• Nenhum resultado encontrado

Jornal86junho2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal86junho2011"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

A palavra do presidente

Excelentíssimos senhores Delegados e Delegadas de Pernambuco, após quase dois meses ocupando este digníssimo cargo, pouco implementamos daquilo que foi proposto durante a nossa campanha. Isso se deu em vir-tude de ingressarmos na diretoria durante a fase de ne-gociações com o Governo, que já estava em andamento.

Com tal efeito, a situação nos subtraiu significativo tem-po e esforço devido ao grande dispêndio de energia que se faz necessário para alcançarmos algo, que se não de-sejável, mas ao menos seja aceitável para a nossa Classe. No entanto, podemos destacar aqui algumas conquis-tas já realizadas, tais como: a criação da nossa Comissão de Defesa de Prerrogativas, com atuação em todo o Esta-do e que já promoveu algumas ações exitosas de comba-te à usurpação de função pública; a revitalização do nos-so Jornal, que resgatou o seu formato original e firmou-se de forma mais crítica e independente; a redução dos cus-tos de administração da ADEPPE, gerando superávit nos dois meses de direção(com atitudes austeras e de renegociação de contratos que oneravam nosso orçamen-to); implantação de um departamento jurídico realmente atuante; renovação do nosso site institucional, ainda em construção, mas que traz um conteúdo totalmente volta-do à Classe de Delegavolta-dos de Polícia.

No entanto, como já havia dito antes, a nossa cami-nhada será longa e espinhosa, há muito a ser conquista-do pela classe. É uma longa jornada até alcançarmos um objetivo ideal. Porém, para chegarmos a algum lugar, é preciso que saibamos primeiramente aonde queremos ir, definir quais os nossos objetivos, para direcionarmos nos-sos esforços nesse sentido.

Ressalto, que sozinho não conseguirei chegar a lugar

algum. Preciso da ajuda, companheiris-mo, confiança, cumplicidade, lealdade e muitas vezes, compreensão de Vos-sas Excelências, para que eu possa

02

02

02

02

02

Os adeppeanos já podem pensar no sorteio da premiação do JA do fim do ano: uma TV LED (última geração) de 32 polegadas. E para concorrer ao grande prêmio é fácil. Basta participar do “Quem Colabora Ganha Prêmio”.

Criado com o objetivo de estimular a categoria a con-tribuir com este espaço democrático que é o Jornal Adeppe, o JA vai sortear a TV na festa de

confraterniza-Quem colabora ganha... uma T

Quem colabora ganha... uma T

Quem colabora ganha... uma T

Quem colabora ganha... uma T

Quem colabora ganha... uma TV LED 32

V LED 32

V LED 32

V LED 32

V LED 32

ção da categoria, em

de-zembro, entre os delega-dos que enviarem as suas contribuições.

Por isso, mande o quan-to antes a sua colaboração para o e-mail do JA (jornaladeppe@yahoo.com.br). Fundado em 09/06/87 Fundado em 09/06/87 Fundado em 09/06/87 Fundado em 09/06/87 Fundado em 09/06/87

Conselho Editorial: Presidente Flaubert Queiroz Flaubert Queiroz Flaubert Queiroz Flaubert Queiroz Flaubert Queiroz 1º vice Gileno SiqueiraGileno SiqueiraGileno SiqueiraGileno SiqueiraGileno Siqueira 2º vice Francisco RodriguesFrancisco RodriguesFrancisco RodriguesFrancisco RodriguesFrancisco Rodrigues

Edição e Redação Natalia FalcãoNatalia FalcãoNatalia FalcãoNatalia FalcãoNatalia Falcão Diagramação Vilma Albuquerque-DRT 2453 Vilma Albuquerque-DRT 2453 Vilma Albuquerque-DRT 2453 Vilma Albuquerque-DRT 2453 Vilma Albuquerque-DRT 2453 Tiragem 2.000 exemplares2.000 exemplares2.000 exemplares2.000 exemplares2.000 exemplares

O Jornal Adeppe é de propriedade e orientação da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não representam necessariamente o pensamento da ADEPPE. Todos os direitos reservados.

Direção e Redação: rua da Aurora, 387, Boa Vista, Recife, PE. Fones 3221.2925 - 3423.4319. Home Page: www.adeppe.com.br E-mail: jornaladeppe@yahoo.com.br

Errata - Errata - Errata -

Errata - Errata - Por problemas técnicos, informamos que oPor problemas técnicos, informamos que oPor problemas técnicos, informamos que oPor problemas técnicos, informamos que oPor problemas técnicos, informamos que o e-mail do Jornal Adeppe mudou. Agora o endereço é: e-mail do Jornal Adeppe mudou. Agora o endereço é:e-mail do Jornal Adeppe mudou. Agora o endereço é: e-mail do Jornal Adeppe mudou. Agora o endereço é:e-mail do Jornal Adeppe mudou. Agora o endereço é: jornaladeppe@yahoo.com.br. Pedimos desculpas e soli-jornaladeppe@yahoo.com.br. Pedimos desculpas e soli-jornaladeppe@yahoo.com.br. Pedimos desculpas e soli-jornaladeppe@yahoo.com.br. Pedimos desculpas e soli-jornaladeppe@yahoo.com.br. Pedimos desculpas e

soli-citamos aos adeppeanos que nos enviem novamente as citamos aos adeppeanos que nos enviem novamente ascitamos aos adeppeanos que nos enviem novamente as citamos aos adeppeanos que nos enviem novamente ascitamos aos adeppeanos que nos enviem novamente as suas contribuições. Contamos com o seu apoio! Sua suas contribuições. Contamos com o seu apoio! Suasuas contribuições. Contamos com o seu apoio! Sua suas contribuições. Contamos com o seu apoio! Suasuas contribuições. Contamos com o seu apoio! Sua colaboração é muito importante.

colaboração é muito importante.colaboração é muito importante. colaboração é muito importante.colaboração é muito importante.

desempenhar meu papel respaldado na representativida-de.

Apesar do pouco tempo na presidência da ADEPPE, podemos diagnosticar alguns problemas crônicos na nos-sa Associação. O maior deles é a falta de unidade. Cada um de nós tem uma idéia diferente do que seria o ideal para a Classe.

Obviamente o pensamento classista deve ser dialético, discutido e debatido, como tudo que existe no mundo do Direito e da própria filosofia. Assim, é certo que devemos exercitar as discussões sobre nossos rumos, sempre ob-servando diretrizes nacionais de lutas, defesa de prerro-gativas, modernização da nossa própria instituição e, que-bra de alguns paradigmas.

Precisamos convergir nossos interesses mais amplos, observando o horizonte e avançar com perspectivas de futuro para a nossa Classe. Não podemos, contudo, per-der de vista os nossos princípios e peculiaridades. Deve-mos fortalecer e unificar o nosso ideal.

Observamos ainda que idéias imediatistas por vezes nos compelem a deixar de avançar e tal situação tem nos impedido de crescer como Instituição e como Carreira. Desta forma, se faz necessário que, a partir de discussões construtivas, elaboremos uma pauta permanente de rei-vindicações para a Classe, firmando objetivos comuns e pautando nossas estratégias nesses objetivos.

(3)

A expressão que dá título a esta crônica escutei de um colega, em uma das últimas assembleias da classe. O companheiro defendia um mandato de três anos para o delegado perma-necer no mesmo local de trabalho, li-vrando a autoridade das injunções do poder político e do econômico. O man-dato é como uma inamovibilidade re-lativa. É o embrião de um princípio comum às carreiras jurídicas, o qual não contempla as autoridades polici-ais. A garantia da inamovibilidade é um pilar fundamental ao exercício da atividade de polícia judiciária. Muitos governantes falam de uma polícia pro-fissional, mas não fazem por onde isso acontecer.

A discussão do assunto me fez lem-brar de um episódio por mim vivenciado no início da carreira polici-al. Eu, delegado concursado, chefia-va a delegacia de Serra Talhada, terra de Virgulino Ferreira – o Lampião. Tudo decorria na maior tranqüilidade no trabalho da polícia na cidade, ape-sar do “pecado mortal” que este dele-gado cometeu, logo ao assumir a D e-legacia. Na época, existia a figura do suplente de delegado. Um cidadão, um militar da reserva ou da ativa, ocu-pava esse cargo, nomeado em caráter comissionado, por ato governamental. Do meu suplente, um comercian-te, soube de uma vida pregressa pon-tuada de atividades nem tanto repu-blicanas. Não me restou outro cami-nho: consubstanciei em documento as razões para pedir a sua exonera-ção. Consegui meu intento e desagra-dei definitivamente a uma liderança política local.

Chega o período eleitoral. Ótima oportunidade para me remover da ci-dade. Um comício é programado na Praça Agamenom Magalhães. Por en-tender que não é papel de delegado de polícia subir em qualquer palan-que, fiel às minhas obrigações, per-maneci cuidando da segurança do evento e da cidade. Agindo com

inde-A represália geográfica

A represália geográfica

A represália geográfica

A represália geográfica

A represália geográfica

TTTTTANCRÊDO LANCRÊDO LANCRÊDO LANCRÊDO LANCRÊDO LOOOOOYYYYYO BORBAO BORBAO BORBAO BORBAO BORBA

Muitos governantes Muitos governantes Muitos governantes Muitos governantes Muitos governantes falam de uma falam de uma falam de uma falam de uma falam de uma polícia profissional, polícia profissional, polícia profissional, polícia profissional, polícia profissional, mas não fazem mas não fazemmas não fazem mas não fazemmas não fazem por onde isso acont por onde isso acontpor onde isso acont por onde isso acontpor onde isso acontecerecerecerecerecer... pendência e isenção. Não subi no palanque como queriam algumas pes-soas.

No dia seguinte, veio o troco. Era voz corrente no meio do povo que eu seria removido daquela delegacia. Atendendo chamado do secretário da então SSP, fui ao Recife e recebi a de-terminação. Estava transferido para o município da Pedra, um dos menores do Estado. A punição foi realmente geográfica. Naquele tempo, início da implantação da Polícia de Carreira, só as grandes cidades recebiam delega-dos concursadelega-dos.

Deixei Serra Talhada. De gente ami-ga, decente e ordeira. Boas lembran-ças do gordo e bonachão Padre Jesus. Dos companheiros policiais militares Francisco Magalhães e Ailton Noguei-ra. De um show do cantor Waldick Soriano no Cine Art. Naquela noite, o Pajeú tremeu. O artista, dizendo ho-menagear a mulher serratalhadense, entregou um ramalhete à Nivalda, dona do cabaré que abrigava as mu-lheres mais cobiçadas da “zona”. O ti-ti-ti rolou solto. É que no auditório es-tavam filhas de respeitadas famílias, misturadas com “as damas da noite”. Na pacata Pedra, a delegacia fun-cionava na cadeia pública, onde até então, o soldado Vaz, escrivão ad hoc cuidava de tudo. Com o apoio do juiz de Direito e ex-delegado de Polícia Marcílio de Carvalho Sampaio, conse-gui uma casa na praça principal da cidade para instalar a repartição poli-cial. Para se isolar do mundo, Pedra era o local ideal. Sintonizar televisão? Nem pensar. Ouvir rádio? Só a Carde-al Arcoverde, quando pegava. Só era possível ler o Diario de Pernambuco,

quando um dos dois carros de aluguel retornava de viagem e trazia o jornal. As ocorrências policiais eram pou-cas. Uma lesão corporal. Uma desa-vença aqui. Outra acolá. Mas uma, em especial, me chamou a atenção. Vou resumir. Dia de feira, um pequeno agricultor pede um “particular” ao de-legado. Ao seu lado, uma morena de corpo bem cevado, vestes simples e olhar aceso. Era a filha do homem, com seus 16 anos. Ele dasabafou: “Doutor, fizeram mal a minha filha. Essa menina não é mais moça. Foi o namorado dela”. Tomada a termo a representação, expedi guia médica e encaminhei a jovem ao Dr. Ezequiel Braz, médico conceituado na região. Para meu espanto, o homem logo abriu o jogo: “Seu delegado, para re-parar, se o sujeito não quiser cuidar de minha filha, ele me dê uma vaca leiteira, com um bezerro. O menino se cria”.

Na feira seguinte, se fez a paz. Pro-videnciado o casamento, o noivo “as-sumiu a moça”, no dizer do pai. De quebra, entregou ao homem uma vaca da raça Gir, com bezerro e boa de leite. O que me fez escrever, tem-pos depois, no JA, edição de maio de 1997, o artigo A Virgindade e a Vaca. São muitas histórias. E uma só con-clusão: a inamovibilidade do delega-do de polícia é urgente. Dentre outras garantias, prerrogativas, direitos e van-tagens que precisam vir. Para que a autoridade policial exercite suas tare-fas com dignidade, independência e imparcialidade.

Já se passaram alguns anos - para não dizer muitos -, as remoções de delegados por desagradar aos pode-rosos do pedaço diminuíram, mas ain-da hoje acontecem. Quem sabe um dia, com a Lei Orgânica da Polícia Ci-vil, essa prática, danosa ao trabalho do delegado e à sociedade, seja ex-terminada.

Tancrêdo Loyo Borba é delegado e jornalista.

(4)

04

04

04

04

04

TTTTTrist

rist

rist

rist

riste memória

e memória

e memória

e memória

e memória

O conf

O conf

O conf

O conf

O confisco dos q

isco dos q

isco dos q

isco dos quinq

isco dos q

uinq

uinq

uinquênios

uinq

uênios

uênios

uênios

uênios

az um ano que o Governo do Estado confiscou os quinquênios de 457 dele-gados de Polícia. Duzentos

FFFFF

e dezenove da ativa e 238

aposen-tados. Uma gratificação de natu-reza pessoal, fruto de uma vida de trabalho, foi extinta. De forma su-mária. Tudo aconteceu dentro da mensagem de reajuste salarial, concedido pelo Governo aos dele-gados no ano passado, sob o fal-so argumento de que a proposta era vantajosa para a classe. Nun-ca foi. Quem acompanhou as duas últimas assembleias, realizadas

em 2010 nos auditórios do Banco Central e do Edifício Círculo Católico, tem memória do acontecido.

Uma coisa o Governo conseguiu: plantou a cizânia no meio da categoria. De forma inédita, cada delegado - dos

prejudicados -, teve um índice di-ferente de reajuste. Sempre o me-nor - e muito meme-nor - do que o percentual alardeado pelo Governo. Mesmo quem tinha apenas um quinquênio, teve perdas. Para ficar claro - e bem informar o leitor não adeppeano -, é bom dizer que so-mente aqueles que não possuíam nenhum quinquênio foram con-templados com o reajuste integral proposto pelo Governo. E mesmo assim, em um percentual bem abaixo do que a categoria pleitea-va.

Os delegados buscam na Justi-ça a reparação do dano sofrido. A dor não passa. A ferida não sara. “Quem bate, esquece. Quem apanha, lembra para sempre”. É a voz do povo.

por Tancrêdo Loyo

/¬GHU

ORQJH

SDUDLUFDGDYH]PDLV

)RUWH

SHUWR

SDUDƮFDUFDGDYH]PDLV

3DUD IRUWDOHFHU R FUHVFLPHQWR GR %UDVLO D &KHVI HVWi LQGR FDGD YH] PDLV ORQJH $ PDLRU JHUDGRUD GH HQHUJLD HOpWULFD GR 3DtV WUDQVPLWH H FRPHUFLDOL]D HQHUJLD GH QRUWH D VXO 6mR ELOK}HV GH UHDLV LQYHVWLGRV HP JUDQGHV SURMHWRV H LQRYDo}HV FRPR DV XVLQDV GH -LUDX HP 5RQG{QLD GH 'DUGDQHORV QR 0DWR *URVVR H RXWUDV FHQWHQDV GH REUDV H Do}HV e DVVLP DFUHGLWDQGR QR %UDVLO H QR 1RUGHVWH TXH D &KHVI FXPSUH VHX SDSHO LQGR FDGD YH] PDLV ORQJH SDUD ¿FDU FDGD YH] PDLV SHUWR GH WRGRV

&KHVI

&DGDYH]PDLVORQJH



&DGDYH]PDLVSHUWR

Ministério de

Minas e Energia

3DUD IRUWDOHFHU R FUHVFLPHQWR GR %UDVLO $ PDLRU JHUDGRUD GH HQHUJLD HOpWULFD

UHDLV LQYHVWLGRV HP JUDQGHV SURMHWRV

SDUD ¿FDU FDGD YH] PDLV SHUWR GH WRGRV

(5)

05

05

Delegacia da Várzea, co-mandada pelo delegado Bruno Chacon, ganhou prê-mio nacional de melhor

AAAAA

unidade policial do País, durante o V Encontro do Fórum Nacional de Se-gurança Pública, em Brasília. A esco-lha da DP da Várzea foi feita pelo Ins-tituto Altus Global Alliance (ONG In-ternacional), que pesquisou milhares de delegacias de todo o País e ates-tou a boa qualidade dos serviços pres-tados pela unidade policial aos per-nambucanos.

Já o prêmio estadual ficou com a Delegacia de Tejipió, dirigida pela de-legada Andréa Melo. A avaliação rea-lizada pelo Altus leva em conta, en-tre outras questões, a opinião dos mo-radores das áreas cobertas pelas

de-legacias e avalia a qualidade do ser-viço em cinco dimensões: 1) orienta-ções para a comunidade; 2) condiorienta-ções materiais; 3) tratamento igualitário e sem preconceito; 4) transparência e prestação de contas; 5) condições de detenção.

Em Pernambuco, a Altus conta com a parceria do Núcleo de Estudos em Criminalidade, Violência e Políti-cas PúbliPolíti-cas de Segurança/UFPE para realização das visitas, tendo como coordenadora da pesquisa, Clarissa Galvão.

Foto: Divulgação

ONG Internacional escolhe a DP da Várzea como a melhor do Brasil

ONG Internacional escolhe a DP da Várzea como a melhor do Brasil

ONG Internacional escolhe a DP da Várzea como a melhor do Brasil

ONG Internacional escolhe a DP da Várzea como a melhor do Brasil

ONG Internacional escolhe a DP da Várzea como a melhor do Brasil

Ex-delegada, R

Ex-delegada, R

Ex-delegada, R

Ex-delegada, R

Ex-delegada, Romilda Galvão

omilda Galvão

omilda Galvão

omilda Galvão

omilda Galvão

é homenageada no Ágape

é homenageada no Ágape

é homenageada no Ágape

é homenageada no Ágape

é homenageada no Ágape

Foto: J. Geraldo

AAAAA

homenagem do Caxangá Ágape à procuradora de Jus-tiça Romilda Galvão Coelho acabou virando um ato de

disparou Fernando, que lembrou ain-da o trabalho de Romilain-da no MP. “Romilda exerceu a profissão de for-ma altiva, sem nunca descurar do seu juramento”, disse.

Também estiveram presentes o chefe da Polícia Civil, Manoel Carnei-ro, a presidente da Associação do Mi-nistério Público, Norma Sales e o vice-presidente da ADEPPE, representan-do a entidade, Francisco Rodrigues. Por lá também os delegados: Francis-co Jardim, Genivaldo Fonseca, Fátima Câmara, Evanize Veras, Judite Cortizo, Alessandra Brito, Silvana Carla, Margareth Carvalho, Darley Timóteo, Joedilson Teixeira e Tancrêdo Loyo. desagravo ao trabalho dos delegados

pernambucanos. Romilda, que tam-bém foi da categoria, teve uma des-tacada atuação, tanto na Polícia Civil, como no Ministério Público.

Foi do procurador Fernando Pessoa a defesa mais contundente. “A Cons-tituição de 1988 estabeleceu o qua-drilátero da Justiça, onde figuram o juiz, o promotor, o defensor público e o delegado, com tratamento remune-ratório igualitário. E passados mais de vinte anos, isso ainda não aconteceu”,

Os delegados Bruno Chacon e Andréa Os delegados Bruno Chacon e Andréa Os delegados Bruno Chacon e Andréa Os delegados Bruno Chacon e Andréa Os delegados Bruno Chacon e Andréa Melo durante a premiação

Melo durante a premiação Melo durante a premiação Melo durante a premiação Melo durante a premiação

Homenagem à procuradora reuniu nomes da Adeppe, do Governo do Estado e Homenagem à procuradora reuniu nomes da Adeppe, do Governo do Estado eHomenagem à procuradora reuniu nomes da Adeppe, do Governo do Estado e Homenagem à procuradora reuniu nomes da Adeppe, do Governo do Estado eHomenagem à procuradora reuniu nomes da Adeppe, do Governo do Estado e do Caxangá Ágape

do Caxangá Ágapedo Caxangá Ágape do Caxangá Ágapedo Caxangá Ágape

O Jornal Adeppe segue O Jornal Adeppe segueO Jornal Adeppe segue O Jornal Adeppe segueO Jornal Adeppe segue na campanha pela aprova-na campanha pela aprova-na campanha pela aprova-na campanha pela aprova-na campanha pela aprova-ção da Lei Orgânica da Polí-ção da Lei Orgânica da Polí-ção da Lei Orgânica da Polí-ção da Lei Orgânica da Polí-ção da Lei Orgânica da Polí-cia Civil, que já foi reconhe-cia Civil, que já foi reconhe-cia Civil, que já foi reconhe-cia Civil, que já foi reconhe-cia Civil, que já foi reconhe-cida em outros estados do cida em outros estados docida em outros estados do cida em outros estados docida em outros estados do País, como Minas Gerais. A País, como Minas Gerais. APaís, como Minas Gerais. A País, como Minas Gerais. APaís, como Minas Gerais. A ideia é chamar a atenção e ideia é chamar a atenção eideia é chamar a atenção e ideia é chamar a atenção eideia é chamar a atenção e buscar o engajamento de di-buscar o engajamento de di-buscar o engajamento de di-buscar o engajamento de di-buscar o engajamento de di-versos setores da sociedade versos setores da sociedadeversos setores da sociedade versos setores da sociedadeversos setores da sociedade sobre o tema. Além de man-sobre o tema. Além de man-sobre o tema. Além de man-sobre o tema. Além de man-sobre o tema. Além de man-ter o apelo permanente para ter o apelo permanente parater o apelo permanente para ter o apelo permanente parater o apelo permanente para a aprovação da matéria. A a aprovação da matéria. Aa aprovação da matéria. A a aprovação da matéria. Aa aprovação da matéria. A Lei Orgânica é uma necessi-Lei Orgânica é uma necessi-Lei Orgânica é uma necessi-Lei Orgânica é uma necessi-Lei Orgânica é uma necessi-dade da classe e traz para dade da classe e traz paradade da classe e traz para dade da classe e traz paradade da classe e traz para a Polícia Judiciária avanços a Polícia Judiciária avançosa Polícia Judiciária avanços a Polícia Judiciária avançosa Polícia Judiciária avanços como a regulamentação das como a regulamentação dascomo a regulamentação das como a regulamentação dascomo a regulamentação das funções da categoria. O selo funções da categoria. O selofunções da categoria. O selo funções da categoria. O selofunções da categoria. O selo no JA é permanente: em no JA é permanente: emno JA é permanente: em no JA é permanente: emno JA é permanente: em defesa desse direito da ca-defesa desse direito da ca-defesa desse direito da ca-defesa desse direito da ca-defesa desse direito da ca-tegoria.

tegoria.tegoria. tegoria.tegoria.

colaboração de Silvia Renata

(6)

06

06

06

06

06

Os sonhos

do presidente

Flaubert Queiroz

Li “A Palavra do Presidente” no Jornal ADEPPE nº 85 de maio de 2011 e dou-lhe os parabéns pelas suas pala-vras, pela sua disposição de buscar coisas novas sem escantear o passado e, principalmente, pela sua POSSE! Aceito o seu convite para sonharmos juntos, formular objetivos e buscar metas sempre novas.

Você disse bem: “Se o homem não sonhasse... não teríamos o avião... o homem pisado na lua, atravessado o atlântico... não teríamos tudo que há de fascinante construído pela inteligência do homem”.

Belas palavras, Presidente, feliz reconhecimento aos nossos ancestrais. Para repetir os filósofos, hoje vemos muito mais, porque estamos escanchados nos ombros desses gigantes que sonharam muito à frente de seu tempo para, as gerações do presente, terem o que reco-nhecer e brindar.

Foi a fascinante inteligência de Egmont, Fontenelle, Eraldo Gueiros e nós – Delegados da época – que lega-mos a Polícia de Carreira, até então exercida por leigos, - afilhados políticos, - para fazerem o que os Chefes man-davam. Foi a fascinante inteligência de Clímaco Rátis, Mário Alencar, Távora, Mauni (incluo-me entre estes), Jairo Pontes, Varjal, Batista Moreno, Nair Gusmão, entre ou-tros que criaram a ADEPPE e a sustentaram, dolorosa-mente, até chegar, vitoriosadolorosa-mente, a suas mãos.

Quero sonhar com você e relembrar a história da nos-sa classe, da nosnos-sa Associação, do nosso Jornal... Há muitos dos que construíram essa história que ainda es-tão vivos. Provoque-os, chame-os antes do entardecer... Joubert – quase Flaubert – já afirmava que “um so-nho é metade de uma realidade”.

Pe. Antônio Thomás falava em uma época em que “As esperanças vão conosco à frente e os desenganos vão ficando atrás...” Aproveite esta fase e planifique de es-perança a classe briosa dos Delegados de Polícia.

Alvíssaras para Flaubert, nosso Jornal, nossa Associa-ção, nossa classe.

Recife, 30 de maio de 2011.

Roldão Joaquim dos Santos Roldão Joaquim dos SantosRoldão Joaquim dos Santos Roldão Joaquim dos Santos Roldão Joaquim dos Santos

m encontro com o presidente da Ordem dos Advo-gados do Brasil, seccional de Pernambuco (OAB-PE), Henrique Mariano, o presidente da Adeppe, Flaubert Queiroz, conseguiu o apoio da entidade

Delegados questionam o desvio de funções na Polícia Militar Delegados questionam o desvio de funções na Polícia Militar Delegados questionam o desvio de funções na Polícia Militar Delegados questionam o desvio de funções na Polícia Militar Delegados questionam o desvio de funções na Polícia Militar

E

EE

EE

na tentativa de banir uma prática cada vez mais

frequen-te na Polícia Militar: o desvio de função.

Segundo Flaubert, os PMs estão usando mão de práti-cas de competência exclusiva do Delegado de Polícia, o que acaba prejudicando o andamento do trabalho das duas categorias. “Existem atividades que são exclusivas do delegado e daqueles que fazem uma carreira jurídica. A gente não pode aceitar que quem não tem prerrogativa exerça essas funções”, disse Flaubert.

O presidente entregou na ocasião um ofício ao presi-dente da OAB solicitando formalmente a ajuda da enti-dade para combater a usurpação da função pública. Tam-bém estiveram presentes ao evento o diretor de Prerroga-tivas da Adeppe, delegado Flávio Tau, e o advogado da Adeppe, Thiago Cavalcanti.

Henrique Mariano, por sua vez, mostrou-se sensível ao problema e garantiu a ajuda da entidade para evitar esse tipo de prática. “Podem contar com o nosso apoio”, disse o presidente da OAB, que pediu um levantamento com-pleto sobre o assunto e deve, junto com a Adeppe, ter uma nova agenda. Desta vez, Flaubert e Henrique Mariano devem ir juntos ao Ministério Público para levar o proble-ma ao procurador Aguinaldo Fenelon.

Foto: Natalia Falcão

President

President

President

President

Presidente da ADEPPE

e da ADEPPE

e da ADEPPE

e da ADEPPE

e da ADEPPE

pede apoio à O

pede apoio à O

pede apoio à O

pede apoio à O

pede apoio à OAB

AB

AB

AB

AB

(7)

0

00

07

77

7

Jornal Adeppe – Como é que surgiu o interesse pela carreira de delegada na sua vida?

Gleide Ângelo Gleide ÂngeloGleide Ângelo

Gleide ÂngeloGleide Ângelo - O interesse surgiu porque eu estava buscando a estabilidade de um concurso. Na verdade, no início eu tinha uma imagem distorcida da profissão. Mas quando comecei a conviver com as pessoas da área, por conta de trabalhos anteriores que tive, comecei a gostar da instituição Polícia Civil. Aí foi quando eu decidi ser delegada. Eu só fiz Direito porque eu queria ser delegada. Fiz o vestibular já pensando nisso. E vivi uma agenda bem puxada para atingir esse objetivo: trabalhava pela manhã, estagiava no Tribunal de Justiça à tarde, fazia faculdade à noite e estudava para o concurso de madrugada, até às 3 horas, todos os dias.

JA - Você mencionou que tinha uma imagem diferente da Polícia. Que imagem era essa?

GA GA GA

GA GA - Eu tinha uma imagem que a Polícia era só força bruta. Mas o que eu descobri é uma policia que age por meio legal, com investigação e não com força bruta. O número de inquéritos resolvidos tem aumentado a cada dia e os novos concursos ajudaram a oxigenar a Polícia. A Polícia trabalha de outra forma e a sociedade está vendo esse resultado. JA – E como é ser uma mulher delegada,

ainda existe preconceito?

GA GAGA

GAGA - No começo existia resistência. Quando passei no concurso fui direto para a Delegacia de Roubos e Furtos. Era uma delegacia muito masculina, que lida com ladrões de banco, esse tipo de coisa. Mas quando você começa a mostrar resultado, as pessoas começam ver você como profissional e não como mulher. Muitas mulheres estão se tornando delegadas e essa resistência está diminuindo. Ainda existe preconceito, mas é muito pouco.

JA – Ao longo do seu trabalho como delegada, quais foram as investigações

Sem per

Sem per

Sem per

Sem per

Sem perder a sensibilidade

der a sensibilidade

der a sensibilidade

der a sensibilidade

der a sensibilidade

GLEIDE ÂNGEL GLEIDE ÂNGEL GLEIDE ÂNGEL GLEIDE ÂNGEL GLEIDE ÂNGELOOOOO ENTREVISTA mais memoráveis? G GG G

GAAAAA - Trabalhar com roubo é muito diferente de trabalhar

a casa com a mesma postura firme que tem como delegada?

GA GAGA GA

GA - Como vejo muita coisa na rua, procuro colocar limite todo dia. Trato meus filhos com carinho, com amor, mas estabeleço limites, porque se eu não colocar quem vai colocar é a polícia lá fora. A vida tem regras e eu estabeleço regras, monitoro a vida dos meus filhos, as notas, a internet...

JA – Como é que seus filhos veem a mãe delegada, sentem orgulho?

GA GAGA GA

GA - Eles sentem sim. Adoram chegar na escola, falar para os colegas. Eu digo a eles: querem ter um trabalho importante? Estudem. Não há outro caminho. Se eu estou aqui é porque estudei. Minha filha mesmo é presidente do fã clube do Restart e adora dizer pra todo mundo que a mãe dela é delegada.

JA - E a mãe vai para o show do Restart?

GA GAGA GA

GA – Aí é pedir demais (risos). O máximo que eu fiz foi comprar ingresso e ir buscar no show. Minha vizinha que levou.

JA – A gente percebe que você é muito vaidosa. Tem algum ritual?

GA GAGA GA

GA - Sou muito vaidosa, muito colorida. Tenho sapatos, bolsas e roupas de todas as cores. Só ando combinando. Quando entrei na Roubos e Furtos só ia de salto. O pessoal estranhou muito no começo de me ver daquele jeito. Achavam que aquelas roupas não combinavam com a minha função. Mas não é a roupa que faz o profissional.

JA – E porque tanta cor?

GA GAGA GA

GA – Quando estou triste, você vai me ver de preto ou de marrom. Quando estou feliz uso de laranja, rosa, verde limão... Como geralmente estou feliz, sempre estou colorida.

JA – E o que as cores significam para você?

GA GAGA GA

GA – Vida. Cor é vida.

Gleide Ângelo se tornou delegada em 2008, mas antes Gleide Ângelo se tornou delegada em 2008, mas antesGleide Ângelo se tornou delegada em 2008, mas antes Gleide Ângelo se tornou delegada em 2008, mas antes Gleide Ângelo se tornou delegada em 2008, mas antes disso já sabia o rumo que iria t

disso já sabia o rumo que iria t disso já sabia o rumo que iria t disso já sabia o rumo que iria t

disso já sabia o rumo que iria tomaromaromaromaromar. Mesmo criando dois. Mesmo criando dois. Mesmo criando dois. Mesmo criando dois. Mesmo criando dois filhos e exercendo o já atribulado trabalho de agente de filhos e exercendo o já atribulado trabalho de agente de filhos e exercendo o já atribulado trabalho de agente de filhos e exercendo o já atribulado trabalho de agente de filhos e exercendo o já atribulado trabalho de agente de polícia, ela resolveu fazer Direito com um único objetivo: polícia, ela resolveu fazer Direito com um único objetivo: polícia, ela resolveu fazer Direito com um único objetivo: polícia, ela resolveu fazer Direito com um único objetivo: polícia, ela resolveu fazer Direito com um único objetivo: ser delegada. Nessa primeira entrevista da série que o ser delegada. Nessa primeira entrevista da série que oser delegada. Nessa primeira entrevista da série que o ser delegada. Nessa primeira entrevista da série que o ser delegada. Nessa primeira entrevista da série que o Jornal Adeppe está lançando, Gleide fala sobre o dia a dia Jornal Adeppe está lançando, Gleide fala sobre o dia a dia Jornal Adeppe está lançando, Gleide fala sobre o dia a dia Jornal Adeppe está lançando, Gleide fala sobre o dia a dia Jornal Adeppe está lançando, Gleide fala sobre o dia a dia da profissão, da vida em família. Sempre com firmeza, mas da profissão, da vida em família. Sempre com firmeza, mas da profissão, da vida em família. Sempre com firmeza, mas da profissão, da vida em família. Sempre com firmeza, mas da profissão, da vida em família. Sempre com firmeza, mas

sem deixar a sensibilidade de lado. sem deixar a sensibilidade de lado. sem deixar a sensibilidade de lado. sem deixar a sensibilidade de lado. sem deixar a sensibilidade de lado.

com homicídio. Uma coisa é prender um ladrão, que a família pode visitar sempre. Outra coisa é lidar com homicídio, que tem toda a história da perda, da dor das famílias envolvidas, e isso me marca muito. Teve o caso da alemã Jennifer Kloker. De acordo com as nossas investigações, os criminosos vieram da Itália para matar em Recife, no Carnaval, achando que não ia acontecer nada com eles. Subestimaram a nossa polícia. JA – Você lida com homicídios todos os

dias, como você consegue se manter sensível a esse tipo de crime?

GA GA GA GA

GA - Eu tenho um grupo de amigos delegados e a gente sempre conversa sobre esse assunto: não se pode perder a sensibilidade, a gente é ser humano antes de ser policial. O que eu digo sempre às famílias antes de divulgar pra sociedade é: “meu compromisso é fazer um inquérito bem feito e fazer tudo para que o culpado seja preso”. Infelizmente, eu não posso trazer ninguém de volta, mas dentro da minha atribuição tento fazer o melhor.

JA – Como você acha que os delegados estão contribuindo pra redução da violência no Estado?

G G G G

GAAAAA - Tem muito delegado bom. Eu nem sei dizer quem é melhor. Conheço quase todos e sei que tem muita gente preparada. A Polícia Civil é uma instituição muito integrada todo mundo se ajuda e cada um tem o seu papel.

JA - Como é a vida da delegada fora da delegacia, quais são suas atividades e interesses?

GA GA GA GA

GA - É uma correria. Chego em casa para a minha outra tarefa: a de ser mãe. Tenho dois filhos, um de 15 e uma de 13. Então, tenho que ver colégio, ir para médico. Tenho que priorizar o tempo. Tem dias que durmo de duas da manhã, mas todos os dias estou de pé às 5h30. JA – E dentro de casa você é? Comanda

(8)

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES

Dia 02

Claudemir da Fonseca Gomes Claudemir da Fonseca Gomes Claudemir da Fonseca Gomes Claudemir da Fonseca Gomes Claudemir da Fonseca Gomes

Dia 03

Álvaro Cristiano Porpino Muniz Álvaro Cristiano Porpino Muniz Álvaro Cristiano Porpino Muniz Álvaro Cristiano Porpino Muniz Álvaro Cristiano Porpino Muniz

Dia 05

Ligia Cardoso Correia Ligia Cardoso Correia Ligia Cardoso Correia Ligia Cardoso Correia Ligia Cardoso Correia

Dia 06

Moises Rômulo Angelim Lima Moises Rômulo Angelim Lima Moises Rômulo Angelim Lima Moises Rômulo Angelim Lima Moises Rômulo Angelim Lima Rivaldo Jose Bezerra de Paiva Rivaldo Jose Bezerra de Paiva Rivaldo Jose Bezerra de Paiva Rivaldo Jose Bezerra de Paiva Rivaldo Jose Bezerra de Paiva

Dia 07

Alba Neide Coutinho de Sena Alba Neide Coutinho de Sena Alba Neide Coutinho de Sena Alba Neide Coutinho de Sena Alba Neide Coutinho de Sena Joaquim Donato Filho Joaquim Donato Filho Joaquim Donato Filho Joaquim Donato Filho Joaquim Donato Filho Maria de Lourdes C. de Brito Maria de Lourdes C. de Brito Maria de Lourdes C. de Brito Maria de Lourdes C. de Brito Maria de Lourdes C. de Brito

Dia 08

Gilvan Coriolano da Silva Gilvan Coriolano da Silva Gilvan Coriolano da Silva Gilvan Coriolano da Silva Gilvan Coriolano da Silva Paollus Edward L. Santos Paollus Edward L. Santos Paollus Edward L. Santos Paollus Edward L. Santos Paollus Edward L. Santos Severino Almeida Filho Severino Almeida Filho Severino Almeida Filho Severino Almeida Filho Severino Almeida Filho Severino Farias de Melo Severino Farias de Melo Severino Farias de Melo Severino Farias de Melo Severino Farias de Melo

Dia 10 Helga de Queiroz Helga de Queiroz Helga de Queiroz Helga de Queiroz Helga de Queiroz Dia 12

Odívio Pessoa de Vasconcelos Odívio Pessoa de Vasconcelos Odívio Pessoa de Vasconcelos Odívio Pessoa de Vasconcelos Odívio Pessoa de Vasconcelos Wilson Nogueira da Silva Wilson Nogueira da Silva Wilson Nogueira da Silva Wilson Nogueira da Silva Wilson Nogueira da Silva

Dia 13

Jorge Cordeiro da Silva Jorge Cordeiro da Silva Jorge Cordeiro da Silva Jorge Cordeiro da Silva Jorge Cordeiro da Silva

Roberto Wanderley de Miranda Roberto Wanderley de Miranda Roberto Wanderley de Miranda Roberto Wanderley de Miranda Roberto Wanderley de Miranda Sheila Soares Costa

Sheila Soares Costa Sheila Soares Costa Sheila Soares Costa Sheila Soares Costa

Dia 14

Adyr Martens de Almeida Adyr Martens de Almeida Adyr Martens de Almeida Adyr Martens de Almeida Adyr Martens de Almeida

Nehemias Falcão de O. Sobrinho Nehemias Falcão de O. Sobrinho Nehemias Falcão de O. Sobrinho Nehemias Falcão de O. Sobrinho Nehemias Falcão de O. Sobrinho

Dia 16

Eronildo Rodolfo de Farias Eronildo Rodolfo de Farias Eronildo Rodolfo de Farias Eronildo Rodolfo de Farias Eronildo Rodolfo de Farias Jose de Souza Neto Jose de Souza Neto Jose de Souza Neto Jose de Souza Neto Jose de Souza Neto

Paulo Andre Furtado da Silva Paulo Andre Furtado da Silva Paulo Andre Furtado da Silva Paulo Andre Furtado da Silva Paulo Andre Furtado da Silva

Dia 17

Arlindo Se Arlindo Se Arlindo Se Arlindo Se

Arlindo Sevvvvverino Terino Terino Terino Teixerino Teixeixeixeira de Oliveixeira de Oliveira de Oliveira de Oliveira de Oliveiraeiraeiraeiraeira Nely Queiroz Lucas

Nely Queiroz Lucas Nely Queiroz Lucas Nely Queiroz Lucas Nely Queiroz Lucas

Dia 19

Alberes Felix de Souza Alberes Felix de Souza Alberes Felix de Souza Alberes Felix de Souza Alberes Felix de Souza

Dia 20

Edenizio Lourenço da Silva Edenizio Lourenço da Silva Edenizio Lourenço da Silva Edenizio Lourenço da Silva Edenizio Lourenço da Silva

Dia 22 Cícero Albuquerque Cícero Albuquerque Cícero Albuquerque Cícero Albuquerque Cícero Albuquerque Manoel Pereira da Costa Manoel Pereira da Costa Manoel Pereira da Costa Manoel Pereira da Costa Manoel Pereira da Costa

Dia 23

Alysson Elys Oliveira Câmara Alysson Elys Oliveira Câmara Alysson Elys Oliveira Câmara Alysson Elys Oliveira Câmara Alysson Elys Oliveira Câmara Breno Varejão Azevedo Breno Varejão Azevedo Breno Varejão Azevedo Breno Varejão Azevedo Breno Varejão Azevedo Natalia Barbosa de Medeiros Natalia Barbosa de Medeiros Natalia Barbosa de Medeiros Natalia Barbosa de Medeiros Natalia Barbosa de Medeiros

Dia 24

Evaristo Ferreira Neto Evaristo Ferreira Neto Evaristo Ferreira Neto Evaristo Ferreira Neto Evaristo Ferreira Neto

Genivaldo Nascimento de Melo Genivaldo Nascimento de Melo Genivaldo Nascimento de Melo Genivaldo Nascimento de Melo Genivaldo Nascimento de Melo

Dia 27 Alcides Prazeres Alcides Prazeres Alcides Prazeres Alcides Prazeres Alcides Prazeres Daniel Moreira Souza Daniel Moreira Souza Daniel Moreira Souza Daniel Moreira Souza Daniel Moreira Souza Diogo Martins Diogo Martins Diogo Martins Diogo Martins Diogo Martins Fernando Moraes Fernando Moraes Fernando Moraes Fernando Moraes Fernando Moraes Dia 28

Claudio Jose Pereira de Castro Claudio Jose Pereira de Castro Claudio Jose Pereira de Castro Claudio Jose Pereira de Castro Claudio Jose Pereira de Castro

Dia 29

Marta Suelene da Silva Marta Suelene da Silva Marta Suelene da Silva Marta Suelene da Silva Marta Suelene da Silva Roberval de Oliveira Salles Roberval de Oliveira Salles Roberval de Oliveira Salles Roberval de Oliveira Salles Roberval de Oliveira Salles Vilaneida Aguiar Bezerra Vilaneida Aguiar Bezerra Vilaneida Aguiar Bezerra Vilaneida Aguiar Bezerra Vilaneida Aguiar Bezerra

Dia 30

Jose Custodio da Silva Jose Custodio da Silva Jose Custodio da Silva Jose Custodio da Silva Jose Custodio da Silva Jurandir Ferreira da Silva Jurandir Ferreira da Silva Jurandir Ferreira da Silva Jurandir Ferreira da Silva Jurandir Ferreira da Silva

Dia 31

Maria de Fátima Câmara Maria de Fátima Câmara Maria de Fátima Câmara Maria de Fátima Câmara

Maria de Fátima Câmara da Silva da Silva da Silva da Silva da Silva

Dia 02

Abel David Abel DavidAbel David Abel DavidAbel David

José Aglailson Queralvares José Aglailson QueralvaresJosé Aglailson Queralvares José Aglailson QueralvaresJosé Aglailson Queralvares

Maria Claudia de Azambuja Molina Maria Claudia de Azambuja MolinaMaria Claudia de Azambuja Molina Maria Claudia de Azambuja MolinaMaria Claudia de Azambuja Molina Salma Bandeira de Melo

Salma Bandeira de MeloSalma Bandeira de Melo Salma Bandeira de MeloSalma Bandeira de Melo

Dia 03

José Cavalcante de Vasconcelos José Cavalcante de VasconcelosJosé Cavalcante de Vasconcelos José Cavalcante de VasconcelosJosé Cavalcante de Vasconcelos

Dia 04

Antonio Carlos Bezerra Antonio Carlos BezerraAntonio Carlos Bezerra Antonio Carlos BezerraAntonio Carlos Bezerra Quirina Rogério da Silva Quirina Rogério da SilvaQuirina Rogério da Silva Quirina Rogério da SilvaQuirina Rogério da Silva

Dia 06

Aderbal Mendonça Filho Aderbal Mendonça FilhoAderbal Mendonça Filho Aderbal Mendonça FilhoAderbal Mendonça Filho Humberto de Farias Ramos Humberto de Farias RamosHumberto de Farias Ramos Humberto de Farias RamosHumberto de Farias Ramos Fabiana Ferreira Leandro Fabiana Ferreira LeandroFabiana Ferreira Leandro Fabiana Ferreira LeandroFabiana Ferreira Leandro

Dia 09

Carmela Maria Galindo da Silva Carmela Maria Galindo da SilvaCarmela Maria Galindo da Silva Carmela Maria Galindo da SilvaCarmela Maria Galindo da Silva Marcos Gomes de Mattos e Silva Marcos Gomes de Mattos e SilvaMarcos Gomes de Mattos e Silva Marcos Gomes de Mattos e SilvaMarcos Gomes de Mattos e Silva

Dia 11

José Newton de Souza José Newton de SouzaJosé Newton de Souza José Newton de SouzaJosé Newton de Souza Wilson de Souza Santana Wilson de Souza SantanaWilson de Souza Santana Wilson de Souza SantanaWilson de Souza Santana

Dia 12

Francisco de Assis Leal Jardim Francisco de Assis Leal JardimFrancisco de Assis Leal Jardim Francisco de Assis Leal JardimFrancisco de Assis Leal Jardim João Cruz Leandro

João Cruz LeandroJoão Cruz Leandro João Cruz LeandroJoão Cruz Leandro Juraci de Oliveira Costa Juraci de Oliveira CostaJuraci de Oliveira Costa Juraci de Oliveira CostaJuraci de Oliveira Costa

Rosileide Carmina Soares Araújo Rosileide Carmina Soares AraújoRosileide Carmina Soares Araújo Rosileide Carmina Soares AraújoRosileide Carmina Soares Araújo

Dia 13

Antonio Freitas Filho Antonio Freitas FilhoAntonio Freitas Filho Antonio Freitas FilhoAntonio Freitas Filho Antonio José Araújo Silva Antonio José Araújo SilvaAntonio José Araújo Silva Antonio José Araújo SilvaAntonio José Araújo Silva Maria Lour

Maria LourMaria Lour

Maria LourMaria Lourdes Fdes Fdes Fdes Fdes F. de Andrade. de Andrade. de Andrade. de Andrade. de Andrade Sergio Ricar

Sergio RicarSergio Ricar

Sergio RicarSergio Ricardo Fdo Fdo Fdo Fdo F. de V. de V. de V. de V. de Vasconcelosasconcelosasconcelosasconcelosasconcelos

Dia 14

Carlos Correia de Albuquerque Carlos Correia de AlbuquerqueCarlos Correia de Albuquerque Carlos Correia de AlbuquerqueCarlos Correia de Albuquerque Maria Cleonice de Souza Gomes Maria Cleonice de Souza GomesMaria Cleonice de Souza Gomes Maria Cleonice de Souza GomesMaria Cleonice de Souza Gomes

Dia 15

Ivanildo Santana Ivanildo SantanaIvanildo Santana Ivanildo SantanaIvanildo Santana

Dia 16

Germano Ademir de Souza Lima Germano Ademir de Souza LimaGermano Ademir de Souza Lima Germano Ademir de Souza LimaGermano Ademir de Souza Lima Rivadavia Olimpio da Rocha Rivadavia Olimpio da RochaRivadavia Olimpio da Rocha Rivadavia Olimpio da RochaRivadavia Olimpio da Rocha

Robson Américo de Siqueira Arruda Robson Américo de Siqueira ArrudaRobson Américo de Siqueira Arruda Robson Américo de Siqueira ArrudaRobson Américo de Siqueira Arruda

Dia 17

Adriana Oliveira Fonseca Adriana Oliveira FonsecaAdriana Oliveira Fonseca Adriana Oliveira FonsecaAdriana Oliveira Fonseca Alcilene Messias Marques Alcilene Messias MarquesAlcilene Messias Marques Alcilene Messias MarquesAlcilene Messias Marques Alexandre Magno Prates Alexandre Magno PratesAlexandre Magno Prates Alexandre Magno PratesAlexandre Magno Prates

Rômulo César de Holanda Souza Rômulo César de Holanda SouzaRômulo César de Holanda Souza Rômulo César de Holanda SouzaRômulo César de Holanda Souza

Dia 18

Romildo Jonas dos Santos Romildo Jonas dos SantosRomildo Jonas dos Santos Romildo Jonas dos SantosRomildo Jonas dos Santos

Dia 19

Luiz Andrey Viana de Oliveira Luiz Andrey Viana de OliveiraLuiz Andrey Viana de Oliveira Luiz Andrey Viana de OliveiraLuiz Andrey Viana de Oliveira

Dia 20

Carlos Onofre de L. Farias Carlos Onofre de L. FariasCarlos Onofre de L. Farias Carlos Onofre de L. FariasCarlos Onofre de L. Farias Henrique José Ferreira de Paiva Henrique José Ferreira de PaivaHenrique José Ferreira de Paiva Henrique José Ferreira de PaivaHenrique José Ferreira de Paiva João Gaspar Ribeiro de Souza João Gaspar Ribeiro de SouzaJoão Gaspar Ribeiro de Souza João Gaspar Ribeiro de SouzaJoão Gaspar Ribeiro de Souza

Dia 21

Erick da Silva Lessa Erick da Silva LessaErick da Silva Lessa Erick da Silva LessaErick da Silva Lessa

Rui Carneiro de Albuquerque Rui Carneiro de AlbuquerqueRui Carneiro de Albuquerque Rui Carneiro de AlbuquerqueRui Carneiro de Albuquerque

Dia 22

Antonio Niceas do Nascimento Antonio Niceas do NascimentoAntonio Niceas do Nascimento Antonio Niceas do NascimentoAntonio Niceas do Nascimento Maria do Carmo Souza

Maria do Carmo SouzaMaria do Carmo Souza Maria do Carmo SouzaMaria do Carmo Souza

Dia 23

Expedito Leal de Vasconcelos Expedito Leal de VasconcelosExpedito Leal de Vasconcelos Expedito Leal de VasconcelosExpedito Leal de Vasconcelos Karine Silva Mendes Caldas Karine Silva Mendes CaldasKarine Silva Mendes Caldas Karine Silva Mendes CaldasKarine Silva Mendes Caldas

Dia 24

Rômulo Aires da Silva Rômulo Aires da SilvaRômulo Aires da Silva Rômulo Aires da SilvaRômulo Aires da Silva

Dia 26

Maria do Rosário Leite Maria do Rosário LeiteMaria do Rosário Leite Maria do Rosário LeiteMaria do Rosário Leite

Marinaldo da Cunha Cavalcanti Marinaldo da Cunha CavalcantiMarinaldo da Cunha Cavalcanti Marinaldo da Cunha CavalcantiMarinaldo da Cunha Cavalcanti Moary Drumond Pimenta Moary Drumond PimentaMoary Drumond Pimenta Moary Drumond PimentaMoary Drumond Pimenta Wilson Wanderley Queiroz Filho Wilson Wanderley Queiroz FilhoWilson Wanderley Queiroz Filho Wilson Wanderley Queiroz FilhoWilson Wanderley Queiroz Filho

Dia 27

Maria da Penha Procópio Maria da Penha ProcópioMaria da Penha Procópio Maria da Penha ProcópioMaria da Penha Procópio Wagner Domingues Wagner DominguesWagner Domingues Wagner DominguesWagner Domingues

Dia 28

Francisco Lucenes Lucena Diógenes Francisco Lucenes Lucena DiógenesFrancisco Lucenes Lucena Diógenes Francisco Lucenes Lucena DiógenesFrancisco Lucenes Lucena Diógenes Katyanna Alencar Muniz

Katyanna Alencar MunizKatyanna Alencar Muniz Katyanna Alencar MunizKatyanna Alencar Muniz

Luciano José Siqueira da Costa Silva Luciano José Siqueira da Costa SilvaLuciano José Siqueira da Costa Silva Luciano José Siqueira da Costa SilvaLuciano José Siqueira da Costa Silva

Dia 29

Petrúcio de Paula Jucá Petrúcio de Paula JucáPetrúcio de Paula Jucá Petrúcio de Paula JucáPetrúcio de Paula Jucá

Dia 30

Alexandre José Alves de Oliveira Alexandre José Alves de OliveiraAlexandre José Alves de Oliveira Alexandre José Alves de OliveiraAlexandre José Alves de Oliveira Charles Gultiergue F

Charles Gultiergue FCharles Gultiergue F

Charles Gultiergue FCharles Gultiergue F. Oliv. Oliv. Oliv. Oliveira. Oliveiraeiraeiraeira Lucio Alves Neto

Lucio Alves NetoLucio Alves Neto Lucio Alves NetoLucio Alves Neto

Junho

Julho

08

08

08

08

08

A Adeppe continua na defesa da PEC 549. Em maio, o ex-presidente da Adeppe, Adalberto Freire, visitou a sede da Adepol Brasil, em Brasília e cumpriu uma agenda extensa. Ao lado do presi-dente da Adepol, Carlos Eduardo Benito Jorge, Adalberto conversou com vários parlamentares pernambucanos na Câma-ra FedeCâma-ral. Adalberto saiu de lá otimista. Ele conseguiu colher assinaturas de vári-os deputadvári-os solicitando agilidade no andamento da PEC.

Foi aprovado, por unanimidade, na Câ-mara de Vereadores do Recife um Voto de Congratulações ao presidente da Adeppe, Flaubert Queiroz, pelo relançamento do Jornal Adeppe. O reque-rimento é de autoria do vereador João Arraes, que fez elogiosas menções ao nal e a nova diretoria da Adeppe. “O jor-nal retomou sua trajetória vitoriosa, com as marcas da coragem e da independên-cia. Falando a verdade e fazendo ecoar o grito dos Delegados de Polícia, operado-res do direito, cujo trabalho é de maior valia para a sociedade”, disse Arraes.

Em Brasília

Congratulações

O Jornal Adeppe está atualizando o seu banco de dados. Para isso, precisa O Jornal Adeppe está atualizando o seu banco de dados. Para isso, precisa O Jornal Adeppe está atualizando o seu banco de dados. Para isso, precisa O Jornal Adeppe está atualizando o seu banco de dados. Para isso, precisa O Jornal Adeppe está atualizando o seu banco de dados. Para isso, precisa da sua colaboração. Estamos novamente catalogando a data de aniversário e o da sua colaboração. Estamos novamente catalogando a data de aniversário e oda sua colaboração. Estamos novamente catalogando a data de aniversário e o da sua colaboração. Estamos novamente catalogando a data de aniversário e oda sua colaboração. Estamos novamente catalogando a data de aniversário e o endereço de cada um dos adeppeanos. Uma forma de está mais próximo de endereço de cada um dos adeppeanos. Uma forma de está mais próximo deendereço de cada um dos adeppeanos. Uma forma de está mais próximo de endereço de cada um dos adeppeanos. Uma forma de está mais próximo deendereço de cada um dos adeppeanos. Uma forma de está mais próximo de você. Como já é de costume, todo o mês publicaremos aqui a relação dos você. Como já é de costume, todo o mês publicaremos aqui a relação dosvocê. Como já é de costume, todo o mês publicaremos aqui a relação dos você. Como já é de costume, todo o mês publicaremos aqui a relação dosvocê. Como já é de costume, todo o mês publicaremos aqui a relação dos aniversariantes. Estamos esperando a sua informação! O JA também aproveita aniversariantes. Estamos esperando a sua informação! O JA também aproveitaaniversariantes. Estamos esperando a sua informação! O JA também aproveita aniversariantes. Estamos esperando a sua informação! O JA também aproveitaaniversariantes. Estamos esperando a sua informação! O JA também aproveita para pedir desculpa por qualquer omissão ou dado publicado incorretamente. para pedir desculpa por qualquer omissão ou dado publicado incorretamente.para pedir desculpa por qualquer omissão ou dado publicado incorretamente. para pedir desculpa por qualquer omissão ou dado publicado incorretamente.para pedir desculpa por qualquer omissão ou dado publicado incorretamente.

AAAAATU

TU

TU

TU

TUALIZANDO D

ALIZANDO D

ALIZANDO D

ALIZANDO D

ALIZANDO DADOS

ADOS

ADOS

ADOS

ADOS

Faleceu no dia 20 de maio, vítima de um enfarte, o médico legista Dilson Mar-ques. Dilson dirigiu por muito tempo o Instituto de Medicina Legal(IML) e teve uma ótima relação com a classe dos de-legados. O médico legista sempre falou com orgulho do seu trabalho de Policial Civil. O ex-presidente da Adeppe, Edson Nogueira, conviveu com Dilson desde a infância e fez questão de lembrar a sua relação com o médico. “Ele se formou em Medicina e eu em Educação Física. E nos reencontramos na Polícia Civil”.

(9)

Flagra!

Flagra!

Flagra!

Flagra!

Flagra!

s delegados de polícia de Pernambuco estão em cam-panha salarial e a Adeppe vem atuando fortemente

O

O

O

O

O

para que o resultado das negociações

com o Governo do Estado atenda os anseios da categoria. Apesar de não ter enviado formalmente nenhuma proposta, o Governo do Estado vem debatendo com a associação o proje-to apresentado pela categoria ainda em dezembro de 2010.

O que a Adeppe vem defendendo junto ao Governo é que os delegados tenham um tratamento remuneratório justo e compatível com a remunera-ção do conjunto de carreiras jurídicas do nosso Estado. A categoria também reivindica o mandato de três anos para o delegado no local de trabalho, a extinção dos níveis QAP-4 e QAP-5, o apostilamento, a efetivação das pro-moções e a criação de uma comissão para discutir o Plano de Cargos, Car-reiras e Vencimentos.

“Defendo uma pauta permanente de negociação para alcançarmos pon-to a ponpon-to os nossos anseios”, disse em assembleia o presidente da enti-dade Flaubert Queiroz. As negociações (ver passo a passo no verso dessa página) estão sendo conduzidas de forma tranquila entre a Comissão de Negociação - formada pelo presiden-te e pelos delegados Francisco Rodrigues, Francisco Souto, Edvaldo Cruz, Antônio Cândido, Silvia Renata

especial

especial

especial

especial

especial

Entre um debate e outro na assembleia sobre a negociação salarial, a delegada da Correge-doria da SDS Conceição de Ma-ria Souza aproveita para acom-panhar as notícias do nosso Jor-nal Adeppe. É isso aí delegada! A gente agradece o prestígio e continua fazendo o nosso traba-lho. O JA vai buscar a informa-ção onde ela está.

e Bruno Magalhães - e os represen-tantes do Governo do Estado: Tadeu Alencar(Casa Civil) e Ricardo Dantas (Administração).

Uma das preocupações da Adeppe é a unidade da classe em torno de seus interesses. Por isso, a nova dire-toria vem buscando debater para além de disputas políticas passadas. Não foi à toa que o presidente da Adeppe fez questão de convidar para compor a mesa da primeira assem-bleia que debateu a negociação sala-rial os delegados Adalberto Freire e Paulo Rameh, que disputaram com ele a última eleição. O gesto foi aplau-dido pelos delegados presentes ao evento.

Foto: Giovanni Chamberlain

O presidente da Adeppe vem defendendo a unidade em torno dos interesses da O presidente da Adeppe vem defendendo a unidade em torno dos interesses daO presidente da Adeppe vem defendendo a unidade em torno dos interesses da O presidente da Adeppe vem defendendo a unidade em torno dos interesses da O presidente da Adeppe vem defendendo a unidade em torno dos interesses da categoria

categoriacategoria categoria categoria

Adeppeanos lotaram o auditório do Banco Central na primeira assembleia da categoria Adeppeanos lotaram o auditório do Banco Central na primeira assembleia da categoria Adeppeanos lotaram o auditório do Banco Central na primeira assembleia da categoria Adeppeanos lotaram o auditório do Banco Central na primeira assembleia da categoria Adeppeanos lotaram o auditório do Banco Central na primeira assembleia da categoria neste ano

neste ano neste ano neste ano neste ano

Foto: Rose Cleide Dias

Foto: Giovanni Chamberlain

Até o fechamento desta edi-Até o fechamento desta edi-Até o fechamento desta Até o fechamento desta Até o fechamento desta edi-ção, ainda não havia uma ção, ainda não havia uma ção, ainda não havia uma ção, ainda não havia uma ção, ainda não havia uma respos-ta formal do governo aos anseios ta formal do governo aos anseios ta formal do governo aos anseios ta formal do governo aos anseios ta formal do governo aos anseios da categoria. Aguarde no da categoria. Aguarde no da categoria. Aguarde no da categoria. Aguarde no da categoria. Aguarde no próxi-mo JA mais detalhes sobre a mo JA mais detalhes sobre a mo JA mais detalhes sobre a mo JA mais detalhes sobre a mo JA mais detalhes sobre a campanha salarial. campanha salarial. campanha salarial. campanha salarial. campanha salarial.

A espera do ent

A espera do ent

A espera do ent

(10)

P

PP

PPASSO A P

ASSO A P

ASSO A P

ASSO A PASSO D

ASSO A P

ASSO D

ASSO D

ASSO DA NEGOCIAÇÃO

ASSO D

A NEGOCIAÇÃO

A NEGOCIAÇÃO

A NEGOCIAÇÃO

A NEGOCIAÇÃO

Em dezembro de 2010, a diretoria da Adeppe, na época presidida por Arlindo Teixeira, encaminhou ao secretário de Admi-nistração a proposta de reajuste salarial para os delegados a partir de junho de 2011.

1

A atual diretoria reiterou a proposta A atual diretoria reiterou a proposta A atual diretoria reiterou a proposta A atual diretoria reiterou a proposta A atual diretoria reiterou a proposta e até o momento a Adeppe não teve e até o momento a Adeppe não tevee até o momento a Adeppe não teve e até o momento a Adeppe não tevee até o momento a Adeppe não teve nenhuma resposta concreta do Governo nenhuma resposta concreta do Governonenhuma resposta concreta do Governo nenhuma resposta concreta do Governonenhuma resposta concreta do Governo do Estado com relação ao reajuste soli-do Estasoli-do com relação ao reajuste soli-do Estado com relação ao reajuste soli-do Estasoli-do com relação ao reajuste soli-do Estado com relação ao reajuste soli-citado.

citado.citado. citado.citado.

2

Uma comissão de negociação, liderada pelo presidente da entidade, Flaubert Queiroz, tem mantido diversas reuniões com os represen-tantes do Governo do Estado: o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e o secretário de Ad-ministração, Ricardo Dantas.

3

Duas assembleias foram marcadas Duas assembleias foram marcadasDuas assembleias foram marcadas Duas assembleias foram marcadas Duas assembleias foram marcadas pelo presidente da Adeppe para inteirar pelo presidente da Adeppe para inteirar pelo presidente da Adeppe para inteirar pelo presidente da Adeppe para inteirar pelo presidente da Adeppe para inteirar a classe do andamento das negociações. a classe do andamento das negociações. a classe do andamento das negociações. a classe do andamento das negociações. a classe do andamento das negociações. Juntos, os dois eventos contaram com a Juntos, os dois eventos contaram com a Juntos, os dois eventos contaram com a Juntos, os dois eventos contaram com a Juntos, os dois eventos contaram com a participação de cerca de 400 associados. participação de cerca de 400 associados. participação de cerca de 400 associados. participação de cerca de 400 associados. participação de cerca de 400 associados.

4

A primeira reunião aconteceu no

dia 23 de maio, no Auditório do Ban-co Central. Na assembleia fiBan-cou constituída uma comissão de mobilização para preparar as ações

5

A segunda reunião aconteceu no dia A segunda reunião aconteceu no dia A segunda reunião aconteceu no dia A segunda reunião aconteceu no dia A segunda reunião aconteceu no dia 27 de maio, no Edifício Círculo Católico. 27 de maio, no Edifício Círculo Católico.27 de maio, no Edifício Círculo Católico. 27 de maio, no Edifício Círculo Católico.27 de maio, no Edifício Círculo Católico. No encontro ficou decidido que uma nova No encontro ficou decidido que uma novaNo encontro ficou decidido que uma nova No encontro ficou decidido que uma novaNo encontro ficou decidido que uma nova reunião só será convocada quando hou-reunião só será convocada quando hou-reunião só será convocada quando hou-reunião só será convocada quando hou-reunião só será convocada quando hou-ver uma proposta oficial do gohou-verno. ver uma proposta oficial do governo.ver uma proposta oficial do governo. ver uma proposta oficial do governo.ver uma proposta oficial do governo.

6

a serem deflagradas no caso do governo não atender as reivindicações. Foi escolhi-do presidente da comissão, o delegaescolhi-do Manoel Martins.

O q

O q

O q

O q

O que disse a dire

ue disse a dire

ue disse a dire

ue disse a diretttttoria da ADEPPE

ue disse a dire

oria da ADEPPE

oria da ADEPPE

oria da ADEPPE

oria da ADEPPE

Igualdade

Igualdade

Igualdade

Igualdade

Igualdade

“Defendo um aumento linear para todos os delega-dos. Não aceito tratamento remuneratório diferencia-do”.

PCCV

PCCV

PCCV

PCCV

PCCV

“A Adeppe vai lutar por um PCCV específico para os delegados”.

Ganhos reais

Ganhos reais

Ganhos reais

Ganhos reais

Ganhos reais

“Temos que adquirir remuneração digna e não lutar por ganhos de chefia, transitórios e que servem de ins-trumento de opressão aos colegas”.

Unidade

Unidade

Unidade

Unidade

Unidade

“Dependendo da proposta do governo, tudo pode acontecer. Não podemos ser tratados e colocados na vala comum. Temos contribuído com o Pacto pela Vida. Nossa unidade é que vai ser fundamental. Temos que agir com inteligência, estratégia e união”.

Do presidente Do presidenteDo presidente Do presidenteDo presidente Flaubert Queiroz Flaubert QueirozFlaubert Queiroz Flaubert QueirozFlaubert Queiroz

Def

Def

Def

Def

Defesa

esa

esa

esa

esa

“Pernambuco tem uma categoria de delegados do melhor nível, a exemplo do trabalho do DHPP. Mas recebemos um salário lá embaixo. Somos trabalhado-res de sábado, domingo, de madrugada, fora do ex-pediente, sem ganhar nada por isso. Se o tratamento não for compatível, nossa conduta vai mudar”.

Do 2º vice-presidente Francisco Rodrigues Do 2º vice-presidente Francisco RodriguesDo 2º vice-presidente Francisco Rodrigues Do 2º vice-presidente Francisco Rodrigues Do 2º vice-presidente Francisco Rodrigues

Luta

Luta

Luta

Luta

Luta

“Defendo uma pauta per-manente de negociação para alcançarmos ponto a ponto os nossos anseios”.

Salário

Salário

Salário

Salário

Salário

"O mal atual são essas grati-ficações que mais da metade da classe recebe. Investir em grati-ficações é amarrar a classe. O nosso salário é o pior do Nordes-te e o Nordes-terceiro pior do País".

Referências

Documentos relacionados

Na contratação de obras públicas, não há determinação legal que obrigue a Administração a examinar as propostas dos licitantes para verificar se estes

Os estudos a serem feitos com este modelo são: evolução da epidemia sem qualquer controle; evolução da epidemia com controle ambiental por remoção mecânica de

Simpósio: Interação social e constituição e desenvolvimento do sujeito, organizado por Maria da Conceição Lyra (UFPE), com a participação de Carolina Lampreia (PUCRio)

Os resultados dos ensaios de EIE, PP e de perda de massa no estudo da avaliação da a ação inibidora de extratos aquosos de folhas de cafeeiro na corrosão do aço carbono 1020 em HCl

No grupo “E”, a participação/substituições será(ão) livre(s) na organização das equipes inscritas em cada partida, porém a equipe, em cada jogo, só poderá

Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a função pulmonar, a força muscular respiratória e a mobilidade torácica após o tratamento fisioterapêutico com

 Se um viveiro for declarado Zona Contaminada, todas as plantas hospedeiras aí existentes são destruídas no próprio local, sendo proibida a plantação e/ou replantação

Dê continuidade a aula, dizendo: Na lição de hoje, vamos falar sobre estar online – e maneiras de compartilhar coisas sobre você que são divertidas e que conectam você com