• Nenhum resultado encontrado

DireitoPenalI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DireitoPenalI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA

Carga horária Semestral

DIREITO PENAL I

72 h/a

Professores que ministram a disciplina:

Semestre

02/2011

Ementa:

Conceito de Direito Penal, história e escolas penais. As fontes do Direito Penal. A lei penal e sua aplicação. Conceito de crime. Tipicidade. Tipo doloso, culposo, consumado e tentado. Erro de tipo. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas.

Objetivos:

Geral:

Conhecer, conceituar e analisar os institutos inerentes ao Direito Penal dispostos na doutrina e na Parte Geral do Código Penal Brasileiro, proporcionado aos alunos uma visão individualizada de cada instituto de forma a capacitá-los para o exercício profissional nessa área.

Específicos:

Conhecer das diversas escolas do direito penal. Identificar as fases do direito penal brasileiro. Conceituar direito penal.

Distinguir direito penal objetivo de subjetivo,.Direito Penal Comum e Especial, Direito Penal Adjetivo e subjetivo.

Conhece das fontes do direito penal.

Distinguir fontes formais de fontes materiais. Identificar os caracteres da lei penal.

Classificar a norma penal

Conceituar norma Penal em branco.

Conhecer da Interpretação da Lei Penal, sua vigência, eficácia e revocação. Conhecer do Princípio da Legalidade.

Identificar a aplicação da Lei penal no Tempo e no espaço, bem como em Relação às pessoas que exercem função pública.

Conceituar e identificar as Imunidades: Parlamentares, diplomáticas, absolutas e relativas. Conceituar crime sob os aspectos formal e material

Diferenciar Crime de contravenção. Classificar as infrações penais.

Conhecer, identificar e conceituar os elementos do fato típico:

Conhecer, identificar e conceituar os elementos da conduta, teoria da imputação objetiva. Conhecer das Teorias da conduta

(2)

Identificar as formas de conduta: ação e omissão. Caso fortuito e força maior. Conceituar do resultado.

Conhecer das teorias sobre o resultado, bem como do crime sem resultado.

Identificar os aspectos principais da relação de causalidade, bem como da teoria da equivalência dos antecedentes, da causalidade por omissão e da superveniência causal.

Definir Tipo legal, fato concreto Conceituar Tipicidade

Identificar as Fases da tipicidade. Diferenciar Tipicidade e antijuridicidade. Conceituar e distinguir ação e omissão

Definir dolo, bem como identificar sua Natureza jurídica. Identificar as Teorias do Dolo,

Conhecer dos elementos e espécies de dolo; Conceituar culpa

Identificar e definir a estrutura e os elementos do crime culposo: Imprudência, Negligência e Imperícia.

Conhecer das Espécies e dos graus de culpa; Conhecer da Previsibilidade Objetiva;

Identificar as Excepcionalidade do tipo culposo; Conceituar crimes preterdolosos.

Conceituar e diferenciar crime consumado e tentado. Conhecer do iter criminis e tentativa;

Identificar os elementos, punibilidade e inadmissibilidade da tentativa;

Conceituar e diferenciar: Desistência voluntária; Arrependimento eficaz; Arrependimento posterior; Conceituar Crime impossível; Crime putativo; Crime provocado.

Definir erro de tipo.

Identificar de diferenciar: Erro provocado por terceiro; Erro culposo; Erro sobre pessoa. Conceituar Antijuridicidade.

Distinguir antijuridicidade material e formal.

Identificar as causas de Exclusão da antijuridicidade: Estado de necessidade. Legitima defesa; Estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito.

Conhecer das causas supra legais de antijuridicidade.

Identificar as modalidades de excesso na Excesso nas justificativas: Excesso doloso e culposo. Conceituar culpabilidade, bem como identificar suas teorias.

Identificar os elementos da culpabilidade.

Conhecer das causas de Exclusão da culpabilidade.

Conceituar imputabilidade, potencial consciência da ilicitude, a exigibilidade de conduta diversa. Conhecer do Erro de proibição, da Coação moral irresistível, da Obediência da hierárquica, da Menoridade, da Emoção e paixão, da Embriaguez.

Conceito de concurso de pessoas, bem como conhecer de seus requisitos. Identificar as teorias da Causalidade física e psíquica.

Definir Autoria, co-autoria, e participação, Autoria mediata, colateral e incerta. Conhecer do Concurso de pessoas e crimes omissivos.

Conhecer da co-autoria em crimes culposos bem como da Cooperação dolosa distinta. Conhecer da Punibilidade no concurso de agentes.

Conceituar e Identificar as Qualificadoras e agravantes. Conhecer do Concurso e circunstâncias do crime. Conhecer do Concurso e execução do crime.

Conteúdo:

UNIDADE I - ESCOLAS PENAIS E HISTÓRIA DO DIREITO PENAL

Tempos primitivos. Fases da vingança. Direito penal dos hebreus. Direito Romano. Direito Germânico. Direito Canônico. Direito Medieval. Direito Humanitário. Escola Clássica. Período Criminológico e Escola Positiva. Escolas mistas e tendências contemporâneas. Direito Penal no

(3)

Brasil.

UNIDADE II - CONCEITO DE DIREITO PENAL

Conceito, denominação e caracteres do Direito Penal. Direito Penal objetivo e subjetivo. Direito Penal Comum e Especial. Direito Penal Adjetivo e subjetivo.

UNIDADE III - FONTES DO DIREITO PENAL Conceito. Fontes formais e materiais. Analogia. UNIDADE IV - LEI PENAL

Caracteres. Classificação. Norma Penal em branco. Interpretação da Lei Penal. Espécie e elementos da interpretação. Vigência e revogação da Lei Penal. Contagem do prazo.

UNIDADE V - APLICAÇÃO DA LEI PENAL

Princípio da Legalidade. Lei penal no Tempo. Lei penal no espaço. Lei Penal em Relação às pessoas que exercem função pública. Imunidades Parlamentares e diplomáticas. Imunidades absolutas e relativas.

UNIDADE VI - CRIME

Conceito de crime. Conceito material e formal. Crime e contravenção. Classificação das infrações penais.

UNIDADE VII - FATO TÍPICO

Elementos do fato típico. A conduta. Conceito; características e elementos da conduta. Imputação objetiva. Teoria da conduta. Formas de conduta: ação e omissão. Caso fortuito e força maior. O resultado. Conceito e teorias sobre o resultado. Crime sem resultado. A relação de causalidade. A teoria da equivalência dos antecedentes. Causalidade na omissão. Superveniência causal. Tipicidade Tipo legal e fato concreto. Fases da tipicidade. Tipicidade e antijuridicidade.

UNIDADE VIII - AÇÃO E OMISSÃO. DOLO, CULPA E PRETERDOLO

Conceito de ação e omissão; Conceito, e Natureza do Dolo, Teorias do Dolo, elementos e espécies de dolo; Conceito, estrutura e elementos do crime culposo; Imprudência, Negligência e Imperícia. Espécies e grau de culpa; Previsibilidade Objetiva; Excepcionalidade do tipo culposo; Crimes Preterdolosos. Conceito. Nexo subjetivo e normativo.

UNIDADE IX - CRIME CONSUMADO E TENTADO

Consumação; iter criminis e tentativa; Elementos, punibilidade e inadmissibilidade da tentativa; Desistência voluntária; Arrependimento eficaz; Arrependimento posterior; Crime impossível; Crime putativo; Crime provocado.

UNIDADE X - ERRO DE TIPO

Conceito. Erro sobre os elementos do tipo; Erro provocado por terceiro; Erro culposo; Erro sobre pessoa.

UNIDADE XI - ANTIJURIDICIDADE

Conceito; Antijuridicidade material e formal; Caráter da Antijuridicidade. Exclusão da antijuridicidade. Causas supra legais de exclusão da antijuridicidade. Estado de necessidade. Legitima defesa; Estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Excesso nas justificativas. Excesso doloso e culposo.

UNIDADE XII - CULPABILIDADE

Teorias e conceitos. Elementos da culpabilidade. Exclusão da culpabilidade. A imputação. A potencial consciência da ilicitude. A exigibilidade de conduta diversa. Erro de proibição. Coação moral irresistível. Obediência hierárquica. Menoridade. Emoção e paixão. Embriaguez.

UNIDADE XIII - CONCURSO DE PESSOAS

(4)

Autoria mediata, colateral e incerta. Concurso de pessoas e crimes omissivos. Co-autoria em crimes culposos. Cooperação dolosa distinta. Punibilidade no concurso de agentes. Qualificadoras e agravantes. Concurso e circunstâncias do crime. Concurso e execução do crime.

Estratégias de Ensino:

Ensino presencial e virtual com aulas teóricas e práticas. Uma metodologia centrada nos alunos que possibilite o envolvimento dos mesmos nas atividades execução e avaliação do processo de ensino. Metodologia com concepção integrada, onde as disciplinas e os professores trabalhem com projetos interdisciplinares. Laboratórios de estudos, onde o aluno é o sujeito do processo e os professores (as) da turma os orientadores da(s) pesquisa(s). Para tanto, necessário se faz o uso de técnicas tais como; aula expositiva; estudo de caso estudo de texto; estudo dirigido; júri simulado; dramatização; simulações; workshop; simpósio ; elaboração de artigos associados ao tema de pesquisa do aluno ; Visitas técnicas. Uso dos recursos tecnológicos e audiovisuais, tais como: projetor de imagens. Apresentação de vídeos por parte dos alunos e professores com comentários. Uso de redes sociais. Computador, data show, ambiente de aprendizagem on-line, projetor multimídia (telão), PowerPoint, TV convencional ou digital para o uso de vídeo-aula, lousa Internet; sistema para gerenciar conteúdo, cronogramas e outros, exibição de filmes, documentários pertinentes ao tema.

Avaliação:

Sistema avaliativo institucional, regulamentado, é composto de duas avaliações: - 1ª avaliação prova docente; 10,0;

- 2ª avaliação disciplinas com prova institucional: 7,0 prova institucional e 3,0 prova docente; - 2ª avaliação disciplinas sem prova institucional: 10,0.

Composição da média final =Nota Aval1 + Nota Aval2(70+30)/2) – duas avaliações, sendo uma com prova institucional.

Composição da média final = Nota Aval1 + Nota Aval2/2 - duas avaliações, sem prova institucional.

Bibliografia:

Básica:

BITTENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v1. GRECO, Rogério. Curso de direito penal - parte geral. 12 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 6 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

Complementar:

CAPEZ, Fernando. Direito penal - parte geral. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. JESUS, Damásio Evangelista de. Direito penal. 31 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v.1. MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de direito penal. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2010. v. I.

(5)

CÓDIGO COMENTADO

MIRABETE, Julio Fabbrini. Código penal interpretado. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código penal comentado. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. SÍTIOS www.stf.jus.br www.stj.jus.br www.tjdf.jus.br www.presidencia.gov.br www.senado.gov.br

Referências

Documentos relacionados

O objetivo principal do Museu da Vida Esco- lar é a pesquisa do passado educacional e escolar em todos os períodos da História local e, de ma- neira mais geral, da História Cretense,

é um curso de caráter comunitário e tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino e aprendizado de novos idiomas, sabendo que desafortunadamente o acesso a

LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA

Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e usado como exemplo um caso ilustrativo de um paciente atendido na Clínica-Escola

Pontua o autor q u e os direitos distinguem-se das faculdades-, estas podendo ser conferidas pela lei o u

artistas/brincantes da cultura popular, Amelu Clarindo e Adriana Possan, a professora Daniela Kuhn do Departamento Acadêmico de Educação Física/UTFPR e a professora

Os trabalhos de Ecléa Bosi nascem na Psicologia Social e também são referência para outras áreas das ciências humanas.. São reconhecidos não só no Brasil, mas também nos Estados

Endereço: Rodovia Prefeito Quintino de Lima, nº 2100, Paisagem Colonial São Roque, SP. Jerônimo Figueira da Costa, nº 3014, Pozzobon