• Nenhum resultado encontrado

Doji Star Para Os Gráficos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doji Star Para Os Gráficos"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

> Sumário

> Sumário

> Iniciando...

> Iniciando...

...

...

...

 3

 3

>

> Números

Números de

de For

Força

ça

...

...

...

...

...

 4

 4

>

> T

T

rend Lines

rend Lines e

e Canais

Canais

...

...

...

...

...

...

...

 4

 4

>

> Leitura Geral

Leitura Geral dos

dos Gráficos

Gráficos

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

....

...

...

 5

 5

>

> Orani!aç"o dos

Orani!aç"o dos tem#os ráficos

tem#os ráficos

...

...

..

..

 $

 $

> %o&imento direcional '()*+()

> %o&imento direcional '()*+()

, e

, e ()-

()-

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

..

 /

 /

>

> 0andas de

0andas de 0olliner

0olliner

...

...

...

...

...

 1

 1

>

> 2stocástico

2stocástico

...

...

...

...

 

 

> I.F

> I.F

.. '6ndice de F

.. '6ndice de F

orça 

orça 

elati&

elati&a

a

...

...

...

...

...

...

....

...

....

....

....

....

...

....

....

...

...

 4

 4

> )idi

> )idi

Inde7 ...

Inde7 ...

...

...

....

....

 $

 $

>

> %8dias

%8dias %9&eis

%9&eis

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

..

..

 :

 :

> F

> Fiuras de Candlestic; ...

iuras de Candlestic; ...

...

...

...

....

 <

 <

>

> F

F

iuras de

iuras de re&ers"o

re&ers"o

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

 4

 4

>

> F

F

iuras

iuras de

de im#ulso

im#ulso

...

...

...

....

 :

 :

> Indexando

> Indexando seu seu Gráfico Gráfico ... 32 32 > Calibragens ... > Calibragens ... 33 33 > Juntando tudo

> Juntando tudo e operando e operando ... 33 33

Doji Star four Gráficos

(4)

O que é ver gráficos?

O que é ver gráficos?

Ve

Ver gráficos é r gráficos é a capacidade de compreensão de um todo a capacidade de compreensão de um todo dodo mercado, ao juntarmos informaçes de diferentes fontes

mercado, ao juntarmos informaçes de diferentes fontes gráficas!!!gráficas!!!

> "niciando!!!

> "niciando!!!

(ssim como no #rimário+ te ensinaram =ue *a ? á+ e c*a ? cá@ e ao (ssim como no #rimário+ te ensinaram =ue *a ? á+ e c*a ? cá@ e ao escutarmos AaacaB+ lemramo,nos do

escutarmos AaacaB+ lemramo,nos do sentidosentido da #ala&ra+ e n"o a soma da #ala&ra+ e n"o a soma das slaa

das slaas ou s ou das letras.das letras.. Os . Os ráficráficos #assar"o alo =ue de&e seros #assar"o alo =ue de&e ser sentidosentido++ e n"o alo =ue foi lido...

e n"o alo =ue foi lido... •

•O#erar com ráficos 8 es#erar #or oas o#ortunidades+ 8 ir #ara o mesmoO#erar com ráficos 8 es#erar #or oas o#ortunidades+ 8 ir #ara o mesmo anDo com um risco em menor+ 8 #erder menos e anDar mais...n"o 8 a anDo com um risco em menor+ 8 #erder menos e anDar mais...n"o 8 a ar

arantantia de ia de <<<<E de E de aceacertorto+ mas + mas araarantintia a de umade uma performance muitoperformance muito me#$or!!!

me#$or!!!

er ráficos 8 o caminDo mais curto #ara a lierdade...&ocH #ode &er er ráficos 8 o caminDo mais curto #ara a lierdade...&ocH #ode &er

ráficos da sua casa+ da #raia

ráficos da sua casa+ da #raia ou de seu arco....n"o #recisa de cDefe+ nemou de seu arco....n"o #recisa de cDefe+ nem de ra&ata ou Dorário rido...  isso =ue me fascina nos ráficos.. ( de ra&ata ou Dorário rido...  isso =ue me fascina nos ráficos.. ( #ossiilidade de &i&er mais a &ida e traalDar muito menos.

#ossiilidade de &i&er mais a &ida e traalDar muito menos. 2

2 #a#ara ra teter r H7H7itito+ aso+ asta ta um um #o#oucuco o de de memem9m9riria a ee %muita&%muita&  disci#lina..a  disci#lina..a lei

leiturtura a maimaiss purapura e sem intere sem interessesse+ será a maise+ será a mais eficienteeficiente.. Juanto mais.. Juanto mais &ocH cum#rir o =ue os ráficos mandam+ mais ficará sur#reso...

&ocH cum#rir o =ue os ráficos mandam+ mais ficará sur#reso...

'omporte(se como o mais im)eci# dos seres, o menos criativo* e 'omporte(se como o mais im)eci# dos seres, o menos criativo* e cumpra as ordens dos gráficos, sem interfer+ncia emociona#!!! ste cumpra as ordens dos gráficos, sem interfer+ncia emociona#!!! ste é o me#$or, mais fáci# e mais rápido camin$o para o -uce--o!!!!

é o me#$or, mais fáci# e mais rápido camin$o para o -uce--o!!!!  T

 Teste este o o =ue =ue &amos &amos falar falar a a seuir+ seuir+ oser&e oser&e como como funciona+ funciona+ e e com#ro&e com#ro&e =ue=ue n"o 8 t"o difcil

n"o 8 t"o difcil assim anDar dinDeiro...assim anDar dinDeiro...

Doji Star four Gráficos

(5)

amos a#render #asso a #asso+ como se lH cada modelo ráfico do meu sistema+ e nas últimas aulas teremos a Kunç"o de todos os conceitos.

)e cada indicador ráfico+ asor&o a informaç"o na =ual ele 8 es#ecialista+ e fecDo a informaç"o de#ois de cada um deles me di!er o =ue acDa.

> ./meros de 0orça

amos entender+ #or=ue as #essoas di!em =ue determinado ati&o A&aiB #ara AtalB #reço...

Mor=ue elas di!em =ue determinada coisa n"o #assa de um outro AcertoB #reço

Os números de força s"o deri&ados de to#os e fundos anteriores.. m to#o+ =uanto mais es=uecido no tem#o e intocado+ ou =uanto mais #ronunciado for+ terá sua força aumentada.... ( coincidHncia de uma s8rie de to#os eou fundos 'to=ues num determinado #reço+ fa! com =ue este #reço+ se torne mais forte...

Imaine um único to#o... Imaine aora uma #arede com a#enas um tiKolo....imaine aora um número com &ários to=ues e res#eitado... Isto e=ui&aleria a uma #arede... ma #arede 'número de força 8 mais difcil de ser #ulada 'rom#ido #elo corredor 'mercado+ se ti&er &ários tiKolos 'to=ues...=uanto mais tiKolos Dou&er+ os números se tornam mais resistentes a rom#imentos.

(conselDo a confecç"o de uma ta)e#a+ onde constem os números de força

do ati&o =ue &ocH está acom#anDando. Isto nos dará uma noç"o e7ata dos deraus =ue este mercado terá #ara suir ou cair... Isto nos aKudará a estimar os números oKeti&os+ e nos dará #rinci#almente a noç"o do tamanDo de cada #asso.

)e&emos somar a esta taela+ os números deri&ados de trend lines e canais.

> 1rend 2ines e 'anais

(6)

1oda ve3 que #igamos um topo a outro topo, ou um fundo a outro

fundo qua#quer, temos um trend line! 2 o #onto onde este trendline 8

interce#tado #elo cursor do tem#o+ 8 tam8m um número de força.

m número de força deri&ado de um canal de um tem#o ráfico lono 8 #otencialmente mais forte e mais im#ortante+ =ue o deri&ado de um tem#o mais curto.

Juando temos um mercado =ue anda dentro de dois trend lines #aralelos+ com to=ues res#eitados em cima e emai7o+ di!emos =ue temos um canal... ( linDa de cima de um canal cDama,se AresistHnciaB+ e a de ai7o Asu#orteB. (conselDo colocar AestrelinDasB ou Acru!inDasB #ara os números mais im#ortantes..mais estrelinDas 8 iual a mais im#ortPncia.. Modemos tam8m colocar Aca&eirinDasB nos números onde seria o último luar #ara o mercado se seurar+ ou AcifrQesB nos números =ue fa!em o mercado crescer... Jual=uer coisa assim+ ou crie seu #r9#rio sinal. O im#ortante 8 =ue &ocH saia a im#ortPncia de cada número =ue o mercado alcança e rom#e....isto tam8m &ai nos dar uma informaç"o da força do mercado..

> 2eitura Gera# dos Gráficos

O gráfico é a e4posição num ei4o cartesiano, dos resu#tados sucessivos de uma determinada função matemática!

 Todas as &e!es =ue temos um no&o dado+ em funç"o de termos terminado mais um #erodo ráfico+ recalculamos esta funç"o e temos o #r97imo #onto =ue formará a linDa do ráfico.

Mor con&enç"o+ as linDas AcDeiasB fa!em #a#el de AlinDas da com#raB e as AtraceKadasB de AlinDas da &endaB. %uitas &e!es esta seunda linDa+ n"o #assa de uma m8dia m9&el =ue somamos ao modelo+ #ara facilitar a &isuali!aç"o das infle7Qes.

2stes modelos ráficos com#ram e &endem conforme acontece o corte das duas linDas.. ( =ue ficar #or cima a#9s o cru!amento+ será a linDa &encedora. Como numa ria+ =uem está #or cima socando a cara do outro+ 8 =uem está &encendo... LinDa cDeia cru!ou #ara cima da traceKada+ com#re@ linDa traceKada cru!ou #ra cima a cDeia+ &enda.

Juando temos uma linDa A#ontilDadaB+ esta linDa fará o #a#el de AlinDa de aceleraç"oB. Imaine &ocH num carro e ao in&8s de um &elocmetro no

(7)

#ainel+ um ráfico de sua &elocidade no momento &ersus tem#o. Isto =uer di!er =ue =uanto maior o es#aço entre os #ontos+ maior a aceleraç"o.

Outros modelos ráficos s"o re#resentados &ia A$istogramaB.

Outros ainda s"o &isuali!ados &ia A)andasB.

> Organi3ação dos tempos gráficos

O tempo gráfico é re#ativo ao per5odo necessário para fec$ar uma )arra! FecDar uma arra sinifica =ue o #erodo escolDido #ara #lotar uma arra+ acaou de se e7tinuir.

Isto =uer di!er+ =ue num ráfico de diário+ #lota,se a má7ima+ a mnina+ a aertura e o fecDamento do dia+ erando assim uma única arra. No caso de um ráfico de 5 min+ s"o #lotados estes &alores relati&os aos últimos 5 minutos. (ssim em cada  Dora de #re"o temos 4 arras de 5min. No ráfico de 5 minutos+  arras de 5 min no tem#o ráfico de 5 minutos e $< arras de  minuto no tem#o ráfico de  minuto.

Os tempos gráficos organi3am(se como numa fam5#ia!!! O tatarav6, o )isav6, o av6, o pai, o fi#$o e o )e)+! Digamos que o tatarav6 é o tempo mais #ongo, e o mais curto o )e)+!

isuali!ar um tem#o curto como um eH+ fa! com =ue &ocH tenDa uma noç"o do detalDe+ como se esti&esse olDando com uma lente. m tem#o mais lono nos tira o detalDe+ mas nos dá uma noç"o maior do mo&imento como um todo.

O #onto e7ato de infle7"o 8 sinali!ado imediatamente #elo tem#o ráfico mais curto+ e ao contaiar seu #arente mais #r97imo acima 'no caso o #ai dele+ #assa este mo&imento adiante. 2ste contáio continuo de um tem#o #ara seus #ais consecuti&amente+ in&erte a tendHncia do mercado+ =uando atine os tem#os mais lonos.

Mara o #erfil mais es#eculador+ ser"o usados tem#os mais curtos+ e #ara o #erfil mais conser&ador+ os tem#os mais lonos.

Mode,se di!er =ue olDar o ráfico num tem#o mais lono sinifica estar &endo um resumo do mercado+ em relaç"o ao tem#o mais curto. (final+ se 8

(8)

o mesmo mercado+ os ráficos ter"o =ue ser iuais. m com mais detalDes 'os curtos e outro com menos 'os lonos.

O #ai e o filDo de um determinado tem#o ráfico s"o os seus &i!inDos mais #r97imos+ e o contáio de uma &enda ou uma com#ra s9 #ode ser #assado de &i!inDo #ara &i!inDo.

m filDo s9 conseue contaiar seu #ai com a no&a tendHncia+ se o seu #ai esti&er deilitado+ cansado de tanto suir ou cair. Neste caso+ ao contato com o no&o mo&imento do filDo 'tem#o mais curto+ este #ai 'tem#o mais lono será contaiado. Os sintomas de cansaço de um tem#o ráfico em cada modelo a#renderemos nas aulas seuintes.

 necessário =ue montemos um =uera,caeça entre os tem#os+ #ara =ue todos eles esteKam dando a informaç"o correta.  im#ortante =ue consiamos &isuali!ar estes mo&imentos uns dentro dos outros. R9 assim teremos uma #erfeita noç"o da sincronia dos mo&imentos do mercado.

Imainem uma com#ra do seu diário... ocH sae =ue um mercado =uando soe+ n"o &ai direto como uma reta em direç"o ao oKeti&o.. 2le &ai fa!endo #e=uenas oscilaçQes+ =ue no caso de uma alta+ as oscilaçQes #ositi&as s"o sem#re maiores =ue as neati&as em sua resultante. Romente isso #ossiilita ao mercado anDar #reço.

stas su)idas e descidas dentro desta grande compra do diário, são as compras e vendas de tempos menores, que vão acontecendo enquanto o diário mantém um /nico movimento!

2 assim #or diante+ cada com#ra e cada &enda s"o feitos de #e=uenas com#ras e &endas de tem#os menores+ indefinidamente.

> 7ovimento direciona# 89D:,9D( e 9D;<

(9)

27istem modelos ráficos es#ecialistas em momentos em =ue o mercado #ossui uma tendHncia definida. Outros s"o es#ecialistas nos momentos em =ue n"o temos. 1emos que usar cada um de#es no momento certo! tili!ar um modelo Ae7#ertB em momentos com tendHncia+ =uando n"o temos tendHncia+ sinifica =ue &ocH cDamou um dermatoloista #ara o#erar seu c8rero+ ou um neurociruri"o #ara curar micose de #raia contrada nas suas últimas f8rias... Mode n"o dar muito certo+ e &ocH terminar com micose no c8rero

Mor este moti&o temos =ue ter um #residente na nossa em#resa+ =ue determinará+ =uando um ou outro diretor+ #oderá falar numa determinada reuni"o. O mo&imento direcional será este #residente da em#resa+ e #assará a #ala&ra a um diretor de Acom tendHnciaB ou um diretor de Asem tendHnciaB+ conforme a situaç"o.

No mo&imento direcional #ossumos 3 linDasS uma contnua 'ad*+ outra traceKada 'ad, e outra #ontilDada 'ad7. (s linDas continuas e traceKadas+ dir"o se seu carro está enatado num Adri&eB 'com#ra,suindo ou ArearB '&enda,caindo.

( terceira linDa+ a #ontilDada 'ad7+ nos dirá com =ue aceleraç"o+ se e7istir+ está este carro 'mercado.

Romente em duas situaçQes n"o temos tendHncia+ a saerS

1ª situação: quando o adx está por baixo do ad+ e do ad- também.  A 2ª situação: quando o adx for “deresente! e om "alor “menor

ou i#ual! a $2 simultaneamente.

(10)

m qua#quer outro universo de possi)i#idades, possu5mos tend+ncia, seja e#a forte ou fraca!

Gráficos utili!ados em momentos errados #ro&ocar"o falsas indicaçQes e &ocH terá um c8rero com micose+ e seu olso &a!io..

Todas as &e!es =ue o ()- está suindo+ e de re#ente in&erte sua direç"o+ fa!endo um A;ic;B+ temos um to#o ou um fundo+ conforme esti&ermos numa com#ra ou &enda res#ecti&amente.... N"o necessariamente um A;ic;B num #onto mais alto+ tenDa =ue corres#onder a um to#o ou fundo de maior tamanDo.

O incremento que temos de um ponto a outro seguinte, no ad4* nos passa a n5tida sensação de como estamos pisando o pé no ace#erador do carro!

 O ponti#$ado aumentando a dist=ncia entre pontos significa %tuc$ar& o pé, e diminuindo a dist=ncia significa %dar uma redu3ida&!

> andas de o##inger

9s )andas de )o##inger no meu sistema, servem e4c#usivamente para nos dar o %timing& e4ato de operar! or este motivo, +#e será o diretor de %timing& da nossa empresa!

Oser&ando as andas+ e des#re!ando as arras e a m8dia =ue fica #or dentro do ráfico+ &amos oser&ar o momento em =ue as andas começam

(11)

a arir entre elas+ como se fosse a oca de alum animal com muita fome.  a Dora de entrarmos no mercado.

(erturas com maior Pnulo #rometem mo&imentos mais &iolentos. (erturas fracas+ mo&imentos mais fracos.

(#9s arir #or alum tem#o+ as andas começam a caminDar #aralelas e de#ois iniciam um fecDamento entre elas. No  momento em =ue for &erificado o incio do fecDamento nos indica =ue acaou este rallU + e os #reços #recisar"o de no&as aerturas das andas #ara desen&ol&er outro rallU.

Nos mercados laterais+ as andas #erdem a raça de sua aertura e tendem a desenrolar,se como AlinuiçasB amassadas e disformes.

)e&emos unir os momentos em =ueS momento @( o %as )andas do )o##inger estão a)rindo e o movimento direciona# está sina#i3ando uma tend+ncia& ou %prestes a entrar se as a)erturas do )o##inger forem fortes&! 8a)rir posição<!

)e#ois es#erar #elo momento A( em que a tend+ncia começa a

enfraquecer, e o )o##inger começa a fec$ar as )andas  'fecDar #osiç"o.

ocH #oderá dei7ar de anDar alumas #ontas de mercado+ mas se li&rará de ser um olDo ordo e acaar n"o anDando nada ou #erdendo. (s indicaçQes s"o muitssimo satisfat9rias.

Buando o mercado está perdido num determinado tempo, uti#i3o o artif5cio de passar o per5odo de ca#cu#o de#e, para a metade do va#or!!! (ssim consio &er os #e=uenos ciclos dentro de um mercado lateral....=uando tenDo o retorno da tendHncia+ tam8m retorno o olliner #ara a caliraem oriinal.

(12)

> Trix

O trix  é um diretor dos momentos de %sem

tend+ncia&, e ten$o motivos especiais para t+(#o em meu sistema!

O  moti&o 8 =ue Hle tem a #ro#riedade de antecipar  os mo&imentos+

sendo =ue ficará mais fácil #erceer isto nos tem#os mais lonos.

Isto =uer di!er tam8m =ue se Hle fa! uma &enda no diário+ de&emos arir o olDo+ mas a &enda de&erá derinolar mais #ara frente. FecDando uma com#ra no semanal numa $V feira+ nos di! =ue a com#ra AoaB #ossi&elmente será na semana =ue &em.

2le com#ra ou &ende atra&8s do cru!amento das linDas cDeia e traceKada+ sendo =ue a traceKada 8 uma m8dia m9&el+ =ue 8 adicionada ao ráfico #ara facilitar a &isuali!aç"o nas in&ersQes.

Outra caracterstica es#ecial deste modelo ráfico 8 ser mão forte 

(13)

árias &e!es ele fa! uma &enda '#or e7em#lo+ o mercado cai e ele &ende mais. 2m determinado momento o mercado começa a contrariá,lo e &olta a suir+ e ele &ende mais... tem a frie!a #ara o#erar =ue um loco de elo n"o conseue ter+ e acaa anDando #or ter sido destemido.

Juanto mais fecDado o Pnulo ao fa!er o merulDo ou ao suir in&ertendo a m"o+ mais contundente será este mo&imento.

N"o #ossui o AraiscadoB caracterstico de sua famlia ráfica+ #or ser sua&i!ado sucessi&amente atra&8s de medias e7#onenciais.

> stocástico

O estocástico é um diretor dos momentos de %sem tend+ncia&, e sua caracter5stica especia#, é que desen$a o movimento inteiro, saindo da área de comprado para vendido 8por e4emp#o< , com uma ve#ocidade a)surda!

LH,se como o tri7+ tam8m com o cru!amento de linDas.

Reu calculo #ermite =ue Hle oscile entre !ero e << e Hle #ossui duas linDas+ com um default de caliraem na área do :< e na área do <.

(14)

( área com#reendida entre :< e <<+ nos indica =ue o mercado está numa área Asu#ercom#radaB @ e a com#reendida entre !ero e <+ numa área Asu#er&endidaB.

Nos momentos em =ue n"o #ossumos tendHncia+ #ercea como Hle desenDa mo&imentos mais sua&es+ com#letando os ciclos da com#ra at8 a &enda e &ice,&ersa+ sem #ontos falsos+ sem raiscos...

Oser&e tam8m =ue em aluns momentos Hle acumula em cima ou em ai7o e fica raiscando na mesma altura um tem#o enorme. 2le fa! isso #or =ue nestes momentos temos tendHncia se firmando ou firmada.

)urante muito tem#o escutei di!er =ue Hle da&a #ontos falsos =uando fa!ia isto. CDeuei a conclus"o =ue estas #essoas n"o tinDam a mnima noç"o do =ue esta&am falando.

Juando ele fica martelando no teto+ está tentando di!er =ue 8 #ara cima. Mor isto ele fica socando o teto com mo&imentos de &ai,e,&em. O contrário =uando fica #isando na #arte inferior. Juer nos a&isar de =ue 8 mais em ai7o... R"o sim#lesmente indicaçQes de tendHncia se #ronunciando.

Mor este moti&o+ torna,se uma oaem ficar di!endo se o estocástico está a 1 ou 14. Isto 8 uma esteira  Juando informarem a &ocH =ue o estocástico AKá está a 1:B+ res#onda di!endo =ue Acalça 4B se a tendHncia esti&er entrando ou esti&er firmada na com#ra.

Juando Dou&er tendHncia Hle ficará oscilando e #oderá estar no 1: ou 14 &árias &e!es 'no caso de uma com#ra+ e #oderá continuar #or um om tem#o+ mas na #rimeira desistHncia da tendHncia Hle &ai =uerer &irar a mesa de uma s9 &e!.

%esmo sendo diretores de Asem tendHnciaB #odem muito em concordar em o#ini"o com os diretores de Acom tendHnciaB no mesmo momento sore o mesmo assunto. N"o 8 s9 #or=ue s"o diretores de de#artamentos diferentes+ =ue eles seKam oriados a discordarem. 2les n"o s"o inimios. R"o amios...s"o com#anDeiros de traalDo+ es#ecialistas aKudando o dono da em#resa a anDar dinDeiro. ocH 

2ste modelo ráfico 8 #rimo,irm"o do I.F.. '6ndice de Força elati&a+ #rimo do AmacdB ' mo&in a&erae con&erencU and di&erencU e sorinDo do &elDo AcuttlerB.

Cansei de &er #essoas acom#anDando 3 únicos modelos ráficos na telaS macd+ifr e estocástico. eclama&am =ue Ada&am muitos #ontos falsosB@ ou di!iam =ue Aeste ne9cio de ráfico n"o funciona coisa nenDumaB.

(15)

2 realmente da maneira errada com =ue &iam isto+ enterrados at8 o #escoço num monte de e7crementos de inorPncia ráfica+ s9 #odia dar errado  )ei7a&am os corretores ricos e seus olsos &a!ios. ( cul#a sem#re era dos ráficos ...

> "!0!C! 8ndice de 0orça Ce#ativa<

2+(se a)so#utamente igua# ao estocástico e deveria ser um diretor de %sem tend+ncia&, mas não o uso assim na min$a empresa!

2le 8 um es#ecialista em dar confirmaç"o de to#os e fundos+ atra&8s da A)i&erHncia do IFB.

 Todas as &e!es =ue temos uma di&erHncia+ temos to#os e fundos das cotaçQes acontecendo+ mas infeli!mente n"o sinali!a todos@ ou seKa+ nem todos to#os ou fundos s"o oriados a #lotarem uma di&erHncia.

)e =ual=uer maneira+ 8 um 9timo Aconfirmat9rioB e e7celente AalertaB.

Modemos encontrar estas di&erHncias+ fa!endo uma análise simultPnea do ifr e do ráfico de arras. 2stas di&erHncias consistem em momentos em =ue+ se traçarmos um trend line entre dois to#os ' ou fundos  no ráfico de arras+ e tam8m traçarmos #elos #ontos res#ecti&os aos to#os' ou fundos 

(16)

no ifr+ estas linDas duas linDas traçadas tenDam anulaçQes o#ostas. Ou seKa+ uma com Pnulo #ositi&o e a outra com Pnulo neati&o em relaç"o W Dori!ontal.

Buanto mais acentuada a diverg+ncia, me#$or EE

Re foi traçada #elos to#os do ráfico de arras e do ifr+ será uma di&erHncia ai7ista+ e &ice,&ersa.

Gosto de dei7ar na minDa tela um ifr sem as linDas de saturaç"o ' 3<

e /<  e tam8m n"o coloco a m8dia #ara oser&ar os cortes. (ssim Hle fica +mais lim#o #ara &isuali!ar as di&erHncias. Nele n"o oser&o os cortes... Romente as di&erHncias.. Nada mais... 2ssa 8 sua melDor =ualidade.

Mara fecDar o =ue tenDo #ara falar sore o setor de Asem tendHnciaB+ ostaria de lemrar da orani!aç"o dos tem#os ráficos+ de como &ários mo&imentos menores se encai7am dentro de outros maiores . Rem#re =ue um mo&imento de mercado n"o for suficientemente rande #ara fincar tendHncia em um determinado tem#o ráfico+ #oderá sH,lo em seu filDo ou neto. 2 estes indicadores de Acom tendHnciaB nos tem#os menores+ estar"o andando Kunto com os de Asem tendHnciaB em tem#os maiores.

1am)ém va#e #em)rar que nos momentos em que o mercado está sem tend+ncia, sendo um mercado #atera#, comporta(se como um pei4e dentro dFágua , amarrado pe#a )oca!

ai dar Araeada #ara todo ladoB mas n"o &ai sair do luar+ afinal está amarrado. Juem solta o #ei7e 8 W entrada de tendHncia.

(17)

> Didi "nde4

(ora estamos #assando #ara o lado dos modelos ráficos diretores de Acom tendHnciaB.

ou começar falando do didi inde7+ =ue 8 meu próprio modelo gráfico.

2ste modelo ráfico 8 deri&ado do m8dias m9&eis+ um dos mais antios e efica!es modelos ráficos. Rem #ossuir a enialidade #ara construir um+ mas com Doras a fio+ na frente de uma tela+ #ude um dia 'n"o in&entar+ mas #erceer alo =ue os outros n"o Da&iam &isto ainda. 2 =ue muitos ainda n"o &iram . Nem a=ui e nem no ninDo dos rafistas+ os eeuu.

Certa noite+ lá #elas 4Ds da manD"+ #ercei uma determinada formaç"o+ =ue acontecia inúmeras &e!es+ e sem#re+ mas sem#re mesmo + o mo&imento se confirma&a. 2 com =ue força  asculDei todos os tem#os ráficos+ todos os ati&os+ da=ui e lá de fora+ fi=uei como louco tentando #ro&ar =ue eu n"o Da&ia descoerto isto+ mas foi ine&itá&el... ( coisa insistia em funcionar... (certa&a 11+11E das &e!es..

(ssim como o ifr #ode ser usado como um estocástico o didi #ode ser usado como um m8dias m9&eis. 2 assim como s9 uso o ifr #ara #rocurar as di&erHncias+ s9 &ou utili!ar o didi #ara #rocurar aulDadas.

'omo visua#i3amos uma agu#$ada ??EE

ma aulDada 8 formada =uando a linDa cDeia corta a traceKada+ ou encontra,se+ e em cima da linDa do !ero+ cada uma &ai #ara um lado.. ma #ara cima e outra #ara ai7o. (#9s o cru!amento+ de&emos es#erar o

(18)

fecDamento da arra seuinte ao e&ento+ e #erceendo =ue esta confirmou as #osiçQes o#ostas nas linDas de com#ra e &enda+ cada =ual do seu lado+ o#eramos com#rando ou &endendo na aertura da V arra seuinte ao cru!amento+ conforme #osiç"o da linDa traceKada e da linDa cDeia.

O =ue di!emos 8 =ue 11+11E das &e!es &ocH terá #elo menos uma cDance+ um #reço fa&orá&el #ara se !erar com lucro.  claro =ue n"o nos res#onsaili!amos #or #reKu!os+ se o seu o#erador esti&er tomando um

cafe!inDo ou seu lote for im#r9#rio. %as re#are como a maioria

esmaadora destes mo&imentos s"o contundentes. Mrocure estas

aulDadas. i&i &ários anos na #raia Ws custas de aulDadas. Juem me conDece a mais tem#o do mercado+ sae =ue detesto traalDar e sou es#ecialista em &i&er a &ida na #raia.

9 agu#$ada é um instrumento de entrada no mercado! 9 sa5da é via indicaçes dos mode#os gráficos

(19)

> 7édias 7veis

ma m8dia m9&el+ cDama,se assim #or=ue cada &e! =ue calculamos a m8dia 'seKa ela e7#onencial+ aritm8tica + #onderada ou =ual=uer outra coisa =ue &ocH =uiser+ utili!amo,nos dos dados das últimas arras. Rendo assim+ cada &e! =ue fecDar uma no&a arra+ calculamos uma no&a m8dia+ #or isso ela 8 Am9&elB. 2stas linDas de&eriam ser contnuas+ mas #ara facilitar a identificaç"o muitas &e!es utili!am,se linDas com diferentes traceKados+ #rinci#almente =uando n"o #ossumos o recurso das cores.

tili!o 3 m8dias m9&eis simultaneamente. ( m8dia mais AcurtaB ' sem#re anda mais Kunto e conforme o ráfico de arras+ ela 8 a mais rá#ida.... ( m8dia mais AlonaB '3 + anda mais lone do ráfico de arras+ sofre menos as influencias dos #e=uenos mo&imentos do mercado+ 8 lenta... 2 a AintermediáriaB ' + tem atitudes intermediárias.

No momento em =ue temos o cru!amento da m8dia intermediária #ela curta+ temos um AalertaB. Re este cru!amento for #ara cima@ de com#ra e se for #ara ai7o+ um alerta de &enda.

No momento em =ue temos o cru!amento da m8dia lona #ela

intermediária+ temos uma Aconfirmaç"oB. 2 tam8m+ se este cru!amento for #ara cima@ de com#ra e se for #ara ai7o+ de &enda.

2ste modelo ráfico aconselDo utili!á,lo no seu alerta+ Kunto com a confirmaç"o ráfica dos outros modelos. .. 2s#erar a confirmaç"o+ muitas &e!es acaa lDe rouando rande #arte do lucro.

(20)

Modemos tam8m afirmar =ue =uanto menor o delta de tem#o entre um alerta e uma confirmaç"o+ mais certeiro e contundente este mo&imento tende a ser.

(ora imainem se as trHs linDas &Hm emoladas+ e de re#ente+ como =ue #or encanto+ as trHs linDas #assassem ao mesmo tem#o #or um #onto comum e Ká sassem arrumadas na com#ra ou na &enda.... O =ue temos aora 8 um delta de tem#o iual W !ero+ entre alerta e confirmaç"o. trHs no&elos de l" de cores diferentes+ entrando num uraco de aulDa e saindo #erfeitamente desemaraçadas e arrumadas. )escori as aulDadas  (rrumadas na com#ra =uer di!er a curta em cima e a lona em ai7o+ (rrumadas na &enda+ lona em cima e curta em ai7o. ( intermediaria fica sem#re na intermediária mesmo...

O minist8rio dos ráficos ad&erteS A#ermanecer no mercado numa #osiç"o contraria a uma aulDada 8 #reKudicial W saúde+ e #ro&oca mais danos ainda ao seu olsoB...

Re #earmos uma fatia de =ueiKo minas+ e #eruntarmos o =ue 8 XX Todos dir"o =ue 8 A=ueiKo minasB e &"o =uerer comer um #edaço.. Re colocarmos uma ras#a deste =ueiKo num microsc9#io e mostrarmos+ todos dir"o =ue 8 uma osma ranca cDeia de icDos em cima+ e ninu8m &ai se a#resentar #ara deustá,lo. (ssim tam8m acontece com as aulDadas. Re colocarmos uma lu#a+ #odemos cDear W mesma conclus"o =ue cDeamos com o =ueiKo. Re a#9s colocar uma lu#a+ &ocH #erceer =ue n"o foi uma aulDada #or um tri!+ considere,a como sendo. 2la será 

'omo um diretor de %com tend+ncia& , é suscept5ve# a indicaçes fa#sas em momentos de fa#ta de tend+ncia!

(21)

> 0iguras de 'and#esticH

O candlestic; 8 uma maneira oriental de en7erar o mercado. ( oriem do candlestic; 8 lá dos anos $<< e tr8,l8,l8... eKam =ue na=uela 8#oca os  Ka#oneses Ká eram rafistas... amos falar mais #ara frente+ de um cara muito louco cDamado sa;ata+ =ue Asa;ouB umas maneiras leais de anDar um arro! a mais+ lá no #assado. ...aliás+ os americanos asor&eram rande #arte do candle #ara Ain&entarB alumas das suas fiuras...

'and#esticH é uma coisa que não se ensina para ninguém!!!! N"o se ensina #or=ue n"o dá #ara ensinar... m om li&ro de candlestic;+ 8 o melDor #rofessor.... R9 de#ois =ue &ocH reconDece uma fiura &árias &e!es+ 8 =ue começa a a#render.... O om 8 ler um li&ro+ e dei7á,lo no colo =uando esti&er o#erando.... Leia o li&ro umas du!entas &e!es+ e =uando &ocH esti&er na frente do ráfico+ &ocH &ai lemrar =ue Ká &iu uma fiura AassimB no li&ro.... Mrocure,a... )e#ois de encontrá,la uma de!ena de &e!es+ &ocH a

terá memori!ado... Mor isso n"o adianta um #rofessor....você, é quem vai

ter que lembrar das figuras...

O =ue &amos fa!er a=ui+ 8 dar umas dicas de o =ue se de&e saer #ara se

iniciar no andle....

Merceam =ue a arra do candle 8 diferente da arra comum.... Na arra comum+ reconDecemos facilmente a má7ima e a mnima .... ( aertura e fecDamento+ 8 outra con&ersa e #recisamos de um #ouco mais de esforço... Na arra comum+ s"o marcados #or um #e=ueno tracinDo do lado da arra... No lado direito o fecDamento e no lado es=uerdo a aertura+ =ue #or &e!es n"o 8 #lotada.

No candlestic;+ o cor#o AordinDoB da fiura está com#reendido entre aertura e o fecDamento... Os cor#os cDeios s"o candles onde o mercado caiu+ ou seKa+ aertura 8 maior =ue o fecDamento. Os cor#os &a!ados+ s"o candles #ositi&os+ onde o mercado suiu+ ou seKa+ aertura menor =ue fecDamento.

(ora entendemos #or=ue temos um #edaço AordinDoB e outro #edaço AmarinDoB na fiura. O to#o e o fundo das #artes AmarinDasB s"o as má7imas e as mnimas... R"o como se fossem AraicDosB da fiura..

(22)

Sa)endo disso, temos as seguintes possi)i#idades de figuras I os Alon daUsB+ os AsDort daUsB+ os As#innin to#sB + os Amaruo!usB+ as AumrellasB e os AdoKisB.... Cada uma destas fiuras #odem ter uma &ariaç"o enorme de #ossiilidades de formatos... mas com o cor#o mais #ara cima+ outras mais #ara ai7o+ cor#os maiores ou menores+ mas todas se encai7am nestes #adrQes descritos.

'ada figura destas variedades, podem ter nomes especiais, conforme seu formato pecu#iar!

Os Alon daUsB e AsDort daUsB+ s"o fiuras comuns+ sem nenDuma força es#ecial+ Dá n"o ser na com#osiç"o com outras fiuras...

( fiura mais es#ecial entre estas+ 8 o %doji&!!!! 2sta fiura 8 caracteri!ada #or n"o #ossuir cor#o... Isto =uer di!er =ue a aertura foi iual ao fecDamento.

Os AdoKisB #oder"o ser um AtoaB+ um AtonoB ou um AKuKiB.

2les tHm formato de cru!etas+ e tam8m de #reos #ara cima e #ara ai7o. Os AKuKisB s"o os Alon leed doKisB+ ou AsDort leed doKisB... 2 a &amos emora trocando de nome.

Doji Star four Gráficos 

@ J %KL"1 2O.G D9M& A J %29'N 2O.G D9M&  J %KL"1 SLOC1 D9M& P J %29'N SLOC1 &  @ P A

(23)

27istem tam8m os Afour #rices doKisB+ mas s"o em mais raros... 2stes num ráfico de um ati&o sem li=uide!+ #odem acontecer sem sinificado alum.... 0asta =ue DaKa um s9 ne9cio do ati&o+ na=uele #erodo ráfico.

LONG L2GG2)

(JUJI)

G(2RTON2 )OYI (T!"#)

)(GONFLZ )OYI

(to$bo) FO MIC2R )OY

2m seundo luar seriam as %paper um)re##as&!!!!

(s AumrellasB + tHm um como caracterstica+ o fato de ser uma caeça #e=uena com um AraoBrand"oB... 2stilo um es#ermato!9ide  Raem aora mais ou menos como 8 a fiura XX

No eral+ nas %um)re##as&, o cor#o 'caeça n"o ultra#assa 3 do candle total... Isto =uer di!er =ue temos =ue ter #elo menos 3 de AraoB.... (lumas %um)re##as& #odem aceitar um #e=ueno ArainDoB do lado contrário do Ara"oB.. Temos =ue lH,las atentamente e ra&ar os #adrQes... 2stas %um)re##as&+ tam8m receem nomes diferentes+ conforme seu formato e #osiç"o dentro mo&imento do mercado... Na área do to#o de um trend de alta +temos o %$anging man& 'o enforcado.. Caeça em cima + #ernas 'raicDos #ara ai7o... Temos tam8m no to#o de um trend+ o %s$ooting star& ' estrela cadente S..caeça em ai7o e raicDo #ara cima... Mercea =ue os nomes Ká #ossuem #ro#riedades mnem[nicas.

No fundo de um trend de ai7a+ temos o %$ammer&,  caeça em cima+ raicDo #ara ai7o+ e o %inverted $ammer& + =ue se e7#lica #or si mesma... 2stas fiuras tam8m tHm muito #oder.

Doji Star four Gráficos 

@ J %SLOO1".G S19C& A J %L977C&  J %L9.G".G 79.& P J %".VC1D L977C& 

(24)

No caso do %$ammer& ou do %$anging man& as reras #ara reconDecimento s"o S , a cor do cor#o n"o 8 im#ortante + , o #e=uena caeça está no to#o 'fundo de um AtrendB. 3, o Arao Ade&e ser muito maior =ue a caeça..eralmente duas ou trHs &e!es+ 4, #odem n"o #ossuir AraicDosB do lado contrário do AraoB+ ou se e7istirem de&em ser muito #e=uenos. 2stas fiuras AsueremB confirmaç"o.

No caso do %s$ooting star& + as reras de reconDecimento s"oS , acontece um a# de aertura a#9s uma tendHncia de alta+ ,uma #e=uena AcaeçaB 8 formada na #arte inferior da fiura+ 3, o AraoB su#erior+ 8 no mnimo 3 &e!es maior =ue a AcaeçaB+ 4, na maioria das &e!es+ n"o e7iste AraicDosB inferiores. ( confirmaç"o 8 AnecessáriaB.

O &inverted $ammer& + &H,se assim S , uma #e=uena AcaeçaBforma,se

na #arte inferior da fiura+ , n"o 8 necessário um a# de ai7a+ 3, o AraoB + na #arte su#erior da fiura n"o cDea a ser duas &e!es a AcaeçaB.  AnecessáriaB a confirmaç"o.

Marecendo um Alon leed doKiB #esando uns =uilos acima da alança+

temos os %spinning tops& .... AraosB com#ridos com um Acor#inDoB

locali!ado no meio do candle mais ou menos.... Na &erdade 8 um AdoKiB =ue n"o conseuiu fecDar no #reço de aertura+ mas #erto dele....

@ A

Os %maru)o3uFs& + tem como caracterstica #rinci#al+ o fato das má7imas ou mnimas se confundirem com as aerturas ou fecDamentos... Temos o \]Dite maruo!u\ =uando o mercado foi #ositi&o@ e o Alac; maruo!uB =uando o mercado foi neati&o na arra .

@ A

Doji Star four Gráficos 3

@ (%KL"1 S"..".G 1O& A( %29'N S"..".G @ J %KL"1 79CQORQ& A J %29'N 79CQORQ& P A

(25)

> 0iguras de reversão

(ora &amos cominar as fiuras de candlestic; da aula anterior+ entre elas.... (lumas dessas cominaçQes s"o e7#losi&as e e7tremamente #otentes.

Na mesma linDa do =ue falei na aula anterior@ de =ue o candlestic; n"o #ode ser ensinado + mas sim a#rendido+ &amos tam8m dar dicas de alumas #oucas cominaçQes....de#ois =ue &ocHs ti&erem amientados com estas #rimeiras+ a sim+ #rocurem #or mais... Re eu tentasse falar de muitas delas + s9 iria com#licar. No caso do candle+ recomendo doses Domeo#áticas ...

O %a)andoned )a)&,  #ode ser de re&ers"o altista ou ai7ista....&ou e7#licar no caso de um to#o+ e no caso de um fundo &ai ser e7atamente o contrário.

No caso de um to#o+ teremos um trend de alta+ a ante#enúltima fiura+ será um candle #ositi&o+ a teremos um Aa#B #ara cima+ um AdoKiB como #enúltima fiura+ outro a#+ s9 =ue desta &e! #ara ai7o e um candle neati&o como última fiura... Ou seKa + um AdoKiB cercado de a#s #elos dois lados@ com arras anterior e #osterior +no sentido do trend. 2 o AdoKiB no to#o....

\

ma fiura muito #arecida com esta+ mas sem o a# =ue anteci#a o AdoKiB+ 8 o %morning star& no caso de fundo+ e a %evening star& no caso de to#o. 2las s9 #ossuem o a# #osterior ao doKi.

Doji Star four Gráficos 4

T9C"SL 99.DO.D

TQ22"SL 99.DO.D

(26)

)eri&ando ainda do Aaandoned aUB+ temos o %sout$ern evening cross& e o %doji star reversa#&!!! Modem a#arecer nos to#os e nos fundos..a diferença deles #ara um Aaandoned aUB 8 =ue n"o #ossuem a#s... Nem antes nem de#ois do AdoKiB....

O  %engu#fing&,  tam8m 8 muito leal.... Modem fa!er fundos ou to#os tam8m... 2le 8 assim + no caso de re&ers"o ai7ista S uma arra #ositi&a no to#o de um trend. .. Loo a seuir uma arra neati&a =ue enole a anterior totalmente em suas má7imas e mnimas... Temos o AenulfinB... R9 =ue esta fiura re=uer confirmaç"o.... 2 esta+ no caso+ seria uma no&a arra neati&a.... Confirmando a ai7a.

No caso de uma re&ers"o altista+ e7atamente o contrário.... ma arra neati&a enolida #ela #osterior #ositi&a... (+ tam8m es#eramos outra arra #ositi&a de confirmaç"o....

Doji Star four Gráficos 5

'O.0"C79UO %7OC.".G S19C&

%SOQ1LC. V.".G 'COSS&

TDOW" S19C CVCS92&

(27)

Temos o %darH c#oud cover&, =ue 8 um #adr"o de re&ers"o ai7ista@ e 8 assimS no to#o de um trend de alta+ a #enúltima fiura 8 #ositi&a+ a última fiura 8 neati&a+ tem sua aertura acima da má7ima da arra anterior e seu fecDamento na rei"o do meio #ara ai7o da #enúltima fiura. Tam8m suere confirmaç"o com uma arra neati&a.

(o contrário do Adar; cloud co&erB+ temos um #adr"o de re&ers"o altista+ =ue 8 o %piercing #ines&!!! Nesta+ ao contrário do #adr"o anterior+ temos como #enúltima fiura de um trend de ai7a+ uma fiura neati&a '#reencDida.

Loo a#9s+ uma fiura #ositi&a+ =ue tem sua aertura aai7o da mnima anterior+ e &em fecDar #erto da área do meio da fiura anterior ou #ouco acima... ( confirmaç"o 8 suerida tra&8s de uma arra #ositi&a a seuir desta+ mas n"o 8 necessária.

(ora &amos falar de uma fiura muito interessanteS o %eig$t to ten neX price $ig$& . Tam8m temos o contrário+ o %eig$t to ten neX price #oX&.. amos e7#licar o #rimeiro caso... (#9s fa!er um fundo começamos a contar as no&as má7imas... 2ntre : e < no&as má7imas temos cDance #otencial de re&ers"o ou A#ull ac;^sB fortes.

Doji Star four Gráficos $

'O.0"C79UO %Q22"SL .GQ20".G&

%D9CN '2OQD 'OVC&

(28)

2stas fiuras tam8m s"o cDamadas alumas &e!es de %after seven&! No caso contrário Ws no&as má7imas+ contamos as no&as mnimas+ a#9s fa!er um to#o.

O %)u##is$ $arami cross& e o %)earis$ $arami cross&!! (s reras #ara reconDecH,lo s"o S , um Alon daU =ue acom#anDa a tendHncia na cor ']Dite ou lac; + , loo a#9s a#arece um AKuKiB =ue fica limitado ao cor#o da fiura anterior. ( confirmaç"o 8 fortemente recomendada.

ocHs &"o escutar falar de inúmeras outras fiuras... )esde um sim#les Au# side a# t]o cro]sB at8 um com#licado AullisD tDree,line rea;a]aU

and close,in lineB+ fiuras de e7aust"o e de continuidade+ mas #or

en=uanto aconselDo a sedimentar estas #rimeiras fiuras...=uerer mais do =ue isto numa #rimeira &e! tem se mostrado contra#roducente...

Doji Star four Gráficos /

%"GL1 1O 1. .K C"' L"GL& %"GL1 1O 1. .K C"' 2OK& 'O.0"C79UO %9C"SL L9C97" TQ22"SL L9C97"

(29)

Depois de que já tiverem digerido estas!!!vamos para outras!!!! 2 neste caso+ como falei+ um li&ro #ode ser seu melDor #rofessor.

> 0iguras de impu#so

(s fiuras de im#ulso+ s"o fiuras =ue tHm a ca#acidade de Koar o mercado #ara um certo número+ a#9s &erificarmos um determinado rom#imento ou a#9s um determinado e&ento.

Falaremos das fiuras mais corri=ueiras e mais AacertadorasB+ =ue s"oS

TrHs montanDas+ trHs rios+ trHs a#s+ omro,caeça,omro 'oco+ omro, caeça,omro,in&ertido 'ocoi+ A]B e AmB.

R"o sete fiuras+ =ue #oder"o sal&ar seu A#eloB ou =uem sae dei7á,lo mais AricoB..

(s trHs fiuras de trHs+ =ue citamos e &amos estudá,las+ fa!em #arte dos estudos de um Ka#onHs cDamado sa;ata+ =ue descre&eu o Asa;ata^s fi&e metDodoB. (s duas fiuras restantes+ s"o #adrQes de onda+ das =uais elliot s9 Asa;ouB uma...

( #rimeira delas+ o %tr+s montan$as&, 8 uma formaç"o onde o mercado

descre&e trHs ondas+ =ue se #arecem com o desenDo de trHs montanDas. Mara utili!ar esta fiura+ fa!,se o seuinteS em #rimeiro luar+ imaine uma linDa =ue #assa #elo #8 dessas trHs montanDas.

2m seundo luar+ imaine uma linDa =ue sai do to#o da montanDa central

'tmc e encontra,se com a #in$a do c$ão'lc caindo na &ertical. Calcula,se

o tamanDo dessa linDa+ e sutrai,se do &alor onde o AtrHs montanDasB está sendo rom#ido '&r. Temos aora a #roKeç"o '# deste AtrHs montanDasB. ' lc,tmc*&r?# . Fiura de im#uls"o ai7ista.

Doji Star four Gráficos :

(30)

O %tr+s rios& 8 uma fiura e7atamente ao contrária. Reu nome 8 este #or=ue os rios correm #elos &ales das montanDas. Na &erdade aora &amos traçar uma linDa imainária dos to#os e calcular+ suindo,se na &ertical+ do fundo do &ale central 'f&c at8 ela... 2sta diferença ao ser acrescentada ao &alor da #in$a dos topos  no momento do rom#imento'&r+ resultará na #roKeç"o '# do AtrHs riosB . ' lt,f&c*&r?# . Fiura de im#uls"o altista.

Oser&em e n"o se es=ueçam de =ue um AtrHs riosB mal sucedido #ode tornar,se um AtrHs montanDasB em sucedido+ e &ice &ersa.

O %tr+s gaps& ou Asan,;uB.  uma fiura de im#uls"o tanto ai7ista como altista.... 2sta fiura 8 assimS o mercado a#9s fa!er um fundo A#or e7em#loB+ inicia um rallU de alta.... )entro deste rallU+ o mercado dei7a trHs a#s aertos....e n"o #recisam ser consecuti&os.... %anda a fiura+ =ue =uando &ocH acDar =ue atinimos o to#o desta arra =ue #ro#orcionou o terceiro a#+ &enda  %ercado laterali!a ou cai+ sendo =ue na maioria das &e!es cai ...

sta figura serve tam)ém para jogar o mercado para cima, o)servando(se o aparecimento do terceiro gap num ra## de )ai4a!!!! 95 ns compramos EEEE

(ora &amos falar do %om)ro(ca)eça(om)ro&, dora&ante “oo!.

Doji Star four Gráficos 1

%1CYS C"OS&

“BEARISH WHITE THREE GAPS”

(31)

Os AocosB s"o formaçQes semelDante aos AtrHs montanDasB+ sendo =ue tem a #eculiaridade da montanDa central mais a&antaKadas em relaç"o Ws montanDas laterais. Isto lDe á o formato de omros e caeça. (ora a linDa

do cD"o cDama,se %necH#ine& =ue =uer di!er AlinDa do #escoçoB e traça,se

#eando os #ontos de Aa7ilaB W Aa7ilaB+ &amos di!er assim... (imos de maneira semelDante a =ue aimos no AtrHs montanDasB.

Calculamos a diferença do to#o da caeça 'tc + caindo na &ertical at8 a linDa de #escoço 'l# . (+ a V #roKeç"o do AocoB '# será o &alor do rom#imento '&r na #roKeç"o da linDa de #escoço menos $<E do tamanDo da caeça... ( V #roKeç"o '# será a mesma coisa + s9 =ue calculado com <<E do tamanDo da caeça. '... _`'l#,tc7 <+$*&rb?# e ' l#,tc*&r?# ... . Fiura de im#uls"o ai7ista.

tili!o com $<E da caeça #ara V #roKeç"o+ #or=ue a rande maioria deles+ cum#rem #elo menos at8 a... O mercado #ode muito em cum#rir os <<E e continuar o mo&imento+ mas a@ #or conta dele.

No caso do %om)ro(ca)eça(om)ro(invertido&, aora@ “ooi!% fa!emos

a mesma coisa =ue fa!emos no AocoB+ s9 =ue ao contrário. (o in&8s de to#o da caeça teremos fundo da caeça 'fc. 2nt"o fica assimS _`'l#,fc7 <+$*&rb?# e ' l#,fc*&r ?# ....

Doji Star four Gráficos 3<

%O7CO(9U9( 60% 100% %O7CO('9U9(O7CO 100% 60%

(32)

Oser&em =ue Aoco^sB em sucedidos #odem dar inicio a um AocoiB... (o contrário do =ue acontece com o AtrHs riosBe AtrHs montanDasB.. Lá os mal sucedidos 8 =ue #odem erar a outra fiura... 2nt"o aram o olDo

2stas fiuras+ assim como as seuintes+ n"o #recisam ser #erfeitas+ como =ue desenDadas com r8ua e com#asso. Modem muitas &e!es ter aluma inclinaç"o+ os omros assim como as montanDas+ n"o #recisam ter

e7atamente a mesma altura e com#rimento.... Modemos ter caeças

cortadas no meio+ omros de corcunda+ mas sem#re le&a uma certa Darmonia... Isso 8 im#ortante.... armonia 

O %X& 8 o =ue os #erfeccionistas ostariam de cDamar o %fundo dup#o&!! Imaine =ue na Dora =ue o mercado fa! o seundo fundo+ e começa a desenDar a ultima #erna do A]B a#ara cima.... (o rom#er a altura do meio do A]B+ &ai arremessar o mercado #ara o inicio da #rimeira #erna do A]B.. Lá em cima...+ e de#ois #ara todos os to#os dos A#ull ac;sB =ue aconteceram durante a &enda... (o n"o rom#er o #ro7imo número dessa escada+ e rom#er de &olta o último rom#ido+ acaou o efeito A]B...fiura de im#uls"o altista.

O %m& 8 e7atamente o contrário... 27atamente mesmo  2 usa,se o rom#imento do meio do AmB+ #ara ai7o... ( &amos olDar #ara os fundos =ue fi!emos durante a alta... (o in&8s de Afundo du#loB + 8  %topo dup#o&.... Fiura de im#uls"o ai7ista.

Doji Star four Gráficos 3

(33)

1entem encontrar estas figuras... Tentem acDá,las a =ual=uer custo   Treinem suas &istas #ara isto  su#er im#ortante

s &e!es+ com#rimindo mais arras na tela+ conseuimos &isuali!ar melDor O#$e os gráficos!!!! eKam =uantos fundos e to#os foram sacramentados+ Ws custas destas fiuras...

> "nde4ando seu Gráfico

Juando falamos em Ainde7arB um ráfico+ na &erdade =uer di!er =ue

estamos medindo #otencial de AcrescimentoB ou AdecrescimentoB do &alor de um ati&o em relaç"o ao outro.

Juando inde7amos #elo Ad9larB+ estamos medindo se este ati&o+ &ai suir ou cair em relaç"o a Hle.

Juando inde7amos #elo AcdiB+ estamos =uerendo saer como &ai em relaç"o Ws ta7as de Kuros..

Juando n"o inde7amos a nada+ na &erdade Ká está inde7ado em relaç"o W moeda #adr"o+ no nosso caso+ atualmente o real 'r.

%as aora 8 =ue &em o A#ulo do atoB... Juando inde7amos uma #etr4 #or uma #etr3 '#or e7em#lo+ e &erificamos uma com#ra+ =uer di!er =ue 8

#ara &ocH Acom#rar #et4B e A&ender #etr3B .... Com isso #odemos

#ermanecer na mesma em#resa+ no mesmo setor+ e anDando dinDeiro..

Doji Star four Gráficos 3

(34)

Juando &ocH está em dú&ida se com#ra Atcoc4B ou Atne#3B + asta &ocH inde7ar um #elo outro e &er =uem está na com#ra. O outro estará na &enda.. 'e7ecuta,se o =ue for a indicaç"o ráfica no ati&o e o contrário no inde7ador.

)esta maneira+ #odemos fa!er Atra&asB de &encimentos futuros de Ad9larB ou AdiB+ trocar ndices+ fa!er Dedes + etc...etc...etc...

Isto =uer di!er =ue se &ocH com#rar DoKe + Ade! #atilDQes de d9lares #atolensesB em Aelet3B + e sem#re =ue der a troca dela com Aelet$B+ &ocH e7ecutar a o#eraç"o+ todas as &e!es =ue &ocH &oltar W Aelet3B + &ocH terá mais #osiç"o....

amos su#or como e7em#lo+ =ue &ocH inde7ou A#lim4B 'ati&o #or

Aaces4B 'inde7ador ... Re &ocH acDou uma com#ra + =uer di!er =ue se o mercado cair+ Aaces4B cairá mais =ue A#lim4B ... 2 se o mercado suir @ A#lim4B suirá mais =ue Aaces4B.

1en$o certe3a que agora voc+ con$eceu uma maneira de gan$ar, que vai empo#gá(#o EEE

> 'a#i)ragens

O que podemos fa#ar de ca#i)ragens, é que todas são )oas se fa3em acertar, e para isto devem estar de acordo com seu perfi#!!!!

Qma maneira de fa3er isto, é marcando pontos no seu gráfico onde gostaria de estar comprando ou vendendo e o)rigar o gráfico a acertar, mudando suas ca#i)ragens continuamente até conseguir o intento!

Mosso aKudar di!endo =ue #arPmetros mais Kustos entre si+ facilitam cru!amentos... Outra coisa+ 8 =ue se &ocH usa caliraens mais lonas+ monta um #erfil mais conser&ador+ e #arPmetros mais curtos+ fa! de &ocH um es#eculador alucinado...

> Wuntando tudo e operando

(35)

(ora cDeou a Dora do A&amos &erB... amos Kuntar tudo =ue a#rendemos nas aulas anteriores e testar tudo isso ao mesmo tem#o.

Isto =uer di!er+ =ue &amos ter =ue saer os números de força+ ficar de olDo nos rom#imentos dos canais+ #rocurando fiuras de re&ers"o e fiuras de im#ulso ao mesmo tem#o... Rem contar =ue temos =ue saer tam8m como está cada um dos indicadores...

Juem usar ou =uem n"o usar.... Re temos tendHncia ou n"o....

Re o olliner nos sinali!ou o timim correto de o#erar....+ se os Atem#os

&i!inDosB est"o sendo contaiados ou contaiando+ o =uanto está

contaiando+ etc...etc..etc...

Mode #arecer alo muito com#licado mas n"o 8....#ode #arecer =ue n"o &ai dar tem#o #ara &er tudo isso+ mas dá ...&amos imainar =ue &ocH 8 o mais es#eculador de todos os Ascal#ersB.... amos su#or =ue &ocH &á o#erar usando o ráfico de  min....

e#are =ue &amos ter #elo menos  minuto #ara &er =uatro ráficos...o #residente #ara saer se temos tendHncia+ o olliner #ara &er o timim+ e os dois diretores das áreas de AcomBou AsemB tendHncia...em m8dia #elo menos trHs minutos #ara &er formar uma fiura de re&ers"o...de 5 a < minutos #ara &er formar uma fiura de im#ulso... Os números de força nesta altura Ká est"o na sua mem9ria... ....=uanto tem#o &ocH acDa =ue le&a #ara saer a cor da maior+ entre cinco olinDas de ude na #alma da sua m"o XXX. Rerá o tem#o =ue &ocH le&ará #ara ler um ráfico...=uer saer de uma coisa XXXXX Temos tem#o de sora

O segredo dessa coisa toda, é conseguir automati3ar as coisas!!!! Desde a #eitura gráfica até o fec$amento da operação!!!!! 9 discip#ina pode nos ajudar!! erde(se mais tempo para #igar para o corretor e tomar a atitude , do que para #er os gráficos !

1emos que procurar as )oas oportunidades!!!  nos #ançarmos!!!

(36)

N"o adianta+ acDarmos a situaç"o ráfica ideal+ se n"o #assarmos a ordem e e7ecutá,la.... %uitas &e!es+ demoramos #ara #assar a ordem+ #or conta de conflitos na Dora da decis"o entre o ráfico e o =ue #arece ser o

fundamental... %u prefiro sempre, os gráficos....

Os ráficos refletem a e7#ectati&a Dumana em relaç"o a um determinado ati&o... eles mostram o =ue 8 o consenso de todas as forças atuantes no mercado... Os AfundamentalistasB+ os ArafistasB+ os AloucosB e os AinsidersB.

Os AinsidersB + n"o #recisam de nada... 0asta serem o =ue s"o....  o suficiente #ara o#erar e acertar...

Os AloucosB+ tam8m n"o #recisam de nada... (final s"o AloucosB... 2 os AloucosB o#eram na AloucaB  R9 #recisam de cr8dito na corretora e uma certa Aintuiç"oB... ( rande maioria das &e!es+ dei7am de ser AloucosB e tornam,se A#oresB... N"o =ue n"o DaKam Dist9rias de AloucosB em sucedidos...

Os AfundamentalistasB+ acordam cedo+ de&oram Kornais+ lHem relat9rios+ acom#anDam entre&istas+ #artici#am de reuniQes+.. 2tc...etc..etc.. 2 o#eram 

Os ArafistasB+ arem o ráfico e &Hem tudo o =ue os outros #ensam+ oser&ando o =ue eles est"o fa!endo+ de =ue maneira est"o fa!endo e a =ue #reço...os ráficos nos re&elam o consenso do mercado... Com uma &antaem enormeS en7eramos os AinsidersB... N"o saemos o #or=uH de um determinado mo&imento+ n"o saemos =uem .... %as saemos Ao =uHB 2 isto 8 o =ue interessa.

O ideal+ 8 =ue encontremos o#ortunidades+ onde todos os ráficos mostrem um mesmo caminDo do mercado e ao mesmo tem#o... Isto+ cominado com os números de força ou fiuras de im#uls"o + nos di!em aonde &amos... ( ficamos Aem uardaB+ #ara &er se n"o a#arece nenDuma informaç"o =ue #ossa nos im#ortunar no trade+ como A;ic;^sB no ad7+ fecDamentos de olliner+ di&erHncias ou fiuras de re&ers"o no candle.... 2stes s"o sinas claros de cansaço da tendHncia...

.unca dei4e de o#$ar os tempos vi3in$os 8o pai e o fi#$o do tempo que voc+ esco#$eu<

(37)

Nunca se anteci#e  Re &ocH 8 ca#a! de adi&inDar =ue uma linDa &ai cru!ar a outra+ de&e tam8m ser ca#a! de adi&inDar o mercado+ e n"o #recisa dos ráficos... Re acDar =ue n"o 8 ca#a! de adi&inDar o mercado+ =uer di!er =ue tam8m n"o 8 ca#a! de adi&inDar se as linDas &"o cru!ar... 2s#ere #elas confirmaçQes..

(s caliraens dos ráficos =ue uso tHm alo de es#ecial+ =ue ao trocar os tem#os ráficos+ ade=o o ráfico a um #erfil diferente.

Re sou um Ascal#erB e estou atrás de cada centa&o =ue #uder tirar do mercado+ uso o tem#o de  minuto ou 5 minutos..

Re sou um trader de uma tesouraria+ e estou atrás de AdaU,tradesB + uso o 5 minutos ou o 5 minutos...

Re sou um #ouco menos es#eculador+ e =uero fa!er #osiçQes #ara aluns dias+ uso o 5 minutos ou o $< minutos..

Re sou uma #essoa fsica+ tenDo meu traalDo+ ou sou um fundo de tamanDo #e=ueno+ faço #osiçQes no $< minutos e no diário...

Re sou um a fundaç"o+ ou um fundo de lono+ uso o diário e o semanal... Re for um fundo estraneiro ou uma fundaç"o enorme+ e faço #osiçQes su#er lonas '#ara o #erfil rasileiro+ &ou usar um semanal e mensal..

9gora vou fa#ar as ca#i)ragens que uso!!! Voc+ pode mudá(#as a seu gosto, mas e#as podem ajudar como ponto de partida, para que procurem a sua prpria!

.o movimento direciona# S #erodo de : com : #ara ad7

.o )o##inger S #erodo de :+ des&io #adr"o neati&o g e #ositi&o *. .o tri4 S #erodo de 1 e m8dia de 4.

.o estocásticoS #erodo de : e m8dia de 3.

.o "0CS #erodo de / e m8dia <...n"o utili!o as linDas de saturaç"o '/< e 3<+ e coloco um ráfico de arras Kunto+ #ara =ue facilite encontrar as di&erHncias.... ( única coisa da =ual me sir&o deste ráfico...

.o didi S #erodo de ai7aS 3+ de m8diaS : e de altaS < .as médias mveis S m8dias m9&eis de 3+ : e <.

.o $istograma de médias mveisS #erodo < e m8dia 4.

Referências

Documentos relacionados

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron &amp; Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

(Parábola do semeador). André Luiz; “Faça o mesmo” mens. 23, In: Sementeira de Fraternidade, Divaldo P. Joanna de Angelis; “Observa teu comportamento” mens. 30, In:

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Lêda Fonseca - Coordenadora de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.. Jailson de Souza e Silva - Professor da UFF;

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do