• Nenhum resultado encontrado

TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Por Iara Henna https://www.facebook.com/IaraHenna/ http://eshops.mercadolivre.com.br/iarahenna

T

UDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE

HENNA

(2)

T

UDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE HENNA

(... mas tinha vergonha de perguntar)

1. O que é henna?

Henna é uma planta, seu nome científico é Lawsonia Inermis. As folhas de Henna são colhidas, secas e moídas. Suas folhas possuem uma molécula de Lawsone (pigmento). Quando liberado o pigmento (que tem cor laranja), a Henna tinge a pele e o cabelo.

2. Henna tem chumbo?

Um estudo que o INMETRO fez sobre tintas e a concentração de chumbo presente nelas destacou a seguinte informação sobre a henna:

"Metais pesados não fazem parte de substâncias do tipo Henna, uma vez que esta substância é de origem vegetal, não contendo naturalmente metais pesados em seu processo de preparação para uso cosmético.”

3. Como tirar a henna dos cabelos se vc não gostar?

HENNA É PERMANENTE. Não sai facilmente. Aliás, na maioria dos casos não sai de jeito NENHUM. Nem descolorindo (há exceções, mas são MUITO raras). Tenha certeza e leia TUDO antes de optar pelo uso. É um compromisso por ANOS (a não ser que você use a tesoura ou a máquina de raspar).

4. Meu cabelo é escuro. A henna vai clarear? Ele vai ficar ruivo?

HENNA não clareia o cabelo. Então, em cabelo escuro NÃO tem como ficar laranjinha. E pode escurecer de 1 a 2 tons.

5. Meu cabelo está com duas cores e a raiz enorme. Posso hennar assim mesmo?

Para não ter manchas, o cabelo precisa estar uniforme antes de aplicar HENNA, pois ela não vai corrigir nem uniformizar a cor. Vai ficar de vários tons de ruivo se hennar com ele assim.

6. A henna causa alergias?

A HENNA é uma alternativa para quem tem alergia às tintas mas apesar de ser natural pode ter o risco de causar alergias. Por exemplo, leite e trigo são naturais mas podem causar alergia. Faça um teste alérgico simples antes de usar a henna, colocando um pingo dela pronta na parte interna do seu

antebraço. Deixe por 40 minutos e retire. Espere 24 horas. Se o local ficar inchado e/ou avermelhado no decorrer deste tempo, NÃO USE A HENNA.

7. Quero meu cabelo exatamente igual ao daquela menina, eu consigo?

Esteja ciente de que na maioria das vezes NÃO vai dar certo. Mesmo que a base + receita sejam

idênticas, cada fio de cabelo tem sua própria peculiaridade, ou seja, é diferente porque pertence a uma pessoa diferente. (Claro que tem gente que consegue, mas é melhor fazer sabendo disso).

Além disso muitas garotas que postam seus resultados com a henna acabam editando as suas fotos…um pouquinho de saturação, um pouquinho de cor quente, aí é que você nunca vai chegar em algo parecido mesmo, porque aquilo pode ser fake.

(3)

8. Grávida pode usar henna e outras plantas?

Pode apenas henna 100% pura e com o conhecimento do seu obstetra. Outras plantas podem

desencadear alergias devido a imunidade estar mais baixa. Na Índia é fortemente desaconselhado usar principalmente o índigo.

9. Será que a henna pega no meu cabelo?

Se o fio estiver saudável (não poroso), pega. A questão é se a cor será perceptível ou não. A henna apenas deposita pigmento nos fios, ela não tem o poder de clarear como colorações comuns. Se o teu cabelo for escuro, a henna fixará igual, mas não ficará ruivo acobreado. Dará um brilho avermelhado no sol. Para que a cor apareça a base precisa ser clara, mas tudo depende do tom que você quer atingir. Veja os álbuns de fotos para ver resultados e as bases e receitas

https://www.facebook.com/pg/IaraHenna/photos/?tab=album&album_id=635038269975012 10. Para clarear meu cabelo , preciso descolorir?

Não. Descoloração é um método muito agressivo e normalmente danifica os fios, o que pode influenciar na fixação da henna. Se seu cabelo for virgem pode usar uma tinta loira. A numeração vai depender da cor final que vc quer. Quanto mais claro mais laranjinha. Mas se ele tiver alguma coloração, existe um produto chamado Dekap Color, ele remove apenas o pigmento da coloração (não danifica os fios) e depois você pode usar uma tinta loira para abrir o tom. Sempre é bom fazer um teste de mecha. Tem meninas que fazem soap cap (é uma descoloração um pouco menos agressiva que a descoloração comum), porém, mais agressiva que Dekap Color e tinta loira.

11. Como fazer para henna liberar o pigmento?

Existem duas maneiras de fazer a henna liberar pigmento.

A primeira é misturar água morna (nunca fervente) ao pó. Se for quente demais, estraga o pigmento. Então um jeito de saber a temperatura é simples: tem que ser quente mas que vc consiga tocar com seus dedos sem se queimar.

A segunda é misturar algum líquido ácido (vinagre, suco de limão ou laranja, etc). Esse líquido ácido pode ser em pequena quantidade, misturado à água. Em geral 50ml é suficiente para 100g de henna. Apenas um deles é suficiente. Excesso de ácido pode ressecar o cabelo e deixar duro.

Henna não é uma ciência exata. Não tem tempo certo de liberar o pigmento, nem o tempo exato no cabelo, cada receita, temperatura e até a região onde você mora vai interferir no resultado final. 12. Que tipo de vinagre usar?

Normalmente recomenda-se o de maçã, mas pode ser qualquer um, pois o ácido é só para liberar o pigmento. ATENÇÃO!!! Não exagere no ácido, pois pode danificar a estrutura do fio e ressecar. Se não quiser usar vinagre, pode ser usado suco de limão, laranja, etc.

13. Quanto tempo preciso deixar a henna descansando para liberar o pigmento e estar pronta para usar?

Se for com solução ácida, o tempo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Essa tabela ajuda, mas apesar dela indicar o tempo você deve testar a cada meia ou uma hora a henna na palma da mão da seguinte forma: coloque um pingo de henna por 3 minutos na palma da mão. A seguir limpe e veja se ficou laranja forte. Se sim, o pigmento está liberado e pronto para uso.

(4)

14. Como sei que liberou o pigmento e a mistura está pronta para usar?

Como já foi descrito acima uma forma é colocar um pingo da mistura na palma da mão e deixar por 3 minutos, depois tirar. Se ficar uma mancha parecida como a da foto abaixo, é porque está liberado o pigmento (esse tom da mão pode variar de acordo com a mistura, mas não pode ser uma mancha muito clara).

15. A quantidade de ácido ou tipo de ácido (limão, vinagre, laranja) influencia na cor?

Não. O que influencia na cor é se a mistura for concentrada (menos água) ou bem diluída (mais água). 16. A henna depois de diluída está toda empelotada. Isso é normal?

Se vc está usando Henna Extra-Quality sim. Esta henna é de melhor qualidade e mais fina que as demais por isso que empelota. Experimente passar na peneira antes de diluir. Apesar disso na hora de passar ela fica uniforme. Não se preocupe.

17. Posso misturar a henna com creme?

Algumas meninas preferem assim porque acham que facilitar a aplicação. Pode usar mas só pode misturar depois que a henna liberar o pigmento.

Essa foto é um exemplo mas não precisa ser igual a isso, principalmente se sua mistura for pouco concentrada.

(5)

18. O que é BASE?

A importância de saber as cores base é que elas definem a numeração das tinturas do mercado e vão influir no resultado final da sua hennada.

Primeiro número que aparece nas tintas é a base. Cor e grau de tonalidade, escuro ou clara. Segundo número é a nuance. Ou seja, o tom que vai mudar um pouco a cor da tinta escolhida.

Terceiro número são os Reflexos. É o que vai dar um leve reflexo puxado para uma certa cor. Tipo, o tom que vai brilhar com a luz.

Veja a tabela no final da apostila.

Para entender melhor.

Uma tinta 6.31

6= louro escuro cor natural

3= dourado nuance

1= cinza reflexo

Ou seja, um Loiro escuro, com nuances douradas e reflexos acinzentados. O dourado será mais evidente do que o cinza.

19. Quero um tom de ruivo bem específico, como conseguir com henna?

A henna é uma coloração natural, diferente das tintas que vem com uma numeração (8.4, 7744, 120) que indica a cor e os tons. Pesquise nos álbuns de fotos na minha página, escolha uma cor que vc gostou e veja a base e a receita que a pessoa usou. A base é o mais importante para o resultado final. Veja a tabela no final da apostila.

https://www.facebook.com/pg/IaraHenna/photos/?tab=album&album_id=635038269975012 20. Devo aplicar com o cabelo sujo ou limpo?

A henna fixa melhor nos cabelos limpos. Preferencialmente lavar só com shampoo antes de hennar. 21. Aplico no cabelo seco ou molhado?

Tanto faz. Você pode aplicar com cabelo seco ou úmido. Se sua receita for bem diluída o ideal é aplicar com cabelo seco. Se a receita for pastosa, o cabelo úmido vai facilitar. Calce as luvas, que acompanham o kit, para não manchar as mãos.

(6)

Muitas garotas adicionam temperos como páprica doce ou açafrão à mistura de henna para deixar o resultado final mais dourado ou mais avermelhado. Quando isso funciona, a duração nos cabelos é por volta de uma semana, pois esses temperos saem com as lavagens. Assim, é muito mais eficiente escolher bem a base dos cabelos antes de hennar. Ou usar Red Kamala se quiser um tom mais avermelhado.

23. Quanto tempo devo deixar a henna nos cabelos?

No mínimo 2 horas para fixar o pigmento. O tempo médio é 4 horas. Quanto mais tempo, mais escuro fica. E quanto menos tempo mais claro.

24. Depois de aplicar, o que faço?

Coloque a touca plástica que acompanha seu kit. A touca manterá a cabeça aquecida e ajudará a uniformizar a cor. Se vc não usar, a henna vai endurecer no seu cabelo. Proteja sua pele em volta dos cabelos e orelhas com um creme ou óleo porque a mistura pode escorrer e vai manchar sua pele. 25. Como tiro a henna do cabelo?

Lave com água abundante. De preferência use apenas condicionador. O pó da minha henna sai muito fácil dos cabelos, diferente das hennas comuns. Não é proibido usar shampoo. Mas seus cabelos já estão limpos.

26. Sobrou henna, e agora?

Você pode congelar a henna. Caso tenha sobrado muito você pode dividir em mais de um potinho. Depois usa um de cada vez sem correr risco dela perder a tonalidade da coloração.

27. Posso usar com secador ou chapinha logo depois de hennar?

Pode usar secador se tiver regulagem de temperatura. Evite o mais quente e use com uma certa distância dos fios.

Chapinha não é recomendado antes de oxidar, porque pode acabar manchando e escurecendo os cabelos.

28. Depois de tudo o cabelo ficou supervibrante, aceso, radioativo, quinto elemento, e muitos outros adjetivos que só as ruivinhas conhecem, o que eu faço??

Calma, é normal acontecer e essa cor vai acalmar quanto oxidar (leva de 2 a 3 dias). 29. O que é “oxidar”?

A henna que está nos cabelos passa por uma mudança química quando entra em contato com o ar. Esse processo é chamado Oxidação. Este processo natural da henna acontece quando o pigmento fixa na queratina dos fios. Esse processo leva de 3 a 7 dias. A cor escurece, deixando de ser vibrante. Esse processo também faz a cor escurecer até dois tons.

30. E o cheiro da henna nos cabelos?

Se você é sensível a cheiros “diferentes”, e for fazer usando ácido, opte por usar, na sua mistura de henna, chás ácidos, limão ou laranja, porque com vinagre, o cheiro fica mais forte. Tem gente que gosta, tem gente que não gosta. Se for usar só água morna o cheiro não fica tão intenso.

(7)

31. Quanto tempo preciso ficar sem lavar o cabelo depois de hennar?

Não existe isso de não poder lavar o cabelo. É um mito que foi espalhado e não tem fundamento. Pode lavar normalmente com shampoo, da forma como sempre faz. Fique tranquila que isso não atrapalha em nada na oxidação.

32. Existe henna de outra cor?

Não! Henna 100% pura é cobre. Mas tem a venda no mercado misturas de henna com outras plantas, mas não é henna pura.

33. Onde comprar henna pura?

Em lojas físicas a Weleda, de qualidade excelente, que pode ser encontrada em algumas redes de farmácia, lojas de cosméticos naturais, etc.

Há também a Surya que é misturada com outras plantas e portanto não é pura. E o pigmento dela não fixa bem e desbota. Mas é um produto de boa qualidade.

Tem a henna da casa da índia, há mais tempo no mercado, que é a mais vendida principalmente por causa do preço mais barato.

Tem a Iara Henna Powder Yogi importada direto da Índia e que é revendida pelo Mercado Livre. 34. E qual a diferença entre essas marcas?

Henna é tudo a mesma planta. A diferença está na safra que é colhida, na moagem mais fina ou mais grossa e o local onde é plantada. Apenas a Weleda e a Iara Henna Powder Yogi são hennas indianas Premium Extra-Quality que é a melhor qualidade de henna por causa do solo onde foi cultivada, por ser da safra de verão e a moagem mais fina. Tudo isso faz ter mais pigmento também.

35. E as hennas que não são puras, são boas?

Sempre é bom observar se são naturais. Existe henna que diz ser 100% natural, mas nos componentes indica ter um corante sintético ou aditivos químicos como peróxidos, amônia e PPD. Todas as

informações nesta apostila são baseadas em hennas 100% puras. 36. O que é PPD?

Abreviatura na literatura, do inglês p-phenylenediamine. É derivado da anilina e usado como um ingrediente em corantes para cabelos.

37. Quem faz progressiva pode usar henna?

Sim. A Henna 100% pura é compatível com qualquer química. Mas faça um teste de mecha antes. 38. Deve-se fazer a progressiva antes ou depois da henna?

Algumas meninas que hennaram antes notaram leve desbotamento, então o ideal é fazer a progressiva primeiro e depois hennar.

(8)

Banho de mar não. Piscina não costuma desbotar, mas depende da quantidade de cloro. 40. Ficou mais escuro do que esperava. Como posso desbotar o meu cabelo hennado?

Umectação com azeite de oliva ou óleo de coco ou rícino desbotam um pouco a henna. Vitamina C também, mas pode ressecar o cabelo. Por isso prefira sempre as bases mais claras antes de hennar. 41. Como faço para sair da henna?

A henna é uma coloração mais permanente que as colorações comuns, pois fixa na queratina dos fios. Ao descolorir um cabelo hennado, normalmente fica um laranjinha bem clarinho, que é a henna. Não é todo mundo que consegue ser loira depois de hennar.

Caso você queira ficar morena, com um castanho escuro ou preto, é mais tranquilo. Porém, a tinta vai dar uma desbotada e o tom “quente” da henna vai aparecer, principalmente à luz do sol. O ideal é usar colorações com o final “.1”, que é cinza (cinza anula o cobre) ou tonalizar antes com cinza.

42. Como saio da henna para o castanho ou preto usando um produto natural?

Use outra planta: o ÍNDIGO. O índigo misturado à henna pode ser usado para tingir os cabelos com nuances de castanho. Dependendo de quanto se usa de cada um se consegue castanhos diferentes. E também pode se conseguir um preto intenso se o índigo for aplicado imediatamente depois de hennar o cabelo.

43. O que é ÍNDIGO?

O índigo é outra planta que tem uma molécula de pigmento azul. Quando misturada com henna pode atingir diferentes tonalidades de castanho, variando de castanho escuro até um castanho mais claro, quente, ou até um ruivo mais fechado. No cabelo escuro as duas plantas só irão escurecer mais a cor do cabelo, dando reflexos à luz do sol. Quando usado em uma base recém hennada, o índigo resulta em um cabelo preto.

44. O resultado da sua hennada não ficou como esperava? Queria mais avermelhado?

Existe a opção de usar de usar outra planta chamada Red Kamala. Pode ser misturada a henna pra avermelhar o cobre. O RK vc só mistura na henna depois dela já ter liberado o ´pigmento.

45. O que é Red Kamala?

Kumkum Tree ou Red Kamala foi usado para fazer tinta natural de cor vermelha nos tempos antigos. Veja fotos neste álbum:

(9)

Tabela de Referência de Cores

Se seu cabelo é: Cassia ½ cassia ½ henna Henna 2/3 henna 1/3 índigo ½ henna ½ índigo 1/3 henna 2/3 índigo Henna primeiro, depois índigo Loiro Loiro Brilhante Strawberry Blonde Ruivo acobreado (laranjinha) Castanho Claro Castanho médio Castanho escuro Preto. Mas pode precisar aplicar mais de

uma vez pra pegar. Loiro escuro Loiro escuro brilhante Ruivo acobreado Ruivo acobreado Castanho Claro Castanho médio Castanho escuro Preto. Mas pode precisar de mais de uma aplicação. Ruivo Cobre brilhante Cobre vibrante Ruivo acobreado Castanho acobreado Castanho médio Castanho escuro Preto. Mas pode precisar de mais de uma aplicação. Castanho médio Castanho médio brilhante Brilho acobreado Ruivo acobreado (escuro) Castanho médio Castanho médio Castanho

escuro Preto azulado

Castanho escuro Castanho escuro brilhante Castanho escuro brilhante Reflexos acobreados Castanho escuro tom quente Castanho escuro tom frio Castanho

escuro Preto azulado

Preto Preto brilhante

Preto brilhante

Brilho

acobreado Preto Preto Preto Preto azulado

Grisalho Grisalho Dourado acobreado Ruivo acobreado Castanho Claro Castanho médio. Mas pode precisar de mais de uma aplicação. Castanho escuro. Mas pode precisar de mais de uma aplicação.

Preto. Mas pode precisar de mais

de uma aplicação.

Esta tabela é apenas para dar uma idéia próxima de como vai ficar os cabelos após a coloração. A cor final vai depender da saúde e da estrutura do fio, bem como da base antes de hennar.

(10)

FONTES: https://en.wikipedia.org/wiki/P-Phenylenediamine https://alemdolab.wordpress.com/…/dicas-valiosas-para-quem…/ https://iarahenna.blogspot.com.br/2016/04/henna.html http://www.hennaforhair.com/ http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/tintura_cabelo.asp http://www.mulheresdivando.com.br/2016/03/numeracao-das-tinturas-de-cabelo-o-que-significa-cada-numero.html http://www.desocupadaeamae.com.br/2016/11/09/coloracoes-naturais-henna-indigo-e-cassia/ Grupo do Facebook:

 Henna – Amor que não Desbota

(https://www.facebook.com/groups/450666035066523/permalink/685022788297512/)  Além da Henna – Índigo, Red Kamala, Amla...

https://www.facebook.com/groups/579867432162997/)  Henna – Vendas e Trocas

Referências

Documentos relacionados

Pelo gigantismo de sua área, o Brasil está sujeito a uma enorme diversidade de impactos decorrentes das mudanças climáticas. Esses impactos serão bastante distintos nas

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

> Arraste o nome da oportunidade do painel Field (Campo) para a área em branco da tela Report (Relatório) Agora, foi criado um novo bloco somente com o campo

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS

Continue lendo para conhecer um pouco mais da sua anatomia, os tipos diferentes, principais problemas, seus sintomas e muito mais... TIPOS

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter