• Nenhum resultado encontrado

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Critérios para Escolha dos Projetos Estratégicos

.

Tradicionalmente, os projetos propostos para investimentos nas empresas e organizações são avaliados somente segundo critérios financeiros como de taxa interna de retorno do investimento, de tempo de retorno (payback period) ou de relação benefício / custo.

Entretanto, sob o ponto de vista estratégico, algumas recomendações básicas, propostas a seguir, já permitem ‘peneirar’, rapidamente, as muitas propostas de projetos, colocando-as dentro do enfoque de sua contribuição efetiva para a implementação das estratégias previamente escolhidas.

Assim, a análise dos investimentos propostos deve seguir-se à fixação das estratégias corporativas e competitivas, decorrendo delas e não as condicionando.

Propomos, a seguir, dez recomendações que, embora não absolutas, servem para se avaliar, rapidamente, cada proposta de Projeto Estratégico, segregando os Projetos de impacto estratégicos dos demais.

Os Projetos assim selecionados segundo essas recomendações, esses sim, é que deverão passar pelos critérios técnico-financeiros de taxa interna de retorno do investimento, de tempo de retorno (payback period) ou de relação benefício / custo.

Recomendações para identificação dos Projetos de impacto estratégico

a) Os Projetos devem estar claramente alinhados com as grandes estratégias da empresa ou entidade;

b) Os Projetos em andamento que não demonstrarem estar em estrito cumprimento de programas, que não tiverem os resultados intermediários atingidos e que não tiverem um acompanhamento orçamentário adequado deverão ser descontinuados e seus recursos serão realocados para outros Projetos.

c) Os valores orçados devem ser realistas, realizáveis e, principalmente, suficientes para a implantação completa do Projeto, até a sua efetiva operacionalização;

d) O horizonte de tempo de cada Projeto deve ir até a sua conclusão e seu pleno funcionamento, não se admitindo Projetos do tipo "obras inacabadas";

(2)

e) As metas intermediárias e finais para cada Projeto devem estar claramente identificadas em valores e no tempo;

f) Deve haver pessoas entusiasmadas, dispostas, disponíveis e capacitadas para liderar e conduzir as obras necessárias aos Projetos;

g) Os Projetos devem ter benefícios explícitos e claramente justificados quando comparados com os custos orçados;

h) Nenhum Projeto novo deve ter início se não tiver recursos assegurados; os investimentos em andamento (a menos que tenham sido descontinuados!) têm prioridade sobre os ainda não iniciados;

i) Em igualdade de condições, os Projetos que tiverem fontes alternativas asseguradas, mesmo que parciais, devem ter preferência;

j) Em igualdade de condições, deve-se dar preferência aos Projetos de desenvolvimento em parceria com outras instituições ou empresas.

C2

Instruções para Elaboração de Projetos Estratégicos

.

Os processos para elaboração e aprovação dos Projetos Estratégicos variam muito de empresa para empresa, de organização por organização, dependendo do seu grau de complexidade e do grau de formalização dos processos decisórios de cada entidade.

Uma sugestão de um fluxograma do processo decisório, partindo do Workshop de Planejamento Estratégico até a implantação dos Projetos dele decorrentes é apresentado no documento Ciclos de Revisão Estratégica (clique aqui).

Por sua vez, os Projetos Estratégicos diferem muito entre si: variam de porte, de duração de valor, de complexidade, etc, o que impossibilitaria construir um modelo padrão para todos os tamanhos e tipos de Projetos.

Eles podem ir desde iniciativas de curta implementação, semanas talvez, de valores de 5 a 20 mil reais até empreendimentos de longa implementação, de dois a quatro anos, envolvendo recursos de 20 a 100 milhões de reais!

(3)

Para efeito deste tópico, apresentamos, a seguir, um modelo para elaboração de documentação de Projetos de porte médio a grande, que impliquem em volumes razoáveis de recursos e de tempo.

Para os Projetos de menor envergadura, embora não de menos importância, recomendamos eliminar ou simplificar muitos dos itens deste modelo.

Cada projeto deve ter a extensão e o detalhamento mínimo necessário para que a Direção Geral da organização possa deliberar, com conhecimento de causa, sobre a implantação ou não do Projeto em questão.

O modelo que se segue foi elaborado a partir de original de autoria do Engenheiro Péricles Negri, pgnegri@uol.com.br , que nos liberou para esta apresentação. Foi aplicado com sucesso na fase de planejamento dos Projetos Estratégicos da Unimed Campinas.

Modelo para Elaboração de Projetos Estratégicos

Prefácio

Este é um meta-documento, isto é, ele é um documento que descreve a forma e o conteúdo a serem adotados por um outro documento, qual seja, a elaboração de Projetos Estratégicos a serem desenvolvidos no âmbito de um processo de Planejamento Estratégico.

Sua estrutura é uma imagem da estrutura do documento que descreve. Ela deve ser seguida, além de definir um roteiro para execução do referido planejamento, permite também que a alta direção da organização possa avaliar todos os projetos de maneira uniforme. Seu público alvo inicial é a alta direção da entidade e, uma vez aprovado, deve servir de guia para as equipes encarregadas de sua implementação.

Índice

1. Introdução 1.1 Objetivos do Projeto 1.2 Público Alvo 1.3 Referências 1.4 Glossário 1.5 Resultados do Projeto 2 Organização do Projeto

2.1 Modelo do Processo de Desenvolvimento 2.2 Estrutura Organizacional

2.3 Interfaces

2.4 Responsabilidades 3 Processo Gerencial

(4)

3.1 Estratégias e Prioridades

3.2 Suposições, Dependências e Restrições 3.3 Gerenciamento de Riscos

3.4 Mecanismos de Monitoração e Controle 3.5 Plano de Mobilização de Pessoal 4.1 Métodos, Técnicas e Ferramentas 4.2 Documentação

4.3 Funções de Suporte ao Desenvolvimento 5 Cronograma e Orçamento 5.1 Insumos e Produtos 5.2 Requisitos de Recursos 5.3 Cronograma 5.4 Orçamento 1 Introdução 1.1 Objetivos do Projeto

Faça uma descrição breve e concisa do propósito do projeto, cujo tamanho não ultrapasse mais do que um parágrafo.

1.2 Público Alvo

Identifique a quem se destina o documento, isto é, os órgãos e pessoas que farão uso dele e com que objetivo. Tipicamente, poderão estar aqui incluídos:

 A alta direção da empresa.  Clientes e usuários do projeto  As gerências dos clientes

 As gerências dos departamentos a que pertencem os membros da equipe de desenvolvimento

 A equipe de desenvolvimento

 Entidades externas que participarão do desenvolvimento do projeto

1.3 Referências

Identifique nesta seção todos os meios através dos quais foram obtidas as informações utilizadas na elaboração do documento, tais como:

 Entrevistas e reuniões (identifique nome, origem, e função de cada participante, data e objetivo da reunião e a ata correspondente, se existir);

 Documentos (identifique título, autor, data, fonte de obtenção, órgão responsável pela publicação, etc), incluindo o Documento de Análise de Viabilidade, se houver

(5)

1.4 Glossário

Defina aqui todos os termos técnicos e específicos da área, siglas e abreviações cujo entendimento é necessário para a correta interpretação do conteúdo do documento.

1.5 Resultados do Projeto

Identifique todos os produtos do projeto a serem fornecidos aos seus clientes  Definição de novos procedimentos e organização

 Documentos

 Sistemas de Informação  Equipamentos

 Treinamentos  Serviços, etc.

Para cada produto identificado descreva o que ele fará e o que não fará em termos das necessidades detectadas. Inclua também as datas previstas de liberação e quantidades, quando for o caso.

2 Organização do Projeto

2.1 Modelo do Processo de Desenvolvimento

Apresente um gráfico que descreva a relação temporal entre as grandes atividades e a ocorrência dos principais marcos do projeto (revisões, produtos, resultados, etc). Inclua sempre os eventos de início e conclusão do projeto.

As atividades apresentadas devem ser somente aquelas de nível mais alto. Seu detalhamento será realizado em outra seção do documento A figura abaixo é um exemplo simples do gráfico a ser apresentado.

(6)

ID Atividade 1 Aprovação da Planta 2 Arquiteto Contratado 3 Projeto Definido 4 Plantas entregues 5 Documentos Obtidos 6 Aprovação da Prefeitura 7 Fundação 8 Engenheiro Contratado 9 Terraplanagem Concluída 10 Pedreiro Contratado 11 Materiais Entregues 12 Fundação Pronta 26/05 23/06 21/07 26/05 18/08 26/05 09/06 23/06 28/07 08/09 15/05 29/05 12/06 26/06 10/07 24/07 07/08 21/08 04/09 18/09 02/10 16/10 30/10 13/11 27/11 2.2 Estrutura Organizacional

Utilize um ‘funcionograma’ para descrever a estrutura organizacional do desenvolvimento do projeto através de:

 relações de subordinação e controle  relações funcionais ou técnicas

 relações de cooperação ou fiscalização

2.3 Interfaces

Identifique as atividades administrativas e gerenciais (pessoas, órgãos, processos) entre o projeto e as seguintes entidades:

 Clientes e usuários  Organizações sub-contratadas  Alta direção  Suporte administrativo

A p o i o

A d m i n i s t r a t i v o

A p o i o

I n f o r m á t i c a

C o n t r o l e d e

Q u a l i d a d e

P l a n e j a m e n t o

D e s e n v o l v i m e n t o

E q u i p e

I n t e r n a

E q u i p e

E x t e r n a

G e r ê n c i a d o P r o j e t o

(7)

 Suporte de informática  Controle de qualidade

2.4 Responsabilidades

Descreva as grandes atividades ou funções do projeto (técnicas, administrativas e gerenciais) e nomeie explicitamente as pessoas por elas responsáveis.

3. Processo Gerencial

3.1 Estratégias e Prioridades

Defina, entre outros, os seguintes itens:

 Intenção de desenvolver, adquirir, modificar ou reutilizar partes do projeto  Prioridade relativa entre os objetivos de prazos, custos e requisitos do projeto  Freqüência e mecanismos a serem adotados para prestação de contas do

desenvolvimento do projeto

3.2 Suposições, Dependências e Restrições

Identifique claramente todas as condições de contorno que se aplicam ao desenvolvimento do projeto, incluindo, entre outras:

 Locais onde o projeto será desenvolvido  Eventos externos dos quais o projeto depende

 Pessoal, facilidades de desenvolvimento e informações a serem fornecidos pelos clientes, usuários ou por terceiros, incluindo datas e condições de disponibilidade  Responsabilidade pela provisão de dados de testes

 Disponibilidade de equipamentos e infra-estrutura nos momentos em que forem necessários para a continuidade do projeto

3.3 Gerenciamento de Riscos

Identifique e avalie os fatores de risco associados ao desenvolvimento do projeto, incluindo entre outros:

 Riscos contratuais  Riscos tecnológicos

 Riscos decorrentes da complexidade do projeto

 Riscos associados à obtenção da equipe de execução do projeto

 Riscos associados à obtenção da infra-estrutura de desenvolvimento do projeto  Riscos associados à não aceitação dos produtos do projeto por parte de seus

(8)

 Riscos associados ao não cumprimento dos prazos do projeto  etc.

Para cada fator de risco associado, descreva:

 Conseqüências da ocorrência do fator de risco  Mecanismo de acompanhamento do fator de risco  Plano de contingência para o tratamento do fator de risco

3.4 Mecanismos de Monitoração e Controle

Identifique os mecanismos e técnicas a serem utilizadas para o acompanhamento e controle da aderência do desenvolvimento do projeto a este documento, incluindo:

 Mecanismos de prestação de contas  Revisões

 Mecanismos de coleta e de disseminação de informações  Auditoria

 Ferramentas

3.5 Plano de Mobilização de Pessoal

Especifique a quantidade e o perfil das pessoas que vão realizar o desenvolvimento do projeto, considerando:

 Nível de conhecimento  Data de início

 Períodos de alocação no projeto

 Métodos de obtenção (contratação, transferência, contratação de serviços, etc)  Treinamentos, se necessário

 Honorários, se for o caso

 Desmobilização gradual ao fim do projeto

4. Processo Técnico e Operacional

4.1 Métodos, Técnicas e Ferramentas

Especifique as notações, ferramentas, técnicas e métodos usadas em cada fase do desenvolvimento para gerar os produtos do projeto:

 Metodologias de desenvolvimento

(9)

 Ferramentas de suporte ao desenvolvimento, à gerência e à documentação do projeto

4.2 Documentação

Identifique todos os documentos a serem gerados no processo de desenvolvimento, tanto os documentos de trabalho como os documentos associados ao produto do projeto.

4.3 Funções de Suporte ao Desenvolvimento

Defina ou referencie todos os processos ou planos que dão suporte ao desenvolvimento do projeto, tais como:

 Garantia de Qualidade  Validação e Verificação  Controle de Alterações  Segurança de Informações

No caso de não existência destes processos, justifique-a.

5 Cronograma e Orçamento 5.1 Insumos e Produtos

Para cada macro-atividade do projeto, apresente uma tabela, como a do exemplo abaixo, descrevendo as suas etapas e atividades, os insumos utilizados e os produtos gerados:

MACRO ATIVIDADE

ETAPA

ATIVIDADE

INSUMOS PRODUTOS

Aprovação da Construção Projeto Arquitetônico Contratar arquiteto Recomendaçõe s de terceiros Arquiteto Especificar requisitos Documento de Requisitos Desenhar plantas Plantas Obter autorização da Prefeitura Obter documentos nos cartórios Despachante Documentos Submeter documentação à prefeitura Despachante Autorização da Prefeitura Fundação

Terraplanagem Contratar engenheiro Recomendações de terceiros Contratar serviço de trator Trator Terraplanagem Construção Contratar pedreiros Adquirir materiais Materiais

(10)

Construir fundação

Fundação

5.2 Requisitos de Recursos

Prover a estimativa de alocação de recursos ao longo do tempo de desenvolvimento do projeto. Tipicamente os recursos incluem:

 Quantidade e perfil de pessoas  Equipamento  Treinamento  Serviços  Facilidades de escritório  Viagens Recursos 05/00 06/00 07/00 08/00 09/00 Total Despachante 80h 48h 112h 240h Arquiteto 24h 176h 120h 320h Engenheiro 80h 8h 184h 48h 320h Pedreiro 80h 8h 184h 48h 320h Ajudante 80h 8h 184h 48h 320h Trator 24h 56h 80h 5.3 Cronograma

Apresente um diagrama de Gantt detalhado das macro-atividades, etapas e atividades do projeto, levando em consideração suas relações de precedência e indicando os marcos principais do projeto, conforme sugestão do exemplo a seguir:

(11)

ID Atividade 1 Aprovação 2 Projeto 3 Contratar Arquiteto 4 Especificar Requisitos 5 Desenhar Plantas 6 Autorização 7 Obter Documentos 8 Submeter à Prefeitura 9 Fundação 10 Terraplanagem 11 Contratar Engenheiro 12 Contratar Trator 13 Construção 14 Contratar Pedreiro 15 Adquirir Materiais 16 Construir Fundação 26/05 23/06 21/07 26/05 18/08 26/05 09/06 23/06 28/07 08/09 15/05 29/05 12/06 26/06 10/07 24/07 07/08 21/08 04/09 18/09 02/10 16/10 30/10 13/11 27/11 5.4 Orçamento

Elabore uma planilha orçamentária detalhando a alocação de recursos financeiros durante o período de desenvolvimento do projeto, indicando os dispêndios realizados com cada tipo de recurso utilizado:  Pessoal  Equipamentos  Serviços  Despesas  Software  Viagens  Eventos  Suprimentos

C3

Ciclos de Revisão Estratégica

.

Uma vez encerrado cada um dos workshops de planejamento estratégico, há ainda um longo caminho a percorrer até o início efetivo da implantação dos Projetos Estratégicos decorrentes das escolhas estratégicas propostas durante o Workshop.

(12)

O texto a seguir descreve uma metodologia para ultrapassar esta fase tão difícil, até o início de implantação.

Apresentamos, a seguir, um Fluxograma para um Ciclo de Implantação dos Projetos Estratégicos.

Nas colunas, estão equipes e pessoas envolvidas no processo, conforme descrito a seguir: o A Liderança Estratégica é composta pela Direção da Entidade, o Facilitador e

Instrutor e as equipes escolhidas para participar do workshop. É ela que gera as idéias, sugestões e diretrizes para a transformação estratégica da entidade. Semestralmente ou anualmente ela é convocada para fazer a avaliação dos resultados e iniciar novo ciclo de planejamento estratégico.

o O Corpo Dirigente é constituído por aqueles que tomam as decisões finais sobre visão, missão, princípios e valores e estratégias corporativas da instituição. Num outro estágio, eles vão deliberar sobre os Projetos Estratégicos a serem detalhados e, posteriormente, sobre a decisão de investir.

o O Facilitador é o responsável pela condução de todo o processo, servindo como elemento de contato e articulação para a escolha dos Projetos Estratégicos e para o detalhamento dos planos de ação para implantação. Ele também avalia e acompanha a implantação dos planos de ação, reportando-se, para tudo isto, Corpo Dirigente. o O Grupo de Coordenação reúne pessoas de nível gerencial ou da Diretoria,

encarregado de dar andamento aos passos de articulação com as equipes de planejamento. Em algumas entidades de pequeno porte, onde não faça sentido, o Facilitador faz este papel sozinho.

o As Equipes de Planejamento designadas para cada um dos Projetos, fazem, inicialmente, a Concepção do Projeto, analisam sua viabilidade técnica e econômica. Posteriormente, após a aprovação do Corpo Dirigente, fazem a Programação, detalhamento e orçamento do projeto, seguindo o modelo sugerido em Instruções para Elaboração de Projetos Estratégicos (clique aqui).

o As Equipes de Execução implementam o que tiver sido aprovado. Na maioria das vezes, a Equipe de Planejamento é praticamente a mesma Equipe de Execução, com pequenas diferenças: Algumas pessoas podem participar do Planejamento, mas não da Execução. Outras participam da execução, mas não participaram do planejamento. Mas, o ideal que o núcleo das duas equipes seja o mesmo.

(13)

Fases ou Etapas Principal Responsável

o Concepção do Plano Liderança Estratégica

o Finalização do Plano Facilitador

o Aprovação do Plano Corpo Dirigente

o Elaboração: Concepção e Análise de Viabilidade Equipes de Planejamento

o Aprovação da Análise da Viabilidade Corpo Dirigente

o Elaboração: Programação, Detalhamento e Orçamento Equipes de Planejamento o Aprovação: Programação, Detalhamento e Orçamento Corpo Dirigente

o Execução e Implantação Equipes de Execução

o Avaliação e Acompanhamento da Execução Corpo Dirigente

o Coordenação de todo o processo Facilitador

o Avaliações semestrais ou anuais Liderança Estratégica

O que foi descrito acima se aplica, primordialmente, ao primeiro ciclo de planejamento estratégico. Os próximos ciclos seguem, aproximadamente, o mesmo roteiro, com as simplificações ou aprofundamentos que a aplicação específica requeira.

(14)

Liderança

Estratégica DirigenteCorpo Facilitado r Grupo de Coordenaç ão Equipes de Planejamento Equipes de Execução Seminário de Planejamento Aprovação do Plano Designação das Equipes de Planejamento Articulação e Coordenação das Equipes Concepção e Análise de Viabilidade Anális e e Decisã o Anális e e Decis ão Coordenação e Acompanham. Programação, Detalhamento e Orçamento Anális e e Decis ão Anális e e Decis ão Avaliação e Acompanham. Avaliação e Acompanham. Avaliação e Acompanham. Coordenação e

Acompanham. Acompanham. da Execução

Execução e Implantação rejeitad o rejeitado aprovad o aprovad o refaze r refaze r aprovad o aprovad o planejament o Análise de Viabilidade Finalização do Plano Estratégico

(15)

C4

Modelo de Planejamento Estratégico

.

De um modo geral, falar em ‘modelo’ de Plano Estratégico é, em si, um contra-senso, pois cada caso é um caso, cada empresa, cada organização e cada entidade devem construir o seu próprio modelo e ir aperfeiçoando a cada novo ciclo estratégico.

Entretanto, para apoiar aqueles que estão fazendo o trabalho pela primeira vez, apresentamos, a seguir, um formato de um Plano Estratégico “completo”, no sentido que ele contempla todos os tópicos mais importantes abordados no Tópico 13.1, detalhadamente, na Tabela 13.1. Seu Apêndice segue o mesmo roteiro básico.

Já os Planos Estratégicos para cada Área Estratégica, abordados no Tópico 13.2 e detalhados nas Tabelas 13.3 e 13.4 e os Planos para as Áreas Corporativas, abordados no Tópico 13.3 e detalhados nas Tabelas 13.5 e 13.6, podem ser elaborados seguindo o mesmo formato apresentado a seguir. Deve ficar claro, no entanto, que muitos dos tópicos apresentados nas Tabelas referidas não estarão disponíveis nos primeiros ciclos de planejamento estratégico, principalmente considerando-se o nível de intervenção e aprofundamento escolhidos pela organização para aquele ciclo específico.

(16)

Plano Estratégico para 2001 – 2010

1. Apresentação do Documento

[Dizer aqui, em poucas palavras, o propósito do documento, como ele foi elaborado e o que se espera dele. Dizer a entidade à qual o documento se aplica]

[Descrever sucintamente as partes que o compõem]

2. Sumário Executivo (Síntese do Plano)

(Resumir aqui, em 10 a 20 linhas, as principais conclusões do Plano, suas prioridades e as

grandes transformações que devem ser realizadas para implementar a adequação estratégica da

organização]

3. Cenários e Premissas Básicas [6.5]

(17)

4. Propósito [3.1]

4.1. Visão [3.2.1]

[Escrever aqui o enunciado da Visão da instituição. Em todo o Plano, não é necessário justificar nada. Somente enunciar]

4.2. Missão e Abrangência [3.2.2 e 3.2.3]

[Escrever aqui o enunciado da Missão e Abrangência da instituição]

4.3. Princípios e Valores [3.3.1 e 3.3.2]

[Escrever aqui o enunciado dos Princípios e Valores da instituição]

4.3.1. Princípios

4.3.1. Valores

4.5. Posicionamento Estratégico [3.2.4]

(18)

5. Estratégias

5.1. Estratégias Corporativas [3.4.5]

[Enunciar aqui as Estratégias Corporativas para a entidade. Elas podem ser classificas em Estratégias de Longo, de Médio e de Curto prazos]

5.2. Estratégias de Diversificação [11.2]

[Enunciar aqui as Estratégias de Diversificação para a entidade. Elas podem ser classificas em Estratégias de Longo, de Médio e de Curto prazos]

5.3. Estratégias de Alianças e Parcerias [11.3]

[Enunciar aqui as Estratégias de Alianças e Parcerias para a entidade. Elas podem ser classificas em Estratégias de Longo, de Médio e de Curto prazos]

5.4. Estratégias de Expansão [11.4]

[Enunciar aqui as Estratégias de Expansão para a entidade. Elas podem ser classificas em Estratégias de Longo, de Médio e de Curto prazos]

(19)

6. Portfólio [9.5]

6.1. Áreas estratégicas [9.1]

6.1.1. Atuais

[Listar aqui as áreas estratégicas atuais da entidade]

6.1.2. Novas

[Listar aqui as áreas estratégicas novas escolhidas para a entidade]

6.2. Mapeamento do Portfólio [9.5]

[Classificar cada área estratégica, atual e nova, em seu respectivo quadrante e lista-las abaixo] 6.2.1. Quadrante Nascente [9.5.1] 6.2.2. Quadrante “Estrela” [9.5.2] 6.2.3. Quadrante “Vaca-Leiteira”

[9.5.3] 6.2.4. Quadrante “Cão deEstimação” [9.5.4]

6.3. Estratégias para Rotação do Portfólio

[Descrever, abaixo, as estratégias escolhidas para a rotação do portfólio para as áreas estratégicas em cada um dos quadrantes. 6.3.1. Quadrante Nascente

[10.1.1] 6.3.2. Quadrante “Estrela”[10.1.2] 6.3.3. Quadrante “Vaca-Leiteira”[10.1.3] 6.3.4. Quadrante “Cão deEstimação” [10.1.4]

6.4. Estratégias competitivas para cada área Estratégica [11.1]

[Descrever, abaixo, as estratégias competitivas escolhidas para as áreas estratégicas em cada um dos quadrantes]. 6.4.1. Quadrante Nascente 6.4.2. Quadrante ““Estrela”” 6.4.3. Quadrante

(20)

7. Objetivos e Metas [13.1.1]

7.1. Objetivos

[Descrever, resumidamente, os objetivos para a entidade. Eles podem ser classificas em Objetivos de Longo, de Médio e de Curto Prazos]

[Lembrar que os objetivos devem ser formulados de forma que eles possam ser observáveis e verificáveis objetivamente] [ Os objetivos devem ter a indicação das pessoas, funções ou órgãos responsáveis pela sua implementação]

7.2. Metas

[Descrever, resumidamente, as metas para a entidade. Elas podem ser classificas em Objetivos de Longo, de Médio e de Curto Prazos]

[Lembrar que as metas devem ser formuladas de forma que eles possam ser observáveis e verificáveis objetivamente]

[ As metas devem ter a indicação das pessoas, funções ou órgãos responsáveis pela sua implementação e as datas nas quais se esperam que os valores meta tenham sido atingidos]

(21)

8. Planos de ação

8.1. Para Mudanças no Ambiente [3.5.2]

[Descrever aqui as ações combinadas para mudança no ambiente que favoreçam os negócios ou atividades da organização. Devem ter responsáveis e datas de cumprimento]

8.2. Para Revisão e Adequação do Propósito [3.5.3]

[Descrever aqui as ações combinadas para adequação do propósito da instituição (visão, missão, abrangência, princípios, valores ou posicionamento estratégico, conforme o caso) para favorecer os negócios ou atividades da organização. Devem ter responsáveis e datas de cumprimento]

8.3. Para Capacitação Competitiva [3.5.1 e 12.2.1]

[Descrever aqui as ações combinadas para capacitação da entidade para ser mais competitiva nas áreas de sua atuação. Devem ter responsáveis e datas de cumprimento]

8.4. Para Capacitação Corporativa [3.5.1 e 12.4]

[Descrever aqui as ações combinadas para capacitação corporativa da entidade, para que ela assegure seu crescimento e perenidade. Devem ter responsáveis e datas de cumprimento]

(22)

9. Programa de Implantação [13.5]

9.1. Investimentos Estratégicos [13.5.1]

[Listar, aqui, os investimentos estratégicos da entidade. Associar cada um deles com as estratégias que eles suportam. Dar idéia de volumes financeiros envolvidos, prazos e responsáveis. Mencionar o retorno esperado de cada investimento. Havendo fontes de recurso asseguradas, enuncia-las]

9.2. Orçamento Estratégico [13.5.2]

[Incluir aqui uma planilha simples, mostrando, nos próximos 5 a 10 anos, as receitas, despesas, custos, resultados, investimentos e seu respectivo retorno, ano a ano]

9.3. Cronograma de Implantação [13.5.3]

[Incluir aqui um cronograma de barras simples, mostrando, nos próximos 5 a 10 anos, os principais eventos e as principais

atividades para implantação da gestão estratégica na organização e para introduzir as transformações estratégicas necessárias à sobrevivência da organização. Indicar aqui, também, os responsáveis por cada macro-atividade]

(23)

10. Temas para Vigilância Estratégica [4.5]

[Listar, abaixo, os itens selecionados como Temas Estratégicos para a organização. Descrever, também, as pessoas responsáveis pelo seu acompanhamento e que devem reportar, à Direção, a evolução do tema ao longo do tempo]

Tema Estratégico

Responsável pelo Acompanhamento

Nota: Os Apêndices do Plano também serão elaborados atendendo a instruções semelhantes às acima, conforme a itemização contida na Tabela 13.2.

Referências

Documentos relacionados

Contamos ainda com vários itens para fotografia de Newborn, toda linha de suprimentos para sublimação e um Guia de Negócios especial, com todos os nossos kits de prensas

Terça-Feirq Noite 02 Maria Fernanda Cattani.. 2 PROGRAMA DE MONITORIAS HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Segunda Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Noite

 Direito recebe informações de outros subsistemas sociais  Processa segundo a sua linguagem interna..  Envia informações para os

Essa versão não altera nenhuma anterior Este medicamento é indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como: bronquite crônica e

Foram pesquisadas a taxa de adesão à higienização das mãos, obtida através de observações realizadas pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar, o número

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

“ Esta taxa, além de refletir a liquidez dos recursos financeiros no mercado monetário, tem a característica de juros remuneratórios ao investidor.

O que estamos tentando fazer na PUCRS é atrair, manter e formar os melhores estudantes, criar novos laboratórios de pesquisa, gerar capital intelectual e estimular a interação e