• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR ETAPA IX. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do Aluno: Prestem atenção nesses recadinhos!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR ETAPA IX. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do Aluno: Prestem atenção nesses recadinhos!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ENSINO FUNDAMENTAL

EJA ETAPA IX

COMPONENTE CURRICULAR PORTUGUÊS

Carta do leitor / operadores argumentativos

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: _____________________________________________

Nome do Aluno: ______________________________________________

Turma: ___________ Data: ___/___/2020

Prestem atenção nesses recadinhos!

As atividades deverão ser realizadas no caderno ou impressas sempre com o apoio de seus familiares ou responsáveis.

Para manter a rotina escolar o (a) aluno (a) deverá copiar diariamente o cabeçalho.

Carta do leitor / operadores argumentativos

Carta do Leitor é o meio de o leitor expor seu ponto de vista em um espaço disponibilizado pelos meios de comunicação. É a maneira que os editores encontram para avaliar se aquele veículo está agradando ou não os leitores.

A carta do leitor também é um texto argumentativo.

Vamos compreender melhor a linguagem e a estrutura desse gênero de texto, analisando a carta de um leitor que se posiciona sobre um artigo “Grafite é arte.

Pichação não.”

Texto1: Artigo de Opinião Grafite é arte. Pichação não.

“(...)o grafite verdadeiramente artístico (...) é aquele praticado pelo elemento que respeita as regras de convivência social, ou seja, ele sabe diferenciar grafite artístico de pichação vulgar pura e simples, o que , no caso,

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO NÃO

PARA!

(2)

O que acontece é que nossa sociedade vem vivendo, a partir dos anos 80, um forte movimento de pichação e pouquíssimo grafite artístico no sentido literal da palavra, coisa que pode ser traduzida como um fenômeno mundial de massa em função das desigualdades sociais que permeiam a sociedade humana em nosso atual estágio de desenvolvimento eda total falta de investimento em educação por parte da maioria dos governos por aí fora.

Ora, o artista do grafite é aquele membro da sociedade cuja criação respeitae insere-se no espaço público de forma tão genial que passa a somar, tornando o ambiente mais agradável de se ver do que o era antes dele lá inserir sua obra, e esta passa então de forma natural a ser reconhecida pelos demais como algo que valha a pena de ser visto, admirado, fotografado, divulgado e cultuado, e o que é importante ele o autor passa a ser reconhecido como um artista no sentido literal da palavra, angariando para si o respeito e a admiração dos demais.

(...) Já o pichador é aquele vândalo que acha que é artista e que tem o direito de expressar suas neuroses em cima dos demais, mesmo que isso venha a feriro direito destes, e cuja pseudo arte, na verdade, é, antes de nada, um instrumento que o colocará à margem de sua própria sociedade, trazendo para si não a admiração, mas a ira de seus iguais,(...)

Portanto,no meu ponto de vista, o grafite é uma arte, desde que, como toda arte, siga algumas regras básicas de convivência social e, assim sendo, deve, e logicamente, será admirada e respeitada pelo meio social em que coabita seu autor.”

(Fragmento adaptadode:http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/grafite- arte/artigo)

Texto2 Carta do Leitor Pichação que dá certo!

Como repórter fotográfico, venho observando o aumento de pichações nos murosdessa cidade.

Conheci muitos desses pichadores e há uma guerra silenciosa nas noites paulistanas. Comecei a perceber que as pichações até combinam com o cenário cinzento dos edifícios e do asfalto.

Se olharmos, por outro ângulo, as pichações representam uma forma e protesto de jovens que se colocam contrários ao sistema vigente!

Ora, toda arte que se preze tem de incomodar, causar no espectador algum tipo de reação à qual ele não está acostumado.. A pichação é um bom exemplo de como cumprir bem esse papel.

Por isso, quero deixar registrado que discordo do artigo “Grafite é arte.

Pichação não”publicado no site desse jornal. Se a pichação, hoje, é vista como contravenção, amanhã, tal qual o grafite, pode ser compreendida, também, como a arte da negação de valores institucionalizados.

Vamos rever nossos conceitos?

(3)

Responda:

1- Por que a carta do leitor foi publicada com o título “Pichação que dá certo”?

Carta do leitor / operadores argumentativos

2- De acordo com a carta desse leitor, e possível dizer que esse jornal dá voz aos seus interlocutores? Justifique sua resposta.

A carta do leitor é um espaço de interlocução, troca e diálogo entre o veículo de comunicação e seus leitores. Vamos analisar um pouco sobre a estrutura e linguagem da carta do leitor.

 A carta apresenta 05 parágrafos;

 O primeiro parágrafo, a introdução, anuncia o próprio autor da carta que é o leitor do artigo. É uma apresentação, mas em seguida ele apresenta o tema que desenvolverá “o aumento das pichações nos muros;”

 No segundo parágrafo, o leitor já apresenta sua opinião acerca do assunto;

 No terceiro e no quarto parágrafo, que correspondem ao desenvolvimento, percebe-se a defesa do assunto anunciado: o leitor explica porque não concorda com o artigo de opinião;

 O último parágrafo é introduzido com a locução POR ISSO, uma expressão que indica uma conclusão, ou seja, já aponta, que é um parágrafo de fechamento do texto.

Atenção! Na carta do leitor, a linguagem deve ser clara, objetiva, direta.

Mostrar atenção quanto ao registro das palavras.

AGORA É SUA VEZ!

3- Elabore uma carta ao editor do jornal em que a carta “Pichação é arte”

foi publicada, colocando-se a favor ou contraa posição do autor.

Conjunções – O que são?

Arrumando as ideias do seu texto com as conjunções

(4)

Vimos algumas palavras e expressõescomo JÁ, ORA, PORTANTO, que aparecem no artigo de opinião e POR ISSO, que encerra a carta do leitor.

Essas palavras e expressões servem para ligar um parágrafo ao outro. Além

disso, indicam o tipo de informação que será expressa naquele parágrafo: se será uma ideia contrária, uma conclusão, uma explicação, etc.

Algumas classes de palavras colaboram para a coesão de um texto. Elas são responsáveis por unir as partes do texto e, ao mesmo tempo, por orientar sua leitura. Por isso são chamadas de mecanismo de coesão textual.

Veremos então uma dessas classes de palavras que é a Conjunção.

Conjunções Coordenativas:

Algumas conjunções Coordenativas importantes:

Adição: acrescentam informações, por isso são chamadas de aditivas.

Ex.: e, nem, mas, também. Marcos é educado e gentil.

Contraste: oposição de ideias e chamadas de adversativas.

Ex.: mas, porém, entretanto, todavia, no entanto. Não se esforçou muito, porém obteve bom resultado.

Conclusão, que vem precedida, isto é, a oração que vem precedida por esta conjunção conclui a ideia da oração anterior. São chamadas de conclusivas

Ex.: logo, pois, portanto, por isso. Você possui bom currículo, logo não ficará desempregado.

Explicação- por isso explicativas

Ex.: porque, pois, isto é. Não compareci à aula porque estava gripada.

Alternância –são os que apresentam uma relação de alternância entre dois polos. Exemplos: ou... ou, ora... ora, já... já, não... nem, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez etc.Ou você estuda, ou você trabalha.

4) Reúna os pares de período simples, transformando-os em compostos por coordenação. Escolha, no quadro,a conjunção adequada e faça as modificações necessárias para que o período fique claro e elegante.

(5)

Carta do leitor / operadores argumentativos Explicação

porque

Alternância ou, seja

Conclusão por isso

Contraste mas

Conclusão portanto

Ex.:As pichações sujam os muros e monumentos das cidades grandes. As pichações representam uma forma de protesto.

R :As pichações sujam os muros e monumentos das cidades grandes, mas representam uma forma de protesto.

a) Os muros em que há painéis de grafite têm autorização dos proprietários da edificação. O grafite nos muros não representam transgressão.

b) Os pichadores transgridem a lei de propriedade privada. Muitos pichadores acabam sendo presos.

c) Admire esses muros pintados. São verdadeiras obras de arte.

d) Pode ser pichação. Pode ser grafite. De qualquer maneira, polui a cidade.

Bom trabalho a todos!

Nova EJA – Educação de Jovens sua leitura. e Adultos – Língua Portuguesa e Literatura https://blog.imaginie.com.br/operadores-argumentativos-para-cada-paragrafo/

https://escolakids.uol.com.br/portugues/operadores-argumentativos.htm

Referências

Documentos relacionados

Lembre-se que realizar pouca ou nenhum exercício físico que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências negativas para a nossa

É obrigatório o uso de vírgulas antes das orações coordenadas sindéticas

Portanto, para que seja bem-sucedida a leitura do texto literário não se pode prescindir dos instrumentos capazes de alcançar o âmbito do simbólico e do imaginário no

Uma leitura feita com calma permitirá que você retome parágrafos — e poucas coisas são mais eficientes para a interpretação textual do que a releitura

- Tenho, mas não aqui. Do Espírito Santo. Mamãe escreve todas as semanas. Achei que era letra de professora. A julgar pelo seu lixo. - No outro dia tinha um envelope de

gondii ocorre quando o homem entra em contato com água onde há moluscos (caramujos, os hospedeiros intermediários) infectados que liberam as larvas capazes de perfurar a pele e

Quando uma rendição imediata não veio por parte do governo japonês, as forças americanas lançaram outra bomba, três dias depois, sobre a cidade de Nagasaki, matando mais de 70

A potência dissipada pelo circuito de refrigeração será mais próxima da potência gerada no reator, quanto tão mais próximo o núcleo e o meio estiverem em equilíbrio térmico,