• Nenhum resultado encontrado

Apostila-AIM-Excel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila-AIM-Excel"

Copied!
231
0
0

Texto

(1)

 









     

APOSTILA EXCEL

AIM - 2010

(2)

6XPiULR

  &DStWXOR$SUHVHQWDomRGR([FHO &DStWXOR,QLFLDQGRR0LFURVRIW([FHO &DStWXOR/LQKDV&ROXQDVH&pOXODV &DStWXOR3DVWDGHWUDEDOKRH3ODQLOKDV &DStWXOR&RPRFULDULQVHULUH[FOXLUHPRYHUSODQLOKDV &DStWXOR7HFODVGHPRYLPHQWDomRQR([FHO &DStWXOR,QVHULQGRGDGRVHPXPDSODQLOKD &DStWXOR&ULDQGRHVDOYDQGRDSODQLOKD0RGXOR &DStWXOR(GLWDQGRHH[FOXLQGRGDGRVHPXPDSODQLOKD &DStWXOR$%DUUDGH)HUUDPHQWDV3DGUmR &DStWXOR8WLOL]DQGRIyUPXODVQR([FHO,QWURGXomR &DStWXOR6HOHFLRQDQGRFpOXODVHIDL[DVGHFpOXODV3DUWH, &DStWXOR([HUFtFLRVREUHVHOHomRGH&pOXODVH)DL[DVGH&pOXODV &DStWXOR&RSLDQGRIyUPXODVSDUDXPDIDL[DGHFpOXODV &DStWXOR,QVHULQGR/LQKDVH&ROXQDV &DStWXOR&RSLDQGRHFRODQGRFpOXODV &DStWXOR8PH[HPSORVLPSOHV &DStWXOR'RLVH[HUFtFLRVSURSRVWRV &DStWXOR5HVXPRGR0yGXOR

(3)

&DStWXOR $SUHVHQWDomRGR([FHO

Nest e capít ulo vam os ent ender exat am ent e o que é o Microsoft Excel e em que sit uações do dia- a- dia, podem os ut ilizá- lo.

O Micr osoft Excel é um soft w ar e par a cr iação e m anut enção de Planilhas Elet r ônicas. Para ent ender m elhor o que é um a planilha elet r ônica e quando dev em os ut ilizar o Microsoft Excel, consider e a seguint e analogia:

Ut ilize o Micr osoft Excel, para resolver um problem a que, m anualm ent e, v ocê r esolv er ia ut ilizando os seguint es inst rum ent os:

• Papel

• Lápis

• Bor racha

• Calculadora

O Excel perm it e, além da m anipulação de cálculos em planilhas, a inclusão de gráficos cr iados com base nos dados da planilha. Podem ser cr iadas planilhas de cálculos para orçam ent os, prev isões e planej am ent os para inv est im ent os f ut uros, div ersos t ipos de t abelas, cont role de gast os, cont role de caix a, et c.

Um err o bast ant e com um é t ent ar ut ilizar o Excel para r esolv er pr oblem as t ípicos de Bancos de dados. Por ex em plo, v ocê quer fazer um cont r ole de pr ocessos. Desej a cadast rar o núm ero do processo, dat a de ent rada, dat as e locais de m ovim ent ação e dem ais infor m ações r eferent es ao pr ocesso. Depois v ocê quer fazer pesquisas com plexas nos dados ar m azenados, com o por ex em plo, pesquisa pelo núm ero do pr ocesso, pelo nom e do r esponsável, pelo CNPJ, et c. Est e t ipo de problem a não é adequado para ser solucionado pelo Excel. Est e é um t ípico problem a de banco de dados e a fer ram ent a m ais indicada é o Micr osoft Access.

Agora vam os im aginar que v ocê t enha um a pequena em presa, com 5 funcionários e desej a aut om at izar o cálculo de im post os e salár ios. Est e é um ex em plo t ípico que pode, facilm ent e, ser solucionado com a ut ilização de um a planilha do Excel.

De um a m aneira geral ut ilizo o seguint e cr it ério: " Se a planilha que est ou cr iando t erá m ais do que 5000 linhas, ou apr esent a necessidade de cálculos e pesquisas m uit o com plexos, pode ser m elhor solucionar o pr oblem a, ut ilizando um banco de dados ao inv és de um a planilha do Excel. "

Not a: As orient ações cont idas nest e curso são v álidas para qualquer v er são do Micr osoft Excel ( 5.0, 97, 2000 , XP, 2003 e 2007 ) .

&DStWXOR ,QLFLDQGRR0LFURVRIW([FHO

I niciando o Microsoft Ex cel

2EMHWLYR Nest e capít ulo apr ender em os a iniciar o Microsoft Excel e a ident if icar os pr incipais elem ent os da t ela de abert ura do Excel.

,QLFLDQGRR0LFURVRIW([FHO

Para iniciar o Microsoft Excel, ut ilize o seguint e com ando:

,QLFLDU!3URJUDPDV!0LFURVRIW([FHO

O Micr osoft Excel será inicializado. Na Figura a seguir, t em os um a v isão geral, dos principais elem ent os da t ela de abert ura do Excel:

(4)

$WHODLQLFLDOGR([FHOpFRPSRVWDGRVVHJXLQWHVHOHPHQWRV

• %DUUDGHPHQXV Nest a barr a t em os acesso a t odos os com andos do Excel. Por ex em plo, para salvar um a planilha, clicam os no m enu Arquivo e nas opções que surgem , dam os um clique na opção Salvar ($UTXLYR!6DOYDU) . Durant e est e curso, sem pre que surgir um a or ient ação do t ipo: " Selecione o m enu Edit ar" , est ou fazendo referência ao com ando Edit ar da Bar ra de m enus. Ut ilizarei o form at o abreviado, por ex em plo: " Selecione o com ando $UTXLYR!6DOYDU, significa dar um clique no m enu Arquiv o e nas opções que surgem , dar um clique na opção Salvar .

• %DUUDGHIHUUDPHQWDV Em um a barra de ferr am ent as, t em os div ersos bot ões. Cada bot ão ex ecut a um det er m inado com ando. Por exem plo, o bot ão com o desenho do disquet e ( ) é equivalent e ao com ando $UTXLYR!6DOYDU. Os bot ões das barras de ferram ent as funcionam com o um at alho rápido para os com andos m ais ut ilizados. No Excel podem os t er diversas barras de ferram ent as. Para ser m ais pr eciso, t em os as seguint es bar ras de ferr am ent as:

• Padrão

• Form at ação

• Caixa de fer ram ent as de cont r ole

• Dados ext ernos

• Desenho

• Figura

• Form ulár ios

• Gráfico

• Rev isão

• Tabela dinâm ica

• Visual Basic

• Web

• WordArt

Por padrão, são ex ibidas as barras 3DGUmR e )RUPDWDomR. Na bar ra padrão t em os acesso aos pr incipais com andos, t ais com o Salvar planilha, cr iar um nova planilha, abr ir um a planilha ex ist ent e, et c. Na bar ra Form at ação t em os acesso aos com andos para form at ação dos dados da planilha, com o por exem plo: Negr it o, I t álico, Sublinhado, Tipo de font e, t am anho e cor da font e, et c.

(5)

• Refer ência da célula selecionada: I ndica o endereço da célula onde est á at ualm ent e o cursor . No próxim o capít ulo apresent arem os um a descrição det alhada dos conceit os de célula e cursor.

• Janela de past as de t rabalho: Nest a área ( quadriculada) é que inser im os inform ações e fór m ulas, ou sej a, onde const ruím os a planilha propriam ent e dit a.

• Barra de st at us: Nest a barra são em it idas m ensagens sobr e as operações que est ão sendo ex ecut adas na planilha.

• Barra de fórm ulas: Est a barra ex ibe a f órm ula ut ilizada na célula at ual ( célula onde est á o cursor ) . Ut ilizarem os bast ant e est a barra, quando t rabalhar m os com f órm ulas. Ent ão lem br e, sem pre que o t ext o f izer refer ência à barra de fórm ulas, localize- a na posição indicada na figura. Para colocar o cursor na bar ra de fórm ulas é só dar um clique na bar ra. É im port ant e que v ocê est ej a fam iliar izado com est es elem ent os básicos da t ela inicial do Excel. No pr óx im o capít ulo ir em os falar sobre célula, endereço, past a de t rabalho, planilhas e cursor .

&DStWXOR /LQKDV&ROXQDVH&pOXODV

(OHPHQWRVEiVLFRVGHXPDSODQLOKDGR([FHO

Nest e capít ulo vam os apresent ar os conceit os de colunas, linhas, células e célula at iva em um a planilha do Excel.

/,1+$&2/81$H&e/8/$

Ao abr irm os o Micr osoft Excel é apr esent ada um a j anela com t rês planilhas - 3ODQ, 3ODQe

3ODQ. A planilha selecionada por padrão é a planilha 3ODQ, um a planilha vazia, onde possuím os linhas e colunas dispost as de t al for m a que podem os inser ir inform ações dent ro da grade form ada com o cr uzam ent o desses dois elem ent os.

/,1+$- dent r o do Excel as linhas são ident ificadas com núm eros no cant o esquerdo da t ela

que vai de a . Ou sej a, em cada planilha podem os t er at é 65536 linhas. Vej a a figura a seguir:

&2/81$- as colunas são ident ificadas com let ras de A a Z e com binações de let ras ( AB, AC, et c) at é t ot alizarem FROXQDV. Você pode t ornar um a coluna t ão larga quant o a j anela da planilha ( 255 caract er es) ou t ão est r eit a quant o a fração de um caract ere. Vej a a figura a seguir :

(6)

&e/8/$- a unidade de um a planilha na qual você pode inser ir e arm azenar dados. A

int erseção de cada linha e coluna em um a planilha form a um a célula. Você pode inserir um valor const ant e ou um a fór m ula em cada célula. Um v alor const ant e é norm alm ent e um núm ero ( incluindo um a dat a ou hora) ou t ext o, m as pode t am bém ser um valor lógico ou valor de er ro.

9HMDDILJXUDDVHJXLU

&e/8/$$7,9$- é a célula ex ibida com um a borda em negr it o, que indica que a célula est á

selecionada. Os próxim os dados digit ados serão inseridos nest a célula, ou o pr óx im o com ando escolhido será aplicado nest a célula. 6HYRFrVHOHFLRQDUPDLVGHXPDFpOXODDSULPHLUD

FpOXODpDFpOXODDWLYDDVRXWUDVVmRGHVWDFDGDV

(QGHUHoRGD&pOXODToda célula é indicada at rav és de um endereço. O ender eço é form ado

SHODOHWUD( ou let ras) GDFROXQDe o Q~PHURGDOLQKD. Por ex em plo, a célula form ada pelo encont ro da pr im eira coluna ( A) , com a pr im eir a linha ( 1 ) , possui o endereço $. A célula % é a célula form ada pelo encont ro da coluna %, com a linha . Nest e curso v ou fazer

referência a um a célula, sem pr e ut ilizando o seu endereço. Por ex em plo: " Digit e 23 na célula B12" . Na figura a seguir , t em os a indicação da célula C7:

,17(59$/2'(&e/8/$6- quando t rabalham os com um a planilha, m uit as vezes nos

deparam os com a necessidade de t rat ar um t recho ou um a det erm inada r egião de m aneira difer ent e do rest ant e da planilha. Um int ervalo de células é um a região da planilha que selecionam os a fim de t rabalhar e m odificar, ele é ident if icado at rav és da célula do cant o super ior esquerdo e do cant o inferior direit o da faixa de células. Um a faixa é r epr esent ada pelo endereço da prim eira célula ( cant o super ior esquerdo) , dois pont os ( : ) e o ender eço da últ im a célula ( cant o infer ior dir eit o) . Por ex em plo: $$, represent a a faixa de células de A1 at é A6, conform e indicado na figura a seguir:

(7)

&DStWXOR 3DVWDGHWUDEDOKRH3ODQLOKDV



2FRQFHLWRGHSDVWDVGHWUDEDOKRHSODQLOKD

Quando cr iam os um a ou m ais planilhas no Excel, est as são salv as em um arquivo com e ext ensão [OV. Um conj unt o de um a ou m ais planilhas, salvas em um arquiv o .x ls, é o que o Excel cham a de " 3DVWDGH7UDEDOKR" . Em r esum o: "3DVWDGH7UDEDOKR $UTXLYR[OV

JUDYDGRQRGLVFR" . Ao abr irm os um a nova past a de t r abalho, est a é criada, por padrão, com t rês planilhas ( 3ODQ, 3ODQe 3ODQ) , confor m e indicado na Figura a seguir :

No Microsoft Excel, um a past a de t rabalho é o arquiv o no qual v ocê t r abalha e arm azena seus dados. Pelo fat o de cada past a de t rabalho poder cont er um a ou m ais planilhas, v ocê poderá organizar vár ios t ipos de inform ações r elacionadas em um único arquiv o.

Use as planilhas para list ar e analisar os dados. Você pode inserir e edit ar dados em div ersas planilhas sim ult aneam ent e e r ealizar cálculos com base nos dados dessas planilhas. Ao cr iar um gráfico, você pode colocá- lo na planilha com os seus dados r elacionados ou em um a folha de gráfico separ ada.

Os nom es das planilhas aparecem nas JXLDVlocalizadas na part e infer ior da j anela da past a de t rabalho. Para m ov er- se ent r e as planilhas, clique nas guia da planilha na qual v ocê desej a colocar o foco. O nom e da planilha at iva fica em negr it o.

Podem os inser ir at é 30 planilhas em um a Past a de Trabalho. Um a analogia que gost o de ut ilizar é a seguint e:

• A past a de t rabalho ( ar quivo . x ls) é com o se fosse um a past a t radicional, onde guardarm os f olhas de papel. Cada folha de papel é com o se fosse um a planilha.

Ao abr irm os o Excel, por padrão é cr iada um a past a cham ada Past a 1, conform e indicado na Figura a seguir :

(8)

Após inser irm os dados, criar m os nov as planilhas e r ealizarm os cálculos dev em os salv ar a past a de t rabalho para um arquivo no disco.

&DStWXOR &RPRFULDULQVHULUH[FOXLUHPRYHUSODQLOKDV

&ULDQGRLQVHULQGRH[FOXLQGRHPRYHQGRSODQLOKDV

2EMHWLYRNest e capít ulo apr ender em os a cr iar, r enom ear, m over e excluir planilhas dent ro de um a past a de t rabalho.

7UDEDOKDQGRFRPSODQLOKDV

Nest e capít ulo apr ender em os a salvar est a past a de t rabalho no disco e t am bém aprender em os a criar, renom ear, excluir e m over planilhas. A seguir t em os um a descrição de com o efet uar as operações com planilhas:

• 3DUDUHQRPHDUXPDSODQLOKDClique com o bot ão direit o do m ouse sobre o nom e da planilha ( Por ex em plo, Plan1 - ) , e no m enu que surge clique em Renom ear . O nom e da planilha fica selecionado. Bast a digit ar o novo nom e ( o nom e ant igo será apagado) e t eclar ENTER. Feit o isso, a planilha j á aparece com o novo nom e.

• 3DUDLQVHULUXPDSODQLOKDClique com o bot ão dir eit o do m ouse sobre o nom e de um a das planilhas ex ist ent es ( ) e no m enu que surge, clique em ,QVHULU, na j anela que é abert a cert if ique- se de que a opção 3ODQLOKDest ej a m arcada e dê um clique no bot ão OK. O Excel insere um a planilha à esquerda da planilha que v ocê clicou, com o nom e Planx , onde x é um a m ais do que o núm er o de planilhas. Por exem plo, se v ocê t em 3 planilhas o Excel cr ia a 3ODQ. Um inconv enient e é que a planilha inser ida pode f icar fora de ordem , por ex em plo 3ODQaparecendo DQWHVde 3ODQ. Para resolv er est e pr oblem a, podem os m ov er a planilha, confor m e será explicado no pr óx im o it em . Você t am bém pode ut ilizar o com ando ,QVHULU!3ODQLOKD, para inser ir um a nova planilha em um a past a de t rabalho.

• 3DUDPRYHUXPDSODQLOKDClique sobr e o nom e da planilha a ser m ovida e ar rast e ela para um a nova posição.

• 3DUDH[FOXLUXPDSODQLOKDClique com o bot ão dir eit o do m ouse sobr e o nom e da planilha a ser excluída, no m enu que surge dê um clique na opção Excluir. O Excel em it e um a m ensagem pedindo confirm ação e av isando que um a v ez excluída a planilha, os dados dela não poderão ser recuperados. Dê um clique em OK para confirm ar a exclusão.

No próxim o capít ulo, irem os fazer um ex ercício passo- a- passo, onde irem os criar, r enom ear , m ov er e excluir planilhas. No final salvarem os a past a de t rabalho no disco. Caso você j á queira t ent ar resolv er o ex ercício, o obj et ivo do ex ercício é criar um a past a de t rabalho com 12 planilhas, nom eadas conform e indicado na Figura a seguir :

(9)

8PDSDVWDGHWUDEDOKRFRP3ODQLOKDV -DQj'H] 

&DStWXOR 7HFODVGHPRYLPHQWDomRQR([FHO

2EMHWLYRNest e capít ulo apr ender em os a nos m ov im ent ar em um a planilha do Excel.

7e&1,&$6'(029,0(17$d­2(6(/(d­2

Quando t rabalham os com um a planilha elet r ônica sem pre precisam os nos m ov im ent ar " de um lado para out r o" ou " par a cim a e para baix o" . O Excel nos perm it e m ov im ent ar - se pela planilha de vár ias m aneiras difer ent es.

Est as t écnicas dev em ser abordadas pelo sim ples fat o de que dev em os nos preocupar com o crescim ent o gradat iv o de nossas planilhas, ou sej a, a m edida em que v am os aprim orando as planilhas elas vão cr escendo e assim aparece a necessidade de nos m ovim ent arm os com m aior rapidez ent r e vár ios pont os da planilha.

Observ e o quadro abaix o com as principais m aneiras de m ov im ent ação pela planilha.

3ULQFLSDLVWHFODVGHPRYLPHQWDomR

Você t am bém pode deslocar o cursor para qualquer célula, ut ilizando o m ouse. Bast a clicar na célula de dest ino e o cursor será posicionado na célula clicada. Tam bém est ão disponíveis barras de rolagem hor izont al e vert ical, para que possam os nos deslocar, rapidam ent e, para difer ent es pont os de um a planilha.

(10)

Para deslocar- se de um a planilha para out ra, bast a clicar no nom e da planilha, na part e infer ior da t ela do Excel. Por ex em plo, se você est á na planilha Jan, para se deslocar para a planilha Fev , bast a clicar em Fev, na part e infer ior da j anela.

&DStWXOR ,QVHULQGRGDGRVHPXPDSODQLOKD



2EMHWLYRNest e capít ulo apr ender em os a inserir dados em um a planilha. O nosso obj et iv o é aprender a inser ir infor m ações em um a planilha. Não nos pr eocupar em os, nest e m om ent o, com a form at ação dos dados e com a realização de cálculos. Aprender em os est as t arefas nas lições dos próx im os m ódulos.

,QVHULQGRGDGRVHPXPDSODQLOKD

Você pode digit ar dois t ipos dif erent es de dados em um a planilha:

9DORUHVFRQVWDQWHV

Um valor const ant e é um t ipo de dado que v ocê digit a dir et am ent e na célula, ele pode est ar em for m at o de núm ero, incluindo dat as, horas, m oedas, porcent agens, frações ou not ação cient ífica, ou em form at o de t ext o. Os valor es são const ant es, ist o é, não são obt idos a part ir de cálculos env olv endo out ros valor es e podem ser alt erados sem pre que necessár io.

No Excel pode- se inser ir t rês t ipos básicos de const ant es: núm eros, dat as e horas, e t ext o:

1~PHURV

Para digit ar um núm ero com o valor const ant e, clique na célula onde o valor deve ser inser ido e digit e o núm ero. Os núm er os podem incluir car act eres num ér icos ( de 0 a 9) e qualquer um dos caract eres especiais a seguir : + - ( ) , / $ % .

Se um a ent rada consist ir em qualquer caract er difer ent e dos caract er es especiais

apresent ados, o Excel int erpret ará com o t ext o. Por ex em plo: Rua dos Milagres nº 173, CR 170. Um valor int erpret ado com o t ext o é, aut om at icam ent e, alinhado à esquerda da célula.

$OJXPDVREVHUYDo}HV

1. Você pode incluir pont os nos núm er os, com o em 1.000 .000.

2. Um a v írgula num a ent rada num ér ica indica um valor decim al, por ex em plo: 10 ,23.

3. Os sinais de adição ( + ) digit ados ant es dos núm eros são ignorados.

4. Coloque um sinal de subt ração ant es dos núm er os negat iv os ou coloque- os ent r e parênt eses.

Ao cr iar um a nova planilha, t odas as células ut ilizarão o form at o de núm er o " Geral" . Sem pr e que possív el, o Excel at r ibui aut om at icam ent e o for m at o de núm ero cor r et o para a sua ent rada. Por ex em plo, quando você digit a um núm er o com um sinal de m oeda ( R$) ant es ou um sinal de porcent agem depois do núm ero ( % ) , o Excel alt era aut om at icam ent e o form at o da célula de *HUDOpara 0RHGDou 3RUFHQWDJHP, r espect ivam ent e. 2VQ~PHURVGLJLWDGRVVmR

DOLQKDGRVjGLUHLWDGDFpOXOD

,PSRUWDQWH1DVIyUPXODVYRFrQmRSRGHXVDUSDUrQWHVHVSDUDLQGLFDUQ~PHURV QHJDWLYRVSRQWRVSDUDVHSDUDUPLOKDUHVHQHPFLIU}HV  DQWHVGHYDORUHV PRQHWiULRV

(11)

Um t ext o é com post o de let ras ou qualquer com binação de núm eros e let ras. Qualquer conj unt o de caract er es digit ados num a célula que não for int erpr et ado pelo Excel com o núm ero, f órm ula, dat a, hora, valor lógico ou valor de err o será int erpr et ado com o t ext o.

4XDQGRRWH[WRIRUGLJLWDGRRVFDUDFWHUHVVHUmRDOLQKDGRVjHVTXHUGDQDFpOXOD

Para digit ar um t ext o, clique na célula onde o t ext o dev e ser inser ido e digit e o t ext o. Um a célula aceit a at é 255 caract er es. Você pode for m at ar os caract eres dent ro de um a célula indiv idualm ent e. Trat arem os de f orm at ação nos próx im os m ódulos.

'DWDH+RUD

Se v ocê quiser exibir a hora usando o r elógio de 12 horas, digit e " am " ou " pm " , por ex em plo, 3: 00 PM. Você t am bém pode digit ar " a" ou " p" em v ez de " am " ou " pm " ; deix e um espaço ent re a hora e a let ra. A m enos que v ocê queira digit ar " am " ou " pm " , o Excel exibe a hor a ut ilizando o r elógio de 2 4 horas, por exem plo, 1 5: 00. O r elógio de 24 horas é o padrão oficial para o Br asil.

Você pode digit ar dat a e hora na m esm a célula. Par a isso, bast a inserir um espaço ent re a dat a e a hora. Para digit ar dat as, use um a barra ( / ) ou um hífen ( - ) com o separ ador ent re dia, m ês e ano. Por ex em plo: ou .

Em bora você possa ex ibir dat as e horas em div ersos form at os padrão, o Excel arm azena t odas as dat as com o núm er os ser iais e t odas as horas com o frações decim ais. -iTXHGDWDVH

KRUDVVmRWUDWDGDVFRPRQ~PHURVHODVSRGHPVHUDGLFLRQDGDVVXEWUDtGDVH LQFOXtGDVHPRXWURVFiOFXORVVocê pode v er dat as e horas form at adas com o núm er os seriais ou com o frações decim ais.

)yUPXODV

Um a fórm ula é um a seqüência de valor es const ant es, r efer ências de célula ( o ender eço da célula) , nom es, funções ou operadores que produz um nov o valor a part ir dos valores ex ist ent es.

$VIyUPXODVVHPSUHFRPHoDPFRPXPVLQDOGHLJXDO 

O valor r esult ant e de um a fórm ula pode ser alt erado quando out r os v alor es da planilha f orem alt erados. Por ex em plo, se t em os um a fórm ula para calcular a m édia anual de v endas, com base nas m édias m ensais de vendas, sem pre que um a m édia m ensal for alt erada, a m édia anual será, aut om at icam ent e, r ecalculada. Est e é um dos grandes at rat iv os do Excel. " 4XDQGR

XPGRVYDORUHVTXHFRPS}HPXPDIyUPXODIRUDOWHUDGRDIyUPXODVHUiDXWRPDWLFDPHQWH UHFDOFXODGD(VWHSURFHGLPHQWRID]FRPTXHRVGDGRVGHXPDSODQLOKDHVWHMDPVHPSUH DWXDOL]DGRV" &DStWXOR &ULDQGRHVDOYDQGRDSODQLOKD0RGXOR/LomR[OV ([HUFtFLR&ULDQGRHVDOYDQGRSODQLOKDV 3DUDFULDUDSODQLOKD0RGXOR/LomR[OVIDoDRVHJXLQWH

1. Abra o Excel ( ,QLFLDU!3URJUDPDV!0LFURVRIW([FHO) . 2. Será abert a um a past a de t r abalho em br anco ( 3DVWD[OV) . 3. Clique na Célula A1 e digit e o seguint e:

&223(5$7,9$'(352'8726$*5Ë&2/$6$%&.

4. Clique na Célula A3 e digit e o seguint e: $FRPSDQKDPHQWRPHQVDOGHYHQGDGRV

(12)

5. Cont inue digit ando as inform ações confor m e indicado na Figura a seguir :

6. Ao digit ar um a infor m ação pode acont ecer que ela ult r apasse o t am anho padrão da coluna. Podem os aum ent ar o t am anho de um a coluna, f acilm ent e, ut ilizando o m ouse. Para aum ent ar o t am anho da coluna C, por exem plo, coloque o m ouse na div isór ia ent r e as duas colunas ( ent re o bot ão do cabeçalho da coluna C e da Coluna D, por ex em plo) , a set a do m ouse t roca para um a set a de pont a dupla. Clique com o bot ão esquerdo do m ouse e m ant enha- o

pressionado. Agora m ov im ent e o m ouse para a direit a, ainda com o bot ão esquerdo pressionado. O t am anho da coluna C vai sendo aum ent ado. Mov im ent o o m ouse par a a esquerda, ainda com o bot ão esquerdo pressionado. O t am anho da coluna C vai dim inuindo.

7. Tam bém podem os deixar um a coluna do t am anho exat o, ou sej a, nem m aior nem m enor do que os dados da coluna. Para isso bast a apont ar o m ouse par a a div isór ia ent re a coluna a ser aj ust ada e a próx im a coluna. Quando a set a t r ocar para um a set a de pont a dupla, GrXP

FOLTXHGXSOR. A coluna se aj ust a exat am ent e para o t am anho necessário. Na Figura a seguir indico o que eu cham o de div isór ia da coluna:

,PSRUWDQWH: Sem pre que eu falar em divisór ia da coluna é na div isória ent r e os bot ões do cabeçalho de cada coluna, conform e indicado na Figura ant er ior.

8. Após t erm os digit ados os dados é hora de salvarm os a nossa planilha.

(13)

10. Ut ilize a list a 6DOYDUHP, para navegar at é a past a

11. No cam po Nom e do arquiv o: , digit e Modulo 1 - Lição 8. x ls .

12. Dê um clique no bot ão Salvar e pront o. A planilha será grav ada.

13. Nas pr óx im as v ezes que v ocê for salvar o arquiv o bast a clicar no bot ão 6DOYDU( ) , ou selecionar o com ando $UTXLYR!6DOYDU. Ut ilizam os o com ando 6DOYDU&RPRapenas quando est am os salvando a past a de t rabalho pela pr im eira v ez ou quando querem os salvar a past a de t rabalho em out ra past a ou com um nom e difer ent e.

14. Com isso criam os a nossa pr im eira planilha e salvam os ela no Disco r ígido. Para abr ir est a planilha e fazer alt erações, ut ilizam os o com ando Arquiv o - > Abr ir ou um clique no bot ão Abrir ( ) .

Ao ut ilizar est e com ando surge j anela Abr ir. Nest a j anela ut ilizam os a list a ([DPLQDUpara nav egar at é a past a ou subpast a onde est a o ar quivo .x ls a ser abert o. Um a vez encont rada a past a onde est á o arquivo, dam os um clique no nom e do arquivo para selecioná- lo. Um a v ez selecionado o arquiv o a ser abert o é só dar um clique no bot ão $EULU.

15. Feche o Excel. Você pode ut ilizar o com ando $UTXLYR!6DLUou pressionar $/7). Se você t iv er feit o algum a alt eração que não foi salva no disco, será em it ida a seguint e

m ensagem :

16. Par a salv ar as alt er ações bast a dar um clique no bot ão Sim . Para descart ar as alt erações que ainda não foram salvas, dê um clique no bot ão Não. Para volt ar ao Excel dê um clique no bot ão Cancelar.

&DStWXOR (GLWDQGRHH[FOXLQGRGDGRVHPXPDSODQLOKD

2EMHWLYRVam os aprender a alt erar e excluir dados em um a planilha.

&RPRDOWHUDU HGLWDU GDGRVH[LVWHQWHVHPXPDSODQLOKD

São m uit os os m ot ivos que podem ex igir a alt eração dos dados digit ados em um a planilha:

· Err os de digit ação.

· Necessidade de at ualizar algum a inform ação.

· Alt erar fórm ulas.

· I nser ir ou excluir infor m ações.

Para alt erar a inform ação ex ist ent e em um a célula é bast ant e sim ples. Clique na célula a ser alt erada e pressione a t ecla ). Ao pressionar a t ecla ), v ocê ent ra no PRGRGHHGLomR. No m odo de edição podem os ut ilizar as set as ( dir eit a, esquerda, par a cim a e para baixo) , par a

(14)

caract ere que est á a dir eit a do cursor e a t ecla Back Space, para excluir o caract ere que est á a esquerda do cursor .

Podem os ut ilizar a %DUUDGH)yUPXODVpara alt erar o cont eúdo de um a célula. Ao clicar em um a célula, o cont eúdo da célula será ex ibido na Bar ra de Fórm ulas, conform e dest acado na figura a seguir :

Clique com o m ouse na Barra de Fórm ulas e edit e o cont eúdo da célula at ualm ent e selecionada. Após t er feit o as alt erações desej adas é só pr essionar ENTER.

&RPRH[FOXLU GHOHWDU RVGDGRVH[LVWHQWHVHPXPDSODQLOKD

Para excluir o cont eúdo de um a célula faça o seguint e;

1. Clique na célula a ser excluída, para selecioná- la.

2. Pr essione a t ecla DEL e pront o, o cont eúdo da célula será excluído.

&XLGDGR: Ao excluir o cont eúdo de um a célula não será em it ida nenhum a m ensagem solicit ando a confirm ação da exclusão.

Out ra m aneira de excluir o cont eúdo de um a célula é clicar na célula par a selecioná- la e com eçar a digit ar um novo cont eúdo. Ao com eçar a digit ar um nov o cont eúdo, t udo o que hav ia na célula é apagado e subst it uído pelo nov o cont eúdo que est á sendo digit ado.

([HUFtFLR: Alt era a planilha 0RGXOR/LomR[OV, para que ela fique conform e indicado na f igur a a seguir :

(15)

Após as alt erações, ut ilize o com ando $UTXLYR!6DOYDU&RPR

 

&DStWXOR $%DUUDGH)HUUDPHQWDV3DGUmR

2EMHWLYRNest e capít ulo apr esent ar em os os bot ões/ função da Bar ra de Fer ram ent as Padrão.

$%DUUDGH)HUUDPHQWDV3DGUmR

Na Figura a seguir, t em os a Bar ra de Fer ram ent as Padrão. Nest a barra t em os acesso a um a série de bot ões, os quais execut am funções básicas do Excel.

$VHJXLUYHUHPRVDIXQomRGHFDGDXPGHVWHVERW}HV

· %RWmR1RYRCria um a nova planilha, em branco, com um nom e seqüencial no form at o Plan1 ( prim eira planilha criada após t er sido abert o o Excel) , Plan2 ( segunda planilha cr iada após t er sido abert o o Excel) e assim por diant e. Equivalent e ao com ando $UTXLYR!1RYR. · %RWmR$EULUPer m it e abrir um a planilha grav ada no disco r ígido. Ao clicarm os nest e bot ão é abert a a j anela Abr ir, onde podem os selecionar a past a onde est a a planilha a ser abert a. Equivalent e ao com ando $UTXLYR!$EULU.

· %RWmR6DOYDUSalv a as alt erações feit as na past a de t rabalho at ual. Se v ocê est iv er salvando um a past a pela prim eira vez, ao clicar nest e bot ão é abert a a j anela " Salvar Com o" . Você deve escolher o local onde vai salvar a past a e at r ibuir um nom e para a past a que est á

(16)

sendo salva.

· %RWmR,PSULPLUI m prim i a past a de t rabalho at ual. Ut iliza as configurações ex ist ent es, caso você queira alt erar m argens, t am anho do papel ou algum a out ra configuração da página, ut ilize o com ando $UTXLYR!&RQILJXUDU3iJLQD.

· %RWmR9LVXDOL]DU,PSUHVVmRApr esent a um a prév ia do r esult ado que será obt ido ao im pr im irm os a planilha.

· %RWmR9HULILFDU2UWRJUDILDI nicia a Verificação Ort ográfica, ut ilizando o Dicionário Padrão, inst alado no com put ador do usuár io. Est e dicionár io é inst alado com o Micr osoft Off ice ( pacot e form ado pelo Word, Excel, Pow er Point e Access) e é ut ilizado por t odos os program as que fazem part e do Micr osoft Office.

· %RWmR5HFRUWDUAo clicarm os nest e bot ão, o cont eúdo da célula at ual, será excluído. Se t iv erm os selecionado um int ervalo de células previam ent e, ao clicarm os no bot ão Recort ar , t odo o cont eúdo do int ervalo de células selecionado, será excluído. É equivalent e ao com ando

(GLWDU!([FOXLUou a com binação de t eclas &WUO;.

· %RWmR&RSLDUAo clicarm os nest e bot ão, o cont eúdo da célula at ual ou do conj unt o de células selecionado, ser á copiado para a m em ória, para um local conhecido com o " ÈUHDGH

7UDQVIHUrQFLD." É equivalent e ao com ando (GLWDU!&RSLDUou a com binação de t eclas

&WUO&.

· %RWmR&RODUAo clicar m os nest e bot ão, o cont eúdo da Área de Transfer ência é copiado para a célula at ual. É equivalent e ao com ando (GLWDU!&RODUou a com binação de t eclas

&WUO9.

· %RWmR3LQFHOÉ ut ilizado para form at ação de células a part ir de form at ações j á ex ist ent es em out ras células. Apr enderem os a ut ilizar est e com ando no Módulo 2.

· %RWmR'HVID]HUDesfaz a últ im a ação r ealizada. Por ex em plo, se excluím os o

cont eúdo de um a célula, ao clicarm os no bot ão Desfazer, a exclusão será desfeit a e o cont eúdo será rest aurado.

· %RWmR5HID]HURepet e a últ im a ação que foi realizada na planilha.

· %RWmR,QVHULU+\SHUOLQNPodem os t ransfor m ar o cont eúdo de um a célula em um link para um sit e da I nt er net . Ao clicar no link , o I nt er net Explorer é abert o e o sit e de dest ino será carregado.

· %RWmR%DUUDGH)HUUDPHQWDV:HEAo clicarm os nest e bot ão, é ex ibida um a nova barra de ferram ent as, com com andos para t rabalhar com cont eúdo da I nt er net .

· %RWmR$XWR6RPDPerm it e a criação, de um a m aneira rápida e prát ica, de som at ór ias em um a planilha do Excel. Apr enderem os a ut ilizar est e bot ão no Módulo 2 dest e curso.

· %RWmR&RODU)XQomRAo clicarm os nest e bot ão é abert a um a t ela com a list a de t odas as funções disponíveis no Excel. Podem os selecionar um a função e fornecer os parâm et ros

necessár ios para a função.

(17)

colunas de dados em or dem Crescent e.

· %RWmR&ODVVLILFDomR'HFUHVFHQWHEst e bot ão é ut ilizado para classificar um a ou m ais colunas de dados em or dem Decrescent e.

· %RWmR$VVLVWHQWHGHJUiILFRAbre um assist ent e que nos aux ilia na criação de gráficos. · %RWmR0DSDPerm it e a inserção de um m apa, a part ir de um banco de dados de div ersos m apas disponibilizados pelo Excel.

· %RWmR'HVHQKRAo clicarm os nest e bot ão, será exibida, na part e infer ior do v ídeo, a

%DUUDGH)HUUDPHQWDV'HVHQKR. Nest a Bar ra de Fer ram ent as, t em os um a sér ie de bot ões para a cr iação de desenhos básicos.

· %RWmR=RRPPerm it e que a planilha sej a ex ibida em t am anho norm al ( 100 % ) , reduzida ( m enos do que 100% ) ou am pliada ( m ais do que 100% ) . Podem os selecionar um valor na list a, ou digit ar um valor, com o por ex em plo 85 % .

· %RWmR$VVLVWHQWHGR2IILFH ) Ao clicarm os nest e bot ão, será abert o o Assist ent e do Office, o qual nos of erece aj uda para a realização das t ar efas m ais com uns.

&DStWXOR 8WLOL]DQGRIyUPXODVQR([FHO±,QWURGXomR

2EMHWLYRVam os aprender a r ealizar cálculos em um a planilha, ut ilizando fórm ulas.

8WLOL]DQGRIyUPXODVQR([FHO

Toda fórm ula no Excel, obr igat or iam ent e, FRPHoDFRPXPVLQDOGHLJXDO . Um a f órm ula pode cont er núm er os, ender eços de células e funções do Excel.

Um a fórm ula é um a equação que analisa dados em um a planilha. As fórm ulas efet uam operações, com o adição, m ult iplicação e com paração em valor es da planilha, além disso, podem com binar valor es. As fórm ulas podem r efer ir- se a out ras células na m esm a planilha ( ut ilizando, para isso, o endereço da célula: A1, B13, et c) , a células em out ras planilhas da m esm a past a de t rabalho ou a células em planilhas em out ras past as de t rabalho.

O ex em plo a seguir som a os valores das células A1 e A3 e divide o result ado obt ido por dois:

$$ 

Ao colocarm os est a fór m ula em um a célula, o Excel busca o valor que est a na célula A1 , som a est e valor com o valor cont ido na célula A3 e divide o result ado obt ido por dois.

$VHJXLUWHPRVXPDGHVFULomRGRVSULQFLSDLVRSHUDGRUHVPDWHPiWLFRV !$GLomR

!6XEWUDomR !'LYLVmR !0XOWLSOLFDomR

(18)

6REUHDVLQWD[HGDIyUPXOD

As f órm ulas calculam valores em um a ordem específica conhecida com o sint ax e. A sint ax e da fór m ula descrev e o processo do cálculo. Um a f órm ula no Micr osoft Excel com eça com um sinal de igual ( = ) , seguido do cálculo da fórm ula. Por ex em plo, a fór m ula a seguir subt rai 1 de 5 . O result ado da fórm ula é ex ibido na célula.

= 5- 1

6REUHDVUHIHUrQFLDVDXPDFpOXOD

Um a fórm ula pode refer ir- se a um a célula, ut ilizando o ender eço da célula. Se você desej ar que um a célula cont enha o m esm o v alor que out ra célula, insira um sinal de igual seguido da referência da célula ( por ex : %) . A célula que cont ém a fórm ula é denom inada célula dependent e - seu valor depende do valor de out ra célula. Sem pr e que a célula à qual a fór m ula fizer ref erência t iv er seu valor alt erado, a célula que cont iv er a fór m ula t am bém será alt erada. A fórm ula a seguir m ult iplica o valor na célula B15 por 5. A fórm ula será recalculada sem pre que o valor na célula B15 for alt erado. Conform e descrev em os em lições ant er ior es, est e é um dos grandes at rat ivos do Excel.

% 

8PH[HPSOREDVWDQWHVLPSOHV

Você digit a um a fórm ula diret am ent e na célula onde o result ado dos cálculos dev e ser ex ibido. Na figura a seguir, t em os o exem plo de um a fór m ula sendo digit ada na célula C2, onde

subt raím os os valor es das células A2 e B2:

(19)

Se alt erarm os um dos v alores que fazem part e da fórm ula ( A2 ou B2, o valor será recalculado, aut om at icam ent e, conform e indicado na figura a seguir:

&DStWXOR 6HOHFLRQDQGRFpOXODVHIDL[DVGHFpOXODV3DUWH,

2EMHWLYRVam os aprender a selecionar células e faix as de células

&RPRVHOHFLRQDUXPDFpOXODRXIDL[DVGHFpOXODVHPXPDSODQLOKDXWLOL]DQGRR PRXVH

3DUDVHOHFLRQDU )DoDRVHJXLQWH

Um a única célula Clique na célula ou pressione as t eclas de dir eção para ir para a célula.

Um int ervalo de células Clique na pr im eira célula do int ervalo e, m ant enha o m ouse pr essionado e em seguida, ar rast e at é a últ im a célula.

Células não- adj acent es ou int ervalos de células

Selecione a prim eira célula ou o pr im eir o int erv alo de células e, em seguida, m ant enha pr essionada a t ecla CTRL e selecione as out ras células ou os out r os int ervalos.

Um int ervalo de células grande Clique na pr im eira célula do int ervalo, liber e o m ouse e, em seguida, m ant enha pressionada a t ecla SHI FT e clique na últ im a célula do int ervalo. Você pode r olar para t or nar a últ im a célula v isível.

Um a linha int eira Clique no cabeçalho da linha. Por exem plo, para selecionar a pr im eira linha, clique no bot ão , bem à esquerda da linha.

Um a coluna int eira Clique no cabeçalho da coluna. Por exem plo, para selecionar a coluna A, clique no bot ão , no cabeçalho da coluna.

(20)

adj acent es

ent ão, selecione a pr im eira linha ou coluna e, em seguida, m ant enha pressionada a t ecla SHI FT e selecione a últ im a linha ou coluna.

Linhas ou colunas não-adj acent es

Selecione a prim eira linha ou coluna e, em seguida, m ant enha pressionada a t ecla CTRL e selecione as out ras linhas ou colunas.

Um núm er o m aior ou m enor de células

do que a seleção at iva

Mant enha pressionada a t ecla SHI FT e clique na últ im a célula que você desej a incluir na nova

seleção. O int ervalo r et angular ent r e a célula at iva e a célula na qual você clica passa a ser a nova seleção.

Toda a planilha Clique no bot ão Selecionar t udo, indicado a seguir :

&RPRVHOHFLRQDUXPDFpOXODRXIDL[DVGHFpOXODVHPXPDSODQLOKDXWLOL]DQGRR WHFODGR

O Excel nos perm it e t am bém selecionar células ut ilizando o t eclado, facilit ando assim a v ida de quem pr efer e ut ilizar o t eclado, ao inv és do m ouse. A t abela a seguir ex ibe t odas as form as disponív eis de seleção pelo t eclado:

&DStWXOR

(21)

2EMHWLYRVam os abr ir um a Past a de Trabalho em br anco e prat icar um pouco a seleção de células e faixas de células.

([HUFtFLR

Abra o Excel ( ,QLFLDU!3URJUDPDV!0LFURVRIW([FHO) .

Será abert a um a past a de t r abalho em branco, com o nom e de Past a 1.

2EVI rem os apenas fazer alguns t est es de seleção, não irem os salv ar est a past a de t rabalho.

Clique na célula B3 , observ e que ela é selecionada.

Clique na célula A1 , m ant enha o m ouse pr essionado e vá m ov im ent ando o m ouse at é a célula A6, observ e que t odo o int ervalo ( A1 - > A6) f oi selecionado, confor m e indicado na figur a a seguir:

Observ e que a célula A1 par ece não est ar selecionada, por ém ela faz part e da seleção. O Excel deixa a pr im eira célula do int ervalo selecionado em branco. O m anual do Ex cel " diz" que a pr im eira célula, de um int erv alo de células selecionado, est á dest acada.

Clique no cabeçalho da linha 1 ( ) , para selecionar t oda a linha, conform e indicado na figura a seguir :

(22)

Clique no cabeçalho da Coluna A ( ) , para selecionar t oda a coluna, conform e indicado na figura a seguir :

Ainda com a coluna A selecionada, pressione e m ant enha pressionada a t ecla &WUOe dê um clique no cabeçalho da coluna C. Observ e que as colunas A e C f icam selecionadas, conform e indicado na Figura a seguir :

(23)

Dê um clique no bot ão Selecionar Tudo ( ) , observ e que t oda a planilha é selecionada, conform e indicado na Figura a seguir :

Selecione o Com ando $UTXLYR!6DLU. Se o Excel abrir um a j anela pergunt ando se você desej a salvar as alt erações, dê um clique no bot ão Não.

&DStWXOR &RSLDQGRIyUPXODVSDUDXPDIDL[DGHFpOXODV

2EMHWLYRVam os aprender a copiar um a fórm ula, rapidam ent e, para um a faixa de células. Est a t écnica é fundam ent al, pois irem os ut ilizá- la, diversas vezes, nas dem ais lições dest e curso.

&RSLDQGRXPDIyUPXODSDUDXPDIDL[DGHFpOXODV

(24)

Observ e que ut ilizam os a fórm ula: %&, para calcular o saldo para o m ês de Janeiro. Para os dem ais m eses dev em os ut ilizar as fór m ulas:

· = B3 - C3 para Fev er eir o

· = B4 - C4 para Março

· = B5 - C5 para Abril

· .. . e Assim por diant e

Poder íam os digit ar cada um a das fórm ulas, por ém est e não é o procedim ent o m ais indicado. E se ao inv és de 12 linhas, t ivéssem os 2000 linhas ? Ter íam os que digit ar 2000 fórm ulas.

Excel perm it e que, sim plesm ent e ut ilizando o m ouse, est endam os um a fór m ula para um a faixa de células. Ao est ender a fórm ula para um a faix a de células, o Excel j á vai, aut om at icam ent e adapt ando as fórm ulas. I st o é, no nosso ex em plo, para a pr im eira linha t em os %&, a próx im a linha j á será adapt ada para %&, a linha seguint e para %&e assim por diant e.

$RGHVFHUPRVXPDOLQKDR([FHOLQFUHPHQWDRQ~PHURGDOLQKDPor ex em plo, ao copiarm os a fórm ula = B2- C2, para a linha de baix o, o Excel m ant ém as let ras das colunas e increm ent a o núm ero das linhas, com isso a fór m ula fica = B3 - C3 . Se copiássem os para a célula ao lado, ist o é, nos deslocando na Horizont al, o núm ero das linhas seria m ant ido e o núm ero das colunas ser ia alt erado. Por ex em plo, ao copiarm os a fórm ula = B2 - C2, da célula D2 para a célula E2 ( deslocam ent o hor izont al, dent ro da m esm a linha) , a fórm ula ficar ia = C2 - D2. Observ e que a coluna B foi alt erada para C e a coluna C para D. Com isso a r egra geral fica assim : " $RFRSLDUPRVQD9HUWLFDOLVWRpSDUDDVFpOXODVTXHHVWmRDEDL[RRQ~PHURGDV OLQKDVpLQFUHPHQWDGRHDOHWUDGDVFROXQDVpPDQWLGD" " $RFRSLDUPRVQD+RUL]RQWDOLVWRpSDUDDVFpOXODVTXHHVWmRDRODGRDOHWUDGDV FROXQDVpLQFUHPHQWDGDHRQ~PHURGDVOLQKDVpPDQWLGR" 0DVFRPRID]HUSDUDFRSLDUDIyUPXODSDUDRVGHPDLVPHVHV

(25)

Ao pr essionar Ent er , a f órm ula da f igura Ant erior é calculada e ret orna o result ado indicado na Figura a seguir :

Clique na Célula D2, par a posicionar o cursor nessa célula. Est a é a célula onde est á a fór m ula a ser copiada para as dem ais células. Observ e que no cant o infer ior dir eit o do ret ângulo que indica a célula at ual, exist e um pequeno quadrado. Apont e o m ouse par a est e quadrado, conf orm e ilust rado na f igura a seguir :

O cursor ficará na form a de um a pequena Cruz. Clique com o bot ão esquerdo do m ouse e m ant enha est e bot ão pr essionado. Vá arrast ando o m ouse para baixo, at é chegar na célula D13 ( Saldo para o m ês de Dezem bro) e liber e o m ouse. Se ao se deslocar, a seleção passar da célula D13, não liber e o m ouse e v olt e com a seleção, at é chegar de v olt a à célula D13. O Excel irá copiar e adapt ar a fórm ula para t odo o int ervalo de células ( D2 - > D13 ) , confor m e indicado a seguir :

(26)

,PSRUWDQWH: Tr eine bast ant e est e pr ocedim ent o de copiar um a fórm ula para um a faixa de células, pois ir em os ut ilizá- lo bast ant e dur ant e est e curso.

$YLVR: Um dos er r os m ais com uns é posicionar o cursor na célula em branco, abaix o de onde est á a fórm ula a ser copiada. Fazendo isso, você irá duplicar a célula em branco, para as dem ais células do int erv alo. Para que a fórm ula sej a copiada, a célula onde est á a fórm ula, precisa est ar com o cursor posicionado sobr e ela. Par a posicionar o cursor em um a célula, bast a clicar nela.

&DStWXOR ,QVHULQGR/LQKDVH&ROXQDV

2EMHWLYRVam os aprender a inser ir novas linhas e colunas em um a planilha do Excel.

3DUDLQVHULUXPDOLQKDHPEUDQFRIDoDRVHJXLQWH

Para inser ir um a única linha, clique em um a célula na linha im ediat am ent e abaix o da posição onde você desej a inserir a nova linha. Por ex em plo, para inser ir um a nova linha acim a da Linha 5 , clique em um a célula na Linha 5 . Para inser ir m últ iplas linhas, selecione as linhas im ediat am ent e abaixo da posição onde v ocê desej a inser ir as novas linhas. Selecione um núm ero de linhas equiv alent e ao núm ero de linhas que v ocê desej a inser ir. Por ex em plo, se você desej a inserir 3 novas linhas, acim a da linha 5, m arque as linhas 5, 6 e 7.

Selecione o com ando ,QVHULU!/LQKDV.

([HPSORpara inser ir um a linha em branco, acim a da linha 5, clique em qualquer célula da linha 5 e selecione o com ando ,QVHULU!/LQKDV. Um a nova linha é inserida. A nova linha passa a ser a linha 5 , a ant iga linha 5 passa a ser a linha 6 , e assim por diant e, conform e indicado a seguir :

(27)

3DUDLQVHULUXPDFROXQDHPEUDQFRIDoDRVHJXLQWH

Para inser ir um a única coluna, clique em um a célula na coluna im ediat am ent e à dir eit a da posição onde você desej a inserir a nova coluna. Por exem plo, para inser ir um a nova coluna à esquerda da Coluna B, clique em um a célula na Coluna B. Para inserir m últ iplas colunas, selecione as colunas im ediat am ent e à dir eit a da posição onde v ocê desej a inser ir as novas colunas. Selecione um núm er o de colunas equiv alent e ao núm ero de colunas que v ocê desej a inser ir. Por ex em plo, se você desej a inser ir 3 novas colunas, à esquerda da coluna C, m arque as colunas C, D e E.

Selecione o com ando ,QVHULU!&ROXQDV.

([HPSORpara inser ir um a coluna em branco, à esquerda da coluna D, clique em qualquer célula da Coluna D e selecione o com ando ,QVHULU!&ROXQDV. Um a nova Coluna será inser ida. A nova coluna passa a ser a coluna D, a ant iga coluna D passa a ser a Coluna E, e assim por diant e, confor m e indicado a seguir :

(28)

&DStWXOR &RSLDQGRHFRODQGRFpOXODV

2EMHWLYRVam os aprender a m over e copiar células em um a planilha do Excel.

3DUDFRSLDURXPRYHURFRQWH~GRGHXPDRXPDLVFpOXODVIDoDRVHJXLQWH

&RSLDUGDGRVGHQWURGHXPDOLQKDRXFROXQD

Selecione as células que cont êm os dados que v ocê desej a copiar.

Ar rast e a alça de preenchim ent o ( vej a definição de alça de pr eenchim ent o logo a seguir) pelas células que v ocê desej a pr eencher e, em seguida, solt e o bot ão do m ouse.

Os valores ou as fórm ulas ex ist ent es nas células que você est á preenchendo serão subst it uídos.

(29)

2EVHUYDo}HVPara pr eencher rapidam ent e a célula at iva com o cont eúdo da célula

posicionada acim a, pressione &75/'. Para pr eencher com o cont eúdo da célula posicionada à esquerda, pr essione &75/5.

Se v ocê arrast ar a alça de preenchim ent o para cim a ou para a esquerda de um a seleção, e parar sobr e as células selecionadas sem ult rapassar a prim eira coluna ou a linha superior , v ocê excluirá os dados da seleção.

(PUHVXPRSDUDFRSLDUHFRODUVHJXLPRVDVVHJXLQWHVHWDSDV Marcar a célula ou o int ervalo de células a ser copiado.

Copiar para a m em ór ia, ut ilizando &WUO&ou o com ando (GLWDU!&RSLDUou clicando no bot ão Copiar ( ) .

Posicione o cursor na célula onde o cont eúdo dev e ser copiado. Cole o cont eúdo ut ilizando

&WUO9ou o com ando (GLWDU!&RODUou clicando no bot ão Colar ( ) .

&DStWXOR 8PH[HPSORVLPSOHV

8PH[HPSORVLPSOHVSDUDFRQVROLGDURVWySLFRVDSUHVHQWDGRVQHVWHPyGXOR 2EMHWLYRVam os criar um a planilha sim ples e ut ilizar algum as fórm ulas.

2([HPSORSURSRVWR

Vam os criar um a planilha sim ples, na qual efet uam os alguns cálculos. Nest a lição cr iarem os a planilha Modulo 1 - Lição 18. x ls e salvar em os a planilha.

3DUDFULDUDSODQLOKD0RGXOR/LomR[OVIDoDRVHJXLQWH Abra o Excel ( ,QLFLDU!3URJUDPDV!0LFURVRIW([FHO) .

Será abert a um a past a de t r abalho em branco ( Past a1.x ls) .

(30)

Agora vam os salv ar a planilha.

Selecione o com ando $UTXLYR!6DOYDU&RPR. Surge a j anela Salvar Com o.

Ut ilize a list a Salvar em , para nav egar at é a past a GHVHMDGD

No cam po Nom e do arquiv o: , digit e Modulo 1 - Lição 18. x ls . Sua j anela deve est ar conf orm e indicado na Figura a seguir :

Clique no bot ão Salv ar.

Na coluna D, irem os calcular o v alor que cada funcionár io t em a r eceber, sim plesm ent e m ult iplicando o núm ero de horas, pelo v alor da hora de cada funcionário. Na célula D5, ut ilize a seguint e fórm ula:

% &

Depois ut ilize o m ouse para est ender est a fórm ula para as dem ais células, at é a célula D9.

(31)

Clique no bot ão Salvar ( ) .

No próxim o capít ulo ir em os propor m ais alguns ex ercícios você possa prat icar os conceit os apresent ados no Módulo 1.

&DStWXOR 'RLVH[HUFtFLRVSURSRVWRV

0DLVDOJXQVH[HUFtFLRV

2EMHWLYRVam os propor dois ex ercícios para que v ocês possam prat icar os conceit os apresent ados no Módulo 1.

([HUFtFLR

Cr ie a planilha indicada na Figura a seguir. Salv e est a planilha com o " Modulo 1 - Lição 19 .x ls " e salve- a na past a C: \ Meus docum ent os.

(32)

Na linha 8 , calcule o Result ado. Por exem plo, na célula B8 , ut ilize a seguint e fórm ula:

%%. Est enda est a fórm ula para as dem ais colunas, da coluna B at é a coluna G. Na coluna H, calcule os valor es acum ulados par a RECEI TAS, DESPESAS e RESULTADOS. Por ex em plo, na célula H6, ut ilize a seguint e fórm ula: %&'()*. Est enda est a fór m ula para as linhas de DESPESAS e RESULTADOS.

Ao r esolv er est e exercício, v ocê dev e obt er os result ados indicados na Figura a seguir :

([HUFtFLR

Cr ie a planilha indicada na Figura a seguir. Salv e est a planilha com o " Modulo 1 Lição 19 -2.xls " e salv e- a na past a C: \ Meus docum ent os.

Na coluna F, calcule a m édia de cada aluno. Por ex em plo, na célula F5, ut ilize a seguint e fór m ula:

(33)

%&'( 

É im port ant e a ut ilização dos parênt eses na fór m ula, pois pr im eiro dev em os som ar as quat ro not as e depois div idir o result ado por quat ro. Nós inform am os est a seqüência para o Excel, at ravés da ut ilização dos parênt eses. Pr im eir o é calculado o que est á ent re par ênt eses e o result ado dest e cálculo é div idido por quat ro. Est enda est a fórm ula para as dem ais linhas.

Ao r esolv er est e exercício, v ocê dev e obt er os result ados indicados na Figura a seguir :

1RWDNas lições dos pr óx im os m ódulos, apr ender em os um a m aneira m ais sim ples de resolv er est es ex ercícios, que é at ravés da ut ilização de fórm ulas. Por ex em plo, para calcular um a m édia, podem os ut ilizar a f unção MÉDI A.

&DStWXOR 5HVXPRGR0yGXOR

• 5HVXPR

&RQFOXVmRNo 0yGXORaprendem os a cr iar e salvar planilhas básicas com o Excel. Tam bém apr endem os a ut ilizar fórm ulas sim ples, as quais ut ilizam apenas oper adores arit m ét icos, sem ut ilizar funções.

(34)

6XPiULR

  &DStWXOR)yUPXODVHPSODQLOKDVGR([FHO &DStWXOR2SHUDGRUHVHP)yUPXODVGR([FHO &DStWXOR6LQWD[HHRUGHPGHDYDOLDomRGRVHOHPHQWRVGDIyUPXOD &DStWXOR8PH[HPSORXWLOL]DQGRIyUPXODV &DStWXOR)XQo}HVQR([FHO,QWURGXomR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO3DUWH, &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO3DUWH,, &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO3DUWH,,, &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO5HVROXomRGR([HPSOR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO8PH[FRPHQGHUHoRVDEVROXWRV &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR5HVROXomRGR([HPSOR &DStWXOR)XQo}HV6($QLQKDGDV &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR)XQo}HVEiVLFDVGR([FHO([HPSOR &DStWXOR3URWHJHQGRXPDSODQLOKDGHILQLQGRXPDVHQKD

(35)

&DStWXOR )yUPXODVHPSODQLOKDVGR([FHO

2EMHWLYRNo Módulo 1 apresent am os alguns ex em plos sim ples de ut ilização de fórm ulas. Nos Capít ulos do Módulo 2 t rat ar em os, dent r e out ros assunt os, m aiores det alhes sobre a ut ilização de f órm ulas.

)yUPXODVQR([FHOXPDLQWURGXomR &RPRDVIyUPXODVFDOFXODPYDORUHV"

Um a fórm ula é um a equação que analisa e faz cálculos com os dados em um a planilha. As fór m ulas efet uam operações, com o adição, m ult iplicação e com paração em valores da planilha; além disso, podem com binar valores.

As f órm ulas podem referir- se a out ras células na m esm a planilha ( por ex em plo: A1, C25, Z34, et c) , a células em out ras planilhas da m esm a past a de t rabalho ou a células em planilhas em out ras past as de t rabalho. O ex em plo a seguir adiciona o valor da célula B4 e 25 e div ide o result ado pela som a das células D5, E5 e F5 - Observ e que nest e ex em plo, est am os ut ilizando a função SOMA. Trat ar em os, em det alhes, sobr e funções, nas dem ais lições dest e m ódulo e nos dem ais m ódulos dest e curso.

6REUHDVLQWD[HGDIyUPXOD

As f órm ulas calculam valores em um a ordem específica conhecida com o sint ax e. A sint ax e da fór m ula descrev e o processo do cálculo. 8PDIyUPXODQR0LFURVRIW([FHOFRPHoDFRPXP

VLQDOGHLJXDO , seguido do cálculo da fór m ula. Por ex em plo, a fórm ula a seguir subt rai 1

de 5. O r esult ado da fór m ula é ex ibido na célula.



2EV: O sinal de m enos ( - ) é cham ado de Oper ador de subt ração. Na próx im a lição falarem os m ais sobr e operadores.

6LQWD[HGDIyUPXOD

A sint axe da f órm ula é a est r ut ura ou ordem dos elem ent os em um a f órm ula. As fórm ulas no Micr osoft Excel seguem um a sint ax e específica que inclui um sinal de igual ( = ) seguido dos elem ent os a serem calculados ( os operandos) e dos operador es de cálculo. Cada operando pode ser um valor que não se alt era ( um valor const ant e) , um a r eferência de célula ou int ervalo, um rót ulo, um nom e ou um a função de planilha.

Por padrão, o Micr osoft Excel calcula um a fórm ula da esquerda para a dir eit a, iniciando com o sinal de igual ( = ) . Você pode cont rolar a m aneir a com o os cálculos são ef et uados, alt erando a sint ax e da fórm ula. Por ex em plo, a fór m ula a seguir for nece 11 com o r esult ado, pois o

Micr osoft Excel calcula a m ult iplicação ant es da adição. A f órm ula m ult iplica 2 por 3 ( t endo com o result ado 6 ) e, em seguida, adiciona 5 .

(36)

Por out r o lado, se usar m os par ênt eses para alt erar a sint axe, v ocê pode adicionar prim eiro 5 e 2 e, em seguida, m ult iplicar est e result ado por 3 para obt er 21 com o r esult ado.

 

6REUHDVUHIHUrQFLDVGDFpOXOD

Um a fórm ula pode refer ir- se a um a célula. Se v ocê desej ar que um a célula cont enha o m esm o valor que out ra célula, insira um sinal de igual seguido da refer ência da célula, por exem plo

$; a célula onde v ocê inserir est a fórm ula, irá cont er o m esm o valor da célula $. A célula que cont ém a fór m ula é denom inada célula dependent e - seu valor depende do valor de out ra célula. Sem pr e que a célula à qual a fórm ula fizer r efer ência f or alt erada, a célula que cont iver a fórm ula será at ualizada. A fórm ula a seguir m ult iplica o v alor na célula B15 por 5. A fór m ula será r ecalculada sem pr e que o valor na célula B15 f or alt erado.

% 

As f órm ulas podem fazer referência a células ou int ervalos de células, ou a nom es ou r ót ulos que r epr esent em as células ou int ervalos.

6REUHDVIXQo}HVGHSODQLOKD

O Micr osoft Excel cont ém m uit as fórm ulas pr edefinidas ou int er nas conhecidas com o funções de planilha. As funções podem ser usadas para efet uar cálculos sim ples ou com plexos. A função m ais com um em planilhas é a função 620$ , que é usada para som ar os valores de um int ervalo de células. Em bora você possa criar um a fór m ula para calcular o valor t ot al de algum as células que cont êm valor es, a função de planilha SOMA( ) calculará diversos int er valos de células. No decorr er das lições dest e m ódulo, apr enderem os a ut ilizar div ersas funções do Excel.

&DStWXOR 2SHUDGRUHVHP)yUPXODVGR([FHO

2EMHWLYRvam os t rat ar sobre os principais operadores que podem os ut ilizar em fórm ulas do Excel. Os operadores especificam o t ipo de cálculo que v ocê desej a efet uar nos elem ent os de um a f órm ula. O Microsoft Excel inclui quat ro t ipos diferent es de operadores de cálculo:

• arit m ét icos

• de com par ação

• t ext o

• referência

2SHUDGRUHV$ULWPpWLFRV

Os operadores ar it m ét icos ef et uam operações m at em át icas básicas, com o adição, subt ração ou m ult iplicação, com binam núm eros e produzem r esult ados num ér icos. Na WDEHODa seguir, t em os um a descrição dos operadores arit m ét icos, ut ilizados em fórm ulas do Excel:

2SHUDGRU 'HVFULomR ([HPSOR

 Adição %%%

 Subt ração &'

(37)

 Div isão $%

 Porcent agem . Ut ilizado para

especif icar porcent agens. Por ex em plo, para inser ir o valor de cinco por cent o em um a célula digit e o seguint e: 5 % ou 0, 05 .

$  RX

$ 

A Exponenciação. É ut ilizado para

elev ar o pr im eiro operando ao expoent e definido pelo segundo operando. O seguint e exem plo, eleva 2 no expoent e 3: = 2^ 3

$A%

2SHUDGRUHVGH&RPSDUDomR

Os operadores de com paração com param dois valor es e pr oduzem o v alor lógico

9(5'$'(,52ou )$/62. Por exem plo se ut ilizarm os a seguint e fórm ula:

))

Se o valor cont ido na célula F2 for m enor do que o valor cont ido na célula F5, a fórm ula irá ret or nar 9(5'$'(,52, caso cont rár io, irá r et ornar )$/62. A seguir a descrição dos operadores de com paração disponív eis no Excel:

2SHUDGRU'HVFULomR ([HPSOR  ,JXDO

Ret orna v erdadeir o quando os dois valor es f orem iguais

) )

! 0DLRUGRTXH

Ret orna v erdadeir o quando o prim eiro v alor for m aior do que o segundo.

)!)

 0HQRUGRTXH

Ret orna m enor quando o prim eir o valor for m enor do que o segundo.

))

!  0DLRURXLJXDOD

Ret orna v erdadeir o quando o prim eiro v alor for m aior ou igual ao segundo.

)! )

  0HQRURXLJXDOD

Ret orna v erdadeir o quando o prim eiro v alor for m enor ou igual ao segundo.

(38)

! 'LIHUHQWH

Ret orna v erdadeir o quando os dois valor es com parados for em

difer ent es

)!)

2SHUDGRUHVGH7H[WR

O operador de t ext o é ut ilizado para concat enar ( j unt ar ) t ext o. Por exem plo, se t iv erm os o nom e do cont r ibuint e na coluna A e o sobrenom e na coluna B, podem os ut ilizar o operador , para gerar o nom e com plet o na coluna C. Para isso ut ilizaríam os a seguint e fórm ula:

$  %

Observ e que ut ilizam os um espaço em branco ent r e aspas ( " " ) . Est e espaço em branco é ut ilizado para que o sobrenom e não fique " JUXGDGR" com o nom e. Ut ilizam os o operador &, para concat enar as difer ent es part es que form am o nom e com plet o:

1. O nom e que est á na coluna A.

2. Um espaço em branco ( " " ) .

3. O sobr enom e que est á na coluna B.

2SHUDGRUHVGH5HIHUrQFLD

Os operadores de r efer ência com binam int ervalos de células para cálculos.

2SHUDGRU GRLVSRQWRV !2SHUDGRUGHLQWHUYDORProduz um a referência a t odas as células ent r e duas r efer ências, incluindo as duas referências, com o por ex em plo: %%. Ut ilizarem os est e operador quando apr enderm os a ut ilizar fórm ulas no Excel. Apenas a t ít ulo de exem plo, considere a fórm ula: = SOMA( $$) . Est a fórm ula ir á r et ornar a som a de t odos os valor es cont idos na faixa de célula A1 at é A30. Est a fórm ula é equiv alent e a seguint e fór m ula:

$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$

$$$$$$$

2SHUDGRUXQLmR pont o HYtUJXOD Est e operador é ut ilizado par a " unir" vários int ervalos de células, de t al form a que os m esm os sej am t rat ados com o um único int ervalo. Por exem plo, para som arm os os valores dos int er valos %%, m ais os valores do int ervalo

&&m ais o valor da célula ;, ut ilizam os a seguint e fórm ula:

620$ %%&&;    &DStWXOR 6LQWD[HHRUGHPGHDYDOLDomRGRVHOHPHQWRVGDIyUPXOD  &RPRR([FHODYDOLDRVHOHPHQWRVGHXPDIyUPXOD"

2EMHWLYRVam os ent ender a sint ax e das fórm ulas do Excel. Tam bém aprender em os em que ordem as operações são avaliadas e com o alt er ar est a ordem ut ilizando parênt eses.

(39)

A sint axe da f órm ula é a est r ut ura ou ordem dos elem ent os em um a f órm ula. As fórm ulas no Micr osoft Excel seguem um a sint ax e específica que inclui um sinal de igual ( ) ,

REULJDWRULDPHQWH, seguido dos elem ent os a serem calculados ( os oper andos) e dos

operadores de cálculo ( + , - , * , et c) . Cada oper ando pode ser um valor que não se alt era ( um valor const ant e) , um a r efer ência de célula ou int ervalo, um rót ulo, um nom e ou um a função de planilha.

Por padrão, R0LFURVRIW([FHOFDOFXODXPDIyUPXODGDHVTXHUGDSDUDDGLUHLWD, iniciando com o sinal de igual ( ) . Você pode cont r olar a m aneira com o os cálculos são efet uados, alt erando a sint ax e da fórm ula. Por ex em plo, a fór m ula a seguir fornece 11 com o result ado, pois o Micr osoft Excel calcula a m ult iplicação ant es da adição. A fór m ula m ult iplica 2 por 3 ( t endo com o r esult ado 6) e, em seguida, adiciona 5.

 

Por out r o lado, se usar m os par ênt eses para alt erar a sint axe, v ocê pode adicionar prim eiro 5 e 2 e, em seguida, m ult iplicar est e result ado por 3 para obt er 21 com o r esult ado.

 

$RUGHPQDTXDOR0LFURVRIW([FHOHIHWXDRSHUDo}HVHPIyUPXODV

Se v ocê com binar diver sos operadores em um a única fórm ula, o Micr osoft Excel efet uará as operações na ordem m ost rada na t abela a seguir. Se um a fórm ula cont iver operadores com a m esm a pr ecedência - por ex em plo, se um a fór m ula cont iver um operador de m ult iplicação e div isão - o Micr osoft Excel avaliará os operador es da esquerda para a direit a. Par a alt erar a ordem de avaliação, coloque a part e da fórm ula a ser calculada pr im eir o ent re par ênt eses.

25'(0'($9$/,$d­2'2623(5$'25(612(;&(/

Vam os a alguns exem plos prát icos para ent ender a ordem de avaliação.

([4XDORUHVXOWDGRGDVHJXLQWHIyUPXOD  A

5. Prim eiro o 3 é elevado ao quadrado e nossa expr essão fica assim :  . Depois é feit a a m ult iplicação e nossa expr essão fica assim : . Finalm ent e é feit a a som a, obt endo- se o r esult ado 39.

(40)

Qual o r esult ado da seguint e fórm ula:

  A

5. Prim eiro é feit a a operação ent re par ênt eses e a nossa expr essão fica assim :

 A. Ent r e a m ult iplicação e a exponenciação, pr im eiro é efet uada a exponenciação e a nossa expr essão fica assim :  . A m ult iplicação é calculada e o r esult ado é obt ido. Vej am com o um sim ples parênt eses alt era, com plet am ent e, o r esult ado de um a expr essão.

&DStWXOR 8PH[HPSORXWLOL]DQGRIyUPXODV

2EMHWLYRVam os t rabalhar com um ex em plo que ilust ra a ut ilização de fórm ulas no Excel.

$SODQLOKDGRH[HPSOR

Abr a o Excel e digit e os dados indicado na Figur a a seguir :

Nest e ex em plo, vam os ut ilizar f órm ulas para calcular o descont o para o sindicat o ( coluna F) e o v alor do salár io líquido ( coluna G) . Os valor es do I NSS ( coluna D) e do I RPF ( coluna E) , j á são os v alor es finais em R$. A seguir or ient ações para o cálculo das colunas F e G:

(41)

com a legislação do I NSS e do I RPF. Est ou ut ilizando percent uais e fór m ulas de cálculo fict ícias, apenas para ilust rar a ut ilização de fór m ulas no Micr osoft Excel.

O descont o para o sindicat o é cor respondent e a GRVDOiULREUXWR. Para isso, na célula F6, digit e a seguint e fór m ula: & . Est am os m ult iplicando o valor do salár io br ut o ( C6 ) , por 3 % ( t rês por cent o) , para obt er o valor do descont o para o sindicat o. Est enda a fórm ula para as dem ais células, at é a célula F24.

O v alor do salár io líquido, coluna G, é calculado subt raindo, do salár io br ut o ( coluna C) , os valor es do I NSS ( coluna D) , I RPF ( coluna E) e Sindicat o ( coluna F) . Para isso, na célula G6, digit e a seguint e fórm ula: &'(). Est enda a f órm ula para as dem ais células, at é a célula F24.

Após a ut ilização dest as fórm ulas, você deverá obt er os result ados indicados na figura a seguir :



&DStWXOR )XQo}HVQR([FHO±,QWURGXomR

2EMHWLYRNest a lição v erem os com o a ut ilização das f unções do Excel pode facilit ar , bast ant e, a r ealização de cálculos em planilhas. Apresent arem os o conceit o de função, bem com o a

(42)

sint ax e básica para a ut ilização de funções.

2XVRGHIXQo}HV

Um a função é um a fórm ula especial, pr é- definida, que t om a um ou m ais valor es ( os parâm et ros) , ex ecut a um a operação e pr oduz um valor ou valores. As funções podem ser usadas isoladam ent e ou com o bloco de const rução de out ras fórm ulas. O uso de f unções sim plifica as planilhas, especialm ent e aquelas que r ealizam cálculos ext ensos e com plexos. Por ex em plo, ao invés de digit ar a fórm ula $$$$$, você pode usar a função 620$ $$ para calcular a som a das células do int ervalo ent re a célula A1 e a célula A200.

Se um a f unção aparecer no início de um a fórm ula, ant eceda- a com um sinal de igual, com o em qualquer fórm ula. Os parênt eses inform am ao Ex cel onde os argum ent os iniciam e t erm inam , lem bre- se de que não pode hav er espaço ant es ou depois dos parênt eses. Os argum ent os podem ser núm eros, t ext os, valor es lógicos ou r efer ências.

Para usar um a função, bast a incluí- la nas fórm ulas da planilha. A seqüência de caract er es usada em um a função é cham ada sint ax e. Todas as funções t êm basicam ent e a m esm a sint ax e. Se v ocê não seguir est a sint ax e, o Micr osoft Excel ex ibir á um a m ensagem indicando que há um erro na fórm ula. Sej a qual f or o t ipo de fórm ula, ao incluir um a função no início de um a f órm ula, inclua um sinal de igual ant es da função.

Os argum ent os são especificados sem pr e dent r o dos parênt eses. Os ar gum ent os podem ser núm eros, t ext o, valores lógicos, m at r izes, valor es de er r o ou r efer ências a um a célula ou faix a de células. Para que o argum ent o sej a válido, é preciso que ele ger e um valor válido. Algum as funções aceit am argum ent os opcionais, não necessários para que a f unção ex ecut e os cálculos.

Os argum ent os t am bém podem ser const ant es ou f órm ulas. As fórm ulas podem cont er out ras funções. Um a função que t em com o argum ent o um a out ra função é cham ada função aninhada.

1R0LFURVRIW([FHOYRFrSRGHDQLQKDUDWpVHWHQtYHLVGHIXQo}HVHPXPDIyUPXOD. Ver em os ex em plos de funções aninhadas no decorr er dest e curso.

As f unções são fórm ulas predefinidas que efet uam cálculos usando valores específicos, denom inados argum ent os, em um a det erm inada ordem , denom inada sint ax e. Por ex em plo, a função SOMA( ) adiciona valores ou int er valos de células, e a função PGTO( ) calcula os

pagam ent os de HPSUpVWLPRVcom base em um a t axa de j uros, na ext ensão do em pr ést im o e no valor pr incipal do em prést im o.

Os argum ent os podem ser núm eros, t ext o, v alor es lógicos com o VERDADEI RO ou FALSO, m at rizes, valor es de err o com o # N/ D, ou refer ências de célula. O argum ent o at ribuído deve produzir um valor válido para est e argum ent o. Os argum ent os t am bém podem ser const ant es, fór m ulas ou out ras funções.

A sint axe de um a função com eça com o nom e da função, seguido de um par ênt ese de abert ura, os argum ent os da função separados por pont o- e- v írgula ( ; ) e um parênt ese de fecham ent o. Se a função iniciar um a fórm ula, digit e um sinal de igual ( = ) ant es do nom e da função. Est a sint ax e não possui exceções, ou sej a:

Em pr im eiro lugar v em o nom e da função e um a abert ura de par ênt eses. Por Ex . 6RPD 

Em seguida v em um a list a de parâm et r os separados por pont o- e- vír gula ( ; ) . O núm ero de parâm et ros var ia de função para função. Algum as possuem um único parâm et ro, out ras possuem dois ou m ais parâm et ros e assim por diant e. Por ex em plo, a função som a pode cont er, no m ínim o, um parâm et ro e, no m áx im o, t rint a parâm et r os. Por ([

6RPD $&) . Est a fórm ula ret or na o valor da som a dos valores das células passadas com o par âm et ros, ou sej a, est a fórm ula é equiv alent e à: = A1 + C3+ F4.

Referências

Documentos relacionados

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à