• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 1º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 1º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

- É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

- Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

P2 II bimestre

1) (Enem-2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS),sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva. Resposta: A.

2) (Enem/2010- 2ª aplicação) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal. Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

A) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus menos letal. B) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles. C) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV. D) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais. E) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

Resposta: C

GOIÂNIA, ____ / ____ / 2017

PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 1º ALUNO(a):_______________________________

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

3) (Enem – 2002) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

“Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B”. (Adaptado do “Jornal do Brasil”, 02/10/2001.)

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I – O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.

II – Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

III – Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

Está correto o que se afirma em a) I, apenas.

b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

4) O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). Em relação a esse vírus podemos afirmar que é composto de: (A) DNA e ataca as hemácias.

(B) RNA e ataca as hemácias. (C) DNA e ataca os linfócitos T. (D) RNA e ataca os linfócitos T. (E) RNA e ataca as plaquetas.

5) Os portadores do vírus HIV, agente causador da aids (síndrome da imunodeficiência adquirida), são

tratados com os chamados coquetéis antivirais, que combinam drogas inibidoras da transcriptase reversa com drogas inibidoras de proteases.

a) Por que a transcriptase reversa é essencial para que o vírus HIV se multiplique? b) Como o vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos?

6) A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana. Pergunta-se:

a) O que significa cada uma das palavras: Síndrome, Imunodeficiência, Adquirida? b) Cite duas maneiras pelas quais se pode adquirir AIDS.

7) Gripe e AIDS são doenças provocadas por vírus. Entretanto a gripe tem uma evolução benigna, e a AIDS já não tem. Isso ocorre porque:

a) o vírus da gripe é mais fraco que o vírus da AIDS.

b) o vírus da AIDS destrói as células responsáveis pela defesa imunológica. c) nosso organismo já é naturalmente imune ao vírus da gripe.

d) o vírus da AIDS não é reconhecido como antígeno pelo sistema imunológico. e) os mecanismos de infecção são diferentes.

8) Com relação à AIDS é correto afirmar que

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

b) é uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse, grupo. A AIDS praticamente não ocorre, em mulheres jovens, com nível universitário.

c) o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso em comum (troca) de roupas intimas.

d) o uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é ainda hoje um dos principais métodos para se evitar o contágio.

9) A AIDS leva à perda da resistência imunológica normal. A seguir estão arroladas, diversas situações possíveis ou não da transmissão dessa doença. Escolha a alternativa que apresenta corretamente, as vias de transmissão da AIDS, entre as citadas:

1. Transfusões sangüíneas.

2. Agulhas não descartáveis, acupuntura, alicates de unha, tatuagem, aparelhos de barba e escovas de dente. 3. Aperto de mão e abraço.

4. Uso de piscinas e transportes coletivos. S. Utensílios domésticos.

6. Relação gestante-feto e aleitamento materno. 7. Relacionamento social.

8. Líquido espermático e vaginal.

a) As citadas em 1 - 2 - 6 - 8 apenas. b) As citadas em 2 - 4 - 6 - 8 apenas. c) As citadas em 1 - 4 - 6 - 8 apenas. d) As citadas em 1 - 2 - 5 - 6 apenas. e) Todas citadas.

10) (Unb) Calcula-se que há no mundo, atualmente, cerca de vinte e cinco milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV. O problema está presente nos cinco continentes, e o número de infectados continua crescendo. As esperanças de obtenção de uma vacina esbarram em várias dificuldade, como, por exemplo, a grande variabilidade do vírus. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

(1) O tempo entre a infecção e a manifestação da doença pode variar de pessoa para pessoa.

(2) Pacientes com AIDS podem apresentar infecções secundárias ou câncer, em função da debilitação do sistema imunológico.

(3) Em pessoas recentemente contaminadas, o teste de anticorpos no sangue pode não detectar a presença do vírus.

(4) A infecção inicia-se pela injeção do DNA do vírus nos linfócitos da pessoa.

(5) Para não se contrair a doença, deve-se evitar qualquer contato com pacientes aidéicos. O julgamento correto de cima para baixo é:a) V, V, F, F V

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.

a) A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima. b) Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.

c) Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.

d) A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perfil das vítimas.

e) Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.

12. (Ufg 2014) Leia o texto e analise a figura a seguir.

Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Tendo em vista o texto e o implícito no discurso iconográfico, percebe-se

a) as diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social.

b) a queda da taxa de fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de beleza vigentes.

c) a alteração do perfil das trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das mulheres no movimento feminista.

d) a classificação do trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de modelos familiares tradicionais.

e) as diferenças da jornada de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de corpo feminino.

13. (Uepb 2013) A charge e o texto abaixo retratam um dos temas trabalhados pela Geografia: Questão de Gênero.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. Esse texto constava entre os inúmeros cartazes na Segunda Marcha das Vadias no Distrito Federal.

Com base nas informações da charge, do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:

a) A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.

b) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos casos das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.

c) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.

d) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão. e) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.

14. (Unesp 2013) A República Islâmica do Irã abençoa e incentiva operações de troca de sexo, em nome de uma política que considera todo cidadão não heterossexual como espírito nascido no corpo errado. Com ao menos 50 cirurgias por ano, o país é recordista mundial em mudança de sexo, após a Tailândia. Oficialmente, gays não existem no país. Ficou famosa a frase do presidente Mahmoud Ahmadinejad dita a uma plateia de estudantes nos EUA em 2007, de que “não há homossexuais no Irã”. A homossexualidade nem consta da lei. Mas sodomia é passível de execução. […] Uma transexual operada confidenciou um sentimento amplamente compartilhado em silêncio: “Não teria mutilado meu corpo se a sociedade tivesse me aceitado do jeito que eu nasci”.

(Samy Adghirny. Operação antigay. Folha de S.Paulo, 13.01.2013.) O incentivo a cirurgias de troca de sexo no Irã é motivado por

a) tabus sexuais decorrentes do fundamentalismo religioso hegemônico naquele país. b) critérios de natureza científica que definem o que é uma “sexualidade normal”. c) uma política governamental fundamentada em princípios liberais de cidadania.

d) influências ocidentais ocasionadas pelo processo de globalização cultural pela internet. e) pressões exercidas pelos movimentos sociais homossexuais pelo direito à cirurgia.

15. (Uem 2013) Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema das representações do poder. “Em 2010, o Brasil elegeu pela primeira vez uma presidente mulher. Dos 38 ministérios e órgãos centrais da União, dez são atualmente chefiados por mulheres. Em fevereiro de 2012, Graça Foster assume a presidência da Petrobras e torna-se a primeira mulher a comandar uma empresa petrolífera no mundo. No mês seguinte, a ministra Cármen Lúcia é eleita a primeira mulher presidente do Tribunal Superior Eleitoral.”

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

b) A eleição da ministra Cármen Lúcia para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral indica que, entre os membros da justiça eleitoral, não há manifestação de machismo.

c) A significativa participação das mulheres nos cargos de poder, no governo da presidenta Dilma Rousseff, indica que o grau das desigualdades de gênero varia de acordo com momentos históricos, sociedades e culturas.

d) A participação das mulheres na estrutura central do poder é garantia de que, a partir de então, no Brasil, serão promovidas ações que conduzam à igualdade de gênero, implantando-se, assim, uma agenda feminista.

16. (Unicentro 2012) Harriet Martineau (1802-1876) nasceu na Inglaterra, foi autora de mais de 50 livros e tem sido chamada a “primeira socióloga mulher”. Entre tantos feitos, foi original ao dirigir um olhar social à vida cotidiana e ao introduzir a Sociologia na Grã-Bretanha, com a tradução do livro fundador da disciplina, a “Filosofia Positiva”, de Augusto Comte. No entanto, quando se fala sobre os fundadores da Sociologia, não é comum se ouvir falar em Harriet.

Com base nessas informações, sobre as relações de gênero e o mundo do trabalho, é correto afirmar: a) A exclusão da mulher no campo do trabalho é explicada apenas por conjunturas econômicas.

b) A história de Martineau se explica por uma alta divisão social do trabalho porque antecede a Revolução Industrial.

c) O caso de Harriet exemplifica como a existência de gênero pode alcançar a discriminação sexual no trabalho.

d) A relação de gênero é norteada pelas diferenças biológicas e justifica as desigualdades e a exclusão social da mulher.

e) A dificuldade encontrada pelas mulheres no mundo do trabalho reflete a sua inferioridade nesse campo social, diferente da esfera doméstica.

17. (Unicentro 2012) Considerando-se as teorias sociológicas a respeito das questões sobre gênero, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O termo gênero faz referência a uma construção cultural, enfatizando o caráter social e histórico das diferenças sexuais.

( ) Vários elementos estão envolvidos na constituição das relações de gênero, tais como a organização política, econômica e social.

( ) A referência a gênero leva a pensar nas maneiras como as sociedades entendem o que é “ser homem” e “ser mulher”, o que consideram “masculino” e “feminino”.

( ) O termo gênero se refere às diferenças biológicas e naturais dos seres humanos. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F F V F b) V V V F c) V F F V d) F V V F e) V V V V

18. (Unesp 2012) Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy Witterick, 38 anos, e David Stocker, 39, de não revelar o gênero de seu bebê Storm, de quatro meses de idade, gerou uma avalanche de reações – positivas e negativas – após reportagem do jornal “Toronto Star”, publicada nesta semana [28.05.2011].

(www.g1.globo.com. Adaptado.) De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

a) O ponto de vista adotado pela mãe canadense pressupõe a adoção do determinismo biológico no campo da sexualidade.

b) O fato descrito pela reportagem revela a influência da fé religiosa nos padrões comportamentais contemporâneos.

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

d) O fato em questão revela que, para os pais da criança canadense, identidade sexual é um tema pertencente exclusivamente à esfera da autonomia individual.

e) A postura adotada pelos pais da criança em questão revela intolerância no campo das diferenças sexuais. 19. (Unioeste 2012) O conceito de gênero tem como objetivo explicitar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física ou biológica. Antes disso, as relações de gênero estão diretamente relacionadas às características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua cultura. Sobre o conceito de gênero, é correto afirmar que

a) o conceito de gênero começa a ser utilizado de forma mais ampla no final da década de 1970 por pesquisadoras interessadas em compreender o fenômeno do feminismo e o processo de opressão sofrido pelas mulheres naquele momento histórico.

b) os estudos de Margareth Mead sobre a importância da cultura na determinação dos papéis sociais e nos usos e costumes de homens e mulheres pouco contribuíram para o desenvolvimento do conceito.

c) os estudos contemporâneos sobre as relações de gênero apresentam uma completa ruptura com as concepções desenvolvidas por Joan Scott a respeito da temática que, em sua teoria, previa uma grande importância para o conceito ao não restringi-lo a história das mulheres.

d) em uma sociedade democrática e com uma ampla liberdade sexual o conceito de gênero não é representativo, pois sua sustentação está centrada exclusivamente nos conflitos entre os sexos.

e) os estudos realizados por Georg Simmel sobre a história da família e sobre o impacto do dinheiro nas relações entre os sexos demonstram que a organização das estruturas de parentesco não possuem relação com as concepções históricas do conceito de gênero.

20. (Ufu 2012) Na obra Grande Sertão: veredas, Guimarães Rosa apresenta dois personagens Riobaldo e Diadorim numa relação inusitada de atração. A trama se desenvolve como uma relação entre pessoas do mesmo sexo. As semelhanças nas aparências escondem, porém, diferenças de origem biológica, porque se trata de uma mulher (Diadorim) que se passa socialmente por homem.

Escrita em 1956, essa obra de Guimarães Rosa trata de uma temática extremamente contemporânea, que é a) a superação do conceito de sexo, biologicamente herdado, pelo conceito de transexualidade, como categoria cientificamente possível.

b) a superação do conceito de sexo, de natureza biológica, pelo conceito de gênero, de natureza sociocultural.

Referências

Documentos relacionados

Patrocínio Clube Tempo Balizamento... Patrocínio Clube

expert in Family Health at Faculdades Integradas de Patos (FIP); Nursing assistant at the CSSD, in HulW – João Pessoa (PB), Brazil.. 4 Nurse at Faculdade Santa emília

a) tabus sexuais decorrentes do fundamentalismo religioso hegemônico naquele país. c) uma política governamental fundamentada em princípios liberais de cidadania. d)

I. O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o

Do not run the appliance from the mains when the battery is fully charged.. Trimming with

Devo despir-me do que é belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me dá. Como podemos classificar as orações em

nesse museu do pardo indiferente e) Sim, meu coração é muito pequeno. Só agora vejo que nele não cabem os homens. Os homens estão cá fora, estão na rua..

Parágrafo 5º - Em caso de vacância na Comissão de Ética e Disciplina Regional, decorrente dos itens “a “ a “d “ e “f “ a “i “ do artigo 37 deste