• Nenhum resultado encontrado

Redes de Telecomunicações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Redes de Telecomunicações"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Redes de Telecomunicações

Problemas e questões sobre Redes de Transporte SDH (cap.2)

1) Quais são as diferenças mais importantes entre o PDH e SDH relativamente a: - tipo de multiplexagem usada?

- alinhamento das tramas? - monitorização do desempenho? - estruturas das tramas?

2) Considere a estrutura da trama E2 com justificação positiva/negativa (G745) cujo débito binário é igual a 8.448 Mb/s.

a) Determine o rendimento (número de bits úteis/número total de bits).

b) Calcule o débito binário máximo e mínimo por tributário E1 (débito nominal=2.048 Mb/s).

c) Verifique se as flutuações do débito originadas pelo relógio do E1 com uma precisão de 50 ppm, estão enquadradas dentro das flutuações suportadas pela trama.

3) Considere uma trama STM-1 e indique: - o número de bits transmitidos por trama; - a frequência de repetição da trama; - duração da trama;

- o débito binário associado ao ponteiro e ao cabeçalho de secção.

4) Quais são as camadas da hierarquia SDH que permitem realizar as funções indicadas a seguir? Indique ainda quais os octetos dos diferentes cabeçalhos que contribuem para realizar as funções correspondentes a a), c), d), e) e f).

a) Um caminho SDH falha e é necessário comutar o tráfico para outro caminho.

b) Vários sinais STM-1 necessitam de ser multiplexados para formar um sinal STM de nível superior.

c) Uma fibra falha e o equipamento terminal de secção reencaminha o tráfego da fibra com falha para outra fibra.

d) A taxa de erros numa via SDH entre dois regeneradores necessita de ser monitorizada. e) A connectividade de um VC-12 ao longo de uma rede necessita de ser verificada. f) O pessoal de manutenção necessita de transferir software entre dois ADMs.

5) Quais são os componentes de uma trama STM-N que são baralhados e qual é a função dessa operação?

6) Quais são as etapas associados ao processo de transporte de um E1 numa trama STM-1? Qual é o número de E1s que é possível transportar no STM-1?

7) Quais são os ponteiros que estão activos no processo de transporte de um E3 num sinal STM-1, admitindo que se usa nesse transporte um contentor virtual de ordem inferior?

8) Em que casos é que a indicação de ponteiro nulo ou NPI é transmitida numa TUG-3 e qual é sua função?

(2)

9) Qual é a diferença essencial entre as técnicas usadas para fazer o alinhamento de um E4 num C-4 e de um E1 num C-12?

10) Que tipo de justificação e que operações são realizadas para a implementar nas situações descritas a seguir?

a) O débito do VC-4 é idêntico ao débito do AU-4. b) O débito doVC-4 é superior ao débito do AU-4. c) O débito do VC-4 é inferior ao débito do AU-4.

11) Qual é o valor do ponteiro do AU-4 depois de uma justificação positiva admitindo que o valor actual é igual a 782.

12) Considere que um tributário E1 (2.048 Mbit/s) é mapeado de modo assíncrono num contentor virtual VC-12. Determine qual é a flutuação máxima permitida para o débito desse tributário.

13) Considere que um tributário E4 (139.264 Mbit/s) é mapeado de modo assíncrono num contentor virtual VC-4. Determine a flutuação máxima permitida para o débito desse tributário.

14) Considere um VC-4 que transporta 3 VC-3 de ordem inferior.

a) Determine o número de octetos usados para justificação fixa (enchimento). Que subestruturas modulares do SDH poderiam ser transportadas nessa área.

b) Determine o número de octetos usados para os ponteiros das TU-3 e o correspondente débito binário.

c) Determine o número de octetos usados para transportar todos os cabeçalhos de caminho presentes nesse VC-4.

d) Determine o número de octetos sem informação inseridos no processo de formação do C-3a partir do E3 (34.368 Mbit/s).

15) Considere uma multitrama TU-11.

a) Represente o esquema de endereçamento a usar.

b) Admita que o ponteiro do TU-11 aponta para a posição 102. Represente a multitrama VC-11 dentro do TU-11.

c) Represente a multitrama VC-11 depois de uma acção de justificação positiva e depois de uma acção de justificação negativa.

16) Na transmissão de um AU-3 o canal de transmissão está sujeito a erros em salva com uma densidade de erros (p) de 0.1.

a) Calcule a probalilidade desses erros conduzirem a um identificador de novos dados falso. b) Calcule a probabilidade de uma falsa justificação.

17) Considere uma rede de transporte SDH com a estrutura representada na figura abaixo. Essa rede é baseada num anel unidireccional com protecção de caminho e usa duas fibras ópticas. a) Indique quais são os ponteiros que estão activos na transmissão de um sinal E3 através de

uma trama STM-1, tendo presente que se usa no processo de formação da trama uma AU-4. Para esses ponteiros pretende-se que descreva qual é a sua estrutura, disposição na trama, débito binário e função dos diferentes octectos. Indique, ainda, qual é a gama de posições que pode ser endereçada por esses ponteiros.

b) Explique como é efectuada a comunicação entre o regenerador 1 e o sistema de gestão de rede, assim como entre o ADM-3 e o mesmo sistema. Indique, também, quais são os débitos binários envolvidos nessa comunicação.

(3)

c) Admita que tem lugar um corte da fibra (de protecção e serviço) entre os ADMs 1 e 4. Explique como é que o sistema reage a este corte.

ADM

ADM

Central de Trânsito A

E3

ADM: multiplexor de inserção /extração Reg: regenerador E3 ADM Central de Trânsito B ADM 1 2 3 4 Anel STM-1 Reg 2 Reg 1 Reg 3 Sistemas de gestão de rede

18) Considere uma rede de transporte baseada em tecnologia SDH com a estrutura representada na figura abaixo. Essa rede é usada para transportar um sinal E4 (139,264 Mb/s) entre duas centrais de trânsito digitais.

E4 ADM ADM ADM ADM ADM DXC Central de Trânsito A E4 Reg 1 Reg 2

ADM: multiplexador de inserção /extração DXC: comutador de cruzamento Reg: regenerador STM-4 STM-4 Central de Trânsito B 1 2 3 4 5

a) Atendendo ao sentido do fluxo de tráfego definido, diga quais são os cabeçalhos que são processados nos ADMs 1,3,4, no regenerador 2 e no DXC, indicando a ordem com que esses cabeçalhos são extraídos/inseridos.

b) Determine o número de octectos sem informação inseridos no processo de formação do C-4, usado para transportar o E-4, e explique as etapas que decorrem desde a formação desta estrutura até à formação da trama STM-4.

c) Diga qual é o código BIP (n,m) usado para monitorizar o desempenho do VC-4, e explique como é transmitido.

d) Qual é a limitação apresentada pelo esquema usado para interligar os anéis? Que medidas propunha para ultrapassar essalimitação?

(4)

19) A distribuição da referência de temporização num anel SDH é descrita na figura representada abaixo. Nessa figura as setas a traço cheio representam as ligações activas na distribuição dessa temporização.

a) Represente um esquema de blocos da estrutura do SEC do NE1 indicando o tipo de sinais de temporização que estão presentes.

b) Admita que há uma troca das prioridades de entrada do NE5. Que alterações é que se

verificam nas ligações activas de temproização da rede? E se a ligação activa entre o NE3 e o NE4 falhar que alterações é que se verificam?

c) Admita que a qualidade da referência principal baixa de qualidade PRC para qualidade SSU. Descreva o processo de reconfiguração da rede resultante desse facto.

d) Depois do processo de reconfiguração anterior estar estabilizado admita que se perde a referência do PRC de reserva. Descreva o processo de reconfiguração daí resultante.

PRC 3 1 2 1 2 3 1 2 1 2 1 2 NE 1 NE 2 NE 3 NE 4 NE 5 PRC PRC PRC reserva PRC PRC PRC PRC DNU DNU DNU DNU DNU PRC

20) Considere dois multiplexadores SDH terminais, que usam um esquema de protecção de secção de multiplexagem 1:N. Esses dois NEs transportam um E4 entre dois pontos terminais. Inicialmente a comunicação entre os dois multiplexadores decorre normalmente. Porém, no instante t1, o multiplexador B detecta uma anomalia (sinal degradado) na secção 3 e desencadeia

um processo de comutação de protecção. No intante t2 (t2 > t1 ) depois do processo de protecção

anterior estar estabilizado o multiplexador A detecta um defeito (perda de sinal) na secção 2. a) Indique os alarmes que são transmitidos na presença da anomalia e do defeito referido. b) Descreva o processo de comutação que tem lugar, nomeadmente o conteúdo dos octetos K1 e

K2 que são trocados entre os dois NEs.

21) Considere um sistema constituído por dois elementos de rede SDH com capacidade STM-1 a) Num determinado momento há uma perda de um E-3 no sentido oeste-este no NE1.

Represente a sequência de alarmes originada.

b) No NE2 na comunicação oeste-este há uma perda do ponteiro do AU-4. Represente a sequência de alarmes gerada.

(5)

22) Considere um anel SDH unidireccional de duas fibras com 5 nós (ADMs) que usa protecção a nível de secção. Admita que a topologia lógica desse anel é uma topologia em malha, onde em cada nó é inserido/extraído para cada uma dos outros nós um E3.

a) Explique como esse anel se comporta em presença de uma falha na fibra. b) Calcule a capacidade dos ADMs usados na rede.

c) Responda às alíneas anteriores considerando em alternativa um anel bidireccional com 4 fibras com protecção a nível de secção.

23) Considere um anel SDH constituído por 4 nós (ADMs), designados por A,B,C e D. A matriz de tráfego (em AU-4) desse anel é a seguinte

Nós A B C D A ---- 6 2 5 B 6 ---- 5 1 C 2 5 --- 0 D 5 1 0 ---

Determine a capacidade desse anel necessário para suportar esse tráfego,considerando as seguintes situações:

a) Anel com protecção partilhada de secção de multiplexagem com 2 fibras. b) Anel com protecção partilhada de secção de multiplexagem com 4 fibras. c) Anel com protecção dedicada de secção de multiplexagem .

24) Admita que um sinal STM-1, que transporta um contentor virtual VC-4 é transmitido num meio que induz uma razão de erros binários de 10-10. Pretende-se que:

a) Indique o tipo de código BIP usado para monitorizar o sinal STM-1 a nível de secção de multiplexagem e do contentor VC-4.

b) Determine o desempenho do VC-4 expresso em ES (segundos errados), em SES (segundos gravemente errados) e BBE (erros de blocos residuais) considerando que o intervalo de medida é igual a 15 minutos.

25) Numa rede de transporte nacional o comprimento máximo (em espaço livre) de um caminho na componente dorsal da rede é de 700 km. Admitindo que 5% da alocação em bloco dos objectivos de desempenho são atribuidos à rede de acesso, calcule o BER máximo admissível numa secção de regeneração da componente dorsal da rede com o comprimento de 50 km. Considere um VC-12, um VC-4 e um VC-4-4.

26) O ritmo máximo de justificação do ponteiro de um AU-4 é de 2000 justificações por segundo. Calcule a flutuação máxima de frequência relativa que pode ser acomodada por esta justificação e comparo-a com a precisão do relógio nos elementos de rede SDH usados, que é igual a ± 4.6 ppm.

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Depois de lhe ser administrado Midazolam Hameln, não conduza nem utilize ferramentas ou máquinas antes de o seu médico autorizar, porque o Midazolam Hameln pode causar- lhe

Ou seja, para os trabalhadores de mais alta renda, quando o salário cresce mais rapidamente, a contribuição aumenta, mas o benefício permanece o mesmo (o teto da previdência),

Se nesse período crítico, ela encontra alguém que, ignorante e inescrupulosamente, lhe fornece exercícios respiratórios, e se ela segue as instruções fidedignamente na esperança

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar