• Nenhum resultado encontrado

STEFAN PEREIRA BRAGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "STEFAN PEREIRA BRAGA"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE NEGÓCIO

STEFAN PEREIRA BRAGA

Araputanga 2015

(2)

STEFAN PEREIRA BRAGA

PLANO DE NEGÓCIO: Viabilidade econômica e financeira de serviços de frete com caminhão caçamba 6x4.

Trabalho de curso apresentado à Faculdade Católica Rainha da Paz, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Cláudio Roberto Caetano Rebuli

Araputanga 2015

(3)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que abençoou com a vida, e me permitiu estar entre pessoas maravilhosas.

Agradeço a minha família por estar sempre ao meu lado como, minha esposa Márcia Batista Puger Braga, meu pai Fernando Pereira Braga, minha mãe Marlúcia Alves Braga, onde não mediram esforços para estar ao meu lado em todos os momentos da minha vida.

Agradeço ao meu orientador Prof. Cláudio Roberto Caetano Rebuli, que foi para mim um grande mestre e amigo, agradeço pela paciência e compreensão do começo até o fim.

Agradeço aos meus amigos de dentro e fora da sala, meus amigos do lado profissional, do lado pessoal que de alguma forma contribuíram nesta etapa.

(4)
(5)

RESUMO

BRAGA, Stefan Pereira. PLANO DE NEGÓCIO: Viabilidade econômica e financeira de serviços de frete com caminhão caçamba 6x4. 2015. 39 folhas. Trabalho de Curso. Curso de Administração, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

A elaboração de um plano de negócio pode ser a chave para o sucesso de um empreendimento, uma vez que ele comprova o possível cenário mercadológico que a organização irá atuar, fazendo com que determinados casos sejam antecipadas e prevenidas se necessário for. Os objetivos aqui estimados são fundamentalmente os relacionados à viabilidade do empreendimento, metodologicamente utilizou-se pesquisas bibliográficas para a abrangência dos conceitos, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, cuja coleta de dados foi por meio de formulários aplicados a dez pequenas e medias propriedades rurais, o qual possibilitou comprovar determinados aspectos socioeconômicos dos clientes potenciais e informações quanto às expectativas para com o serviço oferecido. Em um segundo momento, buscou-se basicamente por informações financeiras para a verificação ou contestação da viabilidade econômica e financeira do empreendimento. Dentro do plano financeiro foram elencados e demonstrados os investimentos fixos e pré-operacionais, os custos fixos e variáveis, estimativa de faturamento, margem de contribuição, taxa mínima de atratividade e de retorno, ponto de equilíbrio e o demonstrativo de resultado e payback estimado de acordo com o possível cenário que envolverá as atividades comerciais do empreendimento.

Palavras-chave: Plano de negócio, viabilidade econômica e financeira, empreendimento, transporte.

(6)

ABSTRACT

BRAGA, Stefan Pereira. BUSINESS PLAN: economic and financial viability of freight services with bucket truck 6x4. 2015. 39 sheets. Monograph. Administration Course, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

The preparation of a business plan can be the key to the success of an enterprise, since it proves possible market scenario that the organization will act, causing some respects anticipated and prevented if necessary. The estimated herein goals are fundamentally related to the viability of the enterprise, methodologically we used bibliographical research to the scope of the concepts, through qualitative and quantitative research, which data collection was through forms applied to ten small and medium farms which made it possible to prove certain socioeconomic aspects of potential customers and information about expectations towards the service offered. In a second step, it sought primarily by financial information to check or challenge the economic and financial viability of the enterprise. Within the financial plan were listed and demonstrated the fixed investments and pre-operational, fixed and variable costs, billing estimate, contribution margin, hurdle rate and return balance point and the statement of income and estimated payback According to the scenario will involve the commercial activities of the enterprise.

Keywords: Business plan, financial and economic feasibility, development, transportation.

(7)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 9 2 CONTEXTUALIZAÇAO ... 11 3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ... 12 3.1 Empreendimento ... 12 3.2 Modelos de Créditos ... 12

3.2.1 FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro – Oeste) ... 13

3.2.1.1 Condições de financiamento ... 13

3.2.1.2 Teto, Prazos e Garantias ... 14

3.2.2 SICREDI (Cooperativa de Credito Rural Noroeste) ... 14

3.3 Plano Operacional ... 15

3.4 Plano Financeiro ... 15

3.4.1 Investimentos Iniciais ... 15

3.4.2 Capital de Giro ... 16

3.4.3 Investimento Total ... 16

3.4.4 Estimativa do faturamento Mensal da empresa ... 17

3.4.5 Estimativa do Custo de Comercialização ... 17

3.4.6 Custo de Serviços Prestados (CSP) ... 18

3.4.7 Custos com Mão de obra ... 18

3.4.8 Depreciação ... 19

3.4.9 Custo Fixo Operacional Mensal ... 19

3.4.10 Demonstrativo de Resultado ... 21

3.5 Indicadores de Viabilidade ... 22

3.5.1 Ponto de equilíbrio ... 22

3.5.2 Lucratividade ... 23

3.5.3 Rentabilidade ... 23

3.5.4 Prazo de Retorno do Investimento - PAYBACK ... 24

4 METODOLOGIA ... 25

5 ANÁLISE DOS DADOS ... 28

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 36

REFERÊNCIAS ... 37

(8)

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho foi averiguado sobre a viabilidade econômica e financeira de possuir um caminhão caçamba 6x4, na cidade de Araputanga.

Inicialmente apresentaremos uma breve revisão bibliográfica da temática no que diz respeito aos assuntos mais básicos que o envolve, os quais são relacionados ao marketing, plano operacional e financeiro. Tal estudo visou diminuir os riscos e imprecisões que envolve a atividade comercial, aqui em especial, no ramo de serviços de transportes, fazendo com que as decisões tomadas sejam com maior convicção.

Segundo o site automotivebusiness, um caminhão traçado 6x4, “trata-se dos eixos traçados tandem (ainda sem nome comercial definido) com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas, que permitem ao motorista controlar a distribuição da tração entre eixos anterior e o posterior, dependendo da condição de operação, com ou sem carga”.

Um caminhão traçado é quando um veículo possui 3 eixos, sendo um eixo dianteiro direcional e dois eixos traseiros, e os dois tracionam, possuindo 2 diferenciais. Ideais para serviços pesados em terrenos acidentados.

A escolha do tema “Compra de um Caminhão Caçamba 6x4”, justifica-se pelo interesse de ordem pessoal, bem como do seu genitor que pretende atuar nesse segmento de comercio.

Em termos acadêmicos, entende-se que será a oportunidade de se praticar os conhecimentos assimilados ao longo da graduação em Administração de Empresas em relação ao tema.

Em termos de academia, trata-se de um assunto pouco pesquisado, muito embora contenha várias bibliografias a respeito, porem todos teóricos. Trata-se de um segmento de transporte que pode ser promissor, uma vez que o número de empresas que possui esses tipos de caminhão é pouco e a demanda na região de Araputanga vai crescendo a cada dia mais.

Em Araputanga e região, há um enorme desenvolvimento das cidades e propriedades rurais surgindo com isso várias demandas no setor de transportes, pois a maioria dos agricultores ou até mesmo donos de comércios não possui este tipo de transporte pelo custo que ele gera, por sua vez acaba sendo muito requisitado, pois sempre precisam para transportes de produtos no ramo agropecuário como (milho

(9)

para silagem, adubo para formação de pastagem e plantações, ou até mesmo para aterro de construções). Pensando nessa necessidade podemos dizer, qual a viabilidade econômica e financeira de um caminhão traçado 6x4?

Em uma pesquisa, torna se necessário a criação de objetivos, os quais definirão o que se deseja alcançar por meio dela (RICHARDSON, 2012, p. 62).

De acordo com o autor citado acima, toda pesquisa deve ter um objetivo, para que possa ser desenvolvida, pois dessa forma fica mais fácil para o autor obter as informações desejadas e é necessário definir metas para ser alcançadas.

Para possibilitar o alcance do objetivo geral, é preciso elencar alguns objetivos específicos.

Identificar o público alvo bem como o seu perfil sócio econômico mediantes pesquisas em livros e instituições que tratam especificamente de assuntos relacionados, tais como Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO. Determinar as características e exigências do público alvo, no que se refere a preço e qualidade. Demonstrar por meios qualitativos e quantitativos os prováveis resultados. Elaborar plano de negócio mediante apresentação de rotina e projeção da taxa interna de retorno. (VPL – Valor Presente Líquido e Payback). Elaborar um plano de negócio no segmento de transporte com caminhão caçamba 6x4.

(10)

2 CONTEXTUALIZAÇAO

Para a realização da pesquisa foi feito um estudo de comparação dos tipos de caminhões, suas especificações e capacidades viáveis para o segmento de transporte de grandes quantidades de cargas em caçambas.

Segundo o site logística descomplicada (2015, p.1), o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixos que pode ser carregado pelos veículos.

Isto consiste em quanto maior for a força exercida sobre o chão, maior será a degradação do mesmo. Assim os caminhões podem levar muito peso, sendo bem distribuídos entre os eixos existentes.

Truck ou pesado: caminhão tem que ter eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo e carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento máximo de 14 metros. (logisticadescomplicada, 2015, p.1).

Caminhão traçado possui um duplo eixo tracionado ou seja os dois eixos traseiros recebem a força do motor, mas com sistema de molas invertida possibilitando o veículo transportar maior capacidade de 16 a 18 toneladas, ideal para terrenos offroad.

Para a região de Araputanga, em que vivemos, o melhor segmento de caminhão para trabalhar é o caminhão traçado pois a região possui muitas serras e morros e as estradas não são favoráveis para o trafego de caminhões trucados, exigindo mais empenho e maior força do veículo.

(11)

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

3.1 Empreendimento

Conforme afirma Chiavenato, “todo negócio precisa ser muito bem definido para ter um foco preciso. O foco permite concentrar todas as forças sobre um único ponto. Trata-se de obter convergências. Sem foco, o negócio torna-se fluido e esparso, amorfo e indefinido” (CHIAVENATO, 2008, p. 72).

Partindo deste ponto de vista, podemos aborda alguns conceitos para a implantação de tal foco, como:

 O que produzir?  Onde produzir?

 Quais produtos/serviços?  Para quem?

 Por qual preço?

 Com quais características únicas?  Com quais vantagens competitivas?

Segundo Chiavenato é possível através de estudos direcionados chegarmos ao objetivo de conseguir levantar o recurso necessário (2008, p.).

3.2 Modelos de Créditos

Pensando na necessidade, através do programa FCO (2015, p.1) de quem busca crédito bancário rural, as instituições financeiras oferecem planos, taxas e juros flexíveis como forma de facilitar o giro da própria cidade, visto que a maioria dos produtores rurais tem suas ocupações não podendo se deslocar com frequência para outras cidades, todavia esta facilitação corrobora na hora que juntar documentos necessários para o cadastro, como podemos ver a seguir o rol de documentação:

 Cópia do RG/CPF do casal

 Cópia da certidão de casamentos

(12)

 Cópia da certidão negativa do ITR do ano atual

 Cópia do último CCIR

 Comprovante de residência

 Cópia do documento carro/moto

 Cópia do comprovante de entrega de leite

 Ficha do INDEA atualizada Fonte: (FCO, 2015, p.1)

Os bancos que serão consultados para a pesquisa são: O BB (Banco do Brasil) que oferece ao produtor rural credito através do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), e o SICREDI (Cooperativa de Crédito Rural Noroeste).

3.2.1 FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro – Oeste)

O FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) é um fundo de crédito, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, mediante programas de financiamentos aos setores produtivos, buscando maior eficácia na aplicação dos recursos, de modo a aumentar a produtividade dos empreendimentos, gerar novos postos de trabalho, e levar a arrecadação tributária e melhorar a distribuição de renda (FCO, 2015, p.1).

3.2.1.1 Condições de financiamento

O FCO abrange condições favorecidas e diferenciadas para o seu financiamento, o seu grande diferencial são as baixas taxas de juros, longos prazos de pagamento (dependendo da linha do financiamento) períodos de carência e um bônus de adimplência de 15 % nos juros para quem efetuar o pagamento antes do vencimento, para visualizarmos melhor as formas de financiamento, vejamos a tabela a seguir:

(13)

Quadro 1 – Condições de Financiamento Segmento Porte Faturamento ou Renda Bruta

Anual Taxa de Juros (% a.a.)

Rural

Mini Até R$ 150 mil 5,00

Pequeno Acima de R$ 150mil até R$ 300 mil

6.75

Médio Acima de R$ 300 mil até R$ 1,9

milhões 7.25

Grande Acima de R$ 1,9 milhões 8.50

Fonte: adaptado do FCO

3.2.1.2 Teto, Prazos e Garantias

O teto para o financiamento é de R$ 20 milhões por tomador, inclusive quando se tratar de grupo agropecuário, cooperativa de produção ou associação de produtores rurais, os prazos irão variar de acordo com a linha de financiamento e o valor do investimento. Este prazo é de, no máximo, 20 anos e pode ter uma carência de até 5 anos. Em todo financiamento serão exigidas garantias. O FCO, sendo uma linha oficial de financiamento, exige garantia na ordem de 130% do valor a financiar. Entretanto, caso isso não seja possível, isso não impedirá de ter o acesso ao FCO. (FCO, 2015, p.1)

3.2.2 SICREDI (Cooperativa de Credito Rural Noroeste)

A Cooperativa de Crédito Noroeste, oferece financiamento para o produtor rural de máquina ou equipamento novo voltado para o segmento rural e produzido no Brasil. Oferece taxa de 6.5% ao ano com carência de 36 meses, com prazo de 12 anos, dependendo do limite e da capacidade do pagamento do produtor rural.

Pode ser financiado por produtores que atuam no seguimento rural, seja eles pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas de produtores rurais. E como garantia é possível oferecer penhor do próprio produto financiado ou custeado e em alguns casos é preciso utilizar hipoteca imobiliária em adição ao penhor. (SICREDI, 2015, p.1)

(14)

3.3 Plano Operacional

Logo planejamento operacional é direcionado para os recursos e procedimentos a serem implantados na execução das atividades desenvolvidas no âmbito de uma organização, no tocante à forma de dispor os utensílios moveis desde os trabalhos, manuseio e controle de gastos e lucros, as quais tornam parte dos aparatos necessários para alcançar determinados resultados.

Desse modo, sua relevância na empresa, se dá pelo fato que implica diretamente sobre a capacidade produtiva na execução, pontualidade, assiduidade, a agilidade, entre outras (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009, p.181).

.

3.4 Plano Financeiro

No tocante ao planejamento financeiro, dentre outras, temos o seguinte posicionamento:

O planejamento financeiro envolve a realização de projeções de vendas, renda e ativos baseada em estratégias alternativas de produção e marketing, seguidas pela decisão de como atender as necessidades financeiras previstas. No processo de planejamento financeiro, os gerentes também deveriam avaliar os planos e identificar mudanças nas operações que pudessem melhorar os resultados (WESTON, 2000, p. 343).

Desse modo o plano de finanças é a criação de estratégias que levarão a organização a atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

3.4.1 Investimentos Iniciais

Segue a avaliação dos investimentos iniciais, tabela 01 ao inaugurar o próprio negócio, custos como: investimentos pré-operacionais como registro jurídico, aquisição do caminhão caçamba 6x4 e gastos com equipamentos necessários para funcionamento da empresa.

(15)

Tabela 1 – Estimativa de Investimentos Iniciais

Fonte: Autor

3.4.2 Capital de Giro

O capital de giro é “uma espécie de reservatório de capital para fazer frente a obrigações fora do ciclo do fluxo de caixa operacional ordinário” (MOTTA; CALOBA, 2002, p. 116).

O capital de giro é usado para que a empresa possa trabalhar, incluem as compras de mercadorias, aquisição de estoques e pagamento das despesas. O capital de giro foi contabilizado em estoque inicial e o caixa mínimo da micro empresa de transporte. Na tabela 2 apresentamos o estoque inicial que a empresa pretende iniciar e o caixa mínimo no total de R$ 43.102,42.

Tabela 2 - Estimativa de Capital de Giro

Recursos da empresa fora do seu caixa

1. Custo fixo mensal 4.251,88

2. Custo variável mensal (Subtotal 2 do quadro 5.12 2.640,00 3. Custo total da empresa (item 1 + 2) 6.891,88 4. Custo total diário (item 3 ÷ 30 dias) 229,73 5. Necessidade Líquida de Capital de Giro em dias 164 dias Total de B – Caixa mínimo (item 4 x 5)

A partir dos dados fornecidos acima 37.560,75 Fonte: Autor

3.4.3 Investimento Total

Para obter o valor do investimento total, soma-se o investimento fixo, o capital de giro e os investimentos pré-operacionais representado na tabela 3.

1.088,00

R$

Investimentos Fixos

Maquinas e Equipamentos

R$

172.000,00

Móveis e Utensílios

R$

280,00

Total dos investimentos iniciais

R$

173.368,00

Investimentos Pré-Operacionais

(16)

Tabela 3 – Estimativa de Investimento Total

Fonte: Autor

3.4.4 Estimativa do faturamento Mensal da empresa

No processo de faturamento mensal, foi simulado quanto a empresa irá faturar por mês, as informações sobre a estimativa de serviço foram pesquisadas junto a um proprietário de um caminhão do mesmo segmento, que indicou um faturamento mensal de R$ 26.000,00.

Para o cálculo do faturamento, foi estimado 26 diárias mensais com valor de R$ 1.000,00 cada diária.

3.4.5 Estimativa do Custo de Comercialização

O custo de comercialização trata dos gastos com prestação de serviços, conforme a variação do faturamento da empresa.

A empresa foi enquadrada na modalidade tributária do Simples Nacional, com uma taxação mensal de 4% sobre o faturamento bruto. A estimativa para esta empresa com faturamento de R$ 26.000,00, projeta-se um imposto de R$ 1.040,00 ao mês.

Também foi tributado 5% de imposto municipal, o que obtivemos um valor de R$ 1.300,00. Em relação aos gastos com vendas foi estimado um valor de R$ 300,00 com propaganda estimadas na tabela 4 abaixo.

Valor (R$) (%) 172.280,00 79,59% 43.102,42 19,91% 1.088,00 0,50% 216.470,42 100,00% Total (1 + 2 + 3) 3. Investimentos Pré-Operacionais Descrição dos investimentos 1. Investimentos Fixos

(17)

Tabela 4 – Estimativa do Custo de Comercialização

Fonte: Autor

3.4.6 Custo de Serviços Prestados (CSP)

Segundo Hoji (2003, p. 260), “o custo de serviço prestado (CSP) representa os custos incorridos para gerar os serviços e é composto pelos custos da mão de obra utilizada, dos materiais aplicados e outros gastos”.

Analisando o custo do serviço prestado, foi estimado um valor de R$ 6.537,50, perfazendo os custos variáveis com diesel, Óleo hidráulico e filtros do motor, ar e diesel, que são trocados a cada 60.000 km ou em até 1 ano em relação a última troca. Já a previsão de consumo ao mês será de 1.816 litros de diesel com o valor médio do litro de R$3,60, assim obtendo uma média de percorrer 4.540 km por mês.

3.4.7 Custos com Mão de obra

A empresa contará apenas com o proprietário, que será o motorista do caminhão, desta forma a empresa não terá funcionários, e a única despesa em relação

Alíquota Faturamento Estimado 4,00% R$ 26.000,00 0,00% R$ -5,00% R$ 26.000,00 - 300,00

Descrição Custo Total

Impostos Federais

SIMPLES R$ 1.040,00

1. Impostos

Impostos Estaduais

2 - Gastos com vendas Subtotal 2

-R$ Impostos municipais

ISS – Imposto sobre Serviços R$ 1.300,00

Subtotal 1 R$ 2.340,00 2.640,00 R$ 300,00 R$ TOTAL (Subtotal 1 + 2) Propaganda 300,00 R$ ICMS – Imposto sobre Circulação

(18)

mão de obras será o pró-labore no valor de R$ 1.500,00 que somados ao imposto de 11% de INSS, totalizará R$ 1.665,00.

3.4.8 Depreciação

Quanto a depreciação das máquinas e equipamentos e obras civis, é importante a empresa calcular a vida útil desses itens, pois sofrem desgastes com o passar dos anos optando por comprar novos itens, e também a um controle da qualidade dos objetos. A estimativa da depreciação mensal será de1.250,71, demostrado na tabela 5.

Tabela 5 – Estimativa de Depreciação

Fonte: Autor

3.4.9 Custo Fixo Operacional Mensal

O custo fixo mensal, identifica os gastos que a micro empresa precisa para manter-se ativa no mercado, independentemente da quantidade de serviços prestados no mês.

Temos como custos fixos, agua, energia, pró-labore, honorários do Contador, IPVA, manutenção, depreciação etc. A estimativa para este custo fixo mensal é de R$ 4.2851,88 conforme pode se observar na tabela 6.

Valor do Bem Depreciação Mensal 20.000,00 R$ R$ 166,67 150.000,00 R$ R$ 625,00 20.000,00 R$ R$ 66,67

Computador, impressora, internet R$ 2.000,00 R$ 83,33 250,00 R$ R$ 4,17 1.000,00 R$ R$ 16,67 150,00 R$ R$ 2,50 6.000,00 R$ R$ 285,71 TOTAL R$ 199.400,00 R$ 1.250,71 50,00 R$ Obras Civis 10 R$ 2.000,00 25 R$ 800,00 Caminhao 6x4 5

Ativos fixos Vida útil

em Anos Depreciação Anual 7.500,00 R$ Máquinas e equipamentos 2 R$ 1.000,00 Telefone 5 R$ 30,00 Cadeira 5 R$ 200,00 Mesa 20 Terreno 10x12 depósito e escritório

15.008,57 R$

Pneus 1,75 R$ 3.428,57

(19)

Tabela 6 – Estimativa do custo fixo operacional mensal

Descrição Custo Total

Mensal Água R$ 11,50 Energia R$ 150,00 Material de Limpeza R$ 50,00 Material de Escritório R$ 20,00 Telefone R$ 50,00 Honorários do Contador R$ 788,00 IPTU R$ 10,00 Manutenção de Equipamentos R$ 100,00 IPVA R$ 116,67 Pró-labore R$ 1.665,00 Depreciação R$ 1.250,71 Total R$ 4.211,88 Fonte: Autor

Lembrando que também se encaixa nos custos fixos a tabela de amortização para aquisição do caminhão FORD Cargo 2629 6x4, ano fabricação 2013 no valor de R$ 150.000,00 através do crédito pelo Banco do Brasil FCO com juros anuais de 5%, com o prazo estimado de 5 anos para quitar as parcelas, que se enquadras na tabela SAC.

Tabela 7 – Dados da proposta

Valor total financiado R$ 150.000,00

Juros 5% ao ano

Tempo financiamento 5 anos

Total juros R$ 34.646.22

Valor total R$ 184.646.22

(20)

Tabela 8 – Amortização das parcelas do financiamento

Descrição Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Janeiro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Fevereiro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Março 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Abril 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Maio 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Junho 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Julho 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Agosto 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Setembro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Outubro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Novembro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Dezembro 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 3.077,44 Valor total pago ao fim de cada ano 36.929.28 73.858,56 110.787,40 147.717,12 184.646,40 Fonte: FCO 3.4.10 Demonstrativo de Resultado

Na tabela 6 observamos o DRE, onde obtivemos uma margem de contribuição de R$ 16.822,50, que é encontrado da Receita menos os custos variáveis, e um lucro total de R$ 9.533,18 que é encontrado da margem de contribuição menos os custos fixos.

Tabela 9 – Estimativa do Demonstrativo do Resultado do Exercício - DRE 1. Receita Total com Vendas R$ 26.000,00

2. Custos Variáveis Totais

(-) Custos CSP R$ 6.537,50

(-) Impostos sobre vendas R$ 2.340,00 (-) Gastos com vendas R$ 300,00

Subtotal de 2 R$ 9.177,50

3. Margem de Contribuição (1 - 2) R$ 16.822,50 4. (-) Custos Fixos Totais R$ 4.211,88 5. Resultado Operacional (Lucro/Prejuízo) (3 - 4) R$ 12.610,62 6. Amortização R$ 3.077,44 5. Resultado Operacional (Lucro/Prejuízo) (5 - 6) R$ 9.493,18

(21)

3.5 Indicadores de Viabilidade

Para a viabilidade da implantação da micro empresa de transporte, foram utilizados os seguintes indicadores: ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento da empresa.

3.5.1 Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é quanto a empresa precisa faturar para pagar suas despesas em um período de tempo. Na tabela 6 para empresa atingir o ponto de equilíbrio é necessário que a micro empresa de transporte tenha um faturamento mensal de R$6.571,49.

Segundo Ribeiro (2009, p.477) ponto de equilíbrio é um estágio alcançado por uma empresa no que diz respeito à sua situação comercial, é o momento em que receitas totais são exatamente iguais aos custos e despesas totais. Nesse estágio a situação econômica dessa empresa encontra-se em pleno equilíbrio, ou seja, o volume de vendas é suficiente para cobrir os custos e as despesas totais, portanto neste momento não há lucros nem prejuízos.

Tabela 10 – Estimativa do Ponto de Equilíbrio

Fonte: autor

Quadro 2 - Calculo ponto de Equilíbrio da micro empresa de transporte.

Índice Margem Margem de Contribuição = 16.822,50 = 0,65 de Contribuição Receita Total 26.000,00

Ponto de Equilíbrio Custo Fixo Total = 4.251,88 = 6.571,49 Índice da Margem de Contribuição 0,65

Fonte: Adaptado de Duminelli

Custo fixo total 4.251,88

Margem de contribuição 64,70%

(22)

3.5.2 Lucratividade

Para obter a lucratividade do negócio, mede-se o lucro líquido em relação as vendas ou serviços. Para se destacar-se no mercado precisa ter uma boa lucratividade, assim poderá investir mais em marketing na divulgação dos serviços. No Quadro 3 relata o cálculo do índice de lucratividade da micro empresa de transporte obtendo um resultado em percentual de 36,51% lucro ao mês em relação ao serviço prestados.

Quadro 3 - Cálculo do Índice de Lucratividade da micro empresa de transporte.

Lucratividade Lucro Líquido x 100 = 9.493,18 = 36,51% Receita Total 26.000,00

Fonte: Adaptado de Duminelli

3.5.3 Rentabilidade

A rentabilidade mede o retorno do capital ser investido apresentado por meio de percentuais. Calculando esse percentual, foi identificado valor do lucro líquido da empresa em R$ 9.493,18, dividido pelo investimento inicial, estimado em R$ 217.378,75 e multiplicando por 100, a empresa recuperará 4,36% do valor investido na empresa conforme o Quadro 4.

Quadro 4 - Cálculo do Índice de Rentabilidade da Empresa

Rentabilidade Lucro Líquido x 100 = 9.493,18 = 4,36% ao mês. Investimento Total 217.378,75

(23)

3.5.4 Prazo de Retorno do Investimento - PAYBACK

Assim como se propõe a concepção de um negócio, precisamos entender em quanto tempo ele consegue se pagar, para tal recorremos a um método chamado payback.

Essa ferramenta diz respeito ao tempo de recuperação do investimento realizado pelo empreendedor e é calculado mediante a razão entre o investimento efetuado e o seu fluxo de caixa, dessa forma contribui para o julgamento da atratividade de determinada aplicação (MOTTA; CALOBA, 2002, p. 97 – 98).

O prazo de retorno de investimento indica o tempo necessário para que o administrador recupere o que foi investido. Foi calculado o retorno com valor total de investimentos R$ 217.378,75 divido pelo lucro líquido que corresponde no valor de R$ 9.493,18, apresentando assim o número de meses que a empresa irá ter o retorno de seus investimentos que será de 23 meses.

Quadro 5 - Retorno do Investimento Aplicado

Rentabilidade Investimento Total = 217.378,75 = 22,89 meses. Lucro Líquido 9.493,18

(24)

4 METODOLOGIA

Metodologia são as diretrizes que conduzem os métodos durante a execução de uma pesquisa (RICHARDSON, 2012, p. 22).

De acordo com Marconi; Lakatos (2011, p.109) “a especificação da metodologia da pesquisa é a que abrange maior número de itens, pois responde, a um só tempo, as questões: Como? Com quê? Onde? e quando?”

Quando as informações dispostas não são suficientes para a solução de um determinado problema, torna-se necessário a aplicação de uma pesquisa, a qual nada mais é do que uma maneira lógica e sistêmica de se buscar respostas às problemáticas que por ventura ocorram na esfera da gestão (GIL,2010, p. 1).

No que concerne às formas de abordagem, de maneira bem generalizada a dois critérios que se formaram e também foram utilizado nesse TC.

I) Procedimento Qualitativo onde segundo Richardson (2012, p. 79), é a forma ideal para se compreender determinados fatos sociais. Isso faz da pesquisa qualitativa, uma pesquisa de caráter exploratória, aplicável nesse TC.

II) Procedimento Quantitativo caracterizado pelo “emprego da quantificação, tantos nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas” (RICARDSON, 2012, p. 70). Considerando este conceito, em um segundo momento, a forma de abordagem será de natureza quantitativa, pois será necessário mensurar os dados e informações obtidos durante a pesquisa a fim de fundamenta–los.

Uma vez que cada pesquisa é automaticamente diferente da outra, é essencial que todos os recursos para desenvolvê-la estejam de acordo com suas peculiaridades. Tais diferenças deram origem à necessidade da classificação das pesquisas a fim de assegurar maior nacionalidade a cada estágio de sua realização. Vale ressaltar ainda, que há diversas maneiras de se classificar uma investigação (GIL, 2010, p. 25).

Apesar dessas diferentes formas de classificação de pesquisa, a presente em particular foi orientada por três objetivos, os quais se seguem abaixo:

I. Pesquisa exploratória, pelo fato que o pesquisador não possui conhecimento aprofundado do fenômeno em questão nesse trabalho, torna-se

(25)

importante à execução de uma pesquisa exploratória para maior interação para facilitar a formulação de hipóteses mais seguras.

II. Pesquisa descritiva, porque os dados e informações foram obtidos através das pesquisas de marketing, análise de mercado e demais tópicos relacionados na fundamentação teórica, analisadas e interpretadas de acordo com os apontamentos da própria pesquisa. Consequentemente, com os resultados em mãos o autor traz a oportunidade de descobrir o funcionamento do fenômeno estudado.

III. Pesquisa explicativa, em função de posse dos dados pesquisados, o pesquisador identificou os elementos determinantes do fenômeno pesquisado.

Foram adotados dois procedimentos de pesquisa:

Dedutivo: é a pesquisa bibliográfica a qual visa buscar conhecimentos em obras de diversos autores da área e nos artigos científicos para alicerçar e nortear as ações em busca da fundamentação de trabalhos como esse (GIL, 2010, p. 29).

Método hipotético-dedutivo: o procedimento será o levantamento de dados, que se materializa por meio de pesquisas de campo diretamente ligadas à população (GIL, 2010, p. 35). No caso presente, o levantamento foi efetuado e aplicado através de formulários com questões objetivas e pré-estabelecidas.

Dentre os instrumentos de coletas de dados utilizou-se formulário, com questionário padronizado e estruturado sob a presença do informante e do entrevistador.

O universo a ser pesquisado são propriedades rurais de Araputanga.

População em se tratando de pesquisa, pode ser definida como um agrupamento de seres vivos ou não, os quais possuem características em comum.

Na presente pesquisa, a população foi definida essencialmente as pessoas que necessitam de transporte de insumos como milho, soja, rações, materiais para construção, terra, entre outros materiais transportáveis pelo objeto da presente pesquisa.

Assim a população pesquisada nesse TC foram 10 produtores de pequena e média propriedades rurais e as pessoas que necessitem do serviço de transporte por caçamba.

Portanto o método de amostragem que foram aplicado nesse TC, consiste em, probabilístico, uma vez que a escolha das propriedades e as pessoas interessadas diretamente que foram convidados a responder essa pesquisa de forma

(26)

totalmente aleatória ou acidental, e ainda a voluntariedade e espontaneidade, porem segmentada no transporte por caçamba.

Quanto aos dias de aplicação de pesquisas foram em dias uteis, em horário comercial.

(27)

5 ANÁLISE DOS DADOS

Gráfico 1a – Idade?

FONTE: Pesquisa de campo 2015.

Gráfico 1b – Escolaridade?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 1a, 70% possuem idade acima de 36 anos, e 30 % possuem idade de 26 a 35 anos.

No gráfico 1b, 60% dos entrevistados possuem o ensino fundamental, 20% possuem o ensino médio e 20% possuem o ensino superior completo.

(28)

Referente à caracterização dos entrevistados, notamos que no gráfico a, que a maior parte está em uma faixa etária acima dos 36 anos dos entrevistados, assim podemos ver que no gráfico b a maioria dos entrevistados possuem o ensino fundamental.

Gráfico 2 Qual sua função profissional?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 2, 40% são trabalhadores, 30% são gerencia e 30% são proprietários.

Notamos que mesmo sendo na sua grande maioria trabalhadores sem poder de gestão, eles possuem poder de contratação de serviços terceirizados caso se faça necessário em seus trabalhos diários. Em relação a gerentes e empresários, estes por força do seu cargo já consta a contratação de serviços terceirizados.

(29)

Gráfico 3 Qual a frequência da contratação de serviço de transporte oferecido?

FONTE: Pesquisa de campo

Na questão 3 do questionário foi perguntado qual a frequência do contratante em contratar esse serviço em questão, e 50% responderam que utilizam esse serviço com 90 dias ou mais, 30% utilizam o serviço de transporte com 60 dias e 20 % utilizam esse serviço mensalmente.

Com estes dados podemos averiguar que a população de amostra para a contratação do serviço é promissor, podendo assim procurar um meio de tentar fidelizar o cliente que mais utiliza este serviço em questão.

Gráfico 4 Caso você necessite de contratar o serviço de transporte a ser oferecido, você pesquisa em outras cidades da região?

(30)

No gráfico 4, 60% responderam sim, 30% responderam não e 10% responderam talvez.

Quando o entrevistado foi indagado sobre pesquisar em outras cidades da região, 60 % disseram que sim, 30% disseram que não e preferiam dar oportunidade para empreendedores da cidade e 10% dos entrevistados disseram que talvez, isso dependia de alguns fatores como exemplo a disponibilidade do contratado, preço e outros motivos.

Gráfico 5 Em sua opinião qual a principal vantagem de contratar serviços terceirizados

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 5, 60% responderam formas de pagamento, 30% agilidade no serviço e 10 outros.

A questão 6 abrangeu a contratação, onde 60% optaram pela formas de pagamento, 30% optou por agilidade no serviço e 10% preferiu outros, onde que ao fazer essa pergunta em especial aos entrevistados, ressaltei que a forma de pagamento.

(31)

Gráfico 6 Caso sua expectativa de serviço for atendida, você indicaria a outros?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 7, 100% responderam sim.

Quando o entrevistado foi questionado sobre sua expectativa positiva em relação ao atendimento, 100% disseram que indicaria o serviço a outras pessoas, assim posso incluir um marketing positivo ou seja, serviços realizados com pontualidade tende ao marketing one to one.

Gráfico 7 Quais dos itens abaixo relacionado o motivaria a procurar serviço terceirizado?

(32)

No gráfico 7, 40% responderam preço, 40% qualidade, 20% necessidade. No quesito de o entrevistado procurar um serviço terceirizado 40% informou que contrata este tipo de serviço em relação ao preço e qualidade e apenas 20% responderam que procurava o serviço por necessidade, vale ressaltar que em pequenas e médias propriedades utilizam esse serviço pois não possuem caminhão deste segmento em suas propriedades. Procurando assim este serviço de outros terceirizados.

Gráfico 8 Qual o tipo de insumos que mais produz em suas propriedade para a utilização desse serviço?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 8, 50% responderam fertilizantes naturais, 40% milho e 10% soja. Quando o entrevistado é questionado sobre os insumos produzidos na propriedade rural em questão, 50% responderam que utilizam esse serviço por fertilizantes naturais (minerais para o solo, calcários, estercos, camas de frangos), 40% disseram que por ser sazonal mas requisitado em fabricação de ração para gado, galinhas, porcos entre outros segmentos, o milho é essencial para nossa região e utilizam esse serviço para transportar o milho para estocar em galpões e fabricas de ração, já 10% utilizam o transporte em questão para o transporte de soja, que não é muito cultivado em nossa região.

(33)

Gráfico 9 Qual a frequência da utilização do trabalho com terraplanagem em sua propriedade?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 9, 50% responderam trimestral, 30% anual e 20% semestral.

Quando o entrevistado foi questionado sobre a utilização do transporte em questão no quesito de terraplanagem, 50% responderam que utilizam esse serviço trimestralmente, 30 % anualmente e 20% semestralmente, esse segmento de serviço foi de resultado positivo, pois todas as vias de acesso a propriedade rural, são de cascalho e acontece um grande desgaste natural por chuvas e desgaste forçado com carros e caminhões trafegando nas estradas, mas 100% dos produtores rurais utlizam do serviço em questão.

(34)

Gráfico 10 Qual a forma mais vantajosa de pagamento para aqueles que contratam o serviço em sua opinião?

FONTE: Pesquisa de campo

No gráfico 10, 40% responderam diárias, 40% empreita, 20% km rodado. Na questão de formas de pagamento pela utilização do serviço 40% optaram por empreita de trabalho que consiste em um valor x pelo trabalho, 40% optaram diárias ou dias trabalhados e 20% escolheram preferir pagar por km que consiste na trajetória final do percurso almejado.

(35)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração do presente plano de negócio revelou o possível cenário que será vivenciado pela empresa nas suas atividades futuras e a facilitar a tomada de decisões pertinentes.

A pesquisa de campo aplicada, demostrou uma deficiência no segmento de transporte nas regiões rurais da cidade de Araputanga – MT, assim aumentando as expectativas de otimismo em obter sucesso no empreendimento. Além disso, o aparato de informações adquiridas por meio das ferramentas de análises financeiras, nos deixa afirmar que o empreendimento é viável, visto que apontou resultados positivos no seu fluxo de caixa.

Outro aspecto importante é o tempo de retorno da aquisição, para o empreendimento em questão o seu payback, onde através do sistema simples aponta um retorno estimado em aproximadamente 23 meses e no sistema descontado, o qual é o mais recomendado o retorno se dará em 26 meses, considerado um tempo relativamente curto mesmo considerando payback descontado, tornando o negócio atrativo.

Ainda com as análises financeiras e de viabilidade, se dividirmos o resultado operacional líquido pela receita bruta, teremos a lucratividade do investimento, que nesse caso é de 48,35%. De igual forma, se dividirmos o resultado operacional líquido pelos investimentos totais obteremos a rentabilidade do negócio a qual representa para o presente investimento a importância de 5,78%.

Portando, considerando as informações acima, bem como a falta de empresas especializados nesse segmento e o constante crescimento da procura pelo transporte em questão apresenta uma oportunidade de sucesso no campo do empreendedorismo.

Lembramos que o presente trabalho limitou-se apenas na averiguação da viabilidade do negócio, caso se pretenda efetivar sua abertura recomendamos a aplicação de estudos complementares, tais como o plano de marketing e plano operacional.

(36)

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

Confúcio

.

Disponível em:

http://www.ociocriativo.com.br/frases/pesquisa.cgi?cmd=psq&chk=1&opc=txt&chk_a ut=1&key=Confucius

Cooperativa de Credito Rural Noroeste (Sicredi). Disponível em: http://www.projetos.com/aqusicao-maquinas.html. Acessado em 28 de maio de 2015. Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Disponível em: http://www.officinaprojetos.com.br/fco/. Acessado em 03 DE MARÇO DE 2015. GIL, Antônio Carlos. Como elabora projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas,2010.

HOJI, Masakazu. Administração financeira: Uma abordagem prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003

LOGISTICA COMPLICADA. Disponível em:

http://www.logisticacomplicada.com/tipos-caminhoes-tamanhos-e-capacidades/ . Acessado em 22 de outubro de 2015. 14:00horas

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execuções de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MOTTA, Regis da Rocha; CALÔBA, Guilherme Marques. Análise de investimentos: tomada de decisão em projetos industriais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2012.

Revista automotive busines. Disponível em:

http://www.Automotivebusines.com.br/detalhe.aspx?id_noticia=20868. Acessado em 15 DE OUTUBRO DE 2015

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WESTON, Nigel; BRIGHAM, Eugene F. Fundamentos da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

(37)

APÊNDICE - FORMULÁRIO

Caro participante,

Este formulário de pesquisa tem por objetivo identificar as condições necessárias para a viabilidade de fornecimento de trabalho usando um caminhão 6x4 caçamba. Ele faz parte do meu trabalho de conclusão de curso sobre a viabilidade econômica e financeira das empresas que dispõe desse tipo de transporte da cidade de Araputanga. Solicito que leia atentamente cada questão e responda-as da forma que achar mais conveniente.

Conto com vossa contribuição. Obrigado.

Acadêmico Stefan Pereira Braga – Graduando/Bacharelando em Administração pela Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP.

1 Caracterização do Entrevistado A Idade

( ) 18 a 25 anos ( ) 26 a 35 anos ( ) Acima de 36 anos

B Escolaridade

( ) Ensino fundamental ( ) Ensino médio ( ) Nível superior

2 Qual sua função profissional

( ) Operacional ( ) Gerencia ( ) Proprietário

3 Qual a frequência da contratação de transporte oferecido?

( ) A cada 30 dias ( ) A cada 60 dias ( ) A cada 90 dias ou mais

4 Caso você necessite de contratar o serviço de transporte a ser oferecido, você pesquisa em outras cidades da região?

(38)

5 Em sua opinião qual a principal vantagem de contratar serviços terceirizados? ( ) Agilidade no serviço ( ) Formas de pagamento ( ) Outros

6 Caso sua expectativa de serviço for atendida, você indicaria a outros?

( ) Sim ( ) Não ( ) Talvez

7 Quais dos itens abaixo relacionado o motivaria a procurar serviço terceirizado?

( ) Preço ( ) Qualidade ( ) Necessidade

8 Qual o tipo de insumos que mais produz em sua propriedade para a utilização desse serviço?

( ) Soja ( ) Milho ( ) Fertilizante naturais

9 Qual a frequência da utilização do trabalho com terraplanagem em sua propriedade?

( ) Trimestral ( ) Semestral ( ) Anual

10.Qual a forma mais vantajosa de pagamento para aqueles que contratam o serviço em sua opinião?

Referências

Documentos relacionados

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

Por fim, o terceiro e último debate, com a Negritude – ou nos termos de Hall, “a idéias da cultura negra como um ponto positivo de identificação” (idem). Não reterei aqui

Pode-se resfriar o chocolate também trocando o mesmo da tigela em que foi derretido para um refratário limpo e seco e colocar o mesmo sobre uma tigela com um pouco de água fria..

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

Porém, até agora, nós sabemos quantos anos se passaram desde o ano que Dionísio chamou de ano 1 a.C., seja ele correspondente ao nascimento de Jesus ou não.. Então isso significa

Nos termos do regulamento desta competição a delegação de cada país integra, para além dos alunos, um mentor para cada disciplina (Biologia, Física e Química) e o

Em entrevista in loco, foi questionado como os colaboradores aprenderam o serviço que hoje exercem, e 100% dos entrevistados responderam que aprenderam primeiramente com

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de