• Nenhum resultado encontrado

Informação de interesse público

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Informação de interesse público"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Foi recentemente aprovado pelo Governo um novo Decreto-Lei que introduz alterações ao programa Porta65 - Arrendamento para Jovens. As principais inovações previstas consistem na alteração da taxa de esforço máxima permitida (o limite passa de 40%

para 60%), os cálculos são agora efectuados com base na última declaração de IRS, e prevê-se a possibilidade de todos os benefi- ciários do anterior programa IAJ se candi- datarem.

Está igualmente prevista a alteração dos limites das rendas máximas admitidas.

Na primeira fase do programa, que decorreu entre Dezembro e 3 de Janeiro passado, foram submetidas 3561 candidaturas, tendo sido concedidos 1544 subsídios, depois de análise e conferência de dados.

Iniciativa Jessica apresentada

no Auditório do IHRU Concursos e adjudicações em património do Instituto, municípios e cooperativas

Nova legislação regula o programa

Informação de interesse público

PREÇO DE CONSTRUÇÃO DA HABITAÇÃO POR METRO QUADRADO, A VIGORAR EM 2008

Foi publicada a Portaria n.º 1425-B/2007, no Diário da República, n.º 210, 1.ª série, Suplemento de 2007-10-31, do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que fixa, para vigorar em 2008, o preço de construção da habitação por metro quadrado, consoante as zonas do país, para efeitos de cálculo da renda condicionada.

O B S E R VAT Ó R I O D A H A B I TA Ç Ã O O Observatório da Habitação, previsto na orgânica do IHRU, visa estudar e acompanhar as políticas da habitação em Portugal. Os principais objectivos deste observatório são:

a análise da dinâmica do mercado da habitação; a monitorização do Plano HABITAÇÃO

Primeiros meses de trabalho muito intenso, início de um novo ano com muitas expectativas e ambição.

O objectivo é dotar o país de um organismo capaz de projectar e desenvolver melhores políticas de habitação e, sobretudo, de reabilitação urbana.

Ser capaz de inovar, pôr à prova novas orientações e projectos, proceder aos reajustes que se revelem adequados.

A iniciativa Porta 65 nasceu e continua a ser projectada nas suas diversas valências, procurando compatibilizar necessidades sociais e rigor.

Sendo um projecto muito diferente do que estava em vigor, carecia de ser testado e em função da experiência colhida, são agora introduzidas as modificações que vieram a revelar-se adequadas.

O mesmo acontece em vários outros domínios, da Reabilitação Urbana aos Prémios IHRU, que valorizarão o que de melhor se vier a fazer.

Este é um desafio muito exigente que a todos nos pôe à prova.

Para se viver melhor em Portugal.

O Presidente Nuno Vasconcelos

Março | 2008 EDIÇÃO nº 2

2

PORTA 65 JOVEM A próxima fase de candidaturas está prevista ter início durante o mês de Abril, sendo muito importante que, desde já, os interessados e potenciais candidatos se reúnam da documentação necessária para o efeito e verifiquem se cumprem as seguintes regras:

- Solicitar com antecedência a senha de acesso no site das Declarações Electrónicas da DGCI;

- A morada fiscal tem de ser a da casa arrendada;

- Verificar se à casa arrendada corresponde um artigo matricial autónomo (consulte o seu senhorio);

- A tipologia da casa arrendada tem de estar em conformidade com o número de membros do agregado familiar;

- Documentos necessários:

- BI

- Contrato de arrendamento;

- Último recibo de renda;

- Última declaração de IRS.

(2)

Estratégico para a Habitação e o incentivo à investigação na área da habitação.

N O M E A D A C O O R D E N A D O R A D O O B S E R V A T Ó R I O D A H A B I T A Ç Ã O Virgínia Ferreira de Almeida, licenciada em Geografia, foi nomeada coordenadora do Observatório da Habitação e da Reabilitação Urbana. Anteriormente desempenhava funções na Divisão de Normas de Ordenamento da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desen- volvimento Urbano (DGOTDU).

PLANO ESTRATÉGICO PARA A HABITAÇÃO Continuam os trabalhos preparatórios para o Plano Estratégico para a Habitação, pre- vendo-se a sua conclusão para o final do primeiro trimestre deste ano.

Em Santa Maria da Feira,

PROGRAMA FEIRA JOVEM COM SUCESSO Segundo a promotora, a taxa de sucesso de vendas relativamente aos primeiro e segundo empreendimentos construídos no âmbito do Programa Feira Jovem — Fornos e São João de Ver, respectivamente — foi de 100%, o que significa que foram vendidas a custos controlados 220 habitações de tipo moradia na zona de Santa Maria da Feira.

NOVO EMPREENDIMENTO DO FEIRA JOVEM ENCONTRA-SE À VENDA

O t e r c e i r o e m p r e e n d i m e n t o , Empreendimento Villa Mozelos (moradias bi-familiares T3 e T4), promovido pelo Programa Feira Jovem, celebrado entre o IHRU, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Efimóveis, no âmbito dos Contratos de Desenvolvimento para a Habitação, encontra-se já em fase de venda ao público.

BALCÕES “CASA PRONTA”

Passam a ser dez os balcões “Casa Pronta”, número este que será alargado durante o corrente ano a todo o território nacional. A título experimental, este projecto arrancou em Almeirim, Águeda, Braga, Leiria e Mirandela, tendo agora sido alargado a Beja, Coimbra, Guarda, Lamego e Vila Nova de Cerveira. Nos balcões “Casa Pronta” é possível pagar impostos, celebrar contratos de compra e venda, realizar todos os registos num único local, pedir a isenção do IMI, entre

outros serviços, nos dias úteis, das 9h às 16h.

NOVOS BALCÕES “CASA PRONTA”

Bragança, Condeixa, Espinho, Ovar e Trofa contam, a partir de 31 de Janeiro, com balcões

“Casa Pronta” nas Conservatórias de Registo Predial.

VELHOS GUETOS, NOVAS CENTRALIDADES:

ESCOLHA DA COR PARA O BAIRRO DE ALAGOAS, RÉGUA

No âmbito da reabilitação urbana do Bairro de Alagoas foi apresentado ao público, no passado dia 18 de Janeiro, na Escola P3 de Godim (Régua), por uma equipa da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, um “estudo da cor”, com o objectivo de explicar à população os critérios que nortearam a escolha da nova cor para aquele que era até agora conhecido como o “bairro verde”. O estudo apresentado corresponde ao finalizar de um processo que envolveu a população na selecção da cor a utilizar na pintura do bairro e seus equipamentos.

INTERVENÇÃO EFTA EM ALAGOAS CONCLUÍDA EM MARÇO

A intervenção de reabilitação urbana efectuada ao abrigo dos Fundos da European Fair Trade Association (EFTA), projecto

“Velhos guetos, novas centralidades — Alagoas”, encontra-se em fase de conclusão, com finalização prevista para este mês de Março. Após esta data manter-se-ão em curso as obras de reabilitação do edificado, que resultam de um protocolo extra-projecto assumido entre a Câmara Municipal da Régua e o IHRU na sequência da intervenção realizada.

OBRAS EM RABO DE PEIXE NOS AÇORES Prosseguem as obras de requalificação urbanística de Rabo de Peixe, realizadas no âmbito do projecto “Velhos guetos, novas centralidades — Rabo de Peixe”.

INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS ATÉ 2013 Foi publicada a resolução do Conselho de Ministros n.º 189/2007 (Diário da República n.º 251, 1.ª série, de 2007-12-31), da Presidência do Conselho de Ministros, que prorroga até 31 de Dezembro de 2013 o período de vigência da Iniciativa de Qualificação e Reinserção Urbana de Bairros Críticos.

ARTICULAÇÃO DA INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS E DA INICIATIVA COMUNITÁRIA EQUAL

Realizou-se no passado dia 8 de Janeiro uma apresentação dos produtos resultantes dos projectos EQUAL aos parceiros da Iniciativa Bairros Críticos. Na sequência desta mostra, decorre o processo de formalização da articulação entre a EQUAL e a Iniciativa Bairros Críticos, com o objectivo de adaptar os referidos produtos aos territórios objecto da Iniciativa Bairros Críticos e, assim, viabilizar a concretização de algumas das acções inscritas nos planos de inter venção, nomeadamente as relacionadas com as questões do emprego e do empreendorismo (ver mais informação sobre o Equal em Glossário - Pg. 06).

A INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS APOSTA NO EMPREGO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Nos espaços que já estão a beneficiar da Iniciativa Bairros Críticos, Cova da Moura e Vale da Amoreira, está a ser desenvolvida uma aposta na formação profissional. O desenvolvimento deste vector procura integrar a requalificação do bairro e a inclusão social dos seus habitantes, através da aposta na criação de novas oportunidades de emprego e integração social a partir do desenvolvimento de acções de animação, formação e acompanhamento no acesso ao emprego e à formação de microempresas.

( Habitação )

FUNDOS EFTA

INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS

(3)

Na Moita e na Amadora:

I N I C I A T I V A B A I R R O S C R Í T I C O S A P R E S E N TA D A À S P O P U L A Ç Õ E S No dia 23 de Fevereiro foi efectuada a apresentação pública da Iniciativa Bairros Críticos às populações residentes, bem como dos respectivos planos de intervenção. A apresentação decorreu em cada um dos territórios e contou com as presenças do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, Prof. Doutor João Ferrão, e, dos presidentes das câmaras municipais da Moita, Dr. João Manuel Lobo, e da Amadora, Dr. Joaquim Raposo.

EQUIPAS DE PROJECTO PARA O VALE DA AMOREIRA E COVA DA MOURA

No âmbito da Iniciativa Bairros Críticos, foi nomeado o novo chefe de projecto para o Vale da Amoreira, Dr. Sérgio Oliveira.

A comissão executiva do referido projecto é formada pelas seguintes entidades: IHRU;

Câmara Municipal da Moita; Instituto da Segurança Social; GNR; três ONGs com representação local (CRIVA, RUMO e VITACAMINHO); brevemente, também, a Junta de Freguesia do Vale da Amoreira estará representada. Por sua vez, foi nomeada como chefe de projecto para a Cova da Moura a Arq. Helena Mira Dores, integrando a comissão executiva do projecto as seguintes entidades: IHRU; Câmara Municipal da Amadora; Instituto da Segurança Social; PSP; Ministério da Saúde e o Conselho de Bairro, constituído por quatro

organizações (Associação Cultural Moinho da Juventude, Associação de Moradores do Alto da Cova da Moura, Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura e Centro Paroquial da Mãe de Deus da Buraca).

LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE DA COVA DA MOURA No âmbito da Iniciativa Bairros Críticos, equipas do IHRU, sob a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, estão a proceder ao levantamento sistemático das condições de habitabilidade

das residências do bairro da Cova da Moura, na Amadora, com o objectivo de aferir quais as habitações a precisar de intervenção de reabilitação ligeira, profunda, bem como aquelas que não têm recuperação possível.

Este estudo, deverá ficar pronto este mês e servirá de base à elaboração de um plano de pormenor que orientará as obras a realizar em 2009.

INICIATIVA BAIRROS CRÍTICOS, VALE DA AMOREIRA

O Vale da Amoreira é composto por dois conjuntos habitacionais, o Bairro das Descobertas, com cerca de 242 fracções, e o Bairro do Vale da Amoreira, com cerca de 652 fracções. O Bairro das Descobertas prepara-se para entrar em obra no Verão, o Bairro do Vale da Amoreira executa-se neste momento o projecto, que terá como um dos pontos centrais a construção de um Centro de Expressão Artística, que procurará

ARRENDAMENTO

FACTORES DE CORRECÇÃO

EXTRAORDINÁRIA DAS RENDAS PARA 2008 Foi publicada a Portaria n.º 1425-A/2007, no Diário da República, n.º 210, 1.ª série, Suplemento de 2007-10-31, dos ministérios das Finanças e da Administração Pública e do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que estabelece os factores de correcção extraordinária das rendas para o ano de 2008, referidas no artigo 11.º da Lei n.º 46/85, de 20 de Setembro.

PORTA 65 — JOVEM:

DECORRE A APRECIAÇÃO DE CANDIDATURAS Decorreu até finais de Fevereiro, a apreciação das 3561 candidaturas, provenientes de jovens de 211 concelhos, submetidas à primeira fase da Porta 65 — Jovem, que visou confirmar a validade dos contratos de arrendamento submetidos por via informática. O pagamento dos primeiros subsídios foi efectuado este mês.

PRESTAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS PELOS CANDIDATOS

No decurso da apreciação das candidaturas submetidas, e por terem surgido dúvidas e m r e l a ç ã o a d i v e r s o s p r o c e s s o s apresentados, o IHRU solicitou a esses candidatos, por via informática e nos prazos legais, esclarecimentos relativos às suas candidaturas.

PERÍODOS DE CANDIDATURA EM 2008 No âmbito do programa Porta 65 — Jovem decorrerão, em 2008, novos períodos de candidatura, respectivamente nos meses de Abril próximo, Setembro e Dezembro. As datas exactas dos períodos de candidatura aproveitar a potencialidade artística dos habitantes.

STREET ART NO VALE DA AMOREIRA O Bairro do Vale da Amoreira, na Moita, inserido na Iniciativa Bairros Críticos, caracteriza-se pela juventude dos seus moradores e pela sua vertente artística, patente na street art espalhada pelos muros do bairro. Para que esta mais-valia seja devidamente aproveitada pretende-se criar ali um centro de expressão artística.

(4)

objectos, foi entregue, no dia 9 de Janeiro de 2008, à guarda dos arquivos do IHRU, a título de depósito por contrato de comodato, para futuro tratamento e preservação.

PARTICIPAÇÃO NA 40.ª CONFERÊNCIA I N T E R N A C I O N A L D E A R Q U I V O S Decorreu nos dias 15 e 16 de Novembro de 2007, no Quebeque (Canadá), a 40.ª Conferência Internacional de Arquivos, promovida pelo International Council on Archives (ICA), a qual contou com a participação do membro da Direcção da Secção de Arquivos de Arquitectura do ICA, em representação do IHRU, o coordenador do Departamento de Informação, Biblioteca e Arquivo, Dr. João Vieira. Entre as principais recomendações resultantes deste encontro destaca-se o incentivo à criação, por parte dos governos, de um dispositivo jurídico e de uma política de prevenção que assegure a protecção dos seus documentos vitais dentro e fora dos territórios nacionais, e que aos mesmos seja dado tanto valor como às obras de arte.

IHRU CEDE ESPAÇO PARA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

Teve lugar no Forte de Sacavém, nos passados dias 17 e 18 de Janeiro, uma acção de formação sobre conservação de documentos gráficos em papel conduzida pela empresa Luís Pavão, Lda., que contou com a presença de arquivistas de diversas entidades públicas e privadas. A iniciativa contemplou uma visita de estudo ao edifício e seus conteúdos.

PARTICIPAÇÃO DO IHRU EM SEMINÁRIOS

«A dimensão social do Património», tema da intervenção da doutora Maria João Freitas, vogal do Conselho Directivo, nas Jornadas do Património organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em Fevereiro passado.

«Arquivos de arquitectura e sistemas de informação sobre arquitectura: uma relação cooperativa» foi, por sua vez, o tema da comunicação apresentada pelo Dr. João Vieira, coordenador do Departamento de Informação, Biblioteca e Arquivo, em representação do IHRU, num seminário sobre arquivos de arquitectura, organizado pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

serão divulgadas opor tunamente.

INICIATIVA PORTA 65 PROMOVE O ARRENDAMENTO PARA HABITAÇÃO A Iniciativa Porta 65 tem como missão promover o mercado de arrendamento para habitação. Entre os instrumentos contemplados nesta iniciativa foi regulamentado e encontra-se em execução o Porta 65 — Jovem; os outros — Bolsa de Habitação, Gestão e Proximidade, Residência (Coabitação) Apoiada — encontram-se em análise e estudos.

F U N C I O N A L I D A D E S D O N R A U E M www.portaldahabitacao.pt

O Novo Regime de Arrendamento Urbano disponibiliza, as funcionalidades destinadas a senhorios e arrendatários para actualização das rendas, a saber: solicitar a avaliação fiscal; solicitar o coeficiente de conservação do locado e/ou da totalidade do prédio; solicitar a declaração do rendimento anual bruto corrigido; comunicar a actualização da renda; solicitar o subsídio de renda.

Arrendamento Urbano Portal da Habitação através de: www.portaldahabitacao.pt.

NOVOS ESPÓLIOS DE ARQUITECTURA I N T E G R A M A R Q U I V O S D O I H R U Dois novos espólios de arquitectura — os de Vítor Figueiredo e de Leonardo de Castro Freire — integraram recentemente os arquivos do IHRU, os quais são constituídos SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO

do prémio SECIL, em 1998, pelo projecto da Escola Superior de Artes Decorativas, nas Caldas da Rainha. O espólio do seu ateliê, constituído por desenhos, fotografias, processos de obras, maquetas e biblioteca pessoal, foi entregue, no dia 15 de Janeiro de 2008, à guarda dos arquivos do IHRU, a título de depósito por contrato de comodato, para futuro tratamento e preservação.

ESPÓLIO DO ARQUITECTO LEONARDO DE CASTRO FREIRE

Na obra de Leonardo de Castro Freire (1917- -1970) os projectos de hotelaria assumem particular relevo, destacando-se, entre os principais, os edifícios no cruzamento da Av. Estados Unidos da América com a R.

Coronel Bento Roma (Prémio Valmor em 1970) e da Seguradora Tranquilidade, na Av.

da Liberdade, em Lisboa; o Palácio de Justiça de Évora; o Casino de Monte Gordo; o Hotel do Golf na Penina, Alvor; o Hotel Reid’s no Funchal; a Embaixada de Portugal em Washington, EUA. O seu espólio, constituído por documentação textual e colecções de desenhos, fotografias e pelos arquivos e colecções documentais

gerados pelos vários serviços e órgãos da ex-Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1929-2007), e seus antecessores, bem como pelos arquivos pessoais e espólios de criadores e agentes do património arquitectónico português dos séculos XX e XXI. Encontram-se fisicamente instalados no Forte de Sacavém e têm o horário de abertura ao público de segunda a quinta, das 13h às 18h30.

ESPÓLIO DO ARQUITECTO VÍTOR FIGUEIREDO

Vítor Figueiredo (1929-2004) dedicou grande parte da sua actividade a obras de habitação social e colectiva, sendo marcante as diferentes tipologias por ele estudadas para

bairros como os Olivais, Peniche ou Santo Estêvão, ainda hoje extremamente funcionais e pouco alterados. Alcançou reconhecimento público com a atribuição

(5)

Visita de delegação do IHRU, no mês de Janeiro, a diversos empreendimentos na Madeira, por ocasião da inauguração dos conjuntos habitacionais da Santa Maria em Porto Moniz e de Água da Pena.

EMPREENDIMENTO NOVA CIDADE:

156 fogos já concluídos, destinados a realojamento BAIRRO SOCIAL DA PALMEIRA:

Reabilitação de 80 fogos e construção de mais 40 fogos.

CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM DA SERRA:

Conjunto de 25 fogos construído pelo IHM, no âmbito de um Acordo de Colaboração, que obteve o Prémio INH 2006.

INVESTIMENTOS HABITACIONAIS NA MADEIRA

REABILITAÇÃO URBANA EM PATRIMÓNIO DO IHRU:

RECUPERAÇÃO DE 18 FOGOS NO BAIRRO DE S. SEBASTIÃO NO SEIXAL, pela empre- -sa Xavieres, Lda por € 91 453,49 mais IVA.

48 FOGOS NO BAIRRO DO FOGUETEIRO, SEIXAL - em concurso público (2de Abril), preço-base: € 210 000 mais IVA.

CONSTRUÇÃO HABITACIONAL Financiamentos aprovados

23 FOGOS NA ENCOSTA NORTE EM SINES Promoção da Cooperativa de Habitação CHE PROMOCASA, com um financiamento de

€ 1 200 000.

42 FOGOS NA QUINTA DA BRAGUINHA EM BRAGANÇA

CDH promovido por MONTEADRIANO/

HABIMARANTE, montante do financiamen- -to: € 2 300 000.

210 FOGOS NA QUINTA DAS MÓS EM LOURES

Programa Especial de Realojamento (PER), promovido pela Câmara Municipal de Loures, montante do financiamento: € 18 750 000.

26 FOGOS NO MINDINHO EM SOURE CDH promovido por SV & DD-SILVIL &

DUNADOURO, montante do financiamento para aquisição do terreno: € 200 000.

6 FOGOS EM GRÂNDOLA

Na Azinhaga dos Barros, para realojamento pela Câmara Municipal de Grândola, com um financiamento de € 245 000.

40 FOGOS NA COVOADA - AÇORES CDH promovido por A M FURTADO, montante do financiamento: € 1 960 000.

54 FOGOS NA CANADA DUARTE BORGES EM PONTA DELGADA - AÇORES

CDH promovido por FDO

CONSTRUÇÕES/FDO PROJECTOS, montante do financiamento: € 2 946 000.

12 FOGOS NO ALTO DO VISO EM MATOSINHOS

Promoção da Cooperativa de Habitação MORADIA 2000, montante do financiamento: € 982 330.

2 FOGOS EM VILA FRANCA DAS NAVES - TRANCOSO

Aquisição para arrendamento, pela Câmara Municipal de Trancoso, montante do financiamento: € 113 726.

1 0 E D I F Í C I O S N O B A I R R O D A S DESCOBERTAS, VALE DA AMOREIRA, MOITA - em concurso público, preço-base:

€ 563 000 mais IVA.

208 FOGOS NA QUINTA DO CABRAL, SEIXAL - em concurso público, preço-base:

€ 660 000 mais IVA.

CONJUNTO HABITACIONAL DA SANTA MARIA PORTO MONIZ:

CDH com 4 fogos e 17 habitações, promovido pelo consórcio PROPOWER, SA/F.&HELDER,SA, concluídos em 2007.

BAIRRO DE SÃO GONÇALO:

Conservação e reabilitação de diversos fogos, a levar a cabo pela Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do PROHABITA.

EDIFÍCIO SANTA LUZIA:

Construção de 10 fogos no âmbito de um Acordo de Colaboração, ao abrigo do PROHABITA EMPREENDIMENTO ESTRADA COMANDANTE CAMACHO DE FREITAS:

100 fogos que se destinaram ao realojamento de agregados recenseados ao Abrigo de um acordo de colaboração, celebrado ao abrigo do PROABITA.

EMPREENDIMENTO DA TORRE NO MACHICO:

40 fogos construídos ao abrigo de um Acordo de Colaboração.

No contexto da intervenção da Quinta do Cabral, o Munícipio do Seixal encarregar-se-à das obras de arranjos exteriores.

7 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1 1 6 1 1 1 1 1 1 16

29 881,29

29 881,29

55 858,75 5 321,75 11 970,00 11 970,00 1 625,00 2 000,00 22 972,00 85 740,04 279 720,51

85 031,20 38 565,14 56 672,45 37996,29 46 043,63 15 411,8 27 855,31 27 855,31 14 534,24 8 937,93 5 596,31

322 110,06 RECRIA

Altarimi

Augusto Cunha Serafim Maria Ester Silva F. Oliveira Junta Freguesia Vitória José Francisco Ramos Cabaço Ana Paula Neto Raposo Costa Tomaz Manuel Chagas de Freitas

REHABITA Gamaimóveis RECRIPH

Condomínio prédio R. Marquês Ponte Lima, nº 14 Condomínio prédio R. Maria da Fonte nºs 1-3-5 SOLARH

Laurinda da Assunção Cardoso José Carlos Barreiras Batista Maria do Rosário Augusta Dias Vaz José Manuel Diogo dos Santos Neves Lídia da Conceição Parreira Augusto da Cunha Serafim TOTAL GERAL

Processos Comparticipações Empréstimos COMPARTICIPAÇÕES A PARTICULARES - JAN/FEV

(6)

Pode solicitar um exemplar desta publicação para:

IHRU - Direcção de Informação, Estudos e Comunicação.

Av. Columbano Bordalo Pinheiro, nº 5, 1099-019 Lisboa.

EDIÇÕES IHRU

NOVA EDIÇÃO DA REVISTA MONUMENTOS Encontra-se disponível o número 27 da revista Monumentos, cujo dossiê é dedicado a Vila Viçosa. A cerimónia de apresentação teve lugar na Igreja de São Bartolomeu em Vila Viçosa, foi presidida pelo ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Prof.

Engenheiro Francisco Nunes Correia, e contou com as presenças do secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, presidente do Conselho Directivo do IHRU, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, e Arq.º Nuno Portas como orador convidado. A apresentação da edição esteve a cargo da Drª Margarida Alçada, directora da publicação.

EQUAL

Iniciativa comunitária, co-financiada pelo Fundo Social Europeu, para o período de programas estruturais de 2000-2006, que sucede, na área do desenvolvimento humano, às iniciativas EMPREGO e ADAPT, visa contribuir para acções que apoiem a Estratégia Europeia de Emprego (e, em Portugal, o Plano Nacional de Emprego).

GLOSSÁRIO

Intervenção do Presidente do IHRU durante a cerimónia

PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO DO EX-IGAPHE INTEGRA IHRU

Dando seguimento ao processo de extinção do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado, foi aprovada, por despacho conjunto dos ministros das Finanças e Administração Pública e do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, publicado no Diário da República (2.ª série), de 22 de Janeiro deste ano, a lista de bens imóveis (solos, habitações e equipamentos), e respectivos valores, que passam a integrar o património imobiliário do IHRU.

VEM AÍ O NOVO PRÉMIO IHRU

Os antigo prémio INH, que no ano passado deu lugar ao Prémio INH/IHRU (devido à transição do Instituto Nacional da Habitação para o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), e o prémio Recria estão na base do actual projecto (em fase de conclusão) para a criação de um prémio

IHRU

único, o Prémio IHRU, que herda dos seus antecessores a vertente da nova construção urbana (ex-Prémio INH/IHRU) e a da recuperação e da reabilitação urbana comparticipada em imóveis arrendados (ex- Prémio Recria).

Director: Nuno Vasconcelos

Produção e linha gráfica: Luis Macedo e Sousa Conteúdos:

Andrea Cardoso José Mascarenhas Maria João Martins Patrícia Conceição Paula Tereno

Composição Gráfica: Sara Vaz Pinto Execução Gráfica: Sociedade Tipográfica, Lda Tiragem: 10.000 exemplares

Data: Mar. 2008

Habitação e Reabilitação Urbana é uma publicação periódica do IHRU

FICHA TÉCNICA:

MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CALENDÁRIO

Até ao dia 8 de cada mês (ou, caso seja no fim- de-semana, no dia útil posterior), efectua-se o pagamento das rendas (das casas que integram o património do IHRU arrendado) na tesouraria do IHRU (entre as 9:00h e as 16:30h).

O IMI é pago anualmente durante o mês de Abril, ou, se o seu valor for superior a 250€, em duas prestações, durante os meses de Abril e de Setembro (informação retirada do site da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos).

Referências

Documentos relacionados

A Companhia firmou em março de 2014, um novo contrato de prestação de serviços com o seu Diretor Presidente, que prevê: (i) a permanência do executivo por, no mínimo 3 (três)

Neste período, para além das atividades inerentes ao plano previsto, importa salientar o início do processo de Acreditação Prévia de dois novos ciclos de estudos a propor à Agência

Cada laboratório deve estabelecer o seu próprio esquema de Controlo de Qualidade e medidas correctivas caso não sejam obtidos resultados aceitáveis.. Soro de humano normal

WEKISLEY TEIXEIRA SILVA, Prefeito Municipal de Encruzilhada, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e, com fulcro no inciso VI do artigo 73 da Lei

Os resultados obtidos para os ensaios de actividade antifúngica revelaram ausência de actividade para os fungos Fusarium oxysporum e Botrytis cinerea

Para dar uma resposta mais completa às nossas perguntas, por vezes ansiosas, sobre o matrimónio — ou ainda mais exactamente: sobre o significado do corpo — não pode-mos

Refletir sobre os resultados das tarefas inovadoras feitas com o uso das mídias disponíveis e dos recursos gratuitos online, dos professores da Escola Pública

3.4 – O processo de seleção será organizado pela Diretoria Acadêmica dessa IES e pela Coordenação do Curso de Fisioterapia, constituindo uma Comissão