• Nenhum resultado encontrado

3 (COVEST) A História é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 (COVEST) A História é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1ª Série - História Prof. Pedro Wilson

Aluno(a):...Turma:...

O domínio do passado não implica uma imagem de imobilidade social. É compatível com visões críticas de mudança histórica, e certamente com a regressão e a catástrofe (ou seja, o fracasso em reproduzir o passado). É incompatível com a idéia de progresso continuo.

Eric Hobsbawn

1° (COVEST) A historiografia em geral e, particularmente a brasileira, ressalta a atuação das classes dominantes, afirmando seus valores e sua ideologia. Este enfoque, que no presente tem dado origem a um grande debate entre os historiadores, é resultante:

a) da impossibilidade de recuperar a História dos oprimidos, pois eles são incapazes de produzir registros. b) do fato de que a História só “caminha” pela ação dos que têm poder.

c) do conformismo das classes menos favorecidas, que jamais lutam por seus ideais. d) da dominação sempre exercida pelas elites na formação social brasileira.

e) do fato de que a compreensão da História prescinde da análise das derrotas e da atuação dos vencidos. 2° (COVEST) História é a ciência que:

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra; b) se fundamenta unicamente em documentos escritos.

c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou; d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

e) estuda a causalidade dos fenômenos físico e sociais com base no empirismo.

3° (COVEST) “A História é um profeta com olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será”. (Eduardo Galeano)

Na afirmativa de Galeano fica evidente que:

0-0 Na análise histórica ocorre à reunião das dimensões básicas do tempo: passado, presente e futuro. 1-1Só o conhecimento histórico permite controle sobre o futuro e vida dos homens.

2-2 A análise histórica possibilita uma visão fatalista da caminhada da humanidade. 3-3 A figura do profeta representa, simbolicamente, a consciência histórica da humanidade. 4-4 O estudo da História objetiva descrever o passado, sem criticá-lo ao presente.

4° No desenvolvimento da Escrita da Historia, teremos várias formas de se abordar este estudo, remontando a um início na Antiga Grécia. De acordo com os diferentes períodos históricos essa forma de abordagem passa a ter diferentes características. Na chamada Idade moderna, em que momento a Ciência Histórica passa a sofrer influencias da cultura existente?

______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________

(2)

5º(COVEST) História pode ser vista como uma grande aventura humana, onde há buscas e invenções incontáveis. A complexidade do ser humano exige do historiador

0-0 uma análise exclusiva dos fatos econômicos para compreender a sua ousadia e capacidade de Invenção no tempo.

1-1 um estudo mais relacionado com a interdisciplinaridade, com a comunicação entre os diversos saberes existentes.

2-2 um reforço constante do ideário da Escola Metódica, baseado na objetividade e na imparcialidade do conhecimento científico.

3-3 uma pesquisa estruturada na racionalidade das fontes escritas, sem relações com depoimentos orais ou subjetivos.

4-4 um saber específico sobre o tempo, afirmando a concepção positivista de Comte, linear e progressista, predominante no século XIX.

6° (COVEST) História é vida e o historiador sempre a interpreta segundo as preocupações dominantes no mundo em que vive. É nessa perspectiva que o grande historiador Fernand Braudel afirma que “a História é filha do seu tempo”. Dessa forma que alternativas estariam corretas e incorretas:

0-0 as experiências do passado são repensadas pela evolução das condições sociais. 1-1 o historiador é neutro e isolado de sua época.

2-2 o historiador não deve ter pretensão de fixar verdades absolutas sobre uma determinada questão. 3-3 a missão principal do historiador é catalogar fatos e dados sem ordem cronológica e sistemática. 4-4 apesar das pressões de sua época, o historiador consegue fielmente recuperar o passado. 7°(COVEST) Sobre o conhecimento histórico, as fontes históricas e a história como ciência.

0-0 É uma ciência social que interpreta e localiza, no tempo e no espaço, os acontecimentos que os homens realizam. 1-1 As fontes históricas podem ser encontradas nos documentos escritos e nos objetos em geral construções moedas,

pinturas etc.

2-2 As fontes históricas são diferentes das arqueológicas. Somente as fontes escritas podem fundamentar o fazer histórico. 3-3 A crítica que se faz à divisão da História em períodos é mais de caráter didático do que propriamente histórico.

4-4 Apenas os fatos históricos extraordinários são registrados e devem receber tratamento metodológico histórico.

8°(COVEST) As idéias evolucionistas, com origem na Grécia Antiga, são utilizadas em diversas áreas do conhecimento. Com relação aos princípios evolucionistas aplicados à História, assinale a alternativa correta.

a) Historiadores evolucionistas defendem a idéia de que o desenvolvimento do homem ocorre por etapas, alterações e modificações sucessivas.

b) Conforme critérios evolucionistas, o passado das sociedades humanas não pode ser classificado por estágios de civilização, barbárie ou selvageria.

c) As idéias evolucionistas levaram a uma classificação nova da História, em que pesem as diversidades culturais existentes entre os grupos humanos.

d) Todas as explicações evolucionistas vêm mostrando que a humanidade realiza caminhos diferentes para fazer cultura e história.

e) Historiadores evolucionistas afirmam que cada povo, por ter sua própria civilização, deve ser compreendido individualmente.

9° (UFPB) Durante o período Neolítico, o homem aprendeu a domesticar plantas e animais, iniciando o que se costuma chamar de “Revolução Agrícola”.

Sobre esse período da história humana, considere as seguintes afirmativas:

I. O início do Neolítico está diretamente ligado à transformação climática decorrente do fim da última glaciação, há cerca de 12.000 anos. O aquecimento da Terra levou à extinção de muitas espécies animais e vegetais, consumidas pelos antigos caçadores e coletores. Tais homens neolíticos, em decorrência, foram forçados a estabelecer novas formas de relacionamento com a natureza, manipulando e controlando a reprodução de animais como cabras e ovelhas, e plantas, como o trigo e a cevada.

II. Os exemplos mais antigos de povoações neolíticas foram encontrados no Oriente Médio, em sítios arqueológicos como Jarmo (Iraque) e Jericó (Israel). Tais povoações (e muitas outras) situavam-se na região conhecida como “Crescente Fértil”, onde já existiam, em estado selvagem, espécies que seriam domesticadas pelo homem do Neolítico, como a cabra e o trigo. A partir do Oriente Médio, migrações de agricultores e criadores de animais levaram a “Revolução Agrícola” a diferentes partes do mundo.

III. O homem, com o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, abandonou, de forma gradativa, o nomadismo e passou a viver em aldeias mais ou menos permanentes. Com isso, também se desenvolveu a acumulação de bens, tais como

(3)

Está (ão) correta(s): a) Apenas II e III b) Apenas I e III c) Apenas I d) Apenas III e) I, II e III

10°(COVEST) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítico?

a) os homens praticavam uma economia coletora para obtenção de alimentos; b) os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo; c) os aprenderam a controlar o fogo;

d) os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros;

e) os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

11°(UFPB) Na chamada Operação Histórica, isto é, na produção do Conhecimento Histórico, os historiadores trabalham com alguns conceitos básicos no exame dos documentos sobre as experiências vividas pelas sociedades e os grupos sociais. Entre tais conceitos, pode-se citar: História, Tempo, Fonte Histórica e Agente Histórico.

Sobre esses conceitos históricos, é correto afirmar:

a) O estudo das temporalidades históricas significa o registro e a compreensão de mudanças e permanências nas trajetórias das sociedades e dos grupos sociais.

b) A História-conhecimento estuda os processos histórico-sociais objetivamente deduzidos das fontes históricas, sem a interferência do historiador no conteúdo de tais fontes.

c) A História-conhecimento, por abordar os processos histórico-sociais, tem como objeto de estudo a dimensão temporal, portanto, o tempo cronológico, descartando outros conceitos de tempo.

d) O uso de indícios ou provas documentais pelo historiador configura a História-conhecimento como uma narrativa baseada apenas em fontes oficiais, que dão credibilidade à pesquisa histórica.

e) Os agentes históricos, para o historiador, são pessoas ou grupos sociais que realizaram ações relevantes em suas respectivas sociedades, portanto, suas elites dirigentes.

12°(COVEST) Analise a alternativa que indica semelhança entre o Modo de Produção Primitivo e o Modo de Produção Asiático:

a) O solo pertencia apenas à comunidade.

b) A unidade das diversas comunidades se fazia através do poder do Estado. c) O trabalho agrícola era realizado para produzir excedentes.

d) Existia o coletivismo na agricultura. e) O uso da moeda era limitado.

13°(COVEST) Dentre as alternativas abaixo, uma apresenta fatores que marcaram a Revolução Neolítica e modificaram a economia coletora. Assinale-a

a) a domesticação dos animais e a agricultura.

b) a pintura e a escultura como manifestações artística.

c) a utilização do fogo de forma racional e o aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho. d) a agricultura e o aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados na caça.

e) a utilização da roda e o surgimento da propriedade privada.

14°(COVEST) A análise da História de toda sociedade existente até hoje registra, em cada período, oposição entre classes sociais: homem livre e escravo, patrícios e plebeus, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, burguesia e proletariado. Assinale a localização espaço-temporal que NÃO corresponde a um dos pares de classes sociais:

a) homem livre e escravo: Egito antigo; b) patrício e plebeu: Roma antiga; c) senhor e servo: França medieval;

d) mestre de corporação e companheiro: Inglaterra, século XIX e) burguesia e proletariado: Alemanha, século XX.

(4)

15° (UNICAP) Para caracterizar a formação das comunidades primitivas, temos que entender a complexidade da Revolução Neolítica. Foi de grande importância o domínio do homem sobre a natureza.

1-1 na bacia do mar Mediterrâneo, na Ásia Menor e na Índia, predominou o cultivo da uva, do trigo e da aveia. 2-2 conquanto a agricultura se caracteriza pela subsistência, já era possível a existência de um excedente. 3-3 os vales aluviais davam aos homens a vantagem de não sofrerem ação das cheias periódicas.

4-4 no Neolítico, os homens já se encontravam organizados em tribos, substituindo as hordas e os bandos.

16° (COVEST) “Revolução Neolítica" é uma expressão criada pelo arqueólogo Gordon Childe, nos anos 60. Essa revolução implicou uma série de mudanças. A que tipo de mudanças se refere essa expressão?

a) mudanças econômicas

b) mudanças nas estruturas sociais e tecnológicas c) mudanças na natureza

d) mudanças ideológicas e) aumento da mortalidade

17° (COVEST) Resolva esta questão, considerando as revelações feitas pela Ciência em relação à trajetória humana na fase pré-histórica.

0-0 o desenvolvimento gradativo do cérebro permitiu a invenção de ferramentas e garantiu a criação da cultura.

1-1 a linguagem articulada facilitou a transmissão dos conhecimentos de geração a geração, formando o legado social da humanidade.

2-2 a posição erecta e a linguagem articulada acentuam a humanização e só começam a aparecer com o Homem de Neanderthal.

3-3 o enterramento dos mortos, com seus objetos pessoais, demonstram preocupações com o além e só ocorre com o Homo Sapiens Sapiens.

4-4 A fabricação do fogo permitiu ao homem a libertação do controle exercido pelo clima e impulsionou seu deslocamento por várias regiões.

18°(UNICAP) “Diferentemente das outras espécies animais, o homem possui poucas defesas corporais para enfrentar as

condições do meio ambiente. Essa deficiência física, aliada a um cérebro complexo, permite ao homem grandes quantidades de movimentos e capacidade para criar seu equipamento material”.

Deste texto da História das Sociedades, podemos concluir:

0-0 o homem, pela capacidade física, conseguiu dominar a natureza;

1-1 a cultura humana não é hereditária, o conhecimento humano é um legado social; 2-2 o homem é a única espécie animal que possui técnica para transformar a natureza;

3-3 a produção de alimentos (agricultura) provoca uma profunda modificação física e biológica do homem;

4-4 com a economia produtora, o homem tinha o controle de sua sobrevivência, embora não possuísse ainda o poder da previsão da produção.

19°(COVEST) O longo processo evolutivo, que se realizou na África, culminou com a aparição do homem na Terra (o

chamado gênero Homo), a partir de um ancestral comum ao homem e aos macacos antropóides. O homo erectus e o homo ergaster migraram da África, há pelo menos um milhão de anos e povoaram a Ásia. O homo antecessor iniciou o povoamento da Europa, há 800.000 anos. Há 100.000 anos, o homem de Neandertal ocupava também a Europa e a Ásia Menor. Todas essas espécies extinguiram-se, restando apenas o homo sapiens moderno, única espécie sobrevivente, à qual todos pertencemos. Baseado nessas informações assinale as proposições a seguir:

1) A América estava completamente despovoada quando Colombo ali chegou, pela primeira vez, descobrindo o chamado Novo Mundo.

2) A América, antes dos descobrimentos dos espanhóis e portugueses, já estava povoada por numerosos grupos humanos de diferentes culturas, embora todos pertencessem à mesma espécie humana, a do homo sapiens moderno.

3) Depois de povoar a Ásia, o homo erectus conseguiu chegar também à América, faz meio milhão de anos. 4) Os primeiros homens que povoaram a América chegaram desde a Ásia, através do Estreito de Bering. 5) Os primeiros habitantes da América pertenciam a uma espécie humana hoje extinta.

Estão corretas apenas: a) 1 e 2

(5)

20° Companheiros, sobre o processo de povoamento da América, percebemos um choque com teorias já conhecidas dos Europeus, dando ao Homem Moderno uma idade aproximada de 100 mil anos na África, assim atravessando todo o continente asiático, chegando a povoar o Continente americano em torno de 40 mil anos, a partir da travessia do Estreito de Bering. Em que momento, no estudo sobre o povoamento da América, será encontrado um obstáculo para a aceitação unicamente dessa teoria? ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

XAXIM XÍCARA XUXA XIxI XODÓ | XAROPE XERIFE XOTE XERETA Dont educa.. ELA MORA NO

Em segundo, toda metodologia utilizada na Filosofia Clínica é construída a partir de métodos filosóficos: Histórico, quando conside- ra que o partilhante se constrói a partir de

 Sentido de desorientação: um idoso com demência pode revelar-se desorientado relativamente às mais diversas situações – pode não saber em que dia da semana ou mês está;

O diâmetro externo dos pinos ISO 8752 é maior em comparação com os Pinos Elásticos Padrão SPIROL, como resultado, é preciso fazer mais força para comprimir o pino durante

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios

Todo o sistema sócio-econômico neste mundo foi criado, por Lúcifer, com o único propósito de escravizar os homens e as mulheres, até o mo- mento em que estes escravos ouvem

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de

y Se o Decisor for pelo menos moderadamente optimista então deverá optar pela produção das Lolas Tia. y Nos outros casos, o Decisor deverá optar pela produção de