• Nenhum resultado encontrado

A APROXIMAÇÃO SISTEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A APROXIMAÇÃO SISTEMÁTICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO SOBRE A APROXIMAÇÃO SISTÊMICA DA FAMILIA

Beneficiados : Os trabalhadores sociais da fundação LINGAP (Manila, Philippines) Objetivos : - Fornecer os trabalhadores sociais instrumentos que possam apoiá-los

na sua supervisão dos trabalhos 1. - Apoiar a identificação da problemática famíliar

2. - Transmitir um melhor fundamento das tarefas que são dadas. Plano : - 2 meios-dias de formação de 9 h 00 as 13 h 00.

1° parte :

3. - As bases teóricas da aproximação sistemática 4. - Introdução sobre as técnicas do genograma 5. - Ilustração por um caso pratico pela formador

2° parte :

6. - Aplicação concreta das técnicas do genograma

7. - Desenho e analise dos genogramas pessoais que foram preparados em 8. binomos.

9. - Desenho e analise da problemática dos casos. Local : Nos locais da Fundação

Formadores : Sandrine Coutancier / Gwen Dorflinger

A APROXIMAÇÃO SISTEMÁTICA

A família é um sistema de relações humanas continuas que estão sempre interconetadas. Quando há mudança num membro da família, há mudança nos outros membros. Essas interações são exprimidas por palavras, pelo toque, os olhares, a postura do corpo e os outros comportamentos verbais e não verbais.

(2)

Por exemplo :

Família

O sistema familiar é o mais importante dos sistemas.

Quais são os diferentes componentes dinâmicos do sistema familiar ? 1. Objetivos :

Porque o sistema familiar existe ?

A família é um sitio onde as crianças podem identificar a diferencia entre um homem e uma mulher e entre elas mesmo e os outros. Eu sou diferente de minha mãe...

É também o sitio onde elas constróem sua própria auto estima, elas aprendem como ser capaz de realizar seus próprios desejos e tornar elas mesmas Pais no futuro.

2. Aliança e Coalizões :

Uma aliança é uma aceitação, quase sempre não formulada, entre 2 ou vários membros da família, que é utilizada para exercer o poder ou o controle, para proteger os outros membros da família e manter o “estado de fato”

Quem forma as alianças e quais são as conseqüências ? Em quais circunstâncias a aliança muda ?

3. Espaço

Qual é a extensão do espaço (físico e emocional) entre os membros da família ? Quem esta fechado e quem esta distante ?

Quem esta isolado / sozinho ? 4. Os referentes

Quais são essas pessoas referentes ?

A quem as pessoas endereçam-se no conjunto ?

Quais são as caraterísticas que possuem essas pessoas ? 5. Fronteiras

As fronteiras definissem as limites duma família e de seus membros. Cada indivíduo tem suas próprias fronteiras que apoiam-lo a conseguir sua autonomia. (Fronteiras entre gerações, em volta dos papeis...).

6. Os papeis

Religião Família Cultural

Economia

Educação

(3)

Um papel é uma posição ao seio duma família através uma serie de esperanças reciprocas. Quem dá de comer ?

Quem alimenta ?

Quem tem tendência a impor limites ? Quem deixa fazer ? Quem permite ? Quem sofre ?

Quem é diferente dos outros ?

Quem é o herói ? o carneiro preto ? o bode expiatório ? 7. Lugares

Cada pessoa precisa ter um lugar reconhecido pelos outros, ao seio do qual ele estará em medida de crescer como indivíduo.

Pai Mãe Sistema parental (1)

--- limites (linhas descontinuas)

1° criança 2° criança 3° criança 4° criança --- Sistema das

crianças (2)

Esses 2 sistemas compõem a família.

a) Se não há limites ou fronteiras, esses 2 sistemas estão em perigo porque uma criança assumiria então o lugar do pai e vice versa, os pais estariam no lugar dos filhos.

Exemplo : uma moça que toma o lugar da mãe e um rapaz que toma o lugar do seu pai. b) Se o limite esta fechado, o único meio de comunicação entre os 2 sistemas é a violência. A fronteira deve ser permeável.

8. As regras

A maior parte do tempo, há regras implícitas dentro da família, todos aceitam essas regras verbalmente ou não verbalmente e elas ditam a maneira de reagir da família.

Por exemplo :

As regras de vida... Como e quando temos de comer, dormir...

As normas de comunicação como o que é permitido de exprimir : a emoção : a dor, as necessidades, falar dos problemas...

Muitas vezes, temos regras familiares não formuladas. Se um membro da família não pode exprimir seus sentimentos porque é a regra no seio da família, ele poderia exprimi-la pela dor ou fazendo sofrer.

Por exemplo :

Uma criança voltar da escola com um desenho muito lindo. Ele esta feliz e orgulhoso. Ele mostra o desenho a sua mãe. Nesse momento particular, ele talvez precisa que sua mãe diga : “muito bem, é um lindo desenho, tu és muito legal, e estou orgulhosa de ti.... Mas sua mãe esta com pressa, ela deve limpar a casa antes da volta de seu marido. Ela esta um

(4)

pouco ansiosa , não olha para o desenho e diz “Não tenho tempo para isso, não estas a ver que estou com pressa, vai embora”.

A criança sente-se triste mas não pode exprimi-lo.

No dia seguinte, a criança volta da escola com as suas calças rasgadas. Sua mãe olha para ele e diz-lhe ; “O que é que tu fizeste ? Es um menino muito feio...”

A criança fica irritada e tenta responder a sua mãe, mas então essa se torna mais violente. Dessa forma, a criança entende que para ser reconhecido pela sua mãe, ele deve fazer besteiras.

Outra regra em matéria de comunicação :

Quando exprimo um sentimento ou dou uma ordem, ele deve estar em acordo com minha expressão.

A mensagem que envio deve ser o mesmo que meu comportamento. Por exemplo :

Uma criança é transferida numa instituição e seus pais enviam-lhe correspondências dizendo “Sentimos tua falta, gostamos muito de ti...” Quando os pais visitam a criança, esse atirasse para os braços da sua mãe mas ela recua e começa a falar ao professor de coisas materiais. Nem olha para seu filho.

Nesse exemplo, não há acordo entre o que ela diz na carta e sua maneira de comportar-se. É muita pena para a criança que sente-se culpada “Será que fiz alguma coisa de mal ?”

Minha mãe não me ama. Ele fica confuso.

Não terá mais confiança nos seus próprios sentimentos.

“O que eu sinto é injusto” ; a criança adquire também uma fraca estima dele, não pode melhorar esse sentimento, ainda é muito jovem para dizer aos seus pais que não entende. Podemos encontrar essa cena de comunicação nas famílias abusivas.

9. Os valores

Existe fatores mentais e emocionais, que apoiam as pessoas a julgar da importância das coisas, das ideais, dos acontecimentos. Encontra-se mais ações orientadas que crenças. Elas estão muitas vezes relacionadas com a religião e o sistema cultural.

Por exemplo :

O que é bom e o que é ruim ?

Como é que os pais ou as crianças têm relações fechadas ou abertas ?

Se eles têm uma relação fechada, então a criança é considerada como um adulto e se eles não têm uma relação fechada, a criança sente-se só.

(5)

10. As crenças

Cada pessoa vê a realidade com seu próprio olhar.

A Realidade não é a Verdade ; a Realidade depende de nossas crenças. Nossas crenças vêm das transmissões familiares, culturais e religiosas.

Por exemplo, em certas famílias, a crença é “todos os homens são violentes” ou “todos os homens são inúteis” ou “não sou capaz de ser uma boa mãe”.

Construímos nossa realidade, nossas relações sobre nossas crenças.

Conclusão

“ A unidade maior de crescimento da vida humana não é o trabalho

individual ou o trabalho de grupo nem ainda o grupo social, é a

Referências

Documentos relacionados

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Suspiro uma, duas, centenas de vezes… Levo as mãos à cabeça…Bagunço cabelo,  escorre uma lágrima… arrumo o cabelo e o travesseiro leva um tapa.. Estalo os dedos  mordisco

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

Em vez de testar separadamente as duas hip´ oteses, no entanto, Sunshine e Tyler elaboraram um modelo de equa¸c˜ oes estruturais com uma an´ alise de caminhos para

A questão não veio de Pedro, porque Pedro sabia que Jesus o

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

Se nesse período crítico, ela encontra alguém que, ignorante e inescrupulosamente, lhe fornece exercícios respiratórios, e se ela segue as instruções fidedignamente na esperança