• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DISCIPLINAR E DE CONDUTA DO ALUNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DISCIPLINAR E DE CONDUTA DO ALUNO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Normas Respeito

"Um direito, um dever"

Todo homem tem o direito de ser respeitado em suas opiniões, sua crença, seus gostos.... da mesma maneira ele deve retribuir esse respeito ao próximo. O respeito norteia todas as relações estabelecidas dentro da escola.

CÓDIGO DISCIPLINAR E DE CONDUTA DO ALUNO

Código Disciplinar e de Conduta do Aluno constitui-se em um aditivo ao Regimento Escolar.

I - Direitos do aluno

a) Ser respeitado em sua dignidade e em suas liberdades fundamentais, usufruindo igualdade de atendimento.

b) Assistir normalmente às aulas e demais atividades programadas para a sua participação, exceto em circunstâncias que por ato seu, gere algum impedimento.

c) Solicitar aos professores, monitores ou orientadores explicações para dúvidas que venham a surgir durante o seu aprendizado.

d) Comunicar à Direção ou Coordenação da Escola, atos que considerar injustos e reclamar providências.

e) Participar de atividades que contribuam para o aprendizado ou que favoreçam o seu desempenho.

f) Ter um ambiente propício e salutar para o seu aprendizado.

g) Utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pela escola. h) Tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos

resultados obtidos em provas e trabalhos, sempre ao final de cada bimestre.

II - Deveres do aluno

a) Providenciar a documentação exigida no ato da matrícula ou quando for o caso no prazo estipulado pela Secretaria.

b) Cumprir as determinações emanadas da Direção do Estabelecimento. c) Adquirir e portar nos prazos solicitados o uniforme adotado e o

material didático determinado.

d) Participar das aulas e atividades escolares devidamente uniformizado. e) Manter-se atento e participativo durante as aulas executando as

atividades determinadas pelos professores.

f) Ser pontual e assíduo às aulas e demais atividades escolares, respeitando as regras estabelecidas pela Direção, quanto aos horários de entrada, saída e recreio.

g) Estudar e fazer as atividades em sala, portar todo o material escolar solicitado, fazer as tarefas de casa e rever os conteúdos trabalhados em sala diariamente.

h) Apresentar as tarefas, trabalhos e realizar as avaliações quando solicitadas.

i) Ter comportamento condizente com o estipulado pela Escola, seja dentro ou fora do Estabelecimento, bem como tratar a todos com respeito e cordialidade dentro dos limites impostos pela solidariedade. j) Zelar pela limpeza e conservação do patrimônio do Estabelecimento.

(2)

k) Os equipamentos de sala de aula como: giz, quadro, tv, dvd, computadores, dentre outros são instrumentos de trabalho dos professores e só como tais deverão.

l) Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais à Escola ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários.

m) Entregar à família a correspondência enviada pela Escola, devolvendo-a devolvendo-assindevolvendo-addevolvendo-a no prdevolvendo-azo estdevolvendo-abelecido, qudevolvendo-ando for o cdevolvendo-aso.

n) Comparecer às Solenidades, festas cívicas e outros eventos promovidos pelo Estabelecimento.

o) Quando faltar à Escola informar-se junto aos colegas ou professores qual a matéria dada, se há ou não trabalhos e tarefas a serem realizadas e se perdeu alguma prova. Caso isso ocorra solicitar junto a Secretaria a prova substitutiva.

p) Nunca divulgar a senha do seu login do Portal Educacional. q) Respeitar os símbolos nacionais.

r) Não trazer à Escola objetos de valor (celulares, Ipod, MP3, MP4, videogames, etc.), pois a Escola não se responsabiliza por objetos extraviados. Se achados ficam sob a guarda da Escola até que o responsável pelo aluno venham retirá-lo.

III- Proibições ao aluno

a) Entrar nas dependências da Escola fora dos horários regulares, salvo se autorizado.

b) Ausentar-se do Estabelecimento sem que esteja devidamente autorizado pela família e pela Escola.

c) Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, vocabulários impróprios, desenhos, bilhetes, etc.

d) Ocupar-se, durante as aulas de atividades estranhas às que, no momento, estejam programadas para a sua turma ou que lhe foram atribuídas individualmente.

e) Utilizar e portar material potencialmente perturbador da ordem e dos trabalhos escolares, tais como: celulares, IPod, MP3, MP4,

videogames, etc;

Nota: o professor retirará o material do aluno e só entregará ao pai e/ou responsável.

f) Impedir a entrada de seus colegas em sala de aula.

g) Perturbar a ordem ou os trabalhos escolares quando estiver nos corredores, quadra, pátio, cantina ou demais dependências do Estabelecimento escolar.

h) Comer ou mascar chicletes durante as aulas.

i) Trajar-se de maneira inadequada tais como: chinelos, camisas regatas, uniformes modificados, mini-saias e blusas que vão contra os bons costumes e a moral.

j) Usar toucas (tipo PCC), chapéus e capuzes durante as aulas, pois os mesmos não serão permitidos.

k) Usar de meios fraudulentos quando da realização das avaliações (comunicar-se com os colegas, ou portar “cola”), constatada a irregularidade o aluno terá sua prova anulada.

l) Praticar atos que prejudiquem as atividades escolares em sala, ou fora dela, que sejam contra aos bons costumes ou exceder os limites de segurança e da boa educação.

(3)

m) Usar indevidamente o nome da Escola, distribuir impressos ou o uso da internet que envolva o nome da Escola, professores e funcionários. n) Danificar o patrimônio da Escola e pertences dos colegas, professores

e funcionários. Todo o dano causado deverá ser ressarcido pelo responsável, sem prejuízo das punições cabíveis.

o) Promover atividades extraclasses, jogos, campanhas ou comércio de qualquer natureza, não autorizado dentro da Escola.

p) Andar de bicicleta, skate, patins ou similares dentro da Escola.

q) Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais ou responsável (informativos, comunicados, circulares, cartas, convites, boletins e outros).

r) Fazer-se acompanhar dentro da Escola de elementos estranhos à comunidade escolar sem prévia autorização.

IV - Sansões Disciplinares

a) Segundo o Regimento Escolar a inobservância dos deveres estipulados sujeita ao aluno as aplicações das seguintes penalidades.

1. Advertência verbal. 2. Advertência escrita. 3. Suspensão.

4. Transferência compulsória. b) Estão autorizados a aplicar as penalidades: 1. O Diretor, todas.

2. Os Coordenadores e Professores as repreensões, e advertências, esta com a autorização do Diretor.

c) As penalidades deverão ser registradas no Livro de Ocorrências, exceto as de advertência verbal. Será obrigatória a ciência do pai ou responsável, a quem e facultado pedir reconsideração ou recorrer ao Diretor.

Orientações aos Pais e Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Todo grupo é regido por normas, elaboradas e exercidas em beneficio do próprio grupo. A escola é um grupo e nela cada aluno deve possuir pleno conhecimento de seus direitos e deveres, para que todos possam estabelecer uma convivência inspirada na cooperação e ajuda mútua.

1. Uniforme

A O uniforme é um meio de identificar um grupo, sendo assim propicia segurança, organização e união.

Todos os alunos deverão providenciar o uniforme até o dia 15/02/2016, após esse prazo não será permitido a entrada do aluno que não estiver devidamente uniformizado, assim como em qualquer atividade do Colégio(plantão de dúvidas, excursões, biblioteca etc). Colocar nome

em todas as peças de uniforme para que não haja extravios das peças.

(4)

Não serão aceitas justificativas para o não uso do uniforme. Nos dias frios, o aluno deverá utilizar o blusão do uniforme e, se necessário, outro agasalho de reforço poderá ser usado por baixo do blusão.

Não esta autorizado o uso de:

Chinelos, calçados tipo “crocks”, sandálias, botas, camisetas cortadas e/ou customizadas (mangas, decote, comprimento), minissaias, “shorts”, blusão colorido, bonés, toucas, capuz.

As crianças da Educação Infantil devem trazer diariamente uma troca de roupa(uniforme), com nome, para eventuais necessidades.

2. Agenda escolar

A agenda escolar é um instrumento importante de comunicação entre o Colégio e a Família e vice-versa. Deve-se ter clareza que a agenda é exclusivamente de uso escolar. Em caso de perda ou aspecto inadequado para uso escolar, o aluno deverá providenciar a compra de outra em substituição junto ao setor financeiro.

Ressaltamos a importância de verificá-la diariamente, assinando as comunicações.

3. Material

Todo material estranho às aulas como: jogos de videogames, baralho, camisetas de clubes, Mps, máquinas fotográficas, Ipod, etc, não

deverão ser usados ou trazidos pelos alunos.

Obs: O Colégio não se responsabilizará por perda ou danos dos mesmos.

O material escolar deve ser marcado com nome e ano, para facilitar a identificação.

O aluno deverá zelar por seu material escolar e objetos de uso pessoal, pois a responsabilidade é de cada um.

Não interromper as aulas de outras salas, para empréstimos de livros e outros materiais.

4. Brinquedos – Dia do Brinquedo

Somente as crianças da Educação Infantil podem trazer um brinquedo de casa(com nome) às sextas-feiras. Evitem mandar brinquedos muito pequenos, com muitas peças, caros ou de valor sentimental já que não nos responsabilizamos por eventuais perdas ou danos.

5. Telefone Celular

Em cumprimento a Lei nº. 132/2007, não será possível o uso de celulares. Caso haja descumprimento dessa norma, o aluno será encaminhado à Direção e sofrerá penalidade disciplinar.

6. Horário

Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a organização e funcionamento de qualquer instituição. O aluno deverá cumprir o horário estipulado.

Após o início da primeira aula, o aluno só poderá entrar em sala de aula devidamente autorizado pela Direção. Haverá uma tolerância de 15 minutos do horário da primeira aula. Caso o horário seja maior, o aluno entrará somente na segunda aula.

(5)

O aluno não deve retornar do recreio ou da Educação Física com atraso, ou seja, após a entrada do professor, assim como entre as trocas de aulas. Não deve permanecer nos corredores e escadarias. O aluno não poderá permanecer no Colégio sem atividade.

Educação Infantil e Fundamental I

Manhã Tarde

Entrada: 07:15h Entrada: 13:00h Saída: 12:00h Saída: 17:30h

7. Dispensa

Casos de dispensa deverão ser solicitados por escrito, agenda escolar ou via telefone encaminhados à secretaria, ou coordenação, somente por motivos justos. Quantos às consultas médicas ou outros tratamentos no horário de aula devem ser repensados, pois o aluno será prejudicado pela falta e perda das atividades escolares.

8. Viagens

É muito importante a verificação do calendário escolar e circulares, para que possíveis viagens ou outras atividades não se realizem em época de avaliações mensais ou bimestrais, ou até mesmo durante o período do ano letivo.

9. Avaliações e Boletins

As notas das avaliações mensais serão atribuídas através de atividades avaliadas, coordenadas pelos respectivos professores.

As provas bimestrais serão marcadas pela Direção.

Atenção especial para perdas de provas, será permitida a prova substitutiva(exceção feita as provas de recuperação), que será realizada conforme calendário escolar.

Ao final de cada bimestre os alunos do Ensino Fundamental I receberão boletin escolar e os alunos da Educação Infantil receberão relatório bimestral.

A composição da média será a soma e divisão de todas as atividades avaliadas e provas bimestrais.

Obs: A recuperação será continua e paralela durante todos os

bimestres.

De acordo com regimento interno, a média mínima a ser atingida pelo aluno para sua aprovação é de 6.0.

10. Trabalhos

Os alunos não necessitam de reuniões em grupo fora da sala de aula. Os trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula com orientação dos professores ou propostos para serem feitos em casa. É de extrema importância que o aluno faça a entrega dos trabalhos na data fixada pelos professores. Caso haja atraso na entrega, o aluno terá uma segunda chance, mas com valor da nota reduzida.

11. Biblioteca

Pretendemos que o espaço seja um centro de convivência, pesquisa e lazer para os alunos, gerando vida na relação livro-leitor, servindo como fonte de informação e prazer.

(6)

O empréstimo de livros é regulado por normas, que deverão ser conhecidas pelos pais para uma integração entre Escola e Família. O aluno que perder ou danificar o livro retirado, deverá repô-lo ou pagar multa.

12. Lições de casa

As lições de casa propostas visam oferecer uma oportunidade dos alunos realizarem pesquisas, reverem os assuntos trabalhados em sala de aula, etc. Os alunos recebem a devida orientação, em classe, para a realização dos trabalhos. Fazer com ele sim, nunca fazer por ele. A ajuda dos pais é indispensável nesse momento.

13. Medicamentos

O Colégio não pode prescrever e ministrar medicamentos. Quando houver necessidade do uso os senhores pais encaminharão o medicamento com a receita médica.

Obs: Em hipótese alguma o Colégio fará inalações, aplicações de

insulina e etc.

14. Comemorações

Não está autorizada comemoração de aniversários de alunos e professores no Colégio.

15. Encontro de Pais

Serão realizados todos os finais de bimestres. Nenhum professor está autorizado a dar atendimento pedagógico ou encaminhamento aos Srs. Pais ou responsáveis nos períodos de entrada e saída.

16. Atividade Extracurricular

Com objetivo de aprimorar os conhecimentos, fixar melhor o conteúdo trabalhado e estreitar os laços de amizade, no decorrer do ano letivo acontecerão algumas atividades externas como Estudo de meio e passeios. O comportamento disciplinar nestas ocasiões se pauta pelas normas de conduta diária. O aluno poderá não participar dos mesmos, como forma disciplinar.

Para tais eventos o Colégio fornecerá, com antecedência, todas as informações necessárias, tais como: local a ser visitado, horário de chegada e saída, custo do passeio e etc.

O pagamento e autorização para as atividades e passeios, não será aceito após o prazo determinado pela escola, divulgados através de comunicados internos e site.

17. Saída

Os Srs. Pais ou responsáveis devem retirar seus filhos, respeitando rigorosamente os horários.

Manhã: 12:00h Tarde: 17:30h

Caso haja necessidade de saída do aluno antes do término do horário, o responsável deverá comunicar, por escrito, o Colégio para as devidas orientações dos setores.

Referências

Documentos relacionados

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

Como se pode observar, os factores asociados cos TME en colo-caluga, ombros e columna dorsolumbar dependen do cri- terio empregado para a definición de TME, aínda que no caso

Conforme regulamentação da Congregação da Faculdade de Engenharia - UNESP -

Disciplina: Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais (optativa) Período Letivo: 3.º Ano Carga Horária: 60 horas Objetivo da Disciplina:. Capacitar os alunos para entender os

Corrente Máxima 400A Potência Máxima 24 kWp Tensão 24Vcc à 72Vcc Grau de Proteção IP66 – IEC Comunicação CAN. Inversor

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

2º - É ainda neste período que encontramos os marcos iniciais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). 3º - Somente foram encontrados no APSMEV documentos datados

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito