• Nenhum resultado encontrado

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CUIDADO A PESSOAS COM PERDAS FUNCIONAIS E DEPENDÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS NO AMBIENTE DOMICILIAR 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATO DE EXPERIÊNCIA: CUIDADO A PESSOAS COM PERDAS FUNCIONAIS E DEPENDÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS NO AMBIENTE DOMICILIAR 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CUIDADO A PESSOAS COM PERDAS FUNCIONAIS

E DEPENDÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS NO AMBIENTE DOMICILIAR

1

ROBAINA, Marianne Lopes

2

; GOMES, Tais Falcão

3

; FERRAZ, Saul

4

; BUDÓ,

Maria de Lourdes Denardin

5

; GEWEHR, Melissa

6

; GARCIA, Raquel Potter

7

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo relatar a importância do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão: “Cuidado a pessoas com perdas funcionais e dependência e suas famílias no ambiente domiciliar” da Universidade Federal de Santa Maria. Durante o projeto, os acadêmicos de enfermagem realizaram visitas domiciliares semanais à pessoas com dificuldade de acesso ao serviço de saúde, por portarem algum tipo de deficiência que dificultava a locomoção até a Unidade de Saúde da Família localizada no município de Santa Maria. As famílias foram indicadas pela equipe de saúde. Durante as visitas foram realizadas verificações dos sinais vitais dos usuários, assim como foram feitas orientações sobre quais cuidados devem ter para que vivam com mais qualidade. Foram também esclarecidas algumas dúvidas dos cuidadores quanto ao cuidado ao usuário dependente, permitindo que as famílias selecionadas fossem mais bem assistidas, de forma efetiva e qualificada. O projeto também possibilitou, aos acadêmicos de enfermagem, vivenciar o atendimento e o cuidado em ambiente domiciliar, valorizando essa prática que propicia a criação de vínculo com os usuários acompanhados. Desta forma torna-se possível vencer preconceitos e mitos, por meio do conhecimento da realidade

1

Relato de experiência do projeto de extensão: Cuidado a pessoas com perdas funcionais e dependência e suas famílias no ambiente domiciliar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

2

Apresentadora. Acadêmica de Enfermagem da UFSM. mari.robaina@hotmail.com

3

Acadêmica de Enfermagem da UFSM. Integrante do grupo de pesquisa Cuidado, saúde e enfermagem.

4

Acadêmico de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Integrante do grupo de pesquisa Cuidado, saúde e enfermagem.

5

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Coordenadora do Projeto. Integrante do grupo de pesquisa Cuidado, saúde e enfermagem.

6

Acadêmica de Enfermagem da UFSM. Integrante do grupo de pesquisa Cuidado, saúde e enfermagem.

(2)

contextual do usuário e do estabelecimento de uma relação fraterna e humana entre o profissional da enfermagem e a população atendida.

Descritores: Visita Domiciliar; Qualidade de Vida; Saúde Pública. Enfermagem

ABSTRACT

This study aims to report the importance of the work that is carried out by nursing students in the extension project, "Care to people with functional losses and dependence and their families in the home environment", of the Federal University of Santa Maria. During the project, the nursing students had weekly home visits to people with poor access to health services, once they presented a disability that made difficult their access to the Family Health Unit - located in Santa Maria. The families were nominated by the health groups. During the visits, it was performed checks of vital signs of the users; as well some explanations about what kind of care it should have to live with more quality. It was also explained some doubts of the caregivers in relation to the care to the dependent user, allowing the selected families to be better assisted, in an effective and qualify way. The project also enabled the nursing students to experience the attention and care in the home environment, valuing the practice, which provides a good relationship with the users. Thus, it becomes possible to overcome prejudices and myths, through knowledge of the social context of the user and establish a fraternal relationship between the human and the nursing professional and the attended population.

Keywords: Home Visit; Quality of Life; Public Health; Nursing.

1. INTRODUÇÃO

(3)

A VD é uma atividade, simultaneamente, educativa e assistencial que permite uma interação mais efetiva da equipe de saúde de um modo geral, e da enfermagem, em particular, com o indivíduo, a família e a comunidade, favorecendo uma assistência contínua prestada pela Unidade Básica de Saúde (UBS)¹. Este trabalho multiprofissional presta um serviço qualificado e eficiente ao usuário, sua família e a comunidade de modo geral.

Sendo a territorialização um dos pilares da Estratégia de Saúde da Família, a necessidade de transporte é um dos principais impedimentos da VD, portanto deve ser superado a fim de colaborar para a eficiência desta atividade. Em 15 de abril de 2002 foi sancionada a lei 10.424 que acrescenta novo capítulo e artigo à lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, baseada no princípio da equidade, que regulamenta o direito à assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde. Nessa lei ficou estabelecido que, na modalidade de atendimento e internação domiciliares, incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, dentre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio².

Diversos fatores nos remetem a pensar a cerca da condição do cuidado ao paciente dependente e como esse cuidado vem sendo prestado pelos seus cuidadores domiciliares, uma vez que, em muitos casos estes assumem a responsabilidade de zelar pelo paciente, mesmo sem preparo técnico, cientifico e psicológico, o que pode ocasionar sérias consequências para a saúde tanto de quem presta o cuidado quanto para quem o recebe.

O presente estudo tem como objetivo relatar a importância do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão: “Cuidado a pessoas com perdas funcionais e dependência e suas famílias no ambiente domiciliar”, realizadas em uma Unidade de Saúde da Família (USF), do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

(4)

2. METODOLOGIA

As ações propostas foram desenvolvidas no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, compondo o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Curso de Enfermagem da UFSM em Saúde Coletiva. As visitas ocorreram semanalmente, nas terças-feiras, período da tarde e estavam presentes: a bolsista do projeto e acadêmica de enfermagem, assim como outros acadêmicos do curso.

A população alvo situava-se no território de abrangência de uma USF. A realização das visitas domiciliares ocorreram de acordo com a demanda existente e as prioridades eram discutidas com a equipe da USF. O grupo de alunos se reunia, semanalmente, nas dependências da USF, e, contaram com a presença do professor orientador para que se legitimasse essa prática.

Em uma pesquisa realizada na mesma USF, foi encontrado um número significativo de pessoas com perdas funcionais, como: seqüela de acidente de trânsito, doenças crônico-degenerativas (acidente vascular cerebral e outras doenças cardio-circulatórias, artrite, artrose, entre outras), doenças congênitas, bem como outras dependências que demandam cuidado³. Estes achados justificam a realização deste projeto e permitem afirmar que existe uma nova demanda diferenciada para os serviços de saúde locais. Esses precisam, através de uma reorganização, dar uma resposta, no sentido de prestar cuidado domiciliar e, da mesma forma, fornecer subsídios para as práticas de cuidado dos cuidadores informais, que se tornam os responsáveis pelos cuidados contínuos às pessoas com perdas funcionais e dependência.

Por este motivo, como critério de seleção para participação do projeto foram priorizados usuários portadores de perdas funcionais e dependência, suas famílias e cuidadores, indicados pela equipe de saúde. Após a definição dos casos, foram desenvolvidas as VDs e, sempre ao retornar à USF realizava-se um relato para a equipe com os devidos encaminhamentos.

(5)

qualidade de vida não acompanhou essa expansão na sociedade brasileira. Os idosos envelhecem com maior grau de dependência, em virtude do aparecimento de doenças incapacitentes5.

Levando-se em conta estes dados, nesta edição do projeto, durante as visitas, foram realizadas verificações dos sinais vitais dos usuários, assim como orientações sobre quais cuidados devem ter para que vivam com mais qualidade, tais como, cuidados com alimentação, uso correto de medicações, exercícios mental e físico (quando possível). Esclareceram-se também dúvidas dos cuidadores quanto às enfermidades dos usuarios e maneiras de adaptar os cuidados as necessidades dos doentes.

Considerando-se a dificuldade dos usuários selecionados, em deslocar-se até a unidade de saúde, para acompanhamento de rotina, o trabalho desenvolvido permitiu que estes fossem assistidos de forma mais efetiva e qualificada. Muitos apresentavam diabetes mellitus e/ou hipertensão necessitando deste acompanhamento para controle destas doenças e prevenção de novos agravos. Desta forma, o objetivo principal do projeto, que é prestar cuidado a pessoas com perdas funcionais e dependência no domicilio, interagindo com as famílias, foi plenamente atingido.

O projeto também permitiu aos acadêmicos de enfermagem colocar em prática suas aprendizagens de cuidado, vivenciando e valorizando o cuidado em ambiente domiciliar. Este contato “informal” e sistemático propicia a criação de vínculo com os usuários acompanhados e assim muitos preconceitos e mitos são vencidos pelo conhecimento da realidade contextual do usuário. Verifica-se que o estabelecimento de uma relação fraterna e humanizada entre o profissional da enfermagem e a população atendida torna-se um importante recurso para a saúde pública e para a qualidade de vida.

A relação estabelecida entre o usuário da USF e os acadêmicos do projeto, aproxima saber popular e conhecimento científico, contribuindo para um cuidado mais integral e de qualidade, no qual todos são beneficiados com novas aprendizagens.

4. CONCLUSÃO

Durante as visitas, observou-se a satisfação e alegria que os usuários e seus familiares receberam os acadêmicos em suas residências, o que possibilitou refletir sobre a importância dessa prática de cuidado que, embora não retorne com melhoras significativas

(6)

cuidadores e familiares. Evidenciou-se ainda que os familiares cuidadores aperfeiçoaram seus conhecimentos em relação à ajuda que podem proporcionar ao seu familiar dependente de cuidados, e assim, colaboram na prevenção de futuras complicações.

5. REFERÊNCIAS

1 Verdi M, Santana M. Assistência Domiciliar: Enfermagem na atenção primária de saúde: textos fundamentais. Florianópolis, 2005; UFSC/NFR/SBP, v.1.

2 Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília,abr/2002. p. 1.

3 Budó, MDLD, Mattioni, FC. Relatório Anual CNPq. Diagnóstico de saúde de uma região sanitária de Santa Maria. UFSM, 2007.

4 Queiroz, ZPV. Cuidando do idoso: uma abordagem social. Mundo da Saúde, 2000; São Paulo, v.24, n.4.

5 Duayer, MFF, Oliveira MAC. Cuidados domiciliários no SUS: uma resposta às necessidades sociais de saúde de pessoas com perdas funcionais e dependência. Saúde em Debate, mi/ago. 2005; Rio de Janeiro, v.29, n.70.

Referências

Documentos relacionados

Em março de 2009, a subsidiária Quilmes Industrial (Quinsa) Société Anonyme adquiriu, junto à SAB Miller plc, 100% do capital social da Bebidas y Aguas Gaseosas Occidente

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Não é nenhuma novidade que a área de educação física, é uma das ferramentas sociais mais poderosas de mudanças de realidade e tem fundamental importância através do contexto que

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

- A fotobiomodulação laser na superfície dentária e na entrada do alvéolo antes do reimplante (G3) favoreceu o processo de reparo tecidual após reimplante dentário em

Examinar pacientes, avaliar as condições de saúde e estabelecer diagnóstico nos âmbitos somáticos, psicológicos e sociais; Requisitar exames subsidiários, analisando e