• Nenhum resultado encontrado

A reta final para o Enem se aproxima e, agora, é hora de organizar estratégias de provas para você se destacar na redação. Vamos às dicas!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A reta final para o Enem se aproxima e, agora, é hora de organizar estratégias de provas para você se destacar na redação. Vamos às dicas!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Como me destacar na redação do Enem?

Teoria

A reta final para o Enem se aproxima e, agora, é hora de organizar estratégias de provas para você se destacar na redação. Vamos às dicas!

1. Conheça as razões para se atribuir nota zero a uma redação

Há alguns motivos já conhecidos sobre a anulação de uma prova de redação, são eles: fuga total ao tema e não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo. No entanto, há outros motivos importantes de serem mencionados para evitar qualquer deslize que possa prejudicar o seu texto, por exempo:

• O número mínimo de linhas consideradas para a correção são sete, qualquer que seja o conteúdo.

Além disso, a cópia de textos da prova de Redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante também será desconsiderada.

• Palavras de baixo calão, desenhos e outras formas propositais de identificação do candidato, bem como assinaturas, nomes, apelidos que estejam foram do local apropriado.

• Partes complemente desconectadas do tema proposto.

2. Conheça os critérios de avaliação da prova de Redação

A avaliação da redação do Enem é feita por meio de cinco competências, as quais se relacionam como uma unidade de sentido, visto que um texto possui aspectos que se inter-relacionam. São elas:

Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte: A redação do Enem 2020 – Cartilha do participante.

3. Compreenda a proposta de redação

Para escrever sobre qualquer tema, é importante que você compreenda o que está sendo solicitado. Isso pode – e deve – ser feito a partir da leitura da frase-tema de redação e, posteriormente, da coletânea de textos. Essa exigência é expressa pela Competência 2 da grade de correção do Enem e avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita, uma vez que o tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a sua tese se organizará. Assim, ele é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente e, por isso, é preciso atender ao recorte temático definido para evitar o tangencimento ou,

(2)

4. Selecione referências relacionadas ao tema

O brainstorm é uma etapa da redação em que você deve selecionar informações que tenham a ver com o tema de redação para auxiliar na comprovação da sua opinião. Esse é um outro aspecto avaliado na Competência 2: a presência do repertório sociocultural. O repertório pode ser uma informação, um fato, uma citação, uma matéria de outra área do conhecimento, etc. Essa etapa é de suma importância para a escrita de um texto, uma vez que se não há o que escrever sobre determinado tema, não haverá a produção de um texto que cumpra os objetivos: convencer um leitor sobre a opinião defendida.

5. Defina o projeto de texto da sua redação

De acordo com a Cartilha do Participante do Enem, o “projeto de texto é o planejamento prévio à escrita da redação. É o esquema que se deixa perceber pela organização estratégica dos argumentos presentes no texto. É nele que são definidos quais os argumentos que serão mobilizados para a defesa de sua tese e qual a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente”. Essa etapa está relacionada à Competência 3, pois em relação à coerência e organização do texto, é importante identificar a estratégia escolhida por quem está escrevendo para defender o seu ponto de vista.

Essas etapas são de extrema importância para um bom planejamento da sua redação, mas há uma outra tão importante quanto: a organização do tempo de prova. A diferença entre os dois dias de avaliação do Enem é, basicamente, a 1h a mais destinada à escrita da Redação. Essa etapa deve ser uma prioridade para você no dia da prova, uma vez que é a parte mais subjetiva da avaliação em que é possível demonstrar grande parte dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação, entre eles:

habilidades de escrita, normas ortográficas e gramaticais, leitura, interdisciplinaridade, etc. Então, busque praticar e cronometrar o tempo realizado nessa tarefa para simular a situação de prova.

(3)

Exercícios

1.

Leia, abaixo, as últimas propostas de tema do Encceja 2020:

Ensino fundamental: Abandono efetivo do idoso no Brasil

Ensino médio: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Btasil

Após a análise das propostas, indique quais eram as expectativas da banca em relação ao recorte temático realizado na prova.

2.

Em relação aos temas apresentados na questão anterior, elabore um brainstorm acerca de possíveis informações que poderiam ser utilizadas na escrita do texto.

3.

Analise a proposta de redação e defina um projeto de texto com uma tese e possíveis argumentos que se relacionem com o tema proposto.

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O sono é a principal queixa dos trabalhadores noturnos. Durante o dia, o barulho, a claridade e movimentação de pessoas em casa prejudicam o sono, tornando-o menos reparador. A privação do sono provoca fadiga crônica e queda no desempenho, o que contribui para o “erro humano” e os acidentes de trabalho. O risco de ocorrerem acidentes no trabalho noturno é três vezes maior, quando comparado ao trabalho diurno, segundo uma pesquisadora do Departamento de Biologia da Fiocruz, que acaba de lançar o livro Trabalho em turnos e noturnos na sociedade 24 horas.

Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 19 mar. 2018 (adaptado).

TEXTO II

Diante de tantas evidências sobre os riscos para a saúde, por que as pessoas insistem em trabalhar à noite? Muita gente não tem escolha. Mas a paramédica Tracey Loscar menciona algumas vantagens:

“A escala que temos hoje funciona muito bem para minha família... Eu tenho duas semanas de folga todo mês. Trabalho uma semana longa, mas depois tenho sete dias de folga consecutivos, e são sete dias consecutivos com meus filhos e em que consigo fazer planos.”

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 19 mar. 2018 (adaptado).

(4)

TEXTO III

Disponível em: http://www.nupesc.com. Acesso em: 19 mar. 2018.

TEXTO IV

Disponível em: www.facebook.com/cnj.oficial. Acesso em: 19 mar. 2018

(5)

Gabaritos

1. Na prova do Ensino fundamental, imagina-se que a expectativa da banca era que o candidato apresentasse informações sobre o abandono dos idosos no território brasileiro, em relação ao esquecimento de familiares em casas de repouso e um possível descaso com essa faixa etária em vários setores da sociedade. Já em relação ao tema do Ensino médio, acredita-se que a expectativa era que se abordasse informações que comprovassem casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, por exemplo, mencionar os perigos da internet e até mesmo de violências que ocorrem dentro de casa e, posteriormente, indicar formas de combate a esse problema.

2. Resposta pessoal.

3. A privação do sono é um dos impactos que o trabalho noturno causa na vida dos trabalhadores e poderia ser explorado pelos candidatos que realizaram a prova do Encceja. Milhões de trabalhadores atuam no período noturno mundo a fora. De acordo com um estudo realizado pela universidade americana de Princeton, nos Estados Unidos e disponibilizado no site da BBC, estima-se que nos países industrializados de 7% a 15% da força de trabalho esteja de alguma forma envolvida com trabalhos noturnos. O trabalho noturno só tornou-se possível a medida que houve a popularização da comercialização das lampadas elétricas. Os impactos desse progresso pode ser encontrado no sono, uma vez que o relógio biológico do corpo passa a realizar outra atividade no período que deveria ser de repouso.

Além disso, é certo que passar por cima do relógio biológico faz com que o indivíduo aumente o seu nível de estresse, consequentemente níveis continuados de estresse podem levar a doenças por exemplo, as cardiovasculares ou diabetes do tipo 2, sem contar que o estresse pode suprimir o sistema imunológico, podendo originar outras doenças. Privar-se do sono, portanto traz inúmeras consequências a longo prazo, mas também tem consequências mais rápidas, fica evidente sintomas como o cansaço, a dificuldade de assimilar informações corretamente e a perda de empatia.

Referências

Documentos relacionados

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal

Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo- argumentativo na modalidade

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em