser outras tantas vítimas que sejam sacrificadas com Ele para a glória de seu Pai,

(4)

e que nos consuma nas sagradas chamas se seu santo Amor.

(São João Eudes, O. C. III, 293 )

Meditação

O SACERDOTE ASSOCIADO A SANTÍSSIMA TRINDADE

O contemplo como os associados do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Vocês, sacerdotes, são a parte mais nobre do corpo místico do Filho de Deus. São os olhos, a boca, a língua e o coração de sua Igreja, mas ainda, do mesmo Jesus.

São seus olhos : mediante vocês o Bom Pastor vela

continua-mente sobre seu rebanho; por vocês o ilumina e o conduz, por vocês chora sobre as ovelhas que se encontram entre as ga-rras do lobo infernal.

São sua boca e sua língua: : por vocês Cristo fala aos

ho-mens e continua anunciando a mesma palavra, o mes-mo Evangelho que Ele proclames-mou na terra.

São seu coração : mediante vocês comunica a vida

verdadei-ra da gverdadei-raça na terverdadei-ra e da glória no céu, a todos os membros de seu corpo místico.

Os contemplo e venero como associados com o Pai, o Filho e o Espírito Santo de maneira celebre e admirável.

O Pai eterno os associa com ele em sua mais alta ocupação, que é a geração inefável de seu Filho, a quem faz nascer desde

(5)

toda a eternidade em seu seio paterno, e em sua mais excelen-te qualidade que é sua divina paexcelen-ternidade. Porque os faz, de certa maneira, pai de seu Filho ao dar-lhes o poder de formá-lo fazê-lo nascer nas almas cristãs e fazê-los pai de seus membros que são os fiéis. Assim vocês levam a imagem de sua divina paternidade.

O Filho de Deus os associa com Ele em suas mais nobres perfeições e ocupações.

Porque os fazem parti-cipantes de sua quali-dade de mediador en-tre Deus e os homens; de sua dignidade de Juiz soberano do uni-verso; de seu nome e oficio do salvador do mundo e muitos outros títulos seu. E dá o

po-der de oferecer com Ele, a seu Pai, o mesmo sacrifício que ofe-receu na cruz e que oferece a cada dia sobre nossos altares, que é sua ação mais santa e excelsa.

O Espírito Santo os associa com Ele em sua maior e admirá-vel ação. Porque Ele tem vindo ao mundo para dissipar as escu-ridões da ignorância e do pecado que cobriam a terra, e para iluminar os espíritos com a luz celestial, para incendiar os co-rações no fogo sagrado do amor divino, para reconciliar os pe-cadores com Deus, para apagar do pecador o pecado, comuni-car a graça, santificomuni-car as almas, fundar a Igreja, aplicomuni-car-lhes os frutos da paixão e morte de seu Redentor e, enfim para des-truir em nós a antiga condição pecadora e dar forma e nasci-mento a Jesus Cristo.

(6)

Pois bem, tudo isso é sua ocupação ordinária como sacerdote, porque tens sido enviado por Deus para formar a seu Filho Je-sus nos corações humanos. Tens, pois, uma aliança maravilhosa com as três divinas pessoas: são os associados da Santa Trindade, são os cooperadores de Deus Todo Podero-so em suas obras mais excelentes.

(São João Eudes, Memorial da vida eclesiástica 1: O.C. III, 14-16)

Oração final:

Deus, gloria de nosso sacerdote, Tu nos tens dado o teu Filho como soberano sacerdote e pastor vigilante de nossas almas; Tu lhes tens agregado, para sacrificar uma hóstia pura, os santos sacerdotes.

Pela oração da bem-aventurada Maria sempre virgem e dos santos Sacerdotes, dignastes a reanimar em tua Igreja o espírito da graça que foi o seu. Completo deste espírito, procuremos amar os que eles amavam e obrar como nos ensinaram pela pa-lavra e pelo exemplo. Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

(7)

SEGUNDO DIA

O CORAÇÃO DE JESUS

Início :

Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração inicial

Que excessivo e admirável, Deus, tua bondade e teu amor por nós! És infitamente digno de seramado, elogiado e glorificado. Mais como não temos coração nem espítito digno e capaz de chegar estas obrigações, tua sabedoria tem convidado e tua imensa bondade nos tem dado um meio admirável para cumpri -las plena e perfeitamente.

Porque nos tens dado o Espírito e o coração de teu Filho, que és teu próprio Espírito e coração, para que seja também em nós, segundo a promessa que nos fizestes pela boca do Profe-ta: Dar-lhes-ei um coração novo e lhes infundireis um Espírito novo (EZ 36, 26). E para que saibamos o que esse espírito e esse coração novos que nos prometias, agregaste: Porei meu espírito, que es meu coração, em meios de vocês. Somente o Espírito e o coração de Deus são dignos e capazes de amar, bendizer e louvar a Deus como Ele merece.

(8)

Meditação

O QUE É O CORAÇÃO DE JESUS?

O Coração de Jesus é uma fogueira de amor.

Em nosso salvador adoramos três corações que formam um só coração pela estreita união que têm entre si.

O primeiro é o Coração divino, seu amor incriado, que é Deus mesmo. É também o

amor que Ele tem, desde a eternidade, no seio adorá-vel de seu Pai, e que, com o amor deste, é o princípio do Espírito Santo.

O segundo é o Coração

espiritual de Jesus, a

par-te superior de sua alma santa, na qual o Espírito Santo vive e reina de ma-neira inefável e no qual

encerra os tesouros infinitos da ciência e da sabedoria de Deus. É também sua vontade humana, cuja função própria é amar, e que Ele sacrificou para realizar nossa salvação pela úni-ca vontade de seu Pai.

O terceiro Coração de Jesus é o santíssimo Coração Corporal, unido hipostaticamente a pessoa do verbo, formado pelo Espí-rito Santo com o sangue virginal da Mãe de amor, e que na cruz foi traspassado pela lança.

(9)

Ama a seu Pai celestial com amor eterno, imenso e infinito. Ama a sua mãe sem limites nem medidas. Como ele demostra nas graças inconcebíveis com que a merecia.

Ama a Igreja triunfante, purgante e peregrina. Os sacramentos – especialmente a Eucaristia, que é compêndio de todas as ma-ravilhas da bondade de Deus – são outros tantos canais inesgo-táveis de graças e santidade, cuja fonte é o oceano imenso do sagrado Coração de nosso Salvador.

Finalmente, nos ama a todos e a cada um, como seu Pai o ama a Ele. Por isso tudo o que fez, e sofreu, tudo foi para livrar-nos do abismo dos males em que os pecados nos havia arremessa-dos, e para fazer de nós filhos de Deus, membros de Cristo, herdeiros de Deus, coerdeiros do Filho, titulares do mesmo reino que o Pai deu a seu Filho.

Nossos deveres para com este amado Coração são: adorá-lo,

louvá-lo, bendizê-lo e glorificá-lo e dar-lhes graças, pedir-lhes perdão por tudo o que Ele sofreu por causa de nossos peca-dos; oferecer-lhe em reparação todas as alegrias que Ele tem dado a todos os que lhe amam e todos os sofrimentos aceitos por seu amor. Finalmente, amá-lo fervorosamente.

Também devemos utilizar este Coração porque na realidade nos pertence; ele é dado o Pai eterno, o Espírito Santo, maria e o mesmo Jesus, para que seja o refúgio de nossas necessidades, o oráculo em nossas dúvidas e dificuldades, e nosso tesouro. Nos é dado finalmente, não somente para que seja o modelo e a regra de nossa vida, senão nosso próprio coração, e as-sim possamos por este Grande Coração, cumprir com Deus e

(10)

com nosso próximo todos os nossos deveres.

(São João Eudes, O Admirável Coração de Jesus,12: OO.C. VIII, 344-347 )

Oração final:

Quem me dera fundir-me neste fogo! Mãe de Jesus, anjos, san-tos e santas de Jesus, me entrego a todos vocês e os entrego também a todos meus irmãos e irmãs e a todos os habitantes da terra que nos mergulhemos no mais profundo desta fogueira de amor! Amém.

(São João Eudes, O.C. VIII, 352)

TERCEIRO DIA

O CORAÇÃO DE MARIA

Oração inicial:

Bendita sejais, Virgem Santa, por todo a honra dada a teu amabilíssimo Filho durante toda a tua vida. Te ofereço toda minha vida, Mãe da vida e da graça, e a consagro toda em honra da tua, e te suplico com todo meu coração a teu Fil-ho Jesus, Deus da vida e do amor, que faz, por sua grandíssima bondade, que toda minha vida seja uma homenagem continua e eterna a sua santíssima vida e a tua.

.

(11)

Meditação

O CORAÇÃO DE MARIA

TRANSBORDANTE DE AMOR A DEUS

E DE CARIDADE PARA NÓS

Maria não amou jamais nada fora de Deus e o que Deus queria era que amasse Nele e por Ele.

Entre Entre as festas da Virgem Maria, a de seu coração é como o coração e a rainha das demais, porque celebra a sede do amor e da caridade.

O objeto desta solenidade é o Coração da filha única e amabilíssima do Pai eterno, é o coração da Mãe de Deus, da Esposa do Espírito Santo, da mãe amorosa de todos os fiéis. É um coração incendiado de amor a Deus e de caridade por nós.

O coração de Maria é todo amor por Deus. Porque nunca há amado nada fora

de Deus e o que Deus quis foi que amasse Nele e por Ele. Por-que o há amado sempre com todo seu coração, com toda a sua alma, e com todas suas forças. Porque não somente há querido sempre o que Deus quisera, se não que há posto nele seu gozo e felicidade.

O Coração de Maria é todo amor por nós. Ela nos ama com o mesmo amor com que ama a Deus porque, é a Ele quem ver e ama em nós. Nos ama com o mesmo amor com que ama o Ho-mem Deus porque sabe que Cristo é nossa cabeça e nós seus membros e por Ele mesmo somos uma só coisa com Ele. Por

(12)

isso, nos ver e nos ama de certa maneira como a seu Filho e como aos filhos próprios. Levamos esta gloriosa condição por duas razões: porque se é mãe da cabeça o é de seus membros e porque nosso Salvador, na cruz, nos entregou a sua mãe em qualidade de filhos. Jesus nós há dado não somente por rainha e soberana, senão em qualidade de mãe, que é a mais convenien-te que podemos imaginar. A cada um de nós repita o que disse São João Eudes: Esta é a tua mãe. E Jesus nos entregou ela não somente como servidores e escravo, senão em qualidade de filhos: Eu tenho aqui teu filho, lhe disse, falando a cada um de nós na pessoa do apóstolo amado. Como se lhe diz<< Estes são todos meus membros que te entrego para que sejam teus filhos. Os ponho em meu lugar para que os veja, e ames com o mesmo amor e como eu os amos>>.

Mãe de Jesus: tu nos cuidas e nas amas como a teus filhos e co-mo irmãos de teu Filho e nos amas e amarás eternamente com o mesmo amor de mãe com que o amas a Ele.

Por isso, querido irmão, em todos teus assuntos, necessidades, perplexidades e aflições, intercede ao coração de nossa amoro-sa mãe. É um coração que vela sobre nós e nossos interesses. É um Coração tão completo de bondade, doçura, misericórdia e liberdade que ninguém tem acorrido ao coração com humilda-de e confiança sem receber seus consolos. É um coração gene-roso, forte e poderoso para combater os nossos inimigos, para remover e destruir tudo o que nos prejudica, para alca-nçar de Deus o que pede e enche-nos de toda a classe de bens.

(13)

PROPÓSITO PARA VIVER O SACERDÓCIO DE JESUS _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

(14)

PROPÓSITO PARA AMAR MAIS A JESUS _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

(15)

.

PROPÓSITO PARA AMAR MAIS A MARIA _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

(16)

16

TEU AMABILISSIMO

CORAÇÃO, JESUS

MEU, ESTÁ

TOTALMENTE

INCENDIADO DE

AMOR A NÓS... O

CORAÇÃO DE JESUS É

O CORAÇÃO DE

MARIA!

(O Coração de Maria, cap. XII)

(O Admirável coração de Jesus, 2, 4-5)

Diretor:

Pe. Álvaro Duarte Torres CJM Desenho e compilação:

Hermes Flórez Pérez Tradução: Geovani Ferreira

Referências

Documentos relacionados

Á Corregedoria Geral da Justiça COMUNICA, para conhecimento geral, o recebimento de oficio do Juízo supramendonado, noticiando comunicação efetuada pelo Oficial de

15:11:59 Para OLIVEIRA E SOUZA COMERCIO DE PRODUTOS MEDICOS LTDA - ME - Senhor licitante, identificamos que o senhor está ofertando no ITEM 1 um esfigmomanômetro digital da

Capítulo III - A comunidade de parasitóides de lagartas do cerrado do Distrito Federal: riqueza de espécies e amplitude de dieta.. Figura

Assim, tendo como que um só coração e uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo.. Por isso, acolhei-vos uns

Em especial, os Estados-Membros que desejarem recorrer a esta cláusula de derrogação devem apresentar um relatório de mercado demonstrando a não disponibilidade de cobertura

Diante disso, o conhecimento dos atributos físicos e hídricos dos Neossolos Regolíticos, como a composição granulométrica, densidade, porosidade, resistência

Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós Coração de Jesus, no qual o Pai põe todas as suas complacências, tende piedade de nós

O espírito de amor e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo ligarão coração a coração, se cada qual abrir as janelas do coração rumo do Céu e fechar as que contemplam o