• Nenhum resultado encontrado

Mariana Alvim Oliveira Dias de Almeida 2010107 Ano lectivo 20152016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Mariana Alvim Oliveira Dias de Almeida 2010107 Ano lectivo 20152016"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

R

ELATÓRIO

FINAL

E

STÁGIO

DO

ANO

M

ESTRADO

INTEGRADO

EM

M

EDICINA

Mariana Alvim Oliveira Dias de Almeida

2010107

(2)

Í N D I C E

Estágios do 6º ano...3

Estágio de Pediatria...3

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia...4

Estágio de Saúde Mental...4

Estágio de Medicina Geral e Familiar...5

Estágio de Medicina Interna...6

Estágio de Cirurgia Geral e Gastroenterologia...6

Estágio Opcional: Cirurgia Geral...7

Reflexão Crítica...8

(3)

I

N T R O D U Ç Ã O

O presente relatório tem como finalidade a síntese e análise das atividades desenvolvidas durante o 6ºano, ano profissionalizante, do Mestrado Integrado em Medicina. Inicialmente serão apresentados os objetivos gerais que foram tomados como prioritários, seguidamente farei um breve resumos das atividades desenvolvidas em casa estágio parcelar e termino com uma análise crítica sobre o desempenho ao longo do ano. Em anexo encontram-se elementos considerados relevantes na formação profissionalizante

Os objetivos gerais para este ano profissionalizante são essencialmente a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos em anos anteriores; o desenvolvimento de autonomia na abordagem ao doente; a integração na rotina diária dos serviços; o reconhecimento da interação entre os diferentes profissionais de saúde na prestação de cuidados e o desenvolvimento de relações interpessoais.

E

S TÁ G I O S D O

6 º

A N O

Estágio de Pediatria

(4)

consulta de imunodeficiências e de imuoalergologia. Ainda neste estágio, foi apresentada um seminário intitulado “Diagnóstico diferencial de ulceras orais em pediatria”

Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu durante 4 semanas no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo sob tutoria da Dra . Rita Lerman. Teve como principais objetivos a sedimentação dos conhecimentos e capacidades adquiridos no 4ºano, a observação e realização procedimentos fundamentais para o meu exercício profissional futuro.

O estágio foi dividido em duas semanas dedicadas à Ginecologia e outras duas semanas à Obstetrícia, para além disso, foram cumpridas 48h de Serviço de Urgência. Durante o estágio frequentei a enfermaria, assisti à consulta de ginecologia geral e oncológica, à consulta de nutrição, à consulta de gravidez de alto risco. Assisti ainda à realização de ecografia ginecológica e obstétrica; histeroscopias; estive também presente no Bloco Operatório da Ginecologia e da Obstetrícia no qual me foi permitido participar. Durante este estágio foi apresentada ao serviço uma comunicação do tema “ Torção de Quisto anexial”, juntamente com os meus colegas, comunicação que foi posteriormente apresentada nas I Jornadas Académicas de Ginecologia do CHLC.

Estágio de Saúde Mental

(5)

estudadas previamente, conhecer o meio e a rotina no internamento de psiquiatria e conhecer a organização dos serviços de saúde mental. Durante o estágio tive oportunidade de assistir a várias entrevistas clínicas a doentes internados por vezes com a presença de familiares, a realização de electroconvulsivoterapia e à reunião da equipa de internamento com a equipa que trabalha no centro de saúde da área correspondente. Em paralelo com as atividades hospitalares, os alunos participaram num projeto de investigação contribuindo com a pesquisa bibliográfica do tema “Treated prevalence of psychiatric disorders in primary care at national level”. Foram também lecionados dois seminários teórico-práticos acerca da abordagem prática em algumas situações psiquiátricas mais frequentes.

Estágio de Medicina Geral e Familiar

(6)

contexto biopsicossocial, fomentando as capacidades comunicativas e de raciocínio clínico centrado no doente.

Estágio de Medicina Interna

O estágio de Medicina Interna decorreu durante 8 semanas no Serviço de Medicina II do Hospital Egas Moniz- CHLO sob a tutoria do Dr.Francisco Silva. Os objetivos gerais do estágio de Medicina Interna predem-se com a aquisição autonomia na colheita de historia clínica, na realização de exame objetivo, no diagnóstico e elaboração do plano terapêutico.

Durante o estágio passei a maioria do tempo na enfermaria, tendo frequentado também o serviço de urgência. Na enfermaria o trabalho desenvolvido foi totalmente integrado no funcionamento da equipa mas tendo já alguma autonomia, ficando a meu cargo a observação, discussão e proposta terapêutica de um doente. Treinei competências práticas no que diz respeito ao exame objetivo, comunicação com doentes e familiares, e desempenho global na atividade diária do médico internista. O facto de acompanhar a discussão de todos os doentes contribuiu para o desenvolvimento não só do raciocínio clínico, mas também para a discussão ética de algumas situações. Tive também a oportunidade de assistir a diversas sessões clínicas e formativas, bem como a oportunidade de apresentar um trabalho sobre “Neoplasias Mieloproliferativas” no serviço.

Estágio de Cirurgia Geral e Gastroenterologia

(7)

nesta unidade curricular, também frequentei um estágio de 2 semanas no Serviço de Gastroenterologia do mesmo hospital e 1 semana no serviço de urgência. O estágio de cirurgia teve como objetivos gerais consolidação de conhecimentos já adquiridos acerca das patologias onde a Cirurgia Geral desempenha um papel central e observação/realização de procedimentos técnicos ao nível da pequena cirurgia. Ao longo das semanas de estágio, foi possível acompanhar o meu tutor na enfermaria, consulta externa e serviço de urgência. No Bloco Operatório, para além de assistir a vários procedimentos foi ainda possível participar em algumas cirurgias como 2º ajudante e assistir a algumas cirurgias na área de Cirurgia Pediátrica.

Durante as duas semanas em que estive no serviço de Gastroenterologia, a maioria do tempo foi dedicada à observação de endoscopias, colonoscopias e CPRE. Tive ainda a oportunidade de acompanhar as consultas de gastroenterologia geral, de proctologia e de participar numa reunião multidisciplinar de discussão de doentes oncológicos

No final do estágio, juntamente com a minha colega de grupo, apresentei um caso clínico de gangrena de Fournier intitulado “ Quando melhor é pior” no mini congresso de cirurgia.

Estágio Opcional: Cirurgia Geral

(8)

serviço de urgência, bloco operatório central e pequena cirurgia. Apesar de não haver muitas oportunidades para participar, consegui observar patologias e cirurgias muito diferentes das observadas no estágio anterior.

R

E F L E X Ã O C R Í T I C A

(9)

autonomia a conduzir uma consulta e confiança nos meus conhecimentos, sempre acompanhada. O estágio de Medicina Interna foi o mais profissionalizante e acima de tudo o estágio em que tive mais autonomia, permitindo o desenvolvimentos das minhas capacidade clínicas. No estágio de Cirurgia Geral, não tive oportunidade de melhorar técnicas ao nível da pequena cirurgia, conseguindo no entanto observar um número considerável de cirurgias e participar em algumas.

Considero que este ano consegui aprofundar os meus conhecimentos, e colmatar falhas de anos anteriores nalgumas áreas que não são tanto do meu gosto. Gostaria de referir como aspeto muito positivo o baixo rácio aluno / tutor, na maioria dos estágios 1:1, que permitiu a realização da maioria dos meus objetivos.

No seguimento da leitura do documento “Tuning Project (Medicine)”, penso que durante o curso me foi permitido atingir a grande maioria dos objetivos propostos. No entanto acho que é pertinente realçar algumas falhas de formação deste plano curricular nomeadamente a falta de conhecimentos em Suporte Básico de Vida, falha que foi colmatada no novo plano curricular.

(10)

e gestão de orçamento podem ser uma mais valia numa era em que temos de gerir bem os recursos disponíveis.

Atualmente a medicina requer a perceção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar e não pode ser indiferente ao componente social, o que torna a educação médica muito complexa. Penso que a faculdade não nos prepara totalmente para estas dimensões, sendo o ensino centrado nas componentes mais técnicas. Por esta razão a minha participação durante estes 6 anos em ações de voluntariado, nas conferências sobre temas éticos e na Tuna me permitiu colmatar um pouco estas falhas.

O balanço final deste ano é bastante positivo, quer na dimensão pessoal e relacional, quer na dimensão académica na preparação para o Ano Comum. Gostaria de agradecer a todos os meus tutores e professores que durante o curso me me transmitiram conhecimentos teóricos e um pouco da sua experiência e me incutiram a responsabilidade de continuar a minha aprendizagem ao longo da vida.

(11)

A

N E X O S

(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Os estilos parentais podem ser vistos como um conjunto de padrões de comportamento dos pais para com os filhos, que os influenciam desde o início do seu

A visão da Medicina Dentária como uma área multidisciplinar tem sido cada vez mais uma realidade, sendo que na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica

This work presents evidence that trade barriers such as nominal tariffs on imports result on a negative impact on the productivity – either labor productivity or total

Para a avaliação da relação entre ocorrência de readmissão e fatores de risco não modificáveis foram consideradas as variáveis idade, sexo, diagnóstico principal

Keywords: optimal design; bifurcated tubes; heat flux; laminar and turbulent flows; minimum expenditure of power; constructal law.. Miguel is an Associate Professor of

Documento: alguma foto, memória, diário ou algo similar, que seja significativo, de sua história que você julga que possa enriquecê-lo (a) e completá-lo (a); 6. Se você ainda

Sequential Injection Kinetic Flow Assay for Monitoring Glycerol in a Sugar Fermentation Process.. by

PSP and ASP outbreaks result from the consumption of toxin-contaminated shellfish. Those vector species that are edible and have economic interests are the most