• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade NOVA de Lisboa

Clara Picão de Abreu Ramos de Carvalho

Aluna nº 2012394 | Turma 5 Ano letivo 2017-2018

(2)

1

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO……….2

2. OBJETIVOS……….2

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS………3

PEDIATRIA……….3

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA………..3

SAÚDE MENTAL………..4

MEDICINA GERAL E FAMILIAR…………4

MEDICINA INTERNA………...5

CIRURGIA GERAL………6

4. ELEMENTOS VALORATIVOS………7

5. POSICIONAMENTO CRÍTICO………7

6. ANEXOS…...10

«Todos conhecem a velha máxima “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.” Para mim, a humanização, no fundo, é viver segundo uma máxima que acho bem mais acertada: “Faz aos outros aquilo que gostavas que te façam a ti”. O fazer companhia, o mostrar interesse, o dar a mão, são tudo formas de suavizar os momentos mais difíceis e, infelizmente, na saúde, como no resto, por vezes falta humanização. Há quem diga, e até muitas vezes com razão, que uma boa palavra é mais importante do que um comprimido.» - António Gentil Martins no livro Ser bom aluno não chega.

(3)

2

Introdução

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa tem permitido aos seus alunos um contacto cada vez mais precoce com a prática médica, numa tentativa de prover a melhor preparação possível ao exercício da profissão médica no futuro.

Neste seguimento, o 6º e último ano do Mestrado Integrado em Medicina, constitui um ano dedicado à profissionalização do aluno de Medicina, que engloba a frequência em 6 estágios parcelares (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Cirurgia Geral) no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissionalizante. Em todos eles, os alunos são integrados no quotidiano de uma equipa médica, a cuidado de um tutor, onde têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que foram adquirindo ao longo do curso.

Este relatório visa descrever sumariamente as atividades desenvolvidas durante os diferentes estágios e termina com uma reflexão crítica sobre os mesmos. Por fim, serão apresentados os elementos extracurriculares considerados relevantes e enriquecedores.

Objetivos

No início desde ano letivo, defini como objetivo principal a aquisição progressiva de autonomia na prática médica, de forma a poder lançar-me no mundo profissional da Medicina com a confiança de uma base escolar sólida e a humildade perante uma necessidade constante de aprendizagem. Tendo isto como base, pude também definir alguns objetivos específicos: (1) consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos e aplicação dos mesmos na prática clínica; (2) aperfeiçoamento da realização da anamnese e do exame objetivo de forma sistematizada, tendo em conta as especificidades de cada especialidade; (3) treino no processo de hierarquização de hipóteses de diagnóstico e na requisição fundamentada e direcionada de meios complementares de diagnóstico, assim como na definição de estratégias terapêuticas; (4) aquisição de experiência na realização de procedimentos técnicos básicos; (5) abordagem dos doentes segundo o modelo biopsicossocial e desenvolvimento de

(4)

3 ferramentas para uma boa relação médico-doente e médico-família; (6) integração numa equipa médica; e (7) respeito pelos princípios éticos fundamentais da profissão médica.

Atividades Desenvolvidas

1.1. Pediatria

Realizei o estágio parcelar de Pediatria, com duração de 4 semanas, sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas e orientação da Drª. Catarina Diamantino, no Hospital Dona Estefânia, na Equipa de Urgência Fixa. Assim, foi na Urgência Pediátrica que passei a maior parte do tempo do meu estágio, local onde é possível observar a maior diversidade de patologias no menor tempo disponível, e onde podemos treinar tudo aquilo que nos será exigido enquanto futuros internos. Aqui tive a autonomia necessária para guiar inúmeras consultas de urgência. Para além disto, tive a oportunidade de passar pela Unidade de Internamento de Curta Duração, dedicada a doentes com situações mais complicadas, internados por um período máximo de 24h, tendo posteriormente alta hospitalar ou transferência para outro serviço. Neste estágio pude ainda assistir a Consultas de Obesidade Infantil, uma doença crónica de difícil intervenção, que exige muita dedicação e persistência, a Consultas de Imunoalergologia, a Reuniões do Serviço de Pediatria e a Reuniões Científico-Clínicas. Os alunos a frequentar o estágio no HDE foram ainda convidados a participar numa aula de Imunoalergologia com o tema “Anafilaxia”. No âmbito deste estágio realizei ainda uma História Clínica, relativamente ao caso de um doente internado na UICD por vómitos persistentes, e apresentei um trabalho, em conjunto com três colegas do 6º ano, sobre “Ataxia Aguda em Pediatria”.

1.2. Ginecologia e Obstetrícia

Realizei o estágio de Ginecologia e Obstetrícia, com duração de 4 semanas, sob a regência da Professora Doutora Teresa Ventura, no Hospital São Francisco Xavier, sob orientação da Drª. Alexia Toller. O estágio foi dividido em 2 semanas dedicadas à área da Ginecologia e 2 semanas dedicadas à área da Obstetrícia, permitindo-nos ter uma ideia global da especialidade. Na área da Ginecologia, estive no Bloco Operatório, onde pude participar em algumas cirurgias, passei pela Consulta Externa e pela Consulta de Patologia do Colo, onde tive a oportunidade de exercitar a realização do exame

(5)

4 objetivo ginecológico, frequentei a enfermaria de Ginecologia e assisti a inúmeras Histeroscopias. No âmbito da Obstetrícia, passei pela Enfermaria do Puerpério e pelo Serviço Materno-Fetal, assisti a consultas de Diagnóstico Pré-Natal, observei ecografias de 1º, 2º e 3º trimestres e participei nas Consultas de Patologia Fetal e nas Consultas Externas de Obstetrícia. Durante a minha permanência semanal no Serviço de Urgência, dividi o tempo entre o bloco de partos, onde acompanhei a evolução do trabalho de parto e assisti e participei em inúmeros partos vaginais e cesarianas, e o atendimento da ginecologia geral. Por fim, em conjunto com uma colega do 6º ano, apresentei em reunião de serviço um trabalho intitulado “Testemunhas de Jeová: um dilema ético”.

1.3. Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental, com duração de 4 semanas e sob a regência do Professor Doutor Miguel Talina, foi realizado no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob orientação da Drª. Rita Mateiro. Os dois primeiros dias de estágio foram dedicados a aulas teórico-práticas sob temas de interesse geral em Saúde Mental, na Faculdade de Ciências Médicas. Grande parte do meu estágio foi passado no Serviço de Estabilização e Triagem de Agudos e Núcleo de Primeiro Surto Psicótico, num serviço de internamento dedicado a doentes dos 16 aos 30 anos, muito desafiante a nível pessoal e académico pelas próprias idades dos doentes e pelo tipo de apresentação das suas patologias. Presenciei e participei na realização de entrevistas clínicas a múltiplos doentes, utilizando uma abordagem empática e de escuta ativa, e na abordagem de situações de descompensação aguda. Realizei uma história clínica que foi apresentada e discutida com a minha tutora, relativamente a um caso de um surto psicótico. Tive ainda a oportunidade de assistir às aulas semanais dedicadas a internos de Psiquiatria, de participar na Consulta Externa de Psiquiatria e de visitar o Serviço de Urgência de Psiquiatria do Hospital S. José.

1.4. Medicina Geral e Familiar

Realizei o estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, com duração de 4 semanas, sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos, na USF Génesis, sob tutela da Drª. Patrícia Vilarinho. Assisti a consultas de Saúde de Adultos, Hipertensão, Diabetes, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde Infantil e Juvenil e Consultas Abertas (em contexto de doença aguda). Tive a

(6)

5 oportunidade de guiar de forma independente uma série de consultas, de realizar o exame objetivo e ginecológico de forma sistemática e de executar inúmeros procedimentos, nomeadamente colocar e retirar implantes subcutâneos. Em alguns momentos, auxiliei a equipa de enfermagem em diversos procedimentos: vacinação, tratamento de feridas, colocação e troca de pensos, entre outros. Paralelamente, pude participar na realização de visitas médicas ao domicílio. Neste estágio fui confrontada com utentes com inúmeros problemas sociais, evidenciando o papel essencial do médico de família na vida dos seus utentes e a importância de uma abordagem biopsicossocial. Elaborei um panfleto “Hipoglicémia, o que fazer?” que permitiu disponibilizar aos utentes uma ferramenta para que possam saber prevenir e lidar com situações de hipoglicemia. Por fim, realizei o Diário de Exercício Orientado, que constituiu o momento final de avaliação do estágio, com discussão de alguns casos que fui observando ao longo do estágio.

1.5. Medicina Interna

Realizei o estágio de Medicina Interna, com duração total de 8 semanas, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, na Unidade de Insuficiência Cardíaca do Hospital São Francisco Xavier, sob orientação da Drª. Inês Araújo. Este estágio consistiu maioritariamente em atividade de Enfermaria, onde pude colaborar diariamente e autonomamente na observação de doentes, na realização de diários clínicos, notas de entrada e notas de alta, participando na discussão de hipóteses diagnósticas e estratégias terapêuticas e requisitando exames complementares de diagnóstico. Numa reunião diária de equipa, discutíamos os diversos casos e o plano adequado para cada doente. Reunião esta que, para além de muito didática, permitia uma orientação mais cuidada de cada caso.Quanto a procedimentos práticos, pude aperfeiçoar algumas técnicas, nomeadamente gasimetrias arteriais, e tive oportunidade de observar a realização de outras, como por exemplo, ecocardiogramas, toracocenteses e biópsias pleurais. Frequentei também a Consulta Externa de Insuficiência Cardíaca e o Hospital de Dia, que funcionam em íntima relação com o internamento, criando uma rede de cuidados especializados para os doentes com esta patologia. Semanalmente, estive no Serviço de Urgência, tendo tido a possibilidade de ver doentes de forma independente e de realizar algumas técnicas, desde gasimetrias e punções

(7)

6 venosas a toques retais. Para além do tempo passado no Balcão de Medicina, ainda tive oportunidade de passar pelo Serviço de Observação e pela Sala de Reanimação. Durante o estágio, participei em inúmeras Sessões Científico-Clínicas, Reuniões de Serviço, onde apresentei sistematicamente os doentes que estava a acompanhar, e aulas teórico-práticas organizadas pelo Hospital e pela Faculdade, que complementaram as nossas atividades durantes estas semanas. Realizei ainda duas histórias clínicas que foram discutidas com a minha tutora. Em conjunto com 4 colegas do 6º ano, apresentámos “2018 Guidelines for the Early Management of Patients With Acute Ischemic Stroke” da AHA/ASA, numa Sessão Científico-Clínica do hospital.

1.6. Cirurgia Geral

Realizei o estágio de Cirurgia Geral, com duração total de 8 semanas, sob regência do Professor Doutor Rui Maio e orientação do Dr. Miguel Allen, no Hospital da Luz de Lisboa. A 1ª semana do estágio, consistiu num conjunto de sessões formativas teórico-práticas, que decorreu no auditório do Hospital Beatriz Ângelo e culminou na participação no curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) que incidiu sobre aspetos práticos da abordagem ao trauma. Nas restantes semanas, tive oportunidade de assistir e participar em inúmeras cirurgias, algumas no papel de segunda cirurgiã, auxiliando de forma ativa na realização dos procedimentos cirúrgicos, incluindo a execução de técnicas de suturas. Pude também assistir a Consultas Externas de Cirurgia Geral, onde colaborei na drenagem de abcessos, na realização de pensos, na remoção de pontos de sutura e na desinfeção de feridas, e acompanhei o meu tutor em algumas visitas à Enfermaria de Cirurgia para prestar assistência aos doentes no pós-operatório. Nas últimas 2 semanas deste estágio, passei pela Especialidade de Gastrenterologia, onde pude assistir a diversos exames, nomeadamente Colonoscopias, Endoscopias Digestivas Altas e Ecoendoscopias, à colocação de PEGs e, ainda, acompanhar o Drº David Serra na Consulta Externa de Gastrenterologia. Assisti também a algumas Sessões Clínico-Científicas e Reuniões de Decisão Clínica Multidisciplinar ao longo de todo o estágio. Este estágio culminou na organização de um Mini-Congresso no Hospital Beatriz Ângelo, que contou com a participação de todos os alunos do 6º ano a frequentar o estágio

(8)

7 de Cirurgia Geral, onde, em conjunto com 3 colegas, apresentei um trabalho com o título “Um divertículo difícil de engolir – um caso clínico”.

Elementos valorativos

Ao longo de todo o Mestrado Integrado em Medicina procurei integrar-me em atividades e projetos que contribuíssem para a minha formação pessoal e profissional, quer no seio da Faculdade quer fora do ambiente universitário. "O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe" – Abel Salazar. Ao longo de todo o curso sempre estive integrada em diversos projetos de voluntariado que contribuíram de forma incalculável para a minha formação enquanto futura médica e este ano não foi exceção. Sendo um ano mais intensivo, apesar de em menor número, consegui participar em diversas ações de voluntariado: Corpo Nacional de Escutas, Banco Alimentar contra a Fome, Comunidade Vida e Paz, Explicações, Centro Paroquial do Campo Grande e Residência Sénior de Alvalade. Participei ainda na formação em primeiros-socorros de monitores para Campos de Férias e tive o prazer de partilhar o meu percurso académico com alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira a convite da Associação de Pais, no Ciclo de Palestras “Café com Palavras”. Em anexo encontram-se os diplomas referentes a estas atividades e os diplomas de palestras e congressos em que participei este ano letivo direcionados à minha formação médica.

Posicionamento crítico

Somos diariamente bombardeados com novas informações sobre o nosso possível futuro como recém-licenciados em Medicina. A realidade atual é muito diferente daquela que existia quando nos aventurámos neste percurso. Ainda assim, o único caminho tem de ser o da excelência, uma meta de cada vez, procurando evoluir e crescer a nível teórico e prático para que um dia possa ser tudo aquilo que imaginei.

Neste seguimento, olhando para o meu objetivo central para este ano, acredito tê-lo alcançado na íntegra, uma vez que fui conseguindo ganhar o meu espaço em todos os estágios, adquirindo autonomia e responsabilidade de forma progressiva, tendo sentido por parte dos meus tutores uma

(9)

8 total confiança no meu trabalho pois sempre consegui discernir até onde poderia ir como ainda aluna de Medicina e quando precisaria de apoio de colegas mais experientes. A diferenciação entre casos graves e situações menos graves, do frequente e do raro, e a sistematização da abordagem dos doentes nas diferentes especialidades tendo em conta as suas particularidades foram dos pontos mais positivos destes estágios. Ao fim de 6 anos de estudo, a confrontação com a necessidade constante de aquisição de conhecimentos é uma força motivadora para continuar a trabalhar no sentido de ser capaz de prestar os melhores cuidados médicos. Não tenho dúvidas que o investimento por parte da Faculdade no contacto precoce dos seus alunos com o ambiente hospitalar contribuiu para a boa performance que penso que os alunos do 6º ano desta faculdade têm tido.

Relativamente ao estágio de Pediatria, o desafio principal deste estágio prendeu-se às particularidades da faixa etária pediátrica, nomeadamente no que diz respeito às diferentes fases de desenvolvimento da criança e do adolescente. Foi um estágio muito especial por ter sido dedicado caso exclusivamente ao Serviço de Urgência, no entanto, acredito que isto tenha sido uma mais valia, uma vez que no 4º ano o meu estágio de Pediatria foi mais direcionado ao serviço de enfermaria. Foi um desafio aprender a lidar com crianças/adolescentes e família em contexto de urgência, principalmente tendo em conta a autonomia que tive.

O estágio de Ginecologia-Obstetrícia teve uma organização que nos permitiu ter uma visão ampla da especialidade, o que é um ponto muito positivo tendo em conta a fase em que nos encontramos, no entanto, não nos permitiu criar uma relação de confiança com os tutores tão grande comparativamente aos outros estágios. Quero salientar também a oportunidade de participar em cirurgias, de praticar a realização do exame ginecológico e de frequentar o serviço de urgência.

No estágio de Saúde Mental tive a sorte de estar integrada numa equipa de um serviço de internamento de agudos para jovens dos 16 aos 30 anos, o que me deu a possibilidade de observar uma série de casos muito interessantes a nível clínico, com apresentações sintomáticas muito próprias e distintas. Apesar de ter sido o estágio mais observacional deste ano, foi um estágio muito didático tanto a nível pessoal como académico. O ponto menos positivo deste estágio foi ter tido pouco contacto com a realidade do Serviço de Urgência de Psiquiatria.

(10)

9 Destaco o estágio de Medicina Geral e Familiar por ter sido um dos estágios onde tive um papel mais ativo, guiando consultas de forma independente, onde pude constatar a posição privilegiada que o médico de família assume na intervenção para a prevenção da doença e promoção da saúde, bem como a complexidade da abordagem do doente com múltiplas comorbilidades.

O estágio de Medicina Interna é o exemplo perfeito de um estágio profissionalizante, onde fiquei totalmente integrada numa equipa médica, seguindo doentes de forma autónoma, tornando este estágio altamente estimulante. Já para não falar do papel que assumi no Serviço de Urgência, durante o dia e algumas noites, onde acompanhei doentes de forma independente, adquirindo ferramentas essenciais para o futuro.

Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral, saliento a possibilidade de participar ativamente em cirurgias, o que é sempre um entusiasmo para um simples aluno de Medicina. A possibilidade de realizarmos um estágio opcional numa especialidade em íntimo contacto com a Cirurgia Geral (no meu caso a Gastrenterologia) é muito positiva. Ficou a vontade de passar pela Pequena Cirurgia e pela Urgência de Cirurgia.

A oportunidade de realizar estágios em diferentes Hospitais, tanto de carácter público como privado, possibilita o contacto com diferentes realidades, sendo esta uma mais valia. De destacar também o rácio tutor:aluno de 1:1 na quase totalidade dos estágios, que é fundamental para uma melhor aprendizagem, desenvolvimento de competências e de oportunidades para realização de procedimentos médicos e cirúrgicos.

Em conclusão, penso ter alcançado todos os meus objetivos delineados a priori, com a certeza de ter aproveitado da melhor forma todas as oportunidades de aprendizagem, conseguindo conciliar com as minhas atividades extra-faculdade, que em muito contribuem para o meu crescimento enquanto futura médica. Claramente os estágios de 6º ano ultrapassaram todas as minhas expectativas e acabo este ano com o mesmo receio com que entrei no Teatro Anatómico pela primeira vez mas com o entusiasmo de 6 anos a conhecer os encantos da profissão médica.

(11)

ANEXOS

VOLUNTARIADO

1. Corpo Nacional de Escutas

2. Banco Alimentar contra a Fome

3. Embrulhão – Comunidade Vida e Paz 4. Explicações

5. Levar o Natal a Casa – Centro Paroquial do Campo Grande 6. Residência Sénior de Alvalade

FORMADORA

1. Formação em primeiros-socorros a monitores de Campos de Férias

PALESTRANTE

1. Percursos: e depois do secundário? – Ciclo de Palestras “Café com Palavras”

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS

1. Médicos do Mundo: como posso ajudar? – Associação Move-te Mais

2. O Sono da Criança: dormir para nutrir a vida – Hospital da Luz Learning Health 3. Young Leaders: Gestão em Medicina – AEFCM

4. 7ª Reunião de Imunoalergologia de Lisboa

5. Ciclo de Conferências Multidisciplinares: Tratamos da saúde ou da doença? –

Academia CUF

CURSOS

(12)

Anexo 1

1

VOLUNTARIADO

1. Corpo Nacional de Escutas (anual) – Agrupamento 541 Pio XII

O Movimento Escutista é um movimento de educação para jovens voluntário, apolítico e aberto a todos. A Missão do Escutismo é

contribuir para a educação dos jovens, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas são realizadas enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade.

2. Banco Alimentar Contra a Fome (02/12/2017 e 01/06/2018)

Os Bancos Alimentares em atividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e

cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas.

3. Embrulhão – Comunidade Vida e Paz (02/12/2017)

Embrulhar mochilas e mantas para distribuir pelos sem-abrigos de Lisboa.

4. Explicações (anual)

Explicações de Matemática, Ciências da Natureza e Física-Química de 9º ano a um rapaz de 14 anos a viver numa Instituição.

5. Levar o Natal a Casa – Centro Paroquial do Campo Grande (09/12/2017)

Visitas domiciliares a famílias referenciadas pelo Centro Paroquial do Campo Grande, pela altura do Natal, para conviver, conversar e levar-lhes um pouco da magia do Natal.

6. Residência Sénior de Alvalade (09/12/2017)

(13)

Anexo 2

(14)

Anexo 3

3

(15)

Anexo 4

4

(16)

Anexo 5

5

(17)

Anexo 6

6

(18)

Anexo 7

7

(19)

Anexo 8

8

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS

(20)

Anexo 9

9

Referências

Documentos relacionados

O objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de

Dentro deste contexto de intensificação do processo de precarização do trabalho – responsável pela desregulamentação dos direitos trabalhistas, enfraquecimento

A Instituição é um espaço de apoio socioeducativo, onde as crianças e jovens recorrem à valência do CATL no prolongamento de apoio à escola.. diariamente

Campos (1999) explica também que o método pode ser utilizado tanto para manutenção de um resultado quanto para a melhoria contínua dos processos, e neste caso o

This work was developed within the FCT Project UID/MAT/00297/2013 of CMA and of Departamento de Matem´ atica da Faculdade de Ciˆ encias e Tecnologia da Universidade Nova de

Fernando de Meneses (1463-1524), 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real, que acolhe Cataldo e faz dele mestre de seus filhos, é bem o representante da velha

O que se pretende mostrar aqui é que esta visão da Arte pode informar e contribuir decisivamente para a construção de uma concepção de cultura capaz de produzir

Pybel [90] (a Python library that provides access to the Open Babel toolkit) was also used to convert file formats, calculate molecular fingerprint to compare