• Nenhum resultado encontrado

Manual de Migração ERP PRIMAVERA V8.10 SR1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Migração ERP PRIMAVERA V8.10 SR1"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Manual de Migração

ERP PRIMAVERA V8.10 SR1

Versão 1.0 julho 2013

(2)

Índice

Índice ... 2 Introdução ... 3 ERP ... 4 Preparação da Instalação ... 4 Requisitos 4 Atualização do Servidor de Dados 4 Atualização dos Módulos 4 Instalação e Migração das Bases de Dados ... 5

Preparação 5 Instalação da última Service Release 5 Atualização de Empresas 5 Cópias de Segurança das Bases de Dados 6 Desinstalação dos módulos da versão 8.0 do ERP PRIMAVERA 6 Desinstalação Manual 7 Desinstalação através do PRIMAVERA Deployment Center 7 Instalação no Servidor 10 Instalação nos Postos 10 Atualização das Bases de Dados 11 Cópias de Segurança 13 Licenciamento 13 Conversão de Preferências do Utilizador 14 Conversão dos Projetos VBA 14 Configuração Inicial 15 Plataforma e Administrador 15 Migração de Mapas ... 15

Migração da Extensilbilidade ... 16

Renomeação dos Componentes 16

Outras Questões 16

(3)

Introdução

Este manual documenta os procedimentos recomendados para efetuar a atualização de instalações do ERP PRIMAVERA para a versão 8.10 Service Release 1.

Para o correto funcionamento da versão ERP PRIMAVERA v8.10 é necessário proceder à desinstalação do sistema da versão v8.00. Por conseguinte questões como a migração das bases de dados, dos mapas e dos desenvolvimentos específicos são itens fundamentais ao sucesso da atualização do produto.

No mercado português, caso seja necessário efetuar uma migração do Contalib v4.x para 8.x0 da Contabilidade Não Organizada (CNO) deverá ser executada uma instalação intermédia de CNO v.7.50 e utilizar respetivo migrador disponível na v.7.50. Posteriormente o Setup & Go fará o upgrade da v7.50 para v8.x0.

A migração das versões Starter Easy 7.50 ou Express 7.50 para o ERP v8.x só está disponível a partir da versão 8.0005.2004 do Database Manager (DBM).

De modo a consultar a versão mais atualizada deste manual, sugere-se a sua consulta online na PRIMAVERA KnowledgeBase.

Para completar as informações deste manual, sugere-se a consulta dos seguintes manuais disponíveis na PRIMAVERA KnowledgeBase:

PKB

Instalação e Atualização do ERP PRIMAVERA sem recurso a DVD Documentação Base Dados v8.10

Documentação de Motores v8.10

Alterações aos Motores e Base de Dados – v8.10 Manual de Instalação

(4)

ERP

A atualização para o ERP PRIMAVERA, inclui um conjunto bem definido de passos. Nomeadamente, no que diz respeito aos seguintes aspetos:

 Remoção da versão v8.00 do sistema;

 Configuração do servidor de dados;

 Instalação das novas versões dos Produtos;

 Migração das bases de dados;

 Conversão das preferências dos utilizadores e projetos VBA; .

Preparação da Instalação

Antes de realizar a instalação da nova versão é necessário proceder a um conjunto de passos no sentido de preparar a instalação previamente.

Requisitos

Para realizar todo o processo de instalação e migração para a nova versão são necessárias as seguintes ferramentas:

 Setup de Instalação do SQL Server 2005 ou superior (disponível na Área de Downloads Técnicos do Site de Suporte).

 Setup de Instalação do PRIMAVERA Deployment Center.

Atualização do Servidor de Dados

O servidor de dados onde se encontra instalado o servidor deve estar totalmente atualizado.

Atualização dos Módulos

Todos os módulos PRIMAVERA em versões anteriores devem estar atualizados de acordo com a última Service Release disponível.

Sempre que for realizada uma atualização da versão dos componentes aplicacionais do ERP (Recursos Humanos, Logística e Tesouraria, Construction) deve igualmente ser atualizada a versão do WebCentral para a última versão disponível (procedimento obrigatório nas Service Releases e aconselhado nas Maintenance Builds).

(5)

Instalação e Migração das Bases de Dados

Este capítulo descreve os passos necessários para instalar a nova versão, efetuar a migração de todas bases de dados e preparar o ambiente de utilização para testes finais.

Preparação

A instalação deve ser preparada cuidadosamente para evitar situações que potenciem problemas na migração das bases de dados e/ou instalação das aplicações. Assim, recomenda-se que:

 A instalação seja efetuada num horário que garanta que nenhum utilizador necessitará de aceder às aplicações;

 Sejam removidos em todos os postos os atalhos de acesso às aplicações (exceto numa máquina que servirá para testes e que deve ser preferencialmente o próprio servidor);

 Antes de iniciar a atualização se verifique que nenhuma base de dados está a ser utilizada;

 Verifique que o espaço em disco no servidor de dados é suficiente para suportar o processo de migração de base de dados e instalação. Tipicamente, deverá ter espaço para a instalação, e pelo menos o dobro do espaço ocupado pelas bases de dados das empresas;

 Verificar as collations das bases de dados. As empresas e o PRIEMPRE devem ter a mesma collation da base dados tempdb. Para verificar pode utilizar a seguinte query SQL:

SELECT DATABASEPROPERTYEX('tempdb','COLLATION');

 Deve ser feita uma cópia de segurança dos anexos, na pasta Dados\Lx\Anexos de cada instância (onde Lx representa a versão original) e das fotografias dos funcionários, na pasta Dados.

Para além das várias recomendações realizadas acima, destaca-se ainda a obrigatoriedade de garantir que as migrações para a V8.10 são apenas realizadas da v7.50 para a v8.00.

Instalação da última Service Release

[Tempo previsto: 10 minutos]

De acordo com o capítulo anterior a instalação da nova versão deve ser efetuada, embora não seja obrigatório, sobre a versão mais atual da versão anterior.

Quando tal não se verifique, será necessário efetuar a instalação da última Service Release disponível.

Atualização de Empresas

(6)

[Tempo previsto: 5 minutos por exercício]

Todas as bases de dados devem estar na última versão.

Para verificar esta questão deve-se executar o utilitário de atualização de exercícios do Administrador (Utilitários | Empresas | Atualização de Empresas (Privada)).

Após a migração para a V8.10 é necessário garantir a execução do Assistente de Migração de Anexos, uma vez que o processo de migração só se poderá considerar "completo" após realizado este passo. Este assistente está acessível Área de Downloads Técnicos do Site de Suporte e permite que sejam migrados os Anexos que são associados às Atividades (Contactos e Oportunidades).

PKB

Cópias de Segurança das Bases de Dados

[Tempo previsto: 5 minutos por base de dados]

De seguida deve ser realizada uma cópia de segurança de cada uma das bases de dados usando o utilitário do Administrador existente para o efeito (Empresas | Manutenção | Cópia de Segurança). Pode também usar a cópia de segurança de Empresas em bloco (Utilitários | Empresas | Cópia de segurança de Empresas em bloco).

Deve ser realizada também uma cópia de segurança do PRIEMPRE (Utilitários | Empresas | Manutenção da Base de Dados de Empresas).

O projeto VBA de cada empresa deve ser exportado (idealmente, para ficheiros de texto) antes de continuar com a migração das bases de dados das Empresas.

Estas cópias de segurança são imprescindíveis na medida que servirão de base para a instalação noutra instância do servidor de dados.

Desinstalação dos módulos da versão 8.0 do ERP PRIMAVERA

[Tempo previsto: 10 minutos por aplicação] Este passo pode ser realizado de duas formas: Assistente de Migração de Anexos

(7)

 Desinstalação Manual, ou seja módulo a módulo, em cada máquina (servidor e postos).

 Desinstalação através do Deployment Center

Desinstalação Manual

Em cada máquina será necessário, através do painel de controlo do Windows, desinstalar todos os módulos da versão 8.00 do ERP PRIMAVERA pela seguinte ordem:

1. Aplicações (Logística, Contabilidade, Factoring, etc);

2. Company Templates PRIMAVERA (Configurações Base da Empresa (CTP)); 3. Plataforma e Administrador (PLT);

4. Database Manager (DBM).

Desinstalação através do PRIMAVERA Deployment Center

Para instalar o serviço PRIMAVERA Deployment Center será necessário consultar o manual do AWS na PRIMAVERA KnowledgeBase.

Este serviço possibilita a desinstalação de aplicações em lote, no servidor e nos postos, a partir da consola do PRIMAVERA Deployment Center, no servidor deixando de ser necessário aceder a um posto fisicamente, para se desinstalar qualquer aplicação PRIMAVERA.

Para desinstalar software PRIMAVERA do servidor e/ou dos postos, devem ser seguidos os seguintes passos:

1. Aceder à consola do PRIMAVERA Windows Services, no servidor;

2. Escolher o Serviço Deployment Center e no quadro “Acções” clicar em “Desinstalar Aplicações”;

(8)

3. No assistente de desinstalação clicar em “Próximo” e indicar o(s) posto(s) de onde se deseja desinstalar as aplicações;

(9)

4. Depois de detetadas as aplicações PRIMAVERA selecionar os módulos a desinstalar

É pretendida uma desinstalação completa do ERP. Para isso, devem ser selecionados todos os módulos do ERP PRIMAVERA com a versão 8.00.

Através do menu de contexto é possível alterar a ordem de desinstalação. Deve-se ter em atenção que a ordem de desinstalação deve ser (como ilustra a imagem):

1. Aplicações (Logística, Contabilidade, Factoring, etc);

2. Company Templates PRIMAVERA (Configurações Base da Empresa (CTP)); 3. Plataforma e Administrador (PLT);

4. Database Manager (DBM).

(10)

A autorização de desinstalação remota, é um parâmetro do PRIMAVERA Deployment Center Client. Caso não seja desejável que seja possível desinstalar software num posto, a partir do servidor, devem ser seguidos os seguintes passos:

1. Aceder à consola PRIMAVERA Windows Services, no posto em questão; 2. Aceder à opção PRIMAVERA Deployment Center Client | Propriedades;

3. Retirar o visto da opção "Permitir desinstalação de aplicações a partir do servidor"(opção ativa por omissão);

4. Confirmar e reiniciar o serviço.

PKB

Instalação no Servidor

[Tempo previsto: 20 minutos]

Nesta altura a nova versão está pronta a ser instalada no Servidor aplicacional. Para proceder a essa instalação por favor utilize o Deployment Center.

No caso de uma instalação em rede deve selecionar-se a opção “Tipo de Instalação: Rede”.

Depois de terminada a instalação é necessário partilhar a pasta “C:\Program Files\PRIMAVERA\” ou a pasta “C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\”, conforme a instalação se realizar num sistema operativo 32 ou 64 bit, com o nome de partilha “PRIMAVERA”.

Como descrito na secção anterior, este setup permite a instalação do servidor de dados SQL Server 2008 R2 Express para a v8.10 Professional.

PKB

Instalação nos Postos

Como desinstalar aplicações PRIMAVERA em lote no servidor e postos?

PRIMAVERA Deployment Center

(11)

A instalação nos postos poderá ser feita através do Deployment Center Client, através da opção de contexto “Procurar Novas Aplicações no Servidor”, ou através do Setup Posto que se encontra na partilha de rede da instalação Servidor do ERP PRIMAVERA.

PKB

Atualização das

Bases de Dados

[Tempo previsto: 20 minutos por empresa]

A migração de bases de dados é um processo automático efetuado pelo Setup&Go. Este utilitário executa o seguinte conjunto de ações:

1. Seleção da Linha, Versão e Instância a ser migrada:

2. Migração da base de dados PRIEMPRE;

3. Diagnósticos sobre as bases de dados dos Exercícios;

4. Caso existam erros durante a execução dos diagnósticos, é dada a oportunidade ao utilizador de PRIMAVERA Deployment Center Client

(12)

5. Migração das bases de dados dos Exercícios;

6. No final, é apresentado o Relatório de Migração (cujo ficheiro é guardado na pasta

C:\..\PRIMAVERA\SG800\Dados\Lx\RelMigração) onde se podem observar a eventual existência de erros de migração.

Quando o processo da migração é efetuado entre duas instâncias de SQL, há a possibilidade para fazer a cópia das bases de dados com um backup/restore (selecionar a pasta partilhada que ambos devem ter permissões).

Esta funcionalidade tem algumas considerações especiais, pelo que é recomendada quando se tem: 1. Instâncias de SQL distintas no mesmo posto, para migrar instâncias de qualquer versão; 2. Instâncias de SQL distintas em postos diferentes, para migrar a instância da versão anterior. Por omissão, esta opção está sempre ativa e é aplicada para os cenários recomendados, podendo ser desativada através da opção de migração “Criar as empresas criando cópias de segurança”:

A opção “Migrar projeto VBA” está selecionada por omissão (comportamento disponível desde a v7.55 SR2). Significa isto que deixa de ser necessário importar o projeto VBA no final do processo de migração (exceto se o mecanismo de segurança se encontrar ativo).

O Setup&Go apenas suporta migrações a partir da versão V7.50 do ERP. O mesmo se aplica para a migração de projetos VBA através do Setup&Go. Os projetos VBA do POS e/ou Shell que estejam protegidos por password, terão de ser migrados manualmente.

(13)

Outra nova opção, que se pode observar na figura acima, é: “Utilizar uma transação na migração”. Esta opção permite-nos executar o processo de migração no contexto de uma transação. Significa que quando ocorre um erro de migração a base de dados é reposta (rollback) na última versão válida, permitindo-nos continuar o processo de migração a partir daqui.

Por vezes, poderemos ter a necessidade de perceber porque está a acontecer determinado erro de migração mais complexo e para isso teríamos de deixar a base de dados no estado imediatamente anterior à ocorrência do erro. É necessário ter muita atenção ao utilizar este modo porque, a partir desse momento, a base de dados fica num estado inválido sendo obrigatório repor manualmente a última cópia de segurança e reiniciar o processo de migração completo. O objetivo deste modo é apenas o de permitir fazer debug ao processo de migração.

Caso ocorram erros durante o processo de migração, é necessário proceder à correção manual das inconsistências apresentadas e repetir a migração.

O Setup&Go também pode reportar os erros de migração para o ficheiro de texto “C:\7UpGo.log”. O objetivo desta nova opção não é o de substituir o Relatório Final de Migração, mas sim proporcionar um meio adicional, mais compacto e de fácil tratamento, de reportar os erros de migração. Este modo está ativo por defeito podendo ser desativado através da opção de migração “Log de erros para ficheiro de texto”.

Recomenda-se que os Diagnósticos do Setup&Go sejam executados para todas as bases de dados, de forma a poder corrigir eventuais problemas de inconsistência de dados.

Cópias de Segurança

[Tempo previsto: 5 minutos por base de dados]

Imediatamente após a conclusão do processo de migração de todas as bases de dados, recomenda-se a realização de uma cópia de segurança de cada uma destas bases de dados convertidas.

Estas cópias de segurança servirão de referência futura, nomeadamente para esclarecer alguma dúvida sobre problemas que possam ter sido gerados pela migração e/ou pela utilização posterior a esta nova versão.

Licenciamento

[Tempo previsto: 10 minutos]

O licenciamento foi alterado em vários aspetos em relação às versões anteriores. Assim sendo, são necessárias novas licenças para esta versão que devem ser introduzidas no Administrador antes que os postos realizem o primeiro acesso aos produtos.

(14)

Relativamente ao licenciamento para o mercado de Angola e Moçambique, para além da respetiva licença, deverá ser solicitada uma chave HASP. A chave HASP funciona em conjunto com o PRIMAVERA Licence Watcher. O PRIMAVERA License Watcher deve ser instalado (instalação disponível Deployment Center) em qualquer máquina da rede local e a chave HASP deve-se encontrar na mesma máquina do PRIMAVERA License Watcher.

O número de postos que acedam a uma determinada aplicação não pode exceder um número de licenças disponíveis. O acesso ao posto N+1 (sendo N o número de postos da licença do módulo X) não será permitido.

Conversão de Preferências do Utilizador

[Tempo previsto: 2 minutos]

Para converter as preferências manualmente, copiar todo conteúdo da pasta “C:\Program

Files\PRIMAVERA\SG750\Config\Lx” para a pasta “C:\Program Files\PRIMAVERA\SG800\Config\Lx” exceto os seguintes ficheiros:

 PRISECLE.BIN

 *.DAT (existentes apenas na raiz)

Conversão dos Projetos VBA

[Tempo previsto: 10 minutos por Empresa]

Após a migração para uma nova versão da Plataforma (PLT), poderá ser apresentada a seguinte mensagem de aviso na abertura da empresa:

 "O projeto foi importado, mas ocorreram erros de compatibilidade. Pode consultar o ficheiro de log 'privba.log' na pasta da aplicação."

Esta mensagem é apresentada quando existe quebra de compatibilidade entre versões, tendo consequências no projeto VBA (por exemplo, componentes ou eventos que foram descontinuados e eram utilizados no projeto VBA).

Para saber como identificar quais os componentes que deixaram de ser suportados, sugere-se a consulta do artigo ‘Aviso: "O projeto foi importado, mas ocorreram erros de compatibilidade.”’ disponível na PRIMAVERA KnowledgeBase.

(15)

PKB

Configuração

Inicial

Antes de colocar a nova versão em produção há um conjunto de operações de configuração necessárias e que dependem da aplicação.

Plataforma e Administrador

 Verificar o licenciamento de cada um dos módulos;

 Verificar as permissões de acesso de cada perfil de utilizadores (verificando que as novas operações configuráveis como, por exemplo, o acesso a listas de sistema, estão devidamente atribuídas);

 Verificar as permissões dinâmicas (para cada empresa) para cada perfil de utilizadores;

 Verificar as permissões de acesso às aplicações de cada utilizador (propriedades da ficha de utilizador);

 Verificar o idioma associado ao utilizador;

 Verificar estado geral das bases de dados (consola de administração e assistente de desempenho).

Migração de Mapas

Encontra-se disponível no FTP um assistente que auxiliará o utilizador no processo de migração dos seus mapas: "PRIMAVERA Crystal Report Migrator". Depois de instalado, é acessível a partir do menu Iniciar | Programas | PRIMAVERA | Ferramentas.

PKB

Visual Basic for Applications (VBA)

Aviso: "O projeto foi importado, mas ocorreram erros de compatibilidade."

(16)

Migração da Extensilbilidade

Renomeação dos Componentes

Com a v8.10, os componentes não foram renomeados de 800 para 810. Por exemplo, o objeto ADMBE800 continua a ser designado ADMBE800.

PKB

Outras Questões

O processo de migração das bases de dados PRIMAVERA não contempla as seguintes situações que devem ser geridas pelos respetivos responsáveis:

 Existência de qualquer objeto (tabela, campo, view, trigger, stored procedure, etc.) que não faça parte da estrutura standard (incluindo também tabelas e campos do utilizador) das bases de dados PRIMAVERA;

 Alterações não documentadas da estrutura standard da base de dados;

 Falta de algum objeto que faça parte da estrutura standard.

Qualquer um dos casos referidos anteriormente pode resultar no cancelamento do processo de migração com erros. Esses erros devem ser corrigidos manualmente caso a caso e o processo de migração deve ser reiniciado (repondo cópias de segurança).

Tamanho da Base de Dados

O tamanho físico dos ficheiros da base de dados pode ser reduzido compactando a base de dados. No entanto, a respetiva opção no Enterprise Manager (como no Administrador PRIMAVERA) produz resultados mais eficazes se a compactação for efetuada ficheiro a ficheiro.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Os PDIs, conforme sua definição, são pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que ofertem ao público em geral prestação de serviço digital de

O filme abre espaço para o testemunho do ditador colocando-o em diferentes situações na mise-en-scène, dispondo um conjunto de documentos que vão estar no campo da imagem junto

 Forte parceria com todas as incorporadoras listadas e mais de 600 incorporadores não listados gera grandes oportunidades para a Brasil Brokers para a venda de Remanescentes;

Familiarize-se com a tela inicial Quando o telefone estiver no modo de Espera, você irá visualizar a tela de Espera.. A partir da tela de Espera, você pode visualizar o status de

Ao conectar seu aparelho a um PC, você pode transferir diretamente dados para o seu dispositivo e de seu dispositivo e utilizar o programa Samsung Kies.. › Conectar com o

Uma análise fundamental da Ecologia Comportamental é a construção do Orçamento de Atividades que pode ser definida como a quantificação do tempo que cada animal utiliza em

Mas que para que isto ocorra, a empresa necessita dar autonomia e oportunidade ao funcionário; Liberdade: bons profissionais só aparecem em ambientes onde exista

Foram demonstrados os processos de criação de fatura com meio de pagamento em FI (cobrança eletrônica), execução do programa de pagamento automático para de geração de arquivo