• Nenhum resultado encontrado

Procedimento para Tabela de Cargos e Salários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Procedimento para Tabela de Cargos e Salários"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Procedimento para Tabela de Cargos e Salários

01 – Entrar no modulo de Cargos, Salários e Benefícios Básicos

02 – Entrar em Cadastros >> Grupo de Atividades

O conceito de Grupo de Cargos visa a dar ao HUMANUS um meio de reunir logicamente os Cargos por famílias segundo critérios de atividades peculiares exercidas ou por critérios de áreas de atuação. Assim, é possível separar, por exemplo, famílias de cargos administrativos, de cargos técnicos, de cargos de nível superior, de direção e assessoramento, etc.

(2)

Os cargos de um grupo (família) podem ser reunidos em Classes segundo um critério qualquer de avaliação. Um cargo só pode fazer parte de uma única família.

Cada grupo (família) pode ter seu próprio tratamento salarial, através de suas tabelas salariais.

A manutenção deste cadastro segue o padrão de operação.

Área de Edição:

Código do Grupo - código alfanumérico de até 8 caracteres. Denominação - nome descritivo do grupo.

Botões:

Os botões abaixo se tornam habilitados ao selecionar um grupo na grade.  Classes do Grupo - abre a tela de manutenção de Classes do grupo. Cargos do Grupo - abre a tela de manutenção de Cargos do Grupo.

(3)

2.1 - Classes do Grupo de Atividades

Cada classe é definida por um intervalo de pontos obtidos por algum método de avaliação de cargos. Uma classe pode reunir vários Cargos cujos valores de avaliação estejam compreendidos no intervalo de pontos da classe.

O Grupo pode ter quantas classes forem necessárias.

Se Tabelas Salariais (tanto por Níveis quanto de Referência) foram associadas ao Grupo, estas serão estruturadas em torno das classes do Grupo.

A manutenção deste cadastro segue o padrão de operação.

Área de Edição:

Código da Classe - código da classe alfanumérico de até 8 posições. Intervalo de Avaliação - Número de pontos

o Inferior - pontuação mínima da Classe. o Superior - pontuação máxima da Classe.

(4)

2.2 - Cargos Associados ao Grupo de Atividades

A grade lista os Cargos grupados por Classe, coloridos em amarelo. Cada classe está separada por uma linha em branco.

A manutenção deste cadastro segue o padrão de operação.

Área de Edição:

Classe - código da classe. Use a pickList para selecionar.

(5)

3 – Cadastro de tabela salarial

Cadastros >> Tabelas Salariais.

Tabelas Salariais por Níveis são organizadas em torno das classes do Grupo de Atividade ao qual se vincula, cada classe podendo possuir um conjunto de valores de salário. Cada valor salarial é um nível da classe. Os níveis são ordenados de 1 em diante em cada classe e podem ter diferentes números de níveis.

As Tabelas Salariais podem ou não serem vinculadas aos Sindicatos, dependendo da especificação do Parâmetro Global número 4 (quatro). Se este Parâmetro tiver "SIM", então as Tabelas Salariais obrigatoriamente serão vinculadas aos Sindicatos.

Quando uma Tabela Salarial é vinculada a um Sindicato, apenas os Colaboradores associados a este Sindicato poderão ser enquadrados em cargos desta Tabela.

Importante: Uma Tabela Salarial somente pode estar associada a UM Sindicato. Todavia, um Sindicato pode ter associado a si várias Tabelas Salariais.

Para incluir uma nova Tabela Salarial, use o botão Inclui. Para Editar (alterar) clique duas vezes sobre a linha da grade que contém a Tabela a ser alterada. O quadro da Área de Edicão será mostrada.

Área de Edição:

Código da Tabela - campo alfanumérico de até 8 posições. Está habilitado na Inclusão e desabilitado na Edição. Pode ser o mesmo nome de outra tabela existente, desde que tenha data de vigência diferente.

Base dos Valores - Mensal: valores da tabela estabelecido por mês; Hora: valores dos níveis estabelecidos em valor hora.

Denominação - nome da tabela salarial. Pode ter até 70 caracteres.

Código do Sindicato - este campo fica habilitado apenas se a Tabela Salarial deve ser vinculada a um Sindicato.

Data de Vigência - indica a data a partir da qual a tabela passa a vigorar. Num Reajuste Salarial Coletivo é usada como data da alteração nos históricos salariais dos colaboradores. Habilitada somente quando a linha de uma data de vigência é clicada.

Botões:

Níveis Salariais - abre a janela de Níveis Salariais da Classe. É habilitada clicando sobre uma data de vigência de uma Tabela Salarial.

(6)

Inclui Vigência - permite incluir uma nova vigência para a tabela selecionada. Se torna habilitado se algo for digitado no campo Data de Vigência.

Ativa - torna a tabela cuja vigência está selecionada a Tabela Ativa do sistema. Somente pode haver uma tabela ativa por vez.

(7)

3.1 – Níveis Salariais

Representam cada valor salarial distinto de uma Classe de Atividade à qual a Tabela Salarial está associada. Cada Classe pode ter de 1 até 32.767 níveis diferentes. Em cada classe a numeração dos níveis começa em UM.

Via de regra, os níveis salariais são crescentes, isto é, quanto maior o número do nível maior o valor do salário associado a ele. Todavia, pode haver distorções nos casos de tabelas resultantes de dissídios e outras formas de reajustes que não seguem a uma linearidade. O sistema suporta estas distorções sem problemas, até que sejam corrigidas por uma revisão salarial que realinhe os níveis salariais novamente.

Para incluir uma novo Nível Salarial, use o botão Inclui. Para Editar (alterar) clique duas vezes sobre a linha da grade que contém a Classe e o Nível a serem alterados. Uma janela de Inclusão/Edicão será mostrada.

Os níveis salariais podem ser gerados automaticamente a partir de um valor inicial por um dado número de níveis. Veja

Área de Edição:

Classe - número da classe dentro da Tabela Salarial. Somente está habilitado na Inclusão. Nível - identifica o nível dentro da Classe. Também somente fica habilitado na Inclusão. Valor - valor do salário associado ao nível. Pode ser alterado a qualquer momento.

Admissional - informa se o nível é usado como salário admissional. Pode haver mais de um nível admissional, mas o sistema somente acata o de número mais baixo.

Geração Automática:

Os níveis de uma classe selecionada podem ser gerados a partir de um valor inicial, por um número definido de níveis e um delta:

Valor Inicial - valor de partida: primeiro nível da classe. Nro. Níveis - número de níveis que a classe vai ter.

Delta - variação em valor ou porcentual a ser acrescida sobre o nível imediatamente anterior (ou o primeiro). Ajuste a opção desejada, lembrando que, se percentual for escolhido, deve ser no formato 1,nn.

Botão:

Gera Níveis - inicia a geração dos níveis. Se a classe já possuir níveis este serão removidos antes da geração dos novos.

(8)
(9)

4 – Realizando reajuste em uma Tabela Salarial Simples.

Vá em Salários >> Reajustes >> Tabela Salarial

Permite o reajuste de uma Tabela Salarial por Níveis. Passa a ser um reajuste Coletivo porque altera os valores dos Níveis Salariais de todos os cargos associados a esta Tabela Salarial, todavia, este procedimento não é automático, por questões de segurança. O usuário precisa dizer explicitamente para efetivar o reajuste, isto é, fazer refletir a nova Tabela Salarial Reajustada para os cargos que lhe são associados (a partir da Tabela Salarial Origem).

Se a Tabela Salarial é vinculada a Sindicato, este deve ser selecionado.

Campos:

Dissídio - especifica que o reajuste será do tipo Dissídio, isto é, será aplicado sobre a Tabela Salarial resultante do último dissídio imediatamente anterior.

Efetua cálculo proporcional - fica habilitada apenas se for Dissídio. Indica se o reajuste deve levar em consideração os colaboradores que possuem menos de um ano de casa, entre a data de admissão e a data do reajuste (Vigência da Tabela Destino).

Sindicato - Código do Sindicato ao qual a Tabela Salarial a ser reajustada está vinculada. Somente é obrigatório se a Empresa usa Tabela Salarial vinculada aos Sindicatos. (Parâmetro Global número 4 iguais a "SIM")

Quadro Tabela Origem (base do reajuste):

Código, Vigência, Denominação - Tabela a ser reajustada. Deve ser uma tabela existente e selecionada através da PickList.

Quadro Tabela Origem (reajustada - usada para efetivação):

Código, Vigência, Denominação - Tabela que resultará do reajuste. Se não existir, será criada. Se ja existir, será limpa. Esta tabela possuirá a mesma estrutura de Classes e Níveis da Tabela Origem. Para criar uma nova tabela basta digitar os dados

(10)

Código, Vigência, Denominação - fica visível somente para reajustes tipo dissídio. Indica a tabela atualmente em uso (à qual estão vinculados efetivamente os cargos). Pode ser a mesma Tabela Salarial Origem.

Percentual - especifica um percentual único a ser aplicado linearmente sobre todos os níveis da tabela. Por Faixas de Valores - usa uma tabela auxiliar.

Botões:

Arredondamento - seleciona a opção de arredondamento Reajusta - Dispara o reajuste sobre a tabela.

Visualiza - Exibe uma listagem com as pessoas afetadas pelo reajuste, com os valores correspondentes aos níveis anteriores a atuais, para que o usuário possa conferir os resultados e apontar necessidades de futuras correções.

Efetiva - Substitui, para todos os Colaboradores ocupantes de cargos associados à tabela salarial reajustada, os valores dos níveis salariais anteriores pelos novos e reflete o reajuste no Histórico Salarial.

Referências

Documentos relacionados

2 — O uso do solo da UNOP 8 rege -se pelo disposto no «Quadro regulamentar» (anexo I ), bem como pelas disposições do capítulo II. referentes a

Durante o tratamento de longa duração com vitamina D , os níveis séricos de cálcio e a função renal devem ser.. regularmente monitorizados, em particular em

A base de cálculo é convertida em Ufir pelo valor da Ufir vigente no mês subsequente ao do encerramento do período-base de sua apuração, exceto nos casos de incorporação,

Nesse sentido, com o objetivo de promover uma reflexão sobre as problemáticas da gravidez na adolescência, discutir sobre os métodos contraceptivos e a prevenção

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Higor tem sete anos de idade e chega ao ambulatório com sua mãe, que relata edema facial e hematúria. Há 2 semanas a criança apresentou amigdalite e tratou por cinco dias