• Nenhum resultado encontrado

Material de AULA AO VIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Material de AULA AO VIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REDAÇÃO NO ENEM

Afinal, o que houve com a galerinha que fez o ENEM 2014? Mais de 6 milhões de candidatos (mais precisamente 6.193.565) fizeram essa prova e 529.374 obtiveram nota zero na redação. Outro número assustador: apenas 250 obtiveram nota 1000. Mas, zerar uma redação do ENEM é uma situação muito difícil de ocorrer, basta ver as condições para uma nota tão extrema:

Tenho certeza de que você não ficou em nenhuma situação acima, mas ainda não sei como foi sua nota...observe o gráfico geral disponibilizado pelo INEP:

(2)

Quais as causas para números tão lamentáveis?

Tema “matando”: __________________________________________________________________________

Desconhecimento em relação ao assunto: ____________________________________________________

Assunto pouco discutido em 2014: ___________________________________________________________

A propósito deste último “motivo”, o ex Ministro da Educação, Cid Gomes, relacionou o resultado ao tema da avaliação — em 2013, os alunos tiveram de escrever sobre a Lei Seca, enquanto que em 2014 a dissertação foi sobre publicidade infantil. "A questão da Lei Seca foi muito debatida, a mídia focou muito nisso. Já não houve muita discussão sobre o tema de 2014. Não diria que foi mais difícil, pois isso é relativo. Mas é, sem dúvida, um tema que não teve o grau de discussão nacional que teve o de 2013", disse ele.

Vamos analisar o tema e perceber o real motivo:

(3)
(4)

Basta ler a introdução de alguns alunos e entender o porquê de tantos zeros, de tantas notas baixas.

Observe:

O que o candidato discutiu:

__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Veja outra introdução de aluno:

O que o candidato discutiu:

__________________________________________________________________________________________

(5)

Ou seja, estamos, finalmente, diante do maior motivo para os alunos terem obtido tantas notas baixas: ____________________________________________________________________________________

Meus amigos, a discussão não foi nada difícil, olhe na sua casa e você verá a quantidade de brinquedos que seu irmãozinho deve ter (e foi a propaganda que estimulou a isso). Caso você não tenha um “pivete” em casa, você deve ter parentes, e pergunte aos pais desses “pimpolhos” como a insistência é frequente para a compra das maravilhas apresentadas na televisão. Em suma, é preciso entender o que aconteceu ano passado a fim de não acontecer mais uma vez este ano, na edição do ENEM 2015.

Posso lhe dar um bizu, uma grande dica para que não ocorra mais esse problema, que gera 2 situações:

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

O bizu é:

__________________________________________________________________________________________

Quem lhe deu essa ajuda maior foi o próprio Guia do ENEM 2013 quando criou 5 competências que são o norte de sua prova. Vamos lembrar quais são elas:

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Qual delas é a melhor para que você não saia mais do foco do tema? Vamos lá, me diga!

__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

O bizu é:

__________________________________________________________________________________________

(6)

NA PRÁTICA

Observe os dois temas a seguir e aplique o bizu que passei. Cuidado, veja direitinho a fim de não confundir os temas que criei, ok?

Tema 1:

Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, UM PROBLEMA QUE SURGE EM CASA E QUE EXIGE SOLUÇÕES IMEDIATAS. Apresente proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Leia:

Hospitalizada há dez dias depois de ser atingida por uma violenta cotovelada, a auxiliar de produção Fernanda Regina Cezar Santiago, de 30 anos, dorme amarrada por causa das fortes dores de cabeça, segundo o advogado da família, Ademar Gomes. Fernanda está internada no Hospital Regional de Sorocaba em estado grave – com a pancada, ela sofreu traumatismo craniano e não tem previsão de alta.

A cena, flagrada por uma câmera de segurança, chocou a cidade de São Roque, a 70 quilômetros da capital paulista. O agressor, Anderson Tiago de Oliveira, de 34 anos, está preso. A Justiça decretou a prisão temporária do acusado por 30 dias na última sexta-feira. "Ele demonstrou

(7)

Oliveira foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado e está preso na cadeia pública de São Roque. A Polícia Civil irá ouvir pessoas que testemunharam a agressão, ocorrida na entrada de uma casa noturna.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mulher-que-levou-cotovelada-brutal-dorme-amarrada

Leia:

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

“Homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia”. Concordaram com esta afirmação, total ou parcialmente, 91% dos entrevistados em maio e junho de 2013 pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); ao mesmo tempo, 26% concordam que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Saiba mais: Pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres (Ipea, março- abril/2014)

Mapa da Violência 2012 Instituto Sangari (abril de 2012) De 1980 a 2010, foram assassinadas no país perto de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na última década. O número de mortes nesses 30 anos passou de 1.353 para 4.297, o que representa um aumento de 217,6% – mais que triplicando – nos quantitativos de mulheres vítimas de assassinato.

De 1996 a 2010 as taxas de assassinatos de mulheres permanecem estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Espírito Santo, com sua taxa de 9,4 homicídios em cada 100 mil mulheres, mais que duplica a média nacional e quase quadruplica a taxa do Piauí, estado

que apresenta o menor índice do país.

Entre os homens, só 14,7% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção eleva-se para 40%. Duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres; em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher.

http://www.compromissoeatitude.org.br/alguns-numeros-sobre-a-violencia-contra-as-mulheres-no-brasil/

Tema 2:

Com base na leitura dos textos do painel e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: FEMINICÍDIO: CRIME HEDIONDO NO PAÍS. Apresente proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

(8)

A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, em pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV, que sancionará nesta segunda-feira (9), em cerimônia especial no Palácio do Planalto, a lei que tipifica o feminicídio como crime no Brasil.

Assim, o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero será crime hediondo.

"Este odioso crime terá penas mais duras", frisou a presidente. "Esta medida faz parte da política de tolerância zero em relação à violência contra a mulher brasileira", completou. O respectivo projeto de lei foi aprovado na terça-feira (3) em votação na Câmara dos Deputados e entrará em vigor assim que a chefe de Estado o sancionar.

A nova lei modifica o Código Penal para introduzir um novo crime e reforma a chamada Lei Maria da Penha, destinada a combater a violência doméstica e de gênero que entrou em vigor em 2006.

A classificação do feminicídio como "crime hediondo" impede que os acusados sejam libertados após pagamento de fiança, estipula que a morte de mulheres por motivos de gênero seja um agravante do homicídio e aumenta as penas às quais podem ser condenados os responsáveis, que poderão variar de 12 a 30 anos.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/08/dilma-sanciona-nesta-segunda-feira-lei-que-tipifica-feminicidio.htm

TEMA 1

Discussão: _______________________________________________________________________________

TEMA 2

(9)

PARA QUEM QUER PRATICAR MAIS!

Conheça a Imaginie, parceira do Desenrolado

Cadastre-se e descubra mais sobre uma super ferramenta que vai te ajudar a conquistar seus 1.000 pontos na Redação do ENEM!

Lançamento do plataforma: 17 de abril www.imaginie.com

Referências

Documentos relacionados

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo- argumentativo na modalidade

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Inspiradoa pelo acima exposto, redija um texto dissertativo - de acordo com a norma padrão da língua portuguesa -, que discuta os desafios da educação brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal