• Nenhum resultado encontrado

PASSAGEIRODEPRIMEIRA.com: O turismo de luxo nas primeiras classes das companhias aéreas mundias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PASSAGEIRODEPRIMEIRA.com: O turismo de luxo nas primeiras classes das companhias aéreas mundias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PASSAGEIRODEPRIMEIRA.com: O turismo de luxo nas primeiras classes das companhias aéreas mundias

Resumo: O turismo de luxo apresenta crescimento mesmo em tempos de resseção, caracterizado por

produtos exclusivos, seus clientes buscam serviços com qualidade superior. As companhias aéreas oferecem a seus clientes de primeira classe serviços de extrema sofisticação, que vão de produtos exclusivos, caviar, carros importados e até ducha enquanto o avião está em altitude de cruzeiro. Como as companhias competem entre si, e quais os serviços que diferem de uma para outra, e o que leva o viajante a optar por pagar por esses serviços. São essas indagações que buscamos responder ao longo desse estudo.

Palavras-chave: Turismo de Luxo; Primeira Classe; Passageiro de Primeira; Companhia Aérea.

Abstract: Luxury tourism boosts growth even in times of resection, characterized by exclusive products,

its clients seek superior services. Airlines offer their first-class customers services of extreme sophistication, ranging from exclusive products, caviar, imported cars and even showers while the plane is at cruising altitude. How companies compete with each other, and what services differ from one to another, and what leads the traveler to choose to pay for those services. These are questions that we seek to answer throughout this study.

Key-Words: Luxury Turism; Firt Class; Passageiro de Primeira; Air Company.

Luxo: da ostentação à exclusividade

O luxo, como objeto de qualidade, de requinte e de prazer causa cada vez mais euforia naqueles que não o podem adquirir, porém é objeto de status para aqueles que podem pagar por seus bens. O luxo como algo exclusivo das classes altas ditou por muito tempo modos de comportamento que influenciam toda a sociedade, comportar-se de forma elegante é forma de ascensão ao luxo. Hoje o luxo tende a ser mais intimista do que ostentação de bens materiais.

Podemos ver novos itens de luxo contemporâneos, como: tempo, atenção, sossego, meio ambiente e a segurança (ENZENSBERGER, 1997). Desta forma o luxo influência principalmente na área psicológica, estando relacionada ao desejo, despesas, ostentações, sonhos e provocações (Marseille, 2002).

o luxo se afirmava como algo além da necessidade, presentemente não é por isso menos fundamental, já que o consumidor procura prazer, imagem social, posse, prestígio, uma valorização pessoal. O seu consumo não é racional, mas emocional, muitas vezes movido pela necessidade de se afirmar socialmente ou melhorar a autoestima (MANGORRINHA, 2014, p. 119)

Comumente empresas utilizam de termos como Luxo, Prestige, VIP, Privilege para informar aos seus clientes que determinado produto garantirá um valor agregado,

(2)

seja pela sofisticação ou como forma de exclusividade. As empresas aéreas ao fornecerem aos seus clientes classes, automaticamente os separam, assim, sabemos que os serviços da classe econômica são inferiores aos da classe executiva, que por sua vez é inferior aos da primeira classe.

Notamos que neste segmento, assentos na primeira classe são em poucas quantidades variam em até 10 locais, ao passo que a executiva oferece até 20 assentos, distanciando enormemente dos mais de 150 locais da classe econômica. Como forma de incentivar os passageiros a um status melhor, as empresas agora oferecem assentos com nomes que induzem ao passageiro à sutis diferenças, como “economy-plus”.

As motivações de luxo e prestígio parecem, assim, depender mais da maneira de viajar do que do destino, pelo que a base do estudo em análise consubstanciou-se na hipótese de que as motivações de prestígio influenciam as intenções (MANGORRINHA, 2014,p. 127).

O fator que limita os clientes do turismo de luxo é o preço alto, indicativo de qualidade e exclusividade. A International Luxury Travel Market (ILTM) aponta que 25% da receita do turismo mundial vem desse setor, onde se gasta aproximadamente 7 vezes mais que os demais turistas, porém a parcela do público de alto luxo é de apenas 3%. Entre os viajantes de luxo há uma categoria denominada de “viajantes super premium”, que busca algo a mais no segmento, dados preliminares apontam que o turismo de luxo deve ter gerado receita em torno de US$ 119 bilhões em 2016.

O PassageiroDePrimeira.com como Vitrine do Turismo de Luxo

O turista do segmento de luxo tende a ser fiel aos seus prestadores de serviços, não o impedindo de que possa usufruir de uma enorme variedade de serviços, como diversas redes hoteleiras e de companhias aéreas. Para tal utilizamos de um desses clientes para evidenciar os diferencias ofertados pelas empresas do setor aéreo, Fábio Vilela Silva Neto é hoje referencial ao se dizer viagens em primeira classe, proprietário do site www.passageirodeprimeira.com já conta com mais de dois milhões de acessos.

O projeto do Passageiro de Primeira surgiu em 2011, e em junho de 2014 após grande visibilidade o site ganhou nova plataforma conforme é disponibilizado hoje. Com informações sobre a experiência de viajar nas classes executivas e primeira classe, o

(3)

mesmo faz relatos das hospedagens em hotéis, salas VIPs em aeroportos e demais serviços de luxo. Fabio Vilela é o próprio passageiro de primeira (classe), frequentemente viajando (na maioria das vezes a trabalho), ele traz novidades sobre serviços ofertados, e se auto intitula como o único brasileiro a ser convidado a participar da Aircrft Interior Expo (feira exclusiva para compradores de aviões das companhias aéreas verem as novidades sobre os interiores das aeronaves) e da World Travel Catering & Onboard Sevices Expo (feira para apresentar novidades acerca dos serviços de bordo) desde o ano 2013, participando 4 vezes consecutivas como potencial cliente das empresas.

Analisou-se os Trip Report divulgados no site como meio de comparar os serviços diferenciados das companhias aéreas, a analise se deu pelo relato propriamente escrito bem como pela representação imagética disponível. Como critério de seleção dos trips reports optou-se por analisar apenas as avalições que mais aproximam-se da perfeição segundo o viajante, ou seja, as análises com notas de 9,9 e 10.

Assim levantamos que de 83 voos realizados em primeira classe, em 22 companhias diferentes, apenas 05 voos atendem aos requisitos desta análise, totalizando 05 empresas diferentes, diferentes localizações e períodos.

Empresa Origem Destino Nota Empresa Origem Destino Nota

Garuda AMS LGW 10,0 TAM MIA GRU 8,6

Etihad AUH LHR 10,0 Korean Air LAX ICN 8,6

Air France GRU CDG 9,9 United GRU ORD 8,6

Emirates LHR DXB 9,9 Emirates DXB YYZ 8,6

Lufthansa FRA YVR 9,9 TAM EZE GRU 8,5

Lufthansa FRA BAH 9,7 Etihad AUH ZRH 8,5

Lufthansa GRU FRA 9,7 American GRU LAX 8,4

Singapore JFK FRA 9,7 British Airways GRU LHR 8,4

Singapore BCN GRU 9,7 American GRU MIA 8,4

Etihad AUH FRA 9,6 American GRU DFW 8,3

Cathay Pacific HKG HND 9,6 Lufthansa FRA ICN 8,3

Asiana Airlines ICN LAX 9,6 American DFW GRU 8,2

Malaysia KUL LHR 9,6 British Airways LHR GRU 8,2

Qatar BKK DOH 9,4 TAM GRU JFK 8,0

Lufthansa DFW FRA 9,4 Delta ATL SFO 8,0

Lufthansa JFK FRA 9,4 Korean Air ICN TPE 8,0

(4)

Qatar DOH AUH 9,3 American DFW GRU 7,8

Lufthansa FRA EZE 9,3 United ORD GRU 7,8

Japan Airlines LHR HND 9,3 Qatar AUH SOH 7,8

Qatar DOH AUH 9,2 Emirates JNB DXB 7,7

Thai BKK HKG 9,2 United ORD GRU 7,7

Singapore HKG SIN 9,2 United EWR IAH 7,7

Thai HND BKK 9,1 Jet Airways DEL AUH 7,6

Etihad AUH BOM 9,1 United IAH SFO 7,6

Qantas LHR DXB 9,1 Air India LHR DEL 7,4

Lufthansa GRU FRA 9,1 United SFO EWR 7,4

Lufthansa GRU FRA 9,1 Emirates PVG DXB 7,3

Lufthansa GRU FRA 9,1 Delta ATL CLE 7,0

Etihad AUH SYD 9,1 American ORD DFW 7,0

Jet Airways DAC AUH 8,9 TAM JFK GRU 7,0

Etihad GRU AUH 8,9 American LAX LAS 7,0

Etihad AUH LHR 8,8 Delta CLE LGA 7,0

Emirates DXB DFW 8,7 American DFW ORD 6,8

Delta SFO DTW 8,7 United EWR ORD 6,8

TAM GRU JFK 8,7 Delta ATL EWR 6,5

Lufthansa FRA MCO 8,7 US Airways ORD CLT 6,4

Delta JFK ATL 8,6 Delta ORD MIA 6,2

Lufthansa FRA BUE 8,6 American MCO DFW 6,0

American HKG DFW 8,6 Delta IAD CLE 5,8

American DFW GRU 8,6 Air India DEL SFO 5,5

United DEN HNL 5,0

Conforme vemos no quadro acima apenas o voo da Air France com destino a Paris tem como origem São Paulo obtendo nota 9,9 (devido a alface com aspecto murcho e com risoto além do ponto), essa reflexão se faz necessário pois as aeronaves utilizadas em voos de/para Brasil costumam ser mais antigas ou com interior sem retrofit (termo que designa o processo que moderniza o modelo antigo, ou seja, uma reforma no mesmo).

Segundo os relatos do passageiro notamos diferentes serviços ofertados, que vão muito além do conforto da classe econômica. A experiência de viajar na primeira classe perpassa por diferentes perspectivas, do prazer da culinária à sensação de bem-estar.

Notamos que das/dos 5 companhias/voos analisados, apenas 2 ofereciam aos seus passageiros caviar, uma iguaria na culinária, porém todas ofereciam como drink de

(5)

boas-vindas champagne. Porém todas ofereciam um cardápio de vinhos selecionados, variam de 5 a 11 produtos diferentes, nota-se que chegam a ofertar 35 bebidas em um único cardápio. Os chocolates ofertados, chás, café e águas minerais são todas de marcas mundialmente aclamadas. A privacidade ao voar fica nítida por cabines/suítes com portas deslizantes e cortinas, chegando ao privilégio de ter um apartamento exclusivo dentro do avião (ao preço de US$ 25000,00). Banheiros exclusivos para os passageiros desta categoria, com banho quente em pleno voo com altitude de cruzeiro. Não pegar filas na entrada da aeronave, ou na saída do aeroporto é um diferencial, inclusive indo ao avião em carros da marca Porshe ou Mercedes Benz além do uso das salas VIPs em aeroportos, que potencializa a experiência de voar. Para voos mais longos as poltronas viram cama em 3 voos, em 1 há um sofá que vira cama e em outro há uma cama ao lado da poltrona.

Considerações

Voar em primeira classe vai além do status, é uma experiência de prazer, é ser conquistado pelos serviços oferecidos, e faz com que passageiros dispostos a arcar com os gastos desses mimos não temam ao adquiri-los, pois estão certos de que é algo exclusivo, sendo este um dos ideais dos turistas de luxo. Certo de que o mantenedor do site representa essa parcela de turista o mesmo faz marketing direto e indireto dos bens e serviços, despontando como um “guru” da viagens em primeira classe.

Referências

ENZENSBERGER Hans-Magnus. Zickzack - Ausãtze. Copyright Suhrkamp Verlag Frankfurt am Main, 1997. Tradução de José Marcos Macedo.

HORWARTH HTL. “The Future of Luxury Travel. A Global Trends Report”. International Luxury Travel Market (ILTM), www.iltm.com acesso em 20 fev 2017. MANGORRINHA, Jorge. O Luxo e o Turismo - uma atualização?. Cogitur, Journal of Tourism Studies, [S.l.], n. 5, may 2014. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/jts/article/view/4428>. Acesso em: 28 abril 2017. MARSEILLE, J. Le luxe en France du siècle des lumières à nos jours, Paris: Perrin, 2002. PASSAGEIRO DE PRIMEIRA. Primeira Classe. Disponível em http://passageirodeprimeira.com/categorias/primeira-classe/ acesso em 30 abril 2017.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Também, em sua maior parte (96%), não recebiam orientação contábil. A partir deste dado, procuramos relacionar a idade destas com a orientação contábil recebida e

A pesquisa que realizou dentro e fora da escola desagrega e analisa as dife- rentes questões da política parental: categorização dos pais por políticas e profissões, racionalidade