• Nenhum resultado encontrado

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR DE JORNALISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR DE JORNALISMO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CECA

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

CURSO DE JORNALISMO

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR DE

JORNALISMO

Aprovado pelo Colegiado e NDE, em 27 de julho de 2020.

Aprovado pelo Conselho de Centro, em 30 de julho de 2020.

(2)

PLANO ESPECIAL DE MATRIZ CURRICULAR (PEMC)

DO CURSO DE JORNALISMO – 2020

A graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi implantada em agosto de 1974, primeiramente como uma habilitação do curso de Comunicação Social. Em 2016, a partir das novas diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornou-se focado na área de Jornalismo. Atualmente, o curso oferece 20 vagas anuais, no sistema seriado, para cada uma das quatro séries matutinas e outras 20 vagas para as quatro séries noturnas. Neste momento, o curso de Jornalismo conta com uma equipe de seis docentes efetivos e oito docentes contratados temporariamente.

O curso possui cinco laboratórios – de radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, redação jornalística e planejamento gráfico – em estado de sucateamento, que não atendem às demandas de produção de materiais pelos docentes e discentes; além de estarem instalados em salas improvisadas, com pouca ou nenhuma ventilação natural. Quatro técnicos trabalham para auxiliar nas produções, sendo que um deles tem contrato temporário com a Universidade.

O curso de Jornalismo da UEL é historicamente presencial, mas permitiu, desde a sua última reformulação curricular em 2016, que 10,3% de sua carga horária estejam alocadas em no sistema Moodle (TIC). O curso tem desde sua origem, confirmado grande importância tanto na formação de competentes e premiados profissionais quanto para a área acadêmica de pesquisadores; tendo sido avaliado com nota 5 no Enade 2019.

A partir de 17 de março de 2020, a Universidade suspendeu as aulas de graduação e o calendário acadêmico devido à pandemia de coronavírus no país. Desde então, reuniões constantes nas diferentes esferas – com docentes, discentes por turma, na área de Jornalismo, no Núcleo Docente Estruturante (NDE), com a Área de Teoria e no Departamento – foram realizadas com o intuito de manter o curso unido e de desenvolver atividades extracurriculares, até a definição da UEL pela retomada do calendário não presencialmente.

Neste período de quatro meses, os projetos dos docentes foram mantidos em atividade com a participação discente e outros projetos foram criados e estão disponibilizados em diferentes plataformas, com temáticas e formatos amplos e adequados à nova conjuntura sanitária. Entre eles, estão o Tecendo Redes, Mídia em Destaque, Blog do Gabo, Terra Vermelha - UEL Patrimônio do Paraná, Diálogos Isolados, Jogando Dados, UEL em Rede, Saia do lugar - empreender é inovar e Universidade na Cidade. Importante ressaltar que as orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) foram mantidas durante o referido período.

(3)

Ressalte-se que este Plano Especial de Matriz Curricular (PEMC) é constituído por exigência da Universidade, exclusivamente para este período excepcional de restrições impostas pelas autoridades sanitárias, e que ele está regulamentado notadamente na Resolução CEPE Nº 022/2020, na Resolução CEPE Nº 023/2020, e na Instrução de Serviço PROGRAD N° 002/2020.

Dadas às exigências deste momento e das deliberações das instâncias superiores da UEL, o curso de Jornalismo fará, excepcionalmente, o uso de ferramentas digitais – Google Meet, Google Classroom, Sala Moodle, grupos de WhatsApp etc. – para a implantação de atividades remotas. Para isso, entende-se que a Universidade Estadual de Londrina, por meio de suas instâncias adequadas, está tomando todas as providências para salvaguardar a segurança digital dos corpos discente, técnico-administrativo e docente. Nesse sentido, o curso de Jornalismo indicou a seus estudantes, servidores e professores o uso do e-mail institucional e as plataformas digitais oferecidas pelos provedores de aplicação que mantêm convênios com a UEL. Entende-se que, por meio desses acordos, a instituição buscará garantir a vedação do uso, pelas empresas provedoras de aplicação, de dados (vídeos, imagens, materiais didáticos etc.) e metadados (informações variadas sobre o comportamento dos usuários) produzidos nas atividades afeitas ao andamento emergencial remoto das atividades de ensino, pesquisa e extensão, proibindo a mineração de dados, bem como a proibição do uso de algoritmos, inteligência artificial e outros instrumentos para a criação de um banco de dados e o seu uso de forma privada.

Ademais, ressalte-se que os materiais produzidos durante o período emergencial não poderão ser usados, nem pelas provedoras de aplicação nem pela UEL, em outros momentos sem o consentimento de professores, detentores dos direitos autorais e da propriedade intelectual, e de estudantes, detentores de direitos de imagem e de direitos autorais e propriedade intelectual quando produzirem conteúdo, para o atendimento de qualquer demanda própria e exclusiva à Universidade. Com isso, espera-se salvaguardar o caráter público das atividades da UEL, ao mesmo tempo em que são resguardadas as atividades docentes e discentes. Certamente, as instâncias gestoras da UEL estão preocupadas com esses aspectos e farão os esforços necessários para atender a essa especificidade não apenas da segurança do seu pessoal, mas também de sua função pública.

Para as discussões de temas e encaminhamentos ligados à elaboração deste PEMC foram realizadas dezenas de reuniões – principalmente nos meses de junho e julho – com a presença de professores do curso e do NDE de Jornalismo, professores da área de Teoria da Comunicação, e estudantes (algumas vezes representantes de turmas, outras com as turmas inteiras) das quatro séries matutinas e noturnas do curso. Além disso, contou-se com a colaboração da coordenação do curso de Relações Públicas, de docentes de

(4)

outros departamentos que ministram disciplinas no curso de Jornalismo, e da chefia do Departamento de Comunicação.

Entre outros indicadores, em reuniões de professores de Jornalismo com os estudantes das quatro séries das turmas matutina e noturna foram levantadas as opiniões a respeito das consequências da pandemia, do novo ano letivo não presencial da UEL, das dificuldades socioeconômicas, psicológicas e de acessibilidade tecnológica deles e de suas famílias. Um dos resultados deste levantamento da real situação dos discentes de Jornalismo, no atual contexto, foi uma lista encaminhada à PROGRAD/Sebec com 16 nomes dos que necessitam de equipamentos eletrônicos e/ou pacotes de internet para conseguirem ter acesso às aulas e demais atividade, remotas, que serão desenvolvidas pelo curso de Jornalismo nas fases não presenciais do novo ano letivo 2020.

Foram aprovadas e estão sendo constituídas duas comissões, que trabalharão durante este novo e excepcional calendário acadêmico: 1ª) Comissão de apoio tecnológico aos docentes, que será formada por três professores; 2ª) Comissão de acompanhamento e aperfeiçoamento da implantação do PEMC, que será formada pelos cinco docentes do NDE, por um docente da área de Teoria da Comunicação que ministre aulas em cada uma das quatro séries, e por um discente de cada uma das quatro séries matutinas e noturnas (8 estudantes no total).

A volta do funcionamento do curso de Jornalismo, agora não presencialmente, está marcada para acontecer com Atividades de Acolhimento, a partir de 29 de julho, e com Aulas Remotas a partir de 5 de agosto. As aulas não presenciais das disciplinas do curso de Jornalismo ocuparão semanalmente, respeitando as novas características indicadas pelos documentos do CEPE e da PROGRAD, sempre que possível os mesmos dias e horários (matutinos e noturnos) do Horário Geral, estabelecido originalmente para o ano letivo de 2020. Abaixo, algumas atividades virtuais de acolhimento já agendadas, às quais outras poderão se juntar nas primeiras semanas de agosto.

Semana de acolhimento:

29/julho: aula magna com Eric Nepomuceno – mediação Marina Lainetti. Às 20h. 30/julho: reunião com os estudantes dos 1ºs e 2ºs anos (matutino e noturno) para explicação do Plano Especial de Matriz Curricular. Às 19h e 20h, respectivamente.

31/julho: reunião com os estudantes dos 3ºs e 4ºs anos (matutino e noturno) para explicação do Plano Especial de Matriz Curricular. Às 19h e 20h, respectivamente.

3/agosto: reunião conjunta com todos os professores e estudantes para tirar dúvidas sobre as novas regras da graduação. Às 19h.

(5)

4/agosto: apresentação dos projetos desenvolvidos por docentes e discentes de jornalismo durante a pandemia. Palestra com professor Manoel Dourado Bastos sobre segurança na internet. Às 19h.

Ressalte-se, por fim, que este PEMC tem características provisórias e limitadas apenas para cumprir as determinações da UEL na situação específica de garantias de segurança sanitária em função da pandemia de Covid-19; e que as alterações a seguir detalhadas – nas três fases do novo ano letivo – devem ter sua validade condicionada às respectivas vigências das Resoluções e Instruções de Serviço citadas no início deste texto. O curso de Jornalismo é baseado em atividades presencias, além de disciplinas profissionalizantes que dependem do uso de laboratórios específicos. Este PEMC não significa a aceitação definitiva de alterações nos índices de carga horária de ensino não presencial, ou mesmo das características de disciplinas, do projeto pedagógico em vigência – que deve ser objeto de estudo pelo NDE do curso no decorrer do processo regular de avaliação.

(6)

Plano Especial de Matriz Curricular – JORNALISMO (CEPE 022/2020)

1ª série – Matutino/Noturno (750H Total)

1ª Fase – Ensino Remoto (1S) 270 H

6NIC154 – INTRODUÇÃO AO JORNALISMO IMPRESSO (T30) AGO-OUT

6NIC155 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM JORNALISMO IMPRESSO I (P15 + TIC15) OUT-DEZ

6LET101 – LÍNGUA PORTUGUESA (P60) AGO-DEZ

6NIC156 – INTRODUÇÃO AO FOTOJORNALISMO (T30) AGO-DEZ 6NIC157 – INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA (T30) OUT-DEZ 6NIC160 – INTRODUÇÃO AO TELEJORNALISMO (T15 + TIC15) OUT-DEZ 6SOC140 – SOCIOLOGIA GERAL (T30) AGO-DEZ

6S0C141 – TEORIA POLÍTICA E MÍDIA (T30) AGO-DEZ

2ª Fase – Semi-Presencial (2S) 420 H

6LET101 – LÍNGUA PORTUGUESA (P30 + TIC 30) JAN-JUN 6NIC159 – INTRODUÇÃO AO RADIOJORNALISMO (T30) JAN-JUN 6NIC161 – FOTOJORNALISMO (T30+P30) JAN-JUN

6NIC162 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA I (T30 + TIC60) JAN-JUN 6SOC140 – SOCIOLOGIA GERAL (T30) JAN-JUN

6NIC158 – LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM JORNALISMO (T30) JAN-JUN

6HIS018 – REALIDADE SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA (T60) JAN-JUN 6FIL121 – FILOSOFIA (T60) JAN-JUN

3ª Fase – Presencial (2S) 60 H

(7)

Plano Especial de Matriz Curricular - JORNALISMO (CEPE 022/2020)

2ª série – Matutino/Noturno (750H Total)

1ª Fase – Ensino Remoto (1S) 285 H

6LET102 – ANÁLISE DE TEXTO LITERÁRIO (T30) OUT-DEZ 6NIC163 – RADIOJORNALISMO (T30) OUT-DEZ

6NIC164 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA II (T60) AGO-DEZ 6NIC165 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (T60) AGO-DEZ

6NIC166 – PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO (T60) AGO-DEZ 6NIC168 – LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM JORNALISMO II (T15) OUT-DEZ 6LEM119 – LÍNGUA ESPANHOLA PARA O JORNALISMO (T30) AGO-DEZ

2ª Fase – Semi-Presencial (2S) 300 H

6LET102 – ANÁLISE DE TEXTO LITERÁRIO (T15) JAN-ABR 6NIC163 – RADIOJORNALISMO (T30 + P30) JAN-ABR

6NIC164 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA II (P15 + TIC15) JAN-ABR 6NIC166 – PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO (P30) JAN-ABR

6NIC167 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (T60) JAN-JUN 6NIC168 – LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM JORNALISMO II (T15) JAN-ABR

6NIC170 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM FOTOJORNALISMO (P15 + TIC 15) JAN-ABR 6NIC172 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM TELEJORNALISMO (P15 + TIC 15) JAN-ABR 6LEM118 – LÍNGUA INGLESA PARA O JORNALISMO (T30) JAN-JUN

3ª Fase – Presencial (2S) 165 H

6LET102 – ANÁLISE DE TEXTO LITERÁRIO (T15) ABR-JUN 6NIC163 – RADIOJORNALISMO (P30) ABR-JUN

6NIC164 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA II (P15 +TIC15) ABR-JUN 6NIC166 – PLANEJAMENTO GRÁFICO EM JORNALISMO (P30) ABR-JUN

6NIC169 – PRÁTICAS LABORATORIAS EM RADIOJORNALISMO (P15 + TIC 15) ABR-JUN 6NIC171 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM JORNALISMO IMPRESSO II (P15 + TIC15) ABR-JUN

(8)

Plano Especial de Matriz Curricular – JORNALISMO (CEPE 022/2020)

3ª série – Matutino/Noturno (890H Total)

1ª Fase – Ensino Remoto (1S) 270 H

6NIC173 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA III (T60) AGO-DEZ 6NIC174 – TELEJORNALISMO I (T30) OUT-DEZ

6NIC175 – NOVAS TECNOLOGIAS EM JORNALISMO (T60) AGO-DEZ 6NIC176 – COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA (T60) AGO-DEZ 6NIC181 – RADIOWEBJORNALISMO (P30) AGO-OUT

6NIC183 – ASSESSORIA DE IMPRENSA I (T30) OUT-DEZ

2ª Fase – Semi-Presencial (2S) 370 H

6EST630 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (NIC) (P100) JAN-ABR

6NIC173 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA III (P15 + TIC15) JAN-ABR 6NIC174 – TELEJORNALISMO I (T30 + P30) JAN-ABR

6NIC177 – TEORIAS DO JORNALISMO (T60) JAN-JUN

6NIC178 – CÓDIGOS E SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO (60) JAN-JUN

6NIC179 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM DIAGRAMAÇÃO (P15 + TIC15) JAN-ABR 6ECO090 – ECONOMIA E MÍDIA (T30) JAN-JUN

3ª Fase – Presencial (2S) 250 H

6EST630 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (NIC) (P100) ABR-JUN

6NIC173 – TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA III (P15 + TIC15) ABR-JUN 6NIC174 – TELEJORNALISMO I (P30) ABR-JUN

6NIC179 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM DIAGRAMAÇÃO (P15 + TIC15) ABR-JUN 6NIC182 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA (P15 + TIC15) ABR-JUN

6NIC184 – PRÁTICAS LABORATORIAIS EM JORNALISMO IMPRESSO (P15 + TIC15) ABR-JUN

(9)

Plano Especial de Matriz Curricular – JORNALISMO (CEPE 022/2020)

4ª série – Matutino/Noturno (810H Total)

1ª Fase – Ensino Remoto (1S) 360 H

6NIC185 – JORNAL LABORATÓRIO (P60) AGO-DEZ

6NIC186 – ESTÉTICA E IMAGEM NA COMUNICAÇÃO (T60) AGO-DEZ 6NIC187 – TELEWEBJORNALISMO (P30) AGO-DEZ

6NIC188 – TELEJORNALISMO II (P60) AGO-DEZ 6NIC189 – JORNALISMO DIGITAL (P60) AGO-DEZ

6TCC621 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (NIC) (P90) AGO-DEZ

2ª Fase – Semi-Presencial (2S) 270 H

6NIC180 – COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (T60) JAN-JUN 6NIC190 – ASSESSORIA DE IMPRENSA II (T30) JAN-JUN

6NIC191 – PRODUÇÃO EM JORNALISMO IMPRESSO (P30) JAN-ABR 6NIC192 – PRODUÇÃO EM ASSESSORIA DE IMPRENSA (P30) JAN-JUN 6NIC193 – PRODUÇÃO EM RADIOJORNALISMO (P30) JAN-ABR

6NIC194 – PRODUÇÃO EM TELEJORNALISMO (P30) JAN-ABR

6TCC622 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (NIC) (P60) JAN-ABR

3ª Fase – Presencial (2S) 180 H

6NIC191 – PRODUÇÃO EM JORNALISMO IMPRESSO (P30) ABR-JUN 6NIC192 – PRODUÇÃO EM ASSESSORIA DE IMPRENSA (P30) ABR-JUN 6NIC193 – PRODUÇÃO EM RADIOJORNALISMO (P30) ABR-JUN

6NIC194 – PRODUÇÃO EM TELEJORNALISMO (P30) ABR-JUN

6TCC622 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (NIC) (P60) ABR-JUN

(10)

Plano Especial de Matriz Curricular – JORNALISMO (CEPE 022/2020)

Porcentagem de Ensino Remoto no PEMC – 2020

1ª série:Total 750H (PPC 150H TIC = 20%) + (PEMC 270H ER = 36%) = 56%

2ª série: Total 750H (PPC 90H TIC = 12%) + (PEMC 285H ER = 38%) = 50%

3ª série: Total 890H (PPC 90H TIC = 10%) + (PEMC 240H ER = 27%) = 37%

4ª série: Total 810H (PPC 0H TIC = 0%) + (PEMC 360H ER = 44%) = 44%

Totais: 3.200 H 330H TIC = 10,3% 1.185H ER = 36,2% = 46,5% *Crescimento Real de Ensino Remoto: 37% da CH Total do Curso.

O presente PEMC de Jornalismo foi aprovado, por unanimidade,

em reunião extraordinária, remota e conjunta do Colegiado e do

Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, na manhã de 27 de

julho de 2020.

Referências

Documentos relacionados

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan