• Nenhum resultado encontrado

Ass. de Comunicação Seção: 150 melhores empresas para você trabalhar Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ass. de Comunicação Seção: 150 melhores empresas para você trabalhar Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Veículo: Revista Você S/A Exame Data: setembro/2009 Seção: 150 melhores empresas para você trabalhar Pág.: Capa

(2)

Veículo: Revista Você S/A Exame Data: setembro/2009 Seção: 150 melhores empresas para você trabalhar Pág.: 46 e 47

(3)
(4)

Veículo: Revista Você S/A Exame Data: setembro/2009 Seção: 150 melhores empresas para você trabalhar Pág.: 76 a 78

(5)
(6)
(7)

Veículo: Correio Popular - SP Data: 11/09/2009

Seção: Economia Pág.: www.cpopular.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

CPFL é a 8ª melhor para se trabalhar

Correio Popular - SP - ECONOMIA - 11/09/2009 - 07:25:14

Adriana Leite

DA AGÊNCIA ANHANGUERA aleite@rac.com.br

A satisfação dos funcionários é um dos pilares do sucesso de uma empresa, e a região de Campinas se destaca no cenário nacional dentro de estudos sobre as melhores organizações para se trabalhar no País. Em ranking divulgado pelo Guia Você S/A Exame, anteontem, a CPFL Energia ficou entre as dez melhores do Brasil.

A Caterpillar, situada em Piracicaba, ocupou o topo da lista, e outros nomes importantes, como a Valeo Sistemas Limpadores, de Campinas (primeiro lugar na categoria de empresas de pequeno porte entre cem e 500 funcionários) e a Kaizen, de Indaiatuba, estão entre as 150 empresas que compõem a pesquisa.

A holding CPFL Energia apareceu pela primeira vez entre as dez primeiras. A empresa também ocupou o 5º lugar entre as grandes companhias do País, e foi a líder no setor de serviços diversos. A gerente de desenvolvimento de pessoas da companhia, Lucilaine Bordin Bellacosa, afirmou que foi uma grata surpresa estar entre as primeiras do ranking, e elogia as políticas praticadas pela corporação. “Nós destacamos a coerência. As lideranças transmitem valores e atuam de forma ética. Há transparência de gestão dentro do grupo. As pessoas estão engajadas no sucesso da empresa”, destacou.

Ela frisou que a CPFL Energia prima pela prática de políticas consistentes na área de recursos humanos, que se aliam a fatores como lideranças preparadas e pessoas comprometidas com o bom desempenho da empresa. “Estar entre as melhores é um grande reconhecimento. No Guia, há um grande peso da opinião dos funcionários expressa na resposta dos questionários, o que representa 70% da avaliação. As práticas de RH respondem por 20% e a análise, por meio da visita de um profissional da publicação, outros 10%”, explica.

Lucilaine destacou que o desafio da gestão em recursos humanos, para uma companhia com 7 mil colaboradores espalhados por 568 municípios, é diário. “É relevante a disseminação das boas práticas que chegam a todos os nossos colaboradores”, disse.

O diretor industrial da Valeo Sistemas de Limpadores, Roberto Kumagai, e o diretor de Recursos Humanos, Jair Pontes, salientaram que a empresa evoluiu muito no ranking, e foi gratificante ver que as ações empreendidas são aprovadas pelos

(8)

funcionários. “Nós ficamos em 37 lugar na edição de 2008 e ficamos surpresos ao verificar este ano que tivemos a mais alta pontuação do ranking. Nós estamos na listagem geral e fomos a primeira do Interior entre as empresas com cem a 500 funcionários”, comemora Kumagai.

A planta de Campinas tem 315 funcionários e o executivo lembrou que para o setor automotivo, o ano foi bem complicado. “Nós tivemos que demitir colaboradores no final do ano passado e recontratamos as operadoras quando voltamos a precisar de mão de obra”, lembra.

O diretor de gestão de talentos da Kaizen, Daniel Dystyler, afirmou que é um desafio constante manter o padrão de gestão que proporcione a manutenção da satisfação dos funcionários. A empresa figurou no Guia da Você S/A Exame e também foi a 2ª colocada este ano no prêmio da área de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações (Telecom), realizado pela consultoria internacional Great Place to Work em parceria com as publicações Computerworld e Now!Digital Business. “Nós ficamos muito gratificados com o reconhecimento dos nossos funcionários.”

Região

Outros nomes locais que apareceram na listagem foram Brascabos (Rio Claro), International Paper (Mogi Guaçu), Plascar (Jundiaí), PST Eletronics (Campinas), 3M (Sumaré) e Ci&T (Campinas).

RANKING

As 10 melhores do País

1ª - Caterpillar (Piracicaba) 2ª - Masa (Manaus)

3ª - Volvo (Curitiba)

4ª - Laboratório Sabin (Brasília)

5ª - Eurofarma (São Paulo) 6ª - BV Financeira (São Paulo) 7ª - Chemtech (Rio de Janeiro) 8ª - CPFL (Campinas)

9ª - Plascar (Jundiaí) 10ª - Landis+Gyr (Curitiba) Fonte: Guia Você S/A Exame

(9)

Veículo: Site Uol Empregos Data: 10/09/2009

Seção: Empregos Pág.: noticias.uol.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

10/09/2009 - 11h48

Você S/A elege as 150 melhores empresas para trabalhar em 2009; veja lista

Da Redação Em São Paulo Melhores de 2004 Melhores de 2005 Melhores de 2006 Melhores de 2007 Melhores de 2008

A Caterpillar é a primeira colocada na 13ª edição do Guia Você S/A - Exame - As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, divulgado na noite desta quarta (9). O estudo é feito em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Neste ano, 491 empresas se inscreveram para participar da pesquisa. Do total, 223 companhias, situadas em 103 cidades do país, passaram pelo processo de visita e entrevista realizadas pela equipe de Você S/A.

(10)

1 - Caterpillar 2 - Masa 3 - Volvo 4 - Laboratório Sabin 5 - Eurofarma 6 - BV Financeira 7 - Chemtech 8 - CPFL 9 - Plascar 10 - Landis + Gyr

As demais aparecem no guia apenas na ordem alfabética; veja no site da

premiação.

A publicação também escolhe o destaque em algumas áreas. A Dupon ganhou em saúde dos funcionários; em carreira, a campeã foi a Promon; a Carbocloro foi a primeira colocada em desenvolvimento, a Randon S/A foi a campeã em cidadania empresarial.

A melhor empresa

A Caterpillar, fabricante de máquinas industriais e agrícolas, localizada em Piracicaba (SP) e com 4.527 funcionários, investiu R$ 32 milhões em programas de saúde em 2008. Segundo a Você S/A, "os funcionários têm dois ambulatórios médicos internos e médicos disponíveis 24 horas" e oferece duas opções de convênio médico.

A remuneração está vinculada ao desempenho e, de acordo com a revista, pelo menos uma vez por ano, "todo funcionário pode ter um aumento salarial compatível com seu desempenho no período".

(11)

Veículo: Site RH Central Data: 10/09/2009

Seção: Notícias Pág.: www.rhcentral.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

Sabin é a quarta melhor para se trabalhar no país

10/9/2009

Empresa conquista o prêmio pelo alto investimento em funcionários, programas de benefícios e incentivo ao desenvolvimento profissional.

Em dezembro de 2008, quando a crise econômica mundial chegava ao Brasil, a taxa de desemprego no país era de 6,8% (IBGE). O número chegou a 9% em março deste ano, e voltou a cair para 8% em julho, o equivalente a aproximadamente 1,854 milhão de brasileiros. Driblar a crise era tarefa de qualquer

empresa. Alguns optaram por demissões. Não foi o caso do Laboratório Sabin,

empresa brasiliense de exames laboratoriais. Em 2009, 190 colaboradores foram contratados, integrando-se à equipe de 775 pessoas, batizada carinhosamente de “Família Sabin”. Esse time faz parte da 4ª melhor empresa para se trabalhar no País, segundo ranking divulgado pelo Guia Você S/A Exame, nesta quarta-feira (9/9), no Teatro Alfa em São Paulo.

As sócias-proprietárias do Sabin, Sandra Costa e Janete Vaz, receberam o prêmio

das mãos do vice-presidente de RH da Editora Abril, Márcio Ogliara, e do diretor nacional da ABRH, Ralph Arcanjo Chelotti. “Todos ficamos atentos a situação

(12)

econômica mundial e procuramos mostrar a todos colaboradores que não queríamos demitir. Precisávamos apenas de uma estratégia para não extrapolar nos gastos”, conta Janete Vaz, diretora executiva da empresa.

A partir daí, inúmeras idéias passaram a surgir de todos os departamentos do

Sabin: troca de monitores que economizam 30% de energia, redução das impressões em papel, abertura das janelas para trocar os aparelhos de ar ligados pela brisa. “Eu e meus colegas de trabalho nunca tivemos medo de perder o emprego, pois sabíamos que essa seria a última opção da empresa que tanto preza pelas pessoas. Com a crise tiramos lições importantes para superá-la e saímos fortalecidos”, reconhece Jaqueline Dias Rodrigues, 34 anos, supervisora de serviços gerais, que está há 11 anos na empresa.

Para a empresa, que aparece pela quinta vez no ranking da revista Você S/A Exame, investimento e crescimento vão além de números. A preocupação com o bem estar e com o desenvolvimento profissional dos funcionários aparece como uma constante nesses 25 anos de atuação no mercado. Só em 2008, R$ 3,5 milhões foram investidos em programas de benefícios e capacitação.

Os benefícios oferecidos aos profissionais incluem assistência médica, Plano de Participação e Resultados (PPR), seguro de vida, auxílio inglês e esporte (luta, atletismo e ginástica laboral no ambiente de trabalho) e financiamento para a compra do carro e da casa própria. Além disso, os colaboradores participam do programa de benefícios “Fidelidade Sabin”, que desde sua implantação em 2000 concedeu mais de 300 benefícios, dentre eles um carro O Km para o colaborador mais antigo do Sabin com 20 anos de casa, 17 pacotes de sete dias em um hotel, com direito a acompanhante, para quem tem 15 anos. E os 40 computadores entregues a quem tem uma década na empresa. Há, ainda, benefícios para quem completa cinco anos e para os novatos, com um ano.

Para Sandra Costa, sócia de Janete Vaz, e diretora técnica do Sabin, para muitos pode parecer que o Sabin arrebanha todos esses prêmios por conta dos benefícios que entrega aos seus profissionais. É, em parte. Mas há algo ainda mais valioso. O respeito às pessoas, tanto clientes e, principalmente, quem está no dia a dia da empresa, os colaboradores. Quem é bem tratado e reconhecido se sente responsável pelo trabalho e desempenha suas funções com maior eficiência. “Um ambiente agradável e produtivo e o amor pelo que cada um faz permitem que as atividades diárias sejam realizadas com mais zelo, cuidado e paixão”, afirma. É essa a essência do nosso clima organizacional.

Para maior identificação, os colaboradores participam das reuniões estratégicas da empresa, nas quais se definem alguns princípios para utilização de todos: a adoção de postura ética, o tratamento igual dispensado a todos os colegas, o investimento em projetos sociais para melhoria da qualidade de vida e a atuação em meio à comunidade.

Estudo, Conhecimento e Crescimento Profissional

Para incentivar o aperfeiçoamento acadêmico e técnico dos colaboradores, o Sabin proporciona, por meio da universidade corporativa UniSabin, bolsas de estudos de

(13)

50% a 80% do valor da mensalidade em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. A UniSabin também oferece diversos cursos de capacitação, como inclusão digital, marketing pessoal, saúde financeira e atendimento personalizado. Outros incentivos são maior flexibilidade no horário de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e o financiamento de participação em congressos e encontros acadêmicos.

Prêmios

A preocupação do Sabin com a qualidade de vida dos colaboradores e dos serviços oferecidos tem recebido reconhecimento de instituições nacionais e internacionais. O Laboratório possui certificações de programas como a ISO 9001:2000, a SA 8000 (responsabilidade social), o PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), e o PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos), ambos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Atualmente, o Sabin está em fase de implantação da ISO 14001, que define os requisitos para estabelecer e padronizar a gestão de impactos ambientais.

Ao aliar tecnologia de ponta, projetos de responsabilidade social, respeito aos clientes e investimento nos seus colaboradores, o Sabin se transformou no maior laboratório de análises clínicas da região Centro-Oeste, com 56 unidades, cerca de 100 mil clientes atendidos por mês e 800 mil exames realizados no mesmo período. Neste ano, o Sabin pretende expandir seus serviços para outras regiões do Brasil, com a inauguração de uma unidade em Anápolis (GO) e outra em Barreiras (BA).

Empresa de salto alto

As mulheres compõem 72% do quadro de funcionários do Laboratório Sabin. Elas também aparecem em maioria nos cargos de chefia, ocupando 76% dos postos. Além da alta valorização do trabalho, as colaboradoras recebem benefícios especiais, que ultrapassam as paredes da empresa e chegam às casas. As mães recebem ajuda financeira para comprar o enxoval do bebê quando ainda estão grávidas, auxílio-babá para os filhos com até um ano de idade e material escolar quando eles estão mais crescidinhos. Para as noivas, o Sabin oferece um salário mínimo e o “Dia da Noiva”, em um spa.

(14)

Veículo: Site Newstin Data: 11/09/2009

Seção: Notícias Pág.: www.newstin.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

Você S/A elege as 150 melhores empresas para trabalhar em 2009; veja lista

A Caterpillar é a primeira colocada na 13ª edição do Guia Você S/A - Exame - As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, divulgado na noite desta quarta (9). Neste ano, 491 empresas se inscreveram para participar da pesquisa. Do total, 223 companhias, situadas em 103 cidades do país, passaram pelo processo de visita e entrevista realizadas pela equipe de Você S/A. Das 150, são escolhidas as dez

melhores: 4 - Laboratório Sabin 5 – Eurofarma 6 - BV Financeira 7 – Chemtech 8

– CPFL 9 - Plascar As demais aparecem no guia apenas na ordem alfabética; veja no site da prêmio. A publicação também escolhe o destaque em algumas áreas. A Dupon ganhou em saúde dos...

Referências

Documentos relacionados

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Amália, Quem não quiser ser lobo, não lhe vista a pele, retrata bem o tema abordado, ou seja, aquele que não quer passar horas.. ouvindo as partes de denúncia ou de defesa em

De acordo com Barbieri (2004), grande parte da preocupação ambiental empresarial é referente a experiências passadas com desastres ecológicos e populacionais e a Carbocloro mostra

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Passo 1 para acessar sua conta de e-mail, primeiro acesse o site GTC e, no menu Para Clientes, clique em E-mail e depois, clique em Webmail!. Passo 2 para fazer o login basta

ƒ Prêmio: As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar da América Latina (Revista Exame). ƒ Prêmio: TOP SOCIAL