• Nenhum resultado encontrado

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB

Bruna Karla Zapotoczny1

, Isabel Cristina Rickli Ramos¹

, Lais Stadler de Campos¹ Daiane Solange Stoeberl da Cunha2

, Juliana Teixeira3

(PIBID-UNICENTRO). Palavras-chave: Arte e Ensino; Cotidiano; Docência.

Introdução

Após a observação das aulas de arte na Escola Estadual Leni Marlene Jacob desde o início dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID de 2014, tendo como foco o comportamento dos alunos, a postura tomada pela professora, à realidade escolar, resultados educacionais e pontos considerados importantes pelas bolsistas chegou-se aos atuais relatos sobre essas observações.

O Colégio fica localizado em um bairro periférico da cidade de Guarapuava, com aproximadamente 11.000 habitantes, atende alunos do entorno, vilas próximas e do interior. Como ponto de partida deste trabalho foi efetuado a leitura e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio. Segundo Veiga (2005) citado no PPP (2012. p.7):

“O Projeto Político Pedagógico é um conjunto de diretrizes políticas, administrativas e técnicas que norteiam a prática pedagógica da comunidade escolar como um todo.” Esse deve ser escrito em conjunto pelos profissionais da educação e comunidade local (pais de alunos), e esses deverão cumpri-lo, segundo a LDBEN Lei 9394/96. (BRASIL, 2014)

1

Acadêmicas do segundo ano do curso de graduação em Arte-Educação da UNICENTRO. Bolsistas CNPq PIBID Musica. bruna_czny@hotmail.com, isabel.cristinarr@hotmail.com e lais.unicentro@yahoo.com.br.

2

Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do subprojeto Arte/Música da UNICENTRO. dai_flc@yahoo.com.

3

Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência do subprojeto Arte/Música da UNICENTRO. jujtjuliana@gmail.com.

(2)

Desta forma foi possível conhecer melhor o colégio e os alunos, pois as aulas de arte refletem a realidade considerando a liberdade de expressão que a arte proporciona.

De acordo com a leitura, além de problemas pedagógicos internos, existe uma crise com relação ao papel social da escola, que está em constante processo de redefinição de seus objetivos e o seu papel enquanto formadora de cidadãos. Sendo assim, como é possível haver um planejamento sem um objetivo bem definido?

Tendo em vista que os pais precisam sair para trabalhar para o sustento da família, não há tempo para ajudar com atividades escolares em casa, e em decorrência disto acaba afetando no desempenho escolar da criança, e algumas vezes o relacionamento entre os colegas. A renda familiar varia entre um e três salários mínimos, o que também prejudica por muitos alunos não possuírem nem o material básico pedido no início do ano.

A Escola Leni funciona em dualidade administrativa com a Escola Municipal Profº Abílio Fabriciano de Oliveira, o que ocasiona certas restrições de desenvolvimento do colégio.

Os profissionais da educação do Colégio Leni procuram preparar seus alunos para atuarem na sociedade com senso critico, sendo cidadãos honestos e politizados, e enfrentando as dificuldades de maneira íntegra.

[...] sonhamos com uma sociedade onde todos os seres humanos tenham seus direitos reconhecidos. Sabemos que para atingir muitos de nossos sonhos, precisamos que seja ofertada uma educação de qualidade para a população. (PPP LENI, 2012, p.32)

Isolado de seus semelhantes, mas que vive em sociedade. O PPP do Colégio Leni parte em sua abordagem filosófica para o pensamento grego que diz que o homem é um ser social, esse é o resultado de uma cultura e de um processo social que já existia antes da existência

(3)

deste. Ele recebe constantemente estímulos que o faz responder com comportamentos. O homem age sobre o mundo e se adéqua às suas necessidades.

[...] Segundo Paulo Freire, “se a educação não pode tudo, ela pode alguma coisa. Uma de nossas tarefas como educadores é descobrir o que historicamente pode ser feito no sentido de contribuir para a transformação do mundo” [...] (PPP LENI, 2012, p.33)

É notável a extrema reocupação da escola com relação à formação dos alunos como pessoas que critiquem e lutem por seus direitos e seus deveres, exerçam sua cidadania e lutem para transformar nossa sociedade, para que seja mais justa, democrática e solidária.

Nas aulas de Arte

Com a leitura do Projeto Político Pedagógico do Colégio Leni, e, mais ainda, com a vivência dentro da escola foi possível compreender melhor os comportamentos apresentados pelos alunos em sala de aula.

Foram observadas crianças desenvolvendo certa agressividade no vocabulário, do mesmo modo que seus “heróis”, os modelos que essas crianças querem seguir e os que estão em sua volta agem dessa maneira.

Muito agitadas em sala de aula e comunicativas com os colegas, respeitando o pedido de silêncio do professor depois de muito tempo de aula perdido. As crianças advindas da zona rural são as que mais precisam de auxílio durante as atividades, mesmo elas não pedindo, e que, mesmo em um ambiente onde estão cotidianamente, são envergonhadas, diante dos colegas e, até mesmo, da professora.

Em várias aulas crianças não tinham material adequado, por necessidade econômica, e por falta de incentivo dos pais em casa para que as crianças não se esqueçam de levar seus materiais escolares e suas atividades prontas, ou até mesmo, falta de interesse nas aulas. Apesar de apresentarem resultados de atividades que são satisfatórias, alguns alunos levam

(4)

mais tempo que outros para realizar atividades programadas para aquela aula, não por não serem capazes, mas por indisciplina e conversa demasiada com os colegas. Apesar de tantos problemas, a maioria dos alunos participa das aulas de Arte, produzem as atividades de modo satisfatório, entendem as propostas, lembram-se facilmente de aulas anteriores, dão exemplos, fazem relações com o cotidiano, usam da criatividade, e quando percebem que estão sendo desrespeitosos, avisam os colegas.

Considerações finais

A partir de todas as observações e análises, sabe-se que há várias questões externas à educação escolar, mas que todos os profissionais da escola tentam encontrar soluções para que seus alunos possam, realmente, ter uma educação de qualidade, preparando-os para o futuro.

Constatou-se por meio da observação em que se desenvolveu em sala e de acordo com o PPP da escola que há uma falta de diálogo, compreensão e atenção entre os alunos e suas famílias, pelo fato de pais e mães saírem de suas casas para trabalhar, o que afeta o desenvolvimento e relacionamento do aluno na escola. “Muitos pais compreendem a importância que a educação formal tem na vida de seus filhos.” (PPP LENI, 2012, p.11).

A professora observada sempre atendeu aos alunos de forma atenciosa, chamando a atenção quando necessário, buscava sempre ser clara no que falava, levava exemplos para serem apresentados, tratada respeitosamente como profissional pelos alunos, professores e funcionários do colégio.

O PPP do Leni mostra com o mais cruel resultado a convicção que os professores têm de que não são capazes de criar novos métodos de ensino e educação, não surgindo métodos inovadores de maneiras de enfrentar os problemas educacionais, disponibilizando através da práxi pedagógica, meios que os alunos possam melhorar sua condição existencial, social através do conhecimento significativo para sua vida.

(5)

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em: 11 ago 2014.

COLÉGIO ESTADUAL LENI MARLENE JACOB. Projeto Político Pedagógico do Colégio

Estadual Profª Leni Marlene Jacob – Ensino Fundamental e Médio. 2012. Disponível em:

<http://www.grpleni.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/14/950/3508/arquivos/File/PPP_2012. pdf> Acesso em: 24 mar 2014.

Referências

Documentos relacionados

Então, preste atenção neste ponto muito importante, de que tanto é assim, que não é pelo fato de os crentes continuarem sujeitos ao pecado, mesmo depois de

É requerido um despojamento das obras da carne e um revestimento do fruto do Espírito Santo, e isto não é feito apenas por palavras, mas pela efetiva operação do

A menos que você faça isso, a verdadeira razão pela qual você não pode acreditar em Cristo é porque você acredita em si mesmo, e essa é uma razão muito triste para a

Isso deveria ser entendido da seguinte maneira: quando o aluno chega à escola com seis ou sete anos, domina uma certa quantidade das possibilidades da língua,

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Ao refletir sobre isso, fica clara a importância de atividades interdisciplinares, que não serviriam apenas para chamar o professor de Geografia para tratar de “assuntos

As leis humanas são comandos para ordenar que se aja de uma certa maneira, de modo que cada um possa escolher se comportar, ou possa escolher não se comportar; mas as leis

As leis humanas são comandos que ordenam que se aja de uma certa maneira, de modo que cada um possa escolher se comportar ou não se comportar; mas as leis naturais são uma