• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Comunicação Audiovisual. Acreditação do Mestrado em Comunicação Audiovisual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Mestrado em Comunicação Audiovisual. Acreditação do Mestrado em Comunicação Audiovisual"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

Acreditação do Mestrado em Comunicação Audiovisual

Relatório de Follow-Up

dezembro de 2017

(2)

Processo n.º ACEF/1415/05512

Instituição de ensino superior: Politécnico do Porto (P. PORTO) Unidade orgânica: Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) Ciclo de estudos: Mestrado em Comunicação Audiovisual (MCA)

(3)

ÍNDICE

1.   Nota introdutória

2.   Coordenador do Curso de Mestrado de Comunicação Audiovisual da ESMAD 3.   Evolução do número de estudantes

4.   Espaços e recursos materiais

5.   Sistema interno de Garantia de Qualidade 6.   Requalificação do corpo não-docente 7.   Parcerias e Protocolos

8.   Investigação / Produção Científica 9.   Reforço e qualificação do corpo docente 10.   Fichas Curriculares dos Docentes 11.   Conclusão

(4)

1.   Nota introdutória

Este Relatório visa apresentar as medidas tomadas no sentido de cumprir as condições fixadas no ato de acreditação por um ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual do departamento de Artes da Imagem, na especialização em Produção e Realização Audiovisual e na especialização em Fotografia e Cinema Documental, por parte do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), expressas na sua decisão conforme consta no Relatório Final recebido a 9 de novembro de 2016.

Seguindo as recomendações da CAE, procedeu-se à implementação de alterações e melhorias no sentido de dar cumprimento às condições fixadas para a acreditação do Mestrado em Comunicação Audiovisual, nomeadamente a qualificação do seu corpo docente, a atualização das infraestruturas e equipamentos e o reforço das condições gerais de lecionação e investigação. Neste sentido, serão elencados os procedimentos implementados em resposta às observações do relatório final da CAE (ACEF/1415/05512).

2.   Coordenador do Curso de Mestrado de Comunicação Audiovisual da ESMAD

Nome: Maria João Dias Cortesão Paour Gordo Caldeira Categoria: Professora Adjunta

Maria João Cortesão nasceu em Coimbra, em 1970. Doutorada em Ciências da Informação.

Especialização em Comunicação Publicitária - “Análise e leitura de uma marca: O cruzamento de estratégias publicitárias e fílmicas como processo de criação do discurso publicitário nos spots de televisão da Optimus”, pela Universidade Fernando Pessoa (2014). É Licenciada em Engenharia Publicitária – “A produção dos spots de televisão segundo os seus autores”, pela Universidade Fernando Pessoa (2003) e Bacharel em Engenharia Publicitária, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa (1994). É professora adjunta no Departamento de Artes da Imagem na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P.PORTO), contratada a tempo integral em dedicação exclusiva. Leciona as unidades na licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual e Multimédia e no Mestrado de Comunicação Audiovisual, na especialização em Fotografia e Cinema Documental, e Dissertação/Projeto/Estágio no Mestrado em Comunicação Audiovisual na especialização em Produção e Realização Audiovisual, nomeadamente nas unidades curriculares de Projeto e Produção nas áreas de fotografia, vídeo e cinema.

É docente no Ensino Superior desde 2004. Trabalhou numa Produtora na Empresa, Douro Centro de Produções Artísticas, Lda (Produtora Audiovisual) de 1995 a 2003. Durante o período referido, teve o cargo

(5)

de Chefe de Produção e Diretora de Produção, na execução de Vídeos Institucionais, Spots de Publicidade e Programas de Televisão e Vídeo Clips.

3.   Evolução do número de estudantes

Quadro 1 – Evolução do número de estudantes inscritos no ciclo de estudos e as novas admissões nos três anos mais recentes.

Ano letivo Nº de candidatos ao curso (pré-

requisito) Nº de estudantes inscritos Novas Admissões

2015/2016 0

Especialização em Cinema e Fotografia Documental_9 Especialização em Produção e

Realização Audiovisual _8

0

2016 - 2017 32

Especialização em Cinema e Fotografia Documental_13 e Especialização em Produção e

Realização Audiovisual_ 12

25

2017 - 2018 0

Especialização em Cinema e Fotografia Documental_8 e Especialização em Produção e

Realização Audiovisual_ 10

0

4.   Espaços e recursos materiais

Tem sido um objetivo primordial da ESMAD melhorar as condições de trabalho da escola, o que irá certamente refletir-se no rendimento dos discentes, docentes e funcionários e na consequente melhoria da qualidade de ensino.

A ESMAD possui instalações e equipamentos modernos, tendo vindo a ser adquiridos novos equipamentos (ver lista de equipamentos), estando outros em fase de adjudicação até ao final de 2017. A atualização dos equipamentos disponíveis contribuirá para incrementar a qualidade, as possibilidades técnicas e criativas no âmbito da lecionação, projetos práticos e atividades de investigação.

Em 2018 será lançado o concurso internacional para a aquisição dos equipamentos do estúdio de televisão.

Atualmente decorre a adjudicação da segunda fase das obras no Campus da ESMAD em Vila do Conde, que irão iniciar-se em janeiro de 2018 e que englobam a construção de uma nave de extensão ao edifício do Auditório Luís Soares (Campus 2), a qual irá acolher um estúdio de televisão, uma blackbox e um estúdio de fotografia. Serão ainda construídas as salas de montagem e pós-produção de áudio e vídeo, o estúdio de som, o armazém para adereços, guarda-roupa e o material de apoio aos estúdios.

(6)

Estes espaços serão equipados com as mais recentes tecnologias de vídeo e áudio e tratamento de imagem, bem como de produção e pós-produção áudio e vídeo.

Presentemente, já estão instalados no Campus da ESMAD os novos laboratórios de fotografia (coletivos e individuais) para revelação de filmes.

A ESMAD conta atualmente com um conjunto de espaços que se repartem pelos blocos B, C e E, e ainda o Auditório Luís Soares com capacidade para 300 lugares sentados, numa área total de 620 metros quadrados.

O bloco B oferece um conjunto de salas de aula distribuídas pelos pisos que o compõem: piso 0, piso 1 e piso 2.

O piso 0 dispõe de 7 salas de aula com áreas de 73 e 98 metros quadrados, salas teóricas, salas de produção, salas de projeto, um laboratório de imagem digital, um laboratório multimédia com chroma key, uma sala de apoio a projetos e dois laboratórios de fotografia com 75 metros quadrados cada. A área total do piso 0 é de 791 metros quadrados. Todas as salas estão equipadas com rede wi-fi e aquecimento, computadores, projetor de vídeo e black out.

O piso 1 dispõe de nove salas de informática equipadas com rede de fibra ótica e com computadores desktop e workstations adequadas às necessidades dos cursos ministrados na ESMAD. As salas de aula possuem áreas de 73 e 98 metros quadrados e capacidade para 20 e 40 lugares. Este piso possui também um anfiteatro com 105 metros quadrados e capacidade para 100 lugares, equipado com sistema de projeção Full HD 4K e um sistema de som 7.1. A área total do piso 1 é de 910 metros quadrados. Todas as salas estão equipadas com rede wi-fi e aquecimento, computador e projetor de vídeo.

O piso 2 possui um total de 7 salas de aulas de projeto com a configuração do tipo atelier, uma sala de impressão 2D e 3D, uma sala de desenho, uma sala de produção gráfica equipada com material de serigrafia, prensa de gravura, prelo para impressão de tipos e mesa de luz. De igual modo o piso 2 possui uma sala de trabalho/convívio para alunos e um anfiteatro com capacidade para 100 lugares, equipado com sistema de projeção full HD 4K e um sistema de som 7.1. A área total do piso 2 é de 910 metros quadrados. Todas as salas estão equipadas com rede wi-fi e aquecimento, computador e projetor de vídeo.

No piso 1 situa-se a oficina de Design com uma área de 350 metros quadrados que se encontra na sua fase de conclusão. Posteriormente será equipada com maquinaria para trabalhar madeira, metais, polímeros e cerâmica. Terá uma estufa de pintura, uma sala de maquetagem e irá dispor de um técnico para dar apoio a projetos desenvolvidos pelos estudantes dos diversos cursos. Este espaço também será útil no âmbito dos projetos do mestrado em Comunicação Audiovisual, permitindo a conceção de cenários e adereços para projetos cinematográficos e fotográficos.

As salas de montagem e pós-produção de imagem e som e o estúdio de som vieram adjuvar o processo de trabalho de edição dos projetos.

(7)

A ESMAD dispõe ainda de 27 gabinetes para docentes com áreas de 12 e 25 metros quadrados, localizados no piso 0 e no Piso 2 do bloco C, um gabinete do Presidente do Conselho Pedagógico, uma sala de reuniões, um gabinete destinado a acolher bolseiros e o gabinete das relações internacionais, de apoio às empresas e investigação numa área total de 510 metros quadrados.

Os gabinetes da Direção da ESMAD situam-se no piso 1 do bloco E, sendo compostos pelo gabinete da presidência, gabinete de secretariado de apoio à presidência, o gabinete da Vice-presidência, o gabinete do Presidente do Conselho Científico e ainda uma sala de reuniões.

A Galeria da ESMAD irá ficar concluída no decorrer do próximo ano e será um espaço inovador de criação, discussão e divulgação de arte contemporânea. Mais do que um espaço expositivo, a galeria irá posicionar-se como lugar de pesquisa, de aprofundamento concetual e de trocas nas mais variadas expressões artísticas, procurando sempre apoiar iniciativas inovadoras e talentos artísticos emergentes, mas também representar conceituados e promissores artistas nacionais e internacionais.

A programação da galeria da ESMAD será organizada visando a liberdade para toda ação artística e seu diálogo crítico, auxiliando o desenvolvimento concetual e o aprofundamento intelectual dos artistas que nela irão expor as suas obras e produções em cada exposição.

A galeria ficará localizada no piso 0 do bloco D, com uma área expositiva de 170 metros quadrados.

No piso 0 do Bloco E situam-se os gabinetes dos serviços partilhados do campus 2, nomeadamente o Gabinete de Aprovisionamento (GAP), os Serviços de Economato e Finanças (SEF), o Gabinete de Imagem, o Gabinete de Recursos Humanos, o gabinete do segurança, os Serviços Académicos, os Serviços de Informática e a secretaria, bem como o Gabinete de Relações Internacionais (GRI).

No piso 2 do bloco E localiza-se a Biblioteca, com uma área total de 435 metros quadrados, a qual dispõe de um acervo bibliográfico de apoio aos cursos ministrados na ESMAD.

No piso 2 do bloco F fica localizada a associação de Estudantes da ESMAD e, no piso 1, localiza-se o bar/cafetaria com uma área de 266 metros quadrados. No piso 0 do mesmo bloco localiza-se a cantina do Campus 2, com uma área total de 316 metros quadrados.

A ESMAD também reforçou a colaboração com a Porto Design Factory (PDF), permitindo uma abordagem mais experimental na ampliação da rede de contactos e colaborações a nível nacional e internacional. A Porto Design Factory é uma plataforma experimental de cocriação, codesenvolvimento e aceleração de ideias inovadoras, tendo como projeto educativo a orientação para o trabalho interdisciplinar, para a investigação aplicada e para a colaboração industrial. É também o catalisador de uma cultura de educação experimental baseada no “problem-based learning”. A PDF está a trabalhar em estreita relação com a ESMAD através de projetos de aprendizagem interdisciplinar e cocriação nacional (outras Unidades Orgânicas do IPP) e internacional (a Aalto University, a Universidade de Nottingham, etc.). Sendo localizada no Porto, a Porto Design Factory permitirá também, através da disponibilização do seu espaço, que a ESMAD possa manter uma presença constante nesta zona central da cidade do Porto.

(8)

Em suma, este investimento realizado na ESMAD irá possibilitar que alunos e docentes possam desenvolver um ambiente de ensino e aprendizagem mais adequado às suas necessidades.  

Listagem de Equipamentos Adquiridos em 2017 Recursos Materiais

Tipo de equipamento Quantidade

Vídeo

Câmara de vídeo camcorder S35mm 4K com objectiva Marca: SONY Modelo: PXW- FS7K

1

Sistema integrado de produção vídeo Tricaster TCXD8000 / Tricaster 8000 Control

1

Câmaras robotizadas Panasonic AW-HE130KE 3

Câmara Panasonic AJ-PX380G 1

Objetiva Fujinon XT17 x4.5BRM-K14 1

Câmara Panasonic AG-DVX200 1

Adobe Creative Cloud Education 2017 1

Baterias digitais Anton Bauer Digital 190 Gold Mount 4 Cartão de memória XQD-G Series de 128GB Marca: Sony QDG128E 1 Cartão de memória XQD-G Series64 de GB Marca: Sony QDG64E 1

Baterias V-Mount Marca: IDX Modelo: DUO-C190 2

Carregador V-Mount Duplo Marca: IDX Modelo: VL-2X 1

Suporte de ombro e sistema de rods CHROSZIEL 401-FS7 + 401-FS7-5R-01 1 Conjunto de 6 objectivas de cinema Sony Prime SCL-PK6/M

Com as distâncias focais correspondentes de 20, 25, 35, 50, 85 e 135mm

1

Projetor vídeo Nec PA803UL (Tecnologia Laser), com objetivas opcionais NP40ZL, NP41ZL, NP43ZL

1

Projetor vídeo Nec P502HL-2 (Tecnologia Laser 5000 ansi) 1920x1080 2

Projeto vídeo Nec M403H 6

Áudio

Mesa de mistura áudio digital Behringer X32 Compact S16 1 Gravadores de áudio portátil:

TASCAM DR-60DMKII

ROLAND R-44E de quatro canais Zoom F8

8

(9)

Microfones condensador Marca: SHURE Modelo: KSM9 HS 2

Microfones condensador Marca: SHURE KSM9 CG 2

Kit sem fios com microfone headset SHURE BLX14/P31 Q25 2 Kit sem fios com microfone de lapela SHURE BLX14/CVL Q25 3 Rails estéreo para microfones Marca: K&M (König & Meyer) 4 Tripés de microfone K&M (König & Meyer) 27105 6 Tripés de microfone standard K&M (König & Meyer) 210/8 6 Tripés de microfone standard K&M (König & Meyer) 25950 4 Microfone shotgun para som ambiente Sony Modelo: ECM-VG1 1 Informática

3 computadores Mac Pro, processador 8-core Xeon E5 3.0 GHZ, com 16 GB/256GB/Dual FirePro D 700 6GB, 512 GB de armazenamento flash PCIe

3

38 computadores i-Mac 21.5 polegadas, processador i5 2.8 GHZ/8GB/ disco de 1 TB, placa gráfica Iris Pro Graphics, 16 GB de LPDDR3 a 1867 MHZ

38

58 workstation Fujitsu m740 power xeon es-1620v4 58

58 monitor Samsung led 24" f350 fhd 58

Computadores portáteis Macbook Pro com ecrã Retina de 15 polegadas com processador Intel Core i7 Quad-core a 2,2 GHz, Turbo Boost até 3,7 GHz

2

Computadores desktop i-Mac 27 polegadas, 5K ecrã retina com processador core i5 3.2 GHZ/8GB/ disco de 1 TB, placa gráfica AMD Radeon R9 M380 w/2/GB, 16 GB de LPDDR3 a 1867 MHZ.

4

Computador portátil Microsoft Surface Pro 4 com 128 GB / Intel Core m3 + 4 GB de RAM com Capa Teclado + Caneta.

1

Monitor Benk SW2700PT de 27” con Resolução 2560x1440 QHD 1

Tablet LENOVO TAB3-X70F 5

Tablet APPLE IPAD PRO 32GB 5

Computador portátil LENOVO THINKPAD E560 6

Raspberry Pi 3 Case / Raspberry Pi3 - B-1GB-Quadcore 1.26 Ghz, BCM2837 / Raspberry (STONTRONICS) T5582DV power supply 5 V 2A Micro USB.

7

Fotografia

Câmara fotográfica Phase One XF IQ3 100MP 1

Câmara fotográfica Canon EOS 80D Body 4

Câmaras fotográfica Nikon D7200 Body 3

Câmara fotográfica Sony Alpha 7R II - Body 1

(10)

D1 Studio Kit 500/500/1000 Air 1

Canon Flash Speedlite 600EX II-RT 1

Nikon Flash Speedlite SB-5000 1

Profoto Zoom Reflector 1

Magnum Reflector 50 Degree 337 mm 1

Tele- Zoom Reflector 337 mm 1

Schneider Kreuznach 55mm LS f/2.8 1

Schneider Kreuz 120mm LS f/4 Macro LS 1

Canon EF 50mm F/1.8 STM (3) 1

Canon EF 24-70mm f/4 L IS USM 1

Canon EF 85mm f1.8 USM 1

Nikon AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED 1

Nikon AF-S 50mm f/1.8 G (2) 1

Nikon AF-S 24-120mm/4 G ED 1

Nikon AF-S DX NIKKOR 16-80mm f/2.8-4E 1

Iluminação

Conjunto de interface de iluminação ENTTEC DMX USB PRO 1 Kit de iluminação de estúdio com duas cabeças de 500 W + 1 cabeça de 1000 W + 1 grelha (colmeia)

1

Kit de iluminação portátil wireless com duas cabeças de 500 W e sistemas de baterias integrado

1

Listagem do equipamento em processo de adjudicação de compra em 2017 Recursos Materiais

Tipo de equipamento Quantidade

Vídeo

Gravador e portátil de vídeo Blackmagic Video Assist 4K e Atomos Shogun Inferno. 5 Monitor 7" Mara JR7 HDMI LCD 50" Value Large Format Display FHD 2 Monitor Mara JR7 HDI-SDI MONITOR SmartView 4K Display de 15.6" TFT, com resolução de 3840x2160 pixels

2

Monitor profissional JVC 24" Full HD/2K Display de 24" 2K, com Monitor de Forma de Onda, Vectoroscópio, Histograma, Zebra e Peaking integrados

1

Monitor Multisync C501 LCD 50" 4

(11)

Monitor de produção para correcção de cor Panasonic BT-4LH310E. 1

Fotómetro Sekonic L-308s Flashmate 1

Fotómetro / Exposímetro Sekonic L-308DC DigiCineMate 1

Espectrómetro C-700 SpectroMaster Sekonic 1

Wireless Follow Focus A1,31 Tilta WLC-T03. 1

Objetiva zoom Sony E-mount f:4 Sony SELP28135G.SYX 28mm-135mm . 1 Câmara Sony a7S II - Corpo com sensor CMOS full-frame com aproximadamente 12,2 MP efetivos, gravação de filmes 4K e gravação RAW a 14-bit uncompressed.

1

Câmara de vídeo GoPro Hero5 Black . 1

Câmara de vídeo Sony PXW-FS5K/RAW 4K Super35 E-mount camcorder with lens + RAW upgrade .

3

Manfrotto Monopé video XPRO +. Inclui cabeça MVH500AH. Base fluida 2 Cabeça de video FSB 10 Cabeça de tripé vídeo, adaptável a tripé com taça de 100 mm com capacidade de carga até 12Kg.

2

Cabeça 3 way Manfrotto 229 com sapata rápida 030-14. Cabeça de tripé, com sapata hexagonal e três níveis de bolha controláveis por punho.

2

Controlador para software DaVinci Resolve Mini Panel com dois monitores DE 5’’

integrados

1

Áudio

Microfone Stereo Oktava MK012. 4

Microfone Shotgun Shoeps w/ Rycote Windshild. 4

Kit Microfone Oktava Ambisonic A-format 1

Microfone Condensador de Membrana Larga Lewitt. 1

Kit Microfone s/ Fios Sony UWP-D16//K34 4

Microfone Dinâmico Shure SM57LC 4 4

Microfone Dinâmico Shure SM58LC 4 4

Microfone Condensador Blue Yeti Pro Studio 2

Kit Microfone p/ Bateria AKG 1 1

Microfone para DSLR Rode VideoMic Pro. 4

Perche em Carbono K&M 2

Interface Áudio Focusrite Scarlett 1820. 8

Placa de Aquisição de Áudio Personus 4

Placa de Som Focusrite Scarlett 6i6 2nd Gen 5

Interface Áudio por Thunderbolt 2

(12)

DI Box Klark Teknik 4

DI Box Palmer Pan 16 2

Mesa de Mistura Personus StudioLive AR8 USB 3

Mesa de Mistura Personus StudioLive AR16 USB. 2

Mesa de Mistura Studiomaster Digilive 16. 2

K000036 Kit Intercom

Matrix de intercom de 36 portos.

2x Paineis de intercom 16 botões 1x Base Station.

1x Remote Base Station.

7x Belt Pack.

8x Headset Single.

2x Earset.

1x Belt Pack Battery Charger 1x Remote Base Station 7x Belt Pack

8x Headset Single 2x Earset

1x Belt Pack Battery Charger

1

Altifalantes Full-Range Genelec 8040BP 7

Altifalante Baixas Frequências Genelec 1

Controlador Behringer X-Touch 1

Iluminação

Kit de Iluminação Portátil - Kit com 3 Iluminadores 3200oK com 500 leds. 1 Kit de Iluminação Portátil LED - Kit com 3 Iluminadores 5600oK com 500 leds 1 Kit de Iluminação Portátil LED BiColor – Foldable, Kit com 3 Iluminadores BiColor (3200oK~5600oK) com 1000 leds

2

Kit de Iluminação Portátil LED - Kit com 4 Iluminadores 3200oK, com 2x1000 leds, 1x500 leds, 1x 160 leds

2

Kit de Iluminação Portátil, Kit com 4 Iluminadores 5600oK, com 2x1000 leds 3 Kit de Iluminação Portátil FRESNEL - Kit com 3 Iluminadores LED 5600oK fresnel, 1x LED1000, 2x LED500.

2

Kit de Iluminação Contínua LED - Kit de iluminação portátil composto por 3 projetores LED com um mínimo de 90w, dimáveis.

3

(13)

Projetores de Iluminação Fresnel "Projetores Fresnel (luz dura) 8

Acessório Favo de Mel 60º 2

Acessório Favo de Mel 30º 2

Projetores de Iluminação Luz Difusa"Projetores de luz difusa || tecnologia LED 6 Projetor robotizado LED Projetor robotizado com 100W, 39000LUX's a 1metro, I/O DMX 3 pinos, ângulo do beam de 17°, gobos robotizados e estáticos, foco motorizado, roda de cores com 7 cores dicróicas.

2

Dimmers para luz "Dimmers para ligação de 12 canais de luz de 10A cada.

Equivalente a ETC SmartPack Portable Packs"

2

Orgão de Luz "Controlador de luz com 40 canais, protocolo DMX 512, com porta USB, gravação de cenas (""cue's"").

Equivalente a ETC CS20 20-Fader ColorSource Lighting Console (40- Channel/Device)"

1

Splitter DMX Montagem em Truss 6-way DMX512A 2

5.   Sistema interno de Garantia de Qualidade

Enquanto unidade orgânica do IPP, a ESMAD está integrada no SIGaQ.IPP (Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico do Porto), que se articula com os Sistemas da Qualidade das diferentes unidades orgânicas e serviços, cobrindo todas as dimensões da missão institucional e incluindo, de forma sistemática, todas as atividades desenvolvidas pelo IPP.

No âmbito da missão da ESMAD, os seus procedimentos nas mais diversas vertentes (ensino, investigação, serviços, relações externas) enquadra-se nos princípios orientadores descritos no Manual da Qualidade do IPP, designadamente o seu ponto 5 – Metodologias de Monitorização e Avaliação para a Melhoria Contínua.

Neste contexto, o Manual da Qualidade do P.PORTO define um conjunto de procedimentos e metodologias de monitorização e avaliação para a melhoria contínua que são adotadas e implementadas pela ESMAD, onde se incluem:

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade de ensino;

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade na investigação;

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade nas relações com o exterior;

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade dos serviços;

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade dos recursos humanos e materiais;

(14)

- Procedimentos para a garantia e melhoria da qualidade da internacionalização.

A ESMAD tem vindo a contribuir de forma ativa para o funcionamento do Sistema de Qualidade, na medida em que a própria estrutura adotada pelo SIGaQ.IPP, definida no Manual da Qualidade do P.PORTO no seu ponto 4.2, prevê a inclusão nesta comissão de um representante de cada uma das unidades orgânicas, designado pelo Presidente da unidade. Neste contexto, o modelo de funcionamento desta comissão é participativo, sendo a ESMAD parte integrante nas tomadas de decisão e na implementação dos respetivos procedimentos.

Por outro lado, os estatutos da ESMAD preveem a existência de um Gabinete para a Qualidade e Avaliação Institucional, como meio de promoção, implementação e garantia da qualidade da ESMAD, exercendo as suas funções em articulação com os demais órgãos da ESMAD. A esta entidade compete:

a) Elaborar e aprovar o seu regulamento;

b) Aprovar a estratégia, a política e os procedimentos de melhoria contínua da qualidade, a homologar pelo Presidente da ESMAD depois de ouvidos os demais órgãos da ESMAD e a Associação de Estudantes;

c) Assegurar processos de autoavaliação amplamente participados nos termos da lei;

d) Acompanhar todos os processos de melhoria da qualidade;

e) Analisar os relatórios de autoavaliação e de avaliação externa;

f) Propor medidas que visem a melhoria da qualidade da ESMAD, das formações ministradas e da investigação realizada;

g) Exercer o direito de contraditório aos relatórios de avaliação externa da ESMAD e dos seus cursos;

h) Colaborar em todos os processos de Avaliação, Acreditação e Certificação da ESMAD e dos seus cursos.

A inclusão, nos estatutos, de um Gabinete para a Qualidade e Avaliação Institucional, vem demonstrar o grau de comprometimento da ESMAD com a qualidade e com a garantia da qualidade, como base para o desenvolvimento da sua missão, orientada para um ensino de excelência, investigação e inovação.

6.   Requalificação do corpo não-docente

A ESMAD tem reforçado o pessoal não docente, nomeadamente a equipa que integra o Centro de Produção e Recursos (CPR) e o Gabinete de Imagem e Comunicação.

O CPR coordena e agrega as capacidades tecnológicas da ESMAD, apoiando tecnicamente as atividades académicas e científicas dentro das áreas de especialidade desta Unidade Orgânica, tanto em termos de implementação profissional como na investigação.

O CPR presta também serviços diversos no âmbito das suas áreas de formação a outros Unidades Orgânicas do Politécnico do Porto e a entidades externas. Assegura a gestão dos arquivos, das instalações e

(15)

equipamentos, e propõe a aquisição de equipamentos de acordo com as necessidades da sua atividade.

Assegura as condições necessárias para garantir a oferta de estágios e ações de formação de caráter profissional, nomeadamente no âmbito da promoção da integração no mercado de trabalho dos graduados pela ESMAD.

Atualmente o CPR incorpora na sua estrutura  três técnicos superiores:

Fernando Teixeira

– Técnico Superior / nível de qualificação 6, conforme Diário da República, 1.a série — Nº 141 — 23 de Julho de 2009

– Bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual - Julho 1996;

– Licenciatura em comunicação social ESE Coimbra - Julho 2006 (em fase de resolução por divergência administrativa);

– Docente ESE Coimbra - Maio de 1998 a Julho de 2000;

– Carteira profissional internacional de Técnico Superior de Som, emitida pela ATSP e pela AES (Audio Engineering Society) - Maio 2005;

– Membro honorário da AES – 2005;

– Sócio fundador da Associação dos Técnicos de Som Profissional - 2003 – Diretor Técnico da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

Elisabete Maria Ferreira Tomé

– Bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual – Junho 1999

– Técnico Superior / nível de qualificação 6, conforme Diário da República, 1.a série — Nº 141 — 23 de Julho de 2009

– Técnico Superior – Escola Superior de Média Artes e Design (2016/presente)

– Técnico Superior Departamento de Artes da Imagem – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Março 2016/31 de Agosto de 2016)

– Técnico Superior Laboratórios multimédia – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Setembro 2015/ Março 2016/)

– Encarregado de Trabalhos do Curso de tecnologia da Comunicação Audiovisual – Escola Superior de estudos Industriais e de Gestão (Setembro 2005/Janeiro 2009)

João Paulo Gomes

– Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual – 2004 – Bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual – 2002

– Técnico Superior em Audiovisuais - Escola Superior de Média Artes e Design (2016/presente)

(16)

– Técnico Superior em Audiovisuais - Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (2007/2016) – Repórter de Imagem e Editor – SIC Televisão S.A. (2007/presente)

– Editor de Imagem– Super Sport Chanel (Junho 2014/Julho 2014)

Atualmente no CPR trabalha igualmente um estagiário com licenciatura na área do Audiovisual (diplomado da ESMAD), além de avenças com dois diplomados da licenciatura de Tecnologia da Comunicação Audiovisual. A equipa que integra o CPR tem sido vital para o acompanhamento dos projetos desenvolvidos no Mestrado em Comunicação Audiovisual.

O Campus 2 dispõe de uma estrutura denominada por Serviços Partilhados. Esta estrutura encontra-se integrada nos Serviços da Presidência do P. Porto e tem como missão prestar apoio administrativo e funcional à Escola de Media Artes e Design (ESMAD) e à Escola Superior de Hotelaria e Turismo (EHST), ambas sediadas no referido Campus 2 (Vila do Conde/Póvoa de Varzim).

A ESMAD dispõe ainda de serviços e gabinetes de apoio indispensáveis ao exercício da sua missão e dos seus objetivos, sendo a respetiva organização e funcionamento fixados em regulamento interno. Os serviços e gabinetes de apoio da ESMAD cobrem as áreas de estudos e de gestão da Unidade Orgânica, suportando as atividades de ensino, de investigação e de prestação de serviços. A organização dos serviços garante o apoio ao funcionamento de todos os órgãos da ESMAD.

7.   Parcerias e Protocolos

A ESMAD tem realizado um esforço para estabelecer parcerias e protocolos diversificados, no intuito de alargar a sua rede de contactos, bem como potenciar a incrementação de projetos e apoios a diversos níveis, de modo transversal a todos os cursos da escola.

Alguns exemplos:

Academia Inês Pereira, sediada no Porto Academia Portuguesa de Cinema Agência da Curta-Metragem

Agente a Norte - Agência de atores e produtora sediada no Porto ADDICT: Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual   Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

BEAST - International Film Festival Câmara Municipal de Boticas

(17)

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal da Póvoa do Varzim Câmara Municipal de Vila de Conde

CCRE - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Centro FLORENT

Centro Internacional das Artes José de Guimarães Centro Português de Fotografia

Cinanima: Festival Internacional de Cinema de Animação Curtas/Festival Internacional de Vila do Conde

DocLisboa: Documentary Film Festival DWIT - Well Design e Comunicação Encontros da Imagem de Braga

Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA Fábrica de Santo Thyrso

Family film project - Festival internacional de cinema de arquivo, memória e etnografia.

Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto Fest - New Directors / New Films Festival

Festival de Cinema de Avanca

FILMES O HOMEM – Festival Internacional de Documentário de Melgaço Queer Lisboa & Queer Porto – Festivais Internacionais de Cinema Queer Fundação Casa da Música

Fundação Serralves GAMUT

Global Media

Instituto do Cinema e do Audiovisual Lafontana Produções Artísticas

MIFEC – Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema MOSTRARTE – Mostra Académica de Artes e Imagem OSTV

Outono Fotográfico Porto Canal

Porto/Post/Doc: Film & Media Festival Público/P3

QA Publicidade Rio Ave Futebol Clube

(18)

RTP: Rádio e Televisão de Portugal Teatro Municipal do Porto

Teatro Nacional São João

Em 2018 irá dar-se início ao processo de candidatura da ESMAD a organismos internacionais de referência nas áreas da sua formação, começando pela candidatura ao CILECT – Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision (www.cilect.org), integrando o Groupement Européen des Ecoles de Cinéma et de Télévision (GEECT).

Tem havido igualmente um esforço concertado com toda a comunidade da ESMAD para um maior envolvimento com instituições e escolas estrangeiras, com o intuito de encontrar parceiros dedicados à mobilidade de docentes e estudantes. Alguns exemplos: Tallinn University of Technology, Nuova Accademia di Belle Arti Milano (NABA), Universidade Autonoma de Barcelona, University of Derby, University of South Wales, Scad – França, Universitat Valencia, Universidade de Roma, Lodz university of technology e University of Silesia in Katowice.

Este ano foi também dedicado a encontrar parceiros internacionais, tendo-se realizado algumas visitas preparatórias, particularmente nas áreas do design, da fotografia e do cinema e tecnologias web. Este levantamento e estabelecimento de contactos próximos com diversas entidades foi pertinente para percecionar as linhas de investigação existentes em cursos similares, assim como entender quais os formatos e tipos de projetos levados a cabo em mestrados com um perfil análogo.

Neste sentido, o plano de desenvolvimento estratégico da ESMAD assume a internacionalização como um estímulo e um desafio no que diz respeito à qualificação do ensino e à renovação de práticas pedagógicas, entre outros. A mobilidade de estudantes e docentes contribui para potenciar a excelência da investigação, bem como assimilar o que de novo se faz fora de portas, reforçando também a internacionalização académica e cultural de docentes e estudantes.

No que diz respeito à internacionalização, o mestrado tem tido alguns dos seus estudantes a estagiar em universidades estrangeiras (Grupo de Estudo em Documentário do Curso de Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Produtora de Cinema Verket Produktion (Suécia), no âmbito do seu estágio profissional de conclusão do curso.

No âmbito dos protocolos nacionais, houve um interesse notório da parte dos estudantes em concluir o curso mediante a realização de estágios profissionais em entidades e universidades nacionais.

Alguns exemplos: Bando à parte (cinema); Agente a Norte (cinema e publicidade); Lovers&Lollypops (espetáculos Audiovisuais), Krypton (publicidade); Porto Canal (canal de televisão); Sic Radical (Televisão);

Farol de ideias (televisão); Scopio Editions - grupo de investigação CCRE no CEAU, centro de I&D da FAUP (fotografia), entre outros.

O número de parcerias e protocolos realizados demonstram a ampla rede de contactos de que a escola

(19)

atualmente dispõe. Este esforço tem resultado numa série de oportunidades para os diversos cursos da ESMAD, particularmente para o mestrado.

Tem também havido um crescimento relevante de protocolos com festivais, por exemplo. Neste ano letivo, os mestrandos tiveram a possibilidade de acompanhar os realizadores convidados no festival Porto/Post/Doc: Film & Media Festival (através de entrevistas), além de usufruírem das temáticas debatidas nos fóruns criados ao longo do festival (Fórum do Real) e relacionados com ambas as especializações.

A troca de impressões e a partilha de experiências com os profissionais da área da imagem contribuiu para o conhecimento aprofundado dos processos criativos e metodologias nas diferentes obras apresentadas. Esta interação é profícua para a aprendizagem e perceção do desenvolvimento de projetos cinematográficos, além de proporcionar um contacto próximo entre a academia e o meio profissional.

Na sequência do protocolo estabelecido há vários anos com o Festival Internacional de Cinema de Curtas Metragens de Vila do Conde, demos continuidade ao projeto iniciado em 2016, intitulado “O DIA MAIS CURTO”, integrado na grande festa da curta metragem (dezembro 2017) (www.odiamaiscurto.curtas.pt).

Nos dois festivas referidos, a ESMAD e os mestrandos têm tido oportunidade de mostrar os seus projetos numa sessão de cinema dedicada aos filmes produzidos no âmbito do curso. Este tipo de iniciativa proporciona visibilidade à criação artística dos mestrandos junto de um público especializado.

Desde o ano de 2015 até ao presente, a escola continua a estabelecer um contacto estreito com o festival “A Festa do Cinema Francês”. Nesta parceria, os mestrandos têm tido acesso às masterclasses no âmbito do ciclo de cinema independente “Ciclo ACID”, proporcionando um contacto próximo com os realizadores e com o elenco dos filmes exibidos.

A relação do curso com o meio envolvente e a recente localização da ESMAD refletiu-se na residência artística realizada na Póvoa de Varzim (16/17). Dos projetos fotográficos e fílmicos resultou a exposição de ambas as especializações “PÓVOA DE VARZIM - FRAMES DA CIDADE E OUTRAS ESTÓRIAS INVISIVEIS”.

Os projetos e as temáticas abordadas neste contexto foram bastante pertinentes na criação de laços junto do meio envolvente, nomeadamente pelo modo como a comunidade participou nos diferentes trabalhos.

A título de exemplo, os documentários “A Ver–o–Mar” e “Bom Caminho” ou os projetos de fotografia “Oficinas de S. Pedro” e “Tricanas” contaram com a colaboração dos residentes da Póvoa e das freguesias do concelho.

A nível local, estabeleceram-se parcerias com diversas entidades culturais que apoiaram a exibição e exposição dos projetos da residência (Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Filantrópica e Cine Teatro Garrett). Para além da exibição dos projetos no município, demos continuidade à visibilidade destes trabalhos no Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia - Imagens do Real Imaginado (IRI), e no Porto/Post/Doc: Film &

Media Festival.

(20)

8.   Investigação / Produção Científica

Desde a sua constituição, a Unidade de Investigação de Media Artes e Design (uniMAD) apoia e promove estratégias e atitudes conducentes à construção, desenvolvimento e consolidação de uma prática investigativa rigorosa e interdisciplinar. Dada a especificidade das suas áreas de conhecimento (fotografia, cinema, design, informática, media digitais e tecnologias Web), acolhe e incentiva projetos de Investigação, transferência de conhecimento e produção científica, criativa e tecnológica.

Ao longo dos últimos meses desencadeou candidaturas a vários programas de financiamento (nomeadamente, Portugal 2020 e Europa Criativa), tendo como entidade líder a ESMAD, e colaborou como entidade parceira em candidaturas nacionais (como a FAUP, a Universidade Nova de Lisboa, entre outras) e internacionais (como a Universidade de Vigo ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de S.

Luís do Maranhão, Brasil), sobre as quais aguarda resposta.

Com o intuito de promover uma articulação eficaz entre as autarquias locais, o tecido social e a Academia, a uniMAD incentiva, na estrutura das suas candidaturas, a construção de um conhecimento que valorize padrões da cultura e das tradições locais e que permita a investigação interdisciplinar nas áreas de especialização dos seus membros, disponibilizando produtos tecnológicos e criativos e a construção de conhecimento sobre diferentes áreas capaz de beneficiar o património cultural da região e do país.

Atenta à necessidade de circulação do saber e à internacionalização da investigação, a uniMAD tem respondido positivamente à maioria de pedidos de parceria por parte de outras unidades, promovendo a construção e articulação de equipas de investigação, pretendendo que estas sejam progressivamente mais intervenientes, autónomas e produtivas.

Quadro 2 - uniMAD - Projetos de Investigação, Criatividade e Transferência de Conhecimento da/com a ESMAD

Projeto e Âmbito Título Situação

ESMAD Investigadores Responsáveis do projeto

Departamentos

ESMAD Candidatura de

Financiamento Fase da

Candidatura Outras Instituições envolvidas FCG- Programa

Partis (Investigação e produção Criativa) Nacional

ContraTempo Parceira Olívia Silva

(ESMAD) Artes da Imagem

(Fotografia) FCG- Fundação Calouste Gulbenkian uniMAD - Bolseira de Investigação

Projeto

Concluído ANARP e CPF ESMAE Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

FCT- Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico Nacional

Map City Putting Cities on the Map: Technologies for the Knowledge and Exploitation of Cultural Heritage

Líder Mário Pinto e Ricardo Queirós (ESMAD)

Informática Artes da Imagem Multimédia

Portugal 2020

FCT 2017 Candidatura em

Curso INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, tecnologia e Ciência ESHT- Escola Superior de Hotelaria e Turismo

(21)

Projeto de criatividade e transferência de conhecimento

Parallel European Photo based Platform

Parceira Maria Salgado Artes da Imagem

(Fotografia) Europa Criativa

2020 Candidatura em

Curso Universidade Nova de Lisboa IPP Leiria ProcurArte FCG- Projeto de

Investigação em Cultura Portuguesa (Investigação e produção Criativa) Nacional

Cantores de Ópera Portugueses:

imagem, identidade e autorretrato

Líder Olívia Silva

(ESMAD) Artes da Imagem (Fotografia e Semiótica)

FCG- Fundação Calouste Gulbenkian

Candidatura não aprovada Julho 2017

CPO- Círculo Portuense de Ópera ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo DGARTES

Direção Geral das Artes

Candidatura em Curso

FCT- Modules for master degrees in art and science Nacional

VSC- E Learning Parceira Pedro Leão Neto

(FAUP) Artes da Imagem (Fotografia e Semiótica)

FCT – Connect

2017 Candidatura em

Curso FAUP-

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Pesquisa e

Desenvolvimento Científico e Tecnológico Internacional

Nave Nuvem Parceira Marcus Ramusyo de Almeida Brasil NUPPI – Núcleo de Pesquisa e Produção da Imagem S. L. de Maranhão Brasil

Artes da Imagem (Fotografia e Semiótica)

Fapema – Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação- Governo do Maranhão, Brasil Apoio à cooperação internacional   Editalnº036/2017 – cooperação internacional  

Candidatura em Curso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Centro Histórico – IFMA/CCH

Projeto Criativo Creative Europe 2014-2020 Internacional

Culture, Design and Fashion

Líder ou Parceira

Design Artes da Imagem (Fotografia e Semiótica)

EACEA 32/2017:

Support for European cooperation projects 2018  

Candidatura em preparação

PDF /IPP Universidade de Vigo

Universidade de Bologna, Itália Fashion Apparel Fashion Cluster Servia FACTS Projeto de

Investigação (Investigação e produção Criativa) Internacional

A Instalação de obras no Espaço Expositivo

Líder João Leal

(ESMAD) Artes da Imagem (Fotografia) Design

uniMAD/ESMAD Candidatura Aprovada Projeto em curso

Arquipélago, Centro de Arte

Contemporânea dos Açores

University of South Wales

European Center for Documentary Research Projeto de

Investigação (Investigação e produção Criativa) Local

Rotas e Apetências Culturais do Público ESMAD

Líder Ana Rita Coelho/

Marta Fernandes (ESMAD)

Design uniMAD/ESMAD-

Bolseira de Investigação

Candidatura Aprovada Projeto em curso

Projeto de Investigação e aplicação educativa Internacional

Atlas do Design   Líder Abel Tavares (ESMAD)

Design uniMAD/ESMAD-

Bolseira de Investigação

Candidatura Aprovada Projeto em Curso FCG- Projeto de

Investigação em Língua e Cultura Portuguesa (Investigação e aplicação educativa)

Língua e Cidadania:

das Relações entre as palavras ao conhecimento do Mundo

Parceira Adriana Baptista

(ESMAD) Artes da Imagem

Multimédia FCG- Fundação Calouste Gulbenkian

Candidatura Aprovada Projeto em Curso

ESE - Escola Superior de Educação/IPP

(22)

Nacional Projeto de Investigação e aplicação educativa

Nacional

LGP- Da análise linguística ao ensino da língua:

inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP

Parceira Celda Choupina/ESE

Multimédia (realidade aumentada) Artes da Imagem (semiótica)

inED/ESE- IPP Candidatura Aprovada Projeto em curso

ESE - Escola Superior de Educação/IPP UC - Universidade Católica

Projeto de Divulgação e Partilha Internacional

Conferência Fast Forward - Woman in Photography

Líder Olívia Silva

(ESMAD) Artes da Imagem (Fotografia, Semiótica)

Candidatura

em preparação Fast Forward

Projeto de Divulgação e Registo Internacional

Scopio Editions Arquitectura Arte e Imagem (AAI) Duelo Dueto Series

Parceira Pedro Leão Neto (FAUP)

Artes da Imagem (Fotografia)

Cruzamentos Disciplinares- modalidade Bianual DGARTES

Candidatura em curso

FAUP- Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Projeto de

Investigação e aplicação tecnológica Nacional

LinkAGES Mobile applications for intergenerational communication and sharing of cultural and family heritage: research, develop and validate

Parceira Ana Carla Migueis

Amaro Rui Rodrigues

Multimédia FCT 2017 Candidatura

em curso DigiMedia/Universid ade de Aveiro ESMAD / IPP

Projeto de Investigação e aplicação tecnológica Nacional

LOCUS

playfuL cOnneCted rUral territorieS - The Internet of Things in the intergenerational creative production of cultural georeferenced contents

Parceira Lídia de Jesus O.

Loureiro da Silva

Rui Rodrigues Multimédia

FCT 2017 Candidatura em curso

DigiMedia/Universid ade de Aveiro ESMAD/IPP ITC – Instituto de Telecomunicações de Aveiro

Projeto de Investigação e aplicação tecnológica Nacional

SMARTERs. Open Data e Social Innovation

Parceira Vânia Baldi Rui Rodrigues

Multimédia FCT 2017 Candidatura

em curso DigiMedia/Universid ade de Aveiro CES (UC) GOVCOPP POLITÉCNICO DO PORTO –ESMAD UBI

REDE BILATERAL DE COOPERAÇÂO BRASIL- EU Internacional

Networking and

Innovation Parceira

Bilateral Marcus Ramusyo Artes da Imagem Multimédia Informática

INCOBRA Increasing International STI cooperation Between Brasil and UE

Candidatura em

preparação Nave Nuvem e MUCA

(Instituto Federal e Museu

Contemporâneo de Artes de S. Luís de Maranhão) Universidade de Málaga Universidade de Granada

(23)

Quadro 3 – Síntese numérica de produção científica do corpo docente (2015-17)

Número Tipo de publicação

1 Publicações em Revistas Científicas estrangeiras indexadas 1 Artigos em revistas internacionais com revisão por pares 2 Livros e capítulos de livro com edição internacional 3 Artigos em revistas nacionais com revisão por pares 1 Artigos em revistas nacionais sem revisão por pares 19 Livros ou capítulos de livros com edição nacional

2 Publicações em atas (proceedings) de congressos internacionais 1 Publicações em atas de congressos nacionais

11 Catálogos, textos de catálogos e outras publicações 7 Publicações em Livros de Resumos

Publicações em Revistas Científicas estrangeiras indexadas (1)

Baptista, A., Ribeiro, I., Santos, S., et al. (2017). A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. In Calidoscópio (v. 15, n. 1, pp. 30-44). (ISSN 2177-6202. DOI: 10.4013/cld.2017.151.03 [Capes e WebQualis A2]).

Artigos em revistas internacionais sem revisão por pares (1)

Ferreira, Ângela (2017). Portfolio “Nynhã Aba”. In Edição Contratiempo/magazine do CFC Bilbao.

Livros e capítulos de livro com edição internacional (2)

Baptista, A., Brandão, S., Cadime, I., Ribeiro, I., Santos, S. & Viana, F. (2017). Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. In Viana, F., Ribeiro, I.

& Sylvia Barrera (Org.), Decole: Desenvolvimento de Competências de Letramento emergente (pp.

59-92). Porto Alegre: Penso. ISBN: 978-85-8429-108-3

Baptista, A., Barreira S., Brandão, S., Ribeiro, I. & Viana, F., (2017). Ler, ouvir, refletir e compreender...

operacionalizando princípios. In Viana, F., Ribeiro, I. & Sylvia Barrera (Org.), Decole:

Desenvolvimento de Competências de Letramento emergente (pp. 93-147). Porto Alegre: Penso.

ISBN: 978-85-8429-108-3

Artigos em revistas nacionais com revisão por pares (3)

Baptista, A. (2015). Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo EB. In Exedra:

Revista Científica. N.º temático Didática do Português: Investigação e práticas (pp. 129-150). (ISSN 1646-9526) Retrieved from http://www.exedrajournal.com/wp-

content/uploads/2015/07/08-128-150-ADRIANA-BAPTISTA.pdf

(24)

Choupina, Celda; Baptista, Maria A. C; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. (2016). Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome. In Revista da Associação Portuguesa de Linguística, N.º 1, pp. 121-150. ISSN: 2183-9077. Retrieved from

http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1590

Monteiro, Paula; Costa, Maria A; Baptista, A. (2016). Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva. In Revista da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 621–650). (ISSN 2183-9077. 1). Retrieved from

http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1792

Artigos em revistas nacionais sem revisão por pares (1)

Neto, Pedro Leão; Ferreira, Ângela; Vaz-Pinheiro, Gabriela; Da Silva, Olívia; Ventura, Susana; Seawright, Paul;

Vinagre, Valter; Gadanho, Pedro; Monteiro, Lucilia; Pacheco, Milton et al. (2015). SCOPIO

International Photography Magazine nº 2 1/3 Crossing Borders Shifting Boundaries: Architecture.

Porto: Edições Scopio.

Livros ou capítulos de livros com edição nacional (19)

Baptista, A., Ribeiro, I., Viana, F. L., et al. (2016). Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Maia: Lusoinfo.

http://hdl.handle.net/1822/42431

Baptista, A. (2015). O tempo que habita o tempo por vir. In F. Lambert et al, Fechar o Tempo (pp. 25-28).

Porto: Edições Politema. ISBN: 978-972-8688-85-1.

Cortesão, M. J. (2015). O discurso do corpo na comunicação das marcas. In Cadernos IRI, nº1, pp. 58-64.

Porto: ESMAE. (ISBN: 978-989-98726-4-6)

Da Silva, Olívia; Lemos, Augusto; Pinheiro, Rui e Catrica, Paulo (Fotografia de Autor) e Baptista, Adriana, Lambert, Maria de Fátima, Gambôa, Maria Rosário (Textos/Apresentação). (2015). Fechar o Tempo. Porto: Edições Politema do Instituto Politécnico do Porto. (ISBN 978 972 8688 85 1) Da Silva, Olívia (Fotografia); Muller, Margarida Pereira (Textos) (2015). Porto e Norte de Portugal – Photo

Challenge (Produção Maria João Cortesão, João Gomes e Olívia da Silva). Porto: Edição da Lufthansa (ISBN 978 989 20 6119 1)

Ferreira, Ângela (2015). Nhnhã Aba, Livro de artista. Braga: Edição de autor.

http://www.angelamferreira.me/N-Y-N-H-A-_-A-B-A

Ferreira, J. Q. & Quelhas, V. (2015). Cadernos IRI, Vol. 1. Porto: DAI.ESMAE.IPP. ISBN 978-989- 98726-4- 6 Da Silva, O., Rolando, S., Carvalho, J. M., Leal, J., Neto, P.L., Neves, R., C., Rodrigues, A. (2016). Asprela. Porto:

Scopio Editorial Line Cityscopio.

(25)

Martins, F. (No prelo). A Estética e as Sensologias. In Cadernos IRI, nº2. Porto: Ed. ESMAD, IPP.

Martins, F. (Org.) (2017). Trajetos da Narratividade. Porto: Ed. Universidade do Porto, Faculdade de Letras.

(ISBN: 978-989-99854-4-5).

Martins, F. (2017). Introdução - Trajetos da Narratividade. In Trajetos da Narratividade. (pp. 7 – 13). Porto: Ed.

Universidade do Porto, Faculdade de Letras.

Martins, F. (2016). Sentido Narrativo – Da Formatividade à Performatividade. Porto: Afrontamento. (ISBN:

978-972-36-1472-5). http://www.edicoesafrontamento.pt/filosofia.html

Martins, F. (2016). Do Sentido Narrativo à Experiência Estética. In Castro, M., Caires, C., Ribas, D. & Palinhos, J.

(Coord.). Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. (pp. 31-46). Porto: CITAR – Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa. (ISBN: 978-989-8835-04-8).

https://www.researchgate.net/publication/298808628_Cartografia_das_Fronteiras_da_Narrati va_Audiovisual

Martins, F. (2015). Introdução - Deslocações da Intimidade. In Deslocações da Intimidade. (pp. 9-16). Porto:

Ed. Balleteatro, coleção Family Film Project. (ISBN: 978-989-96484-3-2).

http://www.familyfilmproject.com/pt/publicacoes/2015-deslocacoes-da-intimidade/

Martins, F. & Barros, N. (Org.). (2015). Deslocações da Intimidade. Porto: Ed. Balleteatro, coleção Family Film Project. (ISBN: 978-989-96484-3-2). https://familyfilmproject.com/pt/publicacoes/2015- deslocacoes-da-intimidade/

Pinheiro,  José  Alberto  [coord.]  (2017).  A Criança Eterna –  Antologia de Contos. Porto,  Portugal:  Centro de Estudos Mário Cláudio – Município de  Paredes  de  Coura (ISBN 978-­989-­98519-­4-­8) Pinheiro, José Alberto  [coord.]  (2017).  Laura Costa – Fragmentário. Porto, Portugal: Centro de Estudos Mário

Cláudio – Município  de Paredes  de Coura (ISBN 978-989-98519-3-1)

Pinheiro, José Alberto [coord.] (2016).  O País  Invisível – Antologia  de  Contos.  Porto,  Portugal:

Centro  de  Estudos  Mário  Cláudio – Município  de  Paredes de Coura (ISBN 978-­989-­98519-­1-

­7)

Pinheiro, José Alberto (2016). KISMIF 2016.  Porto, Portugal: Universidade do Porto (ISBN 978-­989-

­8648-­78-­5)

Publicações em atas (proceedings) de congressos internacionais (2)

Baptista, A.; Choupina, C.; Costa, J. A. (2016). A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos. In De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua

Portuguesa, Lecce.

Baptista A.; Ribeiro I.; Viana F.L.; Choupina C.; Brandão S.; Azevedo H.; Santos S.; Cadime I.; Cruz J. (2015). I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. Proccedings for the 17th

(26)

European Conference on Developmental Psychology (Braga, Portugal, September 8-12, 2015). pp.

201-207

Publicações em atas de congressos nacionais (1)

Cortesão, M.  (2017). A apropriação do cinema pela comunicação publicitária: técnica de sedução e memorização. In Avanca Cinema (pp. 667- 674). Avanca: Cineclube de Avanca.

Catálogos, textos de catálogos e outras publicações (11)

Da Silva, Olívia et al. (2017). O Colégio das Artes em direto do Museu de Arte Antiga. (Fotografia de Autor, p.

89). Coimbra: Edição Colégio das Artes (ISBN 978 989 9971 78 3)

Da Silva, Olívia; Quelhas, Vitor; Sarson, Steve; Serapicos, Pedro (2017). RAVE. Catálogo de Finalistas. Vila do Conde, Ed. ESMAD, IPP (ISBN 978 989 99899 1 7)

Da Silva, Olívia; Cortesão, M.; Pereira, A. et al. (2017). Póvoa de Varzim, Frames da Cidade e Outras Estórias Invisíveis. (pp. 8-9). Vila do Conde: Ed. ESMAD, IPP. (ISBN 978 989 98899 0 0)

Ferreira, Ângela (2017). O Futuro da Fotografia e os seus territórios. In VII Fotográfica de Bogota, Bienal de Fotografia da Colombia. Universidade Central da Colômbia.

Ferreira, Ângela (2016). Happiness, a place in the sun. In Catálogo 2016 Encontros da Imagem. Braga.

Ferreira, Ângela (2016). Memory Lab of Happiness. In Catálogo 2016 Encontros da Imagem, Braga.

Ferreira, Ângela (2016). La vie en rose. Texto de Curadoria da exposição de de Malick Sidibé. Museu da Imagem Braga, 2016.

Ferreira, Ângela (2015). Texto de Curadoria Geral. In Catálogo 2015 Encontros da Imagem, Braga.

Ferreira, Ângela (2015). Texto de Curadoria da exposição “Asylum of the Birds” de Roger Ballen no Museu da Imagem. Braga.

Pinheiro, José Alberto (2016, 20 de Fevereiro)  –  Hayao Miyazaki – Como Desenhar um Sonho. Em:

www.cinema7arte.com

Pinheiro, José Alberto (2016, 11 de Janeiro) – O Dia em que David Bowie Não Morreu. Em:

www.cinema7arte.com

Publicações em Livros de Resumos (7)

Choupina, C. e Baptista, A. (2017). Morphosyntactic awareness and phonological awareness: interface evidence in reading evaluation and promotion tasks. In Livro de Resumos da II Jornadas

Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, III Jornadas Internacionais de Alfabetização, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 4 e 5 de Setembro. P.54 http://eventos.ciec- uminho.org/lesealf/docs/programa.pdf

(27)

Baptista, A. (2017). Visual strategies for the represention of frontier concept and the production of false antitheses. In Word Conference on Design and Arts - Abstracts Book (p.42). Zagreb: Academic World Education and Research Center.

https://drive.google.com/file/d/0B2ALYHsCTIQ3Q2gzYjRDZUZ3Mnc/view

Baptista, A. (2017). O conhecimento psicolinguístico e a promoção de competências de compreensão na Educação Pré-escolar. Trabalho apresentado em VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. In Resumos Simpósio 29 SIMPÓSIO 29 – ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO, Santarém.

Baptista, Maria A. C; Choupina, Celda; Costa, José A; Santos, Joana Q; Oliveira, Inês (2017). As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia. Trabalho apresentado em Porto ICRE - International Conference on Research on Education. In Livro de Resumos do Porto ICRE - International Conference on Research on Education, Porto. ISBN: 978-972-8969-20-2

Barrera, Sylvia D.; Viana, Fernanda L.; Ribeiro, Iolanda; Baptista, A.; Cadime, Irene; Santos, Sandra. 2017. "A Promoção Da Literacia Emergente". Trabalho apresentado em Porto ICRE- International Conference on Research on Education. In Livro de Resumos do Porto ICRE- International Conference on Research on Education, Porto. ISBN: 978-972-8969-20-2

Freitas, T., Ribeiro, I., Cadime, I., Viana, F, Santos, S. Baptista, A., & Choupina, C. (2017) Avaliar Fluência da Leitura. In Livro de Resumos da II Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, III Jornadas Internacionais de Alfabetização, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 4 e 5 de Setembro. P.72. http://eventos.ciec-uminho.org/lesealf/docs/programa.pdf

Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Maria A. C; Santos, Sandra; Brandão, Sara. (2017). "Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura". Trabalho apresentado em Porto ICRE- International Conference on Research on Education. In Livro de resumos do Porto ICRE - International Conference on Research on Education, Porto. ISBN: 978-972-8969-20-2.

9.   Reforço e qualificação do corpo docente

Tendo em consideração que o curso de Mestrado em Comunicação Audiovisual do Departamento de Artes da Imagem (DAI) tem seguido uma estratégia de abertura de candidaturas de dois em dois anos, a constituição do corpo docente muda significativamente do primeiro para o segundo ano do ciclo de estudos.

No ano letivo 2016/17 (coincidindo com o 1º ano curricular do ciclo), o corpo docente foi composto por sete docentes em tempo integral, oito docentes com doutoramento e três docentes com título de especialista. No ano letivo de 2017/18 (2º ano curricular), o corpo docente é composto por sete docentes a tempo inteiro, cinco

(28)

docentes com doutoramento, quatro docentes com título de especialista e ainda quatro profissionais reconhecidos nas áreas da fotografia e do cinema: António Morais, Pedro Azevedo, Pedro Sena Nunes, Virgílio Ferreira.

Naturalmente, existem diferentes necessidades no primeiro e segundo ano do curso, no que diz respeito ao perfil do corpo docente. No primeiro ano do mestrado, e em particular na residência artística do 2º semestre, tem sido implementada uma estratégia de envolvimento dos alunos com docentes convidados com currículo artístico reconhecido a nível nacional e internacional, como a realizadora Catarina Mourão, o fotógrafo José Maçãs de Carvalho, a fotógrafa Ângela Ferreira e o designer de som Emídio Buchinho, por exemplo. A partilha de experiências e de metodologias entre os estudantes e estes profissionais tem constituído uma clara mais valia, permitindo aos estudantes um contacto mais íntimo com processos de trabalho e abordagens artísticas diversas. A experiência profissional que estes profissionais trazem para o espaço académico e o seu acompanhamento dos trabalhos práticos no contexto do ciclo de estudos ajuda a promover o pensamento critico e as possibilidades do saber-fazer, contribuindo para enriquecer os temas e projetos que têm sido desenvolvidos no âmbito das duas especializações do mestrado (Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual).

No segundo ano do mestrado os estudantes preparam o seu projeto final de curso, podendo optar entre três vias: 1) Estágio profissional: realização de um estágio integrado numa empresa/instituição de acolhimento, na qual o estudante deverá desenvolver/participar/acompanhar e avaliar criticamente um projeto que se coadune com a sua área de especialização; 2) Dissertação: trabalho de investigação teórica cujo tema incida sobre a área de especialização do estudante; ou 3) Projeto: Desenvolvimento de um trabalho fotográfico ou filmográfico de ficção ou documentário, conforme a área de especialização (acompanhado de ensaio teórico relacionado com o projeto).

De modo a viabilizar esta diversidade de possibilidades e o seu devido acompanhamento, é necessário um corpo docente eclético, capaz de cobrir as exigências que se estendem desde o campo da investigação teórica ao campo da prática artística nas diferentes modalidades admitidas pelas especializações do mestrado.

Neste sentido, o presente ano letivo integra os diretores de fotografia Pedro Azevedo e António Morais, os fotógrafos Virgílio Ferreira e Luís Ribeiro, os realizadores Filipe Martins, José Alberto Pinheiro, José Miguel Moreira e Pedro Sena Nunes e o designer de som Marco Conceição, estando alguns destes docentes ligados também à investigação e à curadoria.

Em suma, no que diz respeito ao corpo docente de ambas as especializações, tem sido seguida, por um lado, uma estratégia de abertura ao mundo profissional (através do convite dirigido a artistas com obras diversas e também através do apoio a estágios profissionais), e, ao mesmo tempo, tem havido igualmente a preocupação de constituir um corpo docente residente que saiba conciliar a dimensão teórica da reflexão sobre as artes com a dimensão prática da experiência profissional.

Referências

Documentos relacionados

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL.. VIAS

Instituição de ensino superior preencher apenas quando diferente da instituição proponente mencionada em A1: 4.1.1.3 Unidade Orgânica preencher apenas quando diferente da unidade

Instituição de ensino superior preencher apenas quando diferente da instituição proponente mencionada em A1: 4.1.1.3 Unidade Orgânica preencher apenas quando diferente da unidade

Instituição de ensino superior preencher apenas quando diferente da instituição proponente mencionada em A1: 4.1.1.3 Unidade Orgânica preencher apenas quando diferente da unidade

isboa )Instituição de 1.ª opçãoCurso de 1.ªopção Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Comunicação SocialPublicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa

Dissertação de mestrado apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja. Elaborado por: Rita Sofia

0 curso de pós-graduação em Comunicação Social, em nível de Mestrado, do Instituto Metodista de Ensino Superior, iniciou suas atividades em 1978, oferecendo a área de Metodo-

Instituição de ensino superior preencher apenas quando diferente da Instituição proponente mencionada em A1: 4.1.1.3 Unidade Orgânica preencher apenas quando diferente da unidade