• Nenhum resultado encontrado

FICHA LIMPA E O COMBATE A CORRUPÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA LIMPA E O COMBATE A CORRUPÇÃO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

FICHA LIMPA E O COMBATE

A CORRUPÇÃO

Saiba o que é a Lei da

Ficha Limpa

,

aprenda a avaliar os candidatos

na hora de votar.

(2)

De iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa tem o objetivo de combater a corrupção eleitoral e aumentar a idonei-dade dos candidatos,a seguir confira os desdobramentos do combate á corrupção eleitoral.

LEI DA FICHA LIMPA

(3)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

IMPEACHEMENT

A poucos dias do pleito eleitoral, que acontecerá no próximo dia 02 de outubro, chegou o momento crucial do exercício de cidadania, o voto consciente. Nesse momento de crise socioeconômica e politica, o desa-creditar na politica brasileira e as insatisfações com os representantes eleitos são imensas, diante dos inúmeros escândalos de envolvidos políticos em crime de cor-rupção dentre outros.

Recentemente acompanhamos o processo de “impeach-ment” da Presidente Dilma Rousseff, a nação com os olhos voltados para Brasília emergida numa profunda crise institucional. O processo consistiu em uma questão processual aberta com vistas ao impedimento da con-tinuidade do mandato de Dilma Rousseff como a Presi-dente da República do Brasil. Iniciou-se com a aceit-ação, em 2 de dezembro de 2015, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo

(4)

Cunha, de denúncia por crime de responsabilidade oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janai-na Paschoal, e se encerrou no dia 31 de agosto de 2016, resultando na destituição de Dilma do cargo. No entanto, ao votar pela destituição de Dilma Rousse-ff, o Senado decidiu dividir a votação, aplicando apenas a pena de perda do cargo (aprovada por 61 senadores), mas não a inabilitação para exercício de funções públicas (42 senadores votaram por essa condenação, não formando o quórum de 2/3 da Casa, necessário para esse tipo de medida). Assim, Dilma Rousseff tornou-se o segundo Presidente da Repú-blica a sofrer impeachment no Brasil, sendo Fernando Collor o primeiro em 1992.

(5)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

FICHA LIMPA

Hoje temos uma ferramenta poderosa, instrumental-izada na forma da Lei Complementar nº 135, ou Lei Ficha Limpa, determina a inelegibilidade,

durante o período de oito anos, de políticos conde-nados em processos criminais em segunda instân-cia, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, dentre outros critérios.

Essa lei nasceu em dezembro de 2010 por iniciati-va popular, com a Campanha da Ficha Limpa, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Eles desenvolveram esta campanha por conta das manifestações de diversos setores da sociedade, pedindo maior rigor para as candidatu-ras políticas e no combate à corrupção.

A Lei da Ficha Limpa surgiu como forma de impedir os candidatos que têm problemas na Justiça, sendo vedadas suas nomeações. Também visa proteger a moralidade no exercício do mandato, exigindo mais transparência dos candidatos.

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

(6)

FICHA LIMPA

A corrupção afeta toda a sociedade, de forma direta ou indireta, como na saúde, educação, no trabalho honesto, nos impostos, no desenvolvimento social, educacional e humano. Os anseios da sociedade buscam ressaltar a importância popular no controle e combate à corrupção eleitoral, além das principais realizações e mudanças trazidas pela Lei da Ficha Limpa.

Quando a corrupção é constante no corpo político e tolerada pela sociedade, as pessoas mais necessita-das sofrem de forma direta com seus efeitos, haja vista que as estruturas dos poderes instituídos se ocupam, por vezes, com temas que lhes rendem van-tagens, tornando quase inoperantes os interesses públicos vitais.

Muitos hospitais públicos deixam de atender pa-cientes na forma devida em decorrência de desvios de recursos da saúde para outras rubricas orça-mentárias mais facilmente manipuladas.

(7)

FICHA LIMPA

Em 2014, um levantamento da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que existiam no Brasil, atualmente, 346.742 processos de potenciais

inelegíveis devido à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, e por outras conde-nações.

Por conseguinte, são considerados crimes eleitorais todas aquelas condutas que, durante o processo eleitoral, atingem ou maculam a liberdade do direi-to ao vodirei-to ou mesmo os procedimendirei-tos das ativi-dades eleitorais, desde o alistamento eleitoral, pas-sando pelas fases de registro de candidatos, propa-ganda eleitoral, "voto de cabresto" (abuso de autori-dade, compra de votos ou utilização da máquina pública), dia da votação, apuração, até a diplo-mação dos eleitos.

Nesse contexto, a campanha da Ficha Limpa foi lançada em 2008, mediante iniciativa popular, reunindo diversas assinaturas. Em 2009, chegou ao Congresso Nacional e no ano de 2010 foi sancio-nada a Lei Complementar 135/2010, conhecida

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

lançada em 2008, mediante iniciativa popular, reunindo diversas assinaturas. Em 2009, chegou ao

(8)

FICHA LIMPA

Além do acréscimo das hipóteses de inelegibilidade absoluta e do aumento da duração do impedimento para se candidatar a cargo eletivo, a grande alteração trazida pela Lei da Ficha Limpa foi a dispensa de trânsi-to em julgado das decisões para aplicação da inelegi-bilidade aos que incorrerem nas infrações tipificadas na Lei Complementar 64/90.

Assim, pode-se concluir que a participação do cidadão na política de seu país é decisiva. O direito ao voto secreto e o poder de eleger e ser eleito para cargos públicos de forma honesta são fundamentais para o combate à corrupção. Além disso, deve haver con-stante fiscalização por parte dos órgãos públicos e a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa, a fim de que os direitos fundamentais sejam resguardados e que se mantenha concretizado o Estado Democrático de Direito.

(9)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

CONFIRA OS CRIMES QUE

CARACTERIZAM FICHA SUJA

A Lei Ficha Limpa ainda proíbe a candidatura de quem for condenado, em decisão sem a possibilidade de recurso pelos crimes:

Crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

Contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;

Contra o meio ambiente e a saúde pública;

Eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;

Abuso de autoridade, nos casos em que haver conde-nação á perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;

De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; De tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos e equiparados;

De redução à condição análoga à de escravo; Contra a vida e dignidade sexual;

Praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

(10)

COMO SABER SE UM

CANDIDATO ESTÁ INELEGÍVEL

Apesar de serem muitos os crimes que podem impedir uma candidatura, é possível descobrir facilmente se algum candidato que exerce função pública teve as contas do seu mandato rejeitadas por irregularidade insanável, o que pode deixar o candidato inelegível por 8 anos. Em ano eleitoral, o Tribunal de Contas da União encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, incluindo os prefeitos em exercício. Ter as contas rejeita-das não constitui um fator definitivo para tornar o candida-to inelegível, mas é possível utilizar essa informação para anexar à petição que pode levar à impugnação de sua candidatura.

(11)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

COMO SABER SE UM

CANDIDATO ESTÁ INELEGÍVEL

A impugnação da candidatura só ocorre definitiva-mente quando a Câmara dos Vereadores também rejei-ta as conrejei-tas desse candidato. Veja a lisrejei-ta dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU. Para procurar o nome de um prefeito basta abrir a lista no seu navegador, clicar na tecla Ctrl e logo depois na tecla F no teclado do seu computador e escrever o nome do prefeito e apertar Enter.

Conheça tudo o que diz a Lei de Inelegibilidade. E ainda a Justiça Eleitoral criou 11 aplicativos para smartphones e dispositivos móveis para as Eleições 2016. O eleitor poderá acompanhar os processos, informações dos candidatos, saber onde votar ou justi-ficar, acessar os resultados e muito mais. Acesse os aplicativos já disponíveis: http://bit.ly/2aouQAy

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL? VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

(12)

FICHA LIMPA MUNICIPAL

Você sabia que no município de Santos tem a Lei Ficha Limpa Municipal, que é de autoria do Vereador Cacá Teixeira, Lei n.º 3.249, de 03 de março de 2016, tem como objetivo complementar a Lei Ficha Limpa Federal e Estadual cuja atuação é restrita para cargos eletivos. Já a “Lei Ficha Limpa Municipal” estabelece regras para disciplinar nomeação para cargos em

comissão e funções gratificadas no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo.

“Essa lei tem por objetivo proteger a moralidade admin-istrativa e evitar o abuso do poder econômico e políti-co, estabelecendo critérios para essas nomeações”, explica o autor da propositura, o vereador Carlos Teix-eira Filho. Confira o vídeo da sessão na Câmara Mu-nicipal de Santos

https://youtu.be/iYXwCXYeAI-Q?list=PL1MKyv_rxY8YETpst-bjJmAZXw03J4cDB

Agora

(13)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

VOCÊ SABE QUAL É PAPEL

DO PREFEITO?

Eles aplicam o orçamento da sua cidade em Saúde, Educação, Transporte, Saneamento, Urbanismo e outras benfeitorias que se façam necessárias ao municí-pio e sua população.

(14)

O PREFEITO E A EDUCAÇÃO

Na educação, o Prefeito deve construir e cuidar das creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental médio, da merenda e material escolar e do transporte dos alunos até a escola e da escola para casa.

Fique ligado aos planos do seu candidato a prefeito para a educação!

Cacá Teixeira

Vereador

(15)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

O PREFEITO E A SAÚDE

Na área da saúde, o Prefeito deve providenciar e manter a prestação de serviços de saúde em sua

cidade, coordenar e planejar ações do SUS em âmbito geral, administrar hospitais, centros e postos de saúde entre outras funções.

Não esqueça de ver o que o seu candidato planeja para a saúde da população Santista!

(16)

O PREFEITO E O URBANISMO

No quesito urbanismo, o Prefeito deve manter a limpeza da cidade, promovendo a coleta de lixo. Deve gerenciar o transporte coletivo para a popu-lação, promover a iluminação pública, a pavimen-tação e manutenção das ruas, a desobstrução dos bueiros e outros meios de escoamento das águas da chuva, a conservação das praças e jardins e tudo mais que for necessário para manter Santos linda e habitável.

(17)

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

É o vereador Cacá Teixeira.

O PREFEITO E AS FINANÇAS

As finanças do município são responsabilidade do Prefeito que deve arrecadar recursos da população através dos impostos, como o IPTU, ISS e ITBI, deve também, administrar e aplicar esses recursos nas melho-rias da cidade e do bem estar da população.

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$

$$$$

(18)

O PAPEL DO VEREADOR

O vereador propõe leis e fiscaliza a sua aplicação, indica ou requer ações da administração, como por exemplo as obras públicas, porém, não tem o poder de realizá-las diretamente. Ele também deve estar atento às demandas da população durante todo o seu mandato e deve fiscalizar e prevenir abusos de autoridade e super-faturamento.

Fique atento aso projetos do seu candidato a vereador! Dê uma olhada no site do Cacá Teixeira e conheça os projetos dele: www.cacateixeira.com.br

(19)

A lei do Vereador Cacá Teixeira (PSDB) tem como objetivo o combate à corrupção eleitoral, proteger a moralidade administrativa e evitar o abuso do poder econômico e políti-co por parte dos cargos políti-comissionados no poder executivo e legislativo.

Os noticiários diariamente divulgam os números alarmantes dos desvios de verbas públicas, Cacá luta para regaste da moralização das instituições e a permanecia do Estado De-mocrático de Direito, para exercício pleno da cidadania.

VOCÊ SABE QUEM É O AUTOR DA LEI FICHA LIMPA MUNICIPAL?

A FICHA LIMPA DO

(20)

Referências

Documentos relacionados

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma