• Nenhum resultado encontrado

Arq. NeuroPsiquiatr. vol.4 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. NeuroPsiquiatr. vol.4 número4"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

ARQUIVOS DE NEURO-PSIQUIATRIA

T R A U M A T I S M E S CRANIO-CÉRÉERAUX. R. T H U R E L . U m volume com 8 0 páginas e 3 2 figuras. Masson ct Cie., Paris, 1 9 4 1 .

(2)

conceito de T h u r e l para a c o m o ç ã o cerebral confuñde-se com o da c o n t u s ã o cerebral, tipo que n ã o é referido no livro o r a analisado e que é mais a d e quado a o q u a d r o a n á t o m o p a t o l ó g i c o das h e m o r r a g i a s , das d e g e n e r a ç õ e s p a í e n q u i m a t o s a s e do edema p ó s t r a u m á t i c o . N o capítulo r e s e r v a d o a o h e m a t o m a subdnral, com descrições histopatológicas precisas e excelente d o c u m e n t a ç ã o , o A . a d m i t e não se t r a t a r de h e m o r r a g i a que se processou d e -l a m i n a n d o dois fo-lhetos durais, e sim de h e m o r r a g i a subdura-l encistada p o r m e m b r a n a fibrinosa; haveria, assim, identidade e n t r e o h e m a t o m a s u b d u r a l e a paquimeningite h e m o r r á g i c a interna. O problema da p a t o g e n i a da epi-lepsia é a b o r d a d o com s e g u r a n ç a e clareza, ao ser estudada a encefalopatia t r a u m á t i c a crônica.

A s e g u n d a p a r t e do livro é dedicada ao diagnóstico a n á t o m o - c l í n k o e indicações terapêuticas, sendo a divisão d o a s s u n t o feita de a c o r d o com o aspecto clínico dos casos, ou melhor, s e g u n d o t e n h a h a v i d o ou n ã o p e r d a imediata da consciência. N o primeiro caso, a impossibilidade de u m juízo diagnóstico decorre do fato de n ã o se saber se o paciente foi vítima de u m ? c o m o ç ã o cerebral benigna, reversível, ou se de u m a c o m o ç ã o complicada por h e m o r r a g i a s e edema cerebral. O s q u a d r o s s i n t o m a t o l ó g i c o s n ã o são específicos e freqüentemente a p r e s e n t a m s e superpostos, dificultando o d i a g n ó s -tico e o p r o g n ó s t i c o . P a r a diminuir as causas de e r r o , T h u r e l aconselha o e x a m e meticuloso do paciente, de hora em hora, d a n d o g r a n d e valor p r o g n ó s -tico ao e s t u d o do reflexo da deglutição.

Q u a n t o à conduta médica, m o s t r a o perigo das p u n ç õ e s raquidianas e das provas m a n o m é t r i c a s de Q u e c k e n s t e d t nos casos de h e m o r r a g i a , e p r e c o -niza c o m o ideais p a r a o diagnóstico as t r e p a n a ç õ e s e x p l o r a d o r a s das fossas t e m p o r a l e occipital. N o que concerne à terapêutica, em geral, expectante, aconselha s o r o fisiológico e á g u a destilada na veia ou m e s m o por via i n t r a -raquídia toda's as vezes e m qtte houver desperdício ou h i p o t e n s ã o liquórica. A s t r e p a n a ç õ e s exploradoras serSo a l a r g a d a s g e n e r o s a m e n t e t o d a vez que fÔr necessário o esvaziamento de coágulos sangüíneos dos espaços e x t r a e subdural ou d r e n a g e m de líquor; são de m e n o r eficácia as t r e p a n a ç õ e s s u b -t e m p o r a l ( C u s h i n g ) e suboccipi-tal ( O d y ) . Q u a n d o o doen-te se a p r e s e n -t a r consciente, é possível um exame mais detalhado, p e r m i t i n d o m e l h o r d i a g n ó s -tico; maior valor t e r ã o a data de a p a r e c i m e n t o e a evolução dos sintomas do que p r o p r i a m e n t e sua natureza.

(3)

suficien-te, e salienta a necessidade de seguro diagnóstico topográfico para a insti-tuição do t r a t a m e n t o cirúrgico. N a técnica cirúrgica, sugere a supressão fun-cional, por eletrocoagulação, da rede vascular subpial da zona epileptógena e adjacências.

E m suma, t r a t a - s e de livro conciso, escrito com o r d e m e simplicidade que, e m b o r a u m t a n t o afastado das noções mais m o d e r n a s sobre t r a u m a t i s -m o s crânio-encefálicos, t o r n a - s e r e c o -m e n d á v e l para os que desejare-m adquirir, r a p i d a m e n t e , noções s o b r e .o a s s u n t o .

Referências

Documentos relacionados

[r]

Columbia University Press, New

apresentada em concurso ao título de médico-cirurgião da Universidade do Chile. Instituto

[r]

PERIPHERAL

HEMORRAGIA CEREBRAL AGUDA CURADA CIRURGICAMENTE (HÉMORRAGIE CÉRÉBRALE AIGÜE

After Gessain and colleagues 7 published their findings on the association between positive serology for human T-lymphotropic virus type-1 (HTLV-1) and tropical myelopathy

Além da FMUSP, Spina-Fran- ça participou também, em sua juventude, da criação da escola de neurologia de Botucatu, empreitada para a qual convocou seus colaboradores e para onde