• Nenhum resultado encontrado

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

 

1

 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

.: Plano de soft-skills :.

3º edição (ano letivo 2016/2017)

- Regulamento -

1. INTRODUÇÃO

A grande competitividade no mercado de trabalho faz com que os empregadores, durante o processo de contratação de novos colaboradores, olhem cada vez mais para as competências pessoais (soft-skills) dos candidatos, sendo estas características muito valorizadas pelas entidades empregadoras, em complemento do conhecimento e competências técnicas (hard-skills).

As soft-skills são normalmente definidas como atributos e competências pessoais que permitem ao indivíduo melhorar as suas interações com os outros e com o mundo em seu redor, como sejam a Comunicação Verbal, Assertividade, Poder de Persuasão, Falar em Público, Iniciativa, Capacidades de Liderança, Capacidade de Ensinar, Atitude Positiva, Saber trabalhar em Equipa, Criatividade, Comunicar e experiências diversas, entre outras.

Por contraponto, as hard-skills são as competências mais técnicas e específicas para realizar um determinado trabalho (como sejam o conhecimento técnico e especializado). A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), instituição de formação superior de alto nível, procura sempre disponibilizar aos seus alunos os conhecimentos científicos e tecnológicos mais atuais, relevantes e inovadores para a sua formação académica, aliando-as às melhores práticas pedagógicas.

Assim, é preocupação da UTAD a implementação de programas de capacitação dos seus alunos disponibilizando-lhe as ferramentas que melhor os ajudem a competir no exigente mercado de trabalho, pelo que assume uma grande importância a existência formalizada de iniciativas de capacitação dos seus alunos na área das soft-skills, razão pela qual a UTAD desenvolve este plano.

(2)

2

2. OBJETIVOS

O Plano de Soft-Skills da UTAD (PSS-UTAD), visa propor aos alunos da Instituição o contato e experiência com um conjunto destas competências, tendo a UTAD elaborado para o efeito um plano anual de ações.

Este Plano é composto por um conjunto de Palestras, Workshops e Atividades de Voluntariado, que os alunos inscritos deverão obrigatoriamente frequentar para que lhes seja atribuído o respetivo certificado.

Este plano terá a duração de um ano lectivo, sendo dinamizada pelo GAIVA (Gabinete de Inserção na Vida Ativa) e GFORM (Gabinete de Formação) em articulação com as outras unidades da UTAD (Departamentos e Gabinetes), sendo atribuído aos alunos, no final de cada ciclo do Plano, e para aqueles que cumpram com os requisitos, um certificado de frequência e de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation

System – sistema europeu de créditos), podendo estes solicitar como suplemento ao

Diploma de Curso.

3. DESTINATÁRIOS

A frequência das acções do PSS-UTAD tem como destinatários principais (público-alvo) os alunos do 2º ciclo e os alunos do 3º ano do 1º ciclo de todos os cursos lecionados na UTAD. No entanto, como a adesão é livre e voluntária, também serão aceites alunos de outros anos letivos, ou de outros ciclos de estudo, sendo que, havendo limite de participação, será sempre dada primazia ao público-alvo. Os alunos que não cumpram o Plano na integra não terão acesso ao certificado.

4. INSCRIÇÕES/SELECÇÃO/PROCEDIMENTOS

A inscrição na totalidade das ações do Plano de soft-skills está sujeito à inscrição prévia e ao pagamento de 20€ (vinte euros), dando direito, caso cumpra com os requisitos de frequência, à atribuição do certificado e das respectivas ECTS (as quais podem ser solicitadas como suplemento ao Diploma de final de Curso).

A inscrição deverá ser realizada junto do GFORM (localizado no Edifício P2), sendo que o pagamento deverá ser também efetuado no momento da inscrição.

Haverá lugar à selecção dos candidatos sempre que exista limite de lugares nas acções a realizar, utilizando para o efeito os seguintes critérios:

1º. Alunos inscritos no 2º ciclo

(3)

 

3

  3º. Alunos inscritos no 3º ciclo

4º. Alunos inscritos nos restantes ciclos e anos (sendo estes hierarquizados por ordem de inscrição)

5º. Outros participantes

A realização das acções do PSS-UTAD, data, local e horário, será confirmada aos inscritos por email, e através de cartaz colocado no hall do P2, até cinco dias úteis antes do início do mesmo.

5. REGISTO DE FREQUÊNCIA

As ações organizadas no âmbito da PSS-UTAD dispõem de uma folha de presenças, onde será efectuado o registo de assiduidade dos participantes. O preenchimento desta folha de registo é obrigatória para os inscritos no PSS-UTAD, sendo esta a forma de controlo de frequência para atribuição do Diploma e das ECTS correspondentes.

6. RECONHECIMENTO DA FREQUÊNCIA

Será atribuído um certificado de frequência do Programa de Soft Skills da UTAD, e correspondentes créditos num total de 3 ECTS, aos inscritos (segundo o definido no ponto 4) que, no mínimo, participem em 75% das ações desenvolvidas (comprovadas através da assinatura da folha de presenças) cumulativamente com a realização de uma ação de voluntariado de 40 horas (comprovadas por declaração emitida pela entidade organizadora/recetora da ação):

7. PROGRAMA

O Programa do PSS-UTAD é composto pelas seguintes acções:

Palestras (1 a 2 h) Workshops (2 a 3 h) Atividades (mínimo 40 h)

 Gestão do Tempo  Competências do Voluntario  Trabalho em Equipa  Competências de Comunicação

 Lidar com a Diversidade nas Organizações   Motivação  Notas Bibliográficas e CV;  Team Bulding;  Como procurara emprego em 30 dias  Inteligência Emocional  Missão 1º Emprego  Vitaminas para o Emprego

Ações de voluntariado que podem ser realizadas no âmbito da Bolsa de Voluntariado da UTAD ou noutra

(4)

4

Palestras (1 a 2 h) Workshops (2 a 3 h) Atividades (mínimo 40 h)

 Tema a defenir  Ferramentas da criatividade  Falar em Publico

Estas ações (tema e/ou palestrante) poderão ser alteradas, sendo a sua data de realização previsional a seguinte:

7.1 Palestras

Tema Conteúdos Quem

Gestão do Tempo Ferramentas e técnicas para a gestão da

agenda de trabalho Cristina Antunes Competências do Voluntário A postura do Voluntario e ações de

voluntariado A defenir

Trabalho em Equipa As competências e a especificidade do trabalho em equipa e da gestão das equipas

Sónia Remondes Competências da

Comunicação Competências de comunicação: os axiomas da comunicação, a comunicação verbal e não-verbal

José Gomes da Costa

Lidar com a Diversidade nas Organizações

Aprender a trabalhar e a tirar o maior proveito da diversidade

Ana Paula Monteiro

Alice Margarida Simões

Motivação Ferramentas de motivação individual e

grupo. Ricardo Cibrão

Tema a definir; Atributos e competências de ser

empreendedor Orador a defenir

7.2 Workshops

(5)

 

5

  Notas Bibliográficas e o CV A importância da recolha de informação

sobre a atividade académica e a construção do CV

Vera Medeiros Team Bulding Dinâmica de constituição de equipas.

Desenvolvimento de competências (skills) ao nível da interação e comunicação em contexto grupal

GAIVA e GFORM

Como Procurar emprego em 30 dias

dicas e estratégias para melhorar a presença de cada participante no mundo digital, de forma a trabalhar a sua marca pessoal e a complementar a informação que é apresentada no Curriculum vitae e na carta de motivação.

Pedro Silva Santos

Inteligência Emocional As emoções, a Inteligência emocional, o Modelo ECER, Autoconsciência, Autocontrolo, Automotivação, Reconhecer emoções nos outros e Relacionamentos Pessoais

Paulo Moreira

Missão 1º Emprego O mercado de trabalho e as estratégias necessárias para a procura dos 1º emprego

Consórcio Maior Empregabilidade Vitaminas para o Emprego Trabalho das competências interpessoais

como ferramenta de apoio a entrada no mercado de trabalho.

Consórcio Maior Empregabilidade Falar em Publico Técnica de oratória Carlos Cardoso

7.3 Atividades

Tema Conteúdos Quem

Atividades de Voluntariado UTAD

Inscrição na bolsa de voluntariado para trabalhos na UTAD

GAIVA Atividades de Voluntariado no

Exterior

Inscrição na bolsa de voluntariado para trabalhos externos à UTAD

GAIVA Outras atividades de

voluntariado

Mediante indicação da entidade organizadora

Outros

8. DIREITOS E DEVERES

Os alunos inscritos no PSS-UTAD tem o direito a:

- Ser notificados por email dos eventos a serem realizados no âmbito do PSS-UTAD; - Não terem custos para assistir e participar nas ações realizadas na UTAD (excetuando o valor referente à inscrição no Plano);

- Um Diploma de frequência, caso cumpram com os requisitos de atribuição deste Diploma;

- Consultar o seu registo de frequência nas acções do PSS-UTAD;

Quanto aos deveres, os alunos inscritos no PSS-UTAD devem:

(6)

6

- Cumprir os mínimos de frequência que estipulam o direito de atribuição do Diploma;

- Ter uma atitude positiva e pró-activa nas ações que venham a ser desenvolvidas; - Participar nas atividades para as quais se inscrevem.

9. OUTRAS

Este programa poderá ser alterado e/ou reforçado com novas iniciativas, sendo estas comunicadas por email aos inscritos.

Este documento poderá ser revisto, no todo ou em parte, durante a vigência do mesmo. Todos os trabalhos feitos pelos inscritos no PSS-UTAD poderão ser utilizados para fins de exposição e/ou divulgação.

Referências

Documentos relacionados

1 — Importa aprovar um novo regulamento do Hospital Veterinário “Professor Doutor Joaquim Lima Pereira”, adiante designado por HVUTAD, atendendo à necessidade em adequar o seu

Sob proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais, foi aprovada nos termos do disposto no artigo 76.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto -Lei

Comparando as prestações do tractor de rastos em vinhas em patamares e “ao alto”, verifica-se que nos patamares não há interesse em proceder a alterações para se aumentar a

O grau de licenciado em Engenharia e Biotecnologia Florestal é concedido ao estudante que, através da aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos, obtenha 180

A associação possui também o Centro de Acolhimento ao Burro (CAB), que funciona como um “lar de idosos” para burros, no qual se encontram alguns asininos de diferentes raças

tem o objetivo descrever o desempenho da atividade do serviço de saúde ocupacional na prestação de vigilância da saúde e bem-estar interna dos profissionais; e

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

Lactococcus lactis RBT18 isolated from rainbow trout: antimicrobial activity, taxonomic identification, bacteriocin purification and mass..