• Nenhum resultado encontrado

Quando: 27 a 29 junho de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando: 27 a 29 junho de 2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Conselho Mundial da Água,

O Comitê Internacional do 6oFórum Mundial da Água,

O Fórum Americano da Água, A Agência Nacional de Águas

A Secretaria do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Sorocaba

lhe convidam cordialmente a assistir e participar do evento

Encontro Preparatório das Américas para o 6oFórum Mundial da Água

-Cidades Defensoras da Água, Processo Temático, Processo Político Quando: 27 a 29 junho de 2011

Onde:

1oe 2odias – Av. Frederico Hermann Jr. , 345 – Prédio 6 – sala do CONSEMA – São Paulo/SP

3odia – Visita a Sorocaba.

"Programa de Restauração de Bacias Hidrográficas Urbanas" Sorocaba - SP

Quem: Cerca de 80 representantes de processos regionais e políticos das Américas atuarão neste encontro. Entre eles estão gestores da água, autoridades locais e regionais, representan-tes das Cidades Defensoras da Água ("Water Champion Cities") e signatários do Pacto de Istambul sobre a Água provenientes da região das Américas

Idiomas de trabalho: Português, Espanhol e Inglês Contexto:

O Conselho Mundial da Água é uma entidade não governamental internacional, que conta com a participação de representantes de diversos setores. Ele foi criado em 1996 com o obje-tivo de lidar com as preocupações crescentes sobre recursos hídricos. Sua missão é promover a sensibilização, o comprometimento político, o debate e a busca de soluções técnicas para problemas encontrados em vários níveis, no que diz respeito a esse recurso natural, na busca pela sua sustentabilidade e boa gestão. Ele é organizado em quatro regiões: as Américas, a Ásia-Pacífico, a Europa e a África.

A cada três anos desde 1997, o Conselho organiza um evento – o Fórum Mundial da Água – que envolve todos seus membros, governos, universidades, empresas, ONGs, jovens e cidadãos na discussão das questões mais críticas daquele período.

Quatro processos estão sendo desenvolvidos simultaneamente em vista do próximo Fórum Mundial da Água que occorrerá em Marselha, França, em 2012. São eles: o processo político, envolvendo governos e parlamentares; o processo temático, envolvendo alguns grupos temá-ticos dedicados à resolução de problemas ligados à água; o processo regional, o qual consiste na busca por respostas às questões de cada uma das quatro regiões acima mencionadas; e o processo local, que juntamente com os cidadões procura a aproximação com problemas locais do quotidiano.

O tema do 6oFórum Mundial da Água é "Hora para Soluções".

O processo preparatório regional:

A região das Américas está envolvida no processo preparatório para o 6oFórum Mundial da

Água por meio do Fórum Americano da Água (Water Forum of the Americas, WFA). Seu objetivo é a mobilização de um amplo leque de interessados para desenvolver e facilitar a realização de metas e propôr soluções concretas que giram em torno das 6 prioridades chaves seguintes:

(2)

1. Garantir o Acesso à Água e Serviços de Saneamento, coordenada pelo Banco Interame-ricano de Desenvovimento (BID) e apoiada pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB)

2. Reagir às Mudanças Climáticas e Globais, coordenada pela Comissão Nacional da Água (CONAGUA) do México e apoiada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SMA)

3. Boa Gestão para a Melhoria de "IWRM", coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e apoiada pela Agência Nacional de Águas (ANA) do Brasil 4. Água para Comer, coordenada pela Universidade de Nebraska e apoiada pelo Instituto

Interamericano para a Cooperação Agrícola (IICA) e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS)

5. Água para a Energia, coordenada pela Associação Americana de Recursos Hídricos (American Water Resources Association, AWRA) e apoiada pela binacional Odebrechet - Itaipu

6. Proteção de serviços da água doce e do ecossistema, coordenada pela "Nature Conser-vancy"e apoiado pela "World Wildlife Fund"(WWF) do Brasil

Para cada um desses temas foram identificados dois alvos prioritários e foram estabelecidos um roteiro e um plano de trabalho, o que irá gerar seis relatórios que serão consolidados num "Documento das Américas".

O processo político:

Autoridades locais e regionais são atores chave na concretização das soluçãos para a água ao nível local. Desde o 5oFórum Mundial da Água (Istanbul, março de 2009), cerca de 700

cidades e regiões se comprometeram a preparar planos de ação para lidar com os desafios que elas encontram nos setores da água e do saneamento, ao assinar o Pacto de Istambul sobre a Água (PIA). Entre elas, 600 signatários vêm da região das Américas, inclusive duas Cidades Defensoras da Água (as cidades de Léon no México, e de Buenos Aires na Argentina) e uma Região Defensora da Água (o Estado de São Paulo no Brasil).

O PIA é a pedra angular do processo das autoridades regionais e locais no 6oFórum Mundial

da Água, cujo resultado principal será um melhor reconhecimento do papel das autoridades locais e regionais no debate político global sobre água. Neste encontro, procuramos maiores integração e troca de experiências entre as cidades defensoras e os signatários, e vamos conhe-cer in situ a experiência da cidade de Sorocaba, candidata ao título de cidade defensora com o tema "Revitalização de Bacias Hidrográficas".

Também estarão presentes representantes do Senado, que contribuirão para o processo político do 6oFórum Mundial da Água, e ONGs e cidadãos, para o processo local.

Objetivo:

O principal objetivo deste encontro é a identificação de soluções INTELIGENTES que pos-sam ajudar a alcançar as metas identificadas para cada prioridade temática, e a mobilizar um leque mais amplo de interessados em cada região. Os outros objetivos são promover o Pacto de Istambul sobre a Água dentro da região e contribuir para o fortalecimento dos elos entre os processos regional e político em vista do 6oFórum Mundial da Água.

27 de junho

Processo temático regional Resultados esperados:

- apresentação de progressos em cada tema, - conteúdo e metodologia adotados,

- esqueleto do documento final a ser preparado (escrita/itens a serem abordados, esti-mativa do número de páginas para cada país e formato);

- o processo de conciliação das diferentes contribuições de cada país para o documento final.

- os prazos para entregar os documentos intermediário e final. - calendário dos eventos/atividades até março de 2012.

(3)

Moderadora: Maureen Ballestero Relatora: Marie-Violaine Chabrel

Hora Atividade Palestrante

8:30 Sessão de abertura Bruno Covas - Secretário do Meio Ambiento, Estado de São Paulo (SMA)

Marisa Serrano - Senadora

Benedito Braga - Vice Presidente do Conselho Mundial da Água (WWC) e Presidente do Comitê Internacional para o Fórum (IFC)

Margaret Pageler - Governadora do Conselho Mundial da Água

Paulo Varella - Diretor da Agencia Nacional de Águas (ANA)

Roberto Olivares - Coordenador regional do Fó-rum Américano da Água (WFA)

9:00 Processo preparátorio para o 6oFórum

Mun-dial da Água

Benedito Braga

9:30 Prioridades temáticas da WFA; um processo em andamento

Maureen Ballestero - Cátedra da Comissão de Metas Regionais da WFA

10:00 De metas a soluções Debate

Palestrantes a con-firmar

Prioridade Chave 1: Garantir acesso a servicos de água e saneamento integrado para todos Palestrantes: María del Rosario Navia (BID), Roman Gomez (UN Habitat), Newton Lima Azevedo (AB-DIB).

Prioridade Chave 2: Reagir às mudanças climáticas e globais

Palestrantes: Estrellita Fuentes (CONAGUA), Fernando Miralles Wilhelm (BID), Rosa Mancini (SMA/SP)

Prioridade Chave 3: Boa gestão para a melhoria de "IWRM"

Palestrantes: Max Campos (OEA), Fabiola Tábora (GWP CA), Paulo Varella (ANA)

Prioridade Chave 4: Água para Comer Palestrantes: Dale Jacobson (Univ. of Nebraska), Gertjan B. Beekman (IICA)

13:00 Almoço

14:00 De metas a soluções Debate

Palestrantes a con-firmar

Prioridade Chave 5: Água para a Energia Palestrantes: Ken Reid (AWRA), Gerald Sehlke (INL), Gabriel Azevedo (Odebrecht).

Prioridade Chave 6: Proteção de serviços da água doce e do ecossistema

Palestrantes: Felipe Carazo (TNC), Eugenio Barrios (WWF México), Carlos Manuel Rodriguez (CI), Samuel Barreto (WWF Brasil)

16:00 Documento regional das Américas

Roberto Olivares (WFA) 17:00 Recomendações Roberto Olivares

(4)

28 de junho

Autoridades locais e regionais Resultados esperados:

- Conhecer e compartilhar experiências ligadas aos processos locais e regionais; - Troca de experiências entre cidade defensoras e signatários do PIA da região das

Amé-ricas.

- Estratégias definidas para promover as atividades de cidade defensoras que buscam a introdução de questões ligadas à água nas agendas de políticas locais.

- Lista de problemas e soluções identificados a serem apresentados durante o 6oFórum

Mundial da Água.

- Debater sobre estratégias para o encontro em Marselha. Moderadora: Margaret Pageler

Relatora: Céline Dubreuil

Hora Atividade Palestrantes

9:00 Abertura Bruno Covas - Secretário do Meio Ambiente, Estado de São Paulo (SMA)

Benedito Braga - Vice Presidente do Conselho Mun-dial da Água (WWC) e Presidente do Comitê Inter-nacional para o Fórum (IFC)

Margaret Pageler - Governadora do Conselho Mundial da Água

Paulo Varella - Diretor da Agencia Nacional de Águas (ANA)

Victor Luppi - Prefeito de Sorocaba

9:30 O processo regional Margaret Pageler - Co-cátedra da Comissão do 6oFórum das Autoridades Locais e Regionais.

9:50 Apresentação do PIA e das Cidades Defensoras

Céline Dubreuil - Administradora do Programa - Con-selho Mundial da Água

10:10 Apresentação das Cidades e Regiões Defensoras

Palestrantes a con-firmar

- Buenos Aires (Argentina) - Cidade de Léon (México)

- Estado de São Paulo (Brasil) – Rosa Mancini –SMA-SP 11:30 Debate 12:00 Almoço 14:00 Apresentação das cidades américanas signatárias do PIA Palestrantes a con-firmar

-Cidade de Antioquia ou Bogotá (Colombia) -Cidade de Guayaquil ou Quito (Ecuador) -Projeto: "Cultivando Água Boa", Itaipu - Paraná

16:00 Identificação de uma lista de problemas co-muns e soluções Toda a audiência 17:00 Sugestões para o 6oFórum Mundial da Água e debate Toda a audiência 18:00 Lista de recommenda-ções para o processo e encerramento

(5)

29 de junho

Visita a Sorocaba – Candidata a Cidade Defensora da Água

Resultados esperados: apresentação do "Programa de Restauração de Bacias Hidrográficas Urbanas"desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba (Cidade Defensora) em parceria com uni-versidades e ONGs.

Hora Atividade

8:00 Partida de ônibus para Sorocaba - desde Av Frederico Hermann Jr, 345 – SP/SP

Durante a viagem, apresentação do "Programa de Restauração de Ba-cias Hidrográficas Urbanas"de Sorocaba por Jussara Carvalho.

9:30 Discurso de boas-vindas e abertura – Prefeitura -Victor Luppi – Prefeito de Sorocaba

-Geraldo Caiuby – Diretor do SAAE 10:30 Visita

- Parque linear às margens do Rio Sorocaba (ciclovia, mirante, pontos de pesca, etc)

- Iniciativa de recuperação de areas ripárias - Projeto "Campanha do Mega Plantio"

- Parques lineares – conectividade e bacias de controle de enchentes - Usina de tratamento de esgoto

- Projetos de educação ambiental

13:00 Almoço

Referências

Documentos relacionados

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Este artigo tem por finalidade mostrar a utilização da ferramenta de Planejamento Estratégico Análise Swot, e sua importância para alcançar a excelência no desenvolvimento